Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Projecto de painéis acústicos

Ir para baixo 
+7
tfonseca
BAILOTE
ricardo onga-ku
António José da Silva
Mário Franco
Milton
Fernando Mota
11 participantes
AutorMensagem
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 00:22

Olá amigos, já algum tempo que não passava aqui. Pois agora vou dar início à resolução do meu problema de bass control da minha sala. Sim, afinal já fiz a experiência com um amplificador a válvulas e também não é da amplificação, como estava a pensar. Tenho andado a investigar na internet, vários materiais e montagens de painéis acústicos. Como sabem a Santa cá de casa já deu o aval para essa situação se concretizar, Projecto de painéis acústicos 22692  eu penso que ela deixa-me fazer isto na sala por ver-me triste Projecto de painéis acústicos 424293  e a falar de que o som não está como eu quero Projecto de painéis acústicos 865586 . Até já foi comigo ver tecidos que se adeqúem às cores existentes na sala Projecto de painéis acústicos 1290056511 . Estou à espera de saber informações sobre uma marca de material de insonorização (knaufinsulation), pois quero ter a certeza que esse mesmo material não seja prejudicial à saúde, estando só forrado com tecido. Já me disseram que por exemplo a lã de vidro é material nocivo para a saúde, pois liberta micro partículas prejudiciais, no entanto é considerado o melhor material para acústica.
Bom, vou deixar em aberto este tópico para eventuais opiniões e também para relatar todo o meu projecto passo a passo, inclusive com fotos.
Um abraço
 Projecto de painéis acústicos 693932 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 12:15

A lã de vidro é prejudicial mas a lã de rocha acho que não é...
Se arranjares umas armações (do tipo das telas de pintura) de perfil largo, fazes o enchimento com lã de rocha e forras com um tecido escolhido por ela, até pode ser um patchwork engraçado.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 12:16

Um tapete faz milagres....
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 12:42

Isto foi retirado do post "Reflexões de HM" de António José da Silva (célebre escritor representado na obra "O Judeu" de Bernardo Santareno)  lol! 


Pergunta oito: Qual a pior praga que destrói qualquer sistema eletrônico para a reprodução do som musical: a) as vibrações (air borne) que geram ressonâncias nocivas? b) o excesso de reverberação na sala de som que torna o som musical desarticulado qual “torre de babel”? c) o exagero de produtos absorventes que converte a sala em ”sala morta”, e produz um som sem brilho nem dinâmica? d) a sala viva, de concreto, que não vibra e se não vibra não gera ressonâncias, mas redunda num som musical ininteligível? Para você, qual o “resumo da ópera”?
Resposta: Para mim a maior praga atual que destrói a reprodução sonora doméstica é a falta de adequação entre as colunas e o ambiente de escuta, pois muitas pessoas esquecem esta lei fundamental: “pequena sala pequenas colunas e grande sala grandes colunas!!!”; desconformidade que tem íntima ligação com a geração de vibrações incontroláveis; o que pode querer significar que as vibrações (por via aérea ou sólida, indiretas e diretas), podem vir a ser a pior praga para uma reprodução equilibrada
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 12:52

Mário Franco escreveu:
Isto foi retirado do post "Reflexões de HM" de António José da Silva...


Só como correção, as Refexões são do Holbein Menezes que me pediu que as colocasse no tópico.  Projecto de painéis acústicos 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto de painéis acústicos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 12:59

Caro Fernando,

Antes de avançares com o teu projecto recomendo que dês uma olhadela aos artigos do Ethan Winer (RealTraps):

http://ethanwiner.com/basstrap.html

http://realtraps.com/art_tuning.htm

E também não era nada má ideia diagnosticares quais as frequências nocivas antes de prescrever a cura.

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 13:33

Amigo Ricardo, não posso fazer esses testes, pois não tenho o equipamento para isso. Portanto nada como experimentar outras soluções.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 16:24

Felizmente que não tenho esse problema, mas se é um apartamento convem saber se as placas de baixo e de cima têm caixa de ar e se o chão é flutuante,madeira ou mosaicos grandes. Nestes casos que indiquei é muito dificil anular o excesso de graves reproduzidos pela sala senão for nenhum destes casos podes experimentar tapetes ou cobertores presos a uma ripa de madeira com pequenos pregos ou pionés e pregas com cuidado com pregos finos nas paredes da frente, lado e trás depois ouves o resultado e se agradar então tiras e podes substituir pelas telas grossas com enchimento e tecido... os buraquinhos na parede preenches com gesso e fica bom...boa sorte Projecto de painéis acústicos 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 17:38

Admito que nesta fase do projecto poderá ser difícil abandonar a ideia mas aconselho a confirmar se o problema é mesmo da sala.

Como ????????????????

É fácil, se Maomé não vai à montanha vai a montanha a Maomé ...

What ????????????????????????????????????

Ora bem, é pegar no equipamento, montá-lo noutra sala (ou salas) e verificar se os baixos soam na mesma, ou melhor, ou pior.

Isto é a prova dos nove
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 18:13

Projecto de painéis acústicos 754215 Projecto de painéis acústicos 754215  boa ideia
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 20:42

Bem, agradeço a ajuda que me é dada em relação a possíveis alterações de posição do sistema, pois isso já fiz por três vezes, sempre tive o mesmo resultado. A sala em si é problemática em relação às suas medidas (5,7 x 3 x 2,7 metros) e tem algum eco.
Já estive a ver vários vídeos na internet e julgo que a primeira experiência que eu quero fazer é anular os quatro cantos da sala, dizem que é normalmente o primeiro passo para o problema dos graves descontrolados.
Gostei muito de ver e ouvir este senhor.







Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua Jan 22 2014, 20:45

Esqueci-me deste era para ser o primeiro, peço desculpa.



Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptySeg maio 26 2014, 23:51

Bem, amigos do mundo complicado da acústica, já fiz os meus painéis e já estão montados à algum tempo. Eu por preguiça é que ainda não tinha vindo aqui postar as fotos que tirei.
Mais vale tarde do que nunca, aqui fica as fotos que tirei e do vídeo de onde tirei a ideia.



O material que utilizei, faltando aqui os tecidos e aglomerado de espuma

Projecto de painéis acústicos 1fu3h0

A armação

Projecto de painéis acústicos T5mzcp
Projecto de painéis acústicos 2mhx0dz
Projecto de painéis acústicos Nx2hw0

Armação pronta para a marcação do tecido onde assenta a espuma

Projecto de painéis acústicos 200y97b

Já colocado o tecido com os agrafos

Projecto de painéis acústicos 146u5s
Projecto de painéis acústicos 2mrf68k

A espuma que utilizei

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/11697525.aspx

Aspecto do painel já com o segundo tecido posto

Projecto de painéis acústicos 4gpuhk

Os painéis já inseridos nos cantos da sala, ainda os rectangulares não tinham o segundo tecido, pois estava a ver se o som estaria bom ou se tinha de colocar mais um painel de espuma por cima do primeiro, o que não aconteceu pois ficou bom.... digo eu

Projecto de painéis acústicos Dy41sz
Projecto de painéis acústicos Ilgfwm

Aqui já finalizado e com o tecido que a mulher escolheu (quantos não se estão a roer de inveja por não poderem mexer na sala como eu  Projecto de painéis acústicos 824269 ), eu gostei e acho que ficou bonito

Projecto de painéis acústicos 2gy9lcg
Projecto de painéis acústicos 2z7k193

O som na sala já melhorou bastante, mas se me perguntarem se está como eu quero mesmo, a resposta será não.
Primeiro porque me falta este equipamento

Projecto de painéis acústicos Oqyjq1
Projecto de painéis acústicos F2skub

E em segundo penso que com ajuda mais especializada em questões de acústica seria a cereja no topo do bolo,
mas com calma lá chegarei.
Espero que tenha ajudado alguém com este relato.
Um abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 01:08

Estás feito um artista. Projecto de painéis acústicos 754215 

Está com bom aspecto sim senhora. Espero que esteja a resultar como é o teu desejo.

Quanto ao equipamento que te falta, com calma lá chegarás....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto de painéis acústicos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 17:22

Realmente é uma santa para te deixar fazer isso!

A sala estava realmente muito "despida". Agora, a minha pergunta é notas alguma coisa nas frequências que querias? É que esses painéis parecem-me bons é para colocar nos pontos de reflexões, não como bass traps.
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 19:11

Ja conseguiste uma melhoria, as outras acabarao por chegar ! Diz la quantas caixas de chocolates custou ?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 21:37

Amigo Rui, não precisei de chocolates, como sabes eu sou dono e senhor da sala  Projecto de painéis acústicos 265963 
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 21:40

As frequências que eu queria aligeirar (baixas) estão quase no ponto, agora só com aparelho de medida. Agora já consigo ouvir por várias horas musica, coisa que não conseguia estar mais de meia hora.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 21:48

Essas Xavian são as 270?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 21:54

Não, são as XN 125 Junior
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:34

fernando3728 escreveu:
As frequências que eu queria aligeirar (baixas) estão quase no ponto, agora só com aparelho de medida. Agora já consigo ouvir por várias horas musica, coisa que não conseguia estar mais de meia hora.

Essas Xavian são as 270?

fernando3728 escreveu:
Não, são as XN 125 Junior

Tendo em conta a forma como o designer "afinou" resposta de frequência isso não vai ser nada fácil. No 

Projecto de painéis acústicos 2eulhjq

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:39

ricardo onga-ku escreveu:


Tendo em conta a forma como o designer "afinou" resposta de frequência isso não vai ser nada fácil. No 

Projecto de painéis acústicos 2eulhjq

R


Traduz lá o gráfico por miúdos, qual o problema que vês?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto de painéis acústicos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:45

Ok, tenho 0,1% de conseguir, parece impossível. Portanto vai dar mais gozo em pôr correctamente a trabalhar na minha sala. Eu gosto é de dar a volta aos impossíveis.  Projecto de painéis acústicos 317942 
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:45

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


Tendo em conta a forma como o designer "afinou" resposta de frequência isso não vai ser nada fácil. No 

Projecto de painéis acústicos 2eulhjq

R


Traduz lá o gráfico por miúdos, qual o problema que vês?

A gama de graves compreendida entre os 50 e os 300Hz (escala horizontal) estão empolados 6 ou 7 dB (escala vertical) em relação ao resto da gama de frequências e vão sempre parecer/soar exagerados por mais voltas que o Fernando dê ao posicionamento ou por mais amortecimento que introduza na sala.

Imagina que rodas o botão do BASS no controlo tonal de um amplificador para o máximo (que normalmente anda entre os 5-10dB).

R
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:52

Então queres dizer que se calhar estariam a tocar melhor numa sala maior?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyTer maio 27 2014, 23:56

Eu por exemplo, adorei ouvi-las na garagem do J.P Amplifiers e não tinham os graves exagerados, muito pelo contrário saiam certinhos ao ponto de ainda não ter ouvido mais vez nenhuma como elas cantaram dessa vez.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 00:00

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


Tendo em conta a forma como o designer "afinou" resposta de frequência isso não vai ser nada fácil. No 

Projecto de painéis acústicos 2eulhjq

R


Traduz lá o gráfico por miúdos, qual o problema que vês?

A gama de graves compreendida entre os 50 e os 300Hz (escala horizontal) estão empolados 6 ou 7 dB (escala vertical) em relação ao resto da gama de frequências e vão sempre parecer/soar exagerados por mais voltas que o Fernando dê ao posicionamento ou por mais amortecimento que introduza na sala.

Imagina que rodas o botão do BASS no controlo tonal de um amplificador para o máximo (que normalmente anda entre os 5-10dB).

R




E qual será a razão de terem desenvolvido a coluna assim. E segunda pergunta, não dá para intervir no x-over e corrigir o "erro"?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto de painéis acústicos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 00:02

Amigo Ricardo, as portas da minha casa estão abertas para uma visita da tua parte para te aperceberes de como estão a tocar, é só teres um tempinho disponível. Atenção: tu e todos os que tiverem vontade para isso.
P.S.-Reticencias quanto ao António, pois tinha de contratar um catering gourmet  Projecto de painéis acústicos 265963 
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 00:37

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
Traduz lá o gráfico por miúdos, qual o problema que vês?

A gama de graves compreendida entre os 50 e os 300Hz (escala horizontal) estão empolados 6 ou 7 dB (escala vertical) em relação ao resto da gama de frequências e vão sempre parecer/soar exagerados por mais voltas que o Fernando dê ao posicionamento ou por mais amortecimento que introduza na sala.

Imagina que rodas o botão do BASS no controlo tonal de um amplificador para o máximo (que normalmente anda entre os 5-10dB).

R




E qual será a razão de terem desenvolvido a coluna assim. E segunda pergunta, não dá para intervir no x-over e corrigir o "erro"?


Excelente pergunta mas não te sei responder; mas este tipo de resposta não é invulgar em mini-colunas deste tipo.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 00:37

fernando3728 escreveu:
Eu por exemplo, adorei ouvi-las na garagem do J.P Amplifiers e não tinham os graves exagerados, muito pelo contrário saiam certinhos ao ponto de ainda não ter ouvido mais vez nenhuma como elas cantaram dessa vez.

Qual é o amplificador a que estão ligadas?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 08:24

Estão ligadas a um Harman Kardon HK 6550
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 08:56

fernando3728 escreveu:
Estão ligadas a um Harman Kardon HK 6550

Estive a ver as especificações e parece um integrado "catita" mas o controlo dos graves trabalha aos 50Hz por isso mesmo que o coloques em -10dB não vai certamente corrigir a "personalidade" das Xavian.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 09:56

Lembrei-me de uma possível explicação para a resposta de frequências "personalizada" das XN125.

Tendo em conta que se trata de uma coluna de pequenas dimensões e como tal com limitações ao nível da dinâmica (nível máximo de pressão sonora) extensão de graves (a largura da banda de frequências é proporcional às dimensões da caixa e ao diâmetro do altifalante que reproduz os graves) a sua utilização lógica seria em espaços bastante pequenos (não como colunas principais numa sala), a volumes moderados e a grande proximidade do ponto de escuta, por exemplo numa secretária.

Se olharmos para as curvas isofónicas (contour, Fletcher–Munson) podemos constatar que o ouvido humano é menos sensível aos extremos de frequência quando os sons são de baixa intensidade e se estas colunas forem escutadas a volumes reduzidos a "tonalidade" do som parecerá mais "equilibrada"; é esta a razão porque em tempos os amplificadores traziam um circuito chamado LOUDNESS ou CONTOUR que acentuava os extremos:

Projecto de painéis acústicos 400px-Lindos1.svg

É a minha teoria mas posso estar errado... afro 

R
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 12:06

Ricardo, não consigo encontrar o gráfico de espectro de freq. das monitoras Rega RS1 na net. Tens algum link dessas monitoras?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 12:17

Pierre escreveu:
Ricardo, não consigo encontrar o gráfico de espectro de freq. das monitoras Rega RS1 na net. Tens algum link dessas monitoras?
Obrigado.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t530-a-manter-por-enquanto#187876
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 13:01

ricardo onga-ku escreveu:
Pierre escreveu:
Ricardo, não consigo encontrar o gráfico de espectro de freq. das monitoras Rega RS1 na net. Tens algum link dessas monitoras?
Obrigado.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t530-a-manter-por-enquanto#187876

Muito obrigado Ricardo.

 Projecto de painéis acústicos 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 14:11

O Ricardo a "dar à luz" gráficos é uma máquina.  Projecto de painéis acústicos 754215 Projecto de painéis acústicos 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto de painéis acústicos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 15:10

António José da Silva escreveu:
O Ricardo a "dar à luz" gráficos é uma máquina.

Tenho esperanças que um dia a publicação das medições seja obrigatória na U.E.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 17:45

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
O Ricardo a "dar à luz" gráficos é uma máquina.

Tenho esperanças que um dia a publicação das medições seja obrigatória na U.E.

Òi, Ricardo!! ...

 Projecto de painéis acústicos 369139 

Vou utilizar parte dos seus cabos da Sakura, 47Labs para a cablagem interna das minhas monitoras DIY  Coral*Cabasse.

Estarão para breve!? ...
 Orquestra 

 king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 28 2014, 20:31

reirato escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
O Ricardo a "dar à luz" gráficos é uma máquina.

Tenho esperanças que um dia a publicação das medições seja obrigatória na U.E.

Òi, Ricardo!! ...

 Projecto de painéis acústicos 369139 

Vou utilizar parte dos seus cabos da Sakura, 47Labs para a cablagem interna das minhas monitoras DIY  Coral*Cabasse.

Estarão para breve!? ...
 Orquestra 

 king

Boa!
E essas caixas têm um volume semelhante aqueles esquemas p/ os altifalantes Coral que circulam pela internet?

R
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQui maio 29 2014, 00:02

ricardo onga-ku escreveu:
... ...
Boa!
E essas caixas têm um volume semelhante aqueles esquemas p/ os altifalantes Coral que circulam pela internet?

R

Não!? ...
 Projecto de painéis acústicos 424293 

Pouco mais que 1/5
 Embarassed 

Shame on me!!!
 Shocked 

Fui as que arranjei já feitas e a bom preço!? ...
De qualquer modo ficam a tocar e em conserva(!?) até alguma alma caridosa resgatar os drivers CORAL e lhes dê melhor vida numas caixas Transmission Line Quarter Wave, desenhos e planos não faltam!? ...
 Sad 

E até pode ser que toquem bem, quem sabe? ...
geek 

 king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQui maio 29 2014, 10:26

O pior que pode acontecer é uma extensão nas baixas frequências mais limitada.

Projecto de painéis acústicos 369139 Projecto de painéis acústicos 21181 
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQui maio 29 2014, 12:59

Ricardo, e gráficos para as restantes Rega há por ai?  Rolling Eyes 
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQui maio 29 2014, 16:36


Grande Fernando,

Parabéns! Para além de estar com bom aspecto não duvido que o som tenha vindo a melhorar.

Em relação ás dificuldades referidas (se bem me lembro, tinham a ver com eco em demasia) creio que é um problema comum à maioria dos espaços idênticos a esse, principalmente se estiverem despidos e se o chão for em tijoleira ou mosaico...

Abraço





Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 20 2015, 00:30

Continuando o que havia começado noutro tópico. Dei-me ao trabalho de simular a tua sala no REW. Não sei qual o ponto de escuta. Nem os coeficientes de absorção das paredes. A simulação mostra isto:

Projecto de painéis acústicos Igyhpl

Portanto o maior problema deverá ser aqueles 62Hz, o que já é uma onde jeitosa com cerca de 5.5m (comprimento da sala). Portanto as bass traps já têm que ter um tamanho considerável.

Pela simulação a posição que minimiza essa frequência, embora os 124Hz continuem altamente excitados (mas isto é mais fácil tratar), é com um posicionamento de ±1.45m da parede de trás e o ponto de escuta é ir experimentado (depende das colunas). Claro que a simulação despreza muitas coisas, mas aproximadamente dá para ver os problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 20 2015, 13:23

Ok, mas como já tinha frisado essa situação do afastamento da parede frontal em relação às colunas de +-1,45 Mts, é impossível na minha sala, tinha de ter a sala dedicada só para isso.
Com os painéis e o tapete no chão, mais as outras tralhas, o som melhorou substancialmente ao ponto de já não ter as reverberações que tinha.
Já combinei com o Miguel da ZenAudio, quando tiver o amplificador que quero para experimentar as pequenas Bombonus, que também gostei de ouvir em casa dele, mas se calhar o factor da sala ser grande não se exprimiram tanto como as minhas, talvez numa sala mais pequena como a minha elas fazem um trabalho melhor, as Delizia também são umas colunas que adorei ouvir, mas lá está na sala do Miguel elas tocam muito bem na minha só ouvindo.
Um abraço TFonseca
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 20 2015, 15:20

Já experimentaste a tapar os porticos às 125?

As bombonus, creio que só as ouvi num audioshow. Não sei se serão solução, pois vais perder bastante em relação às 125. Já experimentaste as defuntas Primissima? São seladas e não vão tão lá abaixo como as XN125.

As novas Perla também podem ser solução:

Projecto de painéis acústicos 2015-05-19-TST-Xavian-Perla-m1
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 20 2015, 15:30

Fernando Mota escreveu:
Ok, mas como já tinha frisado essa situação do afastamento da parede frontal em relação às colunas de +-1,45 Mts, é impossível na minha sala, tinha de ter a sala dedicada só para isso.
Com os painéis e o tapete no chão, mais as outras tralhas, o som melhorou substancialmente ao ponto de já não ter as reverberações que tinha.
Já combinei com o Miguel da ZenAudio, quando tiver o amplificador que quero para experimentar as pequenas Bombonus, que também gostei de ouvir em casa dele, mas se calhar o factor da sala ser grande não se exprimiram tanto como as minhas, talvez numa sala mais pequena como a minha elas fazem um trabalho melhor, as Delizia também são umas colunas que adorei ouvir, mas lá está na sala do Miguel elas tocam muito bem na minha só ouvindo.
Um abraço TFonseca

Boa tarde Fernando

Tenho acompanhado o teu périplo e inclusivamente já tivemos oportunidade de falar pessoalmente sobre o teu espaço e as medidas por ti adoptadas para melhorar a acústica.

Gostaria muito de saber qual a performance que obterias na tua sala com umas colunas de caixa fechada com drivers de 12 ou 15 polegadas dotados de alta sensibilidade.

Talvez haja aí falta de pressão sonora ("sound pressure") que depois tentas compensar com um excesso de volume, o qual por sua vez provoca o efeito por ti detectado.

Embora pareça paradoxal, subir o diametro dos altifalantes, talvez seja a solução.

Abraço

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptyQua maio 20 2015, 20:49

tfonseca escreveu:
Já experimentaste a tapar os porticos às 125?

As bombonus, creio que só as ouvi num audioshow. Não sei se serão solução, pois vais perder bastante em relação às 125. Já experimentaste as defuntas Primissima? São seladas e não vão tão lá abaixo como as XN125.

As novas Perla também podem ser solução:

Projecto de painéis acústicos 2015-05-19-TST-Xavian-Perla-m1

Mário Franco escreveu:
Fernando Mota escreveu:
Ok, mas como já tinha frisado essa situação do afastamento da parede frontal em relação às colunas de +-1,45 Mts, é impossível na minha sala, tinha de ter a sala dedicada só para isso.
Com os painéis e o tapete no chão, mais as outras tralhas, o som melhorou substancialmente ao ponto de já não ter as reverberações que tinha.
Já combinei com o Miguel da ZenAudio, quando tiver o amplificador que quero para experimentar as pequenas Bombonus, que também gostei de ouvir em casa dele, mas se calhar o factor da sala ser grande não se exprimiram tanto como as minhas, talvez numa sala mais pequena como a minha elas fazem um trabalho melhor, as Delizia também são umas colunas que adorei ouvir, mas lá está na sala do Miguel elas tocam muito bem na minha só ouvindo.
Um abraço TFonseca

Boa tarde Fernando

Tenho acompanhado o teu périplo e inclusivamente já tivemos oportunidade de falar pessoalmente sobre o teu espaço e as medidas por ti adoptadas para melhorar a acústica.

Gostaria muito de saber qual a performance que obterias na tua sala com umas colunas de caixa fechada com drivers de 12 ou 15 polegadas dotados de alta sensibilidade.

Talvez haja aí falta de pressão sonora ("sound pressure") que depois tentas compensar com um excesso de volume, o qual por sua vez provoca o efeito por ti detectado.

Embora pareça paradoxal, subir o diametro dos altifalantes, talvez seja a solução.

Abraço

Mário

Olá TFonseca, quanto ao tapar ligeiramente os pórticos, fiz a experiência uma só vez e não gostei pois parecia que o driver estava em esforço, depois acho que não é a solução ideal, pois se foram estudadas para terem aqueles pórticos, acho que não devemos de mexer mais.
Quanto às Primissimas, eram as colunas que eu queria ouvir quando contactei o Miguel pela 1ª vez, logo ele disse-me quando entrei em casa dele que antes de ouvir essas queria que eu ouvisse as 125, olha no que deu, nesse dia ouvi as três, 125, Primissimas e as Bombonus, por esta ordem, claro que as 125 se destacaram das outras duas, mas as Bombonus ficaram-me no goto, pois gostei muito de as ouvir, as Primissimas parecia que não tinham alma, continuo a dizer que na sala do Miguel talvez umas colunas trabalhem melhor que outras, portanto o melhor mesmo é experimentar em nossa casa, quando essa situação é possível.
Quanto às Perla estou danadinho por as ouvir e algo me diz que cá para mim serão "as tais".
Um abraço

Amigo Mário, quanto às fechadas não sei onde poderei arranjar para experimentar, mas por exemplo as Open Baffle, é com certeza uma das experiências que eu quero fazer na minha sala depois de ter o Viriatus.
Algo me diz também que irei ficar surpreendido.
Um abraço e até um próximo encontro
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos EmptySex maio 22 2015, 00:41

E com os pórticos tapados como ressoava a sala?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projecto de painéis acústicos Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto de painéis acústicos   Projecto de painéis acústicos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projecto de painéis acústicos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Painéis acústicos
» PAINÉIS ACÚSTICOS DE DESIGN INOVADOR
» Painéis laterais em madeira
» Colunas Electrostaticas Paineis em geral
» onde comprar paineis/espumas deste género

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral :: Acústica-
Ir para: