Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 TABULA RASA...

Ir para baixo 
+14
JPEREIRA
antpaubarcar
reirato
Ghost4u
TD124
Alexandre Vieira
Mário Franco
António José da Silva
EMCS
Denon DL-103R
Goansipife
João Henrique
mannitheear
Pierre
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP



Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 14:45

A coisa parece prometer..., mas conta lá mais coisas

O gira é feito de base por ti?

O que esteve por detrás deste projecto?

Que célula é aquela, afinal, pois parece ser a que ficou?

Em baixo vejo aquilo que parece ser um amplificador integrado. É verdade? Também é um projecto teu? Como é?

Enfim... Não quero parecer curioso. Quero mesmo ser cusca smedley
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 15:40

Goansipife escreveu:
O gira é feito de base por ti?

Sim!... o gira é baseado nas dimensões do antigo gira "Matiére" que eu construia na minha antiga marca nos anos 2005/2012 e que tinha um corpo alveolar cheio de areia. Neste gira, o corpo é rigido e sém areia mas alterna compositos modernos afim de dispersar as vibrações, sendo então naturalmente muito rigido e auto-amorteçedor ...

O que esteve por detrás deste projecto?

Foi um amigo que atravessa a mesma crise do que eu (simplicidade  Wink ) e que vendeu o seu gira Avid e pediu-me para lhe fazer algo de simples visualmente, epurado mas com grande desempenho. Como ando eu mesmo às voltas em busca do meu proximo gira que tém que soar como o Anti-Lenco mas sém o tamanho e complexidade ... então parti nesta direção afim de experimentar e se possivel, encontrar novos horizontes...


Que célula é aquela, afinal, pois parece ser a que ficou?

O corpo da célula ficou pelo momento e é o de uma Shelter 201 (Sumiko Pearl), mas experimentei vàrios diamantes de marcas diferentes e actualmente està com um Shure eliptico (foi um quebra cabeça a montar). Pareçe-me ser esta combinação o bom numero do loto musical neste caso ... e nas medidas com o osciloscopio também, então vai ficar assim pelo momento, até o meu amigo ouvir e decidir  Wink

Em baixo vejo aquilo que parece ser um amplificador integrado. É verdade? Também é um projecto teu? Como é?

Se falas do aparelho em madeira, não é um amplificador mas um préamplificador hybrido para três "ribbon" microfones! Trata-se de uma encomenda do museu de instrumentos das Las Palmas e é feito para gravar antigos cravos e pianosfortes franceses recentemente restaurados. Foi feito para arquivar o som (timbre) dos instrumentos historicos e permitir de criar uma biblioteca do timbre dos antigos instrumentos feitos em frança! Então nada a ver com um integrado se falas desse aparelho...

Enfim... Não quero parecer curioso. Quero mesmo ser cusca smedley

Não hà problema ... abraço  cheers  
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 18:41

Isso só não promete, como é, pelos vistos uma caso bem sério e bem pensado.

Muito Obrigado por teres a paciência de explicar-me o projecto. Ora aí está algo que seria muito interessante dar uma voltinha no Audio Vintage/PortugÁudio 2019.

Agora mais a sério, vê lá se consegues mesmo aparecer. Casa tens. O resto...

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 20:06

Depois da apresentação do novo gira-discos por palavras e imagens, o desafio lançado pelo Gonçalo merece a melhor resposta. Wink


Ainda estou longe de saber se poderei ir a Lisboa naqueles dias, mas a multiplicação de apresentações só valorizaria o evento.


Mais uma vez parabéns pela construção e evolução do sistema!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Fev 08 2019, 11:12

Goansipife escreveu:
... Agora mais a sério, vê lá se consegues mesmo aparecer. Casa tens. O resto...

Obrigado Gonçalo (e José Miguel)... vamos a ver como a coisa dà pelos meus lados! No entanto e apesar que por ai apareça, o gira não estarà comigo (este pelo menos) pois o proprietàrio jà anda a pedir por ele ... então sera ou serão outras coisas ... isso não faltarà !!!

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Fev 08 2019, 14:15

Prezado TD124,

Por termos tomado conhecimento que o gira-bolachas apreciado no capítulo estético não o acompanhará, traga os objectos de bibelot que lhe aprouver e registos discográficos nos formatos que considere oportuno.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:15

Ghost4u escreveu:
... Por termos tomado conhecimento que o gira-bolachas apreciado no capítulo estético não o acompanhará, traga os objectos de bibelot que lhe aprouver e registos discográficos nos formatos que considere oportuno. ...

O objecto (bibelot) que me devia acompanhar até ao Portugáudio é este na foto ... infelismente as coisas não correram como pensava em termos de disponibilidade. Trabalhei com afinco para acabar este gira rapidamente e teria sido um prazer de partilhar o meu novo gira pessoal com voçês todos! Estou muito satisfeito e enfim escuto vinilos com grande prazer e com o desempenho que procurava desde o meu Anti-Lenco...

Apesar da simplicidade aparente é um gira deveras complexo que incorpora muitas astucias e aspectos técnicos derivados dos outros giras que tenho feito nos ultimos 20 anos. O motor e prato são de um Thorens TD160 ... e tudo o resto é novo e original. O braço é um Audiomods modificado em vàrios aspectos. De uma certa maneira é o começo do novo sistema pois é o primeiro elemento que vai ficar. Pelo momento estou encantado ...
TABULA RASA... - Página 2 117

TABULA RASA... - Página 2 213
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:34

No tópico dedicado às fotografias macro já havia denunciado essa bela peça, mas agora podemos ver de forma completa.

Os nossos parabéns pela construção e pela capacidade de manter uma linha estética que é perfeitamente identificável, ao mesmo tempo que se afasta das linhas (industriais...) que hoje dão corpo às peças de audio.

Esse gira-discos e alguns dos amplificadores que já partilhou fariam uma excelente parelha (ainda no campo da estética), faltam umas colunas (além das "Cubos") e um DAC (!?!) para fechar um sistema.


Não vou entrar nas questões técnicas, apenas repito o elogio ao braço escolhido.


Parabéns!! Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:52

O gira é liiinnnnndooooo!

O braço parece-me contemplar uma estrutura e uma construção muito interessante. Contudo, e penso que preferes a minha sinceridade, não gosto do aspecto do tubo, origem Rega, todo esburacado como um queijo suíço.

Desculpa amigo. Mas, quanto a braços, sou mais conservador e clássico.

Do resto, e partindo do princípio daquilo que já ouvi teu e do sentido de som que me pareceu perceber, não tenho então dúvidas de que tocará maravilhosamente

Parabéns TABULA RASA... - Página 2 754215 TABULA RASA... - Página 2 754215

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Mar 13 2019, 09:41

José Miguel escreveu:
... Os nossos parabéns pela construção e pela capacidade de manter uma linha estética que é perfeitamente identificável, (...) apenas repito o elogio ao braço escolhido. ...

Goansipife escreveu:
O gira é liiinnnnndooooo! (...) não gosto do aspecto do tubo, origem Rega, todo esburacado como um queijo suíço. ...

Obrigado pelas vossas palavras que me tocam cheers No que diz respeito ao braço, ele não faz a unanimidade estéticamente ném aqui ... ném mesmo entre voçês como vejo Wink . Se o gira é visto como muito bonito pelas pessoas que o conheçem tanto homéns que mulheres, jà o braço é diferente pois hà os que adoram e os que detestam. Os buracos tipo queijo "emmental" são de origem do braço e não sou responsavel por eles ... contentei-me de mudar os rolamentos de origem por outros em ceramica e fazer algumas pequenas modificações nos detalhes mecanicos!!!...

Este gira que não possui nenhuma suspensão ném desacoplagem mecanica affraid , està a ultrapassar as minhas expectativas e enche-me de gozo auditivo. Toca a trabalhar sobre o phono que serà o proximo elo do sistema ...

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Mar 13 2019, 20:39

Prezado TD124,

Ao invés de aparência industrial, gosto de gira-bolachas em madeira, com aspecto simples. Felicito pela construção que, até ao momento, em nada defraudou as expectativas do seu construtor (quiçá, tenha superado).

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Mar 16 2019, 12:54

Ghost4u escreveu:
... Ao invés de aparência industrial, gosto de gira-bolachas em madeira, com aspecto simples. Felicito pela construção que, até ao momento, em nada defraudou as expectativas do seu construtor (quiçá, tenha superado). ...

Amigo Ghost, obrigado pelas suas palavras repletas de razão pois o objecto superou (supera) todas as espectativas que pude ter durante a sua criação. Teria sido uma honra para mim de mostrà-lo na vossa sala em sua companhia, do Fernando e do amigo Nafty … por isso tão apressadamente me lançei na sua construção. Mas, como diz o ditado americano "If you want to see God laugh, tell him your plans...", então resigno-me a dizer que sera para uma proxima, se Deus me fizer esse favor ...
TABULA RASA... - Página 2 118

O sistema que era minimalista torna-se com o tempo e com as variações de material ultra-minimalista! Tenho emprestado actualmente um phono da Project (muito correcto efectivamente) o que me motiva a fabricar o novo "traductor de vinilos" muito rapidamente. Apesar do aspecto extrêmamente idiossincrático do sistema, e por paradoxal que pareça, devo dizer que obtenho muito prazer com ele e além do esperado. Uma forma de natural que não exclui o desempenho é audivel por todos e cria o respeito. Cada vez mais sinto uma certa apreensão no que diz respeito à evolução do sistema … pois quero avançar sém perder o que tenho que me faz pensar à frase do Picasso "... toda uma vida para aprender a pintar como uma criança"! Aprecio a escuta descontraida, elegante e transparente que este sistema me proporciona !!!...
TABULA RASA... - Página 2 214

O gira encontrou um lugar preponderante em menos de uma semana e surpreende-me dia apos dia. Ao contrario do Garrard que criava uma atmosfera orgânica, sensual e envolvente este desvia a escuta para os lados da luz, da abertura. Paradoxalmente e tal era a intenção, as suas caracteristicas sonoras posicionam-o algures entre um DD e um Roda, apesar de ser um gira a correia! As sonoridades são ràpidas, ciseladas e diferenciadas sém excesso de definição o que preserva uma escuta liquida, coerente. A extração do ritmo é potente e cheia de "groove" fazendo pensar a um gira a roda, mas com um recorte perfeito e sém enfase no baixo-médio. O novo phono vai ter que integrar os elementos nécessarios à progressão sém desvio subjectivo … o desafio està lançado !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Mar 16 2019, 20:26

TD124 escreveu:
(...) o objecto superou (supera) todas as espectativas que pude ter durante a sua criação. Teria sido uma honra para mim de mostrà-lo na vossa sala em sua companhia, do Fernando e do amigo Nafty …

Na próxima edição, teremos o privilégio de o acolher, ficando o espaço FantasPina reservado para si e para o Nafty.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Abr 17 2019, 15:45

TD124 escreveu:
... O novo phono vai ter que integrar os elementos nécessarios à progressão sém desvio subjectivo … o desafio està lançado !!!...

Esta foi a ultima frase que escrevi e não podia imaginar nesse momento até que ponto a integração de um "novo phono" iria mudar a minha apreciação inicial. Ainda não tenho o meu phono definitivo mas fiz um que vai com o "penultimo" gira que fiz para um amigo e que aqui mostrei, é este:
TABULA RASA... - Página 2 Two10

No momento que fiz este aparelho acima tinham-me emprestado um phono que eu produzia na minha antiga marca. Como conheço-o bem e fabriquei-o durante quase 10 anos é fàcil de deduzir a sonoridade de um novo gira com ele … simplesmente porque estou habituado. Mas quando fiz o meu novo gira jà não tinha esse phono aqui em casa mas um Project também emprestado … ora o ultimo phono que fiz veio perturbar o equilibrio que me agradava tanto. O som tornou-se mais claro e quase com projeções nos altos médios e o grave demasiado seco, com rapidez mas falta de estructura. Esta escuta limpa e pouco eufonica perturbou-me um pouco mas compreendi a razão ràpidamente. Afim de não modificar o meu gira sém estar certo do problema, agarrei no gira da foto que ainda està aqui e no Garrard e puz ambos a tocar com o novo phono. Rapidamente compreendi que o phono não estava em causa, mas sim o meu gira-discos. Eu tinha escrito recentemente:
TD124 escreveu:
... Este gira que não possui nenhuma suspensão ném desacoplagem mecanica  affraid , està a ultrapassar as minhas expectativas e enche-me de gozo auditivo. Toca a trabalhar sobre o phono que serà o proximo elo do sistema ...

Compreendi que o problema estava exactamente nesta ausência total de desacoplagem, e no meu pecado de orgulho de não ter utilisado essa técnica. Se todos os giras desde os anos cinquenta possuém um sistema de decoplagem das vibrações … quem sou eu para pretender o contrario. Evitei o desacoplamento afim de obter rapidez e impacto nos atques de nota, mas o preço a pagar é demasiado caro pois ganhei agressividade. Então este fim de semana decidi de desacoplar o motor e introduzir o sistema de amortecimento progressivo do eixo como jà tinha utilisado no passado. Podem ver pela foto estes dois elementos hoje … assim que o ultimo phono:
TABULA RASA... - Página 2 Phono_10

O som mudou evidentemente e actualmente tento encontrar um bom equilibrio ao nivel da elasticidade da desacoplagem. Apesar de ter perdido impacto, ganhei em dinamica o que é inexplicàvel pelo momento. Vou continuar a trabalhar e ver até aonde posso ir com isto … estou deveras perturbado pelo momento!!!...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Abr 17 2019, 17:32

Looking at the photos I'm surprised and delighted again how very nice, well and lovingly each small detail of your devices is made even the hidden ones which a normal user will never see! Despite I know this attitude yet very well from the anTiTon devices I own myself its always a pleasure to see more of it!

Biz Paulo!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 15:57

TABULA RASA... - Página 2 Sala11

O que estava simples e em vias de maior simplificação ... começa a seguir o caminho oposto e temo que continue. Recuperei um movel da AudioTools que tinha emprestado a um amigo e agora tenho um movel dedicado ao vinil ... ou para o amplificador consoante aquele que nele melhor funcionar. Pelo momento serve de trono ao Garrard mas não é por isso que ele soa como um Rei ... mas é melhor do que vê-lo andar pelo chão! Temia pelo facto de aproximar os moveis das colunas com a integração deste novo elemento que a imagem (palco) perdesse nitidez mas não foi o caso. Vou tentar fazer uma espécie de estante para a meter entre os pés do novo movel que servirà a arrumar os novos discos em fase de descoberta ... vai permitir também de arrumar alguns acessorios que andam por todo o lado e dão dores de cabeça à minha mulher ... mesmo se esta sala é minha e faço o que quero, respeito o equibrio mental da minha metade  Cool  
TABULA RASA... - Página 2 Sistem10

Recuperei o meu antigo Phono enquanto o novo anda de casa em casa o que me faz descer um degrau em dinâmica ... mas talvez ganhar em suavidade e delicadeza, o que é normal. O sistema sendo composto pelo momento de elementos muito rapidos e transparentes a escuta possui um equilibrio ascendente, talvez demasiado leve e luminoso. Neste caso é um paradoxo pois o novo phono é mais rapido e dinamico do que este o que deveria criar um som mais seco menos amplo ... ora que é o contrario que se produz, deveras estranho e tenho que averiguar! Isto levou-me a mudar a célula que era uma Stanton modificada ... mas pelo momento ainda não tenho exactamente o som pretendido e vou esperar até que a queima esteja feita. Apesar destas criticas globalmente o som é agradavel com uma frescura e abertura muito saudàveis em analogico ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 16:14

Caro Paulo,

Há uma célebre canção do Serge Lama - "Les P'tites Femmes de Pigalle" - onde, a certa altura a letra diz «j'suis cocu mais content«

Claro que não te vou comparar com a famosa letra da canção, mas usando o trocadilho, sempre digo:


«Tu es insatisfait mais content»

É o que se deduz desta tua renovação

Parabéns!!! TABULA RASA... - Página 2 754215


PS.: Sempre que estiveres insatisfeito, ou te queiras ver livre do Garrard, para não teres complicações com a 'cara metade', ele terá sempre um bom acolhimento, aqui, em Freiria TABULA RASA... - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 16:32

TD124 escreveu:

(...)
O sistema sendo composto pelo momento de elementos muito rapidos e transparentes a escuta possui um equilibrio ascendente, talvez demasiado leve e luminoso. Neste caso é um paradoxo pois o novo phono é mais rapido e dinamico do que este o que deveria criar um som mais seco menos amplo ... ora que é o contrario que se produz, deveras estranho e tenho que averiguar! Isto levou-me a mudar a célula que era uma Stanton modificada ... mas pelo momento ainda não tenho exactamente o som pretendido e vou esperar até que a queima esteja feita. Apesar destas criticas globalmente o som é agradavel com uma frescura e abertura muito saudàveis em analogico ...[/justify]

cheers
Eu hoje recebi uma masterclass que colocava muito bem o foco na reunião/equilíbrio do conjunto... visto daqui arrisco a sugestão: mude o mate do gira-discos. Só pode ser culpa dele. Smile


Já agora, para quando as colunas com os "velhos" drivers que andam por aí?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 16:50

Goansipife escreveu:
... «Tu es insatisfait mais content»

É o que se deduz desta tua renovação ...

Compreendo que seja o caso mas não é a realidade! A frustração vém de dois elementos:

1) O pouco tempo disponivel para me ocupar do meu sistema e fazê-lo evoluir. Em contrapartida os meus projectos professionais téem dado resultados deveras excitantes e entusiasmantes ... o que me conduz ao meu segundo problema.

2) Temo que o sistema và evoluir de novo em direção da complexidade e vou ter de novo uma data de caixas na sala de escuta. Isto incomoda-me pois sinto realmente uma necessidade de simplificação do sistema o que me conduz a escutar de uma maneira mais intima, com prazer. Vou ter que realisar compromissos ... sém comprometer a escuta, é mais fàcil a dizer que a fazer !!!

Voilà o(s) problema(s) cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 17:06

José Miguel escreveu:
... Eu hoje recebi uma masterclass que colocava muito bem o foco na reunião/equilíbrio do conjunto... visto daqui arrisco a sugestão: mude o mate do gira-discos. Só pode ser culpa dele. Smile

Já agora, para quando as colunas com os "velhos" drivers que andam por aí?

Eu li essa tua masterclass e ainda estou na ressaca devido à clarividência desse mestre Shocked. Quanto ao Mat não é culpa dele ... quando não se sabe dançar nunca é culpa dos tapetes no chão encore une masterclass. Cool

Este Mat é duplo e possui uma "cor" diferente de cada lado. Do lado feltro mais suave e envolvente e do lado do composito cortiça/borracha mais seco e rapido. Tenho ainda uns quantos diferentes que "dão outras cores" mas não experimentei pois um Mat nunca dà um bom resultado`ném é um remédio por si sò ... mas pode dar uma aconchegadela quando as coisas jà estão muito boas. È a cereja em cima do bolo ...

Gostaria de fazer as colunas definitivas jà com o amplificador feito, ou ao mesmo tempo !!!

Voilà cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Nov 08 2019, 17:24

TD124 escreveu:

2) Temo que o sistema và evoluir de novo em direção da complexidade e vou ter de novo uma data de caixas na sala de escuta.

This is what happens now in my system... Many many boxes in all shapes and sizes! But they seem to be necessary TABULA RASA... - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Nov 09 2019, 07:57

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:

2) Temo que o sistema và evoluir de novo em direção da complexidade e vou ter de novo uma data de caixas na sala de escuta.

This is what happens now in my system... Many many boxes in all shapes and sizes! But they seem to be necessary ...

Indeed they "seem/are" necessary when we search a very high result ... but sometimes with a bit of chance and a lot of work we can do it Simple & Terrific Laughing

Some boxes can be fitted in the same box ... without losses of any kind !!!

Biz Man cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Dez 25 2019, 16:59

Neste Natal "fiz-me" uma prenda afim de andar para a frente com o sistema. Como não tenho tempo ném para fazer o "grande" amplificador, ném tempo para fazer as "grandes" colunas e visto que serão necessario estes dois elementos juntos para que a coisa tenha logica ... decidi de puxar para a frente o sistema actual, mas puxà-lo mesmo a sério afim de ganhar um màximo de tempo ... mas, com Muita Boa Musica. No mês passado tinha-me oferecido um novo Dac (foi o meu aniversàrio  Cool ), mas este elemento sò mostrou os limites dos outros, então decidi que pelo Natal seria hora para um novo amplificador ...
TABULA RASA... - Página 2 121

Os novos Arno hibridos são excelentes amplificadores que com 20 Watts jà podem atacar um leque de colunas relativamente vasto. Vàrias pessoas utilizam este aparelho como sistema principal com colunas Kef, ProAc, Avantone e etc com excelentes resultados, então porque não me fazer um sob medida para as minhas colunas. Este é um concentrado de todas as astucias utilisadas desde hà vàrios anos nesta série de aparelhos e foi recheado com os melhores componentes que por aqui tinha. Pelos resultados subjectivos que me tinha apercebido no meu sistema, pareçeu-me que o Arno seria o aparelho que poderia criar a melhor cumplicidade com as minhas colunas. No mês passado tinha feito um Arno para a agência de um amigo arquitecto e a escuta aqui em casa tinha provado essa intuição ... e por demais, revelou a simbiose também perfeita com o novo Dac ...
TABULA RASA... - Página 2 P1080911

Passei então o dia a ouvir musica e apesar de o aparelho estar ainda em queima (sò o recebi hoje no sapatinho  Wink ) tudo pareçe se ter bem encaixado e fiz escutas de grande classe tanto em vinilo que com ficheiros. Pela primeira vez desde hà muito, tenho o sentimento que em vàrios parâmetros o sistema içou-se ao nivel dos do passado recente ... e ultrapassa-os mesmo noutros aspectos. Brinquei um pouquinho com a valvulasita e como tinha velhos stock's da URSS encontrei uma que me pareçe ser ouro sob azul no meu sistema. pelo momento não vou descrever as qualidaes subjectivas do sistema pois isto ainda vai evoluir um pouco, vai se afinar nas proximas horas de escuta, mas direi o que penso desde que esteja estabilisado. Voilà um bom Noël com um excelente jantar bem regado ontém, com uns quantos discos e garrafas no sapatinho ... e mesmo um novo sistema. Eis a imagem do sistema actualmente ...
TABULA RASA... - Página 2 310

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Dez 25 2019, 17:15

Feliz Natal o que começa bem regado e termina inspirado! Wink

Sempre pensei essas colunas (ou as próximas que dessas sairão) com um amplificador de baixa potência, capaz de se expressar de forma articulada e flexível - com leveza se consegue impacto.


Vá dando notícias, nós estaremos atentos. Smile Smile


edit: a caixinha do Arno merecia outro material, dizemos nós. rendeer rendeer
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Dez 25 2019, 20:57

Boas Festas Amigo santa rendeer

Parabéns pelo presente. Ou devo dizer pelo auto-presente? TABULA RASA... - Página 2 447836 TABULA RASA... - Página 2 933723

Já agora descreve lá o sistema a partir da última foto.

Falas no Arno (percebo que é o amplificador) como algo que já fazes "habitualmente" e como se nós, que te lemos, já tivéssemos familiarizados com ele. Mas..., eu não!

É por isso que gostaria que descrevesses essas obras que fazes com algum maior detalhe. Pode ser? TABULA RASA... - Página 2 22692

Abraço e Diverte-te o mais que puderes com as TUAS novidades

cheers
Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Dez 26 2019, 12:17

José Miguel escreveu:
... Sempre pensei essas colunas (ou as próximas que dessas sairão) com um amplificador de baixa potência, capaz de se expressar de forma articulada e flexível - com leveza se consegue impacto.
...
edit: a caixinha do Arno merecia outro material, dizemos nós. ...

Tornou-se num lema (quase um dogma) de reunir as colunas monovias com aparelhos de fraca potência e muito audiofilos pela construção, como sendo os companheiros ideais. Se o resultado é geralmente bom, justificando esse pensar, na realidade pouco tém a ver com a potência. Os aparelhos de fraca potência, sobretudo com triodos em SE, possuém qualidades unicas que se casam "geralmente" bem com essas colunas. Basta analisar essas qualidades e reproduzi-las num aparelho mais potente para obter esses mesmos resultados ... mas com mais dinâmica e abertura. Saber escutar é o começo de tudo no audio ...

Como vão ver pela resposta que dou ao Gonçalo, um Arno noutra caixa não seria um Arno mas outra coisa, ora eu queria um Arno  Wink

Goansipife escreveu:
... Já agora descreve lá o sistema a partir da última foto.

Falas no Arno (percebo que é o amplificador) como algo que já fazes "habitualmente" e como se nós, que te lemos, já tivéssemos familiarizados com ele. Mas..., eu não!

É por isso que gostaria que descrevesses essas obras que fazes com algum maior detalhe. Pode ser? ...

TABULA RASA... - Página 2 Arno_a10

A historia dos Arno começou à nove anos atràs quando fiz o N°1 para o aniversario dos três anos do meu filho que conheçes e lhe dei o seu nome. Queria fazer um aparelho audiofilo mas com aparência de brinquedo e adaptado às mãos de uma criança com botões grandes, com vàlvulas que não queimem e podendo levar pontapés sém avariar! Utilisei uma caixa industrial em liga de aluminio e recheei a coisa com as melhores ideias e componentes que tinha, num espirito de sintese e de minimalismo ...

Vàrios anos depois uma amiga vê esse aparelho no quarto do Arno e fica apaixonada. Pede-me para que lhe faça um e digo não pois o Arno é unico mas ela insiste e pede-me para o fazer estéticamente diferente ... com a mesma resposta no fim. Com a sua insistência acabei por açeitar mas dizendo-lhe que a caixa seria a mesma mas o circuito seria diferente e a estética também. Assim nasceu o Arno N°2 ...

Uma outra amiga vê o Arno N°2 jà na sua nova casa e o fenomeno reproduziu-se ... ficou complétamente seduzida pelo "brinquedo". Apòs o seu pedido digo-lhe exactamente a mesma coisa e o seu é feito na mesma caixa mas com um circuito ainda diferente ... serà o ultimo Arno puro valvulado. Ela casou-o com colunas monovias e assim nasceu o N°3 ...

Um amigo arquitecto e grande melomano descobre o Arno N°1 e fica rendido apòs uma escuta com auscultadores. Ele que nunca se tinha interessado à hifi encomenda-me um mas de grande potência afim de fazer o seu sistema à volta. Este aparelho é o inicio dos Arno hibridos e mais potentes tendo um Dac integrado como o N°2 e 3. O meu amigo comprou um par de ProAc Anniversary e hoje o Arno N°4 vive com um Thorens TD124 e um par de Anniversary e é um amplificador feliz, o seu proprietario também ...

O meu amigo Pat (o sistema na cave) fala a uma amiga dos aparelhos Arno e esta cria uma grande curiosidade pelos aparelhos. Apòs encontro ela decide de comprar um par de LS3.5a e dà-me liberdade total para fazer o Arno ideal para se casar com essas colunas. Foi um grande desafio de conseguir a sintese de todos os outros nesse aparelho, mas o resultado foi uma verdadeira filigrana acustica. O aparelho tornou-se epurado visualmente mas radical, num puro espirito audiofilo. Este Arno N°5 deveria ter sido o ultimo e o "apogeu" pois assim eu o tinha decidido ...

Entretanto, o meu amigo arquitecto gaba-se tanto do seu sistema que os amigos começam a ouvir e o aparelho faz sensação tanto pela estética "crua" que pelo som ... ao qual se junta o aspecto unico, pois não hà dois iguais. Os pedidos aumentam sempre com um Não no fim e pouco a pouco os Arno tornam-se nos aparelhos mais elitistas que faço ... muito pedido e muito pouca fabricação! Penso que o meu é o décimo e os outros quatro estão na casa de amigos intimos, jà equipados com material meu e casados com produtos que por vezes custam o décimo dele. O suprasumo sendo um amigo que o utilisa como sistema principal com um leitor CD Audioaéro reference e um par de ProAc Signature 8 ... ora que ele possuia um grande, grande sistema !!! Voilà a historia dos Arno ...
TABULA RASA... - Página 2 31010

Quanto ao sistema como està actualmente pouco mudou concrétamente ... fora o som  bounce

1_Gira discos
2_Phono Etsens
3_Arno "O meu"
4_Streamer
5_Novo Dac hibrido
6_Dac Enigma do amigo Manfred

Abraço e Boas Festas para ti e para a familia cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Dez 26 2019, 13:06

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Sempre pensei essas colunas (ou as próximas que dessas sairão) com um amplificador de baixa potência, capaz de se expressar de forma articulada e flexível - com leveza se consegue impacto.
...
edit: a caixinha do Arno merecia outro material, dizemos nós. ...

Tornou-se num lema (quase um dogma) de reunir as colunas monovias com aparelhos de fraca potência e muito audiofilos pela construção, como sendo os companheiros ideais. Se o resultado é geralmente bom, justificando esse pensar, na realidade pouco tém a ver com a potência. Os aparelhos de fraca potência, sobretudo com triodos em SE, possuém qualidades unicas que se casam "geralmente" bem com essas colunas. Basta analisar essas qualidades e reproduzi-las num aparelho mais potente para obter esses mesmos resultados ... mas com mais dinâmica e abertura. Saber escutar é o começo de tudo no audio ...

Como vão ver pela resposta que dou ao Gonçalo, um Arno noutra caixa não seria um Arno mas outra coisa, ora eu queria um Arno  Wink

(...)
Compreendido!! Wink

Creio que já tinha partilhado a história à volta desses amplificadores e nós já tínhamos comentado como ficam bem - o tamanho torna-os peculiares na presença, espevitam a imaginação (os olhos também comem e foi ao "ver" que a sua amiga deu o pontapé de partida para a aventura).

Como são todos diferentes e esse é para um adulto de mãos habilidosas, deixamos a sugestão da caixa. Wink (o lado industrial fica bem e ao vivo deve funcionar ainda melhor)


Deixei a negrito a frase mais importante, porque concentra nela o ponto de partida. De facto foi pelo hábito que comentei, projectando até características típicas de um tipo de peça.

Para quem o tem, o engenho abre mais caminhos, para quem não o tem, a curiosidade pode ajudar - estamos sempre prontos para deixar cair os preconceitos. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Dez 26 2019, 13:54

José Miguel escreveu:
... Como são todos diferentes e esse é para um adulto de mãos habilidosas, deixamos a sugestão da caixa. Wink (o lado industrial fica bem e ao vivo deve funcionar ainda melhor)

Deixei a negrito a frase mais importante, porque concentra nela o ponto de partida. De facto foi pelo hábito que comentei, projectando até características típicas de um tipo de peça.

Para quem o tem, o engenho abre mais caminhos, para quem não o tem, a curiosidade pode ajudar - estamos sempre prontos para deixar cair os preconceitos. Wink

A sugestão da caixa foi interessante ... pois desde ontém que ando a pensar como fazer um Arno em madeira (mesmas dimensões externas) que seria um bom epilogo a esta historia e que de certeza vai soar melhor, seria esse o "ultimo" Cool

A escuta é o começo e o fim de tudo no audio! Dela parte a paixão, por ela vamos decidir de evoluir e é ela que destroi todos os preconçeitos. Hoje com o Arno, e apesar da simplicidade tenho um resultado superior (falarei mais tarde) ao que tinha com as Reference 8 Sign com o amplificador Agora. Tenho que andar vàrios anos para tràs até encontrar um sistema globalmente tão coeso e musical quanto este ... mas com um preço muitissimo superior !!!

A avantagem dos exercicios de estilo (como os Arno) é de me obrigar pela falta de espaço a me concentrar sobre o essencial, a não me perder em "desvios" técnicos ou audiofilos. Numa grande caixa hà sempre a tentação de meter mais componentes, ou maiores ... sém que o resultado esteja em perfeita adequação com os meios. Com estes pequenos aparelhos o lema é pragmatismo, eficiência e resultado ... então a quantidade é calculada ao mais justo e as técnicas a utilisar também. E de repente o resultado também é justo ...

Os Arno fizeram cair os meus "ultimos preconçeitos" e são os aparelhos com os quais mais aprendi ... sobretudo sobre mim  Wink

São eles a razão que eu utilise como lema aqui no AAP a frase do Antoine de Saint-Exupéry sobre a perfeição !...

Os meus aparelhos actuais obedeçem ao que aprendi com os Arno, mesmo quando são mais ambiciosos ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Dez 26 2019, 22:31

Paulo

Excelência de história sobre o Arno TABULA RASA... - Página 2 754215 Estou mortinho para arranjar oportunidade para te visitar e ouvir o Arno.

Agora sim, estou a ligar os nomes TABULA RASA... - Página 2 317942

Esteticamente atraem-me muito. Lembras dos Naim com formato de caixa de sapatos, certamente (!?). Pois essa forma de caixa sempre me atraiu TABULA RASA... - Página 2 491368

Si vous plaît, entrez 2020 avec les deux pieds et nous vous attendons dans le PortugÁudio / Áudio Vintage
Abraço

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 12:21

Goansipife escreveu:
...Excelência de história sobre o Arno TABULA RASA... - Página 2 754215 Estou mortinho para arranjar oportunidade para te visitar e ouvir o Arno. ...

È sò arranjarem um momento e avisar ... nòs estamos por aqui, fora uma semana em Fevereiro aonde vamos a Praga. Antes de passar à analise subjectiva do sistema com a chegada do Arno deixo algumas indicações sobre a sala pois é importante ... não é fundamental, mas participa no resultado final!
TABULA RASA... - Página 2 Sala12

A sala não é grande pois faz mais ou menos 17m² (4.5m x 3.8m) e é aberta sobre uma face pois é uma mezzanine. O tecto é inclinado pois segue a linha do telhado e nenhum tratamento acustico foi efectuado. Um tapete oriental fino no chão filtra um pouco as reflexões do solo em madeira. A sala é "neutra" o que se sente em batendo palmas pois nenhuma reflexão ou eco apareçe. A imagem é muito boa apesar da dissimetria entre a coluna esquerda e direita pela ausência de parede, isto sendo vàlido mesmo com colunas de grandes dimensões como as ProAc D80 que tinha antes. A orientação das colunas em direção do sitio de escuta é fundamental em salas deste tipo e varia consoante a directividade das colunas. Actualmente estas estão ligeiramente inclinadas para o centro e de maneira simetrica entre as duas. Como as janelas são de pequenas dimensões não existe muitas reflexões nos agudos mas a presença de "muito ar" pois a sala é aberta permite pressões acusticas elevadas (consoante as colunas) sém reverberações exageradas. Para resumir, trata-se de uma sala atípica mas relativamente equilibrada e sém grandes problemas ... mais adaptada a colunas pequenas e médias do que a grandes pelo tamanho.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 13:08

Bela partilha Paulo, a sala enquanto parte do sistema (ela conta, eu já referi algumas vezes que notamos bastante esta mudança) também merece ser mostrada. Wink

A sua parece estar a ser usada quase por completo, talvez para formar um triângulo eficiente entre as colunas e o ponto de escuta. Por curiosidade fui espreitar as Proac D80 (não me recordava bem delas) e logo me surgiu a dúvida que acaba por ser respondida por si.



Paulo, permita-me a pergunta: as suas colunas, uns bons centímetros (1 metro!?!) para a frente não criam melhor imagem, sensação de profundidade e impacto (não quero dizer mais graves, mas aquela sensação física até em volume baixo)?


Bem sei que testou as colunas e posição, quero é perceber como funcionam. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 14:19

José Miguel escreveu:
...Paulo, permita-me a pergunta: as suas colunas, uns bons centímetros (1 metro!?!) para a frente não criam melhor imagem, sensação de profundidade e impacto (não quero dizer mais graves, mas aquela sensação física até em volume baixo)?

Bem sei que testou as colunas e posição, quero é perceber como funcionam. Smile
TABULA RASA... - Página 2 Sala12

Olà José, efectivamente fiz vàrias experiências ... não somente com estas colunas, mas com todas as que passaram por esta sala como é obvio. As ProAc Ref 8 Sign estavam mais avançadas pois os tubos do Bass-Reflex eram traseiros e a distância em relação à parede é critica nestes casos. As ProAc D80 estavam ainda ligeiramente mais avançadas sobretudo por causa do palco, mas estas estão a 20/25cm da parede traseira sém interferência ném na imagem, ném na reprodução dinamica. cada coluna é singular nesse aspecto e dai a necessidade de experimentar configurações diferentes ...

Ao contràrio do que se pensa, as reflexões da parede por detràs do auditor são mais perversas do que as da parede traseira das colunas. Quando escuto avanço a cadeira de 20-30cm e obtenho uma melhor profundidade, contorno de palco e coerência tonal. Quanto às sensações fisicas a baixo volume ... o papel do amplificador é muito mais importante do que a posição das colunas pela minha experiência.

PS: Se olhares bem para a segunda foto veràs que se seu avançar as colunas da esquerda de um metro (ou mesmo meio-metro) vão se aproximar do sofà japonês e para entrar na sala não vai ser pratico ... pois as escadas estão por detràs !!! Mas isto funciona bem como està pelo momento e estas colunas são muito pouco exigentes no posicionamento ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 15:46

Interessante a sala, Paulo TABULA RASA... - Página 2 491368 Deveras Interessante! TABULA RASA... - Página 2 447836 scratch

Tratando-se de uma mezzanine e sem as explicações que deste, eu diria à partida que só tinha por onde correr mal.

Há muitos anos tive um cliente que tinha e queria ter o sistema numa mezzanine de acesso a um género de espaço sótão (escritório / biblioteca / atelier), que significava a área da casa e à qual ele chamava o "seu território".

A área do espaço e a disposição, era muito idêntico ao que tens (tanto quanto me lembro), com uma única diferença. Sem tetos esconsos.

Mesmo encostadas à parede, como era típico nas colunas Naim, as SBL, não couberam. Foi um quebra cabeças TABULA RASA... - Página 2 317942

As únicas que ficaram com melhor compromisso, tem graça que foram umas Proac Tablette da época - 1994/5 - mas longe do meu total agrado. Contudo, cliente é king

Desde então fiquei com uma amizade particular às mezzanines TABULA RASA... - Página 2 933723

Abraço
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 16:33

TD124 escreveu:

TABULA RASA... - Página 2 Arno_a10

Each time the Arno topic appears I fall in love with them and want one...

TD124 escreveu:

TABULA RASA... - Página 2 31010

Quanto ao sistema como està actualmente pouco mudou concrétamente ... fora o som  bounce

6_Dac Enigma do amigo Manfred
Beautiful, isn't it? sunny

A friend here in Germany has his listening space in an open gallery of a wooden house, there are also no standing waves in the bass and no echoes without room treamtment, very nice!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 17:25

Analise da escuta do sistema:
TABULA RASA... - Página 2 Sis10

Dinamica:
Visto o diâmetro dos altifalantes (10/11cm) é natural que a dinâmica esteja comprimida, no entanto ela é superior à maioria das mini-monitoras e não é frustrante na maioria das escuitas. Evidentemente que uma sinfonia do Mahler ou do Chostakovitch vai aparecer com limitações de intensidade nos forte e com um volume muito inferior ao da realidade. A musica Electronica sofre também desta limitação mas menos que as obras de orquestra clàssicas. Em contrapartida as obras barrocas são retranscritas sém limitação dinamica aparente ...
Em analogico a percepção dinamica é a mesma que no digital ...

Rapidez: Neste ponto o comportamento do sistema é muito bom e é mesmo por isso que a frustração dinamica é menos ressentida. A escuta do Ketil Bjørnstad com o David Darling (piano e violoncelo) mostra a capacidade de aceleração nas notas de piano apesar das linhas de violoncelo graves. A escuta é aberta, arejada e nervosa quando a musica exige ... sempre com uma intenção melodica e sém projeção. A rapidez é identica em quase toda a banda o que participa a uma escuta coerente, muito expressiva e equilibrada ...
Em analogico o tempo é mais lento e pesado ... phono ???

Definição: Este parâmetro é deveras bom sém atingir uma ultra-definição. Paradoxalmente os micro-detalhes musicais são mais salientes do que os sonoros o que conduz a uma escuta discrétamente orgânica, quase carnal. Os micro-detalhes proximos do silêncio são mais ressentidos do que escutados o que é uma assinatura das colunas mono-vias bem conseguidas. Tinha duvidas neste aspecto e estou plenamente assegurado neste momento ...
Em analogico o nivel de definição é muito inferior ao esperado ... célula e phono ???

Transparência: Actualmente este é um dos pontos mais fortes do sistema. O equilibrio entre vàrias qualidades na reprodução permite à escuta de atingir um elevado nivel de lisibilidade, contraste e limpidez. As notas são perceptiveis desde o ataque até à extinção sém desnaturar as outras e sém modificação aparente, ném harmonica ném de altura ou tempo de cada uma. Um sentimento de distorção de intermodulação muito fraco permite a reprodução de momentos complexos sém interação aparente entre os instrumentos. Alto nivel aqui ...
Em analogico a escuta desce de vàrios degraus e a transparência é boa sém mais ... esperava melhor !!!

Palco: Estas colunas foram sempre boas neste ponto mas actualmente subiram um ou dois degraus. A imagem sonora, sempre entre as colunas e por detràs da parede alastra-se em três dimensões. os instrumentos apareçem ligeiramente mais alto do que esperado mas a posição na profundura e nos lados é milimétrica. O teste de olhar para as duas colunas passa como se elas não existissem ... estou deveras espantado e excitado !!!
Em analogico o palco não exige comentàrio particular ... aqui a coisa està como deveria estar!

Relevo: Pelo tamanho dos altifalantes é evidente que o palco, os musicos e as notas pareçem mais "leves" do que na realidade. No entanto não hà fenomeno de som diafano ném de escuta em suspensão e a densidade é credivel. O ligeiro toque orgânico dà mesmo a sensação de matéria, de peso nas notas dando o sentimento de escutar colunas mais grandes. A justeza da reprodução no baixo médio pode explicar esta sensação ...
Em analogico o relevo apareçe da mesma maneira ... sém comentario especial.

Banda: Como sempre com as "boas" monovias o respeito da lei dos 400000 é perfeita. Os agudos sém serem extensos e finos como os de um tweeter, possuém em contrapartido densidade e energia. O médio é perfeito e apoia-se num baixo-médio e grave de grande classe. Eu que sempre supuz que as colunas não tivessem suficientemente de graves (mau càlculo da linha) enganei-me complétamente. Descubro um grave relativamente baixo, ràpido, transparente e com um impacto inesperado. Uma banda relativamente larga, de qualidade e perfeitamente equilibrada entre os graves e agudos. Um muito fraco sentimento de perda na banda ...
Em analogico a escuta ao nivel da banda apareçe como um pouco mais curta mas é normal ...

Timbre: A riqueza harmonica é muito boa o que participa à veracidade dos timbres. Na musica barroca com instrumentos da época e as cordas em tripa de gato ... é audivel o timbre alto e luminoso da corda feita em tripa, sém nenhuma metalisação o que é raro. Os violinos de raça (Amati, Guarnieri, Stradivarius ...) apareçem com a energia rouca e vibrante que caracterisa o timbre destes instrumentos. O timbre entre um piano Fazioli e Steinway de concerto é fàcilmente distinguido ... o que não é sempre facil então tudo bem!
Em analogico os timbres apareçem desnaturados nos altos, quase brilhantes ... célula, afinagem ???

Linearidade: Este é geralmente o ponto fraco das colunas em monovia e aqui é uma das grandes qualidades. A adequação entre o amplificador e as colunas cria uma sensação de resposta linear em função da frequência. Nenhuma zona do espectro pareçe atenuada ou sublinhada e nas extremidades a atenuação é lisa e homogénea. mesmo nas notas impulsionais (piano) a escuta apareçe como muito linear sém efeito de priveligiar nenhuma nota do teclado. Este é um bom ponto que me surpreendeu muito ...
Em analogico não hà nada a sinalar de especial, escuta conforme ao esperado.

Coerência: Este ultimo ponto é sém duvida o mais forte. De todas as maneiras, se as colunas monovias ainda existém é porque neste ponto elas são imbativeis, são auscultadores! A passagem de uma zona do espectro a outra faz-se sém ruptura tonal, harmonica ou de rapidez ... as notas são sempre oriundas do mesmo instrumento e nunca perdem a sua identidade. As colunas ganham muito em coerência com o Arno e a parceria apareçe como evidente neste ponto. Aqui o resultado é de um nivel muito elevado ...
En analogico o sistema revela problemas tonais, de transparência e de rapidez ... vai ser necessario investigar !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 18:45

Bom Paulo,

Espetacular a tua descrição / análise. TABULA RASA... - Página 2 754215

Todavia, se percebi bem, arranjaste mais umas dorzinhas de cabeça, nomeadamente no campo das colunas e do analógico (gira).

Se neste, talvez com, pelo menos, um braço da WT e uma XX2 dvil, resolves. Nas colunas, pareceu-me que estas não acompanham bem o amplificador (???)

Mas irás chegar lá, certamente! TABULA RASA... - Página 2 491368 Em casa de ferreiro não pode haver espeto de pau Laughing bounce

Abraço

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 19:17

Gonçalo, olhe que as colunas parecem gostar muito deste (porque já estiveram ligadas ao "pequeno" original) Arno. Wink


O sistema que primeiro nos fez pensar tinha umas colunas semelhantes a essas... Consigo perceber algumas das coisas que o Paulo diz, na banda que passa elas a coerência está lá (nas que ouvimos). O palco, para pequenas formações (até de folclore Português, o senhor Carlos é Músico amador) materializava-se muito bem.


Para quando o uso dos drivers que por aí andam e fizeram nascer esta aventura?


Já agora, pensou construir umas colunas com uns drivers maiores, a série acima?
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 20:02

José Miguel,

Eu percebi a transcrição do Paulo, mas onde eu me quero meter com ele (melhor desafio-lo) é no campo do analógico. Por isso o diabinho.

Todas as colunas têm limitações "naturais" e estas, por essa excelente transcrição, deixam antever que conseguem ultrapassá-las, pese embora, aqui e acolá eu esteja convencido que o Paulo poderá "esticar" mais um pouco e ele tem, certamente, conhecimentos para isso.

cheers
Continuação de Boas Festas e um excelente 2020
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 20:43

O que o Paulo precisa mesmo, mas mesmo-mesmo é de um "Ar(pho)no". Twisted Evil

O gira-discos tem um belíssimo braço e a célula já deu provas (o AntiLenco anda por aí), por isso... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 21:51

José Miguel escreveu:
O que o Paulo precisa mesmo, mas mesmo-mesmo é de um "Ar(pho)no". Twisted Evil

(...)

Não concordo TABULA RASA... - Página 2 57537

O que o Paulo precisa mesmo, mesmo, mesmo... é uma nova AURA na área analógica

TABULA RASA... - Página 2 265963 TABULA RASA... - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 10:44

mannitheear escreveu:
...Each time the Arno topic appears I fall in love with them and want one...

If you listen this one it will be an emotional earthquake  bounce

TD124 escreveu:
... 6_Dac Enigma do amigo Manfred

Beautiful, isn't it? sunny

Yes, its really a beauty for true ... a friend here last week was jealous of your Dac  Wink

Goansipife escreveu:
...Todavia, se percebi bem, arranjaste mais umas dorzinhas de cabeça, nomeadamente no campo das colunas e do analógico (gira).

Não sei se são (ou serão  Rolling Eyes ) dores de cabeça pois ainda não me debruçei sobre a coisa ... mas é evidente que a parte analogica do sistema està muito abaixo do digital. Isto é o que dà de começar um sistema pelas colunas e fonte e juntar o amplificador sò no fim  Evil or Very Mad  ...

José Miguel escreveu:
...Para quando o uso dos drivers que por aí andam e fizeram nascer esta aventura?

Como expliquei, o objectivo de integrar o Arno no sistema era de obter um sistema equilibrado que me permitisse de ganhar tempo com muito prazer durante a escuta ... o objectivo està pela metade atingido. As colunas com um driver maior (e sobretudo muito superior) vão exigir um amplificador "ainda" mais ambicioso ... então como o amplificador que pensei é muito grande e complicado a realisar, vamos a ver consoante o tempo. Talvez o Arno permita de obter bons resultados com os drivers maiores mas pelo momento é prematuro de imaginar o resultado. Tenho que digerir bem o que se passa desde hà três dias atràs e depois logo vejo como vou prosseguir ...

Já agora, pensou construir umas colunas com uns drivers maiores, a série acima?

A grande maioria das colunas mono-via são feitas com altifalantes de 21cm que é a medida acima dos que vou utilisar no futuro e que são de 17cm. O problema é que os altifalantes de gama-compléta grandes, sobem menos nos agudos e descem melhor nos graves. Na maioria dos casos o resultado é orgânico, sensual e romântico o que não é a minha praia ... nada mesmo  Mad . Existém alguns altifalantes de 21cm capazes de subir nas altas frequências com classe e fineza como os Davis Acoustics 20DE8, mas custam 2300€ o par e no fim as colunas vão ser muito grandes. Jà tive algumas grandes colunas então quero ficar pelo razoàvel em tamanho ... e se fiz "Tabula Rasa" não é para re-fazer o que jà tinha no passado, mas ao contràrio ir para a frente Wink

José Miguel escreveu:
O que o Paulo precisa mesmo, mas mesmo-mesmo é de um "Ar(pho)no". Twisted Evil ...

Goansipife escreveu:
...O que o Paulo precisa mesmo, mesmo, mesmo... é uma nova AURA na área analógica ...

O que o Paulo precisa verdadeiramente ... é um sistema equilibrado, extremamente aberto e fiel que lhe dê a sensação de escutar auscultadores, ora que o som està na sala  Twisted Evil . Foi por isso que abandonei "integralmente" o meu antigo sistema e recomeçei a partir duma pagina branca. No dia de hoje estou contente pois começo a entrever o "possivel resultado" e sei que pode ser grandioso ... em certos pontos jà é excelente, mas com limitações evidentes. Pelo momento vou tentar compreender o que se passa dos lados do vinilo ... célula, phono, afinagens e depois vou passar um tempo a degustar isto, porque é muita bom, logo verei o caminho a seguir apòs ter digerido isto pois esse caminho vai aparecer como uma evidência ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 10:55

Goansipife escreveu:

Eu percebi a transcrição do Paulo, mas onde eu me quero meter com ele (melhor desafio-lo) é no campo do analógico. Por isso o diabinho.
Years ago Paulo created the analogue solution called Anti-Lenco. It delights me l like on the first day and I heard it yet side-by-side with a "big" DAC created by him and both sources were absolutely on par!

So I think the goal is here to develop the "simplicity" approach until it is on the same level as the Anti-Lenco.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 10:56

Quem fala assim não é gago!!! TABULA RASA... - Página 2 22692


Apesar das perguntas e uma ou outra tentativa de sugestão, a verdade é que gosto do que está a fazer. Com certeza irá encontrar como seguir em frente, até porque essa configuração já o fez esquecer a escuta crítica e lhe permitiu navegar ao som da Música. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 12:31

Prezados,

Através da narrativa do tópico, onde as palavras expressivas são seleccionadas, ficamos a conhecer os pontos cardeais da  forma de dar ouvidos à música por parte do autor. Trata-se de um guia na primeira pessoa, explicando como é possível construir um sistema que nas vicissitudes, conduz à forma prazenteira, sustentável e com sentido de ouvir registos discográficos.

Porque sou um mero observador nesta praça, felicito TD124!
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 12:34

mannitheear escreveu:

Years ago Paulo created the analogue solution called Anti-Lenco. It delights me l like on the first day and I heard it yet side-by-side with a "big" DAC created by him and both sources were absolutely on par!

So I think the goal is here to develop the "simplicity" approach until it is on the same level as the Anti-Lenco.

cheers
You're absolutely right, Dear friend. Paulo's already created an analogue solution with Anti-Lenco as well as I heard with Cesar's unity that I think it's very close what you got. But you know how the creative guys are. Ever unconformed. TABULA RASA... - Página 2 933723

Have a nice 2020
cheers
Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 17:02

TD124 escreveu:

If you listen this one it will be an emotional earthquake  bounce

Perhaps it would drive even my large columns reasonable well...for a while... TABULA RASA... - Página 2 447836

Goansipife escreveu:
[You're absolutely right, Dear friend. Paulo's already created an analogue solution with Anti-Lenco as well as I heard with Cesar's unity that I think it's very close what you got. But you know how the creative guys are. Ever unconformed. TABULA RASA... - Página 2 933723

Have a nice 2020
cheers
Gonçalo

If I remember well there are 3 1/2 Anti-Lenco’s and I think they sound quite similar.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 18:03

TABULA RASA... - Página 2 Luz10

José Miguel escreveu:
...Apesar das perguntas e uma ou outra tentativa de sugestão, a verdade é que gosto do que está a fazer. Com certeza irá encontrar como seguir em frente, até porque essa configuração já o fez esquecer a escuta crítica e lhe permitiu navegar ao som da Música. ...

Existe um velho adágio entre audiofilos por aqui que diz; amelhorar um sistema é estragar o que estava bom ... infelizmente ele é verdadeiro muitas vezes. O vinilo que era um dos pontos fortes do meu sistema antes da chegada do Arno é hoje o ponto mais fraco. Felismente, é um elo composto de elementos complétamente separados dos do digital, então vou poder afinà-lo sém modificar o que funciona bem hoje! A escuta analitica é um exercicio cruel e dificil (sobretudo em auto-anàlise) e que tém a particularidade austera de apresentar a realidade acustica de um sistema de uma maneira crua, sém rodeios. Trata-se de uma ferramenta que permite de "fotografar" as qualidades e defeitos de um sistema num momento exacto e de compreender as direções a tomar para corrigir as coisas, se possivel e consoante a direção escolhida. A leitura da "anàlise crua" dum sistema pode dar a impressão que tudo vai mal ou que a escuta é frustrante, sém que isso corresponda à realidade. Neste caso do meu sistema, a verdade é que a escuta é muito boa e mesmo excepcional ao nivel de alguns parâmetros ... em todos os casos tenho que recuar vàrios anos atràs na minha memoria para encontrar uma escuta aqui que seja globalmente do mesmo nivel. Deixo um exemplo de algo ressentido durante a escuta desta tarde ...


A escuta do sistema actualmente caracterisa-se por uma abertura, presença e lisibilidade extraordinarias ... é o que salta aos olhos (ouvidos) imediatamente. A escuta do Waltz for Debby do Bill Evans foi praticamente um caso de escola, tanto as similaridades com a escuta nos auscultadores é obvia. Desde as primeiras notas metalisantes do piano na direita (My Foolish Heart) seguidas directamente pelas vagas de modulação dos címbalos ritmicamente marcados pelo contrabaixo do Scott LaFaro na esquerda, sente-se que a atmosfera é "electrica" e descontraida no clube Village Vanguard ... a sensação de Live é total. Durante todo o "interplay" que se produz entre os três musicos a reprodução nunca é fosca, pesada ou intermodulada. Os ruidos de sala como as palavras entre espectadores são retranscritos com um recorte fino e justamente posicionados por detràs da musica. Durante os aplausos estes não soam como a chuva a cair no chão mas como palmas unissonas que apareçem e ressoam no espaço da sala até ao fundo atenuados pela distância, é muito visual. O contrabaixo do Scott LaFaro apareçe com amplitude e nitidez durante as harmonias ràpidas e os dialogos com o Bill Evans ... nunca hà empolamento do instrumento ném abrandamento do jogo. A bateria, que alterna a ritmica entre o jogo dos outros musicos, desliza no espaço (cimbalos) entre a esquerda e o centro do palco o que é um defeito de gravação (ou de mastering) conhecido deste album. A sensação de espontaneidade, de liberdade artistica e de cumplicidade entre os musicos é omnipresente e deixa a sensação evidente de presenciar um grande momento na historia do Jazz ...

PS: Esta escuta é globalmente superior aquela (do mesmo album) que impressionou o amigo Manfred quando me visitou pela primeira vez ... ora que nessa época o sistema era muito mais ambicioso e evidentemente muito mais caro. Hà coisas dificeis a explicar mas que são evidentes, esta é uma delas ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 18:13

Estava eu a ler sobre uns vinhos maturados na gruta Aven d' Orgnac e o Paulo aparece! drunken


Esta tarde andei a mexer na posição das colunas e há algo nesta configuração que me faz pensar - ainda não sei se para o bem ou para o mal, por isso vai ficar assim uns dias.

O Paulo tem feito o seu caminho e as partilhas que faz são importantes, continue pois vai-se fazendo luz. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 18:33

José Miguel escreveu:
Estava eu a ler sobre uns vinhos maturados na gruta Aven d' Orgnac e o Paulo aparece! drunken ...

Muito esforço para um resultado médio ... os vinhos da região Ardéche não são o melhor que por aqui se faz Rolling Eyes

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 18:40

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Estava eu a ler sobre uns vinhos maturados na gruta Aven d' Orgnac e o Paulo aparece! drunken  ...

Muito esforço para um resultado médio ... os vinhos da região Ardéche não são o melhor que por aqui se faz Rolling Eyes

cheers
Apanhei a referência e achei curiosa a utilização - a temperatura e humidade constantes são boas ferramentas.

Sem prova não há veredicto, por aqui vamos mesmo seguir com um mono-casta Touriga Nacional que trouxemos do Dão. É um vinho de 2011 e além de bom conta uma bela história de paixão e persistência.


Mas não vamos desviar o tópico! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyDom Dez 29 2019, 00:05

José Miguel escreveu:
...Apanhei a referência e achei curiosa a utilização - a temperatura e humidade constantes são boas ferramentas.

Sem prova não há veredicto ... Mas não vamos desviar o tópico! Wink

Uma boa afinagem não transforma um sistema constituido de maus elementos num bom sistema ... e um mau vinho bem maturado não se torna bom também. Aqui neste topico tudo isto não é fugir ao topico bem ao contràrio ... é a essência mesmo da ideia, da intenção original. Podes continuar a falar de vinho pois chegaremos ao mesmo lugar ... o bom é bom e o mau é mau Wink

Mas, tens complétamente razão, sém prova não hà veredicto 2cclzes

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
TABULA RASA...
Ir para o topo 
Página 2 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: