Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?

Ir para baixo 
+5
António José da Silva
Milton
João Henrique
ricardo onga-ku
Alexandre Vieira
9 participantes
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 12:10

Caríssimos e uma ou duas caríssimas que vagueiam nos nossos espaços dedicados ao áudio.

Hoje tenho o dever responsabilidade de vos fazer chegar a minha última experiência de áudio.
Normalmente e por apanágio das circunstâncias as histórias devem começar, pelo brocardo “era uma vez”, como esta história não é ficcionada vou começar por relatar sinteticamente os factos, para que a abordagem que possam fazer, os que tiverem paciência de ler isto até ao fim, seja a de um leitor participante e não passivo (isto sem qualquer tipo de conotação carnal, que advenha dos tempos modernos).

Tenho trabalhado um bocado, trabalho que até tem sido (poderia ser melhor, mas enfim…) recompensado economicamente, o que à uns anos traduzir-se-ia certamente, na compra de um novo aparelho para o sistema, na troca do anterior sistema, ou pelo menos na busca de uns acessórios mais onerados que me fizessem ressuscitar o prazer da escuta.

Mas o que é facto é que não só não tenho essa vontade, como pondero sinceramente em desocupar muito espaço aqui por casa…

Pelo facto de nos últimos tempos estar sem tempo disponível, e como a música faz parte integrante do equilíbrio da minha vida, tenho sido acompanhado ultimamente pelos meus sistemas subalternos, que passo, por habituação ao preciosismo audiófilo a descrever:

Escritório de casa: Telefunkem ( do final dos anos 70) Amplificador, sintonizador e leitor de cassetes ou amplificador Arcam Alpha One  tendo como fontes um leitor de cd´s pionner do principio dos anos 90 o célebre PD-S302, um sintonizador Denon o TU- 215 Rd; ou um leitor Technics  de cassetes o RS Bx 606, quando a fonte é o computador ligo-o ao Nu force one. As colunas principais são as JBL control one

Sala do escritório: Tivoli Audio 2 que usa como fonte o Iphone.

E o sistema de som dos popós, todos de origem e sem qualquer preocupação audiófila ou outra.

Mas o porquê de toda esta conversa?
É que estupidamente, ou não, faz muito tempo que não sentia tanto prazer em ouvir música. Porque presumo, o faço despreocupadamente, sem estar analisar se o som é o melhor ou não, porque me centro no ritmo e na letra ao invés de estar apreciar se os agudos estão demasiados estridentes e o baixo se arrasta por tempo demasiado, o que me leva logo ponderar adquirir novos elementos e a espumar por umas colunas novas ou na maneira de revestir a sala, mesmo correndo o risco de um divórcio.
Por isso hoje começo a questionar se os milhares de euros que eu gastei, se traduziram sempre numa maior satisfação, ou pelo contrário, numa maior fonte de desassossego, pois quanto mais se gasta maior é a nossa preocupação em que aquilo dê o seu melhor, esquecendo-me no prazer da música ( e passe-se a comparação, eu até gosto mais de conduzir BMW do que Mercedes….).

Esta história teve uma enorme prologo não vai ter qualquer posfácio, nem um qualquer final feliz…
Mas era esta a história que vos quero fazer chegar porque questiono algumas opções que tomei, sendo certo que neste momento estou mais preocupado em encontrar o meu equilíbrio (quando escuto música) do que o equilíbrio do de qualquer sistema...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 13:01

Concordo que os fóruns e a internet podem ser catalizadores de muitas compras desnecessárias mas estou plenamente confiante de que com alguma auto-disciplina podemos controlar os nossos impulsos consumistas.
Mas isso implica acabar com toda e qualquer prática de coleccionismo e nem todos estamos dispostos a abdicar desse prazer (viciante, que diga-se de passagem pode mesmo levar uma dependência crónica de proporções patológicas).

R
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 13:56

Todos temos um pouco de audiófilos e de melómanos.
O problema é quando o lado audiófilo suplanta e chega a querer enterrar o lado melómano. O que felizmente parece não ser o caso.

A virtude está em conjugar os dois lados e nivelar a balança
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 14:27

ricardo onga-ku escreveu:

Mas isso implica acabar com toda e qualquer prática de coleccionismo e nem todos estamos dispostos a abdicar desse prazer viciante que diga-se de passagem pode mesmo levar uma dependência crónica de proporções patológicas.

R

Yeep !!

Dont't mess with my HiFi !!

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 2Q==
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 18:45

Como sabem, tenho 3 sistemas. Um principal em casa, um na garagem e o "sistema emigrante". Apesar de o sistema principal ser o que de longe toca melhor e me dá enorme prazer, também sinto grande prazer com o "sistema emigrante", e impressiona-me bastante, porque do quase nada se consegue no fundo o quase tudo, que é o prazer de ouvir musica.

Como em tudo na vida, também no áudio a palavra principal é o equilíbrio (o nosso).


Belo texto amigo Alexandre.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 01 2014, 21:44

é sempre uma febre, a quando se depara com este
ou aquele aparelho, pois a visão é tremendamente
gulosa e viciante.
para poder apaziguar tal efeito, só mesmo apagando
as luzes e ouvir as melodias deleitosas.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySeg Mar 03 2014, 18:27

Ou então dito de outra forma.

Será que a busca pelo pormenor nos afasta do essencial?

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySeg Mar 03 2014, 19:01

Alexandre Vieira escreveu:
Ou então dito de outra forma.

Será que a busca pelo pormenor nos afasta do essencial?



Depende de cada um, existe aqueles que se afastam, e aqueles a quem o pormenor aproxima. Especialmente se for no sentido certo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptyTer Mar 04 2014, 09:38

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826 

Esta questão está a caminho de se tornar filosófica  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 447836 

E quando tal acontece entra-se no domínio da incerteza imponderável Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 447836 

Da qual pode irromper o salto em frente  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 843159 

Ou pode brotar a cristalização num verdade axiomática  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 524928826

Eu que há algum tempo, por razões de sanidade mental, me iniciei no Caminho da Ignorância, creio que o mais importante não é o que se faz mas sim a paixão com que se faz.

Portanto faz tanto sentido coleccionar aparelhos como faz sentido ouvir música ou construir castelos com paus de fósforos Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 843159 

Tanto faz ouvir música na grafonola como no Hi-Fi do Hi-End do High Tec  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 491368 

Tanto faz ouvir música sentado como de cócoras  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 758687 

Conclusão: como dizia o outro, façam o favor de ser felizes (sem deixar de continuar a discutir afincadamente estas coisas)

 lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptyTer Mar 04 2014, 13:17

Grande descrição Mário.  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 08 2014, 20:07

Excelente texto amigo Alexandre.

A questão que levantas é de facto pertinente mas creio que apenas atinge uma percentagem limitada dos melómanos/audiófilos ou lo que sea.

Esse tipo de questões normalmente só é colocada por aqueles que sempre ouviram muita música e quase sempre com parcos recursos técnicos (pelo menos no inicio).

No entanto, existe uma outra facção que sempre se interessou pelos aspectos "audiófilos" e sem os quais a música poderá nem fazer muito sentido.

Apesar de compreender e partilhar a tua preocupação, não censuro (apenas não lhes dou demasiada importância) aqueles que vêem no high-end um hobby e em alguns casos, uma tentativa de afirmação pessoal, descurando quase por completo os aspectos que à música dizem respeito.

É evidente que este é um discurso idealista, e eu próprio (como muitos outros) que me incluo na facção dos que começaram a ouvir música sem quaisquer recursos "audiófilos", também acabo por ir na onda de, de quando em vez, tentar melhorar o meu sistema... É nestes casos que o ditado popular "o ótimo é inimigo do bom" parece fazer todo o sentido.

Um Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 08 2014, 20:35

Mister W escreveu:


É evidente que este é um discurso idealista, e eu próprio (como muitos outros) que me incluo na facção dos que começaram a ouvir música sem quaisquer recursos "audiófilos", também acabo por ir na onda de, de quando em vez, tentar melhorar o meu sistema... É nestes casos que o ditado popular "o ótimo é inimigo do bom" parece fazer todo o sentido.

Um Abraço


Nem mais amigo W.


Se todos formos honestos o suficiente, teremos que admitir que no fundo somos quase todos iguais, cada um no seu "degrau" de recursos pessoais (não só monetários).

Como em quase tudo (casas, carros, relógios, joias, obras de arte, restaurantes que se visita etc., etc., etc.), cada um vive consoante as suas possibilidades não olhando "para baixo"  nem se apercebendo dos que o criticam, e olhando para cima criticando os que se encontram no degrau/s  acima. É algo que está enraizado na condição humana, e em minha opinião, é a tentativa de entender os outros em vez de os criticar que nos eleva na nossa efémera condição.

É que o simples facto de estarmos a "criticar" os Hig-Ener, já é demonstrativo da tendência negativista e critica em relação a algo que provavelmente um outsider independente poderia julgar de inveja (sem generalizar, obviamente). É que a pergunta inicial, também poderia ser dirigida aos DIYers, ou aos colecionadores de material vintage. Uns passam a vida a copiar ou desenvolver ou ambos ao invés de ouvirem simplesmente musica. Os colecionadores passam a vida a tentar combinar aparelhos em constantes trocas e baldrocas. Provavelmente existem mais DIYers e colecionadores do que Hi-Enders, no entanto, os mais visados são aqueles que compram material High-End (o tal que passado 30 anos passa a ser muito bom e todos tentam adquirir em segunda mão).

Como disse mais acima, temos que tenar entender e aceitar as motivações e ideias dos outros, até pela simples razão de que muitas vezes se critica levemente, sem conhecer a pessoa em questão e sem saber se o individo que acaba de comprar um sistema de 300.000 euros, não é mais Melómano que nós.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 08 2014, 20:40

António José da Silva escreveu:

sem saber se o individo que acaba de comprar um sistema de 300.000 euros, não é mais Melómano que nós.

Mais melómano não sei, mas mais rico é certamente!  lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 08 2014, 20:42

Mister W escreveu:
António José da Silva escreveu:

sem saber se o individo que acaba de comprar um sistema de 300.000 euros, não é mais Melómano que nós.

Mais melómano não sei, mas mais rico é certamente!  lol! 


E que pena que eu tenho, de na minha modesta melomania, não possa ser absurdamente rico.  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 933723 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? EmptySáb Mar 08 2014, 20:46

O problema muitas vezes é termos ouvido o nosso sistema noutro sítio e que tocou deliciosamente e depois em casa não o ouvi-mos da mesma maneira, isto é o que se passa comigo, mas já ando a tratar disso e para já com efeitos positivos.
Quando estiver concluído estará neste tópico descrito https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6738-projecto-de-paineis-acusticos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty
MensagemAssunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?   Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Segredos sobre a indústria do áudio que poderá achar interessantes...
» Como é que andamos a ouvir musica?
» Os meus meios de ouvir música
» Também podem fazer música
» Desinvestimento/valor vs prazer de ouvir música

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: