Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Componentes e a sua relevância num sistema de som

Ir para baixo 
+6
Mozarteano
Stereo
Milton
Pierre
António José da Silva
Jobim
10 participantes
AutorMensagem
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 13:48

Bons dias, especialmente para quem reside no litoral sul que está um belo dia por aqui!


Os audiófilos são uns chatos do caraças. Piquínhas com tudo e mais alguma coisa! Se o minimo detalhe não for audível não dá sequer para começar a falar de qualidade.

Na vossa experiência, qual é o componente (ao nível macro) que ao final do dia mais relevência/impacto tem num sistema de alta fidelidade áudio? Amps? Colunas? A fonte do áudio? "Aquilo que lê a fonte"?

Digam de vossa justiça, alimentem a minha curiosidade.

Obrigado.


Última edição por Jobim em Dom Nov 20 2011, 14:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 14:22

Essa é uma questão bastante complexa e, penso eu, sem uma verdade absoluta. Provavelmente o sistema será sempre tão bom/mau consoante o seu membro mais fraco. Depois temos as sinergias entre aparelhos e gostos pessoais.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 14:42

Este tópico não o iniciei "só porque sim", acho uma questão interessante para quem está a iniciar ter ideia de onde aplicar o orçamento disponível. Se souber qual o componente que mais diferença vai fazer na qualidade de som final, à partida fico a saber onde aplicar a maior percentagem do dinh€iro.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 14:55

Jobim escreveu:
Este tópico não o iniciei "só porque sim", acho uma questão interessante para quem está a iniciar ter ideia de onde aplicar o orçamento disponível. Se souber qual o componente que mais diferença vai fazer na qualidade de som final, à partida fico a saber onde aplicar a maior percentagem do dinh€iro.

Volto a referir que a coisa não é assim tão linear. Poderá ter a sorte de o componente que lhe venha a agradar mais e a ter mais influencia, não ser forçosamente o mais caro.
Penso que será melhor abordar a construção de um sistema a começar pelo front-end. Fazer tudo com a devida calma. Comprar um gira discos jeitoso tal como um Rega Planer/P2 ou um Thorens em bom estado, depois passar para o per e ouvir uns quantos para poder decidir.
Há aqui no fórum muita malta que lhe poderá facilitar a audição de aparelhos e poderá também ouvir alguns sistemas para tentar perceber onde pode chegar dentro de certos orçamentos.
Vai ser difícil alguém lhe dizer categoricamente o que é mais importante, mas há muita malta que lhe pode apontar caminhos que poderá seguir.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 16:23

Jobim escreveu:
Este tópico não o iniciei "só porque sim", acho uma questão interessante para quem está a iniciar ter ideia de onde aplicar o orçamento disponível. Se souber qual o componente que mais diferença vai fazer na qualidade de som final, à partida fico a saber onde aplicar a maior percentagem do dinh€iro.

Jobim.

É muito dificil ir directamente à resposta que pede mas para lhe dar uma ideia e que não pense que seja dado adquirido , o componente em que poderá ter uma maior atenção, serão as colunas e sua integração com a sala onde vai colocá-las.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 16:36

Concordo com o que disse o Pierre.
Para quem está a começar um sistema, deve em primeiro lugar pensar em que divisão da casa o vai colocar, e pensar numas colunas que se enquadrem ao nivel do som, reverberações etc, isto é, se fôr uma salinha ou quarto pequeno umas colunas de estante(tipo monitoras) chegam bem, aliás há colunas desse tipo que tocam maravilhas mesmo em ambientes abertos.
A partir das colunas começa a construir o teu sistema...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 20:55

Pensar na importância é relativo até mesmo quando se pensa no espaço, que este sim é o primeiro a ser considerado. As colunas são tanto o primeiro como o amplificador que as irá alimentar... e assim se vê que não é fácil tratar o assunto. No geral, poderse-ia cair na tentação de dizer que o mais importante é a fonte, pois é através deste que se extrai o sumo... mas depois, se o resto não for suficientemente bom, também de nada serve a fonte ser boa. Por fim, os cabos, que igualmente são importantes, pois fazem toda a diferênça; e porque não o fusível...
Pois é, este hobie não é fácil!... Componentes e a sua relevância num sistema de som 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 21:35

Para ser sincero suspeito que pode encontrar-se um consenso, mesmo que relativo.

É óbvio que se forem todos aparelhos topo-de-gama, melhor não deve haver, mas isso já se sabia à partida.

Eu que não percebo nada disto ainda apenas posso mandar bitaites mas cheira-me que haverão componentes onde uma melhoria de gama apenas tratará ganhos marginais e outros onde mais 100 ou 200 euros farão toda a diferença.

Estou errado?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 21:45

Jobim escreveu:
Para ser sincero suspeito que pode encontrar-se um consenso, mesmo que relativo.

É óbvio que se forem todos aparelhos topo-de-gama, melhor não deve haver, mas isso já se sabia à partida.

Eu que não percebo nada disto ainda apenas posso mandar bitaites mas cheira-me que haverão componentes onde uma melhoria de gama apenas tratará ganhos marginais e outros onde mais 100 ou 200 euros farão toda a diferença.

Estou errado?

O que posso dizer é o seguinte. Felizmente que há muita coisa bastante boa a bons preços e nem sempre o mais caro é sinónimo de qualidade.
Mas convêm dar uma ajuda aqui à malta. O que pretende gastar? qual a preferência a nível de amplificação? qual a dimensão da sala? Prefere colunas de estante ou de chão?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:07

Eu preferia não monopolizar o tema em torno da minha situação, para isso já existem outras conversas a decorrer.

Se de facto é impossível ou muito dificil dizer-se com alguma certeza que o componente X é responsável pelo sucesso de um sistema de som, tudo bem, terei de aceitar as opiniões dos mais experientes.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:12

Jobim escreveu:
Eu preferia não monopolizar o tema em torno da minha situação, para isso já existem outras conversas a decorrer.

Se de facto é impossível ou muito dificil dizer-se com alguma certeza que o componente X é responsável pelo sucesso de um sistema de som, tudo bem, terei de aceitar as opiniões dos mais experientes.

Este tópico foi lançado por si e com uma pergunta concreta e portanto não tem problema em ser monopolizada a volta deste tema. Uma resposta a 100% à sua pergunta não é fácil de ser respondida mas ainda poderão haver mais opiniões que podem ajudar, ou ajudar a baralhar. Componentes e a sua relevância num sistema de som 933723

Mas estou convencido que entre todos os amigos do AAP boas sugestões vão aparecer. Convinha era responder as perguntas colocadas para nos situarmos melhor dentro do problema.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:32

Jobim escreveu:
Bons dias, especialmente para quem reside no litoral sul que está um belo dia por aqui!


Os audiófilos são uns chatos do caraças. Piquínhas com tudo e mais alguma coisa! Se o minimo detalhe não for audível não dá sequer para começar a falar de qualidade.

Na vossa experiência, qual é o componente (ao nível macro) que ao final do dia mais relevência/impacto tem num sistema de alta fidelidade áudio? Amps? Colunas? A fonte do áudio? "Aquilo que lê a fonte"?

Digam de vossa justiça, alimentem a minha curiosidade.

Obrigado.

Ouvidos, ou seja sensabilidade auditiva... Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:48

António José da Silva escreveu:
Convinha era responder as perguntas colocadas para nos situarmos melhor dentro do problema.
Vou então satisfazer essa sugestão.

António José da Silva escreveu:
O que pretende gastar?
O meu orçamento para já é de cerca de 500€ e só "estica" se tiver bons apontadores que justifiquem perfeitamente os ganhos na qualidade.

António José da Silva escreveu:
Qual a preferência a nível de amplificação?
O que quer dizer com "nível de amplificação"? O senso comum diz-me que está a falar de "quão alto quero que o meu sistema toque com boa definição", é isso? Se for isso não sou exigente a nível de volume, desde que preencha a divisão e crie um bom ambiente tanto quanto está a tocar mais alto como quando está em modo "ambiente".

António José da Silva escreveu:
Qual a dimensão da sala?
A sala "alvo" tem cerca de 20m².

António José da Silva escreveu:
Prefere colunas de estante ou de chão?
Para ser sincero prefiro aquilo que me posicionar melhor o som no espaço disponível. O tamanho é preterível, apesar de já ter percebido que te influência na qualidade, penso que isso também justifica os milhares de euros que algumas colunas de chão custam. A qualidade é mesmo o mais importante. Esteticamente gosto mais das colunas de chão mas pode ser síndroma de principiante, "maior" parece automaticamente melhor. Também gosto de colunas monitoras com pé.

Mozarteano escreveu:
Ouvidos, ou seja sensabilidade auditiva... Orquestra
Disso ninguém tem dúvidas! =P
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:51

Jobim escreveu:


António José da Silva escreveu:
Qual a preferência a nível de amplificação?
O que quer dizer com "nível de amplificação"? O senso comum diz-me que está a falar de "quão alto quero que o meu sistema toque com boa definição", é isso? Se for isso não sou exigente a nível de volume, desde que preencha a divisão e crie um bom ambiente tanto quanto está a tocar mais alto como quando está em modo "ambiente".




Era mais no sentido se válvulas ou transístores.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 22:53

Esqueceu-se que eu sou um leigo nisto! =)

Não faço ideia da diferença mas pelo que me apercebo oas amplificadores a válvulas são o pináculo portanto melhores portanto duvido que possa €ntrar por aí.
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 23:17

O sucesso de um sistema de Alta-Fidelidade consegue-se através de um todo, ou seja tudo é importante, Colunas, Fontes, Cabos sejam eles IC's ou de corrente, e claro o coração de um sistema limpinho sem gorduras é a amplificação, e ainda claro a sala, ou seja a sua parametrização é indispensável, e não o valor monetário da coisa. Mas verdade seja dita, nem a 8 nem a 80. A inteligência da coisa é construir um sistema de HiFi investindo de forma equilibrada e não desajustada, ou seja milhares em colunas, outros tantos em cabos, em fontes, e gastar outro tanto em amplificação que não é sustentada nem comporta todo o resto do sistema. É usual e testemunhos há por aí à fartasana de pura inconsciência e total isenção de noção de como é que se ergue um sistema de HiFi , tudo errado desde o principio, e então o conceito de quanto mais caro melhor é que faz um sistema, aí nem existe mais fio condutor de diálogo possível, lá está nem barato de mais, nem dispendioso demais.

Esse budget que preconiza o forista, ou seja €500 não há muita margem de manobra e limita bastante qualquer ideia de começo, portanto e sob pena de recomendar o que quer que seja com esse valor, sugiro que faça uma reflexão do que realmente necessita no sentido de saber se de facto é importante para si ouvir música com o mínimo de qualidade, e com €500 não se pode exigir muito, digo eu, mas sei lá por vezes aparecem as Mayas do audio por aí que até podem encontrar uma solução que eu não esteja no meu horizonte.

Felicidades e boas escolhas
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 23:33

Isto do áudio é como qualquer outro hobbie. O gajo que compra um Porsche vai apanhar uma seca a andar de Audi, e o gajo que adora Audi vai apanhar uma grande seca a andar de Opel.

Assumo com isto que para quem está habituado a equipamentos de média de 2000€/componente é claro que uma média de 1000€/componente vai ser uma grande trampa. O pobretanas terá de se contentar com um orçamento inferior a essa média e para tudo, é a vida.

Eu que sou um "puto novo", sem poder de compra assinalável e que ainda está a tentar perceber onde vai com isto, tenho de ter em conta o que vou gastar para não investir, tal como já se referiu, sem nexo.

Ainda assim não quero perder a ambição e, pondo de lado o material novo, optando por algo usado já nos posicionamos no domínio do fazível, mesmo com 500 euricos.

Se vou gastar que seja em algo pensado, personalizado, escolhido a dedo e com pretensões futuras. De outra forma vou ao Continente e compro um home cinema LG (está na moda) e aquilo só não tira cafés. Faz Stereo, faz "Multi Digital Dolby Pro-Logic Surround EX4" (inventei agora à pressão). Não faz nenhuma delas bem, mas faz tudo mediocremente e não gasto mais dinheiro, certo?


Apercebi-me faz alguns minutos que andava a ver coisas incompativeis, ou seja, andava a ver amplificadores vintage com potências em torno dos 50W que apesar de bonitos não iam alimentar umas colunas minimamente decentes.

Mas já agora aproveito para lançar um caso de teste: Como posso "calcular" o as caracteristicas técnicas ideais para alimentar, em condições por exemplo, umas Tannoy Mercury M3?
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptyDom Nov 20 2011, 23:38

Jobim escreveu:
Esqueceu-se que eu sou um leigo nisto! =)

Não faço ideia da diferença mas pelo que me apercebo oas amplificadores a válvulas são o pináculo portanto melhores portanto duvido que possa €ntrar por aí.

Válvulas não quer dizer que sejam os melhores, nem transistores que sejam os piores, mas são concerteza diferentes.

No futuro verá qual dos dois prefere, mesmo dentro das válvulas existem tipos de filosofias e tipos de sons muito diferentes, assim como nos transistores.

Mas com um budget de 500€ para tudo, certamente deixará essa dúvida para mais tarde, pois será mais fácil ir para uma amplificação a transistores de entrada bastante mais barata.

Eu tive 4 sistemas diferentes e um dos que mais me satisfez foi precisamente o primeiro, era muito barato mas muito equilibrado e tocava muito bem.

Era um gira discos Rega Planar 2 com Rega Bias MM, integrado a transistores ROTEL RA-820AX com entrada phono MM, colunas JPW Sonata mini monitoras.

Depois arranjei um LINN LP12 em segunda mão e meti-lhe uma sumiko blue point special,
com o integrado a transistores Audiolab 8000A e as colunas Monitor Audio MA 700 Gold (esta combinação Audiolab com Monitor Audio foi uma mania de muita gente no final dos anos 80 principio dos anos 90 incluindo eu próprio).

Depois troquei a amplificação por um Pré a válvulas Bill Beard CA-35 e um power stereo também a válvulas Audio Note P2 SE e as colunas por umas Sonus Faber Concerto.

Finalmente converti-me ao som Naim a transistores que é muito diferente.

Troquei o meu LP12 por outro LP12 novo com os upgrades todos da altura (cirkus, trampolim), um Braço Naim Aro e uma fonte de alimentação Naim Armagedon e uma agulha Dynavector XX-2 MC.
Pré a transistores Naim NAC-82 com duas fontes de alimentação Naim Hi-Cap, amplificador power stereo a transistores Naim NAP-250 e umas colunas de chão Naim SBL.

Agora estou satisfeito e não quero mudar mais nada, bem, a não ser que eu mude muito...mas não me parece Smile

E o meu amigo pergunta, mas o que raio é que eu tenho a ver com isso ? e com os sistemas que já teve ?

Bem... na realidade não tem nada a ver com isso, mas é só para ver que não se deve preocupar demasiado com o seu primeiro sistema pois o mais certo é não ficar por ai, pois se comprar algumas coisas usadas pode fazer upgrades fácilmente sem perder muito dinheiro.

O meu conselho é que compre a melhor fonte de gira discos que puder para aguentar pelo menos com um ou dois upgrades de amp e colunas mais tarde, pois existem muitos gira discos em segunda mão muito bons e muito baratos por ai.
Depois um bom amplificador de entrada a transistores barato que até pode comprar novo,
e finalmente como tem uma sala grande pode ver se encontra umas colunas um pouco maiores em segunda mão que estejam boas e que o amplificador tenha força para elas, senão até pode ponderar aumentar um pouco o budget para comprar um amplificador um bocadinho de nada mais caro para meter as colunas a mexer e encher a sala com som.

Mas penso que vai ter de fazer alguma ginástica para gastar só 500€, mas se acabar por gastar um pouco mais também não será muito mais.

P.S.: atenção que 50 watts não significa rigorosamente nada relativamente à qualidade e força do AMP nem umas colunas decentes precisam sempre de muita potência.
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 14:40

por 500€ é certo que não se fazem milagres,... mas também não é um caso perdido!
como a malta aqui é tudo boa gente,... existe sempre a possibilidade de ouvir varios aparelhos.
como opinião, compraria esse gira visto estar em boas condições.
depois optaria por um amp. ou receiver a transistores e colunas monitoras.
como exemplo, aqui no forum: (sem comissão)
-nad 3020
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 17:15

António José da Silva escreveu:
Jobim escreveu:
Para ser sincero suspeito que pode encontrar-se um consenso, mesmo que relativo.

É óbvio que se forem todos aparelhos topo-de-gama, melhor não deve haver, mas isso já se sabia à partida.

Eu que não percebo nada disto ainda apenas posso mandar bitaites mas cheira-me que haverão componentes onde uma melhoria de gama apenas tratará ganhos marginais e outros onde mais 100 ou 200 euros farão toda a diferença.

Estou errado?

O que posso dizer é o seguinte. Felizmente que há muita coisa bastante boa a bons preços e nem sempre o mais caro é sinónimo de qualidade.
Mas convêm dar uma ajuda aqui à malta. O que pretende gastar? qual a preferência a nível de amplificação? qual a dimensão da sala? Prefere colunas de estante ou de chão?

Sim, convêm estudar essas questões... o espaço... Mas ainda assim, atrevo-me a dizer que a questão qualidade preço pode mesmo fazer uma grande diferênça! Por vezes um produto pode comparar-se a outros de prêço duas, três ou mais vezes o prêço.
Um conselho: de produtos novos, devido à limitação da crítica será mais difícil avaliar, mas quando se trata de um usado e bem experimentado, pode ser mesmo comparado com novos produtos. Aqui ainda há a vantagem de se poder poupar um bocado... Por isso, o usado não deve ser menosprezado; deve sim ser estudado e avalidado.
Um exemplo disso, foi o Audiolab 8000A que adequiri, outro, o PrimaLuna Prologue Two, entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 17:47

Há outras possibilidades nos classificados, como por exemplo o Leak delta 30 e as worfdale denton, cujo conjunto fica em 200 euros. Depois é só arranjar um giradiscos.
Aqui no fórum há malta que tem muito equipamento, poderá ser possível arranjar um conjunto, giradiscos, amp e colunas, de boa qualidade, dentro dos 500 euros.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:04

Ajgarcia escreveu:
Há outras possibilidades nos classificados, como por exemplo o Leak delta 30 e as worfdale denton, cujo conjunto fica em 200 euros. Depois é só arranjar um giradiscos.
Aqui no fórum há malta que tem muito equipamento, poderá ser possível arranjar um conjunto, giradiscos, amp e colunas, de boa qualidade, dentro dos 500 euros.

Também me parece que sim.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Componentes e a sua relevância num sistema de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:09

O Leak Delta só "presta" a versão Plus, a "non-Plus", segundo apurei, não é recomendável. As Denton 1 são engraçadas de facto, não sei que tipo de som proporcionarão.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:17

Jobim escreveu:
Isto do áudio é como qualquer outro hobbie. O gajo que compra um Porsche vai apanhar uma seca a andar de Audi, e o gajo que adora Audi vai apanhar uma grande seca a andar de Opel.

Assumo com isto que para quem está habituado a equipamentos de média de 2000€/componente é claro que uma média de 1000€/componente vai ser uma grande trampa. O pobretanas terá de se contentar com um orçamento inferior a essa média e para tudo, é a vida.

Eu que sou um "puto novo", sem poder de compra assinalável e que ainda está a tentar perceber onde vai com isto, tenho de ter em conta o que vou gastar para não investir, tal como já se referiu, sem nexo.

Ainda assim não quero perder a ambição e, pondo de lado o material novo, optando por algo usado já nos posicionamos no domínio do fazível, mesmo com 500 euricos.

Se vou gastar que seja em algo pensado, personalizado, escolhido a dedo e com pretensões futuras. De outra forma vou ao Continente e compro um home cinema LG (está na moda) e aquilo só não tira cafés. Faz Stereo, faz "Multi Digital Dolby Pro-Logic Surround EX4" (inventei agora à pressão). Não faz nenhuma delas bem, mas faz tudo mediocremente e não gasto mais dinheiro, certo?


Apercebi-me faz alguns minutos que andava a ver coisas incompativeis, ou seja, andava a ver amplificadores vintage com potências em torno dos 50W que apesar de bonitos não iam alimentar umas colunas minimamente decentes.

Mas já agora aproveito para lançar um caso de teste: Como posso "calcular" o as caracteristicas técnicas ideais para alimentar, em condições por exemplo, umas Tannoy Mercury M3?

Caro Jobim, conhece as Tannoy M3 ??
Já as ouviu alguma vez ??
Pois se não ouviu, faça-o e repare bêm nelas e na sua construção e etc., e veja por sí mesmo a bela M.... que são !!!
Porque esses modelos de Tannoy apenas têm o nome e eventualmente o design.

Componentes e a sua relevância num sistema de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:24

De facto não conheço nenhum Leak, mas creio ter sido uma marca de qualidade.
Tenho em muito boa conta o material dos anos 60 ( tenho umas kef concord e um receiver Sansui 220).
Se o conjunto ainda estiver à venda, poderá de certeza ouvi-lo em casa do vendedor.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:25

E um conselho Amigo Jobim, não pense demasiado nisto do audio e nas suas medidas porque isso não são nem nunca foram verdades absolutas nem tão pouco correspodem minimamente á satisfação que se pode obter.
Tente é ouvir algumas coisitas e alguns sistemas a tocar e tente perceber quais as diferenças entre eles, e depois tire conclusões acerca daquilo que lhe agrada ou o que procura.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 18:48

Vodoo escreveu:

Caro Jobim, conhece as Tannoy M3 ??
Já as ouviu alguma vez ??
Pois se não ouviu, faça-o e repare bêm nelas e na sua construção e etc., e veja por sí mesmo a bela M.... que são !!!
Porque esses modelos de Tannoy apenas têm o nome e eventualmente o design.

Acredito piamente, nunca ouvi nenhumas colunas que não fossem de "home theaters da worten", se é que me entende. Tenho zero de experiência se calhar até com a m*rda fico impressionado.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 21:35

Componentes e a sua relevância num sistema de som 447836

Pois assim sendo o melhor é começar a dar uma volta pelas casas da especialidade e tentar ouvir o que puder e de certeza que irá notar algo de diferente, penso eu de que.

Componentes e a sua relevância num sistema de som 22692

Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 21:42

Jobim escreveu:
Isto do áudio é como qualquer outro hobbie. O gajo que compra um Porsche vai apanhar uma seca a andar de Audi, e o gajo que adora Audi vai apanhar uma grande seca a andar de Opel.

Depende, todos eles andam, só que uns andam mais depressa do que outros, mas se fôr só esse o objectivo o de andar depressa, na maiori adas vezes dá para torto e muitas vezes fica-se mesmo torto, e no audio é mais ou menos assim...

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 21:46

Mozarteano escreveu:
Jobim escreveu:
Isto do áudio é como qualquer outro hobbie. O gajo que compra um Porsche vai apanhar uma seca a andar de Audi, e o gajo que adora Audi vai apanhar uma grande seca a andar de Opel.

Depende, todos eles andam, só que uns andam mais depressa do que outros, mas se fôr só esse o objectivo o de andar depressa, na maiori adas vezes dá para torto e muitas vezes fica-se mesmo torto, e no audio é mais ou menos assim...

Saudações

Nem mais, totalmente de acordo Caro Mozarteano !!!

Componentes e a sua relevância num sistema de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Jobim
Membro AAP
Jobim


Mensagens : 42
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Usuário BANIDO

Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som EmptySeg Nov 21 2011, 23:07

Infelizmente o tópico tornou-se em mais uma tópico de "preciso de ajuda", e nem era esse o objectivo final, mas obrigado na mesma, todas as opiniões acabaram por ser construtivas, de uma forma ou de outra.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes e a sua relevância num sistema de som   Componentes e a sua relevância num sistema de som Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Componentes e a sua relevância num sistema de som
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema por componentes Philips antigo oferecido como prenda de casamento
» componentes para diy
» Tandberg TD 10 - restauro
» Sistema stereo integrado com sistema AV
» Cotação dos componentes usados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: