Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 transporte + dac

Ir para baixo 
+2
lore
nbaptista
6 participantes
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 16:45

Qual é a opinião geral? É preferível um transporte + dac ou o integrado leitor de cd´s é preferível?Estou a fazer a experiência de ligar o Rega leitor de cds´ao amplificador diretamente sem o sinal passar pelo Dac isolado e estou a têr resultados muito satisfatórios!Qual é a explicação técnica para além de não necessitar de mais um cabo de sinal(o que liga o leitor de cd´s ao Dac) para os que acreditam que um integrado é melhor?
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 17:32

O sinal esta a passar por um dac , ou do leitor ou do amp .
Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 19:46

lore escreveu:

Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente
Isso é óbvio. Mas teoricamente a combinação Dac/Transporte não deveria soar melhor por ser superior?Ou tecnicamente tem lacunas, e quais são, é o que quero saber!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 20:35

Não estou a ver por que razão um DAC + transporte há-de ser necessariamente superior (ou inferior) a um CDP. Depende de que aparelhos estejamos a falar...

Suponho que para muitas revistas e vendedores seja melhor ter mais caixas. Vá-se lá saber... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 20:54

As supostas vantagens de ter transporte e dac em separado serão melhor alimentação eléctrica , melhor isolamento de vibrações e interferências eléctricas.
Como desvantagens mais um cabo , questões de sinergias entre aparelhos , mais espaço .
Um leitor combo superior deverá ficar melhor que um conjunto de menor qualidade , agora depende dos aparelhos e da sua conjugação
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 21:08

Sinergia?
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 21:14

Interação mútua
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 21:31

Sim, eu conheço o vocábulo. É o que dá ser preguiçoso com o telemóvel.

Pessoalmente não me preocuparia muito com a qualidade do transporte (ou outra fonte digital) se tivesse um DAC.

Editado: se tivesse não. Tenho um Mytek Stereo 96 (mastering DAC) e um Naim 172 XS (streamer/DAC) e se lhes ligar o PC, um ASUS o play ou um leitor a fazer de transporte oiço a mesma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyDom Ago 06 2017, 22:09

Cá nestas bandas o mesmo dac ligado a 2 transportes diferentes não tinha o mesmo som
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptySeg Ago 07 2017, 16:00

Até posso têr preferência pelo Dac interno do apollo R.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptySeg Ago 07 2017, 16:36

nbaptista escreveu:
lore escreveu:

Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente
Isso é óbvio. Mas teoricamente a combinação Dac/Transporte não deveria soar melhor por ser superior?Ou tecnicamente tem lacunas, e quais são, é o que quero saber!

A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptySeg Ago 07 2017, 23:00

ricardo onga-ku escreveu:

A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos.
Sim, mas um bom cabo coaxial de 75 ohms "resolve" o problema, não?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyTer Ago 08 2017, 15:37

nbaptista escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos.
Sim, mas um bom cabo coaxial de 75 ohms "resolve" o problema, não?

O mechanismo de leitura e o D/AC chip utilizam o mesmo interface I2S que tem o word clock separado do sinal e permite que o último "escravize" a leitura.

Quando o DAC chip está localizado noutra caixa é preciso efectuar a conversão para um novo interface S/PDIF ou AES/EBU, utilizar um cabo eléctrico ou óptico (com as respectivas deficiências) para transferir o sinal que tem o word clock embebido e reconverter novamente para I2S. Esta topologia produz potencialemnte mais jitter, embora os DACs recentes utilizam buffers e efectuam reclocking dos dados pelo que o desempenho acaba por não andar longe.

Outra vantagem dos DACs modernos está no upsampling e filtragem, áreas que graças ao audio desmaterializado têm sofrido algum desenvolvimento.
Por esta razão, pessoalmente eu optaria por utilizar antes um computador como transporte, mesmo para a leitura de ficheiros extraídos de CD.

Voltando à pergunta inicial: trantando-se de equipamentos vintage eu optaria por um leitor integrado, e mesmo em equipamentos modernos parece-me lógico que se consiga obter uma melhor relação preço/desempenho com uma só caixa e uma só fonte de alimentação.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyTer Ago 08 2017, 23:12

Obrigado, Ricardo.
Agora compreendo, eram essas as minhas dúvidas. Eu também sou da opinião que o letor de cd´s apresenta um custo/beneficio maior que a solução Dac/transporte.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyQua Ago 09 2017, 16:26

ricardo onga-ku escreveu:

O mechanismo de leitura e o D/AC chip utilizam o mesmo interface I2S que tem o word clock separado do sinal e permite que o último "escravize" a leitura.

Quando o DAC chip está localizado noutra caixa é preciso efectuar a conversão para um novo interface S/PDIF ou AES/EBU, utilizar um cabo eléctrico ou óptico (com as respectivas deficiências) para transferir o sinal que tem o word clock embebido e reconverter novamente para I2S. Esta topologia produz potencialemnte mais jitter, embora os DACs recentes utilizam buffers e efectuam reclocking dos dados pelo que o desempenho acaba por não andar longe.

Outra vantagem dos DACs modernos está no upsampling e filtragem, áreas que graças ao audio desmaterializado têm sofrido algum desenvolvimento.
Por esta razão, pessoalmente eu optaria por utilizar antes um computador como transporte, mesmo para a leitura de ficheiros extraídos de CD.

Voltando à pergunta inicial: trantando-se de equipamentos vintage eu optaria por um leitor integrado, e mesmo em equipamentos modernos parece-me lógico que se consiga obter uma melhor relação preço/desempenho com uma só caixa e uma só fonte de alimentação.

Assino por baixo! transporte + dac 491368 transporte + dac 491368[/quote]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac EmptyQui Ago 10 2017, 20:47

Em questões como esta, o melhor é sempre comparar/testar.
E, se possível, realizar o teste "às cegas" para não nos sentirmos influenciados pela beleza de alguns equipamentos... porque "os olhos também comem" Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





transporte + dac Empty
MensagemAssunto: Re: transporte + dac   transporte + dac Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
transporte + dac
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O som de um transporte de CD
» O que gostariam de ver num transporte digital?
» Mac OS como transporte...
» Transporte de CDs vs. Computador
» Transporte de um Marantz cd-46

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: