Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ligação à terra

Ir para baixo 
+4
khayman
Mário Franco
Pierre
Nunão
8 participantes
AutorMensagem
Nunão
Membro AAP
Nunão


Mensagens : 141
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 53
Localização : Oeste

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyQui maio 03 2018, 20:50

Boas,

Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão.
Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica.
Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo.
Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução?
Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada?
Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 09:35

Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio.
Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 10:30

Nunão escreveu:
Boas,

Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão.
Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica.
Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo.
Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução?
Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada?
Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...

Pierre escreveu:
Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio.
Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.

A melhor solução é ir buscá-la à cozinha ou ao anexo com uma extensão fixa (mas verificar primeiro se é verdadeira porque há casas onde a ligação à terra é fingida)

A outra solução é enterrar um tubo de metal na terra e ligar-lhe um cabo este artigo creio que explica o essencial

https://www.orgonite-portugal.com/pt/2015/07/ligacao-fisica-a-terra/

Relativamente à necessidade de ligação à terra o varia consoante os aparelhos.

Os meus audiolab 8000 pré e power não devem ser ligados à terra (vem nas instruções)

O meu DAC Theta pro-Generation V tem indicações expressas no manual de instruções para ser ligado à terra sob risco de poder avariar-se sem essa ligação.

Portanto o que determina é sempre o tipo de aparelho.

(Fugindo um pouco ao assunto, cheguei a queimar motherboards do PC por falta de ligação à terra)
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 12:39

Pierre escreveu:
Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio.
Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.

Esta noção da terra "não fazer nenhuma falta" só se aplica a equipamentos cuja construção foi efectuada com duplo isolamento e que por definição não necessitam de terra (a própria ficha apenas tem ligação para a fase/neutro). Em todos os outros casos a eliminação da ligação à terra coloca em risco o utilizador, nomeadamente quando se tratam de equipamentos com chassis metálico como é típico em tantos equipamentos de áudio...

O disjuntor diferencial mede a diferença de correntes entre a fase e o neutro, e dispara em caso de haver uma diferença que ultrapasse o valor regulado (num circuito ideal, é esperado que não exista diferença). A diferença é sinónimo de fuga para a terra, causada por vários motivos, sendo uma delas quando alguém toca na fase; o mínimo de regulação típica para o limite de detecção de um diferencial é 30mA - mas os diferenciais instalados à entrada da instalação estão regularmente configurados para 300mA para evitar disparos acidentais - 30 mA são suficientes para matar um humano, quanto mais 300mA...

Os parágrafos acima para explicar que :

- se o equipamento com chassis metálico tiver ligação correcta à terra e por avaria do mesmo a fase entrar em contacto com o chassis, o contacto directo da fase com a terra imediatamente dispara o diferencial.

- se o equipamento com chassis metálico não tiver ligação à terra e por avaria do mesmo a fase tocar no chassis, o chassis está electrificado e vai causar uma electrocussão do audiófilo que lhe tocar, o que com alguma sorte poderá fazer disparar o diferencial antes do mesmo ir ouvir discos para o além...

Os problemas de ruídos devem ser resolvidos com a resolução dos problemas associados com a instalação eléctrica e não por remoção das seguranças.

Cumprimentos.

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 12:59

khayman escreveu:

Os problemas de ruídos devem ser resolvidos com a resolução dos problemas associados com a instalação eléctrica e não por remoção das seguranças.


Faz sentido.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 14:05

Quando construí a minha casa pedi uma terra extra para a minha aparelhagem com uma vareta colocada nas melhores condições Ligação à terra 491368
Não sei se nota diferença ou não pois sempre esteve assim
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 14:41

Mário Franco escreveu:
Nunão escreveu:
Boas,

Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão.
Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica.
Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo.
Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução?
Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada?
Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...

Pierre escreveu:
Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio.
Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.

A melhor solução é ir buscá-la à cozinha ou ao anexo com uma extensão fixa (mas verificar primeiro se é verdadeira porque há casas onde a ligação à terra é fingida)

A outra solução é enterrar um tubo de metal na terra e ligar-lhe um cabo este artigo creio que explica o essencial

https://www.orgonite-portugal.com/pt/2015/07/ligacao-fisica-a-terra/

Relativamente à necessidade de ligação à terra o varia consoante os aparelhos.

Os meus audiolab 8000 pré e power não devem ser ligados à terra (vem nas instruções)

O meu DAC Theta pro-Generation V tem indicações expressas no manual de instruções para ser ligado à terra sob risco de poder avariar-se sem essa ligação.

Portanto o que determina é sempre o tipo de aparelho.

(Fugindo um pouco ao assunto, cheguei a queimar motherboards do PC por falta de ligação à terra)

Os áudiolab dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra. Ligação à terra 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:39

Nunão escreveu:
Boas,

Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão.
Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica.
Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo.
Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução?
Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada?
Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...

Também tenho uma 2ª habitação antiga aí para a zona Oeste. Também tenho para lá algumas traquitanas de áudio e TV. Umas ligadas a tomadas sem terra e outras com terra, conforme estão dispostas pela casa. Nunca senti necessidade de ligá-las especificamente a tomadas com terra, outro sim, frigorífico e máquinas de lavar. Sendo uma zona húmida e uma casa habitada esporádicamente e portanto não arejada convenientemente, tenho de vez em quando problemas nas próprias tomadas que entram em curto-circuito, mas isso já é outra coisa.  

Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à  tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.

Outra, eficaz, é esta explicada aqui (é o princípio também dos para-raios, que descarregam a energia do raio até um estilete metálico enterrado no solo)


_________________
Ligação à terra Signat10
Ligação à terra Vu-1_z10 Ligação à terra Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:41

Pierre escreveu:


Os áudiolab  dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra. Ligação à terra 447836

Mais uma prova da maldade inglesa Ligação à terra 58893 eles querem que os clientes apanhem umas descargas elétricas Ligação à terra 447836

Ligação à terra 640-0210

lol!

Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:45

Pierre escreveu:
Os áudiolab  dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra. Ligação à terra 447836

A residência onde moro há 23 anos tem toda ela tomadas com terra, até nos tectos para os candeeiros (!). O meu Audiolab nunca se queixou, nunca foi ao "doutor" e continua ligado.

_________________
Ligação à terra Signat10
Ligação à terra Vu-1_z10 Ligação à terra Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:47

Ferpina escreveu:
 

Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à  tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.


affraid affraid affraid Lá se vai o nosso administrador affraid

Ligação à terra 37792610

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:50

Mário Franco escreveu:
affraid affraid affraid  Lá se vai o nosso administrador affraid

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Ligação à terra 265963

O fio de terra, não o condutor de energia Ligação à terra 317942

_________________
Ligação à terra Signat10
Ligação à terra Vu-1_z10 Ligação à terra Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 15:56

Mário Franco escreveu:
Ferpina escreveu:
 

Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à  tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.


affraid affraid affraid  Lá se vai o nosso administrador affraid

Ligação à terra 37792610

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Nesse caso é tomar banho de luvas e galochas. affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 16:00

Ferpina escreveu:
Pierre escreveu:
Os áudiolab  dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra. Ligação à terra 447836

A residência onde moro há 23 anos tem toda ela tomadas com terra, até nos tectos para os candeeiros (!). O meu Audiolab nunca se queixou, nunca foi ao "doutor" e continua ligado.


Ainda não abri o 8000 C nem o 8000 P mas logo que possa hei-de tirar as dúvidas.

Tenho lá um Advance Acoustic que tem uma ficha fêmea de alimentação com três pinos mas lá dentro só tem fase e neutro ligados.

Suponho que o Audiolab seja um caso parecido.

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptySex maio 04 2018, 16:04

Pierre escreveu:
Mário Franco escreveu:
Ferpina escreveu:
 

Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à  tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.


affraid affraid affraid  Lá se vai o nosso administrador affraid

Ligação à terra 37792610

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Nesse caso é tomar banho de luvas e galochas. affraid

Graças a deus está em paz Ligação à terra 936335 tem uma expressão resignada Embarassed também pudera, depois do Tondela um homem já suporta o que quer que venha, eu próprio já admito a possibilidade de comprar uma dessas banheiras lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyDom maio 06 2018, 02:14

Tenho uma Receiver
AV da Yamaha que tem uma ficha simples, sem ligação terra.

O. Pioneer A400, na parte de trás, tem um autocolante que informa que o aparelho deve ser ligado a uma tomada com terra.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Nunão
Membro AAP
Nunão


Mensagens : 141
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 53
Localização : Oeste

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyDom maio 06 2018, 12:40

Boas,

Obrigado pelo feedbcack. Com base no que li aqui vou deixar como está.
Dos aparelhos que vou levar só 3 é que têm cabo para terra.
Outro problema é que no contrato da EDP vem a classificação de fornecimento de energia categoria "C", ou seja os picos de corrente são substancialmente maiores e mais frequentes.
Nada que uma boa extensão com a respectiva protecção não resolva. Penso eu.... Ligação à terra 447836

Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5170
Data de inscrição : 11/11/2010

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyDom maio 06 2018, 13:50

Os meus Audiolab 8000c e 8000p vêm equipados com fio terra, ao qual acabei por os ligar a uma ficha normal porque provoca um ruído de fundo.
Os restantes mono blocos 8000m, o tuner 8000t, Dac 8000dac e o transporte 8000cdm já não vêm equipados com fio terra.

Tenho mais equipamentos um deles da Pioneer com o mesmo tipo de ligação, que obriga mesmo ao uso de fichas com fio terra, se o ligar a uma ficha normal provoca ruídos de fundo.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyDom maio 06 2018, 21:07

Os meus estão todos ligados à terra através do amp
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5170
Data de inscrição : 11/11/2010

Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra EmptyDom maio 06 2018, 21:47

Também tenho alguns sistemas ligados entre si, quando se liga o amplificador os restantes elementos ligam simultaneamente.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ligação à terra Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação à terra   Ligação à terra Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ligação à terra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Extensão para fio de ligação a terra
» AS FESTAS DA NOSSA TERRA
» Um Pré da "Schiit" da terra do "Trumpa"
» A terra e os gira bolachas
» Rotel RA931 sem fio terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: