Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Os dez melhores ... verdadeiramente?

Ir para baixo 
+10
anibalpmm
mannitheear
masa
fredy
Alexandre Vieira
ruife
ricardo onga-ku
galvaorod
José Miguel
TD124
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 13:37

José Miguel escreveu:
Faz umas duas semanas que ando com um álbum na cabeça, até ando para comprar uma edição decente dele... tudo começou com esta notícia:
https://www.rollingstone.com/music/music-lists/best-albums-of-all-time-1062063/the-beatles-abbey-road-2-1063228/

A lista dos melhores álbuns para a Rolling Stone mudou e mudou muito! O melhor álbum dos 500 melhores é: Marvin Gaye, 'What's Going On'...

Esta noticia apresentada ontém num topico aqui ao lado começou por me enervar ... depois jà acalmado começei a reflectir. Não tenho nada contra as listas, bem ao contràrio, pois acho que são um meio de se inciar num dominio qualquer. No caso da musica, elas dão pontos cardinais que podem servir de comparação para as outras obras e conduzir pelo caminho à descoberta de outros trabalhos diferentes e por extensão a afinar os nossos conhecimentos. Também acho normal que uma lista esteja em movimento perpétuo pois não sò as obras do passado (os clàssicos) téem impacto e relevo, por vezes uma nova obra vém empurrar outra na hierarquia o que é bom sinal. Compreendo então bem que a Rolling Stone tenha escrito isto no inicio: Mas nenhuma lista é definitiva -- os gostos mudam, novos estilos apareçem, a historia da musica està sempre por escrever...

No entanto nessa frase algo me tinha perturbado desde a primeira leitura e é a noção de que os gostos mudam, é uma evidência, mas não açeitàvel neste caso. A qualidade da Musica não é uma questão de gosto, mas de essência! O Johann Sebastian Bach não é uma questão de gosto, ném de moda, ném de época ... pois a sua Arte é universal é eterna, como a do Monteverdi! Tal deve, ou deveria, ser o caso nas musicas populares, mesmo que, por vezes, seja necessario um pouco de iniciação para a compreender. Efectivamente novos estilos apareçem e pela pertinência podem mudar o rumo da Musica, é um facto, mas nesse caso hà que explicar como, porquê. A Musica é uma Arte e isto nas suas inumeras vertentes, pareçe-me normal de a tratar como tal, de a explicar. Efectivamente nesta visão a musica é uma arte em movimento, nada està complétamente escrito mas nada està vazio também ... os padrões existém! A leitura dos dez primeiros albums leva-me a me questionar sobre a objectividade da escolha. Estamos a falar dos dez albums mais influentes hoje ou dos dez albums mais influentes na historia da musica, não é a mesma coisa. Porque razão numa lista de musica popular apareçe um album de Jazz?... o estilo é assimilado ao Rock, Pop e derivados?... qual o lugar da musica electronica então?... vàrias questões, legitimas, acabam por se levantar nesta lista que não possuém uma resposta evidente, a ambiguidade é rainha...

Existe uma certa coerência nas listas de Jazz e é impossivel de admitir que numa lista de dez não apareça o Kind of Blue e o Love Supreme mesmo o Maiden Voyage ... jà no Rock a coisa é menos evidente, como se as representações absolutas do estilo não existissem. Pessoalmente, penso que é possivel de fazer uma hierarquia dos dez albums mais influentes da musica popular (Rock, Pop, Electronica e derivados) e de defender tais escolhas. Isto, sém que o gosto, estilo ou época sejam o filtro mas simplesmente a qualidade, o aspecto impactante, resiliente e consistente da obra. Efectivamente, e tal participou ao meu aborrecimento inicial, não estou complétamente de acordo com os dez albums escolhidos pela Rolling Stone ... sém questionar a intrinseca qualidade de cada um. Gostaria então que cada um de voçês apresentasse uma lista de dez albums que para voçês são o expoente maximo da musica popular ... com umas palavritas para ajudar os outros a compreender. Tenho a certeza, pelas nossas trocas, que um pouco mais de "verdade" vai sair daqui...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 16:43

Eu já disse em vários lugares/tópicos que não sou dado a listas, percebo que elas tenham alguma pertinência para quem segue a Música como facto histórico, mas raramente me sinto capaz de pensar em uma, quanto mais elaborar uma. Vou tentar fazer isso aqui, mas primeiro o que vem primeiro. Smile

Eu acompanho o Paulo em muitas das suas dúvidas, de resto, quando partilhei a notícia disse (o Paulo não citou essa parte) que ela me parece filha da oportunidade, coloquei em parenteses que nem queria falar do Marketing. Pois bem, também não me sinto capaz de atacar os álbuns em si, mas confesso que estranho a presença de alguns. Seria interessante colocar os dez melhores da lista anterior, por isso aqui vai:
1. The Beatles, 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'
2. The Beach Boys, 'Pet Sounds'
3. The Beatles, 'Revolver'
4. Bob Dylan, 'Highway 61 Revisited'
5. The Beatles, 'Rubber Soul'
6. Marvin Gaye, 'What's Going On'
7. The Rolling Stones, 'Exile on Main Street'
8. The Clash, 'London Calling'
9. Bob Dylan, 'Blonde on Blonde'
10. The Beatles, 'The White Album'

Podemos questionar esta lista?

Para mim essa é uma lista de Música Americana e até as bandas que não são dos Estados Unidos da América têm um som altamente construído e influenciado pelo universo Americano. Há uma excepção, para provar que há uma regra, London Calling não soa a Americano.

Pois bem, eu partilho esta lista anterior sabendo que ela saiu em 2003, sabendo que os gostos naquela altura já poderiam cobrir todos os estilos que hoje conhecemos, sabendo que já havia internet e o que o conhecimento estava à distância da ponta dos dedos. Então como se acabou com uma lista dessas?

Quem a vir poderá pensar que os Beatles inventaram a música. Que o Dylan ajudou um pouquinho... desde logo o Dylan influenciou os Beatles, talvez esteja na lista por favores prestados. dvil

Alguém se lembrou de ir buscar/conhecer álbuns e bandas a outros países?

Talvez Screamin' Jay Hawkins, "I Put a Spell on You", não tenha sido bem escutado... sei lá!

Talvez se tenham esquecido que o Brasil ajudou a moldar a Música do Mundo com a sua multiplicidade de arranjos apenas possível pela multiplicidade de culturas dentro do país.

Talvez tenham esquecido que de África chegava a alguns sons novos que tocavam o mais fundo alicerce do espírito.

Talvez tenham esquecido que no Oriente também se produzia Música.

O Conhecimento é um ponto de partida muito pouco fiável, pois cada um tem o seu. O Gosto é ainda mais frágil, tal é a dependência do Conhecimento. Como vamos resolver isto? Twisted Evil

A História é pelos olhos de quem a conta, será giro ver os 10 álbuns a aparecer por aqui se minimamente explicados - claro, aos olhos de quem os escolhe. Wink


edit: que álbum de Jazz está na nova lista?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 20:43

Esta lista é uma treta para agradar aos Afro-Americanos. Kanye West? A sério?


Última edição por galvaorod em Sex Nov 06 2020, 20:51, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 20:48

Notorious B.I.G. à frente de Velvet underground e de Sg. Peppers...
Os dez melhores ... verdadeiramente? Girls10
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 21:50

Para um leigo como eu, listar os melhores acaba por ser uma questão de gosto.
Tem provavelmente muita influência a década em que vivi a minha adolescência e o princípio da idade adulta, a influência da rádio... A X-FM.
Com o virar do século deixei praticamente de explorar este género.

Os meus candidatos:

Década de 60
The Beatles - Rubber Soul
Bob Dylan - Blonde On Blonde
Simon & Garfunkel - Bookends
The Velvet Underground - The Velvet Underground & Nico

Década de 70
Bob Dylan - Blood On The Tracks
David Bowie - Hunky Dory
Leonard Cohen - Songs Of Love And Hate
Lou Reed - Transformer
Nick Drake - Five Leaves Left
Nick Drake - Pink Moon
Rolling Stones - Exile On Main Street
Simon & Garfunkel - Bridge Over Troubled Water
Tom Waits - Closing Time
Tom Waits - Small Change

Década de 80
Cowboy Junkies - The Caution Horses
The Cure - The Head On The Door
Lloyd Cole And The Commotions - Mainstream
Lou Reed - New York
Pixies - Surfer Rosa or Doolittle
The Pogues - Rum, Sodomy And The Lash
R.E.M. - Murmur
R.E.M. - Reckoning
R.E.M. - Lifes Rich Pageant
R.E.M. - Green
Sinéad O'Connor - The Lion And The Cobra
Suzanne Vega - Solitude Standing
Talking Heads - Little Creatures
Tom Waits - Swordfishtrombones
Violent Femmes - Violent Femmes
The Waterboys - This Is The Sea

Década de 90
Ben Harper - Fight For Your Mind
The Blue Aeroplanes - Swagger
Grant Lee Buffalo - Mighty Joe Moon
James - Laid
Mazzy Star - So Tonight That I Might See
Nick Cave - The Boatman's Call
Nirvana - Nevermind
R.E.M. - Automatic For The People
R.E.M. - New Adventures In Hi-Fi
Radiohead - The Bends
Radiohead - OK Computer
Red House Painters - I (Roller-Coaster)
Spain - She Haunts My Dreams
The Sundays - Reading, Writing And Arithmetic
Tindersitcks - II
Tom Waits - Bone Machine
Tom Waits - The Mule Variations
U2 - Achtung Baby

Década de 00
Cat Power - The Greatest
Joanna Newsom - The Milk-Eyed Mender
Lhasa - The Living Road
Radiohead - In Rainbows
The Strokes - Is This It

Não consigo chegar aos 500. Razz

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 21:58

É quase tão difícil como eleger 500, mas aqui o pedido é eleger os 10 primeiros e o Ricardo agora tem um problema, escolher. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySex Nov 06 2020, 23:37

The Beatles - Rubber Soul
The Velvet Underground - The Velvet Underground & Nico

Bob Dylan - Blood On The Tracks
David Bowie - Hunky Dory
Leonard Cohen - Songs Of Love And Hate
Nick Drake - Five Leaves Left
Rolling Stones - Exile On Main Street
Simon & Garfunkel - Bridge Over Troubled Water

R.E.M. - Reckoning

Nick Cave - The Boatman's Call
Radiohead - OK Computer
Tom Waits - The Mule Variations
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 12:56

E agora algo completamente diferente...

Deep Purple - In Rock
Uriah Heep - Look At Yourself
Black Sabbath - Master Of Reality
Pink Floyd - Wish You Were Here
Genesis - Nursery Cryme
Hawkwind - Warrior On The Edge of Time
King Crimson - In The Court Of Crimson King
Emerson Lake & Palmer - Brain Salad Surgery
Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon
Jethro Tull - Aqualung

São dez, refletem o meu gosto pessoal da música que me dá prazer ouvir. Os dez melhores ... verdadeiramente? 438006128
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 14:22

José Miguel escreveu:
(...) Podemos questionar esta lista?

Para mim essa é uma lista de Música Americana e até as bandas que não são dos Estados Unidos da América têm um som altamente construído e influenciado pelo universo Americano. Há uma excepção, para provar que há uma regra, London Calling não soa a Americano. (...)

edit: que álbum de Jazz está na nova lista?

O Kind of Blue està na lista no 31 lugar ... ainda pensei que estivesse presente pela sua influência no mundo do pop/rock pois o Robert Fripp (King Crimson) sempre reconheçeu a influência desse album assim que a do Coltrane, mas não, apòs leitura do comentàrio o album apareçe verdadeiramente como um album de jazz, esta presença é-me desconcertante...

Respondendo ao resto, e no meu ponto de vista, a lista do Rolling Stone engloba a musica popular (rock, pop e derivados) e nesse caso a influência norte-america (aglo-saxônica em geral) é monumental e incontornavel. Sém refutar que vàrios paises, ou grupos de outros paises, possam ter influenciado vàrios grupos americanos ou ingleses, neste estilo a hegemonia destes dois paises é quase total. Pelo menos, numa lista tão curta como a dos dez maiores albums do rock/pop ... não vejo como possa apareçer um album que não seja anglo-saxão! Da mesma maneira que não vejo os dez maiores albuns do jazz não serem norte-americanos! Mas se metemos a musica electronica no espaço do rock/pop então a coisa jà não é a mesma...

Tomo consciência enquanto reflicto nos meus dez albums o quanto é dificil este exercicio se queremos ser honestos. O Ricardo apresenta-se como leigo e eu também o sou de uma certa maneira. Mesmo se me considero com alguém que tém uma boa cultura rock/pop, nunca escutei um unico album dos Beatles em inteiro, ném possuo nenhum ... até que ponto esta lacuna invalida as minhas escolhas e transforma-as numa questão de gosto? Os Beatles apareçem nessa lista porque a obra é ainda pertinente hoje ou porque foram os primeiros, não sei pois não as conheço! A lista do amigo ruife é clara pois feita dos albums que ele mais gosta escutar ... e existém obras bem pesadas nessa lista, como na do Ricardo aliàs ... mas é possivel fazê-la sém influência do gosto? Concordo com o galvaorod nas suas duvidas ... mas, pessoalmente nunca escutei Kenye West ném o Notorious Big então como fazer? Ainda vou dar razão à Rolling Stone Laughing

Mais a sério, acredito que numa lista curta de dez albums simplesmente seja possivel encontrar obras que para além do gosto se possam increver no tempo, que não envelheçam e que continuam a ser pertinentes musicalmente, que os jovens tenham vontade de as descobrir e ouvir e os seus filhos também ... deve ser possivel encontrar dez obras assim Wink

ruife gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 14:36

José Miguel escreveu:
É quase tão difícil como eleger 500, mas aqui o pedido é eleger os 10 primeiros e o Ricardo agora tem um problema, escolher. Laughing

Os dez melhores ... verdadeiramente? 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 14:39

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
É quase tão difícil como eleger 500, mas aqui o pedido é eleger os 10 primeiros e o Ricardo agora tem um problema, escolher. Laughing

Os dez melhores ... verdadeiramente? 265963

Eu quando estava na faculdade fazia o mesmo, escrevia tudo e mais alguma coisa, assim não me enganava, se bem que aqui o tema é diferente. Como disse o Paulo o nosso gosto também muda com o tempo tal como a listas.

Mas são todos bons discos os indicados pelo Ricardo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 16:32

TD124 escreveu:


O Kind of Blue està na lista no 31 lugar ... ainda pensei que estivesse presente pela sua influência no mundo do pop/rock pois o Robert Fripp (King Crimson) sempre reconheçeu a influência desse album assim que a do Coltrane, mas não, apòs leitura do comentàrio o album apareçe verdadeiramente como um album de jazz, esta presença é-me desconcertante...

(...)

Mais a sério, acredito que numa lista curta de dez albums simplesmente seja possivel encontrar obras que para além do gosto se possam increver no tempo, que não envelheçam e que continuam a ser pertinentes musicalmente, que os jovens tenham vontade de as descobrir e ouvir e os seus filhos também ... deve ser possivel encontrar dez obras assim Wink

Como o Paulo abriu o tópico a atirar para os dez primeiros, eu fiquei na dúvida sobre que álbum consideraria como pertencente ao mundo do Jazz. Há alguns bastante influenciados, mas ainda assim bem colocados em outras gavetas.

Toda a lista poderia ser debatida, mas seria uma tarefa muito complicada e acredito que focar nos dez primeiros poderá ser mais fértil. Deixei o último parágrafo da sua mensagem por isso mesmo, o caminho para a escolha poderá ser esse - relevância história e além do nosso gosto pessoal, sem que este seja ferido (não serei capaz de escolher dez sem gostar deles ou os compreender).

Permita-me, ainda antes de entrar em listas, discordar de algo que diz sobre as escolhas dos dez. Ao contrário do Paulo eu não entendo como não estão presentes outras nacionalidades e deixar algumas de fora parece-me algo limitador. Eu já deixei antever que irei colocar, não poderia ser de outra forma. Será mesmo que o Rock nasceu com as características que tem de geração espontânea? Evoluiu, historicamente falando, apenas com base no que os Americanos e Ingleses deixaram? Às gerações vindouras queremos deixar um mundo do tamanho de uma ervilha ou do tamanho que ele tem?
Como se explica muito do experimentalismo no Rock sem se falar de África, América do Sul ou Alemanha?
O que seria do Post-Rock sem o Kraut-Rock ou Ambient?


É um debate paralelo às listas, mas que no fundo pode servir para as tornar mais ricas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 16:41

Alexandre Vieira escreveu:

Eu quando estava na faculdade  fazia o mesmo, escrevia tudo e mais alguma coisa, assim não me enganava, se bem que aqui o tema é diferente. Como disse o Paulo o nosso gosto também muda com o tempo tal como a listas.

Mas são todos bons discos os indicados pelo Ricardo.
Já eu nunca soube tirar apontamentos... escrevia frases soltas, ideias, perguntas... Rolling Eyes Sempre fui muito poupado no que diz respeito ao papel, gosto de ver árvores ao alto. Laughing

As listas do Ricardo (mais larga) e do Ruife (mais pessoal) contêm belos álbuns, de uma e de outra há álbuns que irei colocar na minha. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySáb Nov 07 2020, 23:25

José Miguel escreveu:
... Permita-me, ainda antes de entrar em listas, discordar de algo que diz sobre as escolhas dos dez. Ao contrário do Paulo eu não entendo como não estão presentes outras nacionalidades e deixar algumas de fora parece-me algo limitador. (...) Como se explica muito do experimentalismo no Rock sem se falar de África, América do Sul ou Alemanha?
O que seria do Post-Rock sem o Kraut-Rock ou Ambient?  

É um debate paralelo às listas, mas que no fundo pode servir para as tornar mais ricas. Smile

José, no meu horizonte actual, efectivamente não posso conceber que uma lista dos dez melhores albums da historia do rock (e afiliados) possa integrar uma obra que não seja anglo-saxônica ... mas estou aberto à ideia de me enganar, vou mesmo mais longe, estarei mesmo contente que não seja o caso pois vou aprender algo! A lista é complétamente aberta, pessoal e simplesmente limitativa quanto à quantidade de dez e ao horizonte do rock-pop e derivados...

Em relação ao que venho de dizer, decidi pessoalmente de excluir (na minha lista pessoal) a musica electronica ... duvido hoje da sua relação ao ramo do rock-pop apesar que os Kraftwerk e outros JM Jarre sejam associados! È pessoal e não uma obrigação para os outros, cada um faz como quizer, mas gostaria de algumas linhas para explicar as escolhas de cada um afim que seja clara a base das escolhas...

Pessoalmente, estou extremamente contente da maneira como o topico està a evoluir pois como eu disse no inicio, uma lista sém explicação ném espaço delimitado torna-se ambigua. Admito que é um exercicio dificil e tenho dificuldade a fazer a minha escolha pois cada album que escolhi até agora tém factores contraditorios nos elementos de analise que me impuz ... mas vou conseguir apresentar dez que possa defender, estou persuadido, talvez...

PS: Estou de acordo que na lista do Ricardo e do amigo ruife existém obras pesadas e que dão a pensar, e talvez eu também escolha algumas nos dez deles ... entretanto dou um grande abraço aos dois (ruife e Ricardo) por terem disparado tão rapidamente e com listas tão pertinentes da parte de ambos ... são diferentes mas pesadas e pensadas Wink

Toca a botar faladura todos, é um topico que toca no essencial ... a Musica cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 00:30

Alexandre Vieira escreveu:
... Como disse o Paulo o nosso gosto também muda com o tempo tal como a listas....

È verdade Alexandre ... o gosto muda com o tempo, a qualidade não! Eu hoje escuto mais Scriabin do que Bach, escuto mais musica electronica do que rock, portanto nunca escutei Kraftwerk ném Jarre!!! Quer isto dizer que Bach não é bom, ném o rock ou Kraftwerk? Não!!! pois é simplesmente gosto meu ... a qualidade não mudou e estou consciente disso. Prefiro Autechre aos Kraftwerk é certo ... mas se é melhor é outro debate. Tu que gostas de falar de musica manda a tua lista dos dez ... o debate serà para depois!

Este topico não se acaba com a lista, vai ser necessario a defender, é o preço da "verdade" Razz

PS: Pessoalmente acredito que hajam dez albums que façam uma forma de unanimidade, grosso modo Wink

Mesmo se é complicado, e muito, a minha reflexão vai nesse sentido scratch
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 00:44

APARTE: Desde ontém que escuto intensivamente os Beatles, nunca gostei, mas pareçe-me importante visto o que exprimi antes. Este topico tém ao menos o mérito de me levar a me questionar (não é dificil) e de retornar em zonas que não são do meu agrado (muito dificil). Jà estou a ganhar com esta brincadeira ... as listas servem a qualquer coisa, é uma evidência Cool

PS: Ao contrario do José Miguel, penso que é possivel reconheçer a qualidade sém gostar ném compreender ... é o que sinto em relação ao que escuto dos Beatles. È um aparte ... venho de fazer 55 anos e vivo musicalmente experiências insolitas, devido a este topico, tenho necessidade de as digerir study
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 09:58

[quote="TD124"]
Alexandre Vieira escreveu:
.Tu que gostas de falar de musica manda a tua lista dos dez ... o debate serà para depois!


O que achas que ando a fazer mentalmente faz dois dias Os dez melhores ... verdadeiramente? 524928826

Isto não é fácil! Os dez melhores ... verdadeiramente? 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 12:29

Aqui vai ela assim a seco!

1 - David Bowie ‎– The Man Who Sold The World

2 - The Rolling Stones ‎– Their Satanic Majesties Request

3 - Velvet Underground and Nico - "Bananas"

4 - Beatles - White Album

5 - Joy Division - Unknown Pleasures

6 - Kraftwerk - RadioActivity

7 - The Smiths ‎– Strangeways, Here We Come

8 - Suede ‎– Suede

9 - Love ‎– Forever Changes

10 - Talking Heads ‎– More Songs About Buildings And Food

Hoje é esta amanhã pode ser outra, mas estes pensos serem álbuns extremamente marcantes para o estilo de música de que gosto de ouvir e os recomendo sem qualquer tipo de reservas.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 13:29

Alexandre Vieira escreveu:
Aqui vai ela assim a seco!

(...)

Hoje é esta amanhã pode ser outra, mas estes pensos serem álbuns extremamente marcantes para o estilo de música de que gosto de ouvir ...

Mais uma bela lista, indiscutavelmente ... creio que de novo foi a subjectividade o sentimento que guiou também o Alexandre, mas poderà ser de outra maneira?... Os albums que ele apresenta são os melhores desses artistas?... Serà possivel fazer uma lista sém ter em conta o renome do album, sém ter em conta a época, o impacto social, o nosso afecto?... não sei ainda, talvez sim e talvez não silent
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 13:33

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Aqui vai ela assim a seco!

(...)

Hoje é esta amanhã pode ser outra, mas estes pensos serem álbuns extremamente marcantes para o estilo de música de que gosto de ouvir ...

Mais uma bela lista, indiscutavelmente ... creio que de novo foi a subjectividade o sentimento que guiou também o Alexandre, mas poderà ser de outra maneira?... Os albums que ele apresenta são os melhores desses artistas?... Serà possivel fazer uma lista sém ter em conta o renome do album, sém ter em conta a época, o impacto social, o nosso afecto?... não sei ainda, talvez sim e talvez não silent

Eu coloquei-os como álbuns de influência ou discos que cristalizam um dado momento importante na história da música que oiço. Mas apenas a que oiço, existe tanta música e estilo de música que não oiço por desinteresse. E eu estou a ser injusto com eles? Estaria se fosse um daqueles gurus da critica, no meu caso apenas não os tenho em conta nas minhas escolha musicais.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 14:36

Apòs muita reflexão aqui vai ela:


1- The Clash - London Calling

O reggae, o ska, o funk a pop, são convidados neste album de rock total! A essência da juventude eterna...

2- Pink Floyd - The Dark Side of the Moon

A perfeição não existe mas aqui é roçada do dedo. Abstrato e catartico este arco-iris entonteçe...

3- The Beach Boys - Pet Songs

Mesmo os Beatles medusados se inspiraram desta obra. Uma masterclass melodica com arranjos divinos...

4- The Rolling Stones - Let it Bleed

Fase complicada mas màgica! O rythm&blues dos Stones é incendiario e o Gimme Shelter uma bomba atomica...

5- Bob Dylan - Blonde on Blonde

A destrução do sonho americano, o fim da inocência, a solidão dos esquecidos! O Dylan re-escreve a america...

6- Jimmy Hendrix - Electric Ladyland

Nunca ninguém tinha saido tais sons de uma Stratocaster, também nunca mais ninguém os saiu. Um monumento!...

7- The Velvet Underground & Nico

Uma obra ambigua, suja e poética, decadente e brilhante, o Cale e o Reed criam um clàssico sém querer...

8- King Crimson - In the Court of the Crimson King

Uma viagem alucinada e alucinante até um reino imaginàrio. A obra visionària que levou o rock até outra dimensão...

9- Joy Division - Closer

Uma vela que brilhou tão intensamente que se consumiu demasiado cedo ... uma obra dura, opressante, doentia...

10- Talk Talk - Laughing Stock

Num rock em plena perdição este album vai ser mais do que um farol, vai ser a boia de salvação! Magico e imaculado...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 15:15

Bela Lista Os dez melhores ... verdadeiramente? 754215 Os dez melhores ... verdadeiramente? 754215 Os dez melhores ... verdadeiramente? 754215

E então os Beatles por onde andam? Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 15:19

Alexandre Vieira escreveu:
... E então os Beatles por onde andam? Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836

Ficaram de fora ... achei estes mais pertinentes Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 15:22

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... E então os Beatles por onde andam? Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836

Ficaram de fora ... achei estes mais pertinentes Embarassed

Hummmmmmm....... Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836

Hummmmmm.......Hummmmmmm..... Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836

Ok! Os dez melhores ... verdadeiramente? 758687 Os dez melhores ... verdadeiramente? 758687 Os dez melhores ... verdadeiramente? 758687
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 16:55

TD124 escreveu:

(...)

PS: Ao contrario do José Miguel, penso que é possivel reconheçer a qualidade sém gostar ném compreender ... é o que sinto em relação ao que escuto dos Beatles. È um aparte ... venho de fazer 55 anos e vivo musicalmente experiências insolitas, devido a este topico, tenho necessidade de as digerir study

Paulo, sem gostar eu acompanho, é possível reconhecer a qualidade sem se gostar. Compreender não, não consigo acompanhar. Quem não compreende vai reconhecer o quê?

Como é que alguém que não compreende uma obra a vai explicar e passar como importante?

Se calhar até estamos de acordo nesta questão, pois este tópico visa algo maior do que o gosto pessoal... a própria revista visa algo maior do que o gosto dos colaboradores e público.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 17:25

José Miguel escreveu:
...  Como é que alguém que não compreende uma obra a vai explicar e passar como importante?...

Tens razão ... o termo "compreender" foi mal escolhido e até compreendi os Beatles, penso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 18:12

Olá


Assim de repente aqui vai...

Pink Floyd  -  Dark Side of the Moon
Os dez melhores ... verdadeiramente? Dark_Side_of_the_Moon

The Sound  -  From The Lions Mouth
Os dez melhores ... verdadeiramente? R-9886654-1487972424-9720.jpeg

The Cure  -  Faith
Os dez melhores ... verdadeiramente? The_Cure_%E2%80%93_Faith

The Triffids  -  Black Swan
Os dez melhores ... verdadeiramente? R-671929-1492043792-1592.jpeg

Lou Reed  -  New York
Os dez melhores ... verdadeiramente? Lou_Reed-New_York_%28album_cover%29

Triunvirat  -  Spartacus
Os dez melhores ... verdadeiramente? Spartacus

Stan Ridgeway -  Mosquitos

Os dez melhores ... verdadeiramente? 220px-Stan_Ridgway_Mosquitos

Camel  -  The Snow Goose
Os dez melhores ... verdadeiramente? R-11724811-1521313334-9599.jpeg

The Stranglers  -  The Raven
Os dez melhores ... verdadeiramente? R-406661-1198636890.jpeg

The Beatles  -  Abbey Road

Os dez melhores ... verdadeiramente? Abbey_Road

Isto foi assim de repente... por isso penso que se fosse feita amanhã, ou depois, teria algumas entradas e algumas saídas... foi o que me lembrei assim de repenta.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 18:23

Estou quase de acordo com o compadre Fredy .Bem escolhidos !
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 19:44

Mais uma kista ... e nesta lista do Fredie hà quatro albums que não conheço, vou ter de investigar study

Até agora o Dark side of the Moon apareçe como o album mais consensual e a seguir o In the Court...

Serà acaso Question
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 20:13

Mais uma lista... acompanhada de umas poucas palavras para que faça algum sentido.


1. The Velvet Underground & Nico (1967)
Este álbum aparece em várias listas, para mim merece o primeiro lugar. É um dos meus favoritos de sempre, um daqueles álbuns que levaria para o retiro final, um que não me canso de expor às pessoas que visitam a nossa casa. Mais uma vez gostei de ler a mensagem curta e grossa do Paulo, está lá tudo. O álbum tem tanto de sujo como de poético, mas até sobre o lixo em que muitas vezes nos tornamos é possível escrever poemas. Digo mais, será sobre o nosso pior que se abre a porta para vislumbrar o outro lado. O outro lado não é o melhor, é o todo. Um álbum mágico, não só marca como é capaz de influenciar até aos dias de hoje.

2. Beatles – Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)
Os Beatles são uma banda pela qual não sinto grande simpatia, como todo a sua obra não me toca de forma particular. Mas há sempre um mas, uma excepção para confirmar a regra, no caso Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. É um álbum saído de muito trabalho de estúdio, de muitas influências externas, mas que é capaz de convencer o ouvinte que é orgânico. É um daqueles álbuns que fez muitas cabeças rodar, abanar, sacudir, … irá continuar a fazer, a mim faz e talvez seja o álbum com a melhor faixa a terminar - A Day In The Life.

3. King Crimson - In The Court Of The Crimson King (1969)
O Rock já tinha tanto com que se fazer, mas há sempre uns descontentes, insatisfeitos, criativos inquietos. In The Court Of The Crimson King é uma obra saída de um grupo de pessoas assim, queriam expressar-se para lá dos códigos que existiam, mas sem os negar. Elaboraram utilizando as linhas existentes, pegaram em trapos e fizeram algo que viria a ser um dos arquétipos de um género. A faixa de abertura, 21st Century Schizoid Man, é tão relevante hoje como o foi em 1969, a todos os níveis, até na produção. E há beleza, claro, muita e tocante.

4. Chico Buarque – Construção (1971)
O Rock não se faz apenas de influência Soul e R&B, nem hoje nem nunca. Mal de quem criava a pensar usar apenas duas línguas, acabava com uma linguagem limitada. Cedo chegaram aos Estados Unidos da Améria ou Europa Músicos oriundos de muitas nacionalidades, carregavam as suas raízes e marcavam as produções. O Brasil foi um dos países que colocou Músicos em muitos lugares, desde logo por viver uma ditadura militar durante as décadas de ouro da Música Rock (60 e 70). Estava na dúvida sobre que álbum escolher para colocar aqui, é certo que o Tropicalismo é o género que marcou o combate à Ditadura, mas já havia MPB, Samba, … outros estilos regionais. Há um álbum que reúne isto tudo de forma genial, Construção! Chico Buarque esteve afastado do Brasil, uma temporada em Itália, mas quando voltou rodeou-se da sua cultura e enormes Músicos. Deus Lhe Pague é a faixa de abertura, primeiras notas de berimbau e uma orquestra para comunicar ao mundo que a mensagem é grande. Os arranjos de todo o álbum são magistrais, as letras poesia de primeira. É Música de intervenção, mas acima de tudo é Música do Brasil que chegou ao Mundo. Tem um pé no Tropicalismo, mas tem o outro nas raízes profundas do MPB e do Samba. Por si só Construção merece estar nesta lista.

5. Can – Tago Mago (1971)
O Rock Progressivo estava em pela fase de afirmação, existiam códigos dominantes, mas em cada país lá se fazia notar algo local. Na Alemanha o Rock Progressivo não recebeu apenas uns toques de localidade, ele evoluiu para algo de horizontes mais largos, algo espacial. O Kraut expandiu o Rock Progressivo como mais nenhum sub-género, num ápice parecia transportar-nos para o mundo da electrónica futurista. Os Can são uma das bandas maiores do género e Tago Mago o álbum capaz de se elevar mais do que os outros. Nesta enorme obra são lançadas fundações para muito do que mais tarde veio a ser feito. Uma banda usa instrumentos de bandas de Rock, mas permite à “voz” de cada um uma tal largura que nos coloca no meio de paisagens novas. Escute-se Halleluwah ou Aumgn, se depois dessa experiência muito do que hoje se faz aparecer melhor contextualizado, é porque os Can realmente merecem este lugar.

6. The Clash - London Calling (1979)
London Calling não foi o primeiro álbum de Punk, mas ele contém o melhor que o Punk nos deu. A banda vivia rodeada de pessoas de múltiplas nacionalidades, sentava-se à mesa com elas, comeu e bebeu do que tinham para dar. Respiraram o mesmo ar que nas ruas se fazia rarefeito para quem não estava alinhado. Tal como diz o Paulo, cada faixa tem uma mescla de estilos musicais que funcionam como cimento, um corpo sólido resultante de uma mistura controlada. As gerações vindouras sentirão a energia, perceberão as letras e serão capazes de trilhar o caminho que os The Clash deixaram aberto, espero que o façam.

7. Nirvana – Nevermind (1991)
Os Nirvana e o Grunge apareceram como uma pedra no charco, a escolha de Nevermind prende-se com a capacidade que este álbum teve e tem de tocar quem o escuta. A sua força não está presa aos acordes simples e carregados de energia, também se faz sentir pelas letras carregadas e sombrias, pela elevação de um espírito quase quebrado que as sabe dizer pois sente cada palavra. Não admira que ainda hoje seja um álbum querido entre jovens, mesmo que não tenha a força de marcar a criação como antes.

8. Fela Kuti - Expensive Shit (1975)
Este nome pode parecer estranho por aqui, mas eu acredito que ele respeita o espírito da lista, pelo menos da forma como aqui foi colocada e por mim pensada. Fela Kuti já se apresentava no mundo Anglo-Saxónico desde a década de 60, já tinha deixado a sua marca quer nos movimentos activistas, quer no mundo da Música. O AfroBeat e Fela Kuti misturam-se, mas este enorme Músico deu muito mais, ele carregava com ele muito mais. Há um outro estilo que merecia representação por aqui e, por via de Fela ele faz-se presente – o JuJu. O AfroBeat tem JuJu no sangue, tem Funk e Soul, tem Jazz… a Escolha de Expensive Shit prende-se com o facto de sentir que o Mundo cabe dentro desse álbum, não só pelo que disse antes, mas também pelo acrescento de grandes pormenores Latinos. A secção rítmica está num nível soberbo, as vozes que aparecem e se chamam mutuamente, que voltam a sair para deixar a banda expressar-se.
Este álbum merece este lugar, esta Música influenciou muitos, faz-se presente em muitos álbuns de Rock.

9. Slint – Spiderland (1991)
Se há uns anos atrás me pedissem para fazer uma lista destas, este álbum não estaria presente com toda a certeza, nem o conhecia. Agora, contudo, para mim é merecedor deste lugar e de cada vez que o escuto sou tocado de tal forma que o penso melhor e melhor. Há uma energia magnética em Spiderland, desde os primeiros acordes, simples acordes acompanhados de uma voz que nos parece dizer coisas enquanto olha para o lado, que nos faz ficar de olhar fixo para não se perder nada. Depois há uma primeira explosão e a adrenalina é difícil de conter. Eles querem-nos lá e quem escuta com atenção vai… marcaram e marcam quem quer comunicar dentro dos códigos do Rock, mas necessita deles na sua maior amplitude.

10. Radiohead – Kid A (2000)
A História não se faz apenas do que está mais distante de nós, este é o caso de um álbum que eu vi ser lançado e do qual me recordo. Para quem vinha habituado de outro tipo de som por parte do Radiohead, Kid A pareceu um “vou ali e já não volto”. Não foi, eles não foram, eles simplesmente abriram uma porta, mais uma que viria a ser usada por muitas bandas de Rock ou formações de Electrónica (mundo com o qual este álbum comunica de forma perfeitamente natural). Assim como bandas nos 60’s abriram a porta ao experimentalismo Psicadélico ou Progressivo, nos 70’s a uma nova mundividência, no ano 2000 os Radiohead marcaram a entrada no milénio em que as fronteiras deveriam estar completamente esbatidas.


Esta é uma lista pessoal, como todas aqui. Não quero fazer desta algo definitivo para mim, mas sinto que há nela fundações para responder ao que o tópico e tipo de exercício pede. Seria capaz de a partilhar com quem quer que fosse, crianças de hoje que serão os ouvintes de amanhã. Não gosto de mundos pequenos, se vivo no planeta Terra e vejo milhões de estrelas, por que raio haveria eu de limitar a vista a outrem?
Com esta lista como guia seria capaz de uma longa conversa e muitos rabiscos para explicar a extensão de cada álbum. Sinto até que de alguma forma os dez comunicam entre si, formam um corpo orgânico vivo que permitirá o desenvolvimento caso quem a siga se permita a criar.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 20:51

José Miguel escreveu:
... Esta é uma lista pessoal, como todas aqui. Não quero fazer desta algo definitivo para mim, mas sinto que há nela fundações para responder ao que o tópico e tipo de exercício pede. ...

Uma lista deveras bem defendida! Para mim o Chico Buarque e o Fela Kuti seria mais World Music do que rock e derivados, mas nesse caso o Reggae também...

O Velvet Underground & Nico està a igualar o Dark Side nas escolhas, são os mais consensuais pelo momento...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyDom Nov 08 2020, 21:21

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Esta é uma lista pessoal, como todas aqui. Não quero fazer desta algo definitivo para mim, mas sinto que há nela fundações para responder ao que o tópico e tipo de exercício pede. ...

Uma lista deveras bem defendida! Para mim o Chico Buarque e o Fela Kuti seria mais World Music do que rock e derivados, mas nesse caso o Reggae também...

O Velvet Underground & Nico està a igualar o Dark Side nas escolhas, são os mais consensuais pelo momento...



O Fela Kuti tem no Afrobeat a sua marca, mas este bebe do JuJu... ora, o JuJu está ligado ao Rock, assim como ao Funk. Nesse álbum que escolhi eu creio que se nota bem que estamos dentro do espírito do Rock.

Para animar a coisa...

O Chico Buarque no álbum Construção deve o quê ao Marvin Gaye e o seu What's Going On? Refiro este por ser o número 1 da Rolling Stone.

Coloco esta pergunta não apenas ao Paulo, mas a todos os que já apresentaram álbuns e listas e não colocaram nada fora da língua Inglesa (excepção ao Alexandre e os Kraftwerk, que para mim estão bem atrás dos Can dvil).
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 00:35

José Miguel escreveu:

Coloco esta pergunta não apenas ao Paulo, mas a todos os que já apresentaram álbuns e listas e não colocaram nada fora da língua Inglesa (excepção ao Alexandre e os Kraftwerk, que para mim estão bem atrás dos Can dvil).

Só se for na fila para liquidar o adicional ao IMI!

lol!

A história irá esquecer os CAN mas nunca os Kraftwerk. Os dez melhores ... verdadeiramente? 933723
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 07:26

Just discovered this topic and found it very difficult. I don't know the entire world of Rock to make a definitive list, but it disturbs me a lot that nowhere appears Led Zeppelin, Genesis or Frank Zappa? Really? And on the other hand, I don't know if I would even put King Crimson or Emerson, Lake and Palmer on such a list although I like these bands a lot.... Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836

And to compare Rock with Bach and Monteverdi is not possible for me. Bach is not questionable, that's right. But every Rock album or band is questionable. I admit the meaning and influence of the Beatles, but I would hesitate to put them on a list because I don't like them very much: as a band they sound outdated to me, but some of their songs will last and will be interpreted by others for a long time.

And most lists ignore completely some styles which are an entire world for themselves, especially the whole Metal genre and their subgenres...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 08:30

mannitheear escreveu:
Just discovered this topic and found it very difficult. I don't know the entire world of Rock to make a definitive list, but it disturbs me a lot that nowhere appears Led Zeppelin, Genesis or Frank Zappa? Really? And on the other hand, I don't know if I would even put King Crimson or Emerson, Lake and Palmer on such a list although I like these bands a lot.... Os dez melhores ... verdadeiramente? 447836 ...

Hi Man, first of all nobody compared Bach with the rock, it was just an exemple! In second ... indeed this exercice is difficult and i understand better today the Rolling Stone list, even if i think that their list isn't completely objective Wink

The question isn't why there's not Led Zeppelin, Genesis or Zappa ... for me the question is; are they more important, influent, relevant or better than the others that are on the list??? For me Led Zeppelin II, The Lamb Lies Down on Broadway and One Size Fits All are landmarks on the rock world ... despite the evidence, personally i don't think that any of them deserve to be in a short list of ten. You say that Metal is a whole world and its true indeed, but there is a lot of subgenres in the rock and each one are a whole world like rythm&blues, progressive, glam, art rock, post rock, math rock, acid, noise, shoegaze, garage, punk, lo-fi, emo, folk, krautrock, new wave, soul, funk and etc etc...

I even find difficult today to describe what is really rock or not! Are Kraftwerk rock or electronic music?... are Zappa really a rocker?... are Rap a subgenre of rock?... are the two last Talk-Talk albums rock?... a classical band with the add of a drummer as Rachel's becomes a rock band or remains a classical one?... are Suicide or Lambchop pure rock bands or another genres?... there's so many questions and the logic is fuzzy Wink

So, send us your list and at the end we will discuss about all that and maybe find one definitive list that will be agreed by everyone ... One Size Fits All as was said by Zappa Laughing

Biz Man
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 09:43

I'll think about an anti-list dvil

Btw, I find it very difficult to rate the "influence" of an album or band, because I'm no musician and have to believe the "experts" and journalists, which are seldom musicians, too.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 09:44

José Miguel escreveu:
... O Chico Buarque no álbum Construção deve o quê ao Marvin Gaye e o seu What's Going On? Refiro este por ser o número 1 da Rolling Stone.

Coloco esta pergunta não apenas ao Paulo, mas a todos os que já apresentaram álbuns e listas e não colocaram nada fora da língua Inglesa (excepção ao Alexandre e os Kraftwerk, que para mim estão bem atrás dos Can dvil).

Vou responder pela minha parte e como jà disse, açeito a tua explicação para que Construção esteja na lista pois o What's Going On està e mesmo o The Miseducation of Laureen Hill ... sendo todos albums que aprecio! De repente digo-me mesmo que o Melody Nelson poderia estar, alguns albums do Polnareff e do Brell também pois se o Scott Walker é assimilado ao rock ... então alguns albums do Jacques Brel e mesmo do Léo Ferré também podem ser incorporados, sém contar pelo mundo fora os outros artistas similares e obras comparàveis...

Ora, apesar da lista ser alargada às obras comparàveis pelo mundo fora ... numa lista de dez, aonde vou escolher as obras pelo impacto musical, pela influência, pela resiliência e pela qualidade intrinseca ... não vejo nenhuma que não seja de lingua inglesa. E digo isto sabendo até que ponto o Melody Nelson influenciou a pop britanica ... mas, pareçe-me haver obras bem mais pesadas no mundo anglo-saxão. Afinal, quando se pergunta a um musico de Jazz quais são os maiores musicos desse estilo apareçe logo Tatum e Monk ... mas quando a questão é pousada a um critico são o Miles e Coltrane a resposta imediata, cada visão do mundo cria os limites do visivel  Wink

Eu tentei limitar o gosto na minha escolha e ficar, com as minhas limitações inerentes, o mais objectivo em relação às caracteristicas de anàlise que me tinha fixado. Passei de uma lista de 50 (todos anglo-saxões) até uma lista de 40 e depois de 30 e isto até chegar a esses dez que expuz pois grandissimos albums hà muitos. Somente o primeiro e o ultimo são albums dos quais gosto muito(issimo) e que escuto regularmente ... os outros gosto sém dar pulos. No entanto ném o London Calling ném o Laughing Stock foram escolhidos pelo meu gosto desmedido em relação a eles ... no fim das minhas contas eles tinham esse lugar na minha lista e encaixam perfeitamente nos critérios de analise que me impuz. Prefiro o Exile on Main Street ... mas o Let it Bleed é "objectivamente" superior nmho e ainda por cima influenciou o outro, foi então o eleito...

Fui re-escutar o Dark Side vàrias vezes para verificar se ainda hoje era tão bom quanto na minha recordação (escuto-o muito raramente) e fiquei surpreendido, acho-o ainda melhor nmho!!! Para resumir, são estas e outras razões que explicam a ausência de albums não anglo-saxões na minha lista!!!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 10:21

mannitheear escreveu:
I'll think about an anti-list dvil

Btw, I find it very difficult to rate the "influence" of an album or band, because I'm no musician and have to believe the "experts" and journalists, which are seldom musicians, too.

I'm no musican too ... and its not necessary to believe in journalists, its not necessary to believe in musicians neither, maybe the "true" is in de middle. I really believe that with time the "true" always floats on the water...

The influence is something we can ear ... Actung Baby is an album were we can ear many influences, but we can ear also who have been influenced by him also, the music is always conected with the rest of music...

We can ear also when something is new, diferent and brilliant ... with more otherness than external influences. An album were everything is at his place and the equilibium is total its something we can feel, the experience gives us that way to analyse what we ear. To cross diferent albums its a way also to find the diferences and to judge the real qualities of each one. It's not a scientifical aproach, but may work i think! At least, i still believe that is possible to find ten albums that everyone respects and find them above the others ... i hope scratch

Send your list Man cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 15:05

TD124 escreveu:

(...)

Ora, apesar da lista ser alargada às obras comparàveis pelo mundo fora ... numa lista de dez, aonde vou escolher as obras pelo impacto musical, pela influência, pela resiliência e pela qualidade intrinseca ... não vejo nenhuma que não seja de lingua inglesa.
(...)

cheers

O debate sobre listas pode mesmo acontecer, está a acontecer. Smile

Eu não consigo acompanhar o Paulo na ideia que deixei presente, por mais que me esforce a pensar o Rock como originário de uma Cultura, eu não o compreendo como algo que dadas as listas apresentadas me aparece como estanque ao mundo exterior. Quer dizer, o Rock anglo-saxónico influencia tudo e todos, mas não tem mancha de pecado, não recebeu nada de fora que seja transversal?

A Percussão trabalhada por Latinos influenciou a Música nos EUA e Inglaterra tal como as pesadas linhas de Baixo que o Dub nos entrega. Ainda o Rock era algo muito primário, os Blues e o Jazz já tinham Latinos a tocar e a expandir horizontes. Quando se escuta um álbum como Construção, quando num exercício imaginário de partilha se coloca uma lista na frente de outra pessoa, como se chega a um largo horizonte sem este tipo de presença?

Para não focar numa obra apenas, volto a conversa para os Can e o Rock nos seus sub-géneros mais actuais - o Alexandre não conhece bem os Can, o que o leva a dizer coisas IMInentemente estranhas. Laughing


A melhor definição que eu sei dizer de Post-Rock, por já ter referido este sub-género, é assim: Música criada a partir de uma formação nuclear com instrumentos de base Rock (bateria, guitarra, baixo, teclados) onde é possível a extensão dos códigos até ao limite, a cada instrumento (voz inclusive) é dada a possibilidade de debitar toda a energia até se fundir com o silêncio.

Assim sendo, escute-se https://www.youtube.com/watch?v=4Up6Mw5SxJM
Aumgn dos Can é de 1971, não é estranho ouvir Músicos de hoje referir bandas do passado, mas essa faixa envelheceu mal ou é hoje tão pertinente como o foi em 71?

Isso não é Música electrónica, a formação da banda é clássica (como disse na definição), mas ela abre-se ao limite para se explorar e comunicar.



O Manfred levanta duas questões que me tocam, uma que diz respeito ao Metal, a outra diz sobre o ser ou não Músico para se falar de influência de um álbum/banda.

Primeiro a questão do Metal.

O Metal não entrou na minha lista por pouco, mas se a lista fosse de 20 entraria. Desde logo entraria a banda que primeiro lançou os códigos que ainda hoje reconhecemos, os Black Sabbath. Escolheria estes por serem de facto os que melhor ultrapassam a barreira do tempo, por serem transversais em termos de influencia - Heavy Metal, Black, Death, Metal Progressivo, Trash, Doom, Stoner, ... os Black Sabbath estão como marca de água por todo o lado. Depois colocaria um álbum que creio ser um dos expoentes máximos do género, Opeth - Blackwater Park.

A escolha de King Crimson, para mim, vai ao encontro desta conversa. O álbum de estreia da banda não nasceu para ser "rock progressivo", ele nasceu por necessidade dos Músicos explorarem o que sabiam e queriam passar. Há Metal sem Rock Progressivo? Os Black Sabbath são "filhos" de que cultura Rock? Creio que a partir de King Crimson é possível traçar toda a linha até aos dias de hoje.

A razão de ter colocado os Beatles também se prende com isto que venho de explicar, não escolhi o primeiro álbum da banda, talvez nem o mais influente, mas para mim é o mais completo. Haveria a abertura do Blues Rock para o Psicadélico sem os Beatles andarem por ali?
Depois muitos foram, na minha opinião, mais exploradores, capazes e criativos, mas conseguiram marcar tanto como os Beatles?
Escute-se o álbum de estreia de Os Mutantes (Brasil), logo se perceberá que estamos perante uma obra incrível, que não deve nada à minha escolha dos Beatles, mas não foi capaz de tocar tantos.


Eu imaginei a lista como um tópico de conversa, da qual poderia partir para este tipo de conversa, onde me sinto mais como espectador e em processo de aprendizagem. Smile


A segunda questão do Manfred: não creio que seja necessário ser Músico para se aferir da pertinência e capacidade de influência de um álbum/banda, muitas vezes isso é declarado. O Mikael Åkerfeldt, vocalista e líder dos Opeth, revela até pela sua carreira que bandas o influenciaram. Hoje os Opeth estão mais perto do Progressivo dos 70's do que do Metal Progressivo de álbuns seus do passado.

Sorry Manfred, do my lack of time i wrote in Portuguese.
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 17:23

José Miguel escreveu:
Sorry Manfred, do my lack of time i wrote in Portuguese.

That's perfectly fine, of course! And I like what you wrote...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptySeg Nov 09 2020, 23:16

José Miguel escreveu:
... Eu não consigo acompanhar o Paulo na ideia que deixei presente, por mais que me esforce a pensar o Rock como originário de uma Cultura, eu não o compreendo como algo que dadas as listas apresentadas me aparece como estanque ao mundo exterior. Quer dizer, o Rock anglo-saxónico influencia tudo e todos, mas não tem mancha de pecado, não recebeu nada de fora que seja transversal? ...

José, concentro-me sobre esta parte da tua intervenção pois creio que leste mal as minhas intervenções ... ou sou eu que expliquei-me mal como de habito Wink

Em primeiro, nunca disse que o rock anglo-saxônico vivia em circuito fechado e não recebia influências ... hoje mesmo escrevi que o Melody Nelson do Gainsbourg influenciou muito a pop britânica e ao mesmo tempo disse ao Manfred que todas as musicas estão conectadas entre elas ... o que me pareçe ser uma evidência!

Dito isto, e admitindo perfeitamente as influências externas e sém nenhuma ambiguidade ... continuo na minha! Não conheço nenhum album externo ao mundo anglo-saxão que numa lista de dez (mesmo de 50) seja mais influente, impactante, resiliente e por extensão qualitativo do que os albums oriundos dessa cultura, e não é Construção ou os Can (conheço ambos bem) que me ferão mudar de opinião, portanto gostaria que assim fosse e respeito complétamente a tua escolha, como as dos outros! Isto é uma questão delicada pois não quero que o topico se torne numa critica das escolhas de cada um ... é simplesmente a minha modesta opinião em relação a este assunto Wink

Não sei quém o Chico Buarque ou os Can influenciaram, ném sei o impacto deles fora das fronteiras (em frança é fraco), mas a qualidade posso apreciar ... ao contràrio, posso muito bem explicar a influência de muitos(issimos) grupos anglo-saxões no mundo. Essa cultura catalisou a produção e criou uma hegemonia, pareçe-me ser uma evidência, mesmo se tal chateia! Não digo que tudo o que é bom vém deles, longe de là, mas numa lista de 10 (ou mesmo de 50) os louros são para eles nmho, tal é para mim uma evidência...

Para a minha lista parti de 50 albums, todos anglo-saxões, e acabei com dez ... isto mostra a minha honestidade intelectual no que digo. Nos limites do meu horizonte pessoal, e neste estilo de musica, não vejo nenhuma obra oriunda do exterior do mundo anglo-saxão que pessoalmente possa gabar e meter em destaque numa lista curta ... mas estou receptivo à contradição e disposto a aprender!!!...

Quanto ao post-rock, sabes muito bem que o termo é criticado desde algum tempo pois não corresponde à realidade factual! Quando o critico Simon Reynolds criou essa gaveta era para "arrumar" o Hex dos Bark Psychosis e na sua ideia o post-rock era: a utilisação da instrumentação tradicional do rock para fazer uma musica que se afastava ritmicamente, harmonicamente e melodicamente desse universo o que vai bem com o Hex! Mas, hoje considerar como do post grupos como Mogwai, Tortoise, Rachel's, Silo ou GY!BE que são tão diferentes é ridiculo e o termo està complétamente ultrapassado, a gaveta està rota...

De novo e dito isto, o post-rock alimenta-se de tudo como qualquer estilo ... mas não são os Can mais do que o Glass ou o Reich, ném nenhum outro artista ou movimento que lhes dà a comer! Consoante o grupo eles vão cristalisar as influências na sua musica, vão digerir e acabar por fazer a historia deles, como qualquer outro grupo! A electronica està presente no Achtung Baby antes de estar presente no Hex, e jà estava presente nos Coil ... o post não inventou nada, mas cristalisou tudo muito bem, por isso não puz nenhum grupo de post. Entre a capacidade a criar e ao mesmo tempo a cristalisar as influências externas os anglo-saxões são potentes e isso vê-se nas obras, é por isso que digo que no mais alto nivel eles são fortes e inultrapassàveis nmho Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 10:49

Venho de encontrar uma lista feita por uma revista de Berlim em 1999 antes de terem falido, é a revista Spex! Achei a lista deles pertinente e estranha ao mesmo tempo, comparada com a da Rolling Stone. deixo-a aqui assim cada um pode fazer a sua ideia. A escolha dos albuns aparentemente foi baseada consoante a reputação, qualidade no estilo, influência, criação de um estilo e etc...

The 100 albums of the XX Century!...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 12:14

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Eu não consigo acompanhar o Paulo na ideia que deixei presente, por mais que me esforce a pensar o Rock como originário de uma Cultura, eu não o compreendo como algo que dadas as listas apresentadas me aparece como estanque ao mundo exterior. Quer dizer, o Rock anglo-saxónico influencia tudo e todos, mas não tem mancha de pecado, não recebeu nada de fora que seja transversal? ...

José, concentro-me sobre esta parte da tua intervenção pois creio que leste mal as minhas intervenções ... ou sou eu que expliquei-me mal como de habito Wink

(...)

Para não me alongar muito, Paulo permita-me dizer-lhe isto com toda a honestidade: nem eu li mal nem o Paulo se expressou mal.

O que disse para mim foi claro, daí o meu cuidado a responder e, tão ou mais importante, afirmar que a minha intervenção não o visava. Eu leio tudo com cuidado, pode acreditar.

Na minha intervenção respondi às questões do Manfred com a mesma abertura que respondi ao que o Paulo disse (a premissa da preponderância anglo-saxónica eu não a nego, olhe para a minha lista e perceberá de onde é a maioria das escolhas, contudo não a consigo pensar como única premissa). Coloquei-me no centro com a lista e escolhas que fiz, não questionei escolhas dos outros - falamos de Chico Buarque e Can. A partir do que pensei para a formular a Lista deixei algumas ideias soltas, não sou historiador de nada, muito menos de Música. Posso estar enganado e acredito numa coisa: aprenderei falando, colocando as minhas ideias perante a possibilidade de contraditório.

Compreendendo o que diz, mais uma vez, seguirei atento deste lado, espero que mais listas apareçam.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 12:51

José Miguel escreveu:
... O que disse para mim foi claro, daí o meu cuidado a responder e, tão ou mais importante, afirmar que a minha intervenção não o visava. Eu leio tudo com cuidado, pode acreditar. (...)
Compreendendo o que diz, mais uma vez, seguirei atento deste lado, espero que mais listas apareçam.

Mas então rapaz não te aborreças, cool, estamos sò a discutir, e de musica, são boas discussões Cool . Não sei se outras listas vão apareçer, espero que sim, mas esta lista alemã da Spex que eu puz (està o Construção dentro) pareçe-me interessante e pertinente em comparação com a da Rolling Stone. Estranhei simplesmente a presença de alguns albuns de jazz e algumas escolhas que me pareçem ... inesperadas! Mereçe atenção nmho Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 13:12

Eu lá me ia aborrecer de estarmos a falar de Música!?! Não, não mesmo! Wink Sem Ela eu lá queria tralha a ocupar a nossa sala!?

Eu é que solto logo as palavras, repare que mal o Paulo lançou o desafio eu lancei perguntas... a primeira das quais foi: Podemos questionar esta lista? (referindo-me à da Rolling Stone de 2003 que partilhei).

Compreendo, contudo, que as minhas dúvidas possam parecer um questionar das listas alheias, mas não é. A minha lista comunica com o desafio lançado e listas da Rolling Stone antes de outra coisa, sabendo bem que mais uma vez o Paulo tem razão numa coisa que diz: o mundo anglo-saxónico tem uma capacidade ímpar de reunir e cristalizar conceitos, os tornar um "pacote" extremamente apelativo.

O meu problema é que eu não gosto de coisas cristalizadas, nem fruta é excepção. Laughing


Eu gosto deste tipo de conversas pois levam-me a conhecer melhor o universo que é a Música, mesmo aqueles géneros, bandas, álbuns para os quais já olhei de lado ou preferi ignorar no passado. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 13:40

José Miguel escreveu:
... o mundo anglo-saxónico tem uma capacidade ímpar de reunir e cristalizar conceitos, os tornar um "pacote" extremamente apelativo.

O meu problema é que eu não gosto de coisas cristalizadas, nem fruta é excepção. Laughing ...

Quando se vê a quantidade de paises que téem o inglês como lingua oficial e a quantidade de locutores dessa lingua ... isso jà os ajuda! Ao mesmo tempo, como foi dito num outro topico, os anglo-saxões téem a capacidade de tornar muita coisa num "produto" apelativo: musica, roupa, vinho, comida, conçeitos e mesmo tradições...

Para mim, e acompanho-te nesse sentir, é a parte mais chata pois as hegemonias formam "impérios" que acabam por instalar o "mesmismo". Penso que a electronica pouco a pouco afasta-se dessa influência preponderante, a musica contemporânea também e mesmo o chamado jazz moderno ... sém falar do Rap que aqui em frança é muito escutado pelos jovens, mas é o Rap françês...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 17:30

Now, here is my list of (approximately) 10 Os dez melhores ... verdadeiramente? 936335
(In no particular order)

Yes - Close to the Edge
The title track is the most brilliant aural orgasmic ever captured in a song, lasting almost 19 minutes.

King Crimson - In the Court of the Crimson King
KC had to be on the list…

The Police - Regatta de Blanc
While the album is not throughout brilliant, but the world would be different without the minimalistic and perfect elegant style of music they created.

Madonna - Ray of Light
A Pop Diva (which I don’t like at all, usually) meets the electronic/trance/tecno world and together they create a very unique and beautiful masterpiece.

Leonard Cohen - Songs of Love and Hate
The master of poetry in Pop/Rock and one of the best singers who cannot sing….

Pink Floyd - Dark Side of the Moon

Fleetwood Mac - Rumours
One pearl of a song after the other, played with an almost provocative casualness and coolness, two chanteuses with golden voice - the perfect Pop-Rock album.

Jimi Hendrix - Electric Ladyland
He taught how to play Rock guitar….

The Doors - The Doors
The Doors are The Doors and cannot be questioned.

Neil Young - Harvest
Neil Young has to be on the list because his music is in the better moments not from this world. Instead of Harvest, I would be also happy with Rust never Sleeps or Weld.

Patti Smith - Horses
I rediscovered Patti Smith while thinking about this list and was impressed.

Queen - A night at the opera
Queen is a singularity in Rock and indispensable. And this album is so crazy and totally over the top in different directions, incredible even after 45 years.


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 17:56

mannitheear escreveu:
Now, here is my list of (approximately) 10 Os dez melhores ... verdadeiramente? 936335
(In no particular order)

(...)

cheers

Hi Man, thanks for your list and you know what?... Songs of love and hate was my 11° choice and Horses the 15°!!!

You've sent 12 as Ricardo ... but they are accepted Laughing. That Madonna album was made with a french producer of electronica (Mirways) and its really gorgeous, there's a lot of french touch in that album

Biz Man!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 18:36

Todas as listas não foram apresentadas mas podemos começar a fazer uma lista do AAP provisoria pelo cruzamento das propostas de todos ... vou actualizà-la à medida que as listas apareçam Wink

Albums:

In the Court of the Krimson King_King Crimson (4 votos)

Velvet Underground & Nico_Velvet Underground (4 votos)

The Dark side of the Moon_Pink Floyd (4 votos)

Songs of Love and Hate_Leonard Cohen (2 votos)

London Calling_The Clash (2 votos)

Electric Ladyland_Jimmy Hendrix (2 votos)

Grupos mais votados:

Velvet Underground (5 votos (4+1))

Pink Floyd (5 votos (4+1))

The Beatles (4 votos diferentes)

Rolling Stones (3 votos diferentes)

Joy Division (3 votos (2+1))

Radiohead (2 votos diferentes)

Isto é o resultado de oito listas pelo momento ...

Actualmente estamos assim, sém ordem definida ... isso serà para o fim Wink

Toca a mandar mais listas para fazer a lista dos dez do AAP cheers

PS: Se me enganei nas contas toca a corrigir Laughing ...


Última edição por TD124 em Qua Nov 11 2020, 12:39, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? EmptyTer Nov 10 2020, 18:38

One more list and one with a few albums that I “fight” with to understand and are great - objectively speaking.

Good contribution! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty
MensagemAssunto: Re: Os dez melhores ... verdadeiramente?   Os dez melhores ... verdadeiramente? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os dez melhores ... verdadeiramente?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Verdadeiramente revelador.
» Vinyl verdadeiramente analógico ou... remasterizado!
» Os melhores discos de sempre
» Os dez melhores giras
» Os 20 melhores álbuns de Kraut

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: