Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Mac OS como transporte...

Ir para baixo 
+5
TD124
ribeiro3955
Fernando Mota
Mr Bojangles
ricardo onga-ku
9 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Fev 05 2015, 14:18

Mac OS como transporte... 5z2jxc


Mac OS como transporte...

Quando saí de Portugal decidi "extrair" a minha colecção de CDs para um disco rígido com o objectivo de aliviar a bagagem e usar o meu computador pessoal, um portátil com sistema operativo Mac OS, para a leitura dos ficheiros.
Neste tópico tenciono descrever algumas das minhas experiências com a reprodução de música "desmaterializada" nesta plataforma.


Ripping ou "extração" de ficheiros

Para esta primeira tarefa optei por utilizar o iTunes por uma questão de comodidade já que este software possui a opção de obter automaticamente a informação relativa às faixas e as imagens das capas.
Esse foi o meu primeiro erro, já que essa informação — metadata — é recolhida da base de dados do Gracenote, uma plataforma que compila informação submetida por utilizadores sem grande lógica ou metodologia de classificação; e se para pop/rock e até jazz os dados estão geralmente correctos, quando se trata de música clássica é uma verdadeira desgraça.
Acabei por inserir toda a informação manualmente, seguindo a metodologia descrita neste tópico.

Além disso as capas adicionadas pelo iTunes não são embebidas nos ficheiros e como tal não aparecem noutros leitores de ficheiros.
Felizmente esse problema pode ser contornado usando este scrip.

Segundo li o iTunes tem ainda uma terceira desvantagem, a de não efectuar uma "extracção" segura, pelo que não é aconselhável efectuar outras operações (multitasking) durante o ripping.
Em alternativa podem ser utilizados programas dedicados como o xAct ou o X Lossless Decoder que compara o resultado com uma base de dados remota (AccurateRip).

Quanto ao formato, optei pelo AIFF (Audio Interchange File Format) para a música "clássica" e por ALAC (Apple Lossless Audio Codec) para o jazz, étnica, pop e rock.
A razão para não utilizar um formato com compressão lossless para a música "clássica" tem como objectivo reduzir a actividade do processador na leitura do ficheiro que, segundo está descrito em algumas fontes, produz "interferências" que afectam o sinal mas confesso que não sendo dado a comparações nem sequer efectuei quaisquer testes; em teoria é uma solução "mais" bit perfect, ou seja preserva melhor a integridade da informação.


Segue-se a leitura dos ficheiros...


Última edição por ricardo onga-ku em Qui Fev 05 2015, 21:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Fev 05 2015, 17:07

Eu uso o mesmo sistema mas quando comecei a usar ficheiros sem compressão ou mesmo de alta-resolução o iTunes ficou para trás, porque não os lê. Excepto como disseste, na versão nativa alac.
O meu reprodutor de eleição passou a ser o Audirvana, que lê este tipo de ficheiros e tem uma qualidade superior ao iTunes.
Tem características opcionais que permitem por exemplo optimizar recursos do sistema de forma a que não coincidam com a reprodução, como a desactivação do spotlight ou do time machine...
Permite ainda a quem quiser conservar a biblioteca do iTunes com o seu belo interface e capas de discos pode fazê-lo, sendo que quem vai reproduzir é o Audirvana, o primeiro fica apenas para visualizar, escolher, organizar. Não uso de momento esta função porque é necessário adicionar cada album ao iTunes manualmente, e eu prefiro não ter biblioteca e simplesmente arrastar cada album para o Audirvana para reprodução.

Embora este método (via iTunes) tenha uma grande vantagem, que é o controlo remoto da biblioteca por um dispositivo móvel como um iphone ou ipad, sem necessidade de nos deslocarmos à secretária e ao computador.

A ligação é por USB que para mim trouxe uma grande vantagem relativamente ao anterior método que usava que era por cabo óptico. Com este anterior tive problemas que se manifestavam nuns estalidos, muito semelhante ao som da estática, e que ocorriam nos ficheiros com resolução superior a 44 kHz, nomeadamente 96 ou 192khz. Com ligação USB assíncrono estes problemas desapareceram por completo.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Fev 05 2015, 21:07

O iTunes também lê ficheiros sem compressão AIFF e WAV (raw PCM) e pode "extrair" as faixa de um CD nesses formatos.
Além de que também lê ficheiros HD até 24 bit / 192 kHz.


Browsing e leitura de ficheiros

O maior defeito como leitor de ficheiros é a incapacidade de alterar automaticamente a frequência de amostragem (sample rate) no controlador Audio Midi; quando esse controlador está configurado para 44,1kHz e o iTunes lê um ficheiro de 192kHz o programa efectua a conversão (SRC) para 44,1kHz e a leitura deixa de ser bit perfect (além de que o SRC da Apple não é dos melhores).
Esse defeito é contornado utilizando um leitor dedicado.

E tal como disseste os leitores dedicados têm outras vantagens como por exemplo:
- SRC upsampling que permite enviar os dados na frequência de amostragem máxima suportada pelo D/AC, saltando assim um passo de conversão em hardware e dando ao utilizador a oportunidade de selecionar o tipo de filtro
- up/oversampling e filtragem digital para utilização de D/ACs sem essas funções
- uma ligação mais "directa" ao D/AC (Integer Mode, Hog Mode)
- o pré-carregamento das faixas para um buffer na RAM (memory play)
- o uso de plugins AU (Audio Units) como equalizadores gráficos e paramétricos
- o controlo dos processos activos

Na minha busca por um leitor de ficheiros testei alguns dos programas disponíveis para Mac e a primeira conclusão a que cheguei é que estes não só melhoram o som do iTunes como soam ligeiramente diferentes uns dos outros.
E a segunda conclusão foi que o iTunes, apesar de ter piorado nesta última versão 12 com a integração dos modos SONG/ALBUM/ARTIST/COMPOSER num menu drop-down e a eliminação das linhas de texto contrastantes, é o melhor interface.
Infelizmente tanto os engenhidiotas da Apple como os da Microsoft decidiram que o sistema operativo e os programas dos nossos computadores devem assemelhar-se aos dos smartphones e tablets.


O primeiro foi o BitPerfect, um pequeno programa que corre "atrás" do iTunes optimizando o desempenho do mesmo.
É muito barato, simples e eficaz.

Seguiram-se o JRiver Media Center e o HQPlayer da Signalyst mas foram logo eliminados devido a complexidade das configurações e o interface medíocre.

Depois experimentei o Audirvana+, que pode correr "atrás" do iTunes ou como aplicação independente.
Permite a utilização de plugins AU, tem o melhor interface dos "outros" e na minha opinião também o melhor som.
Muitos utilizadores reportam que o som é melhor quando usado como aplicação independente e o interface é muito semelhante ao do iTunes, faltando apenas as capas quando usado o STRUCTURED FILTER BROWSER.

Por último experimentei ainda o Fidelia, uma aplicação independente bastante completa mas com um interface medíocre e terminei com o Amarra HiFi que funciona em conjugação com o iTunes mas que sabe-se lá porque razão produzia clicks, pops e interrupções...

Na minha opinião a grande vantagem do iTunes está no COLUMN BROWSER, uma estrutura de organização em árvore que permite uma pesquisa rápida e eficaz:
Mac OS como transporte... 20utpqe

E, como referiu o Mr. Bojangles, na possibilidade de ser remotamente comandado com um smartphone ou um tablet.
Eu utilizo o Retune, um programa de controlo remoto para Android.


Fica a faltar um último capítulo sobre a optimização do sistema operativo e do hardware.


Última edição por ricardo onga-ku em Sex Fev 06 2015, 12:38, editado 10 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Fev 05 2015, 21:20

Ainda no que se refere aos programas de leitura de ficheiros eu tenho de confessar que prefiro a pesquisa nos formatos físicos (no meu caso CD) e chateia-me ter de recorrer a um equipamento que utilizo para trabalhar, para comunicar e para pesquisar informação cada vez que quero ouvir música.
Isto para além de ter de ligar o computador e o dísco rígido cada vez que quero ouvir música..

Na minha opinião a fonte de "música desmaterializada" tem três vantagens: o reduzido espaço de armazenamento, a portabilidade e as playlists.
Infelizmente estas últimas são completamente inúteis para a minha forma de ouvir música...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Fev 09 2015, 20:33

Olá Ricardo, eu gostava de entrar nesse mundo também, mas como tenho o Windows 8 o que é que aconselhas?
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Fev 09 2015, 20:51

Para Windows o ideal é utilizar o Exact Audio Copy para "extracção" e o Foobar ou o JRiver Media Center como leitor.

Convém também efectuar uma pesquisa para perceber como optimizar o sistema operativo para reprodução de música...algo tipo isto:

https://www.ayre.com/usb-dac-windows-8.htm

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Fev 09 2015, 21:22

Obrigado pela tua informação, vou ver e ler para ver se consigo fazer também.
Depois coloco aqui alguma coisa do que fiz.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ribeiro3955
Membro AAP



Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/02/2014

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Fev 09 2015, 22:27

Foobar 2000 com output: Wasapi (event) (envia a pedido), ou Wasapi (Push) ou ASIO. São as formas de reprodução em ambiente win controladas.

Nota: necessitam de um bom conversor D/A.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Fev 12 2015, 10:20

Talvez fosse interessante um de vós iniciar um tópico semelhante dedicado ao WinOS, mas eu não posso ajudar porque não tenho qualquer experiência com o dito.


Optimização do sistema operativo e do hardware

Em audio todos os elementos do sistema e todos componentes que compõem os equipamentos afectam o sinal, ainda que com diferentes graus de intensidade.
E a composição do computador e o modo como este é usado não foge à regra.
Este sistema de leitura até se assemelha um pouco ao leitor de discos de vinil na medida em que existem muitas variáveis e muitos componentes que afectam o desempenho final...é um paraíso para os tweakers.


Como não tive/tenho muita paciência para efectuar grandes comparações procurei informação em vários locais onde o tema do hardware é abordado e debatido até à exaustão.
E li, por exemplo, que a placa USB apenas deve servir o D/AC devendo o disco ser acedido por outro tipo de ligação (p.ex. Ethernet ou Firewire); o wireless é desaconselhado, mas permite colocar o disco rígido noutro espaço para evitar o ruído de funcionamento e também o controlo remoto do programa de leitura através de um smartphone ou de um tablet.
Segundo percebi (e comprovei) a capacidade de processamento é importante especialmente se optarmos por efectuar upsampling no programa de leitura de ficheiros ou se efectuarmos algum tipo de correcção acústica.
E a quantidade memória RAM também é importante porque muitos destes programas efectuam um pré-carregamento das faixas para um buffer.
O computer audio é tudo menos uma solução plug and play, não basta pegar num velho portátil e ligá-lo ao D/AC.
E para que o computador seja um bom transporte (bit-perfect) não pode ser utilizado para efectuar outras tarefas ou funções...tem de ser um aparelho exclusivamente dedicado à reprodução de ficheiros.


Depois temos a optimização do sistema operativo que pode ir de uma configuração mais ligeira até soluções mais radicais como utilizar o computador com o sistema operativo instalado num cartão SD.
Aqui ficam duas alternativas:

Solução ligeira (o sistema mantém as suas funcionalidades intactas)
Audiofiles - Optimizing OS X for Audio and Video

Solução radical (ler bem antes de usar, muitos processos serão desactivados)
Computer Audio Design OSX Audio Optimization Script

Boas aventuras!
R
Ir para o topo Ir para baixo
ribeiro3955
Membro AAP



Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/02/2014

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySex Fev 13 2015, 23:18

Confesso que não li na íntegra as mensagens neste tópico e se a minha informação for redundada peço desculpa. Uma coisa vos digo e tenho certeza do que falo, os computadores não têm qualquer papel de relevo na qualidade da reprodução áudio (desde que não manipulem os dados), sejam eles Mac ou win ou linux. Quando os dados estão no domínio puramente digital eles podem são transferidos e/ou manipulados sem qualquer relação com a realidade temporal (a coisa mais importante na reprodução de áudio digital). O problema da reprodução digital está, na maior parte das situações, no momento de tornar real a informação, isto é quando as amostras do sinal analógico têm que voltar ao domínio analógico no timing certo. O computador nada tem haver com isso, ele simplesmente alimenta a interface com os dados com cadência necessária para que nenhum dado falte. De uma vez por todas entendam isto... Os problemas só estão no timing da conversão D/A.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Fev 14 2015, 08:09

A questão está em saber aquilo que influencia esse timing, em perceber as causas do jitter.
E neste momento ainda há muito por descobrir...

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Fev 14 2015, 11:27

ricardo onga-ku escreveu:
A questão está em saber aquilo que influencia esse timing, em perceber as causas do jitter.
E neste momento ainda há muito por descobrir...

R

Brevemente teràs Foobar nos Mac!!!... mas podes comprar um E-computer ou um Raspberry Pi por 50 euritos e estàs no paraiso da audiofilia "Moderna" !!!... e podes "upgrader como queiras até meter um sabre ESS9018 !!!... cheers

http://www.amazon.fr/dp/B00T2U7R7I/ref=asc_df_B00T2U7R7I24409699/?tag=googshopfr-21&creative=22698&creativeASIN=B00T2U7R7I&linkCode=df0

https://volumio.org/forum/list-i2s-dacs-for-raspberry-t1103.html

Et Voilà !!!
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Fev 14 2015, 17:43

Eu uso o audirvana e estou muito contente com o resultado. Ele desliga algumas coisas não essenciais e continuo a poder usar a aplicação remote.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Mar 14 2015, 10:54

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
A questão está em saber aquilo que influencia esse timing, em perceber as causas do jitter.
E neste momento ainda há muito por descobrir...

R

Brevemente teràs Foobar nos Mac!!!... mas podes comprar um E-computer ou um Raspberry Pi por 50 euritos e estàs no paraiso da audiofilia "Moderna" !!!... e podes "upgrader como queiras até meter um sabre ESS9018 !!!... cheers

http://www.amazon.fr/dp/B00T2U7R7I/ref=asc_df_B00T2U7R7I24409699/?tag=googshopfr-21&creative=22698&creativeASIN=B00T2U7R7I&linkCode=df0

https://volumio.org/forum/list-i2s-dacs-for-raspberry-t1103.html

Et Voilà !!!

Bom dia Paulo,

Só agora vi a tua mensagem...não queres criar um tópico dedicado ao R-Pi?

Por acaso tenho aqui um R-Pi com o Volumio desde o fim de semana passado mas ainda não o consegui por a tocar com o meu D/AC porque os meus HDD estão formatados para MacOS (também não lhe mexi desde então).
Vou experimentar ler ficheiros guardados num memory stick mas não tenho a certeza que o meu D/AC seja compatível com o Volumio.

A ideia é gira mas para se obter um bom desempenho é preciso comprar/fazer uma fonte de alimentação adequada e os melhores D/ACs do teu link já custam uma pipa de massa e rápidamente o barato vai tornar-se caro...paraíso ma non troppo.
Além disso desconfio que o R-Pi seja suficientemente poderoso para efectuar SRC on the fly e todos os players que vi têm um interface para telemóvel demasiado rudimentar.

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
RMD audio
Membro AAP
RMD audio


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2014

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Mar 14 2015, 13:26

Ricardo, em principio o UD-H01 deve funcionar correctamente em linux, por isso tambem deve funcionar com o Raspi.

Comprei um raspi2 já que um amigo ia comprar na farnell e aproveitei.

Com o Volumio só exprimentei uma hora de noite a função de upsampling não funciona correctamente. Quando o volumio está a fazer o update da musica do disco e tocar ao mesmo tempo a musica tem quebras e clicks, e demonstra o calcanhar de aquiles do Raspi. Não é a capacidade de processamento mas o pipeline partilhado de comunicaçôes entre o processador e o controlador de USB e Lan.

Depois de fazer o update da biblioteca de musicas corre tudo bem. Exprimentei ficheiros de 192k e tocou bem mas não exprimentei os dxd da 2L

E ontem exprimentei o Tcmods e o upsampling já funciona bem. Estava a funcionar bem com upsampling para 384k com o Sox integrado na melhor qualidade. Gostei bastante. Com DSD para PCM patinou um pouco e não exprimentei DSD nativo.

http://tcmods.org/

Se não gostas do software do Volumio podes exprimentar o MPDroid.

Tambem existe o archphile mas ainda não estudei bem a coisa.

http://archphile.org/

Abraço

Rick
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Mar 14 2015, 18:38

Olá Ricardo,

Obrigado pelas dicas.
Este fim de semana não tenho tempo para mexer no R-Pi mas talvez no próximo consiga.
Por acaso o Volumio até reconheceu o meu D/AC, a minha dúvida deve-se ao facto de ser necessária uma driver para MacOS e WinOS.
Mas o Volumio não "encontrou" música porque o HDD está formatado em HFS+ por isso acabei por não ouvir nada.

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQua Mar 18 2015, 11:15

ricardo onga-ku escreveu:
... Só agora vi a tua mensagem...não queres criar um tópico dedicado ao R-Pi? ...
Ricardo

Olà Ricardo,

eu não sou utilisador do R-Pi (pois utiliso um PopCorn), e fora um amigo que tém um não conheço muita gente que o utilisa. Mas a comunidade està a cresçer todos os dias, e a Audiophonics propôem uma série de upgrades audio com preços moderados e que me pareçem pertinentes... e foi por isso que te mandei a dica !

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Ago 24 2015, 14:22

ricardo onga-ku escreveu:
Seguiram-se o JRiver Media Center e o HQPlayer da Signalyst mas foram logo eliminados devido a complexidade das configurações e o interface medíocre.

Dei uma nova oportunidade ao HQPlayer e na minha opinião é o music player para Mac OS com "melhor" som de todos aqueles que experimentei.

Para ultrapassar a questão do interface/browser medíocre utilizo o iTunes para selecionar o álbum ou peça musical que pretendo escutar e em seguida recorro ao botão direito do rato para localizar as faixas no Finder e em seguida arrasto-as para dentro do HQPlayer.

Convém ter em atenção que o HQPlayer não lê ficheiros ALAC (Apple Lossless).

Agora só preciso de adquirir um D/AC com melhor desempenho.

R
Ir para o topo Ir para baixo
sentieiro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Ourém

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyDom Ago 30 2015, 23:15

Boas, suspeito que os mac sejam melhores que outros PCs. É verdade incontornável que o PC é melhor player que qualquer geringonça de ler discos compactos quando aplicado a um bom DAC (1000 a 3000€). Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Ago 31 2015, 12:07

sentieiro escreveu:
Boas, suspeito que os mac sejam melhores que outros PCs. É verdade incontornável que o PC é melhor player que qualquer geringonça de ler discos compactos quando aplicado a um bom DAC (1000 a 3000€). Abraços

Em teoria isso pode ser verdade mas para que um computador se transforme num bom "transporte" ou sistema de leitura é necessário optimizá-lo para esse efeito e isso implica cuidados ao nível da "arquitectura", da fonte de alimentação, da conectividade, do sistema operativo e até na extração (ripping) dos ficheiros, etc.

Já tinha referido isso algumas mensagens atrás:

ricardo onga-ku escreveu:
Em audio todos os elementos do sistema e todos componentes que compõem os equipamentos afectam o sinal, ainda que com diferentes graus de intensidade.
E a composição do computador e o modo como este é usado não foge à regra.
Este sistema de leitura até se assemelha um pouco ao leitor de discos de vinil na medida em que existem muitas variáveis e muitos componentes que afectam o desempenho final...é um paraíso para os tweakers.

Como não tive/tenho muita paciência para efectuar grandes comparações procurei informação em vários locais onde o tema do hardware é abordado e debatido até à exaustão.
E li, por exemplo, que a placa USB apenas deve servir o D/AC devendo o disco ser acedido por outro tipo de ligação (p.ex. Ethernet ou Firewire); o wireless é desaconselhado, mas permite colocar o disco rígido noutro espaço para evitar o ruído de funcionamento e também o controlo remoto do programa de leitura através de um smartphone ou de um tablet.
Segundo percebi (e comprovei) a capacidade de processamento é importante especialmente se optarmos por efectuar upsampling no programa de leitura de ficheiros ou se efectuarmos algum tipo de correcção acústica.
E a quantidade memória RAM também é importante porque muitos destes programas efectuam um pré-carregamento das faixas para um buffer.
O computer audio é tudo menos uma solução plug and play, não basta pegar num velho portátil e ligá-lo ao D/AC.
E para que o computador seja um bom transporte (bit-perfect) não pode ser utilizado para efectuar outras tarefas ou funções...tem de ser um aparelho exclusivamente dedicado à reprodução de ficheiros.

Há um ano mudei de sala e de colunas e deixei o leitor de CD em Portugal pelo que não posso efectuar uma comparação directa entre leitor e computador+D/AC no meu sistema actual (fi-lo brevemente no sistema antigo) mas ainda não estou convencido que os ficheiros Redbook 16/44,1 sejam reproduzidos de forma mais "transparente" pelo meu actual conjunto computador+D/AC...
Tenho de experimentar com um D/AC de desempenho superior.

Neste momento estou a usar um Macbook Pro com o Mac OS 10.9 optimizado utilizando o Computer Audio Design OSX Audio Optimization Script ligado por USB a um TEAC UD-H01; os ficheiros Redbook estão alojados num disco externo USB e são lidos pelo HQPlayer que efectua upsampling para 196KHz (a frequência de amostragem máxima suportada pelo D/AC).
Ainda não efectuei uma comparação entre o upsampling feito pelo software em comparação com este feito pelo D/AC mas admito que não tenho paciência para grandes comparações Embarassed ...

R
Ir para o topo Ir para baixo
sentieiro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Ourém

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySeg Ago 31 2015, 21:50

viva, lamento dizer que esse sentimento, que muitos de nós partilhamos de querer que tudo seja perfeito (elemento por elemento) muitas vezes com elementos de qualidade qb obtemos performances bem superiores a projectos com elementos xpto. Um exemplo: tenho um amigo que possui umas caixas acústicas equipadas com altifalantes Byema de 12" cujo valor comercial ronda os 60€+IVA que .... o som é .... não sei explicar, é do outro mundo.... Julgo que será sempre boa opção seguirmos as opções dos profissionais.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyTer Set 22 2015, 21:58

ricardo onga-ku escreveu:
Ainda não efectuei uma comparação entre o upsampling feito pelo software em comparação com este feito pelo D/AC mas admito que não tenho paciência para grandes comparações Embarassed ...

Efectuada a comparação, concluí que upsampling por software é superior mas isso deve-se muito provavelmente ao facto de o meu D/AC efectuar upsampling para 192kHz por ASRC antes de alimentar o D/AC-chip, qualquer que seja a frequência de amostragem na entrada.

R
Ir para o topo Ir para baixo
sentieiro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Ourém

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQua Set 23 2015, 21:50

Os computadores são todos iguais (hardware). Nestas questões (reprodução audio), poderão diferir, poderão diferir se efectuarem processamento de sinal sobre o sinal original. Com o Wndows utilisa-se ASIO ou WASAPI. Eu prefiso ASIO por permitir DSD. Também uso LINUX e não vejo diferença. NO mac não sei mas se ele se apresenta mais apetitoso, pode ser provável que as coisas não sejam feitas da melhor forma, isto é isentas (tal como na Volkswagen com os carros).
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 17:06

ricardo onga-ku escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ainda não efectuei uma comparação entre o upsampling feito pelo software em comparação com este feito pelo D/AC mas admito que não tenho paciência para grandes comparações Embarassed ...

Efectuada a comparação, concluí que upsampling por software é superior mas isso deve-se muito provavelmente ao facto de o meu D/AC efectuar upsampling para 192kHz por ASRC antes de alimentar o D/AC-chip, qualquer que seja a frequência de amostragem na entrada.

R

E para resumir, estàs contente da tua leitura digital ou não ??? Mac OS como transporte... 447836

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 17:58

TD124 escreveu:


E para resumir, estàs contente da tua leitura digital ou não ???  Mac OS como transporte... 447836

Abraço


Para quem só queria CD, acho-o bastante entusiasmado com ficheiros de maior resolução. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Mac OS como transporte... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 20:47

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ainda não efectuei uma comparação entre o upsampling feito pelo software em comparação com este feito pelo D/AC mas admito que não tenho paciência para grandes comparações Embarassed ...

Efectuada a comparação, concluí que upsampling por software é superior mas isso deve-se muito provavelmente ao facto de o meu D/AC efectuar upsampling para 192kHz por ASRC antes de alimentar o D/AC-chip, qualquer que seja a frequência de amostragem na entrada.

R

E para resumir, estàs contente da tua leitura digital ou não ???  Mac OS como transporte... 447836

Abraço

Este D/AC não está à altura do meu leitor de CD mas finalmente estou a retirar prazer da escuta do sistema "britânico". Mac OS como transporte... 148p0e0

António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:


E para resumir, estàs contente da tua leitura digital ou não ???  Mac OS como transporte... 447836

Abraço


Para quem só queria CD, acho-o bastante entusiasmado com ficheiros de maior resolução. dvil

Enganas-te vizinho; todos os meus ficheiros foram extraídos do CD. cyclops

Abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 22:02

ricardo onga-ku escreveu:

Enganas-te vizinho; todos os meus ficheiros foram extraídos do CD. cyclops

Abraço,
Ricardo


Sim, mas parece que com up-sampling de bom resultado. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Mac OS como transporte... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 22:46

No caso específico do meu D/AC, o upsampling por software produz melhores resultados do que o do chip ASRC do TEAC.

Mas sempre que efectuamos upsampling é necessário utilizar um filtro brickwall, e no meu caso estou a usar filtragem duas vezes (no software e no D/AC).
Como todos sabemos o maior problema da norma Redbook está no filtro passa-baixo, ou melhor no facto da filtragem se efectuar demasiado próximo do limite da audição humana produzindo artefactos audíveis.
O meu leitor de CD (lançado em 1987) utiliza uma "forma" de upsampling chamado de oversampling que consiste em aumentar a frequência de amostragem por múltiplos integros (no meu caso 4x) para efectuar a filtragem a uma frequência mais elevada recorrendo a um filtro menos "agressivo".

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyQui Set 24 2015, 23:12

ricardo onga-ku escreveu:

O meu leitor de CD (lançado em 1987) utiliza uma "forma" de upsampling chamado de oversampling que consiste em aumentar a frequência de amostragem por múltiplos integros (no meu caso 4x) para efectuar a filtragem a uma frequência mais elevada recorrendo a um filtro menos "agressivo".

R


Por acaso, igual ao meu primeiro Akai que era mais ou menos do mesmo ano.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Mac OS como transporte... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyTer Mar 08 2016, 13:17

Dos vários leitores de ficheiros que experimentei aquele cujo som/desempenho gostei mais foi o HQPlayer.
O seu grande defeito é o browser pelo que tenho usado o iTunes para navegar pela minha musicoteca e depois abrir os ficheiros no HQ Player.
Mas após várias tentavas para melhorar a simbiose entre os dois programas descobri que é possível selecionar um álbum ou algumas faixas no iTunes e arrastá-las directamente para a janela do HQ Player:
Mac OS como transporte... 2py9ji8


Esta última versão memoriza a posição da janela depois de se sair do programa e permite posicionar a barra de ferramentas na vertical:
Mac OS como transporte... A9xnno


cheers

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySex Jul 15 2016, 18:19

Um artigo interessante sobre o tema music player software:


Beyond bit-perfect: The importance of the Player Software And MAC OS X Playback Integer Mode
Damien PLISSON, Audirvana developer

Abstract
In computer audio, the player software replaces the CD drive as the transport feeding the DAC. Ensuring bit-perfect output of the original audio signal is only a pre-requisite, while minimizing jitter and RF interferences are still strongly needed.
This paper explains the main factors impacting sound quality on the computer side, and the means that have been implemented in Audirvana player and the AMR DP-777 DAC to boost the audio experience to the next level above the normal iTunes.
These main means are bit-perfect, sample rate switching, asynchronous transfer and Integer Mode.

http://www.amr-audio.co.uk/html/dp777_tech-papers_OSX-Integermode.html
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptySáb Mar 10 2018, 10:23

Desde que comecei a utilizar o Raspberry Pi como buffer/renderer com o HQ Player Network Audio Adapter deixei de sentir necessidade de utilizar o optimizador de OS.

Com a configuração actual o computador onde reside o leitor de ficheiros HQ Player Desktop parece não influenciar o resultado; experimentei o velho portátil das crianças e não observei quaisquer diferenças.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... EmptyTer Mar 20 2018, 22:07

Recentemente descobri um filtro no HQ Player chamado "poly-sinc-xtr", que segundo o designer procura mimetizar os filtros dos DACs da Chord.
O "realismo" com música acústica e vozes é desconcertante.
Esta tem sido a minha experiência no que toca à fidelidade: quanto maior a dita mais "real" ou "natural" me soam os instrumentos e as vozes a acústica do espaço onde foi registado o evento musical.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mac OS como transporte... Empty
MensagemAssunto: Re: Mac OS como transporte...   Mac OS como transporte... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mac OS como transporte...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Transporte SACD + DAC Wadia ?!?!
» transporte + dac
» O som de um transporte de CD
» Transporte de CDs vs. Computador
» Lubrificante para mecanismo de transporte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: