Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas de Som DIY.(Galeria)

Ir para baixo 
+9
vlopes
nbunuel
Luke
Stereo
Milton
MJC
António José da Silva
Vodoo
nfal64
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
carlosjgribeiro
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 26/07/2012

Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de Som DIY.(Galeria)   Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 EmptySeg Jul 30 2012, 10:31

carlomar escreveu:
carlosjgribeiro escreveu:
...para mim a regras de ouro a ter em conta,uma coluna acoustica ou de audiofilia e como uma boa viola ou violino,madeiras aconcelhadas choupo,tola ou contraplaco,depois a que ter em conta a litragem da caixa para amortecimento do autofalante wofer

Viva Amigo Carlos,

ainda bem que desenterrou este tópico que eu não conhecia.

Construir colunas também é uma das minhas paixões. Mas nada que se compare com as construções do Nuno, que em boa hora criou este tópico. Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 4019496139

Agradeço a opinião do Carlosjgribeiro sobre o tipo de madeiras que aconselha.
De fato eu já tenho lido que muita gente defende que o contraplacado Bétula é uma das melhores madeiras a usar na construção das caixas.
Acredito que o seja bem menos ressonante que o MDF.

Choupo e tola nunca tinha ouvido falar. Alguém sabe se é fácil de se arranjar?

A Sonus Faber por exemplo sei que em alguns projetos já usou varias madeiras diferentes na mesma caixa, nogueira, Acer e outra que agora não me lembro.

Irei postar algumas das minhas construções embora os meus pequenos projetos já não são novidades para a maioria.

cumprimentos

Carlos


como ja referi a vantagem destas madeiras e serem leves e macias dai o seu grande poder de absorção das ressonacias,no painel onde fixamos os autofalantes devemos utilizar madeira o mais rija possivel,ja la vai o tempo em que havia marcas que vendiam kits para montar colunas de som e trazia as medidas de caixas a construir e crossovers,desculpe estar a ser chato,mas gosto de partilhar ideias,a pouco tempo tive em minha casa um rapaz de lisboa veio comprar umas coisas usadas e ficou parvo com umas colunas feitas com autofalantes de carro da jbl ovais com 20 cm,enfim e possivel fazer boas caixas sem gastar muito dinheiro,reconheço que a caixas muito boas e muito caras não quero tirar nem fazer concorrenciaas marcas
mas por vezes o nosso orçamento e curto,eu tambem tenho umas sansui 2700 com 30 anos herdei do meu pai para mim são um sonho um autentico violino sonoro quando ele as comprou sendo pessoa muito conhecedora do assunto tambem ficou exitante entre as sunssui e as AR E QUAD acabou por optar pelas sansui por tecnicamente serem melhores como seja sensiblidade curva de resposta acoustica etc etc.

Como ja referi tenho um programa para qualculo de caixas acusticas simples,tem uma base de dados dos melhores autofalantes airborne celestion altec aluna amreican bass etc etc,e apatir daqui faz o calculo da litragem da caixa toda fechada ou com duto


exemplo de uma boa caixa

1 autofalante 30 cm

1 medio

1 twiter

1 crosover bem feito para os polorizar chega

respeitar a regra das madeiras e por fora acabar ao nosso gosto pintar forrar etc etc


sempre ao seu dispor
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de Som DIY.(Galeria)   Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 EmptySeg Jul 30 2012, 19:52

carlosjgribeiro escreveu:
,mas gosto de partilhar ideias,...



...tenho um programa para qualculo de caixas acusticas simples,tem uma base de dados dos melhores autofalantes airborne celestion altec aluna amreican bass etc etc,e apatir daqui faz o calculo da litragem da caixa toda fechada ou com duto


exemplo de uma boa caixa

1 autofalante 30 cm

1 medio

1 twiter

1 crosover bem feito para os polorizar chega

respeitar a regra das madeiras e por fora acabar ao nosso gosto pintar forrar etc etc


sempre ao seu dispor

O amigo gosta de partilhar e eu gosto de aprender com quem tem mais experiência.

Por isso nunca será chato.

E acredite que cada frase que aqui colocar sobre a sua experiência será lida e relida e levada muito a sério.

Eu até gostaria que colocasse mais pormenores sobre o seu exemplo de uma boa caixa e sobre o programa que usa.

Mas como este tópico é mais uma Galeria para colocar fotos, penso que o melhor é eu abrir um novo tópico sobre um projeto de 3 Vias que estou já a pensar seriamente em construir. Até já tenho o médio e o tweeter, só me falta selecionar o Woofer de graves.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de Som DIY.(Galeria)   Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 EmptySeg Jul 30 2012, 21:05

carlomar escreveu:


Mas como este tópico é mais uma Galeria para colocar fotos, penso que o melhor é eu abrir um novo tópico sobre um projeto de 3 Vias que estou já a pensar em construir...
O tópico está criado.
Opiniões e experiências serão bem vindas.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3559-projeto-colunas-de-tres-vias#85529
Ir para o topo Ir para baixo
fmnp
Membro AAP
fmnp


Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 61
Localização : Montijo

Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de Som DIY.(Galeria)   Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 EmptyQui Ago 02 2012, 19:47

Boas ,

Já criei o meu topico sobre colunas Open Baffle com as minhas The Black Panther & the White Bear. Estão convidados a visitar o topico.

Deixo aqui uma foto:
Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Dsc9710i
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de Som DIY.(Galeria)   Colunas de Som DIY.(Galeria) - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas de Som DIY.(Galeria)
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Galeria de Fotos Equipamentos Vintage para...recordar!
» Braços Reed
» colunas bipolares MC-audio B3
» Sistema do Mosca
» Colunas KH 502

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: