Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Computer-Fi... reflexões

Ir para baixo 
+17
brunomjs
jasus
BAILOTE
ricardo onga-ku
mannitheear
tfonseca
elso
lpg
jpinto
luis lopes
pistollero
TD124
jorge.henriques
Pierre
Hallscool
Milton
António José da Silva
21 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySáb Jun 11 2016, 09:43

Computer-Fi... reflexões 1t8s2r

Está quase a fazer dois anos que o computador tomou o lugar do leitor de CD como fonte no meu sistema, uma substituição forçada pela minha mudança transoceânica que me obrigou a deixar os discos em Lisboa, um processo de transição começou algum tempo antes, com penosa tarefa de extrair a música dos meus CDs (que incluiu o tagging manual de todos os álbuns de música clássica).
Hoje, depois de ter lido centenas de linhas sobre o assunto e experimentado os principais leitores de ficheiros, de ter queimado muitos neurónios e ganho mais alguns cabelos brancos, sinto que o desempenho da minha fonte Computer-Fi atingiu finalmente um nível de desempenho que não me deixa saudoso do velho leitor de CD da Pioneer.

Mas ao contrário daquilo que se poderia esperar, o uso de um computador como fonte está longe de ser uma tarefa simples e linear:

Computer-Fi ≠ plug&play

Num outro tópico tenho vindo a escrever sobre as minhas experiências com software (nomeadamente no uso do sistema operativo Mac OS como fonte e de diversos players ou leitores de ficheiros disponíveis nesse ambiente) e aqui pretendo abordar, dentro dos limites das minhas capacidades, algumas questões relacionadas com hardware.

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySáb Jun 11 2016, 10:55

Agora com isso tudo afinado e colunas recentes, tenho mesmo que dar ai um salto. Da primeira vez que ai fui, não fiquei nada convencido, mas as colunas eram ums B&W (não me lembro qual a nomenclatura das ditas) que também não te agradaram nada. Desta vez, estou certo que a coisa ja pia mais fino.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Computer-Fi... reflexões 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySáb Jun 11 2016, 11:09

Tambem tenho uma geringonça dessas (raspberry ) onde corre o moOde Player...
É interessante comandar a coisa com o telemovel....
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySáb Jun 11 2016, 11:22

Milton escreveu:
Tambem tenho uma geringonça dessas (raspberry ) onde corre o moOde Player...
É interessante comandar a coisa com o telemovel....

A diferença é que eu corro o player no Mac e o Pi apenas transfere a corrente de bits para o HifiBerry DAC+ que está ligado por I2S ao Pi.
Numa próxima mensagem vou desenvolver as (enormes) vantagens desta configuração.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySáb Jun 11 2016, 22:47

Tenho um portátil netbook, que não usava e agora dou-lhe uso. (Só é usado para música)
Sistema operativo Ubunto, com o Kodi instalado a funcionar como leitor multimédia.

O PC está configurado para abrir o Kodi automaticamente ao iniciar.

Os ficheiros estão armazenados no disco em formato FLAC.

No iPad uso uns aplicativos específicos para controlar o Kodi, super simples e funcionais.

Computer-Fi... reflexões Mhrj3s

Computer-Fi... reflexões 211uyv8

Computer-Fi... reflexões Nxrz3p

Dizem os entendidos que se colocasse um DAC externo, ligado por USB, poderia obter melhorias na qualidade do som. No entanto, estou satisfeito com o resultado.

Não é de todo um sistema super sofisticado, mas funciona muito bem.

Computer-Fi... reflexões 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyDom Jun 12 2016, 23:16

Usar o computador para armazenamento e processamento dos ficheiros e a placa de som interna para conversão D/A é a configuração mais simples mas também aquela que produz piores resultados mas a escolha de um sistema operativo mais "ligeiro" é um passo na direcção certa.


A maior qualidade de um computador é a sua enorme capacidade de processamento, que pode ser usada para upsampling, filtragem, conversão para DSD ou correcção acústica.

O seu maior defeito é possuir uma monumental quantidade de fontes de ruído, tanto acústico como eléctrico (RFI, EMI). No caso dos portáteis uma delas é o monitor.


Mas antes disso gostava de abordar os vários elementos e equipamentos que compõe um sistema de reprodução de ficheiros.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 13 2016, 10:38

A função de um equipamento/sistema de Computer-Fi é equivalente à de um transporte de CD/DVD, ou seja, a leitura e processamento de um ficheiro de audio digital e posterior transmissão do mesmo para um conversor Digital/Analógico (DAC).
As vantagens do computador são várias: maior poder de processamento, possibilidade de efectuar correcção acústica e sobretudo uma maior flexibilidade quando aos tipos de media e às suas origens.



Computer-Fi... reflexões 2vhzvhd


Media

O ficheiro de audio digital utiliza uma tecnologia que consiste em codificar o sinal recorrendo a um código binário.
Essa codificação pode ser efectuada recorrendo a duas tecnologias distintas: Pulse-Code Modulation (CD/DVD-A/Blu-ray) e Pulse-Density Modulation (SACD).
Existem diversos formatos de audio digital (p.ex. MP3, MP4, AAC, FLAC, ALAC, WAV, AIFF, DSD), alguns deles recorrendo à compressão para reduzir o tamanho do ficheiro (MP3, MP4, AAC, FLAC, ALAC) mas nem todos retêm toda a informação (FLAC, ALAC são dois exemplos de compressão lossless).
No que se refere à resolução, os ficheiros com uma profundidade de bits superior a 16bit e uma frequência de amostragem superior a 44,1/48kHz permitem obter uma maior fidelidade.

Um ficheiro digital pode ser obtido de diversas formas:

download - descarregado de uma loja online

"needle dropping" - digitalização de vinil

ripping - extraído de um suporte físico (disco) tipo CD/DVD-A/Blu-ray/SACD*

streaming - transmitido por um fornecedor de música online tipo Spotify/Qobuz/YouTube

Excluindo a última forma, todas as outras requerem armazenamento.


* - devido à protecção contra cópia a extracção do conteúdo de um SACD é um processo complicado que requer, entre outros, a utilização de uma Sony PS3.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 13 2016, 22:12

Antes de começar fica um alerta...os acidentes são inevitáveis e podemos ficar sem música.



A palavra chave é CÓPIA DE SEGURANÇA!





Computer-Fi... reflexões 2vl48w5

Armazenamento

O armazenamento dos ficheiros pode ser efectuado de diversas formas, algumas delas com vantagens significativas.

Um disco rígido HDD tem a desvantagem de produzir ruído durante a leitura, o que perturba a escuta, e quando utilizado como disco interno produz ruído também eléctrico (RFI, EMI).
A opção por um disco interno SSD elimina o primeiro problema mas não o segundo.

Um disco externo SSD pode ser uma alternativa superior ao disco interno mas a ligação USB não permite o isolamento galvânico (salvo se forem utilizados interfaces especializados) pelo que terá que ser utilizada uma outra ligação para se eliminar também o problema do ruído eléctrico.
As desvantagens dos discos SSD são o preço elevado e a capacidade reduzida.

Sobram duas opções que permitem solucionar todos os problemas: uma NAS (network attached storage) e a Cloud.
No entanto a Cloud apresenta algumas desvantagens que são velocidade de upload e download, o custo mensal de acesso ao serviço, e a dependência de uma ligação que pode ter quebras.
No meu sistema optei pela primeira NAS numa configuração que me permite isolar electricamente o armazenamento do computador posicionar a fonte de ruído acústico numa outra sala (neste caso na cozinha que é o local onde está a tomada de ADSL e por conseguinte o router).


O armazenamento os meus ficheiros processa-se da seguinte forma:

- a extração das faixas de um CD recém adquirido é efectuada no meu desktop de trabalho utilizando o iTunes

- de seguida procedo ao tagging manual de cada faixa

- finalmente copio a pasta resultante para a NAS e de seguida movo-a para o disco rígido HDD USB que utilizo como Back Up
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 14 2016, 08:42

Streaming

A alternativa ao armazenamento local é o Streaming, que para transmissões lossless requer subscrição e pagamento mensal.
As vantagens são termos acesso imediato a uma quantidade imensa de álbuns/gravações e não necessitarmos de armazenamento local (com as desvantagens deste equipamento: segurança, ruído, consumo eléctrico, espaço, ligações).
No entanto nunca somos donos da música que pagamos, apenas temos direito de a escutar enquanto pagamos.
Além disso qualquer quebra na rede de internet impossibilita a escuta de música.

Qobuz - http://www.qobuz.com/

Spotify - https://www.spotify.com/uk/premium/

Tidal - http://tidal.com/
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 14 2016, 09:38

ricardo onga-ku escreveu:


Qobuz - http://www.qobuz.com/

Spotify - https://www.spotify.com/uk/premium/

Tidal - http://tidal.com/

O lossless não será um pouco duvidoso nestas plataformas, mesmo pagantes?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 14 2016, 11:28

Não sei responder mas tenho ideia de ter lido alguns comentários relativamente a watermarks.

...

P.S.: foi aqui: http://www.mattmontag.com/music/universals-audible-watermark
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 14 2016, 20:57

ricardo onga-ku escreveu:


- a extração das faixas de um CD recém adquirido é efectuada no meu desktop de trabalho utilizando o iTunes


Eu ofereço-me para ficar com esses cd's ripados.
Envia-os prá Bairrada que eu cubro os portes.
Vale? Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 14 2016, 22:16

Já tenho vendido alguns CDs mas hoje em dia só compro música clássica e jazz, e esses não tenciono vender, até porque são um back up ao qual posso recorrer em caso de emergência.
Sorry, no deal... Cool

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyQua Jun 15 2016, 10:07

ricardo onga-ku escreveu:
Antes de começar fica um alerta...os acidentes são inevitáveis e podemos ficar sem música.

A palavra chave é CÓPIA DE SEGURANÇA!

Complétamente de acordo... é fundamental !!!

...

O armazenamento os meus ficheiros processa-se da seguinte forma:

- a extração das faixas de um CD recém adquirido é efectuada no meu desktop de trabalho utilizando o iTunes

Eu para a extração de Jazz, Classico, Barroco utiliso o EAC e para o Rock o Foobar...

- de seguida procedo ao tagging manual de cada faixa

O Foobar (como o EAC), faz o tagging automatico do disco...

- finalmente copio a pasta resultante para a NAS e de seguida movo-a para o disco rígido HDD USB que utilizo como Back Up

Não utiliso NAS por causa das latências altas, mas utiliso um HDD acoplado em USB e separado galvânicamente do computador ao nivel da DATA... pareçe-me uma melhor alternativa sobretudo com ficheiros de alta resolução...
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyQua Jun 15 2016, 13:55

Boas, vou partilhar a minha experiencia computer fi Smile
comecei com portatil>conversor spdif>dac.
com este setup andei uns 4 anos tive pc dedicados e varios dacs, alguns com bastante fama no mercado: lavry da11, metrum octave etc. nunca fiquei satisfeito com a qualidade de som. tinha licenças do jriver, xxhighend, jplay.
agora tenho:
raspberry pi > dac (mamboberry dac- ess sabre)
com este setup utilizo varios sistemas operativos gratis. tenho muito menos custo e melhor qualidade de som.
controlo o raspberry pi com o tablet.
geralmente ripo cds com o eac (exact audio copy) para wav tambem oiço streams do soundcloud ou youtube.
Computer-Fi... reflexões 22692
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyQua Jun 15 2016, 15:41

desconhecia esse soundclound.
pelo pouco que vi, é mais á base de "dance"?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyQua Jun 15 2016, 20:41

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Antes de começar fica um alerta...os acidentes são inevitáveis e podemos ficar sem música.

A palavra chave é CÓPIA DE SEGURANÇA!

Complétamente de acordo... é fundamental !!!

...

O armazenamento os meus ficheiros processa-se da seguinte forma:

- a extração das faixas de um CD recém adquirido é efectuada no meu desktop de trabalho utilizando o iTunes

Eu para a extração de Jazz, Classico, Barroco utiliso o EAC e para o Rock o Foobar...

- de seguida procedo ao tagging manual de cada faixa

O Foobar (como o EAC), faz o tagging automatico do disco...

- finalmente copio a pasta resultante para a NAS e de seguida movo-a para o disco rígido HDD USB que utilizo como Back Up

Não utiliso NAS por causa das latências altas, mas utiliso um HDD acoplado em USB e separado galvânicamente do computador ao nivel da DATA... pareçe-me uma melhor alternativa sobretudo com ficheiros de alta resolução...

O iTunes também faz tagging automático mas não uso para música clássica...para este género prefiro inserir os dados manualmente tal como descrevi aqui.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 10:11

Computador vs. Streamer

Um dos atractivos do Computer-Fi reside no facto de a maioria dos audiófilos possuir um computador pessoal que na maior parte dos casos está apto para reproduzir música quando ligado directamente ao sistema.
O problema é que o PC não foi especialmente concebido tendo em conta as necessidades específicas de um equipamento de reprodução de música gravada.
Conforme referi anteriormente, o seu maior defeito é possuir uma monumental quantidade de fontes de ruído, tanto acústico como eléctrico (RFI, EMI), gerado não só pelos componentes de hardware e pela fonte de alimentação mas também pelos processos de cálculo em curso durante a leitura de ficheiros.

Se por um lado a gravação que se encontra num estado de ficheiro (00s e 11s) é relativamente (para não dizer absolutamente) imune a erros e interferências, o mesmo já não se verifica com o stream (corrente de bits) que é fornecido ao DAC.

Daí que um Streamer, que na verdade não é mais do que um computador dedicado operado por software igualmente dedicado, tenha vantagens consideráveis sobre um computador pessoal.

Mas, para mim, a desvantagem dos streamers está nos interfaces dos browsers/players, que para o meu gosto são menos adequados para música clássica do que o iTunes e isso levou-me a evitá-los.

Daí ter optado por adaptar um velho Mac para a pesquisa e leitura de ficheiros.
Inicialmente recorri a um optimizador do sistema operativo, que reduz o número de processos activos ao mínimo indispensável.
Seguidamente transferi a minha discoteca para uma NAS por forma a libertar o módulo de USB que na altura estava a ser partilhado pelo DAC e pelo HDD externo.


Entretanto deram-me um Raspberry-Pi 1 que resolvi experimentar com o Volumio e o Moode mas o Raspberry-Pi 1 utiliza o mesmo módulo para USB (ligação DAC) e Ethernet (ligação rede ou HDD externo), uma fonte de ruído e também de conflitos e esta versão não tem o poder de processamento necessário para efectuar upsampling para 192kHz, necessário para fazer o bypass ao ASRC do meu DAC (que fazia mais mal do que bem)...desisti.

Mas mais tarde descobri que o Jussi Laako, o developer do HQ Player, o software que utilizo para leitura/processamento dos ficheiros, estava a desenvolver um novo conceito que consiste no uso de um mini-computador NUC (Next Unit of Computing) para receber o stream já processado por Ethernet (ou Wi-Fi) e alimentar o DAC, a que chamou de Network Audio Adapter (desempenhando um papel semelhante ao de um media renderer), que apresenta duas enormes vantagens:

- actividade mínima de processamento e potência reduzida geram pouco ruído

- isolamento de todo o ruído gerado na leitura/processamento dos ficheiros no "servidor" através de ligação por Ethernet (ou Wi-Fi)



NUC (Next Unit of Computing)

Um NUC é um mini-computador que pode ser utilizado "sem cabeça" (controlado por rede e sem monitor) e correr um sistema operativo ultra-ligeiro.
A fraca potência e o OS optimizado para Audio produzem menor quantidade de "lixo" e isso torna-o numa excelente máquina de Computer-Fi.

A saída USB do Raspberry-Pi não deve ser usada para alimentar o DAC (pela razão anteriormente referida) mas existem muitos outros NUC (p.ex. Cubox) que o permitem.

Mas na realidade o protocolo USB não é adequado ao Audio, o que de certo modo explica os relatos do mannitheear e o pistollero, o descontentamento de tantos audiófilos com o USB e a preferência de muitos pela ligação S/PDIF, ou o aparecimento de equipamentos que procuram melhorar o desempenho deste protocolo deficiente.

Se não estou em erro a principal razão da qualidade de som do Raspberry-Pi e dos outros NUC está no facto de utilizarem placas de conversão D/A (DAC) e de conversão para S/PDIF que utilizam a ligação I2S, um protocolo especialmente concebido para Audio.
Algumas destas placas permitem utilizar uma fonte de alimentação externa e no caso das placas D/A o circuito não podia ser mais simples...KISS.

Além disso existe imensa informação online sobre como optimizar o Raspbian OS para Audio, reduzindo a "pegada" de poluição; esta semana aprendi a desligar permanentemente o Wi-Fi, o Bluetooth e a saída HDMI do meu R-Pi.

Neste momento o meu R-Pi 3 e o HifiBerry DAC estão ligados à mesma fonte de alimentação dedicada L-PSU mas no futuro não coloco de parte a hipótese de usar alimentações separadas.


Aconselho vivamente aos interessados em Computer-Fi que experimentem este conceito NAA, bastando para isso adquirir um R-Pi e uma placa DAC como p.ex. a da HifiBerry — por um valor que não excede os 100€ obtém-se um som a partir de ficheiros Redbook que envergonha muitos leitores de CD de topo.
A forma como o decaimento das notas se estende no tempo e a clareza e delicadeza com que os timbres são reconstituídos tornam a escuta de gravações de música acústica numa experiência verdadeiramente gloriosa.


R
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:07

O streaming do iTunes transmite em menos
Kbps do que a concorrência.
Estamos a falar de menos qualidade?
Pois já existe um streaming de França
Com uma dita qualidade hi-fi
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:13

luis lopes escreveu:
O streaming do iTunes transmite em menos
Kbps do que a concorrência.
Estamos a falar de menos qualidade?
Pois já existe um streaming de França
Com uma dita qualidade hi-fi

Não sabia que o iTunes tinha serviço de streaming...fui ver e afinal chama-se Apple Music.

Julgo que o serviço francês de que falas é o Qobuz.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:16

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
- finalmente copio a pasta resultante para a NAS e de seguida movo-a para o disco rígido HDD USB que utilizo como Back Up

Não utiliso NAS por causa das latências altas, mas utiliso um HDD acoplado em USB e separado galvânicamente do computador ao nivel da DATA... pareçe-me uma melhor alternativa sobretudo com ficheiros de alta resolução...

Paulo,

O que queres dizer com "latências altas"?
Sofres drop-outs?
No Computer Audiophile há várias centenas de audiófilos que fazem streaming High Res a partir de uma NAS sem problemas.
Eu tenho pouca coisa em HR mas também não sofro de drop-outs e uma uma NAS low-cost manhosa...
Não terás um problema na rede.

R


Última edição por ricardo onga-ku em Sex Jun 17 2016, 12:51, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:24

se calhar cometi um erro.... não estou bem dentro
da apple.
apenas li isto:
http://www.tecmundo.com.br/spotify/104539-spotify-vs-rapa-sai-melhor-mercado-streaming-musical.htm

é a apple mais fraca em qualidade lossless?
sim é a qobuz
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:40

Lossless significa sem perdas: para teres uma ideia o bit-rate de um CD 16/44,1 é de 1411,2kbit/s e a maioria dos sites fornece apenas 320kbit/s ou menos.
Se compararmos a resolução de um CD com a do DVD-A ou do SACD podemos até dizer que o CD é lossy...

Os únicos que fornecem um streaming com qualidade igual à do Redbook/Audio-CD são o Tidal e o Qobuz.
Eu achava que o Spotify também o fazia mas estava enganado...

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 12:54

ricardo onga-ku escreveu:
...podemos até dizer que o CD é lossy...



E eu continuo a achar que é mesmo é lousy. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Computer-Fi... reflexões 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 19:54

Que comentário simpático...vem mesmo a propósito. Computer-Fi... reflexões Xapbtd
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 20:56

ricardo onga-ku escreveu:
Que comentário simpático...vem mesmo a propósito. Computer-Fi... reflexões Xapbtd


Tens razão, cartão merecido e recebo-o sem protestar. smedley

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Computer-Fi... reflexões 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 21:03

e como castigo vai ouvir o spotify durante 30min
Computer-Fi... reflexões 310490
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySex Jun 17 2016, 23:03

Proponho antes a Feiticeira da Montanha em repeat 25 vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyDom Jun 19 2016, 19:43

Ricardo,

Como é que estás a alimentar o Raspeberry PI? pela ligação microUSB do PI ou pelo DAC?

Tenho andado a brincar com o Raspeberry PI e com uma placa Hifiberry Digi+:

1º upgrade: fonte de alimentação da ifi-audio iPower ligada ao PI (não sendo linear é de muito baixo ruído).
2º upgrade: em vez de ligar ao PI soldei uns pinos na placa Hifiberry Digi+(o projectista colocou no CI o sitio para soltar os pinos, não é necessário fazer qualquer alteração na ligação com o PI) e passei a alimentar tudo a partir desta.

Em ambos os upgrades notei melhorias no som.

No teu caso como a Hifiberry DAC+ PRO tem secção analógica penso que alimentar a partir do DAC pode ainda trazer mais melhorias.

Já li que existem projectos de alimentar o DAC com fontes de alimentação separadas do PI mas acabam por ser mais complicadas uma vez que para além da fonte de 5V é necessária uma fonte de 3.3V e é necessário modificar as ligações do DAC ao PI.

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 20 2016, 08:52

Não ponho de parte a hipótese de usar uma fonte de alimentação independente para o DAC mas neste momento estou a alimentar o conjunto pela entrada micro-USB com uma L-PSU da Aqvox.
A primeira opção parece-me um pouco complicada para a minha falta de jeito natural...

R
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 20 2016, 15:41

em relação a qualidade... desafio qualquer um aqui do forum para um blind test entre mp3 320 e flac ou wav.
aposto que vão ficar surpreendidos com o resultado.
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 20 2016, 16:21

Por aqui o "Digital" Media Center estabilizou com a seguinte configuração:
Computer-Fi... reflexões 14tvpxf

É um Media Center Digital (Audio/Video/NAS) que não depende de um Laptop/Portátil (premissa minha), apresenta uma muito boa relação qualidade/preço e tem um baixo consumo energético (ligado 24h/dia 365 dias/ano).

O sistema assenta em dois RaspberryPi:
- Num RPi3 o SO base é o ambiente de trabalho XFCE que monta e partilha em rede os discos USB via SAMBA (NAS), permite navegação web, gestão de ficheiros, Transmission P2P, etc, etc.  Neste Pi tenho ainda a possibilidade de correr o Video Center / Kodi (Exodus) deixando o XFCE em segundo plano (Samba NAS, P2P, etc).
- Num RPi2 + Hifiberry DAC+ Pro corro o Moode Audio 2.6 que acede via Samba/NAS à biblioteca de musica  que está nos discos ligados ao RPi3.

Resumindo, por um preço de arromba estou servido no que respeita ao digital!!! Wink


PS - O único senão de um sistema baseado em Raspberry Pi's é que a que curva de aprendizagem para o domínio do sistema poderá ser longa se não se tiver conhecimentos básicos de informática e redes.

PS1 - jpinto, ando de olho na iPower à algum tempo, será o upgrade final para o DAC+ Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 20 2016, 18:17

ricardo onga-ku escreveu:
...
Sofres drop-outs?
...
Não terás um problema na rede.

Não tenho cortes, mas na minha configuração não estou ligado à rede. Eu no sistema utiliso um pop-corn com o disco rigido interno, mas um amigo meu fez alterações ao programa de leitura Linux do popcorn. Com os Can's utiliso o computador portàvel e um disco rigido USB separado como jà disse...

Uma boa explicação de vàrios problemas encontrados no computer-fi :

http://www.coreaudiotechnology.com/the-secrets-and-obstacles-of-computer-audio/

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptySeg Jun 20 2016, 23:58

TD124 escreveu:
Uma boa explicação de vàrios problemas encontrados no computer-fi :

http://www.coreaudiotechnology.com/the-secrets-and-obstacles-of-computer-audio/

cheers


O meu sistema de reprodução de ficheiros elimina (praticamente) todos esses problemas.

- os ficheiros estão armazenados numa NAS (colocada noutra divisão para evitar ruído acústico) isolada do computador pela ligação Wi-Fi

- o computador que efectua a leitura e o processamento dos ficheiros e gera o stream está isolado do computador ligado ao DAC por Ethernet e essa ligação poderá vir a ser melhorada com o recurso a fibra

- o mini-computador que fornece o stream ao DAC, tarefa que requer pouquíssimos recursos, tem um OS minimalista e é de fraca potência pelo que gera pouco ruído. Está alimentado por uma LPSU dedicada e liga ao DAC por um protocolo adequado I2S (em vez do USB).

Falta adicionar uma LPSU independente para o DAC


Última edição por ricardo onga-ku em Ter Jun 21 2016, 10:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 02:17

Nunca mais me venham dizer que o vinil é complexo. Corro todos á pedrada. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Computer-Fi... reflexões 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 08:48

António José da Silva escreveu:
Nunca mais me venham dizer que o vinil é complexo. Corro todos á pedrada. dvil

Não leste o tópico onde o Paulo faz um paralelo entre os dois sistemas de leitura?

vinil + gira = hdd
braço + célula = computador + player
phono pre-amp + RIAA = conversor D/A

R
Ir para o topo Ir para baixo
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 395
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 11:05

lpg escreveu:
- Num RPi2 + Hifiberry DAC+ Pro corro o Moode Audio 2.6 que acede via Samba/NAS à biblioteca de musica  que está nos discos ligados ao RPi3.


Bom dia,

Como ando às cabeçadas com um RPi2 e Rpi3 e um HifiBerry Dac PRO, e ainda não consegui afinas as coisas, esse Moode Audio é também controlaver através de Android?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 11:35

O ideal quando se brinca com os Pis é ter dois ou três cartões para poder brincar com as instalações e ter uma sempre operacional.

O Volumio tem uma app para Android, talvez seja a alternativa...mais info neste tópico:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t9202-high-end-streamer-for-100-eur

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 12:24

ricardo onga-ku escreveu:
...
O meu sistema de reprodução de ficheiros elimina (praticamente) todos esses problemas.   ...

È no entre aspas, que um sistema analogico ou digital se encontram a ser idênticos... pois o (praticamente) é o que vai fazer a diferença entre um bom sistema e um grande... então atenção ! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 13:30

elso escreveu:
lpg escreveu:
- Num RPi2 + Hifiberry DAC+ Pro corro o Moode Audio 2.6 que acede via Samba/NAS à biblioteca de musica  que está nos discos ligados ao RPi3.


Bom dia,

Como ando às cabeçadas com um RPi2 e Rpi3 e um HifiBerry Dac PRO, e ainda não consegui afinas as coisas, esse Moode Audio é também controlaver através de Android?

Abraços

Boas,
tenho um dac + pro tambem (apenas uso a saida i2s para outro dac).
Podes usar o moode, o runeaudio e o archphile. O volumio ultima versao tem de se instalar os drivers manualmente na linha de comando mas podes ler no site do hifiberry como se faz.
pessoalmente prefiro o runeaudio e o archphile... tanto o moode como o volumio passam primeiro pelo soxr (sem upsampling), basta editar /etc/mpd.conf para ver que está ativo. A meu ver altera ligeiramente o som para "mais fininho".

do lado do android uso o Bubbleupnp que permite para alem de ler flacs e wavs tambem ler streams partilhados do youtube e soundcloud.
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 14:34

ricardo onga-ku escreveu:

O meu sistema de reprodução de ficheiros elimina (praticamente) todos esses problemas.

- os ficheiros estão armazenados numa NAS (colocada noutra divisão para evitar ruído acústico) isolada do computador pela ligação Wi-Fi

- o computador que efectua a leitura e o processamento dos ficheiros e gera o stream está isolado do computador ligado ao DAC por Ethernet e essa ligação poderá vir a ser melhorada com o recurso a fibra

- o mini-computador que fornece o stream ao DAC, tarefa que requer pouquíssimos recursos, tem um OS minimalista e é de fraca potência pelo que gera pouco ruído. Está alimentado por uma LPSU dedicada e liga ao DAC por um protocolo adequado I2S (em vez do USB).

Falta adicionar uma LPSU independente para o DAC

Dear Ricardo,

for a while I followed a similar approach. But for me, I found out that don't like such a setup, because it is too complex für my taste. If you don't want to have all these electrical components always on, wasting energy, you have to shut down each single component down. the NAS, the Raspberry Pi and the Computer. If you want to listen, you have to turn all on, let them boot, perhaps finding the NAS proceeding a periodic self-check or demanding an update. Let alone the usual problems of IT and network systems. I don't want to be a sysadmin but simply want to listen music.
And what, if I want to listen occasionally to Youtube, Spotify, Qobuz, Tidal?

Therefore - until I find some day one dedicated machine which stores and plays the music from every local or streaming source, is simple to use, has a sleek user interface and doesn't cost a fortune - I currently prefer a simpler solution: a totally silent Macbook Air with attached USB HD (will move to SSD one day...) and DAC. It's simple, fast available, movable for can listening, stable, and almost hassle-free. The Audirvana software optimizes automatically the computer performance and stops unneeded bachground processes while playing music.

So, while all advanced audio servers, streamers and so on are essentially computers, why not use simply a computer?

And - my last DAC, the Henry DAC is very demanding on USB performance, thus I can use it only in USB1 mode with the Raspberry Pi. But no problem with USB2 and 196kHz/24bit files and the computer.

Cheers Manfred
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 15:49

elso escreveu:
lpg escreveu:
- Num RPi2 + Hifiberry DAC+ Pro corro o Moode Audio 2.6 que acede via Samba/NAS à biblioteca de musica  que está nos discos ligados ao RPi3.


Bom dia,

Como ando às cabeçadas com um RPi2 e Rpi3 e um HifiBerry Dac PRO, e ainda não consegui afinas as coisas, esse Moode Audio é também controlaver através de Android?

Abraços

Boas,

O Moode o Volumio e o RuneAudio são servidores de MPD e deverás conseguir aceder e controlar o servidor a partir de qualquer browser em win, mac, android ou ios! Podes também usar um cliente de MPD (app) para controlar o servidor, em android e em vrs gratuita a minha preferência vai para a app MPDroid.

Entre o moode e o volumio, no que respeita a servidores MPD, a minha preferência vai de longe para o primeiro... e tenho de arranjar tempo para testar o Runeaudio!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 395
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 16:03

lpg escreveu:
elso escreveu:
lpg escreveu:
- Num RPi2 + Hifiberry DAC+ Pro corro o Moode Audio 2.6 que acede via Samba/NAS à biblioteca de musica  que está nos discos ligados ao RPi3.


Bom dia,

Como ando às cabeçadas com um RPi2 e Rpi3 e um HifiBerry Dac PRO, e ainda não consegui afinas as coisas, esse Moode Audio é também controlaver através de Android?

Abraços

Boas,

O Moode o Volumio e o RuneAudio são servidores de MPD e deverás conseguir aceder e controlar o servidor a partir de qualquer browser em win, mac, android ou ios! Podes também usar um cliente de MPD (app) para controlar o servidor, em android e em vrs gratuita a minha preferência vai para a app MPDroid.

Entre o moode e o volumio, no que respeita a servidores MPD, a minha preferência vai de longe para o primeiro... e tenho de arranjar tempo para testar o Runeaudio!

Abraço

Vou ter que pesquisar todas essas possibilidades.

Ontem já funcionou com o Volumio no RPi2, mas parece-me que este não tem energia suficiente para alimentar um disco externo com alimentação por usb.

Vou tentando testar as outras hipóteses.

obrigado
Computer-Fi... reflexões 22692
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 16:11

elso escreveu:
... mas parece-me que este não tem energia suficiente para alimentar um disco externo com alimentação por usb.
Computer-Fi... reflexões 22692

Tem energia sim, procura nas configurações por MaxUSB Current (ou algo parecido) e activa a opção! O Moode tem essa opção...

(Tb podes editar o ficheiro /boot/config.txt e adicionar a seguinte linha: max_usb_current=1)
Ir para o topo Ir para baixo
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 395
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 16:14

lpg escreveu:
elso escreveu:
... mas parece-me que este não tem energia suficiente para alimentar um disco externo com alimentação por usb.
Computer-Fi... reflexões 22692

Tem energia sim, procura nas configurações por MaxUSB Current (ou algo parecido) e activa a opção! O Moode tem essa opção...

(Tb podes editar o ficheiro /boot/config.txt e adicionar a seguinte linha: max_usb_current=1)

Vou tentar

Obrigadissimo
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 16:15

mannitheear escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

O meu sistema de reprodução de ficheiros elimina (praticamente) todos esses problemas.

- os ficheiros estão armazenados numa NAS (colocada noutra divisão para evitar ruído acústico) isolada do computador pela ligação Wi-Fi

- o computador que efectua a leitura e o processamento dos ficheiros e gera o stream está isolado do computador ligado ao DAC por Ethernet e essa ligação poderá vir a ser melhorada com o recurso a fibra

- o mini-computador que fornece o stream ao DAC, tarefa que requer pouquíssimos recursos, tem um OS minimalista e é de fraca potência pelo que gera pouco ruído. Está alimentado por uma LPSU dedicada e liga ao DAC por um protocolo adequado I2S (em vez do USB).

Falta adicionar uma LPSU independente para o DAC

Dear Ricardo,

for a while I followed a similar approach. But for me, I found out that don't like such a setup, because it is too complex für my taste. If you don't want to have all these electrical components always on, wasting energy, you have to shut down each single component down. the NAS, the Raspberry Pi and the Computer. If you want to listen, you have to turn all on, let them boot, perhaps finding the NAS proceeding a periodic self-check or demanding an update. Let alone the usual problems of IT and network systems. I don't want to be a sysadmin but simply want to listen music.
And what, if I want to listen occasionally to Youtube, Spotify, Qobuz, Tidal?

Therefore - until I find some day one dedicated machine which stores and plays the music from every local or streaming source, is simple to use, has a sleek user interface and doesn't cost a fortune - I currently prefer a simpler solution: a totally silent Macbook Air with attached USB HD (will move to SSD one day...) and DAC. It's simple, fast available, movable for can listening, stable, and almost hassle-free. The Audirvana software optimizes automatically the computer performance and stops unneeded bachground processes while playing music.

So, while all advanced audio servers, streamers and so on are essentially computers, why not use simply a computer?

And - my last DAC, the Henry DAC is very demanding on USB performance, thus I can use it only in USB1 mode with the Raspberry Pi. But no problem with USB2 and 196kHz/24bit files and the computer.

Cheers Manfred

Hi Manfred,

With this topic and my file playback system I am aiming at the best possible performance; I have tried "simply using the computer" and the difference is significant from an optimised, dedicated layout.
So to answer your question while all advanced audio servers, streamers and so on are essentially computers, why not use simply a computer? I will repeat what I wrote in the Computador vs. Streamer post:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10509-computer-fi-reflexoes#260458

The USB connection is not the optimal option in any circumstances, but the way it's been implemented in the Raspberry Pi is particularly bad and shouldn't be used.
If one (really) wishes to use a USB DAC then there are better NUCs such as the Cubox.

Besides, if one is using the computer for playing and processing (upsampling/filtering) files then this will require quite a bit of computational effort from the processor and the resulting noise will affect playback.
Upsampling may or may not be beneficial because most DACs will perform oversampling (usually 8x for 44.1, 4x for 88.2, 2x for 176.4) anyway and each step requires filtering and dithering.
My former TEAC used it's internal ASRC to upsample everything to 196kHz before oversampling and I found that the HQ Player would perform this upsampling which much better results.
But the Raspberry Pi isn't powerful enough to upsample anyway so one might as well just feed the DAC with whatever format is native to the file.

As Paulo mentioned, both in vinyl and in file playback the devil is in the details.
Avoid USB (or at least use filters such as Intona/Regen or galvanised input), avoid switching PSUs, avoid unnecessary active processes and features (video card, sound card, Wi-Fi, Bluetooth, etc.) on the computer connected to the DAC.
Use Ethernet and I2S (then S/PDIF if you must).
You will then have reduced background noise and jitter and the resulting sound will be far more "transparent" and provide a more pleasurable and realistic experience.

R
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 16:38

ricardo onga-ku escreveu:
... avoid unnecessary active processes and features (video card, sound card, Wi-Fi, Bluetooth, etc.) on the computer connected to the DAC.
You will then reduced background noise and jitter and the resulting sound will be far more "transparent" and provide a more pleasurable and realistic experience.

Uma solução baseada em Raspberry, pela simplicidade de hardware do mini computador, elimina grande parte das fontes de ruído presentes num laptop ou desktop. Além do mais o baixo consumo dos RPis permitem que estejam sempre ligados/disponíveis, tendo ainda a vantagem de ser uma solução mais discreta do ponto de vista estético/visual... Já me chega ter de estar em frente ao laptop durante o dia, pelo que dispenso a presença de um a tempo inteiro na sala... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 17:12

lpg escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
... avoid unnecessary active processes and features (video card, sound card, Wi-Fi, Bluetooth, etc.) on the computer connected to the DAC.
You will then reduced background noise and jitter and the resulting sound will be far more "transparent" and provide a more pleasurable and realistic experience.

Uma solução baseada em Raspberry, pela simplicidade de hardware do mini computador, elimina grande parte das fontes de ruído presentes num laptop ou desktop. Além do mais o baixo consumo dos RPis permitem que estejam sempre ligados/disponíveis, tendo ainda a vantagem de ser uma solução mais discreta do ponto de vista estético/visual...  Já me chega ter de estar em frente ao laptop durante o dia, pelo que dispenso a presença de um a tempo inteiro na sala... Wink

Eu também me sinto incomodado pelo computador na sala, até porque acabo por não resistir à tentação de "surfar" na net.
Mas não gostei de usar o smartphone para fazer browsing da minha musicoteca, achei as apps (o Retune para controlar o iTunes e Volumio) pouco adequadas a pesquisar música clássica.

Acabei por optar pelo o iTunes em paralelo com o HQPlayer, no portátil, pesquisando no primeiro e arrastando em seguida o álbum ou as faixas escolhidas para o segundo.
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 17:19

No meu caso não consigo notar diferenças na fonte... No meu sistema, se existem, são muito subtis. Já fiz testes cegos e nada...

Será pelo design do DAC (equibit) ser exigente na rejeição de jitter? Ou então sou surdo?!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões EmptyTer Jun 21 2016, 17:28

tfonseca escreveu:
No meu caso não consigo notar diferenças na fonte... No meu sistema, se existem, são muito subtis. Já fiz testes cegos e nada...

Será pelo design do DAC (equibit) ser exigente na rejeição de jitter? Ou então sou surdo?!

Esse "fonte" refere-se exactamente a quê?
À resolução dos ficheiros?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Computer-Fi... reflexões Empty
MensagemAssunto: Re: Computer-Fi... reflexões   Computer-Fi... reflexões Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Computer-Fi... reflexões
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Reflexões de H. M.
» Reflexões
» B R U T U S = Reflexões sugeridas pelo seu uso! ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: