Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Vinil de grande qualidade sónica

Ir para baixo 
+13
MJC
vlopes
anibalpmm
johncool
fredy
Duarte Rosa
Luis Filipe Goios
Milton
Fran
Ferpina
Jorge Ferreira
António José da Silva
fjbl
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Abr 03 2012, 22:11

JOAN ARMATRADING - JOAN ARMATRADING
A&M Records AMLH 64588 UK 76

JOAN ARMATRADING - SHOW SOME EMOTION
A&M Records AMLH 68433 UK 77

Estes dois trabalhos da cantora e guitarrista britânica Joan Armatrading (folk, soft rock, soul) são autênticos discos de demonstração que ficariam muito bem ao lado de edições audiófilas em qualquer show de audio. Excelentes gravações, produções e qualidade sónica muito acima da média para edições regulares. Ambos os trabalhos têm um elo comum em termos técnicos; Glyn Johns que assumiu o leme na produção e engenharia de som. A escolha deve recair de preferência sobre originais UK; curiosamente no caso do do S/T além do original UK, também "pesquei" na mesma leva um "supercut" da Nimbus Records ( edições limitadas patrocinadas por uma revista de Hi-Fi, a Practical HI-FI) que apenas é marginalmente superior á prensagem normal. Resumindo, recomendadissímos, ainda por cima pululam na "net" a preços irrisórios (excepção ao Nimbus, pura sorte), custaram-me 5 libras...os três. Não há riscos associados....comprem... e depois digam qualquer coisa.

PS; Reparei recentemente que um número razoável dos meus vinis de qualidade sónica acima da média são da A&M Records....excelente editora.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1820131-1332627631Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-371973-1227814099Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1960889-1275817099Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1960889-1300065493
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Abr 03 2012, 22:21

Nao o tenho, mas já o ouvi. Provavelmente o melhor dela. Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Abr 03 2012, 22:54

António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-150-63663-1158849468

LAURIE ANDERSON - STRANGE ANGELS

WARNER BROS 925 9001 89 D

Prensagem alemã, stamper RS Alsdorf. Técnicamente é um mar de estrelas, mixagem de Neil Dorfsman e Bob Clearmoutain, masterização de R. Ludwig e até a fotografia é de R. Mapplethorpe.

Todos os trabalhos desta performer Norte Americana são irrepreensìveis em termos sónicos e este não foge à regra. "Strange Angels" é o trabalho mais acessível em termos musicais,...mais pop e leve de Laurie, e é muito bom em termos sónicos...à confiança...palavra de escuteiro.


E mais um para investigar. Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 447836

Mora cá em casa um exemplar, e posso atestar pela qualidade musical da artista. É uma das minhas preferidas e ao vivo é simplesmente fabulosa
vivamente recomendado

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 2441895546 Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 2441895546 Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 2441895546 Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Abr 04 2012, 18:49

Ok, é "Synth-Pop" dos anos 80, mas o que está em causa não é a questão musical mas sim a qualidade sónica. Grande produção de Trevor Horn, engenharia de Gary Langan, masterização Town House e o produto final é ...muito bom som.

ABC LEXICON OF LOVE
NEUTRON RECORDS NTRS 1 UK 82
O preço? Como é costume, práticamente irrisório.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-110795-1270481929
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-110795-1270482001
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Abr 04 2012, 19:39


FLEETWOOD MAC RUMORS

Este é um absoluto clássico, produzido numa altura muito emocional da vinda da banda.
Mais uma excelente produção (da própria banda), com engenharia de Ken Caillat e Richard Dashut.
No meu caso até tenho uma edição nacional da Rádio Triunfo com matriz "Mastered by Capitol" pelo que é provável que existam melhores edições, mas tal como referi para o Hotel Califórnia é muito difícil arruinar a excelência do trabalho sónico deste album.
Tenho um "vinyl rip", em 24/96, da recente remasterização efectuada por Steve Hoffman em edição de 45 rpm.... é melhor, mas não muito, pelo menos para os meus ouvidos.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-150-3327598-1325944671
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Abr 11 2012, 22:02

ROLLING STONES - BLACK AND BLUE
ROLLING STONES RECORDS COC 59106 76 PT/ USA ??

Esta edição é um caso curioso, nos rótulos e na capa interior diz em letras pequenas "Fabricado em portugal", sem indicação de qualquer editora e o nº de catalogo é similar às edicões Uk, D e NL, COC 59106, no entanto os rótulos utizados são os da edição USA e as matrizes também;
ST RS 763567 G STERLING LH PR
ST RS 763568 J STERLING LH PR
Os stampers sâo da Sterling Sound NY, e LH são as iniciais de Lee Hulko (masterizador) e PR será (arrisco dizer) Portugal. Resumindo; é uma edição "americana" destinada a Portugal ou então é um caso bizzarro que escapa à lógica que eu conheço nesta matéria.
Os Pedras Rolantes são uma das minhas bandas preferidas, pôem a um canto os escaravelhos Wink, mas a verdade é que em termos sónicos oscilam entre o medíocre e o razoável, com alguma coisa boa pelo meio. Apesar de ser adepto estou muito longe de ter a discografia completa (15 títulos e o mais recente é o Tattoo You de 81, entre edições nacionais e UK) e este Black and Blue é de longe o melhor sónicamente, excelente gravação, grande masterização. O som é limpo, cristalino a bateria e as linhas de baixo estão lá, magnificamente gravadas, todos os instrumentos bem definidos, a voz bem colocada, enfim é óptimo.
No caso dos Rolling Stones, para a maioria dos títulos em vinil o melhor caminho será o das edições audiófilas, ou nalguns casos capitular para o digital Crying or Very sad
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-427733-1319591111Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-427733-1319591129Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-427733-1319591231Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-427733-1319591253
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Abr 11 2012, 22:05

Provavelmente é o que dizes, uma edição americana destinada ao mercado nacional.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 00:44

SADE - DIAMOND LIFE
EPIC EPC 26044 UK 1984

Primeiro trabalho da cantora Nigeriana Sade Adu com produção de Robin Millar e engenharia de Ben Rogan e Mike Pela. O trabalho foi gravado na Power Plant.
Mais um excelente exemplo de vinil com uma qualidade sónica irreprensível, autêntico mel para os ouvidos. Excelente imagem estereofónica, baixo seco e controlado, gama média fantástica, agudos suaves e sedosos sem comprometer a clareza e precisão de toda a instrumentação. A edicão que tenho é UK, matrizes A5 - B10.



Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1548070-1302343788
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 00:48

O meu também é edição UK (como quase tudo o que tenho) .

Um som muito agradável.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 01:08

Boa noite.

Se o título do tópico é,

»Vinil de grande qualidade sónica«.

talvez este disco esteja deslocado.

Além de qualidade sónica elevada, o nível musical e interpretativo é superior.

»Son of a Preacher Man«, um dos grandes clássicos.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 DustyinMemphis


Saudações Analógicas,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 01:11

MJC escreveu:
Boa noite.

Se o título do tópico é,

»Vinil de grande qualidade sónica«.

talvez este disco esteja deslocado.

Além de qualidade sónica elevada, o nível musical e interpretativo é superior.

»Son of a Preacher Man«, um dos grandes clássicos.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 DustyinMemphis


Saudações Analógicas,

MJC


Tenho que ouvir novamente o meu. Infelizmente uma reedição.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 01:41

Já não é a 1ª vez que que leio boas referências sónicas sobre o "Dusty in Memphis". Alguma edição especialmente recomendada?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 01:47

fjbl escreveu:
Já não é a 1ª vez que que leio boas referências sónicas sobre o "Dusty in Memphis". Alguma edição especialmente recomendada?

Eu tenho esta (re)edição e não é masinha. Tenho que ouvir novamente.


http://www.ebay.co.uk/itm/DUSTY-SPRINGFIELD-Dusty-Memphis-SEALED-180G-LP-/150799194075?pt=UK_Records&hash=item231c5517db

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 10:50

A reedição audiófila em duplo a 45rpm da Analogue Productions é fabulosa em termos de som,
os pontos menos fortes são o preço e a qualidade da capa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 15:18

Jorge Ferreira escreveu:
A reedição audiófila em duplo a 45rpm da Analogue Productions é fabulosa em termos de som,
os pontos menos fortes são o preço e a qualidade da capa.


Deve de ser divinal como praticamente tudo o que editam.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySáb maio 05 2012, 18:18

Este é um tópico que pessoalmente acho interessante, mas que não participo, pois entendo que é algo que deveria ficar entre amigos, porque aqui só pode fomentar a especulação. Porque a indústria procura aproveitar as oportunidades não acho que seja o problema, agora no mercado dos usados, já é sabido o que acontece.
Entretanto devo dizer que também vejo por aqui alguns discos que também aprecio!... Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 675116
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyDom maio 06 2012, 22:36


10 CC - HOW DARE YOU
MERCURY 9102 501 SUPER DE LUXE UK 1976

Esta é a segunda referência que aqui faço aos 10 CC (1ª foi o Original Soundtrack) e também neste caso acho que o produto final é optimo em termos sónicos. Excelente produção ( Strawberry Studios, UK) engenharia de Eric Stewart, masterização de Mel Abrahams. O aspecto técnico que mais aprecio neste trabalho é o facto da imagem estéreo apresentar um palco de grandes dimensôes, embora me pareça que o balanço tonal seja um bocadito para o brilhante.
Os Strawberry Studios eram propriedade, entre outros, de Eric Stewart e Graham Gouldman, membros do 10 CC, o que permite inferir (digo eu) que os mesmos seriam cuidadosos com os aspectos técnicos dos seus trabalhos.

PS:
Caro amigo Stereo, respeito é claro a sua opinião, mas a minha é exactamente oposta, isto é; este parece-me o local indicado para divulgar, segundo a premissa original, vinil de edições regulares cuja performance sónica seja digna de registo. Claro que vale o que vale, é sempre uma opinião pessoal e fica sempre refém da qualidade do sistema audio que cada um de nós tem e da percepção que temos (ou pensamos ter, melhor ou pior) do que é qualidade sónica. Eu por exemplo sou apenas um melómano, entusiasta comedido de alta fidelidade , pouco mais que ignorante em engenharia de som e infelizmente sem qualquer aptidão musical. É claro que seria óptimo, pelo menos para mim, ouvir opiniões de pessoal com maior "bagagem técnica" e inclusive achava curioso saber o que acham sobre isto tudo aqueles que têm formação musical.
Bem, já me estou a alongar e sobretudo a fugir ao que realmente queria perguntar ao caro amigo Stereo, porque realmente não percebi, qual é relacão entre este tipo de divulgação e a especulação no mercado de usados!

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-507917-1293965496
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyDom maio 06 2012, 22:41

fjbl escreveu:

10 CC - HOW DARE YOU
MERCURY 9102 501 SUPER DE LUXE UK 1976

Esta é a segunda referência que aqui faço aos 10 CC (1ª foi o Original Soundtrack) e também neste caso acho que o produto final é optimo em termos sónicos. Excelente produção ( Strawberry Studios, UK) engenharia de Eric Stewart, masterização de Mel Abrahams. O aspecto técnico que mais aprecio neste trabalho é o facto da imagem estéreo apresentar um palco de grandes dimensôes, embora me pareça que o balanço tonal seja um bocadito para o brilhante.
Os Strawberry Studios eram propriedade, entre outros, de Eric Stewart e Graham Gouldman, membros do 10 CC, o que permite inferir (digo eu) que os mesmos seriam cuidadosos com os aspectos técnicos dos seus trabalhos.

PS:
Caro amigo Stereo, respeito é claro a sua opinião, mas a minha é exactamente oposta, isto é; este parece-me o local indicado para divulgar, segundo a premissa original, vinil de edições regulares cuja performance sónica seja digna de registo. Claro que vale o que vale, é sempre uma opinião pessoal e fica sempre refém da qualidade do sistema audio que cada um de nós tem e da percepção que temos (ou pensamos ter, melhor ou pior) do que é qualidade sónica. Eu por exemplo sou apenas um melómano, entusiasta comedido de alta fidelidade , pouco mais que ignorante em engenharia de som e infelizmente sem qualquer aptidão musical. É claro que seria óptimo, pelo menos para mim, ouvir opiniões de pessoal com maior "bagagem técnica" e inclusive achava curioso saber o que acham sobre isto tudo aqueles que têm formação musical.
Bem, já me estou a alongar e sobretudo a fugir ao que realmente queria perguntar ao caro amigo Stereo, porque realmente não percebi, qual é relacão entre este tipo de divulgação e a especulação no mercado de usados!

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-507917-1293965496


Também eu acho exactamente o contrário do estéreo. É m trabalho louvável e sobretudo muito útil.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyDom maio 06 2012, 22:56


Quando um disco é excelente a especulação mais tarde ou mais cedo acontece...

A utilidade destes forums é precisamente ajudar as pessoas a perceber quais são esses discos antes da especulação acontecer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 22:22

JAMES TAYLOR - MUD SLIDE SLIM AND THE BLUE HORIZON
WB RECORDS K 46085 ( WS 2561) UK 71

Tenho esta versão UK, embora uma das matrizes tenha RS Alsdorf (alemanha) estampado, pelo que a prensagem ou a matriz utizada é alemã. Belo som, especialmente a nitidez das cordas e o "ecoar" das linhas do baixo. É mais um clássico dos anos 70 que encanta sónicamente, produção simples mas cuidadosa de Peter Archer, engenharia de Richard Sanford Orshoff, gravado no Crystal Recording Studios, Hollywood.

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-150-2176503-1268133366

PS:
Tenho tentado adquirir em vinil o "Consolers Of The Lonely" dos The Raconteurs (2008), mas é difícil e caro, especialmente se vier dos USA. Enfim há dias fui á FNAC e acabei por trazer o CD. Os Raconteurs são mais um projecto de Jack White ( White Stripes), gravado em tape e restante cadeia de produção em total analógico (excepto o CD, claro). O som é fantástico e a música brilhante ... para quem gosta do estilo.
Aqui vai um cheirinho de uma canção celebrizada pela..... Adele.... mas o original é muito melhor.



[youtube][/youtube]
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer maio 29 2012, 20:55

THE CLASH - LONDON CALLING
CBS (Portugal) 88478 (CLASH3)

Tenho este duplo à seculos, penso que o comprei na altura em que saiu ou pouco depois e já rodou muitas vezes no meu gira. Sempre achei que tinha um grande som, tudo o que saía das colunas era energia, emergência, visceralidade e autenticidade, um autêntico chuto nos tom.... e absolutamente brilhante. Na altura a única coisa que notava era que o disco era (sónicamente) mais satisfatório que muitos outros que na altura rodavam lá por casa. Recentemente, quando comecei a perceber que o vinil não nasce todo igual e apesar de achar o som muito satisfatório, achei que era altura de melhorar a performance de um dos trabalhos que mais aprecio e que é incontornável na história do rock.
Após alguma pesquisa parecia que o mais consensual era ir direito à fonte; edição original UK, de preferência 1º prensagem, e fiquei a saber também que a citada primeira prensagem ( e não só) foi assinada pelo masterizador Tim Young (cuja assinatura sónica costuma ser tintom, ou ty). É claro que a meio do processo fui ver a matriz da edição que tinha... e que é:
CBS 88478 A CBS S CLASH 3 A3 CL-1-2-A3 ty cbs
CBS 88478 B CBS S CLASH 3 B3 CL-1-2-B3 ty cbs
CBS 88478 C CBS S CLASH C3 CL-3-4-A3 tinton cbs
CBS 88478 C CBS S CLASH D3 CL-3-4-B3 track 5 is train in vain ty cbs

Bem... mais uma situação confusa porque à parte o nº de catalogo (CBS 88478, que foi atribuída a vários países europeus) o resto da matriz é muito similar à edição UK e mais surpreendente é a assinatura das bolachas por Tim Young (tinton-ty).
Duas hipoteses; os laquers ou stampers são britânicos (masterização e cut de Tim Young)...ou se o cut foi feito em Portugal (não me parece) a rapaziada dava-se ao desplante de copiar a assinatura do masterizador o que me parece inverossímel. Seja como for o som é de grande qualidade pelo que deixei de procurar um original UK... mas se aparecer um edição audiófila... bem isso é outra coisa .... este vale a pena musicalmente.
Quanto à parte gráfica não há dúvida, foi feita em Portugal pois na contra capa tem "Fabricado e distribuído em Portugal por Rádio Triunfo lda." e " Litoarte Oli. Douro". Nas capas interiores também consta Litoarte.
Ninguém que espiolhar a matrizes das edições que tem?
Já agora curiosa é também a participação de Tim Young que iniciou carreira em 71, entrou na CBS em 74, como engenheiro assistente (onde permaneceu até 93), e este trabalho foi das primeiras masterizações que assinou...correu bem, e é sempre bom ter o nome ligado a um dos grandes albuns da história do rock.

PS:
Certamente muitos de vocês conhecem este albúm, mas nunca é demais lembrar ao "pessoal" que ficou mais "colado" à estética dos anos 60 e 70 que este também faz parte... é de 1979 Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 933723

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-150-1608730-1299361440

A fotografia da capa merecia um prémio.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer maio 29 2012, 21:03

Infelizmente só o tenho em CD. Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 809774

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer maio 29 2012, 21:31

António José da Silva escreveu:
Infelizmente só o tenho em CD. Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 809774
Ainda?!
Traidor Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 524928826
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 249412
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer maio 29 2012, 21:35

Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
Infelizmente só o tenho em CD. Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 809774
Ainda?!
Traidor Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 524928826
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 249412



Quem nunca tiver pecado, que atire a primeira pedra (João 8,1-11)


Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 271350

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vinil com grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua maio 30 2012, 00:01

Boas,

Tenho um bom amigo a quem fiz o "especial" favor de aceitar os discos que ele tinha lá para casa a estorvar.

Um dos discos foi uma agradável surpresa em termos de qualidade sonora, Herbie Hancock - speak like a child, Blue Note C076-61898, por ser de edição nacional , o que desconhecia.

Pelos vistos, por cá também se fizeram coisas boas!
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Jun 05 2012, 21:58

PETE TOWNSHEND-RONNIE LANE - ROUGH MIX
POLYDOR DELUXE 2442 147 UK 77

Este é um trabalho em co-autoria entre P. Townshend (Who) e R. Lanne (Small Faces e Faces) e onde participam entre outros; Eric Clapton, J. Entwistle, Charlie Watts, Ian Stewart
Mell Collins etc.
Tem claro, um grande som, a que não é alheio o facto de ser mais uma excelente produção e engenharia de Glyn Johns (este camarada aparece constantemente). A gravação foi realizada nos Olympic Studios, Londres. A masterização foi feita nos Mastering Labs- LA, por Doug Sachs ( Sax) que também é um grande "senhor" das masterizações.

As matrizes das bolachas também contam uma história interessante;
2442147 A1 ML TLM M / 2442147 B2 ML TLM S

Ora 2442147 é o nº de catálogo (edição original, a primeira reedição será em 82), A1 será a indicação do laquer (1ª matriz, 1ª prensagem), ML não sei o que significa, mas TLM é a assinatura de "Mastering Lab". No lado B a leitura é a mesma, com excepção do laquer ou matriz, B2 (2ª prensagem ?), e isto porque já vi na net à venda A1 / B1 e também A2 / B2.
Como explicar esta mistura de matrizes? Bem... duas hipóteses (na minha opinião), ou foi logo de inicio feito o "cut" de dois laquers A1 B1 e A2 B2 e no processo de prensagem foram utilizados aleatóriamente, ou após a 1ª prensagem e por necessidade de mais bolachas foi feito um segundo cut, B2, sem que o primeiro estivesse totalmente "esgotado" mecânicamente e daí o facto de haver exemplares com matrizes misturadas. Isto não é assim tão estranho, afinal estamos a falar de um processo industrial...prensar vinil... é preciso é existirem stampers, sejam eles do 1º , 2º ou qualquer outro cut. Já tenho inclusive encontrado situações em que existem no mesmo exemplar laquers de paises diferentes ( normalmente não são ediçoes originais). Enfim, neste caso estes pormenores são irrelevantes , a masterização e o cut foram feitos pela mesma entidade, Mastering Lab.
Mas estou a fugir ao essencial...o som... que é óptimo.



Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-150-1893450-1267189612
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Ago 08 2012, 20:20

WINGS – BAND ON THE RUN
EMI RECORDS PAS 10007 ( OC 064 05503) UK 1973

O que dizer… é melhor ouvir, fantástico, clarinho como a água pura, excelente separação instrumental, boa dinâmica e macio como a seda….não encontro defeitos porque simplesmente… não existem. Realmente existem edições em vinil que são de outro campeonato…são o ouro olímpico.
O trabalho foi desenvolvido nos estúdios da EMI, em Londres e Lagos e a engenharia é de Geoff Emerick, não sei quem masterizou e as bolachas não estão assinadas
A edição que tenho tem as matrizes YEX 929-2 / YEX 930-2 é uma 2ª prensagem que tem algumas coisas em comum com a 1ª prensagem e que não se voltariam a repetir, nomeadamente;
Os rótulos em preto e prata contêm além da indicação EMI um pequeno logo da Aplle Record.
A lombada é “esmagada” nos limites inferior e superior.
Na contracapa (Garrod & Lofthouse) existe um código 7312 (Dez de 73).
A capa interior apresenta 3 cantos cortados.
A 1º prensagem que ao que parece foi uma edição muito limitada (YEX 929-1, YEX 930-1) tem no entanto uma grande vantagem, foi prensada em vinil de maior gramagem e possivelmente de melhor qualidade.
Existem mais duas edições de grande qualidade e muito procuradas; uma da Nimbus , a outra do centenário da EMI.
Este álbum no entanto deve ser minimamente bom em qualquer edição ou prensagem… a não perder.
Mas a história não vai acabar aqui, Sir Paul tem gravações soberbas.

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-778278-1157805352
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Ago 29 2012, 21:49


LAURIE ANDERSON - MISTER HEARTBREAK

WARNER BROS. RECORDS 925 077 -1 1983 D

E assim a Laurie é uma repetente. Excelente gravação e masterização. A gravação foi realizada no "The Lobby", a masterização na Masterdisk ( R. Ludwig e H. Weinberg) a engenharia é de Leanne Ungar.
O som óbviamente é digno de registo e esta edição em vinil também é facil de encontrar, e barata.
No meu caso tenho a edição alemã (prensagem R S Alsdorf), mas foram utilizados "mothers" ou "stampers" oriundos da masterização USA pois as bolachas têm MASTERDISK HW (Howie Weinberg).
Após a audição deste trabalho coloquei o "About Face" do David Guilmour - prensagem nacional e bem "batido", é certo - mas a comparação é esclarecedora, parece que foi colocado um cobertor em cima das colunas.

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-709094-1158926026
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-709094-1158926044
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-709094-1158926063
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySeg Out 29 2012, 22:20

WINGS – AT THE SPEED OF SOUND
MPL Communications PAS 10010 UK 76

Mais um muito competente trabalho em termos sónicos de Sir Mccartney na banda Wings.
A engenharia de som é de Pete Henderson e a produção do próprio Maccartney.
Sem ser propriamente deslumbrante, não deixa de ser de uma qualidade acima da média, e musicalmente também é bastante agradável, com harmonias quentes e reconfortantes bastante típicas do ex Beatle.
O exemplar que tenho tem as matrizes YEX 953 5U / YEX 954 5U

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1427316-1345981014-2298

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1427316-1345981025-4925

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-1427316-1345981044-5063
Ir para o topo Ir para baixo
nr20006
Membro AAP
nr20006


Mensagens : 130
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 53
Localização : Carnaxide

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptySeg Out 29 2012, 23:00

fjbl escreveu:
Ok, é "Synth-Pop" dos anos 80, mas o que está em causa não é a questão musical mas sim a qualidade sónica. Grande produção de Trevor Horn, engenharia de Gary Langan, masterização Town House e o produto final é ...muito bom som.

ABC LEXICON OF LOVE
NEUTRON RECORDS NTRS 1 UK 82
O preço? Como é costume, práticamente irrisório.
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-110795-1270481929
Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 R-110795-1270482001
Foi o primeiro LP que adquiri, tenho a versão editada pela Polygram, ainda hoje o possuo e continua a rodar... Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Nov 27 2012, 21:21


THE KINKS - MISFITS

ARISTA RECORDS SPART 1055 UK 1978


Trabalho dos prolíferos e algo esquecidos Kinks editado em 78. Confesso que também nunca explorei devidamente o espólio desta banda (conheço 4 albuns) e o trabalho que até agora mais me agradou foi o " Arthur or the decline....", mas este também é interessante.
Sónicamente é excelente, detalhado e poderoso, sente-se o impulso e a energia que normalmente transmitem as bandas de rock.
A gravação foi feita nos Konk Studios, Londres, sob a responsabilidade de Steve Waldman. A masterização foi realizada em NY na Masterdisk.
No caso do exemplar que tenho as matrizes contam a seguinte história.

Lado A - SPART 1055 A5 MASTERDISK RL, não será uma 1º prensagem, mas o stamper é da masterdisk e vem assinado por R. Ludwig (RL)

Lado B - SPART 1055 B2 MD , .... pois, não sei o que significa o MD, será Masterdisk? Se é nunca tinha visto a master house de NY assinar desta maneira, de qualquer forma já não tem RL.

Os primeiros trabalhos dos kinks em vinil são difíceis de encontrar e caros, mas neste caso e em muitos outros albuns já dentro da década de oitenta os valores pedidos são muito aceitáveis.

A capa com a imagem distorcida é bem peculiar.

Há por aí fans dos Kinks?

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 $(KGrHqN,!hcFBtfZpbueBQlhC()OEw~~60_35
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyTer Nov 27 2012, 21:31

Infelizmente só tenho um e nem me lembro de qual. Uma banda, também por mim algo negligenciada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 EmptyQua Out 15 2014, 13:30

Uma lista de grandes discos:

http://www.viciaudio.pt/p/top.html

Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vinil de grande qualidade sónica   Vinil de grande qualidade sónica - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vinil de grande qualidade sónica
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Aeromodelismo de grande qualidade
» Vinil... O Hip Hop em vinil - uma breve história.
» vinil novo de qualidade
» Qualidade Superlativa - Preço Qualidade
» Grande Nau! ... Grande tormenta!! ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: