Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ligação 2 Amplificadores integrados

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 02:42

Boa noite meus caros,
Tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda/opinião:

Tenho dois amps dos quais gosto bastante. Como tal, alterno a audição entre eles o que me leva a ter de ligar os módulos ora a um, ora a outro. Quanto às colunas apenas basta ligar os cabos correspondentes ao amp através do qual quero ouvir, pois tenho um par deles ligados a cada um.
Ora bem, para evitar a trabalheira de estar sempre a trocar as ligações dos módulos de um amp para o outro e visto que nenhum deles tem entradas ou saídas de pré-amp, lembrei-me de fazer o seguinte: liguei os módulos ao amp1 e liguei um cabo à saída REC que em vez de ir para onde devia que era a entrada IN do gravador, vai para uma entrada de linha no amp2.
Assim sendo, quando quero ouvir pelo amp1 basta ligá-lo, conectar os cabos das colunas às mesmas e pronto (apenas fico sem a função de gravação pois o cabo REC está ligado ao amp2).
Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).
Não sei se é correcto o que fiz, mas não me pareceu descabido de todo. Não noto qualquer mau funcionamento ou perca de qualidade sonora, mas gostava de ouvir a vossa opinião. Pode-se considerar que o amp1 esteja a funcionar como um pré-amp passivo, ou como um pré-amp activo? É uma dúvida que me assiste. Estarei a "dobrar" a amplificação?
Desde já agradeço a vossa atenção para com esta minha dúvida.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 09:20

Riskas escreveu:
Boa noite meus caros,
Tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda/opinião:

Tenho dois amps dos quais gosto bastante. Como tal, alterno a audição entre eles o que me leva a ter de ligar os módulos ora a um, ora a outro. Quanto às colunas apenas basta ligar os cabos correspondentes ao amp através do qual quero ouvir, pois tenho um par deles ligados a cada um.
Ora bem, para evitar a trabalheira de estar sempre a trocar as ligações dos módulos de um amp para o outro e visto que nenhum deles tem entradas ou saídas de pré-amp, lembrei-me de fazer o seguinte: liguei os módulos ao amp1 e liguei um cabo à saída REC que em vez de ir para onde devia que era a entrada IN do gravador, vai para uma entrada de linha no amp2.
Assim sendo, quando quero ouvir pelo amp1 basta ligá-lo, conectar os cabos das colunas às mesmas e pronto (apenas fico sem a função de gravação pois o cabo REC está ligado ao amp2).
Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume  e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).
Não sei se é correcto o que fiz, mas não me pareceu descabido de todo. Não noto qualquer mau funcionamento ou perca de qualidade sonora, mas gostava de ouvir a vossa opinião. Pode-se considerar que o amp1 esteja a funcionar como um pré-amp passivo, ou como um pré-amp activo? É uma dúvida que me assiste. Estarei a "dobrar" a amplificação?
Desde já agradeço a vossa atenção para com esta minha dúvida.

Parece que sim está a duplicar a amplificação, porque na função de pré-amplificador o sinal sai directamente do pré-amplificador nunca passa pelo amplificador.

Nunca vi ninguém que tivesse feito algo assim, e até acho que isso pode ter maus resultados se a corrente for bastante forte do primeiro para o segundo. O que já fiz quando o amplificador não tem saída de pré especifica, é aproveitar a saída dos auscultadores do amplificador que faz de pré e ligar para ligar ao amplificador.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 12:04

Alexandre Vieira escreveu:
Parece que sim está a duplicar a amplificação, porque na função de pré-amplificador o sinal sai directamente do pré-amplificador nunca passa pelo amplificador.

Nunca vi ninguém que tivesse feito algo assim, e até acho que isso pode ter maus resultados se a corrente for bastante forte do primeiro para o segundo. O que já fiz quando o amplificador não tem saída de pré especifica, é aproveitar a saída dos auscultadores do amplificador que faz de pré e ligar para ligar ao amplificador.

Obrigado Alexandre.
Infelizmente o amp1 não tem saída de auscultadores. Pelo que tenho lido por aí é desaconselhado quando de trata de amplificadores não integrados, devido ao facto de não se ter controle sobre o volume, graves agudos, etc. quer no amp que faz de pré, quer no amp ao qual está ligado. Diz-se que desde que haja controle de volume no integrado que recebe o sinal, não haverá problema de estourar com as colunas ou danificar os componentes. Li também que a saida REC é de 150mV e a do pré-out de 316mV (não sei se é pertinente na equação). Ora de facto sendo os dois amplificadores integrados e tendo eu disponível o controle de volume......enfim, vale o que vale. Posso ainda acrescentar que o amp1 debita 2x40w e o amp2 2x70w. Tenho esta ligação há quase 2 anos sempre com boa prestação sonora, daí as minhas interrogações.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 16:49

Riskas escreveu:
Boa noite meus caros,
Tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda/opinião:

Tenho dois amps dos quais gosto bastante. Como tal, alterno a audição entre eles o que me leva a ter de ligar os módulos ora a um, ora a outro. Quanto às colunas apenas basta ligar os cabos correspondentes ao amp através do qual quero ouvir, pois tenho um par deles ligados a cada um.
Ora bem, para evitar a trabalheira de estar sempre a trocar as ligações dos módulos de um amp para o outro e visto que nenhum deles tem entradas ou saídas de pré-amp, lembrei-me de fazer o seguinte: liguei os módulos ao amp1 e liguei um cabo à saída REC que em vez de ir para onde devia que era a entrada IN do gravador, vai para uma entrada de linha no amp2.
Assim sendo, quando quero ouvir pelo amp1 basta ligá-lo, conectar os cabos das colunas às mesmas e pronto (apenas fico sem a função de gravação pois o cabo REC está ligado ao amp2).
Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume  e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).
Não sei se é correcto o que fiz, mas não me pareceu descabido de todo. Não noto qualquer mau funcionamento ou perca de qualidade sonora, mas gostava de ouvir a vossa opinião. Pode-se considerar que o amp1 esteja a funcionar como um pré-amp passivo, ou como um pré-amp activo? É uma dúvida que me assiste. Estarei a "dobrar" a amplificação?
Desde já agradeço a vossa atenção para com esta minha dúvida.

Não está a dobrar a amplificação uma vez que apenas está a usar entradas e saídas de linha. Também não está a usar a pré-amplificação do amp 1, pelas mesmas razões e a prova está em que o potenciómetro de volume e a equalização neste amplificador não estão ativos para as saídas de linha - por isso não funcionam...
O que está a fazer é usar o amplificador 2 como pré-power (uma vez que é um integrado) e o amp 1 como selector de fontes de sinal.
Inconvenientes: 1 - o caminho do sinal é muito mais longo e com mais componentes no percurso, o que se poderá traduzir numa ligeira perda de fidelidade. 2 - Alguns amplificadores não se dão bem sem carga na saída das colunas (tanto quanto sei os de válvulas não se dão nada bem).
No caso de usar gira-discos ligado no amp. 1 aí sim, está a usar o pré de phono deste amplificador mas apenas isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 19:19

agorgal escreveu:

Não está a dobrar a amplificação uma vez que apenas está a usar entradas e saídas de linha. Também não está a usar a pré-amplificação do amp 1, pelas mesmas razões e a prova está em que o potenciómetro de volume e a equalização neste amplificador não estão ativos para as saídas de linha - por isso não funcionam...
O que está a fazer é usar o amplificador 2 como pré-power (uma vez que é um integrado) e o amp 1 como selector de fontes de sinal.
Inconvenientes: 1 - o caminho do sinal é muito mais longo e com mais componentes no percurso, o que se poderá traduzir numa ligeira perda de fidelidade. 2 - Alguns amplificadores não se dão bem sem carga na saída das colunas (tanto quanto sei os de válvulas não se dão nada bem).
No caso de usar gira-discos ligado no amp. 1 aí sim, está a usar o pré de phono deste amplificador mas apenas isso.

Obrigado agorgal.

Esqueci-me de mencionar que o amp1 tem o modo "standby" no qual se mantém enquanto está ligado ao amp2.
Quanto ao 1º incoveniente, concordo mas de facto a perda de qualidade sendo lógica e a ocorrer, não será perceptível para o ouvido humano, pelo menos para o meu.
Quanto ao 2ª inconveniente as opiniões dividem-se, sendo maioritárias as que vão no sentido de os "solid sate" não padecerem desse perigo de funcionarem sem carga, podendo até como precaução ter os cabos de coluna ligados ás saídas correspondentes (o que é o meu caso). Julgo que a função standby poderá ter também alguma suavização no processo.
E sim, tenho o gira-discos ligado ao pré de phono do amp1.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 20:59

Pois, assim o amp 1 funciona mais ou menos em "by-pass" do sinal.
Curiosamente há uns anos atrás estava a experimentar um amplificador e, por pura preguiça, usei a sua técnica, volume a zero no amplificador residente e este ligado pela REC-OUT ao AUX IN do amplificador recém-chegado. A coisa funcionou durante dois ou três dias. Quando voltei a ligar as colunas ao amplificador residente este já não amplificava. E assim ficou, encostado e à espera de assistência técnica. É solid-state mas não se deu bem com o método. Ou foi pura coincidência, o que por vezes acontece. Confesso que prefiro pensar nesta última hipótese, pela simples questão de ter a consciência mais tranquila.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 22:14

Bom, no meu caso pelo menos já lá vão quase dois anos assim, de modo que se algo acontecer, também fico com a consciência tranquila Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 19:53

Ora boas. Vou recuperar este tópico pelo seguinte: continuando a temática acima discutida, estou a pensar em inverter as ligações Amp1→Amp2, para Amp 2→Amp1, pela razão de ter todos os módulos ligados ao Amp2 e o Amp2 ter um 'Amplifier Out' output a 1V que serviria para ligar a um PA ou a um sistema de gravação.
Penso então que poderei ligar o 'Amplifier Out' do Amp2 a um input do Amp1 e controlar o volume através deste, enquanto controlo o selector de fontes no Amp2. Para o Amp2 não estar sem carga (há quem diga que nos solid state não é 100% seguro), há quem sugira que se ligue um par de auscultadores.
Qual a vossa opinião acerca desta brincadeira?
Obrigado e abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 21:05

Boa noite, "Riskas"

Confesso que tive que voltar a ler o tópico todo para recordar as suas questões e correspondentes respostas.
E, re-actualizado, veio-me à cabeça esta pergunta (perdoe-me os termos em que a faço mas foi assim que me veio à cabeça): Que raio de ideia juntar um audio analogue e umas rega rs3 a um telefunken ta750. Não estará a estragar o sistema, a qualidade da audição?

Eu sei que há amplificadores da década de 70 muito bons e também sei que muitas marcas ditas "audiófilas" não passam apenas disso mesmo: ditas "audiófilas". Porque o o miolo e o resultado que se obtém delas não vai mais além do que muitas outras marcas com menos "pedigree". Mas cultivo algum respeito pela audio analogue e, quanto à telefunken (de quem tenho um deck gira-discos muito bonito e bem à anos 60), para além do nome que considero um pouco cómico e que era motivo de algum gozo na altura em que dava cartas em TV's preto e branco, penso que nunca fez parte da elite alargada da reprodução áudio da época.

Compreendo a sua vontade de não deixar parado um dos amplificadores mas pergunto-me se não será a altura de considerar dois sistemas, um principal onde liga as fontes de melhor qualidade (que as tem) e um secundário. É que usar o pré de um amplificador e o power do outro pode estar a prejudicar (deve estar a prejudicar, e aqui refiro-me aqui apenas à qualidade da audição) o resultado final.

Finalmente, quanto à sua questão (ligar o amplifier out do telefunken a uma entrada do aa): não será muito diferente das que já fez. Em princípio é de uma saída de linha para uma entrada de linha. Na origem destinava-se a ligar a um processador de sinal, vulgo equalizador, com uma linha de retorno para a entrada "din" que lhe fica mesmo ao lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:00

Pelo que percebi quer utilizar 2 amp como sistema principal.
Se assim for que tal um switch para o efeito?
Tenho 2 receivers ligados a 1 par de colunas atravez desse switch
Tenho tambem 2 Powers alimentados apenas por um Pre e aqui tambem 1 par de colunas
tenho um giradiscos a alimentar toda esta amplificação e um leitor de cd nas mesmas condições através de um switch.
Os switch que falo é o Dynavox Amp S
https://www.audiophonics.fr/en/source-selectors/dynavox-amp-s-speaker-selector-switch-for-speakers-amplifiers-black-p-5400.html
Dynavox aux s
https://www.audiophonics.fr/en/source-selectors/dynavox-aux-s-audio-selector-switch-for-rca-sources-black-p-6720.html
Apesar de não ter o Dynavox Aux s mas ter algo semelhante, estes switchs são passivos e bidirecionais pelo o uso que faço e de forma invertida ou seja 1 entrada e varias saidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:10

Obrigado Agorgal.

Depois de muitos anos com os dois amps, escolheria o Telefunken para o primeiro sistema e o Audio Analogue para o segundo. Como já tenho um segundo sistema baseado na Marantz, o qual é raríssimo usar. Vou optar pela solução do companheiro Ruben Pinto a qual eu desconhecia. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:14

Obrigado pela Dica ,Ruben. Desconhecia esse módulo selector. Acho que é a solução perfeita. O que indicou está descontinuado, mas existe um substituto:
https://www.audiophonics.fr/en/source-selectors/dynavox-amp-s-mkii-audio-selector-switch-for-speakers-amplifiers-black-p-15341.html

Parece-me uma solução excelente a um preço razoável. Portanto liga-se o out das colunas ao in do módulo e por sua vez o out do módulo às colunas, certo? Parece-me óbvio, mas nada como confirmar.
Abraço.


Última edição por Riskas em Ter Nov 02 2021, 22:20, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:14

Riskas escreveu:
Obrigado Agorgal.

Depois de muitos anos com os dois amps, escolheria o Telefunken para o primeiro sistema e o Audio Analogue para o segundo. Como já tenho um segundo sistema baseado na Marantz, o qual é raríssimo usar. Vou optar pela solução do companheiro Ruben Pinto a qual eu desconhecia. Abraço.


Sem dúvida que é uma boa opção. Um conselho, quando comutar fontes ou colunas, sobretudo estas, tenha ambos os amplificadores desligados para evitar surpresas.

Há uma grande oferta deste tipo de selectores no mercado mas os que o Ruben Pinto aponta são de muito boa qualidade e isso é muito importante.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:16

Riskas escreveu:
Obrigado Agorgal.

Depois de muitos anos com os dois amps, escolheria o Telefunken para o primeiro sistema e o Audio Analogue para o segundo. Como já tenho um segundo sistema baseado na Marantz, o qual é raríssimo usar. Vou optar pela solução do companheiro Ruben Pinto a qual eu desconhecia. Abraço.


Fiquei curioso, na sua opinião o Telefunken é mais agradável ao ouvido do que o Audio Analogue?
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 22:28

Não diferem muito, daí que por vezes fique indeciso e queira usar os dois. O telefunken é mais potente, tem knobs de bass, treble e medium e outras mariquises que eu não uso. Ouvindo ambos em flat é difícil escolher um, mas inclino-me mais para o Telefunken. Alguns elementos aqui do fórum que já ouviram e viram por dentro os dois, dão a preferência ao Telefunken.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyTer Nov 02 2021, 23:01

Riskas escreveu:
Não diferem muito, daí que por vezes fique indeciso e queira usar os dois. O telefunken é mais potente, tem knobs de bass, treble e medium e outras mariquises que eu não uso. Ouvindo ambos em flat é difícil escolher um, mas inclino-me mais para o Telefunken. Alguns elementos aqui do fórum que já ouviram e viram por dentro os dois, dão a preferência ao Telefunken.

Pois, são filosofias completamente diferentes na construção, um é tudo direto, muito despojado de controlos, o outro muito na moda dos 70/80 e muito alemão.
Acredito que os gostos se dividam ou se inclinem mais para o telefunken e para a robustez que lhe dá a maior potência.

Espero que, depois deste tempo, todo encontre a solução que lhe permita ouvir música com agrado e, em simultâneo, satisfazendo ambos os desejos.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQua Nov 03 2021, 00:41

Obrigado Agorgal. Saudações musicais!
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQua Nov 03 2021, 17:48

Boas.
Só ainda não percebi como ligo o Dynavox Aux a dois amplificadores, que por sua vez vão ligar ao Dynavox Amp.
O Dynavox Aux tem 5 entradas e uma saída. Se der para inverter fica com 1 entrada e 5 saídas, portanto só poderia ligar um módulo o que seria insuficiente. Haverá algum com duas saídas para que possa ligar todos os módulos a dois amplificadores?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQua Nov 03 2021, 19:12

Vamos por partes.
O dinavox Amp s proprio para ligar amplificadores e colunas.
2 formas 2 amplificadores 1 colunas
saida coluna direita telefunken entrada direita Amp 1 do Switch
Saida coluna esquerda telefunken entrada esquerda Amp 1 Switch
Repete a mesma operação para o audio analogue mas desta vez para o amp 2 do Switch
Resta as saidas do speaker out onde saida um cabo para cada coluna.

Para 1 amplificador 2 colunas
Repete as ligaçoes da forma acima descrita
como 1par de colunas como se fosse o telefunken
e o outro par como se fosse o Audio analigue.
no speaker out liga o amplificador

No Aux S ele é passivo 5 in 1 out ou 1 in 5 out
no meu caso não tenho o Dynavox mas tenho algo similar neste caso 2 switch iguais.( em breve conto comprar o Dynavox )
Eles ao usados 1 para ligar o cd e o outro para o Giradiscos.
liga a saida do Cd ao aux out do Dinavox Aux s e no Aux 1 liga a entrada de cd´s no telefunken
no Aux 2 liga a entrada de cd´s do audio analogue

Existe também de outra marca 2 switchs interessantes e semelhantes aos dynavox
A beresford
Tens o Tc 7210 https://www.playstereo.com/en/selettori-audio-video/3913-beresford-tc-7210-selector-for-amplifiers-speakers.html
Semelhante ao Amp s
TC 7220 https://www.google.com/search?q=beresford+tc-7220&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT884PT885&sxsrf=AOaemvLuuaWhT4KQ0a_KsA_8bEL_bPb1MA%3A1635965721066&ei=GduCYdSnA4usUoftmpgB&oq=beresford+tc-7220&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBAgjECc6BwgAEEcQsANKBAhBGABQvhZY_xdgihpoAXAAeACAAW2IAc0BkgEDMS4xmAEAoAEByAEFwAEB&sclient=gws-wiz&ved=0ahUKEwiUmKyd7_zzAhULlhQKHYe2BhMQ4dUDCA4&uact=5

Este dá para brincar pois permite 2 amplificadores e 2 pares de colunas.

Semelhante ao Dynavox Aux 5 Tens o Tc 7240 https://www.playstereo.com/en/selettori-audio-video/4236-beresford-tc-7240-line-level-audio-router.html
Este permite 2 in 4 out ou 4 in 2 out .É passivo.
Este switch ha muito que ando a namora-lo por ser 2 switch num só aparelho.

todos estes aparelhos tem boas criticas afirmando que não ha diferenças audiveis na qualidade de som, masssss, no beresford Tc 7240, um membro do forum tem um e notou diferenças. se não me falha a memoria as vozes saltam para a frente do palco, preferindo ele mais recuadas.
Eu ainda não o ouvi mas em breve irei testa lo no meu sistema. A sua construçao é boa e robusta.


Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQua Nov 03 2021, 19:14

Existe um loja de reparação de hifi na alemanha que fabrica este tipo de switchs
Tem muita pinta e parece-me de qualidade
https://www.good-old-hifi.de/shop/verstaerkerumschalter/

Para voos mais altos temos a Luxman
https://luxmanamerica.com/wp-content/uploads/2020/04/Luxman-Product-Catalog-2020-442020-1.pdf

Pagina 15 deste Pdf
Luxman as 55 entre outros
Ha um menbro do forum que tem pelo menos 1 As 55 e diz bem deste aparelho.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 00:58

Obrigado Ruben. Excelente explicação.
Resumindo: preciso de algo igual ao Beresford TC 7240, só que já não está disponível na playstereo. Só encontro em UK ou USA, o que não me convém. A loja alemã parece que não tem nada parecido com 4 in 2 out.
Dúvida 1: os out vão ligar em que in nos amplificadores?
Dúvida 2: como fica a situação do gira discos ligado a um dos 4 in que são RCA e não phono?

Mais uma vez, obrigado se puderes ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 10:08

Para esclarecer:
Dynavox amp s e Beresford Tc 7210 e 7220 São similares
Ligação entre colunas e Amplificadores

Dinavox Aux S e Beresford TC 7240 São similares
Para quem precisa de ligar mais Fontes e não tem entradas na amplificação.
Por ser passivo é possível inverter as ligações.
Partilhar uma fonte com varios amplificadores.
No TC 7240 tem 2 in e 4 out ou 4 in 2 out.
Se tiveres 2 Dynavox Aux s obténs o mesmo resultado.

Para quem tem gira-discos e leitor de cd´s  ou outra fonte de linha, O Tc 7240 não dá porque são fontes com sinal diferentes. Por isso os amplificadores precisam de uma entrada Phono.
Para quem usa um Pre de Phono Externo  as saídas já são saídas de Linha e ai já se pode utilizar o Tc 7240.
Caso não tenhas um pre de phono externo, terás de usar um switch só para o gira-discos e outro switch para as fontes de Linha, tipo Cd.

Na tua 1ª duvida o que pretendes ligar.?
Sim o sinal sai da fonte e entra no amplificador.
Ligação 2 Amplificadores integrados S-l1600

Ligação 2 Amplificadores integrados 71yMR4ECMpL._AC_SL1500_

Entrei no site da Playstereo da da-me disponivel para entrega.
Ao registar na playstereo eles oferecem um desconto na primeira compra

Riskas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 10:48

Bom dia Ruben e obrigado.
Sim está disponível hoje. Deve de ter sido paranóia aqui do telemóvel.

Ao ligar aos amp, ligo a qualquer entrada de linha disponível no amp?

Conselho para um phono preamp que não destrua a carteira. Tenho um Lenco L75.

Obrigado mais uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 12:33

Podes ligar a qualquer entrada de linha, Aux, Cd, Tape, Turner.
Tambem tenho um lenco 75
Quanto ao pre de phono da  IFi .
Não tenho nem o ouvi mas confio nas avaliações de alguns membros do fórum.
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13580-pre-de-phono-ifi-audio-zen?highlight=ifi+phono
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 13:02

Óptimo. Completamente esclarecido.

Para finalizar este tema, uma última pergunta técnica, que afinal é a razão do começo deste tópico.
Porque razão não se deve ligar uma line out de um amp a uma line in de outro amp (ex: rec out to line in ou amp out to line in) sendo que line out e line são passivas?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 13:47

Essa parte não te sei responder.
Não sei se os teus amplificadores tem Pre Out, os dois.
Aí podias utilizar um como pre e o Outro como Power.
Eu na tua posição Utilizava um dynavox amp s e resolvia a questão de Vez e com mais qualidade e segurança.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 14:01

Será esta loja no Funchal de confiança?
https://audio-arte.pt/product/ifi-zen-phono/
Portes são 15€
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 16:56

Riskas escreveu:
Óptimo. Completamente esclarecido.

Para finalizar este tema, uma última pergunta técnica, que afinal é a razão do começo deste tópico.
Porque razão não se deve ligar uma line out de um amp a uma line in de outro amp (ex: rec out to line in ou amp out to line in) sendo que line out e line são passivas?

Como continuei a seguir este tópico:

Não há razão nenhuma que impeça essa ligação. A questão é mais perceber a razão para o fazer. Um dos princípios do áudio é (pelo menos para alguns...) "keep it simple" ou seja, quanto menos componentes no percurso do sinal melhor. Ao obrigar o sinal a "viajar" por cabos e circuitos electrónicos em redundância vai provocar um aumento do nível de ruído e, eventualmente, alguma distorção. Em resumo, alterar (sempre para pior) a qualidade do sinal. Não há circuitos absolutamente neutros, invisíveis. Há sim uns melhores do que outros neste aspecto.

No entanto também não deixa de ser evidente que, aquando da interpretação/produção/gravação, a viagem do sinal é enorme: microfones, mesas de mistura, patches, compressores, sistemas de gravação, cabos e mais cabos... mas isto já é outra estória!
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 17:28

Caro Agorgal, a razão para o fazer é evitar ter de desligar os módulos de um amplificador e ligá-los a outro, cada vez que me apetece ouvir som através de um ou de outro, evitando assim as soluções que envolvem mais módulos, mais cabos e mais gastos.

No meu humilde pensamento, se o sinal saí passivo de um out de um amplificador A e entra passivo no in de outro amplificador B, basta ligar os dois, seleccionar a fonte no A e controlar o volume no B. O único trabalho extra era trocar os cabos nas colunas, visto que ambos os amplificadores têm cabos de coluna separados.

https://www.youtube.com/watch?v=6LOagfedOOA

Dados técnicos do Telefunken
http://john.ccac.rwth-aachen.de:8000/telefunken/ta750/index.html
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 21:42

Riskas escreveu:
Caro Agorgal, a razão para o fazer é evitar ter de desligar os módulos de um amplificador e ligá-los a outro, cada vez que me apetece ouvir som através de um ou de outro, evitando assim as soluções que envolvem mais módulos, mais cabos e mais gastos.

No meu humilde pensamento, se o sinal saí passivo de um out de um amplificador A e entra passivo no in de outro amplificador B, basta ligar os dois, seleccionar a fonte no A e controlar o volume no B. O único trabalho extra era trocar os cabos nas colunas, visto que ambos os amplificadores têm cabos de coluna separados.

https://www.youtube.com/watch?v=6LOagfedOOA

Dados técnicos do Telefunken
http://john.ccac.rwth-aachen.de:8000/telefunken/ta750/index.html

Caro "Riskas", não sendo propriamente um especialista em electrónica não lhe posso dar uma resposta baseada na interpretação de um esquema/circuito electrónico. Mas penso não estar longe da verdade afirmar que não se pode dizer que o sinal sai passivo numa saída de linha. O sinal entra e, mesmo não passando pela totalidade do circuito de pré-amplificação, passa por uma parte deste. A linha de entrada não vai direta para a linha de saída. Mas, como disse antes, estou a caminhar num campo que não conheço bem, outros por aqui o conhecerão muito melhor do que eu.

Há amplificadores integrados que dão essa hipótese sem fazer "um bocadinho de batota". Aqueles que têm uma saída de pré e ao lado uma entrada de power. Em funcionamento normal existem pontes entre o par de saídas de pré e o par de saídas de power. São os chamados amplificadores com andares de pré e power separados. Se tiver dois, mesmo que de marcas e potências diferentes, pode com toda a segurança ligar um cabo RCA das saídas de pré de um deles para as entradas de power do outro.
Isto é útil quando sabemos que temos um amplificador integrado com um pré de qualidade mas pouco potente e um outro amplificador integrado com o andar de potência mais robusto. Ou um amplificador com muitas entradas (que se usa como pré) e um outro com poucas entradas mas que entendemos que o andar de potência é de elevada qualidade.
Nenhum dos seus amplificadores têm esta valência, resta-lhe portanto usar as saídas/entradas de linha, o tal "um bocadinho de batota".

Eis um exemplo. Se considerar mais um outro amplificador com este tipo de saídas/entradas já pode ligar os dois.
E mais (um exercício estranho mas...):
Ligar fontes a um e a outro e cruzar os andares de potência - um andar de pré ligado ao andar de power do outro amplificador e vice-versa!
Uma segunda vantagem: se não chegar nenhum sinal ao andar de potência este não tem nada para amplificar. Nos bornes das colunas o valor é zero!

Ligação 2 Amplificadores integrados 8500-310
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 22:42

Um pormenor importante que deixei de lado no "post" anterior:
O valor das saídas de linha varia desde os 150 e os 250mV. O valor das saídas de pré-amplificador ronda 1 ou 1,5V.
Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 22:51

Obrigado Agorgal, percebi tudinho e agradeço a explicação.

O valor da saída de linha ou, como lá está "escrito" Amplifier Out é efectivamente de 1V., mas irá ligar a uma line in e não power in.Ligação 2 Amplificadores integrados Ta750_2_full
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 23:10

Riskas escreveu:
Obrigado Agorgal, percebi tudinho e agradeço a explicação.

O valor da saída de linha ou, como lá está "escrito" Amplifier Out é efectivamente de 1V., mas irá ligar a uma line in e não power in.

Exatamente, o que leva à conclusão que é uma saída de pré-amp. Portanto fico a pensar se será aconselhável ligar esta saída a uma entrada de linha normal.

Eis aqui uma resposta possível:
https://geekmusician.com/can-you-use-preamp-with-integrated-amp/

Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 23:18

"However, if there is no Main Input on your integrated amp, you can use the Aux Input on your integrated amp."

Sendo que o Aux é uma entrada de linha como outra qualquer, correcto?

Outra hipótese é ligar o Rec Out que tem um valor de saída de 1.4 mV, a uma entrada de linha.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 23:37

Riskas escreveu:
"However, if there is no Main Input on your integrated amp, you can use the Aux Input on your integrated amp."

Sendo que o Aux é uma entrada de linha como outra qualquer, correcto?

Outra hipótese é ligar o Rec Out que tem um valor de saída de 1.4 mV, a uma entrada de linha.

Este valor (Rec OUT) lido assim não está correto, é um valor próximo do de uma célula de gira-discos MM (típico 2,5 mV) e semelhante ao de uma célula MC de alto ganho... (deveria ser próximo ou igual ao de linha).
Penso ser calculado de uma forma diferente das restantes entradas/saídas:
"1.4 mV/kOhm at Tape Rec and 40 kHz Modulation"
"190 mV/470 kOhms/27 dB (Tape)"


Certo, mas com algum cuidado no potenciometro...
Pelo seguro eu ligaria line out - line in...

Riskas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 23:53

Exacto é isso mesmo.

De qualquer modo tenho Aux in.

Agora a duvida é  ligar o Amplifier Out (que deve de ser pré-out por ter saída de 1V) ao Aux In, ou ligar o Rec Out ao Aux In ou outra entrada de linha.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyQui Nov 04 2021, 23:59

Riskas escreveu:
Exacto é isso mesmo.

De qualquer modo tenho Aux in.

Agora a duvida é  ligar o Amplifier Out (que deve de ser pré-out por ter saída de 1V) ao Aux In ou ligar o Rec Out ao Aux In ou outra entrada de linha.

Insisto que eu preferiria ligar valores o mais compatíveis possível: linha com linha. E isto na ausência de um power in no segundo amplificador. Mas pode, com cautela no potenciometro de volume, experimentar outras soluções e ficar-se pela de melhor qualidade. E isto só ouvindo os aparelhos em questão.

Riskas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Riskas
Membro AAP
Riskas


Mensagens : 736
Data de inscrição : 14/03/2012

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptySex Nov 05 2021, 00:18

Depois de ler isto, também estou mais inclinado para ligar linha com linha, controlando o volume no segundo amplificador.

https://boomspeaker.com/pre-out-vs-line-out/
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptySex Nov 05 2021, 10:28

Não sei se tem interesse este artigo acerca dos pré-amplificadores passivos para quem quiser experimentar a coisa

https://www.timiaudio.com.br/fmt/passivo.htm

No meu caso dá alguma trabalheira mudar as fontes pois o meu integrado só tem uma entrada mas ao menos não haverá interferência no sinal.

Riskas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ligação 2 Amplificadores integrados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificadores integrados
» Amplificadores: Monoblocos ou Stereo + Pré vs Integrados
» O mundo dos integrados NAD
» Integrados de 90 - As referências
» Its blowing my brains Off!!! Lavardin IS Reference

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: