Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cabos de coluna QED

Ir para baixo 
+9
rednef
Alexandre Vieira
Milton
João da Bernarda
cravinho
Mário Franco
Pierre
fredy
ricardo onga-ku
13 participantes
AutorMensagem
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySeg Jun 15 2015, 21:48

Olá pessoal do fórum

Alguém tem alguma experiência com cabos QED, em especial os Silver Anniversary XT?
Valerá a pena um upgrade a partir dos Supra Classic 4.0?

Bem sei que este tema dos cabos, em particular das colunas, é um tema polémico uma vez que tem muito a ver com o gosto e o "ouvido" de cada um, mas gostaria de saber a vossa opinião.

Agradecido
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySeg Jun 15 2015, 22:02

Quando queremos utilizar cabos como "equalizadores" do/no nosso sistema apenas a nossa opinião conta, mas se a ideia é "alterar" o som julgo que seria mais eficaz experimentar outros cabos com uma topologia distinta da dos Supra, por exemplo Kimber e DNM.

R
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySeg Jun 15 2015, 22:05

ricardo onga-ku escreveu:
Quando queremos utilizar cabos como "equalizadores" do/no nosso sistema apenas a nossa opinião conta, mas se a ideia é "alterar" o som julgo que seria mais eficaz experimentar outros cabos com uma topologia distinta da dos Supra, por exemplo Kimber e DNM.

R

Obrigado Ricardo. E há alguma loja física em PT que tem isso ou terão de ser comprados online?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 08:29

Kimber há em Lisboa, DNM só online.

R
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 08:30

Olá

Eu sou suspeito pois tenho quase tudo QED, interligação e colunas, Esse cabo em particular nunca ouvi eu tenho é o Qed Revelation no meu sistema e gosto...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 11:17

Já experimentei umas dezenas de topologias de cabos de coluna.
Grande parte tendem a "filtrar" o que não convém, pois na minha experiência o simples condutor de 1,5 ou 2mm multifilar trouxe "frescura" e dinâmica ao contrário dos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 15:09

fredy escreveu:
Olá

Eu sou suspeito pois tenho quase tudo QED, interligação e colunas, Esse cabo em particular nunca ouvi eu tenho é o Qed Revelation no meu sistema e gosto...

Fredie
Obrigado Fredie

Pierre escreveu:
Já experimentei umas dezenas de topologias de cabos de coluna.
Grande parte tendem a "filtrar" o que não convém, pois na minha experiência o simples condutor de 1,5 ou 2mm multifilar trouxe "frescura" e dinâmica ao contrário dos outros.
Ok, interessante essa perspectiva!
Obrigado Pierre.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 16:12

Pierre escreveu:
Já experimentei umas dezenas de topologias de cabos de coluna.
Grande parte tendem a "filtrar" o que não convém, pois na minha experiência o simples condutor de 1,5 ou 2mm multifilar trouxe "frescura" e dinâmica ao contrário dos outros.

Ora nem mais!

Acresce que para pessoas como eu que se cansam com facilidade o melhor é poupar o dinheiro dos cabos e gastá-lo em bifes do lombo.

Mas apesar de tudo aqui fica o cabo que uso desde 1980 e que tem uma boa relação preço/qualidade.

[img]Cabos de coluna QED 34z0sgl[/img]

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 18:38

Mário Franco escreveu:
Pierre escreveu:
Já experimentei umas dezenas de topologias de cabos de coluna.
Grande parte tendem a "filtrar" o que não convém, pois na minha experiência o simples condutor de 1,5 ou 2mm multifilar trouxe "frescura" e dinâmica ao contrário dos outros.

Ora nem mais!

Acresce que para pessoas como eu que se cansam com facilidade o melhor é poupar o dinheiro dos cabos e gastá-lo em bifes do lombo.

Mas apesar de tudo aqui fica o cabo que uso desde 1980 e que tem uma boa relação preço/qualidade.

Cabos de coluna QED  border=" />

2cclzes

Concordo plenamente com a alternativa dos bifes do lombo! Cabos de coluna QED 22692

Quanto aos Eagle Calypso II, vou anotar… Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 22:16

Respeitando as altruístas opiniões que lhe deram, porque não têm qualquer interesse senão em não dar a sua melhor opinião  Cabos de coluna QED 22692

No entanto lhe digo que:

Vá na conversa deles e depois não diga que eu não avisei... Cabos de coluna QED 57537

Os meus ouvidos ouvem diferenças na qualidade e na segurança de um bom cabo. Claro está que o sistema tem que ser revelador. A minha experiência nada tem haver com secção do cabo, antes com o seu isolamento!

O palco sonoro fica bem mais definido e ao nível do pormenor do que ouvimos faz uma diferença incrível.

Posso fazer experiências em que o mesmo tema, com cabos diferentes, soa de maneira completamente diferente. Algumas vezes conseguem anular algumas secções rítmicas. Isto é válido especialmente para música mais complexa...

Por isso um cabo bem isolado e com uma fichas decentes é melhor que um cabo normal.

Gastar dinheiro com um cabo que nada acrescente ao sistema, isso sim é deitar dinheiro à rua!

Infelizmente nisto dos cabos normalmente os melhores são mais caros. Até mesmo com a imagem se conseguem denotar diferenças drásticas.


E mais não digo... Cabos de coluna QED 317942
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 23:07

Olá a todos
Sempre usei cabos de altofalante QED (xt400, xt350,Genesis Silver Spiral e o Qed original "purpura") e sempre tive bons resultados. Preço qualidade na minha opinião é imbatível. Em relação a algum dos cabos mencionados quando não tocava bem era porque o sistema assim o era podendo por vezes compensar-se com algum cabo xpto que filtrasse a banda passante. Dos Kimber também tenho uma boa impressão mas não tenho tanta experiência (12TC muito bom preço qualidade) . Tenho também Dyscovery Cable 1-2-3 os quais são desconhecidos em Portugal mas também gosto muito, os quais me foram recomendados pelo Harry Weisfeld dos Gira-discos VPI.
Não sendo um mega fã de cabos prateados ou estanhados devo dizer que a serie de cabos XT da QED não toca bem quando novos, mas depois de uma horas fica a parecer (cobre do bom) com um extra de transparência da prata.
Espero que ajude "And let your money be well spent"
João
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 23:42

Uma coisa que está a dar que falar na net é embrulhar os cabos em folha de alumínio...
Cabos que não tenham blindagem, claro...
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 23:52

João da Bernarda escreveu:
Olá a todos
Sempre usei cabos de altofalante QED (xt400, xt350,Genesis Silver Spiral e o Qed original "purpura") e sempre tive bons resultados. Preço qualidade na minha opinião é imbatível. Em relação a algum dos cabos mencionados quando não tocava bem era porque o sistema assim o era podendo por vezes compensar-se com algum cabo xpto que filtrasse a banda passante. Dos Kimber também tenho uma boa impressão mas não tenho tanta experiência (12TC muito bom preço qualidade) . Tenho também Dyscovery Cable 1-2-3 os quais são desconhecidos em Portugal mas também gosto muito, os quais me foram recomendados pelo Harry Weisfeld dos Gira-discos VPI.
Não sendo um mega fã de cabos prateados ou estanhados devo dizer que a serie de cabos XT da QED não toca bem quando novos, mas depois de uma horas fica a parecer (cobre do bom) com um extra de transparência da prata.
Espero que ajude "And let your money be well spent"
João

Obrigado João, e sim, ajudou e muito! Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 23:53

Milton escreveu:
Uma coisa que está a dar que falar na net é embrulhar os cabos em folha de alumínio...
Cabos que não tenham blindagem, claro...

Hummm… interessante! Vou pesquisar, quando tiver um tempinho de sobra!

Obrigado Milton
Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 16 2015, 23:57

Alexandre Vieira escreveu:
Respeitando as altruístas opiniões que lhe deram, porque não têm qualquer interesse senão em não dar a sua melhor opinião  Cabos de coluna QED 22692

No entanto lhe digo que:

Vá na conversa deles e depois não diga que eu não avisei... Cabos de coluna QED 57537

Os meus ouvidos ouvem diferenças na qualidade e na segurança de um bom cabo. Claro está que o sistema tem que ser revelador. A minha experiência nada tem haver com secção do cabo, antes com o seu isolamento!

O palco sonoro fica bem mais definido e ao nível do pormenor do que ouvimos faz uma diferença incrível.

Posso fazer experiências em que o mesmo tema, com cabos diferentes, soa de maneira completamente diferente. Algumas vezes conseguem anular algumas secções rítmicas. Isto é válido especialmente para música mais complexa...

Por isso um cabo bem isolado e com uma fichas decentes é melhor que um cabo normal.

Gastar dinheiro com um cabo que nada acrescente ao sistema, isso sim é deitar dinheiro à rua!

Infelizmente nisto dos cabos normalmente os melhores são mais caros. Até mesmo com a imagem se conseguem denotar diferenças drásticas.


E mais não digo... Cabos de coluna QED 317942

Hehehe! Isso vai de encontro ao que o Milton acrescentou há pouco. Isolamento ou blindagem parece ser fundamental! Obrigado Alexandre Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 08:44

Alexandre Vieira escreveu:
Por isso um cabo bem isolado e com uma fichas decentes é melhor que um cabo normal.

Gastar dinheiro com um cabo que nada acrescente ao sistema, isso sim é deitar dinheiro à rua!

Infelizmente nisto dos cabos normalmente os melhores são mais caros. Até mesmo com a imagem se conseguem denotar diferenças drásticas.


E mais não digo... Cabos de coluna QED 317942

Um cabo normal é dos melhores que pode haver e sem fichas, descarnado a nu nos bornes.

Precisamente ao contrário da tua afirmação, um cabo nunca poderá acrescentar nada nem retirar nada ao sistema. Se paga-se valores estratosféricos por isso para mim é crime da mais rica banha da cobra.

Foi precisamente nas topologias mais baratas que menos incrementam algo ao sinal. Quando desliguei uns QED todos bonitos, entrançados de prata, robustos e passei para uns comuns, é que ouvi o que estava a perder.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 09:36

Olá

No audio o que uns adoram outros detestam...

Não me canso de repetir esta minha máxima...
Quem sou eu para duvidar se alguém ouve ou não diferença entre diversos cabos...
Já repararam que cada um puxa a brasa à sua sardinha... ou melhor dizendo ao seu gosto...
Na minha humilde opinião tudo faz diferença... sejam cabos sejam células... etc...
Eu não tenho dúvidas em afirmar que ouço diferenças... às vezes gosto do resultado outras vezes não...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 09:53

fredy escreveu:
Olá

No audio o que uns adoram outros detestam...

Não me canso de repetir esta minha máxima...
Quem sou eu para duvidar se alguém ouve ou não diferença entre diversos cabos...
Já repararam que cada um puxa a brasa à sua sardinha... ou melhor dizendo ao seu gosto...
Na minha humilde opinião tudo faz diferença... sejam cabos sejam células... etc...
Eu não tenho dúvidas em afirmar que ouço diferenças... às vezes gosto do resultado outras vezes não...

Fredie

Sim claro, eu também noto diferenças entre algumas topologias de cabos. O que condeno e com alguns testemunhos também, é que há cabos que custam uma pipa de massa e que têm pior desempenho do que os comuns baratos. Devido às suas complexas topologias, revestimentos e incremento de materiais, chegam ao cúmulo de "abafar" e alguns até "empolar" algumas frequências.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 11:37

Pierre escreveu:


Um cabo normal é dos melhores que pode haver e sem fichas, descarnado a nu nos bornes.


Partilho a opinião

Desprezo os terminais dourados (para ser mais preciso desprezo a sua apologia e encaro-a como bofetadas na minha inteligência)

Os terminais dourados que actualmente equipam os terminais  são geralmente banhados com uma porcaria qualquer que nem sequer é ouro.

Mas mesmo que fosse banho de ouro era um disparate porque o ouro é pior condutor do que o cobre. Poderão dizer que o ouro não oxida mas se o problema é a oxidação então usem prata.

A prata não só é melhor condutora do que o cobre como também é melhor do que o ouro, além do mais o óxido de prata (contrariamente ao óxido de outros metais) tem optimas propriedades condutoras.

Porque é que a industria produz tanto cabinho com terminais douradinhos? Porque o consumidor tem o complexo do tio patinhas e quando vê douradinhos não resiste.

E já agora que alguém me explique a vantagem de usar bananas ou garras nos terminais das colunas porque eu não consigo compreender. O que vejo é só mais um obstáculo e soldaduras desnecessárias.

Continuo sem querer embarcar nos milagres dos cabos.

Eles existem mas não é isso que procuro.

Os cabos podem e em muitos casos (quando não são neutros) funcionar como resistência / bobine / consensador

Os cabos podem produzir desfasamentos (que no meu modesto entendimento podem ser responsáveis pelas famosas mais valias no palco sonoro)

Para quem queira mixar a música pode obter o mesmo efeito com equlizadores e câmaras de eco, etc etc.

Mais vale gastar o dinheiro em bifes do lombo.  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 12:10

Mário Franco escreveu:
Pierre escreveu:


Um cabo normal é dos melhores que pode haver e sem fichas, descarnado a nu nos bornes.


Partilho a opinião

Desprezo os terminais dourados (para ser mais preciso desprezo a sua apologia e encaro-a como bofetadas na minha inteligência)

Os terminais dourados que actualmente equipam os terminais  são geralmente banhados com uma porcaria qualquer que nem sequer é ouro.

Mas mesmo que fosse banho de ouro era um disparate porque o ouro é pior condutor do que o cobre. Poderão dizer que o ouro não oxida mas se o problema é a oxidação então usem prata.

A prata não só é melhor condutora do que o cobre como também é melhor do que o ouro, além do mais o óxido de prata (contrariamente ao óxido de outros metais) tem optimas propriedades condutoras.

Porque é que a industria produz tanto cabinho com terminais douradinhos? Porque o consumidor tem o complexo do tio patinhas e quando vê douradinhos não resiste.

E já agora que alguém me explique a vantagem de usar bananas ou garras nos terminais das colunas porque eu não consigo compreender. O que vejo é só mais um obstáculo e soldaduras desnecessárias.

Continuo sem querer embarcar nos milagres dos cabos.

Eles existem mas não é isso que procuro.

Os cabos podem e em muitos casos (quando não são neutros) funcionar como resistência / bobine / consensador

Os cabos podem produzir desfasamentos (que no meu modesto entendimento podem ser responsáveis pelas famosas mais valias no palco sonoro)

Para quem queira mixar a música pode obter o mesmo efeito com equlizadores e câmaras de eco, etc etc.

Mais vale gastar o dinheiro em bifes do lombo.  lol!

Nisso estamos de acordo! Cabos de coluna QED 22692

Nada como um belo bifinho, umas cervejolas e uns amigos por perto... Cabos de coluna QED 843159
Ir para o topo Ir para baixo
cravinho
Membro AAP
cravinho


Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/04/2014
Localização : Viseu

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 17 2015, 14:01

Alexandre Vieira escreveu:


Nada como um belo bifinho, umas cervejolas e uns amigos por perto... Cabos de coluna QED 843159

Ora! Assim é que é! Mas também gosto de uma boa argumentação Cabos de coluna QED 22692
E esta discussão tem sido muito interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQui Jun 18 2015, 02:10

Pierre escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Por isso um cabo bem isolado e com uma fichas decentes é melhor que um cabo normal.

Gastar dinheiro com um cabo que nada acrescente ao sistema, isso sim é deitar dinheiro à rua!

Infelizmente nisto dos cabos normalmente os melhores são mais caros. Até mesmo com a imagem se conseguem denotar diferenças drásticas.


E mais não digo... Cabos de coluna QED 317942

Um cabo normal é dos melhores que pode haver e sem fichas, descarnado a nu nos bornes.

Precisamente ao contrário da tua afirmação, um cabo nunca poderá acrescentar nada nem retirar nada ao sistema. Se paga-se valores estratosféricos por isso para mim é crime da mais rica banha da cobra.

Foi precisamente nas topologias mais baratas que menos incrementam algo ao sinal. Quando desliguei uns QED todos bonitos, entrançados de prata, robustos e passei para uns comuns, é que ouvi o que estava a perder.

Pierre de facto o cabo escarnado em nada é melhor que umas fichas boas fichas que assegurem um bom contacto!

Claro que as fichas devem ser limpas de quando a quando, claro que os terminais também, existem pessoas que se esquecem que a manutenção no audio é tão importante como a compra inicial do seu equipamento.

Também não acredito que as topologia mais baratas sejam melhores que as mais caras. Com o devido respeito que por ti até é enorme porque sou assíduo leitor dos teus post´s que já vem de outros tempos em outros fóruns, de facto basta pensarmos no isolamento dos cabos que ficamos logo com uma ideia do que um cabo normal induz no som. Se o teu sistema funciona melhor com cabos normais do que com cabos dedicados ao audio então, digo-te isto com toda honestidade intelectual, qualquer coisa no teu sistema não está bem...

Ou então gostas mais do som equalizado "dessa" maneira ao invés da "outra". E gosto não se discutem...

Mas uma coisa é discutir os gostos, outro é a pureza do sinal! Uma coisa é tentar ouvir tudo o que está no suporte, outra é ouvir da maneira de que se gosta, sem qualquer tipo de justificação, tão somente porque sim!

Eu tenho um sistema em que os cabos mais baratos que tenho em casa fazem o sistema soar melhor do que os mais caros. Mas são muito menos informativos! E eu não tenho qualquer dúvida a esse respeito, mas de facto realçam os graves e "relaxam" o som... Em contrapartida fazem desaparecer algumas secções rítmicas por inteiro....mas o resultado final é mesmo muito agradável.

Gostos não se discutem, mas relativamente à qualidade e quantidade do fluxo informativo que se extrai desde a fonte até aos reprodutores isso pode-se, e deve-se discutir. Porque nesse caso não estamos a discutir gostos, mas antes a verdadeira Alta-fidelidade.

Grande abraço Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQui Jun 18 2015, 08:37

Este tema é extremamente controverso, porque quem defende um ponto de vista tem muitas dificuldades em ver/aceitar outro.

primeira pergunta: na opinião generalizada, o que é considerado um bom cabo?

segunda pergunta: se um cabo for completamente neutro e passar só e apenas o que a fonte transmite, mesmo que no sistema não fique bem, todos o usariam?

Acho que aqui está o problema, todos defendem que os cabos devem ser fieis condutores do que é reproduzido pelas respetivas fontes sonoras mas depois o que procuram é um filtro para colmatar deficiencias/desiquilibrios no sistema.

aqui está a prova do nosso contra senso, não utilizamos equalizadores nem controlos de tonalidade porque não é natural nem audiófilo e depois colocamos filtros equalizadores mascarados de cabos.

Falando das caracteristicas propriamente ditas dos cabos, começando pela secção, a menos que seja um cabo de comprimento fora do normal, aqui não reside nenhum problema, todos os cabos de 1,5 para cima serão competentes. quanto à blindagem nunca tive nenhum problema de quaisquer interferencias no sinal provenientes da falta de shielding (tambem não moro por cima de nenhum satélite) em relação ao material do cabo em si, poderá ser mais ou menos condutor, mas sinceramente em 2,5 metros de cabo quem conseguir ouvir a diferença da rapidez de sinal... com isto não digo que não haja diferenças significativas, essas diferenças é que não são reflexo do verdadeiro/puro sinal, são sim uma alteração do mesmo que pode ou não ser mais agradável para nós.

Por todas estas razões é que um amigo nosso defende que para cada sistema existe um cabo perfeito capaz de equilibrar todo o sistema a nosso gosto, assim sendo todas as opiniões dadas serão segundo a nossa experiência em sistemas que ouvimos o que depois na prática pode não ser o mais adequado para opinar quanto ao sistema em questão.

tudo isto é apenas a minha opinião e ponto de vista.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQui Jun 18 2015, 09:40

rednef escreveu:
Este tema é extremamente controverso, porque quem defende um ponto de vista tem muitas dificuldades em ver/aceitar outro.

primeira pergunta: na opinião generalizada, o que é considerado um bom cabo?

segunda pergunta: se um cabo for completamente neutro e passar só e apenas o que a fonte transmite, mesmo que no sistema não fique bem, todos o usariam?

Acho que aqui está o problema, todos defendem que os cabos devem ser fieis condutores do que é reproduzido pelas respetivas fontes sonoras mas depois o que procuram é um filtro para colmatar deficiencias/desiquilibrios no sistema.

aqui está a prova do nosso contra senso, não utilizamos equalizadores nem controlos de tonalidade porque não é natural nem audiófilo e depois colocamos filtros equalizadores mascarados de cabos.

Falando das caracteristicas propriamente ditas dos cabos, começando pela secção, a menos que seja um cabo de comprimento fora do normal, aqui não reside nenhum problema, todos os cabos de 1,5 para cima serão competentes. quanto à blindagem nunca tive nenhum problema de quaisquer interferencias no sinal provenientes da falta de shielding  (tambem não moro por cima de nenhum satélite) em relação ao material do cabo em si, poderá ser mais ou menos condutor, mas sinceramente em 2,5 metros de cabo quem conseguir ouvir a diferença da rapidez de sinal... com isto não digo que não haja diferenças significativas, essas diferenças é que não são reflexo do verdadeiro/puro sinal, são sim uma alteração do mesmo que pode ou não ser mais agradável para nós.

Por todas estas razões é que um amigo nosso defende que para cada sistema existe um cabo perfeito capaz de equilibrar todo o sistema a nosso gosto, assim sendo todas as opiniões dadas serão segundo a nossa experiência em sistemas que ouvimos o que depois na prática pode não ser o mais adequado para opinar quanto ao sistema em questão.

tudo isto é apenas a minha opinião e ponto de vista.

Cabos de coluna QED 22692 Excelente ponto de vista!

Ou pelo menos cauteloso, não se compromete... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQui Jun 18 2015, 11:45

não se trata de ser cauteloso, acho é que está na hora de nos deixar-mos de tretas e assumir as nossas preferencias chamando as coisas pelos nomes.

Não há mal nenhum em reconhecer os beneficios de uma correção do sistema através de um cabo, isto não o torna é supremo nem o mais puro à face da terra, as coisas são como são, os cabos assim como tudo o que engloba a composição dos nossos sistemas FAZEM parte do mesmo, estamos a falar em componentes electricos e electronicos com sinergias próprias, o resultado final é o sumatório de todos e assim sendo, se eu tenho um sistema demasiado "brilhante" para o meu gosto, poderei corrigir este facto com uns cabos de caracteristicas adequadas, daí o que disse anteriormente, escolher uns cabos para o nosso sistema não será assim tão linear quanto se poderá à partida pensar, as diferenças entre cabos poderão produzir efeitos semelhantes à mudança de um leitor de cds, um amplificador ou qualquer outro componente do sistema. O que a par disto existe é uma quantidade enorme de mitos em torno dos cabos, tenta-se vender a ideia que o cabo x tem melhores propriedades ao nivel da condutividade ou que sendo uma secção xpto faz com que não existam perdas de sinal e que este tipo de caracteristicas fazem do cabo Y um cabo superior, tudo isto é muito bonito se não fossem argumentos das empresas que lucram com estas histórias, na minha humilde opinião , não se pode ver as coisas na perspectiva de existir o cabo verdadeiro e aquele que altera o som, existem sim cabos cujas caracteristicas poderão alterar para melhor ou pior o nosso sistema (de acordo com gostos pessoais), por outro lado existem cabos que em comparação direta não se vislumbra nenhuma diferença entre si, poderá ser pelas caracteristicas semelhantes dos cabos ou pelo facto da exigencia do nosso sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQui Jun 18 2015, 23:35

rednef escreveu:
não se trata de ser cauteloso, acho é que está na hora de nos deixar-mos de tretas e assumir as nossas preferencias chamando as coisas pelos nomes.

Não há mal nenhum em reconhecer os beneficios de uma correção do sistema através de um cabo, isto não o torna é supremo nem o mais puro à face da terra, as coisas são como são, os cabos assim como tudo o que engloba a composição dos nossos sistemas FAZEM parte do mesmo, estamos a falar em componentes electricos e electronicos com sinergias próprias, o resultado final é o sumatório de todos e assim sendo, se eu tenho um sistema demasiado "brilhante" para o meu gosto, poderei corrigir este facto com uns cabos de caracteristicas adequadas, daí o que disse anteriormente, escolher uns cabos para o nosso sistema não será assim tão linear quanto se poderá à partida pensar, as diferenças entre cabos poderão produzir efeitos semelhantes à mudança de um leitor de cds, um amplificador ou qualquer outro componente do sistema. O que a par disto existe é uma quantidade enorme de mitos em torno dos cabos, tenta-se vender a ideia que o cabo x tem melhores propriedades ao nivel da condutividade ou que sendo uma secção xpto faz com que não existam perdas de sinal e que este tipo de caracteristicas fazem do cabo Y um cabo superior, tudo isto é muito bonito se não fossem argumentos das empresas que lucram com estas histórias, na minha humilde opinião , não se pode ver as coisas na perspectiva de existir o cabo verdadeiro e aquele que altera o som, existem sim cabos cujas caracteristicas poderão alterar para melhor ou pior o nosso sistema (de acordo com gostos pessoais), por outro lado existem cabos que em comparação direta não se vislumbra nenhuma diferença entre si, poderá ser pelas caracteristicas semelhantes dos cabos ou pelo facto da exigencia do nosso sistema.

Uma análise séria a tua. Parabéns por isso apesar de não conseguir dar-te razão integral no que dizes pelos motivos que a já fiz referência. Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 10:34

Eu concordo com o Alexandre...como dizem os Britânicos, two wrongs don't make a right.

Recorrer as cabos com "pior" condutividade é uma forma fácil e barata de atenuar um extremo agudo "agressivo" (porque na maior parte das vezes é disso que se trata) mas resta saber se um cabo com tal topologia não afecta outras caraterísticas do sinal que não apenas a resposta e frequências.
Mas seria interessante saber/medir se o uso de um equalizador gráfico ou um paramétrico afecta negativamente o sinal mais ou menos do que certas topologias de cabos.

A alternativa é usar equalização digital que, de acordo com a generalidade dos audiófilos e engenheiros, é uma operação "transparente".

Na minha opinião, gastar dinheiro em cabos caros é um desperdício.
Mas acho perfeitamente legítimo que um audiófilo compare algumas topologias distintas, que podem ser feitas pelo próprio, para ter uma ideia da forma como estas afectam o sinal (e o som do seu sistema).

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 10:41

ricardo onga-ku escreveu:
Eu concordo com o Alexandre...como dizem os Britânicos, two wrongs don't make a right.
...
Mas acho perfeitamente legítimo que um audiófilo compare algumas topologias distintas, que podem ser feitas pelo próprio, para ter uma ideia da forma como estas afectam o sinal (e o som do seu sistema).

R

+1 Cabos de coluna QED 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 11:16

O que haverá de má conductividade num cabo, barato, multifilar de cobre, de 1,5mm, (sim de baixa secção para ser o menos capacitivo), junto em paralelo (para ser o menos inductivo), CONTRA, um cabo de 2,5mm ou mais de secção (altamente capacitivo) ainda mais ser for entrançado, ou unifilar (solid core) onde a inductância trás perdas significativas? Question
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 12:06

Pierre escreveu:
O que haverá de má conductividade num cabo, barato, multifilar de cobre, de 1,5mm, (sim de baixa secção para ser o menos capacitivo), junto em paralelo (para ser o menos inductivo), CONTRA, um cabo de 2,5mm ou mais de secção (altamente capacitivo) ainda mais ser for entrançado, ou unifilar (solid core) onde a inductância trás perdas significativas? Question

Amigo Pierre, num cabo de colunas visto que a impedância de funcionamento é muito baixa (Z igual ou inferior a 8 Ohms), a inductância e a capacidade do cabo téem que ser extremamente elevadas (o que é quase impossivel...), para que estes dois parâmetros afectem a resposta audivel. Mas, a resistência do cabo vai efectivamente modificar o factor de amortecimento do amplificador, se sobrepor em série com a resistência da inductância do crossover e mesmo modificar a resistência série de um full-range, o que em todos os casos terà uma incidência (mais ou menos audivel e mensuravel) sobre a resposta impulsional dos graves. Então, a resistência pareçe-me ser um critério a ter em conta na escolha de um cabo de colunas. Então sem exagerar como alguns que utilisam cabos de bateria de 8mm², penso que com cabos que téem de mais de três metros uma seção de 2,5mm² é uma escolha sensata...

cheers


Última edição por TD124 em Sex Jun 19 2015, 12:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 12:14

TD124 escreveu:


Amigo Pierre, num cabo de colunas visto que a impedância de funcionamento é muito baixa (Z igual ou superior a 8 Ohms), a inductância e a capacidade do cabo téem que ser extremamente elevadas (o que é quase impossivel...), para que estes dois parâmetros afectem a resposta audivel. Mas, a resistência do cabo vai efectivamente modificar o factor de amortecimento do amplificador, se sobrepor em série com a resistência da inductância do crossover e mesmo modificar a resistência série de um full-range, o que em todos os casos terà uma incidência (mais ou menos audivel e mensuravel) sobre a resposta impulsional dos graves. Então, a resistência pareçe-me ser um critério a ter em conta na escolha de um cabo de colunas. Então sem exagerar como alguns que utilisam cabos de bateria de 8mm², penso que com cabos que téem de mais de três metros uma seção de 2,5mm² é uma escolha sensata...

cheers


Ora nem mais. Cabos de coluna QED 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Cabos de coluna QED 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySex Jun 19 2015, 13:13

TD124 escreveu:
Pierre escreveu:
O que haverá de má conductividade num cabo, barato, multifilar de cobre, de 1,5mm, (sim de baixa secção para ser o menos capacitivo), junto em paralelo (para ser o menos inductivo), CONTRA, um cabo de 2,5mm ou mais de secção (altamente capacitivo) ainda mais ser for entrançado, ou unifilar (solid core) onde a inductância trás perdas significativas? Question

Amigo Pierre, num cabo de colunas visto que a impedância de funcionamento é muito baixa (Z igual ou inferior a 8 Ohms), a inductância e a capacidade do cabo téem que ser extremamente elevadas (o que é quase impossivel...), para que estes dois parâmetros afectem a resposta audivel. Mas, a resistência do cabo vai efectivamente modificar o factor de amortecimento do amplificador, se sobrepor em série com a resistência da inductância do crossover e mesmo modificar a resistência série de um full-range, o que em todos os casos terà uma incidência (mais ou menos audivel e mensuravel) sobre a resposta impulsional dos graves. Então, a resistência pareçe-me ser um critério a ter em conta na escolha de um cabo de colunas. Então sem exagerar como alguns que utilisam cabos de bateria de 8mm², penso que com cabos que téem de mais de três metros uma seção de 2,5mm² é uma escolha sensata...

cheers

Esclarecido. Cabos de coluna QED 22692

Depois disto, existem centenas variedades cablisticas! What a Face

Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySáb Jun 20 2015, 19:45

Pelas experiências que tenho feito, venho dizer que, na realidade, os cabos têm mesmo influência na qualidade do som.
Agora, "quem" deverá decidir sobre a escolha acertada são os nossos ouvidos e a nossa carteira. Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 23 2015, 20:15

jorge.henriques escreveu:
Pelas experiências que tenho feito, venho dizer que, na realidade, os cabos têm mesmo influência na qualidade do som.
Agora, "quem" deverá decidir sobre a escolha acertada são os nossos ouvidos e a nossa carteira. Cool

Mas existem amigos que precisam para além dos cabos de:


Cabos de coluna QED 047




Para assim quando falarem que não faz qualquer diferença a alteração dos cabos ou que o é bom é os cabos "normais" porque os outros alteram o som (nunca percebi este argumento), colocarmos de lado algumas dificuldades técnicas que, como se denota pela imagem, se consegue ultrapassar com um custo relativamente baixo...  Cabos de coluna QED 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Jun 23 2015, 21:11

Alexandre Vieira escreveu:
jorge.henriques escreveu:
Pelas experiências que tenho feito, venho dizer que, na realidade, os cabos têm mesmo influência na qualidade do som.
Agora, "quem" deverá decidir sobre a escolha acertada são os nossos ouvidos e a nossa carteira. Cool

Mas existem amigos que precisam para além dos cabos de:


Cabos de coluna QED 047




Para assim quando falarem que não faz qualquer diferença a alteração dos cabos ou que o é bom é os cabos "normais" porque os outros alteram o som (nunca percebi este argumento), colocarmos de lado algumas dificuldades técnicas que, como se denota pela imagem, se consegue ultrapassar com um custo relativamente baixo...  Cabos de coluna QED 265963


Nada disso, para quê gastar dinheiro quando normalmente a sugestão chega... dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Cabos de coluna QED 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyQua Jun 24 2015, 01:13

António José da Silva escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
jorge.henriques escreveu:
Pelas experiências que tenho feito, venho dizer que, na realidade, os cabos têm mesmo influência na qualidade do som.
Agora, "quem" deverá decidir sobre a escolha acertada são os nossos ouvidos e a nossa carteira. Cool

Mas existem amigos que precisam para além dos cabos de:


Cabos de coluna QED 047




Para assim quando falarem que não faz qualquer diferença a alteração dos cabos ou que o é bom é os cabos "normais" porque os outros alteram o som (nunca percebi este argumento), colocarmos de lado algumas dificuldades técnicas que, como se denota pela imagem, se consegue ultrapassar com um custo relativamente baixo...  Cabos de coluna QED 265963


Nada disso, para quê gastar dinheiro quando normalmente a sugestão chega... dvil

Ahahahhaha grande resposta lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySáb Nov 28 2015, 02:44

O meu contributo para este assunto e minha opinião é que tudo conta, inclusive os cabos. Claro que não defendo gastar 2000 ou + € por uns cabos mas existem pontos que do ponto de vista científico que têm lógica; primeiro o melhor condutor para som é a prata (usa-se mais o cobre obviamente por causa do seu preço reduzido), segundo o isolamento de uma cabo também entra na equação pois um bom isolamento protege da agressão de vibrações exteriores (acreditem ou não, um simples andar no chão provoca a propagação de pequenas ondas imperceptíveis à nossa percepção, desculpem a redundância); outro tipo de vibrações são aquelas geradas pelas fontes de alimentação e estas são ainda mais severas em qualquer passagem de sinal.
Claro que poderemos estar aqui a falar de coisas mínimas que a maioria dos seres humanos não têm a capacidade de distinguir mas a melhor forma de entender isto seria medir a conductividade de uma cabo sujeito a vibrações forçadas (como por exemplo, colocar a passagem de um cabo em cima de uma fonte de alimentação,, andar aos pulos na sala, etc).

Como já foi referido em cima (e muito bem), a questão das terminações levarem um banho de ouro é só para parecer bonito pois o ouro não oxida, agora como condutor é um péssimo material, fica bem atrás do cobre.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySáb Nov 28 2015, 03:28

Denon DL-103R escreveu:
...fica bem atrás do cobre.


Exactamente, já o cobre e a prata tem praticamente o mesmo coeficiente de resistividade.



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Cabos de coluna QED 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptySáb Nov 28 2015, 10:18

Para aqueles que se interessam pelas questões mais técnicas recomendo a leitura destes dois conjuntos de artigos:

http://www.audiomisc.co.uk/HFN/Cables1/OhmImprovements.html
http://www.audiomisc.co.uk/HFN/Cables2/OhmAndAway.html

http://www.tnt-audio.com/clinica/intere.html
http://www.tnt-audio.com/clinica/spkcbl_e.html

R
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED EmptyTer Dez 08 2015, 18:09

Passa para os Supra PLy 4.3.
Foi o que eu fiz (também tinha os supra 4.0).
Foi um belíssimo upgrade Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabos de coluna QED Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos de coluna QED   Cabos de coluna QED Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabos de coluna QED
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cabos coluna
» Cabos coluna
» Cabos de coluna
» Cabos de coluna ***C A B B A S S E***
» Cabos de coluna

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: