Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 TABULA RASA...

Ir para baixo 
+14
JPEREIRA
antpaubarcar
reirato
Ghost4u
TD124
Alexandre Vieira
Mário Franco
António José da Silva
EMCS
Denon DL-103R
Goansipife
João Henrique
mannitheear
Pierre
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyDom Dez 29 2019, 00:05

José Miguel escreveu:
...Apanhei a referência e achei curiosa a utilização - a temperatura e humidade constantes são boas ferramentas.

Sem prova não há veredicto ... Mas não vamos desviar o tópico! Wink

Uma boa afinagem não transforma um sistema constituido de maus elementos num bom sistema ... e um mau vinho bem maturado não se torna bom também. Aqui neste topico tudo isto não é fugir ao topico bem ao contràrio ... é a essência mesmo da ideia, da intenção original. Podes continuar a falar de vinho pois chegaremos ao mesmo lugar ... o bom é bom e o mau é mau Wink

Mas, tens complétamente razão, sém prova não hà veredicto 2cclzes

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySeg Dez 30 2019, 13:55

TD124 escreveu:


A escuta do sistema actualmente caracterisa-se por uma abertura, presença e lisibilidade extraordinarias ... é o que salta aos olhos (ouvidos) imediatamente. A escuta do Waltz for Debby do Bill Evans foi praticamente um caso de escola, tanto as similaridades com a escuta nos auscultadores é obvia. Desde as primeiras notas metalisantes do piano na direita (My Foolish Heart) seguidas directamente pelas vagas de modulação dos címbalos ritmicamente marcados pelo contrabaixo do Scott LaFaro na esquerda, sente-se que a atmosfera é "electrica" e descontraida no clube Village Vanguard ... a sensação de Live é total. Durante todo o "interplay" que se produz entre os três musicos a reprodução nunca é fosca, pesada ou intermodulada. Os ruidos de sala como as palavras entre espectadores são retranscritos com um recorte fino e justamente posicionados por detràs da musica. Durante os aplausos estes não soam como a chuva a cair no chão mas como palmas unissonas que apareçem e ressoam no espaço da sala até ao fundo atenuados pela distância, é muito visual. O contrabaixo do Scott LaFaro apareçe com amplitude e nitidez durante as harmonias ràpidas e os dialogos com o Bill Evans ... nunca hà empolamento do instrumento ném abrandamento do jogo. A bateria, que alterna a ritmica entre o jogo dos outros musicos, desliza no espaço (cimbalos) entre a esquerda e o centro do palco o que é um defeito de gravação (ou de mastering) conhecido deste album. A sensação de espontaneidade, de liberdade artistica e de cumplicidade entre os musicos é omnipresente e deixa a sensação evidente de presenciar um grande momento na historia do Jazz ...

PS: Esta escuta é globalmente superior aquela (do mesmo album) que impressionou o amigo Manfred quando me visitou pela primeira vez ... ora que nessa época o sistema era muito mais ambicioso e evidentemente muito mais caro. Hà coisas dificeis a explicar mas que são evidentes, esta é uma delas ...[/justify]

cheers

Ok I can imagine a bit how your actual system might sound now and it must be indeed a very refined system. The Waltz for Debby was even extraordinary (on vinyl) when I was in your house, I remember especially how well the music was separated from the audience noise but at the same time it was all one. Perhaps the bass line is now even more convincing and better integrated, despite (or even though???) the speakers are much smaller.
The similarity to a good can listening is always a good sign, because the can listening has (can have) a kind of purity and intimity which is hard to achieve with speakers.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyTer Dez 31 2019, 12:31

mannitheear escreveu:
(...) I remember especially how well the music was separated from the audience noise but at the same time it was all one. Perhaps the bass line is now even more convincing and better integrated, despite (or even though???) the speakers are much smaller. ...

The feeling of one trio, one piece and one public appears with a greater cohesion indeed ... the bass line aren't so clear. If the osmosis of the bass with the other frequencies and the natural are evident and better than in the past, the overall depht and impact suffer from the speakers diameter. Anyway for me is paradise despite the "natural flaws"...

Biz Man, and Happy New Year cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Jan 01 2020, 09:43

pas possible mon frère ... pas possible TABULA RASA... - Página 3 57537

Se queres naturalidade, queres também baixos coerentes e com o impacto que for encontrado na gravação. Não é verdade?

Penso que a coisa não esteja assim "tão feia" como a pintas, mas que ainda te sentes algo insatisfeito com o resultado alcançado, que certamente não é o final. Força nisso.

Fico, ansiosamente, à espera de ver como termina esta novela, mas tenho a certeza que o objetivo será alcançado

cheers
Bonne année
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Jan 01 2020, 12:38

Goansipife escreveu:
...Se queres naturalidade, queres também baixos coerentes e com o impacto que for encontrado na gravação. Não é verdade?

Penso que a coisa não esteja assim "tão feia" como a pintas, mas que ainda te sentes algo insatisfeito com o resultado alcançado, que certamente não é o final. Força nisso. ...

È sempre dificil de traduzir por palavras as sensações ressentidas durante a escuta. Actualmente e apesar que os defeitos não sejam enormes ou inaçeitàveis, eles existém obviamente. Esses defeitos são sobretudo ligados ao diâmetro muito pequeno dos altifalantes (10/11cm) que não podem ter ném o impacto ném descer nos graves como altifalantes de diâmetro superior. Vou modificar a minha anàlise em ponctuação e talvez a coisa se torne mais clara ... ou não Rolling Eyes

Dinamica (2.5), Rapidez (4), Definição (3.5), Transparência (4), Palco (4), Relevo (3), Banda (3), Timbre (3.5), Linearidade (3), Coerência (4.5)

Isto dà ao sistema uma totalidade de pontos de 35/50 que transformados em ponctuação dão 3.5/5!

O mesmo sistema, mas com colunas ProAc Ref8Sign tém a seguinte ponctuação:

Dinamica (3), Rapidez (4), Definição (4.5), Transparência (4.5), Palco (5), Relevo (3.5), Banda (3.5), Timbre (4.5), Linearidade (4.5), Coerência (4)

Isto dà ao sistema uma totalidade de pontos de 41/50 que transformados em ponctuação dão 4.1/5!

Por si isto mostra que um sistema està na zona entre correcto e bom e o outro jà vai entre bom e muito bom !!!...

No entanto prefiro a escuta de hoje ... apesar dos defeitos existentes, e é aqui que a coisa é interessante cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 12:08

Anàlise e compreensão dos problemas durante a leitura analogica ...

TABULA RASA... - Página 3 216

Esta manhã foi dedicada a compreender o que não estava bem com a escuta vinilo ... pensava que seria algo de ràpido e finalmente levou uma manhã para resolver a coisa, sendo eu o unico responsàvel. Coméçei por fazer uma escuta e "isolei" os parâmetros que não estavam bons durante a leitura. De seguida e com o mesmo disco fiz uma escuta com o Garrard o que me permitiu de eliminar o phono da equação ... o problema estava ou na célula ou no braço !...

Fiz uma medida de peso da célula ... tive pouca sorte pois as pilhas da balança estavam gastas e não consegui fazer uma medida correcta. Fiz então a medida à antiga com o "olhometro" o que não é pior, simplesmente mais longo! Encontrei o bom ponto para o VTF e depois com um disco sém espiras (liso) afinei o anti-skating. A escuta que seguiu esta afinação era melhor efectivamente ... mas continuava longe do ideal e dos padrões de uma boa escuta analogica.

Visto que a célula estava apòs esta verificação e afinagem eliminada da equação, sò podia ser o braço o responsàvel disto. Fiz un controle dos rolamentos, assegurei-me da ausência de folga nas articulações ném de barulhos mecanicos puxando com força o braço em todas as direções ... tudo estava ou parecia normal. Para descanso do espirito, pouso a célula a rodar na faixa circular de fim de disco e aproximo as orelhas de cada altifalante e encontro um pequeno barulho de fritura na coluna de esquerda. Fui controlar os conectores da célula e um do canal esquerdo tinha um pouco de folga ... apertei-os todos e aproveitei para limpar os contactos o que amelhorou substancialmente a escuta, mas o resultado global continuou insuficiente !...

Desapontado e "quase" desmoralisado pouso de novo a célula na ultima espira do disco (em rotação) e aumento o volume do amplificador ao maximo ... um ruido de massa era nitidamente audivel. Baixei lentamente o volume e verifiquei que o ruido aparecia no ultimo quarto da pista de volume, a um nivel que nunca escuto evidentemente ... isto era um fenomeno interessante. Verifico que o meu cabo de massa do cabo de phono esteja em condições e que as conexões estejam em bom estado, tal era o caso. Verifico com o multimetro que a conexão de massa và até ao chassis do phono e depois que ela và até ao braço ... não era o caso e vinha de encontrar o meu lobo!...

O meu braço tinha a conexão de massa que estava frouxa e que sò fazia contacto de maneira intermitente consoante a posição de leitura. Resolvi o caso e com um sorriso no fundo de mim voltei a escutar a coisa. Eureka ... encontrei a "minha escuta" dos vinilos tal qual estou habituado e aprecio ... não era grande coisa finalmente!

PS: Notei, que actualmente não possuo nenhum dos "meus" cabos no sistema pois os amigos quando véem levam sempre um para experimentar e nunca voltam ... vou ter que averiguar aonde andam. Actualmente tenho um cabo Piega (sombrissimo) entre o gira e o phono, um cabo Kimber (clarissimo) entre o phono e o amplificador e um Van Den Hul em carbono entre Dac e amplificador (neutrissimo  Smile ) ... o cumulo sendo o cabo digital entre o streamer e o Dac que é, um cabo video amarelo de Playstation !!! Não tenho os cabos que deveria e este ultimo toque vai permitir de lixar algumas pequenas arestas. Os cabos não fazem tudo, mas ajudam nos ultimos toques é verdade ...

Isto vai continuar mas actualmente jà està num bom caminho ... é um belo sistema que dà grande prazer !!!...
TABULA RASA... - Página 3 122
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 12:18

O Paulo não quer passar uma manhã em Espinho!?! Smile

Boa partilha!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 12:39

José Miguel escreveu:
O Paulo não quer passar uma manhã em Espinho!?! Smile ...

Tens problemas de leitura vinilo ... queres ajuda Question

Ou é sò pelo prazer de beber um copo e escutar um disco cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 12:45

Problemas não sei, mas tenho uma pulga atrás da orelha...

Pode ser coincidência (não sou dos que acredita muito em coincidências), mas a Ortofon perdoa pouco erros na prensagem, principalmente na parte final dos discos - últimas faixas.

Como não são todos, ainda estou a pensar...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 14:25

José Miguel escreveu:
Problemas não sei, mas tenho uma pulga atrás da orelha...

Geralmente, as pulgas atràs da orelha é uma boa coisa! Fora que serà necessario descobrir aonde o gato anda escondido, mas ele tém sempre o rabo de fora ... isso indica ao menos duas boas coisas:

1- Que o sistema està globalmente mais ou menos equilibrado e peca simplesmente por alguns elementos que perturbam a coerência geral...

2- Que as tuas orelhas detectam essa "incoerência" e que te fazem reagir ... é sinal que o ouvinte està bem  Wink


Pode ser coincidência (não sou dos que acredita muito em coincidências), mas a Ortofon perdoa pouco erros na prensagem, principalmente na parte final dos discos - últimas faixas.

Os desiquilibrios de leitura no final dos discos é comum ... mas pouco ou nada tém a ver com a prensagem pois o metodo de fabricação dos vinilos prensa tão bem (ou tão mal...) tanto a primeira faixa que a ultima. Mas o braço se não estiver correctamente montado e a célula perfeitamente alinhada vão sofrer da distorção angular de leitura que se manifesta sobretudo nas ultimas faixas de cada face do disco. O anti-skating mal ajustado pode piorar a coisa. È certo que uma célula mais transparente acentua esses defeitos ou desafinagens ... é o preço da transparência  Neutral

Como não são todos, ainda estou a pensar...

Se não são todos ... pode haver um outro fenomeno que se passe, mas não tenho elementos suficientes para poder ajudar silent
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 14:30

Olá Paulo e boas notícias TABULA RASA... - Página 3 754215

Existem pessoas que se orgulham muito quando têm razão. Eu, pelo contrário, detesto, a maioria das vezes, ter razão, porque vem sempre daí algo menos bom.

Neste caso tinha efectivamente razão:

- Umas dorzinhas de cabeça, que te levaram à ansiedade durante uma manhã inteira;
- O conseguires melhorar, em muito, o que já era bom, mas certamente ainda não será o resultado final. Esta é a parte mais favorável de ter razão.

Mas deixa lá. Para consolo também eu já tive dores de cabeça e ansiedade, tanto no campo profissional, como no lazer do áudio. Sempre que fazemos algo a ansiedade de ver o resultado final a correr a 100%, faz-nos esquecer cuidados de pormenor, que tão bem dominamos.

Sabia que ias chegar lá e, portanto, força nisso que a distância ao teu objectivo é já ali.

TABULA RASA... - Página 3 22692

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 15:12

TD124 escreveu:

... é o preço da transparência  Neutral

Como não são todos, ainda estou a pensar...

Se não são todos ... pode haver um outro fenomeno que se passe, mas não tenho elementos suficientes para poder ajudar silent
[/quote]

Não quero desviar o tópico, ele está bem! Wink

... mas...
Pensei na montagem do braço, foi a primeira coisa, mas com a Goldring não se passava isto. Imediatamente pemsei na montagem da célula, que pode ter ligeiros ajustes a fazer - as minhas mãos a mexer depois da viagem ou algo que tal.

É verdade que não sinto em todos os álbuns e em alguns dos que sinto/escuto a distorção, antes ela já lá estava em menor escala.

Fui acalmando a mente com essa ideia que coloquei a negrito, a transparência tem um preço e nós sabíamos disso... De resto, cada passo que demos lá nos fez procurar/seleccionar melhor os discos em vinil.

A pulga está aqui porque penso se pequenas afinações podem melhorar o comportamento global, ou seja, melhorar a posição da célula face às espiras.

Temos que tratar disto, a distorção mata o prazer de escutar... Evil or Very Mad


Ah! De alguma forma este sistema é a nossa "tábula rasa", como disse no outro tópico, ele está connosco faz alguns anos e tem um comportamento global aceitável ao ponto de nos servir de ponto de referência. Não nos faz perder o norte, mas não deixa de nos fazer pensar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 16:58

José Miguel escreveu:


Não quero desviar o tópico, ele está bem! Wink

... mas...
Pensei na montagem do braço, foi a primeira coisa, mas com a Goldring não se passava isto. Imediatamente pemsei na montagem da célula, que pode ter ligeiros ajustes a fazer - as minhas mãos a mexer depois da viagem ou algo que tal.

É verdade que não sinto em todos os álbuns e em alguns dos que sinto/escuto a distorção, antes ela já lá estava em menor escala.

Fui acalmando a mente com essa ideia que coloquei a negrito, a transparência tem um preço e nós sabíamos disso... De resto, cada passo que demos lá nos fez procurar/seleccionar melhor os discos em vinil.

A pulga está aqui porque penso se pequenas afinações podem melhorar o comportamento global, ou seja, melhorar a posição da célula face às espiras.

Temos que tratar disto, a distorção mata o prazer de escutar... Evil or Very Mad


Ah! De alguma forma este sistema é a nossa "tábula rasa", como disse no outro tópico, ele está connosco faz alguns anos e tem um comportamento global aceitável ao ponto de nos servir de ponto de referência. Não nos faz perder o norte, mas não deixa de nos fazer pensar. Wink

José Miguel,
o não ser em todos é que atrapalha mais a coisa, mas na minha mui modesta opinião (e não dominando todos os factores) diria que deverá haver:

1. Um certo desalinhamento entre a célula e o braço; e/ou
2. Uma necessidade de alinhamento do VTA. Os braços Rega alinham este parâmetro com o auxílio de uma anilhas próprias. Se estivesses cá em baixo, o Jorge Alves fazia-te isso num instante

cheers
Abraço e Bom Ano
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 17:14

Pois... O braço já tem um espaçador, mas é nessas pequenas afinações que penso. Rolling Eyes

Eu partilhei aqui porque o Paulo encontrou a solução dele num detalhe... mas os detalhes fazem muita diferença. Wink


Neste momento escuto um álbum de Sun Ra e nada, toda a gama passa lindamente.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 18:19

José Miguel escreveu:
...Não quero desviar o tópico, ele está bem! Wink

Não desvias absolutamente nada pois é um topico sobre a "construção" de um sistema hifi e as suas devidas afinagens afim de corresponder ao desejado ... as afinagens são parte integrante então !!!...

... É verdade que não sinto em todos os álbuns e em alguns dos que sinto/escuto a distorção, antes ela já lá estava em menor escala.

Para mim esse é um problema "delicado" pois pessoalmente não possuo nenhum disco que possua "distorção" nas espiras, mesmo os mal prensados, e as poucas vezes que ouvi "distorção" em discos é que a prensagem tinha complétamente falhado e em paralélo com a distorção havia um ruido de superficie muito alto e aleatorio e as linhas musicais eram tão confusas que ouvia-se de imediato que havia um problema grave no disco ...

No entanto, a distorção pode apareçer durante a leitura de um vinilo por vàrias razões: Nivel de saida da célula demasiado elevado para o phono, mà carga do phono, fraco ganho do phono, azimute da célula (vertical e horizontal) mal alinhado, mà distância entre o pivô do braço e o eixo do prato, peso da célula exagerado ou demasiado leve, deficiência ou avaria da célula, resonância mecânica do braço ou do corpo da célula, braço mal fixado no gira ... então como vês as razões podem ser muitas e diversas !


Fui acalmando a mente com essa ideia que coloquei a negrito, a transparência tem um preço e nós sabíamos disso... De resto, cada passo que demos lá nos fez procurar/seleccionar melhor os discos em vinil.

Sim é verdade, mas a transparência mete sobretudo em evidência os limites ou defeitos de um sistema, de uma gravação e num nivel inferior da prensagem. Mas, pessoalmente e com um sistema vinilo transparente é coisa que nunca me queixei, e não conheço ninguém à minha volta que diga isso, ora que a maioria téem sistemas muito transparentes. Para mim é dificil de acusar a transparência em relação ao teu problema ... mas pode ser o caso, pois tudo é possivel !!!...

A pulga está aqui porque penso se pequenas afinações podem melhorar o comportamento global, ou seja, melhorar a posição da célula face às espiras.

Podes jà experimentar com os discos aonde hà distorção de experimentar com o phono interno do McLaren ... isso vai te permitir de eliminar o phono. Depois ver as afinagens da célula e meter isso "ao ponto" pois as células de alta qualidade (sobretudo com diamantes hiperelipticos) não perdoam as aproximações. Variar o peso também pode dar indicações se for um problema de tracking ... e enfim podes também meter o Rega 300/301 a funcionar em modo "audiofilo" sém o peso dinâmico e sòmente com o contrapeso. A mola no interior da afinagem de peso ressoa e algumas pessoas queixam-se de resonância/distorção durante a leitura. Sò assim vais poder avançar e encontrar o gato cat

Temos que tratar disto, a distorção mata o prazer de escutar... Evil or Very Mad


Ah! De alguma forma este sistema é a nossa "tábula rasa", como disse no outro tópico, ele está connosco faz alguns anos e tem um comportamento global aceitável ao ponto de nos servir de ponto de referência. Não nos faz perder o norte, mas não deixa de nos fazer pensar. Wink

Pareçe-me ser um bom sinal indicando que o sistema faz o seu trabalho  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 19:00

A culpa não é do pré, mas voltar a escutar o pré do McLaren recordou-me como o passo dado na mudança foi grande e importante. Smile

Para a semana levo o Lenco para ser visto, a agulha está bem limpa e firme, ao mexer no braço não noto folgas nem faz ruídos que passem para as colunas.

Afinações não consigo fazer, não tenho ferramentas... Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Jan 02 2020, 20:14

TD124 escreveu:

Para mim esse é um problema "delicado" pois pessoalmente não possuo nenhum disco que possua "distorção" nas espiras, mesmo os mal prensados, e as poucas vezes que ouvi "distorção" em discos é que a prensagem tinha complétamente falhado e em paralélo com a distorção havia um ruido de superficie muito alto e aleatorio e as linhas musicais eram tão confusas que ouvia-se de imediato que havia um problema grave no disco ...

I had traces of vinyl distortion and it's relative sibillance for tens of years, now with a low distortion and high dynamic speaker it's gone and the remaining distortion is like Paulo writes!!!!

Citação :

Fui acalmando a mente com essa ideia que coloquei a negrito, a transparência tem um preço e nós sabíamos disso... De resto, cada passo que demos lá nos fez procurar/seleccionar melhor os discos em vinil.

Sim é verdade, mas a transparência mete sobretudo em evidência os limites ou defeitos de um sistema, de uma gravação e num nivel inferior da prensagem. Mas, pessoalmente e com um sistema vinilo transparente é coisa que nunca me queixei, e não conheço ninguém à minha volta que diga isso, ora que a maioria téem sistemas muito transparentes. Para mim é dificil de acusar a transparência em relação ao teu problema ... mas pode ser o caso, pois tudo é possivel !!!...

If the resolution and transparency of a system increases it can happen (and often will) that the defects get more obvious and can make a system even very unpleasant to listen. But if a certain level of transparency is achieved and balance is reached, the natural sweetness of music miraculously appears!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySex Jan 03 2020, 11:49

Goansipife escreveu:
...Neste caso tinha efectivamente razão:

- Umas dorzinhas de cabeça, que te levaram à ansiedade durante uma manhã inteira;

- O conseguires melhorar, em muito, o que já era bom, mas certamente ainda não será o resultado final. Esta é a parte mais favorável de ter razão. ...

Em qualquer trabalho, e o trabalho criativo não é excepção, as dores de cabeça conduzem a vitorias ou a derrotas ... estas ultimas, mesmo se são necessarias, ninguém se gaba e eu o primeiro! No entanto prefiro as cefaleias que conduzem ao resultado como o de hoje Laughing

Não sei se o sistema actual vai evoluir, mas se transformar e crescer pela mutação é certo. A Alice pergunta-me regularmente (como o José Miguel Wink ) quando é que vamos ter as grandes colunas com o amplificador em madeira, ao qual respondo; quando estiver-mos instalados em Portugal! ... e ela responde com um sorriso; ah bom, é para breve então!!!...

Pelo momento apenas o gira-discos é definitivo o que deixa muito caminho pela frente ... mas as colunas podem ser feitas numa semana e o amplificador num mês, quém sabe o que me darà na gana um destes dias, mas como pelo momento estou contente vou aproveitar para "provocar" os meus amigos com a minha nova "musicalidade", ouvir discos e beber umas garrafitas com este som ... então pelo momento é Carpe Diem Cool

Abraço neste Ano Novo para ti e para toda a familia Gonçalo cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySex Jan 03 2020, 12:36

TD124 escreveu:

(...)
Não sei se o sistema actual vai evoluir, mas se transformar e crescer pela mutação é certo. A Alice pergunta-me regularmente (como o José Miguel  Wink ) quando é que vamos ter as grandes colunas com o amplificador em madeira, ao qual respondo; quando estiver-mos instalados em Portugal! ... e ela responde com um sorriso; ah bom, é para breve então!!!...
(...)
cheers
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
O Paulo não quer passar uma manhã em Espinho!?! Smile ...

Tens problemas de leitura vinilo ... queres ajuda Question

Ou é sò pelo prazer de beber um copo e escutar um disco cheers

O prazer de beber um copo e escutar Música, de conversar do que surgir como tema, parece-me cada vez mais próximo. Wink


Não vou insistir no amplificador, mas reparei que o DAC feito para o Manfred tem as linhas de que gostamos, no fundo as linhas com as quais mais o identificamos. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySex Jan 03 2020, 15:27

José Miguel escreveu:
...O prazer de beber um copo e escutar Música, de conversar do que surgir como tema, parece-me cada vez mais próximo. Wink

De facto aproxima-se ... mas não é para amanhã  Laughing

Não vou insistir no amplificador, mas reparei que o DAC feito para o Manfred tem as linhas de que gostamos, no fundo as linhas com as quais mais o identificamos. Smile

Os aparelhos sob medida partilham essas linhas actualmente é verdade ... mas essa estética pode mudar em qualquer momento pois não gosto das coisas que se repetem  Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySeg Fev 03 2020, 16:40

TABULA RASA... - Página 3 217

O Arnoamp do amigo Manfred vém de nascer e jà toca ... o Waltz for Debby!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySeg Fev 03 2020, 16:54

TD124 escreveu:
TABULA RASA... - Página 3 217

O Arnoamp do amigo Manfred vém de nascer e jà toca ... o Waltz for Debby!

cheers

E.... Conta lá mais. por exemplo, quantas entradas tem; Qual a potência que caixas são aquelas do lado esquerdo da foto, que tipologia de circuito, etc., etc...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptySeg Fev 03 2020, 20:46

Depois de todas as crónicas sobre os Arnoamps (e outros trabalhos de artesão), a pergunta sobre como este é tem que ser feita ao Manfred. Smile

Dear Manfred, what do you want and need from the Arnoamp?

What speakers you have in mind to par with?

What kind of simplicity are you searching?
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyTer Fev 04 2020, 07:34

José Miguel escreveu:
Depois de todas as crónicas sobre os Arnoamps (e outros trabalhos de artesão), a pergunta sobre como este é tem que ser feita ao Manfred. Smile

Dear Manfred, what do you want and need from the Arnoamp?

What speakers you have in mind to par with?

What kind of simplicity are you searching?

Hi José,

I followed the Arno story from the beginning and liked them immediately, but the first series was finished very soon. Now I took the chance to get one from the second series, especially when I heard that some use them as a main amp with big success!

Of course I want to try them with my main speakers (Sonus Natura Extremi) which are electrically a very easy load (95dB@1W, 8 Ohm, linearized impedance). But I will try them also with the ProAc Tablette 8 Ref Sig and the little Cubo2.

When you say simplicity, it's indeed the goal to reduce the number of boxes and the complexity of the system - and I like the minimalistic visual appearance of the Arno series very much! They are also a nice contrast in material - silver metal vs. the wooden enclosure of the Anti-Lenco and the almost finished Enigma DAC.

From the perspective of music and sound I expect a lot - and perhaps even too much! . from the Arno. The hope is indeed to cross certain boundaries I could not pass yet with my current amps. It's hard to describe, I would say: more microdynamics to enhance the vividness at low listening volumes, more "speed" in transients and a better separation in time and space which gives more "silence" between notes (time) and instruments/voices (in the space)!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyTer Fev 04 2020, 13:52

Hi Manfred!

Good to ear that from you, keep the information rolling and i wish the best to that partnership (with the big speakrs and the litle ones). Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 05 2020, 12:30

Goansipife escreveu:
... E.... Conta lá mais. por exemplo, quantas entradas tem; Qual a potência que caixas são aquelas do lado esquerdo da foto, que tipologia de circuito, etc., etc...

TABULA RASA... - Página 3 P1090012

Como se pode ver pelas fotos o Arno do Manfred é praticamente o gémeo do meu, sendo técnicamente praticamente os mesmos também! São amplificadores de 18/20Watts com duas entradas de linha e hibridos com uma vàlvula em entrada e transistores na saida. Trata-se de uma topologia muito simples e o sinal atravessa uma resistência e um condensador exclusivamente afim de obter uma grande transparência e neutralidade tonal ... puro minimalismo que permite utilisar componentes de grande qualidade !!!...

Até esta manhã estava admirado pois achava que o amplificador do Manfred tocava um pouco melhor do que o meu. Fiz vàrias mudanças e inverti mesmo as vàlvulas e o sentimento era sempre o mesmo ... o amplificador dele tinha um suplemento de fineza e definição, não era enorme mas suficientemente sensivel. Esta manhã lembrei-me que o amplificador dele estava equipado com os tais fusiveis suiços que falei noutro topico ... tenho que averiguar isto !!!

PS: As duas caixas ao lado do Arno é um phono que eu fabricava na minha antiga empresa Vintage audio!!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 05 2020, 14:49

Paulo,

Muito Obrigado pela tua explicação que é, sempre, muito bom ler.

Pese embora eu não consiga, com esta explicação, aquilatar da tua escuta, pois é difícil física e organicamente fazermos um swap de ouvidos, não deixo de ficar algo perplexo de como um equipamento de 18/20 Watts consegue conduzir umas Proac Anniversary, com estas especificações, que fui buscar à net, mas já sabia estarem longe das do Manfred

Nominal Impedance
8 ohms
Recommended Amplifiers
10 to 120 Watts
Frequency Response
50hz to 30Khz
Sensitivity
86.5 dB linear for 1 watt at 1 metre

No entanto a minha curiosidade, por um dia conseguir, contigo, ouvir este amp, ainda aumentou mais e, essencialmente, por se tratar de um híbrido integrado. Confesso que nunca tive a oportunidade de ouvir um que me satisfizesse plenamente. Será este o primeiro, com toda a certeza!!!  Wink

Mais uma vez, PARABÉNS, pela obra TABULA RASA... - Página 3 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13433
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 05 2020, 19:02

Goansipife escreveu:
(...) um híbrido integrado. Confesso que nunca tive a oportunidade de ouvir um que me satisfizesse plenamente.

Um híbrido com apenas uma entrada. Boa Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 05 2020, 19:05

Goansipife escreveu:
... não deixo de ficar algo perplexo de como um equipamento de 18/20 Watts consegue conduzir umas Proac Anniversary, com estas especificações, que fui buscar à net, ...

TABULA RASA... - Página 3 00110

Gonçalo, este é o sistema que eu tinha quando o Manfred veio da primeira vez (sém as Ref8Sig) ou seja, tinha as D80 da ProAc com um hibrido de "apenas" 10 Watts. Todas as pessoas estavam admiradas como um par de D80, que são consideradas como umas das colunas da ProAc (como as Response Four) mais dificeis a atacar ou conduzir, podiam trabalhar com um aparelho de uma potência tão baixa. O Manfred poderà dizer o que sentiu à escuta e algures jà falou disso por aqui ...

Se as "muito grandes" D80 funcionavam bem com o meu antigo aparelho de 10 Watts ao ponto de ser um dos melhores sistemas à escuta que tive ... o Arno que tém o dobro da potência e ainda por cima um andar de saida a transistores não vai ser intimidado pelas "muito pequenas" Ref8Sign  Laughing

Actualmente dois Arno funcionam com as Ref8Sign e Anniversary ... com o do Manfred jà vai ser o terceiro. O meu amigo que usa o Arno com as Ref8Sign (as minhas que ele comprou) é muito exigente e tinha um grande sistema com ProAc D80, pré e amplificador separado meus e leitor CD da Audioaéro ... hoje esse sistema està na casa do campo e vive com o leitor Audioaéro, o Arno e as Ref8Sig! O leitor em si sò custa vàrias vezes o preço do amplificador com as colunas mas ele està feliz assim e diz ser um dos melhores sistemas que teve !!!...

A potência não diz tudo ... infelismente, mas hà explicações a estes paradoxos !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 05 2020, 21:14

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... E.... Conta lá mais. por exemplo, quantas entradas tem; Qual a potência que caixas são aquelas do lado esquerdo da foto, que tipologia de circuito, etc., etc...

TABULA RASA... - Página 3 P1090012

Como se pode ver pelas fotos o Arno do Manfred é praticamente o gémeo do meu, sendo técnicamente praticamente os mesmos também! São amplificadores de 18/20Watts com duas entradas de linha e hibridos com uma vàlvula em entrada e transistores na saida. Trata-se de uma topologia muito simples e o sinal atravessa uma resistência e um condensador exclusivamente afim de obter uma grande transparência e neutralidade tonal ... puro minimalismo que permite utilisar componentes de grande qualidade !!!...

Até esta manhã estava admirado pois achava que o amplificador do Manfred tocava um pouco melhor do que o meu. Fiz vàrias mudanças e inverti mesmo as vàlvulas e o sentimento era sempre o mesmo ... o amplificador dele tinha um suplemento de fineza e definição, não era enorme mas suficientemente sensivel. Esta manhã lembrei-me que o amplificador dele estava equipado com os tais fusiveis suiços que falei noutro topico ... tenho que averiguar isto !!!

PS: As duas caixas ao lado do Arno é um phono que eu fabricava na minha antiga empresa Vintage audio!!!...

cheers

Perhaps it"s not the Swiss fuse but the blue light!  TABULA RASA... - Página 3 758687

The Arno amp is on its way.   TABULA RASA... - Página 3 3832313845   bounce

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 08:50

mannitheear escreveu:
... Perhaps it"s not the Swiss fuse but the blue light!  TABULA RASA... - Página 3 758687

I never thought about that ... maybe its a psychoacustical influence like the colors of the speaker cones !!!

I must work on that  scratch

TABULA RASA... - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 10:22

TD124 escreveu:
I never thought about that ... maybe its a psychoacustical influence like the colors of the speaker cones !!!

I must work on that  scratch

TABULA RASA... - Página 3 933723

The german speaker company Ascendo put even a light into the tweeter of their new coax speaker (and the base), apparantly the customer can chose blue or red... scratch
TABULA RASA... - Página 3 37795659vz
TABULA RASA... - Página 3 Ascendo-Live-15


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 11:08

TD124 escreveu:
(...)

A potência não diz tudo ... infelismente, mas hà explicações a estes paradoxos !!!

cheers

Paulo, como percebeste não é questão, para mim, a qualidade como o Arno toca com os sistemas e colunas que ele já alimenta. A minha perplexidade vem das minhas vivências com amplificadores de baixa potência, de que gosto muito, mas sempre puxando colunas de grande eficiência, boas, mas normalmente muito caras.

Posso adiantar que se tivesse estrutura financeira para isso, as minhas preferências cairiam, certamente, em amps de baixa potência, por serem normalmente de construção mais simples, mais linear e mais refinados. Claro que estou referindo equipamentos de reconhecida reputação e reconhecidos pela grande maioria, mas o preço das colunas...

As Proac, são colunas que gosto, mas, alguns modelos têm eficiências baixas, como aquelas referidas por ti, se bem que, venham sempre anunciadas com uma range de possível amplificação de 10 a 250 watts. Confesso que nunca ouvi tais Proac com tão baixas potências.

Assim, é na frase que coloquei a negrito, aquela que mais gostaria, que desenvolvesses um pouco, do ponto de vista técnico, isto claro, se puderes, pois compreendo que o segredo é, muitas vezes, a alma do negócio. O que respeito inteiramente.

Já ouvi falar em "fenómenos de casamentos felizes" como o que descreves, mas nunca os percebi muito bem e gostava de passar a perceber.

Abraço
Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 11:23

mannitheear escreveu:
... The german speaker company Ascendo put even a light into the tweeter of their new coax speaker (and the base), apparantly the customer can chose blue or red... scratch

Indeed a clear cone (as the B&W or Fostex) creates the feeling of a more clear sound and a dark one gives the opposite feeling. The darkness of the listening room (as in Pat's cave) affects our perception and gives a better feeling with microdynamics or definition. The french brand YBA used in all showrooms a carpet with longitudinal stripes and small lights on the rear of the speakers and this created a feeling of deep stereo image ... indeed the psychoacustic tricks works! Maybe the leds on the Ascendo's are made to get something in this spirit ...

At the opposite ... i don't think that the colour of the Arno's leds plays a great deal on the listening affraid

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 13:02

Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:
(...)

A potência não diz tudo ... infelismente, mas hà explicações a estes paradoxos !!!

cheers

Paulo, como percebeste não é questão, para mim, a qualidade como o Arno toca com os sistemas e colunas que ele já alimenta. A minha perplexidade vem das minhas vivências com amplificadores de baixa potência, de que gosto muito, mas sempre puxando colunas de grande eficiência, boas, mas normalmente muito caras.

Posso adiantar que se tivesse estrutura financeira para isso, as minhas preferências cairiam, certamente, em amps de baixa potência, por serem normalmente de construção mais simples, mais linear e mais refinados. Claro que estou referindo equipamentos de reconhecida reputação e reconhecidos pela grande maioria, mas o preço das colunas...

As Proac, são colunas que gosto, mas, alguns modelos têm eficiências baixas, como aquelas referidas por ti, se bem que, venham sempre anunciadas com uma range de possível amplificação de 10 a 250 watts. Confesso que nunca ouvi tais Proac com tão baixas potências.

Assim, é na frase que coloquei a negrito, aquela que mais gostaria, que desenvolvesses um pouco, do ponto de vista técnico, isto claro, se puderes, pois compreendo que o segredo é, muitas vezes, a alma do negócio. O que respeito inteiramente.

Já ouvi falar em "fenómenos de casamentos felizes" como o que descreves, mas nunca os percebi muito bem e gostava de passar a perceber.

Abraço
Gonçalo  

Hi Gonçalo,

in my experience the room has also a great influence on that:
The Extremi delivered in Cay's demo room (21 sqm) an effortless and powerful sound at roomshaking levels with only a 10W SET (reminding a real "High End PA"). Cay told me that the amp delivered actually 4 W peak.
I had once a similar experience with active speakers driven by 3 amps with 2000 W each side, but the room was larger.

But size isn't all: in the room another forum member in Germany (which also has a size of about 21 sqm) the Extremi/SET combination sounded at high levels compressed and the amp ran out of power! Cay made measurements and found, that at the listening seat of that room the level was 6 dB below what he measured in his own room at the same volume setting.
6 dB corresponds to 4 times more power is needed to achieve the same level, thus the amp should have delivered at least 16 W.

In the old system of Paulo the conditions were much more extreme because of the lower efficieny of the D 80.
I can say that the 10 W Agora sounded very good with the D 80 - but we listened at a much lower level!
I don't know how loud the Agora could drive the D80 - but the thing is that his system had a vividness and a degree of articualation at low volumes I never experienced before!

cheers
Manfred
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 13:27

Goansipife escreveu:
... Paulo, como percebeste não é questão, para mim, a qualidade como o Arno toca com os sistemas e colunas que ele já alimenta. A minha perplexidade vem das minhas vivências com amplificadores de baixa potência, de que gosto muito, mas sempre puxando colunas de grande eficiência, boas, mas normalmente muito caras.
...
Assim, é na frase que coloquei a negrito, aquela que mais gostaria, que desenvolvesses um pouco, do ponto de vista técnico, isto claro, se puderes, pois compreendo que o segredo é, muitas vezes, a alma do negócio. O que respeito inteiramente.

Já ouvi falar em "fenómenos de casamentos felizes" como o que descreves, mas nunca os percebi muito bem e gostava de passar a perceber. ...

Antes de mais Gonçalo, não tenho segredos nenhuns convosco e tanto que não me perguntém quanto custa ou que "dê" o esquema ... podemos falar do meu trabalho sém complexos, desde que fique numa ideia de partilha e não de publicidade. Sempre estive atento a isso e a minha obrigação como administrador pede de mim uma deontologia hà qual estou apegado e que não quero, ném nunca quiz ultrapassar ... fora isso podemos falar de tudo, sém excepção e sém rodeios!!!

Se eu escrevi "infelismente" na minha frase em negrito não é por acaso ... pois geralmente damos à potência virtudes que por vezes não possui e defeitos que também não são directamente ligados a ela. Os amadores de carros fazém a diferença entre "torque" e "potência" quando falam do motor ... ora no audio é algo de similar o que se passa. O torque seria a "estabilidade" do amplificador e a potência a "quantidade" de Watts ... para resumir, para subir uma estrada dos alpes com neve é o torque que é necessario, mas para ultrapassar um carro a 170km na autoestrada é a potência que é desejada.

No audio tens um fenomeno equivalente pois as colunas de baixa sensibilidade téem geralmente cross-overs complexos e as de alta sensibilidade cross-overs simples. Um cross-over complexo tém tendência a "desiquilibrar" os amplificadores e a fazê-los aumentar a distorção, sobretudo durante as impulsões ... ora a musica, fora a electronica, é essencialmente impulsional. Se te assegurares que o amplificador é estàvel durante o ciclo musical com qualquer cross-over, então a potência pode ser muito reduzida sém impacto "aparente" na escuta ...

Os circuitos antigos priveligiam a potência mais do que a estabilidade, o que resulta em aparelhos que soam melodiosos mas altamente dependentes das colunas com o qual estão casados ... um aparelho moderno "estàvel" pode parecer menos melodioso mas vai funcionar igualmente com a maioria das colunas. Jà é diferente ...

Então, se trabalhares o teu aparelho para possuir um grande "torque ou estabilidade" o que aconteçe é que ele é capaz de transmitir toda a sua potência às colunas sém aumentar a distorção, defasagens e etc ... ora que um aparelho mais potente pode pecar por sons agressivos, falta de grave ou de impacto, com as mesmas colunas!...

Para resumir, um camião da TIR possui 500 cavalos e é capaz de subir e descer estradas com uma carga de 38 toneladas ... ora que um carro desportivo com os mesmos cavalos seria incapaz de tirar a mesma carga nas mesmas condições. Isto é algo que fica como reflexão ... e como uma resposta simples a um problema complexo Wink

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 14:25

Paulo e Manfred,

Many Thanks for all your explanation. It's very pleasure for me to read your knowledge that lacks to me.

Yes Manfred, I really know and I have too much live experiences about issues around room influence. Even last Saturday I was in presence and heard one of them.

But it's amazing all the explanation Paulo gave us in the post bellow of yours, comparing and figuring with cars and trucks on road with their horse powers and binary. It was much more understandable for me, a guy that doesn't catch anything about audio electronics.

I really have to listen soon that 'monster' amp Wink

Thanks to both again for your Kindnness and friendship.

cheers
Gonçalo

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 18:42

TABULA RASA... - Página 3 Dscf2110

Um Arno estilisado ... de arquitecto !!!
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 06 2020, 19:59

TD124 escreveu:
TABULA RASA... - Página 3 Dscf2110

Um Arno estilisado ... de arquitecto !!!

Architects prefer black... Very nice!

Your explanation with power vs. torque explains to me very much, especially the good sound at normal levels with Agora/D80!
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 19 2020, 08:04

Goansipife escreveu:
Paulo,

Muito Obrigado pela tua explicação que é, sempre, muito bom ler.

Pese embora eu não consiga, com esta explicação, aquilatar da tua escuta, pois é difícil física e organicamente fazermos um swap de ouvidos, não deixo de ficar algo perplexo de como um equipamento de 18/20 Watts consegue conduzir umas Proac Anniversary, com estas especificações, que fui buscar à net, mas já sabia estarem longe das do Manfred

Nominal Impedance
8 ohms
Recommended Amplifiers
10 to 120 Watts
Frequency Response
50hz to 30Khz
Sensitivity
86.5 dB linear for 1 watt at 1 metre

No entanto a minha curiosidade, por um dia conseguir, contigo, ouvir este amp, ainda aumentou mais e, essencialmente, por se tratar de um híbrido integrado. Confesso que nunca tive a oportunidade de ouvir um que me satisfizesse plenamente. Será este o primeiro, com toda a certeza!!!  Wink

Mais uma vez, PARABÉNS, pela obra TABULA RASA... - Página 3 754215

Dear Gonçalo,

I'm a proud Arno amp owner for a week now, so I think I can say some words about it.
At first, the listening was a bit delayed, because the tube didn't survive the transport, even though it was seperately and carefully wrapped by Paulo and he was in Prague...
But I found the same Philips NOS tube in the internet which saved the last weekend!

The Arno amp is really a wonder and only small in size and weight.
It delivers a big, well sorted stage, has very high resolution and always sounds smooth, full and natural, never sharp or too thin. It makes it very easy to follow the different lines in each kind of music.

The first days I listened the Arno amp  with my high efficiency Extremi but yesterday I wanted to know how it might sound with the low efficiency ProAc Tablette 8 Ref Sig.

And I'm really astonished how well that works!

The Arno amp delivers a huge stage and an extremely detailed sound - not lean but rather full, rich and built on the fundamental tones which is really perplexing because of the speaker's (and amp's!) tiny size!

And it goes really loud enough here....
(The room size is ca. 21 sqm and I listen mid/nearfield with a distance of ca. 2 m to the speakers which stand free in the room, away from the walls.)

Please understand me well, the Arno amp is not "good relative to the size" but outclasses my other amplification musically and sonically by a ridiculous high margin!

TABULA RASA... - Página 3 754215

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 19 2020, 09:11

Dear Manfred,

I will remain calm about questions, but where are the pictures?

I want / we want to see images of Arno with Extremi, with Proac, ... Smile



Of course, I'm curious to know more about the small-big amplifier, how it compares with the other residents, but for now we must think about the foundations, images to color this page.



Thanks for sharing, continue. TABULA RASA... - Página 3 22692

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 19 2020, 11:20

José Miguel escreveu:
... I want / we want to see images of Arno with Extremi, with Proac, ... Smile ...

Eu também quero ver fotos ... muitas fotos desse sistema Wink

mannitheear escreveu:
... Please understand me well, the Arno amp is not "good relative to the size"...

È giro de ver que mesmo num forum de audio aonde tentamos destructurar os dogmas associados a esta disciplina, continuamos presos de certos preconçeitos que nos pareçem evidentes. O peso do aparelho, a tecnologia, a complexidade, os materiais, a potência, o tamanho e mesmo a aparência são dados que nos pareçem determinar o resultado ... e quando tal não concorda com a realidade ficamos perplexos, isso aconteçe-me também a mim por vezes !...
TABULA RASA... - Página 3 P1090015

A foto do interior do aparelho do Manfred e do meu mostra até que ponto são gémeos ... ao mesmo tempo mostra a simplicidade técnica da coisa. Diz o ditado que "fazer simples é complicado" e na realidade é verdade pois trata-se de resolver o paradoxo de "fazer mais com menos". No entanto, os resultados obtidos pelo Manfred e pelas outras pessoas, conjugado com o resultado aqui em casa provam que um aparelho muito pequeno, muito leve, muito simples e de potência modesta pode fazer esqueçer estes elementos e transportar o auditor até à musica, mesmo com colunas deveras exigentes em qualidade como as Ref8Sign ... os dogmas levam uma bofetada dvil

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 19 2020, 12:37

Os dogmas não nascem do nada - do nada, nada se cria.

Como estou sempre disposto a ajudar a derrubar dogmas, incentivar a reflexão e participar da construção de um amanhã melhor, ofereço-me para testar um Arno e testemunhar a favor dele. Smile

TABULA RASA... - Página 3 936335




ps.: o Arno em mais casas só ajudará o Ambiente. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQua Fev 19 2020, 18:16

José Miguel escreveu:
Os dogmas não nascem do nada - do nada, nada se cria.

Como estou sempre disposto a ajudar a derrubar dogmas, incentivar a reflexão e participar da construção de um amanhã melhor, ofereço-me para testar um Arno e testemunhar a favor dele. Smile ...

Tens perfeitamente razão e apesar das minhas predisposições punk ... não pretendo fazer revoluções ném abater todos os dogmas. No entanto, jà falei longamente em topicos dedicados sobre as origens de muitos dos dogmas da hifi, que não nasceram do nada é evidente, mas conduzem muitas vezes ao nada! A cada um de os seguir ou não e de reflectir ao bom sentido de cada uma desses "regras" ...

Quanto ao resto e como se diz aqui "Qu'à cela ne tienne !" ... pareçe-me demasiado tarde para que um Arno ou qualquer "outra coisa" minha esteja no Portugaudio, como sempre confused , mas partilhar contigo um aparelho (ou mais) para que o escutes com a tua metade é sempre rico para mim e um verdadeiro prazer. Diz se isso te interessa e eu arranjo-me ...

PS: Não sei se o Arno é ecologico ou amigo do ambiente (gostaria que fosse o caso) mas não tém vocação a ir para muitas casas, nunca teve ... na realidade esta viagem até à Alemanha assina o fim da Série 2 dos Arnoamp e por aqui acaba-se esta historia pelo momento! Outras vão nascer e seguir em direções diferentes, mas sempre no sentido do mesmo objectivo Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 20 2020, 07:48

Yesterday I had a visit from Achim and it seems that he was quite impressed by the Arno (and the Tablette).

Speaking of myths; he's not a classical "audiohile", so he didn't wonder at all about the small size of Arno, only of the ProAc, of course, because ce could not believe the big sound he heard from the tiny speaker.

At the beginning I did not talk about the sound at all and explained only briefly the system's components.

After 3 hours of "torturing" him with mostly Jazz and classical (genres he doesn't listen normally dvil) he said that what he heard was something really special and that was mainly a compliment for the Arno amp, because the sound he remembered from some weeks ago was very different.
He told me finally that he did not hear such an airy and balanced presentation elsewhere in a private or commercial presentation.

And there was a nice side-story: he brought a small headphone amp he uses to get more pleasant and warm mids and told me I could try if I want for a few weeks. This was meant nice becaus the last time when he was here the sound was a bit hard and bold. At the end he picked the amp and said that I probably wouldn’t need it.

I promise some pics but this will take a few days and will then be posted in my presentation thread,

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 20 2020, 09:33

Hi Manfred!

Arno is in action and making some serious damages in people minds. Smile

Well, Paulo said that ArnoAmp reach the end of production, but I can see the “wheel moving”… Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 20 2020, 09:36

TD124 escreveu:


(...) mas partilhar contigo um aparelho (ou mais) para que o escutes com a tua metade é sempre rico para mim e um verdadeiro prazer. Diz se isso te interessa e eu arranjo-me ...

(...)

cheers

Caro Paulo, já sabe que a nossa relação com peças que não nos pertencem é complicada, depois de entrar podia não sair mais e seria um problema. Smile


Quem sabe se num dos dias/noites de Verão a gente não se encontra para experimentar algo, podemos sempre carregar algumas coisas no carro. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyQui Fev 20 2020, 12:38

mannitheear escreveu:
... From the perspective of music and sound I expect a lot - and perhaps even too much! . from the Arno. ...

mannitheear escreveu:
... He told me finally that he did not hear such an airy and balanced presentation elsewhere in a private or commercial presentation. ...

The words of Achim gives you reason to had expect a lot from the Arnoamp Laughing

José Miguel escreveu:
... Caro Paulo, já sabe que a nossa relação com peças que não nos pertencem é complicada, depois de entrar podia não sair mais e seria um problema. Smile

Quem sabe se num dos dias/noites de Verão a gente não se encontra para experimentar algo, podemos sempre carregar algumas coisas no carro. Wink

Quando queiram, jà foram convidados a vir quando desejem ... apesar das tuas reticências, que compreendo, é sempre melhor de escutar em casa com o seu sistema habitual um aparelho desconhecido Wink

Se um dia estiverem tentados eu mando-vos o meu Arnoamp cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyDom Mar 01 2020, 15:06

Dear AAP friends,

here are some photos of Arno Amp in action:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5882p300-manfred-s-presentation#317174
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyTer Mar 17 2020, 15:06

TABULA RASA... - Página 3 Kubo210

Confinado em casa sém mesmo poder dar um salto a pé à casa de um amigo (para beber um copo acompanhado) ou ao Bureau de Tabac ... deixa poucas alternativas para se ocupar. Os componentes para construir andam pelos correios e nunca mais chegam, mas isso não me impede de continuar a avançar e actualmente tenho duas novidades na sala com as quais brinco. O meu amigo Pierre que tém o Arno preto quiz fazer um par de colunas à altura do bicho para meter na sua agência de arquitectura. Partimos da base de um kit da Visaton que foi muito modificado em interno e acabou em SuberCubo como podem ver na imagem. O altifalante de banda compléta é de 21cm então a coisa é grande ...
TABULA RASA... - Página 3 Kubo110

Esta "coisa" ainda està em rodagem mas jà apresenta sinais de ser uma excelente colheita. O som é envolvente e detalhado com uma grande presença. O Arno pela limpidez sonora retira-lhes a tendência para o aveludado mas com um valvulado clàssico a escuta deve ser sexy e sensual. Pelo momento tento encontrar os maiores defeitos afim de decidir se faço correções do altifalante ou não. Esta coluna desde a nascença surpreende e deixa belas sensações ... vamos a ver como vai evoluir. Uma coisa é certa, desde que fiz as minhas colunas criou-se aqui uma espécie de adoradores das colunas monovia e todos estão com vontade de provar esta tecnologia. No audio como em tudo existe sempre um fenomeno de moda, diferenciação, novidade ...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 EmptyTer Mar 17 2020, 18:10

Ora aí está algo que vale a pena olhar!! Wink

Não sei como, mas não tinha visto esta entrada e partilha, agora vim espreitar e dou de caras com um cubo que impõe respeito.

Não conheço os drivers dessa marca, pelo menos não me recordo de os ouvir, mas com 21cm (8"), esse driver deve conseguir articular bem e chegar longe.


Paulo, esse cubo é selado ou tem atrás algum pórtico?


Quanto à "moda" das mono-via... Elas têm uma certa magia a criar som e a "imagem", não sei se será o caso, mas elas podem partir corações e deixar a razão com dúvidas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TABULA RASA... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
TABULA RASA...
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: