Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ligação Directa

Ir para baixo 
+3
Mário Franco
lore
Fernando Mota
7 participantes
AutorMensagem
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyDom 29 Nov 2015 - 19:43

Olá amigos
Hoje estive a fazer uma experiência em casa, já observada em casa de outro nosso amigo aqui do Fórum, e que consiste em fazer uma ligação directa ao quadro eléctrico de casa de três cabos de 4 mm² (Fase, Neutro e Terra) em que só na fase é que leva um porta fusíveis (eu utilizei um de 16 Amperes, acho que chega) , finalizando numa tomada fêmea para ligar só os equipamentos do áudio (Amplificador, Pré de Phono e Gira discos). Isto tudo para se ver se havia alguma alteração no som, em relação a esses equipamentos estarem ligados na ficha normal da sala, em que normalmente o cabo é de 2,5 mm², e que para chegar ao sítio onde faço a ligação, já provavelmente foi repartido em série pelas outras tomadas, por acaso houve uma alteração, o som ficou mais natural e limpo. Em casa do outro nosso amigo a alteração foi mais bem evidente, parecia que tinham tirado uma cortina da frente das colunas.
Como foi uma experiência não me dei ao trabalho de arrumar o cabo pela parede fora da sala, foi mesmo pelo meio da sala.
Agora vou fazer uma instalação mais técnica para o devido efeito, com esta dei mais um saltinho no melhoramento do meu Sistema.
O que interessa é ir aos poucos melhorando o sistema através do meu gosto pessoal do som.
Um abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptySeg 30 Nov 2015 - 21:06

Ligação Directa 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 10:02

Ligação Directa 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 10:25

Fernando, já consideraram ligar apenas um equipamento de áudio num UPS? Eu no meu trabalho funciono com um pois temos muitos equipamentos electrónicos sensíveis a variações de corrente e importei essa teoria para o equipamento lá de casa. O UPS normalmente tem um estabilizador/filtro de corrente e na teoria deveria fazer melhor o trabalho do que uma ligação directa ao quadro pois a energia que nos é fornecida não é 100% "limpa" de ruído; podendo sofrer alterações durante o dia (sei disto porque o meu irmão já trabalhou como electricista). Basicamente deve ter sido a ideia do Rui Borges quando decidiu fazer uma fonte de alimentação a bateria para os seus gira discos, para ter uma entrega de energia constante e não dependente dos ruídos da rede eléctrica.

Boa sorte aí com as experiências.

Pedro
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 10:54

Atenção ao tipo de UPS, pois se for uma UPS normal que funciona em modo offline, a voltagem à saída vai ser exactamente idêntica à da entrada (variações incluídas) - a excepção aqui é :

- em caso de picos de tensão, a UPS corta os mesmos pois costumam ter circuito de protecção, e em algumas o inversor DC-AC entra em funcionamento passando a alimentação a ser efectuada da bateria
- em caso de sub-tensão, a partir de um determinado valor o inversor DC-AC entra em funcionamento e a alimentação passa a ser efectuada a partir da bateria.

Só em UPS's do tipo online é que existe um isolamento total entre a alimentação da rede e a saída - nestes modelos, a alimentação da rede AC é permanentemente convertida para DC, que é utilizada para carregar as baterias, e em seguida é utilizada para alimentar um conversor DC-AC que gera um sinal sinusoidal AC à saída.

Claro que as UPS's online são bem mais caras, gastam mais energia e as mais baratuchas geram sinais que se aproximam do sinusoidal mas que não são propriamente os ideais para ligar a equipamentos com fontes de alimentação analógicas "sensíveis"...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 13:51

A seguir à instalação definitiva, vou para a nova etapa, uma boa régua para ligar os aparelhos.
Penso que a ideia do Ups será menos eficaz para o efeito que se quer, mas pensei num aparelho para a sobre tensão antes do porta fusíveis. Mas por agora fica assim, até porque a ideia é sempre desligar os aparelhos da ficha depois de concluída a escuta.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 16:27

Olá

Já estou a ver a situação final....

Rebenta o Quadro do prédio...  Ligação Directa 936335
smedley  smedley  smedley  smedley

Fredie

P.S. espero que resulte.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa EmptyTer 1 Dez 2015 - 17:40

É cimento! Assimento é que é! Ligação Directa 22692
Eu também procuro todo o tipo de optimização possível!... Ligação Directa 317942 E esse tipo de coisa, quando for grande também quero fazer! Ligação Directa 933723
Esta casa é por si só uma dor de cabeça... Por isso nem coloco essa possibilidade para já. O que tenho é cabos e régua feitos por mim e na tomada um protector contra picos.

Bem haja! Ligação Directa 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ligação Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação Directa   Ligação Directa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ligação Directa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» À descoberta dos gira discos !...
» jmarcedo Sound System
» Ligação à terra
» Cabos de ligação DIN-RCA
» Cabos de ligação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: