Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 ERIC CLAPTON Bootleg tapes

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptyDom Abr 01 2012, 23:41

Boas,
O Eric Clapton fez anos onte-ontem parece-me uma boa altura para falar nisto.

Eu já tive uma panca muito grande pelo Eric Clapton, foi o músico que mais colecionei.

Cheguei a ter práticamente todos os discos oficiais dele a solo e com os grandes grupos onde ele entrou.
Vários livros sobre ele e muitas bootlegs (gravações pirata).

Agora vamos recuar até ao início dos anos 90 quando a internet estava no início e usava-se muito os Newsgroups, lembram-se ?

Existiam muitos grupos de interesse em que a pessoa se registava para receber e colocar mensagens de texto no seu Newsgroup preferido.

Pois eu registei-me num do Eric Clapton nessa altura e trocava mensagens com os tarados pelo Eric Clapton do mundo inteiro.

Foi então que organizámos um esquema de cópia de cassettes piratas (Bootlegs) do Eric Clapton, em que existiam alguns responsáveis pelo mundo inteiro em centralizar, copiar e enviar para os outros da sua área geográfica.

Eu na altura estava bem artilhado pois tinha como deck principal o Nakamichi 700ZXE e como segundo deck um DENON DRM-710, então fui um dos escolhidos para copiar e enviar as cassettes para uma parte da Europa.

As pessoas naquela altura confiavam na Internet, e tudo funcionava bem,
as pessoas enviavam as cassettes virgens para mim e eu gravava e voltava a enviar para as pessoas.

Claro que também gravava para mim e outros também gravavam para mim.

Tudo funcionava lindamente e sem chatices.

Gravávamos alguns CD's piratas, mas também gravações em cassette que nunca chegaram a ser editadas nem sequer como Bootlegs.

No final dos anos 90 eu desisti disto e deixei-me desta panca.

Mas ainda tenho todas as cassettes dessa altura e hoje deu-me para as procurar.
As cassettes são todas boas cassettes type II, são cerca de 80 :

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1417j


E agora vamos dar uma olhada por todas elas mais em pormenor:

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1423q

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1424f

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1425ss

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1426k

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1428f

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1431o

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1432l

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Dscf1433ef

Como podem ver esse progama que voçês descobriram agora para fazer as capas já nós usavamos há 15 ou 20 anos atrás, eu não tive foi pachorra para fazer as capas para todas as cassettes...

Claro que algumas nem se conseguem ouvir (a não ser o Claptomaniaco mais ferrenho), no entanto outras têm uma qualidade surpreendente.

Por vezes eram gravadas na mesa de mistura, mas outras com DAT's portáteis no meio da audiência, enfim, há de tudo...


Também já tive a mania das cassettes mas agora não tenho deck nenhum,
mas esta coleção de bootlegs do Eric Clapton ainda cá mora.


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptyDom Abr 01 2012, 23:58


pirata reconvertido!!!


ERIC CLAPTON Bootleg tapes 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 00:00

Magnifica partilha amigo Jorge. nesse caso são maus do que simples cassetes, são também memórias.
Sou da opinião de que deverias de voltar a ter um Deck para usufruíres do teu legado, e quem sabe, voltares a ter a paixão por este maravilhoso formato.

Obrigado pelo trabalho a que te destes.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ERIC CLAPTON Bootleg tapes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 00:02

Sei de quem tem um Nakamich DR3 á venda....

ERIC CLAPTON Bootleg tapes 936335
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 00:08

vlopes escreveu:
Sei de quem tem um Nakamich DR3 á venda....

ERIC CLAPTON Bootleg tapes 936335


O homem estava acostumado a algo mais upmarket. ERIC CLAPTON Bootleg tapes 491368 Mas com esse ou com outro, eu gostava que ele voltasse aos prazeres da maravilhosa cassete.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ERIC CLAPTON Bootleg tapes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 00:22

Sim também já fui um grande pirata mas agora já tenho um vizinho que me substituiu à altura...

Smile)__((: ERIC CLAPTON Bootleg tapes 265963
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 00:24

Jorge Ferreira escreveu:
Sim também já fui um grande pirata mas agora já tenho um vizinho que me substituiu à altura...

Smile)__((: ERIC CLAPTON Bootleg tapes 265963




ERIC CLAPTON Bootleg tapes 2441895546 ERIC CLAPTON Bootleg tapes 491368 lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ERIC CLAPTON Bootleg tapes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 01:03

O som do 700ZXE era qualquer coisa de muito especial, o problema é que estragou-se e não tem arranjo, finito...acabou para sempre...

Custava $2500 há 30 anos atrás, o mesmo que o Dragon que só apareceu 10 anos depois (que para ser tão bom tinha de custar bem mais passado 10 anos e não o mesmo).

Também já tive um Nakamichi RX-202 que até era giro a virar as cassettes sozinho, mas só tinha duas cabeças e o som não tinha mesmo nada a ver...mesmo nada...

O 700ZXL ainda era ligeiramente superior ao meu ZXE e rivalizava com o 1000ZXL que foi o melhor de todos.

O Dragon não tem tão bom som como os 700 e 1000, teve importantes melhoramentos no transporte principalmente para permitir auto-reverse playback, mas o som não é a mesma magia...

Hoje em dia já não há peças nem para o 700 nem para o 1000 (nem mesmo na Bowers & Wilkins que os arranjava), por isso não quero mais nenhum deck.

Hoje em dia só se fosse para um topo de gama da Revox (muito fiáveis) ou um Tandberg (som fabuloso),
desde que houvesse peças e assistência.

Mas para mim já não faz mais sentido os decks, já não quero mais nenhum para mim.


Abraços,
Jorge Ferreira


Última edição por Jorge Ferreira em Seg Abr 02 2012, 01:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 01:24

Jorge Ferreira escreveu:
O som do 700ZXE era qualquer coisa de muito especial, o problema é que estragou-se e não tem arranjo, finito...acabou para sempre...

Custava $2500 há 30 anos atrás, o mesmo que o Dragon que só apareceu 10 anos depois (que para ser tão bom tinha de custar bem mais passado 10 anos e não o mesmo).

Também já tive um Nakamichi RX-202 que até era giro a virar as cassettes sozinho, mas só tinha duas cabeças e o som não tinha mesmo nada a ver...mesmo nada...

O 700ZXL ainda era ligeiramente superior ao meu ZXE e rivalizava com o 1000ZXL que foi o melhor de todos.

O Dragon não tem tão bom som como os 700 e 1000, teve importantes melhoramentos no transporte principalmente para permitir auto-reverse playback, mas o som não é a mesma magia...

Hoje em dia já não há peças nem para o 700 nem para o 1000 (nem mesmo na Bowers & Wilkins que os arranjava), por isso não quero mais nenhum deck.

Hoje em dia só se fosse para um Revox ou um Tandberg (com peças e assistência), mas para mim já não faz muito sentido os decks, já não quero mais nenhum.


Abraços,
Jorge Ferreira


Tirando os que mencionares, há por ai coisas muito boas mesmo e bem mais fiáveis do que os Naks e em nada se ficam atrás sonoramente e brevemente irei-to provar. Vais arregalar os olhos e as orelhas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ERIC CLAPTON Bootleg tapes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 11:01

Boas,
Realmente é preciso ter uma gand'a pancada, para seguir assim um musico, mas na verdade, até os há e aos molhos, e bem "piores".

Jorge Ferreira escreveu:
... Por vezes eram gravadas na mesa de mistura, mas outras com DAT's portáteis no meio da audiência, enfim, há de tudo...
O chamado "soundboard" (gravação sacada da mesa de mistura), por vezes tem qualidades excepcionais, e até tenho alguns sacados naquele formato numérico ... quanto aos DAT's portáteis no meio da audiência, ainda está para nascer o primeiro que seja audível (eu pelo menos, não conheço).


Meus parabéns pelo teu envolvimento na boa causa de partilha de musica, ainda que a mesma tenha sido no século passado. ERIC CLAPTON Bootleg tapes 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes EmptySeg Abr 02 2012, 13:04

Fran study escreveu:
... quanto aos DAT's portáteis no meio da audiência, ainda está para nascer o primeiro que seja audível (eu pelo menos, não conheço).

o que me lembraram... lol!

eu cheguei a gravar o concerto de Megadeth no Dramático, Youthanasia.

Foi um filme para passar pela revista, estavam lá dois caixotes cheios de gravadores... lol! ... eu tremia dos pés à cabeça pale ...quando passei... bounce ...só me lembro de correr...desde a zona da revista até à porta do pavilhão.

O gravador era com aquelas cassetes pequenas, de um amigo nosso (oferta da propaganda médica Very Happy ).

Resultado:péssimo... ERIC CLAPTON Bootleg tapes 809774 , tudo abafado, só se ouviam algumas coisas em determinadas alturas, ou quando o som não estava tão alto...só se ouvia pessoal a berrar no moche... lol!

A única parte que ficou mais ou menos, foi o encore do Dave Mustaine a cantar, sozinho, o Anarchy for the UK.

Aqui fica uma estória...que terminou no saudoso Johnny Guitar drunken
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty
MensagemAssunto: Re: ERIC CLAPTON Bootleg tapes   ERIC CLAPTON Bootleg tapes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ERIC CLAPTON Bootleg tapes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Master Tapes Opus3
» Eric Clapton Blues Box
» Significado de Master Tapes
» Master tapes "Chasing the Dragon"
» CAN - The Lost Tapes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: