Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Teste a interferências nos cabos de coluna

Ir para baixo 
5 participantes

Escuto ruído nos cabos de coluna?
Consigo escutar ruído com o cabo de alimentação paralelo ao cabo da coluna, encostado a este aí uns 20 ou 30 cm.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap0%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Não consigo escutar ruído com o cabo de alimentação paralelo ao cabo da coluna, encostado a este aí uns 20 ou 30 cm.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap25%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 25% [ 4 ]
Consigo escutar ruído com o telemóvel em cima do cabo da coluna.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap6%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 6% [ 1 ]
Não consigo escutar ruído com o telemóvel em cima do cabo da coluna.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap25%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 25% [ 4 ]
Consigo escutar ruído com o cabo de alimentação no local habitual.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap0%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Não consigo escutar ruído com o cabo de alimentação no local habitual.
Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_lcap44%Teste a interferências nos cabos de coluna Vote_rcap
 44% [ 7 ]
Total de votos : 16
 

AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 09:17

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
rcarreira escreveu:
Vou experimentar com estes, que são semelhantes e ainda tenho aí uma data de metros...

http://www.van-damme.com/15.html

Então o "truque" é ligar a malha ao negativo do lado do pré e deixar "no ar" do lado da fonte?
Isto também resultará para as outras fontes, tipo leitor de CD? Assim fazia uns interconnects.

Ricardo

O cabo de interligação para o leitor de CD não precisa de blindagem.

R

Olà,

efectivamente, visto as impedâncias de saida de um CD e o nivel desta mesma, a blindagem não é (teoricamente) necessaria. Mas em alguns casos, os cabos de alimentação e sobretudo os digitais podem induzir um pouco de ruido, que serà inevitavelmente amplificado pelo amplificador e pode se tornar audivel ou prejudicar a trânsparência. Então é comum (judicioso), blindar todos os cabos de sinal. Mesmo os das colunas affraid . Là vém a polémica... silent

Até+

Proponho o seguinte teste:

1. coloquem o volume do amplificador na posição onde normalmente escutam

2. encostem o ouvido ao tweeter

3. peçam a uma alma caridosa que coloque o cabo de alimentação paralelo ao cabo da coluna, encostado a este aí uns 20 ou 30 cm

Conseguem escutar algum ruído?

4. agora posicionem o telemóvel em cima do cabo da coluna e peçam ao tal santo que vos ligue

Conseguem escutar algum ruído?

5. para terminar posicionem o cabo de alimentação no local habitual

Conseguem escutar algum ruído?

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 12:29

Quando estiver em casa tenho que fazer esse teste. Teste a interferências nos cabos de coluna 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste a interferências nos cabos de coluna 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 13:03

Eu já votei, e como não consigo escutar nenhum ruido em nenhuma das 3 situações, isso quer dizer que tenho que ir ao otorrino... Razz

E neste momento tenho dois pares de colunas com os cabos a configurar um estendal...

Consigo ouvir o ruido do telemovel se o aproximar do pré, mas isso é expectável...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 13:08

Milton escreveu:
Eu já votei, e como não consigo escutar nenhum ruido em nenhuma das 3 situações, isso quer dizer que tenho que ir ao otorrino... Razz

E neste momento tenho dois pares de colunas com os cabos a configurar um estendal...

Consigo ouvir o ruido do telemovel se o aproximar do pré, mas isso é expectável...



Como já experimentastes, e para tal, necessitastes de ajuda de alguém, qual foi a reação de quem te ajudou? Chamou-te nomes pouco simpáticos, já não liga por saber o que a casa gasta, risos...? Laughing

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste a interferências nos cabos de coluna 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 13:15

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Eu já votei, e como não consigo escutar nenhum ruido em nenhuma das 3 situações, isso quer dizer que tenho que ir ao otorrino... Razz

E neste momento tenho dois pares de colunas com os cabos a configurar um estendal...

Consigo ouvir o ruido do telemovel se o aproximar do pré, mas isso é expectável...



Como já experimentastes, e para tal, necessitastes de ajuda de alguém, qual foi a reação de quem te ajudou? Chamou-te nomes pouco simpáticos, já não liga por saber o que a casa gasta, risos...? Laughing
Não foi preciso pedir ajuda porque os cabos estão nessa posição e seguem os cabos de energia e outros do sistema AV , TV, Video,etc
E nenhum deles é blindado...
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 15:18

bem, lá tenho de fazer estes testes Teste a interferências nos cabos de coluna 22692
apesar dos cabos estarem todos bem arrumadinhos,... uns em cima de outros Teste a interferências nos cabos de coluna 936335
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 23:22

Olà Ricardo, venho de votar!

na realidade não ouço nada, fora o ruido (vento) termico do meu amplificador, o que é normal. Mas à escuta, algo me incomodou... Fiz o teste como voçê pediu, em metendo o cabo de alimentação ao perto, e depois em pedindo à minha mulher para me ligar no portamovel, que tinha pousado no cabo de coluna e efectivamente mesmo à escuta nada... Parvo que sou, tinha esquecido que o meu cabo de coluna um Esprit "Celesta", possede uma tripla blindagem integral!!! Então meti um cabo Chord "Odyssey" sem blindagem e fiz a mesma experiência, e efectivamente no tweeter continuei a não ouvir nada, mas à escuta algo tinha mudado. No meu teste habitual de Jazz, o eco do contrabaixo estava encurtado um pouco. Então como sou um ciêntifico, fiz as coisas não exactamente como voçê propôs, mas de uma maneira diferente. Tudo é igual, mas em vêz de meter a orelha perto do tweeter, meti um osciloscopio (com analisador de espectro) entre os dois polos das colunas. Para o cabo de alimentação, vi um sinal sobreposto de 40 mV a 50 Hz, e para o Portamovel vi um sinal (ondulante) em banda larga que atinge a 10 Khz os 200mV. E é perfeitamente normal, pois os cabos de coluna são antenas, acordadas a frequências que dependem do tamanho delas. Sim, os sinais de 100 mV em média, vão cobrir o fim do eco e modificar a minha percepção, e isto serà idêntico para todos os sinais musicais, iguais ou inferiores a 100 mV. Isto não é grave para a escuta, e talvez so faça perder 1 ou 2% da informação. Mas à pergunta de base que era formulada, ou seja, vale a pena blindar os cabos coluna?... jà tém a sua resposta. Eu disse que ia fazer polemica, mas estava a brincar... não à polemica nenhuma.

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySex Mar 01 2013, 23:29

PS: Esqueci-me de dizer, que esses sinais presentes nos terminais das colunas, estão também ligados ao andar de saida do amplificador. Isto quer dizer, que pela realimentação negativa, estes vão ser injectados no andar de entrada... Fogo!!! Eu ainda tenho sorte pois o meu amplificador não tém realimentação negativa, mas os outros... E melhor blindar os cabos e deixar em paz os nossos pobres amplificadores.

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna EmptySáb Mar 02 2013, 09:13

TD124 escreveu:
Olà Ricardo, venho de votar!

na realidade não ouço nada, fora o ruido (vento) termico do meu amplificador, o que é normal. Mas à escuta, algo me incomodou... Fiz o teste como voçê pediu, em metendo o cabo de alimentação ao perto, e depois em pedindo à minha mulher para me ligar no portamovel, que tinha pousado no cabo de coluna e efectivamente mesmo à escuta nada... Parvo que sou, tinha esquecido que o meu cabo de coluna um Esprit "Celesta", possede uma tripla blindagem integral!!! Então meti um cabo Chord "Odyssey" sem blindagem e fiz a mesma experiência, e efectivamente no tweeter continuei a não ouvir nada, mas à escuta algo tinha mudado. No meu teste habitual de Jazz, o eco do contrabaixo estava encurtado um pouco. Então como sou um ciêntifico, fiz as coisas não exactamente como voçê propôs, mas de uma maneira diferente. Tudo é igual, mas em vêz de meter a orelha perto do tweeter, meti um osciloscopio (com analisador de espectro) entre os dois polos das colunas. Para o cabo de alimentação, vi um sinal sobreposto de 40 mV a 50 Hz, e para o Portamovel vi um sinal (ondulante) em banda larga que atinge a 10 Khz os 200mV. E é perfeitamente normal, pois os cabos de coluna são antenas, acordadas a frequências que dependem do tamanho delas. Sim, os sinais de 100 mV em média, vão cobrir o fim do eco e modificar a minha percepção, e isto serà idêntico para todos os sinais musicais, iguais ou inferiores a 100 mV. Isto não é grave para a escuta, e talvez so faça perder 1 ou 2% da informação. Mas à pergunta de base que era formulada, ou seja, vale a pena blindar os cabos coluna?... jà tém a sua resposta. Eu disse que ia fazer polemica, mas estava a brincar... não à polemica nenhuma.

Até+

Obrigado, Paulo. Teste a interferências nos cabos de coluna 4019496139
Esta é a aproximação ao audio que defendo por me parece a mais correcta...medir e correlacionar os resultados com a escuta.
Para os audiófilos subjectivistas puros aqui fica uma prova que a escuta é insuficientemente sensível e incapaz de quantificar os parâmetros avaliados ou determinar as causas dos problemas.

Quanto à sua avaliação técnica só faltou determinar a variação de voltagem sem o telemóvel nem cabos de alimentação próximo de cabo de coluna para responder completamente à minha pergunta, pois é esta a configuração "normal" de um sistema.

Mas ficou provado que um cabo não blindado capta interferências quando as fontes das mesmas se encontram próximo ou junto dos referidos cabos.

Num ambiente profissional, como por exemplo um estúdio de gravação, parece-me indiscutível a necessidade de se utilizarem cabos blindados pois a profusão de cabos é grande e não é possível estar permanentemente a dar atenção aos circuitos audio analógico, digital e de alimentação.
No ambiente doméstico (com a excepção do cabo de phono) ainda não estou convencido dessa necessidade.

Aguardo pelo tira-teimas, se V.Exa. estiver disposto a mais uma mudança de cabos. pirat

Bom fim de semana,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Teste a interferências nos cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Re: Teste a interferências nos cabos de coluna   Teste a interferências nos cabos de coluna Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Teste a interferências nos cabos de coluna
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Teste de um leigo a uns cabos de coluna
» Cabos de coluna QED
» Cabos de coluna Supra
» Cabos de coluna
» Cabos coluna

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: