Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Resistência

Ir para baixo 
+9
José Miguel
analog_sa
ricardo.canelas
galvaorod
tomaz
PedroH
Alexandre Vieira
TD124
agorgal
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP



Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQua Mar 09 2022, 23:19

TD124 escreveu:
Jà faz trezes dias que ouvimos promessas. Treze dias que nos dizem que teremos ajuda, que seremos ajudados no céu, que haverá aviões ou que nos serão entregues... Mas a responsabilidade por isso também é daqueles que não foram capazes de tomar uma decisão no Ocidente durante estes treze dias. È também daqueles que não protegeram os céus ucranianos dos assassinos russos... Se não o fizerem, se não nos derem ao menos aviões para que nos possamos defender, sò podemos tirar uma conclusão: também voçês querem que nos matem lentamente!...
Volodymyr Zelensky (08.03.22)

Esse humorista ucraniano tambem está a sair uma bela encomenda,  quer dizer que "nós" é que somos responsáveis por o conflito dele com os russos,  ele é que tem de deixar de ser vitimista e resolver o conflito, tem de negociar a paz tem de ceder e não pode arrastar o mundo para a destruição devido á sua teimosia.

A Russia tem provavelmente o maior arsenal militar do mundo e ao contrário do ocidente tem soldados com muito mais valentia,  tal como foi dito, e os russos já avisaram, se o ocidente ajudar e participar na guerra a russia entra em guerra com esse pais, e pode originar uma guerra nucleal, e a Russia tem armas para destruir em 3 tempos a europa toda ou mesmo o mundo todo.

Nestes assuntos de guerras critico a postura da nato e dos americanos e até da UE perante isto, já ando farto da Nato e das suas "democracias" impostas á "martelada" em varios paises e todos ficam piores do que estavam,  a qqueda da União Sovietica foi um erro, e muitos russos e ucranianos querem voltar ao que foi a uniao soviética, sim ucranianos tambem pois a comunicação social não mostra mas muitos ucranianos são pró russo e detestam esse presidente ucraniano, outros pré russos são os servios e há muitos mais, as nossas tvs é que são compradas pelo sistema e não mostram.

Nós portugueses tivemos no passado a melhor gestão politica de gueras com Salazar nos anos 30, ficamos neutros e demos ao luxo de negociar com franceses , alemães, ingleses e ainda salvamos judeus, e passamos ao lado da guerra,  hoje somos arrastados para a lama, em todas as guerras vergonhosas temos participação por vaidade, ate para invadir o Iraque fomos anfitriões na nojenta cimeira dos Açores,   já era tempo de Portugal se livrar da Nato e de americanos como fez a Suécia hoje que recusou a Nato,  e ter voz viva na UE e não ir atras dos outros.

A bandeira da União Soviética aparece cada vez mais.

Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQua Mar 09 2022, 23:43

miguelbarroso escreveu:
A diferença no modo como "nós" olhamos para esta guerra vs. outras guerras do passado recente é algo intrinseco à natureza humana: identificação e preservação do estilo de vida. ...

Caro miguelbarroso, compreendi o que disse e acho que globalmente tém razão mas não neste caso... o que diz é valido para o Brexit ou para as fronteiras entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, ou seja, entre ocidentais, mas não é valido para a Ucrânia ou os outros paises de leste. Existe uma grande diferença entre viver como um ocidental e pensar como um ocidental! [/quote]

Para haver identificação não precisamos de saber como o outro pensa. Acho que esta imagem fala por mim:

Resistência - Página 2 Q8YSG8A

Quem em Portugal, ao ver isto não se consegue identificar e sentir empatia? Mesmo sendo eu bem moreno, tenho amigas assim, que se vestem assim... Acho que todos conhecemos "uma Tatiana"!
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 07:40

PedroH escreveu:


A Russia tem provavelmente o maior arsenal militar do mundo e ao contrário do ocidente tem soldados com muito mais valentia,  tal como foi dito, e os russos já avisaram, se o ocidente ajudar e participar na guerra a russia entra em guerra com esse pais, e pode originar uma guerra nucleal, e a Russia tem armas para destruir em 3 tempos a europa toda ou mesmo o mundo todo.

Se os russos fossem valentes, não precisavam de matar civis. Essa é de facto uma tática cobarde de desmoralização do inimigo com ataques indiscriminados na segurança da distância.

Se você tivesse familiares na Ucrânia neste momento, não acredito por um pouco que falasse assim com essa desenvoltura toda, a esclarecer as pessoas de coisas que elas obviamente não sabem, como o tamanho do arsenal russo, com a segurança que a distância dá, exatamente como os cobardes dos russos. Você fala assim porque não tem nada a perder e porque não tem empatia com as vítimas da guerra.



Última edição por galvaorod em Qui Mar 10 2022, 13:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 08:07

miguelbarroso escreveu:
...Quem em Portugal, ao ver isto não se consegue identificar e sentir empatia? Mesmo sendo eu bem moreno, tenho amigas assim, que se vestem assim... Acho que todos conhecemos "uma Tatiana"!
Resistência - Página 2 14971710

Espero que também conhecemos todos uma Samar (Yazbek)!... mas os Syrios não foram tão bem acolhidos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 08:17

agorgal escreveu:
...Voltando ao pessimismo: abriu-se uma caixa de Pandora. Quando conseguiremos voltar a fecha-la?

Esta caixa da Pandora abriu-se em 1979 com o conflito URSS vs Afeganistão e todas as guerras colaterais até hoje no médio-oriente e Juguslavia incluso nmho. Podemos ainda fechar a caixa mas não trancà-la... ora que é isso o que seria desejàvel e necessario Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 08:23

galvaorod escreveu:
... Você é um xxxxxx, não passa disso.

Amigo galvaorod, o respeito mutuo é um dos pilares do AAP Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 09:59

TD124 escreveu:
miguelbarroso escreveu:
...Quem em Portugal, ao ver isto não se consegue identificar e sentir empatia? Mesmo sendo eu bem moreno, tenho amigas assim, que se vestem assim... Acho que todos conhecemos "uma Tatiana"!
Resistência - Página 2 14971710

Espero que também conhecemos todos uma Samar (Yazbek)!... mas os Syrios não foram tão bem acolhidos Wink

verdade, mas infelizmente o estereótipo que a maioria da Europa tem nas suas mentes quando ouve falar de qualquer país do médio oriente não é uma Samar vestida assim... é mais uma Tamana, que por muito que seja parecida com muitas mulheres que conhecemos, mais dificilmente se identificam com ela.

Resistência - Página 2 JpplIM6

São todas guerras vergonhosas e perversas. A nossa reação devia ser idêntica para ambas. Mas não é. O sentido tribalista, por muito disparatado que seja acaba por prevalecer... mesmo que baseado em ignorância e desconhecimento.

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 13:50

TD124 escreveu:
galvaorod escreveu:
... Você é um xxxxxx, não passa disso.

Amigo galvaorod, o respeito mutuo é um dos pilares do AAP Exclamation

É verdade, vou editar o que escrevi
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 13:59

galvaorod escreveu:


Se os russos fossem valentes, não precisavam de matar civis. Essa é de facto uma tática cobarde de desmoralização do inimigo com ataques indiscriminados na segurança da distância.

Se você tivesse familiares na Ucrânia neste momento, não acredito por um pouco que falasse assim com essa desenvoltura toda, a esclarecer as pessoas de coisas que elas obviamente não sabem, como o tamanho do arsenal russo, com a segurança que a distância dá, exatamente como os cobardes dos russos. Você fala assim porque não tem nada a perder e porque não tem empatia com as vítimas da guerra.
Você é um me$&as, não passa disso.


Há certas pessoas que perante um problema na qual são impotentes para o resolverem(o que é normal neste caso) preferem disparar em todas as direções e acusar tudo e todos para justificarem a sua incapacidade perante um problema real.

Tenho colegas ucranianos sim e com familiares lá e muito dos que falei foi partilhado com eles, e pela sua conversa delirante até parece que estou feliz e a comer pipocas com esta guerra que nos afeta a todos, perante a qual como já foi dito somos impotentes pois a Russia tem uma enorme capacidade militar nuclear capaz de destruir quem lhe fizer frente.

Quanto ás ofensas e acusações não comento nem vou responder porque não faz parte do meu perfil descer a esse nível e até porque presumo que num forum não seja permitido tais comportamentos.






Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 15:17

Pois bem amigos hoje tive tempo para ler as vossas opiniões sobre um assunto tão complexo e como é natural elas divergem .Até quando falamos sobre cabos isso acontece .
Qual as razões do conflito ?
Lembrei-me e aconselho se ainda forem a tempo de rever na RTP 3 entre as 21,23 e as 21,45 no programa 360 a explicação do Major General Agostinho Costa sobre este assunto . Desconhecia o acordo a que ele faz referencia .
Para rever hoje é o último dia .

Fernando Salvado e PedroH gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 16:04

miguelbarroso escreveu:


verdade, mas infelizmente o estereótipo que a maioria da Europa tem nas suas mentes quando ouve falar de qualquer país do médio oriente não é uma Samar vestida assim... é mais uma Tamana, que por muito que seja parecida com muitas mulheres que conhecemos, mais dificilmente se identificam com ela.


São todas guerras vergonhosas e perversas. A nossa reação devia ser idêntica para ambas. Mas não é. O sentido tribalista, por muito disparatado que seja acaba por prevalecer... mesmo que baseado em ignorância e desconhecimento.

É perfeitamente normal essa identificação, nem se trata de ser europeia ou ser loira mas sim por ter uma cultura compatível
Pode ser ucraniana, pode ser africana ocidentalizada como muitas que há cá até casadas com portugueses nativos , pode ser brasileira, pode ser o que for desde que se identifique torna-se algo mais "chegado"

Claro que no médio oriente vermos pessoas de burka e que vivem num regime religioso severo e esclavagista , que lhes impoe regras rigososas que não bebem alcool nem comem carne de porco, e andam de cara tapada e tratam as mulheres abaixo de cão é perfeitamente normal nós não nos identificarmos com tal etnia cultural.



Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 16:53

Conheço gente que não come carne de porco nem de nenhum outro quadrúpede. Conheço gente que não bebe alcool. Nem eu bebo alcool... era o que faltava! Só vinho, cerveja e algumas bebidas espirituosas. Conheço gente que trata a mulher (as mulheres em geral) abaixo de cão. Nos últimos tempos anda toda a gente de cara tapada.
Só estou a falar de gente portuguesa.
Descobri uma etnia cultural incompatível com a minha. A etnia cultural portuguesa. Vou mudar de nacionalidade, de país...

TERRA PÁRA! QUERO SAIR DESTE PLANETA E MUDAR-ME PARA UM OUTRO QUALQUER!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQui Mar 10 2022, 17:34

agorgal escreveu:

(...)
TERRA PÁRA! QUERO SAIR DESTE PLANETA E MUDAR-ME PARA UM OUTRO QUALQUER!
Mas cuidado para não ser seguido... ou tudo se repete! Smile

Ao ler esta sua mensagem pensei em duas canções quase da mesma fase:



Nesta Caetano Veloso canta em Inglês, uma letra simples que conseguiu cantar por estar fora da sua terra natal. Talvez as nossas cidades sejam mesmo para destruir, afinal nós nunca estaremos todos de acordo com o que queremos delas (seria interessante pensar muita coisa à volta da vida nas cidades e de como as estas a desertificar com ocupações de ciclos curtos).



Aqui Raúl Seixas explica como poucos o que é que somos... lembro-me sempre do poema de Sá de Miranda, sempre (não sei se ele o conhecia... o poema, claro).

A forma como pensamos o mundo, os problemas e as soluções está em constante mudança, mas nós não mudamos todos ao mesmo tempo. Talvez um dia nos alinhemos, até os planetas do sistema solar o fazem uma e outra vez.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 08:03

masa escreveu:
... hoje tive tempo para ler as vossas opiniões sobre um assunto tão complexo e como é natural elas divergem...
Qual as razões do conflito ?
Lembrei-me e aconselho... a explicação do Major General Agostinho Costa sobre este assunto. Desconhecia o acordo a que ele faz referencia. ...

Suponho que o acordo ao qual faz referência (que não é um) é a promessa oral do Bush ao Gorbatchev que a Nato não faria uma expansão para leste! Efectivamente é um dos elementos frustrantes na relação com o Ocidente para a Federação da Russia mas que, por si sò, não explica complétamente o conflito actual!...

Lembro que por detràs dessa promessa havia uma ideia ainda mais larga. O Gorbatchev iria desmoronar o Pacto de Varsovia e em contrapartida, pela ausência de inimigo real, a Nato a curto tempo desapareceria. Ora, não somente a Nato não desapareceu, mas ao contràrio instalou-se em todos os outros paises do Pacto de Varsovia, que ele desapareçeu, e mesmo em três republicas da ex-URSS. Como diz o Zelensky "farto das vossas promessas"...

PedroH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 08:07

agorgal escreveu:
...TERRA PÁRA! QUERO SAIR DESTE PLANETA E MUDAR-ME PARA UM OUTRO QUALQUER!

Amigo agorgal, se tiver o veiculo adequado pode-me dar boleia sff  Question
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 09:24

TD124 escreveu:


Suponho que o acordo ao qual faz referência (que não é um) é a promessa oral do Bush ao Gorbatchev que a Nato não faria uma expansão para leste! Efectivamente é um dos elementos frustrantes na relação com o Ocidente para a Federação da Russia mas que, por si sò, não explica complétamente o conflito actual!...

Lembro que por detràs dessa promessa havia uma ideia ainda mais larga. O Gorbatchev iria desmoronar o Pacto de Varsovia e em contrapartida, pela ausência de inimigo real, a Nato a curto tempo desapareceria. Ora, não somente a Nato não desapareceu, mas ao contràrio instalou-se em todos os outros paises do Pacto de Varsovia, que ele desapareçeu, e mesmo em três republicas da ex-URSS. Como diz o Zelensky "farto das vossas promessas"...


Ora aí está o cerne desta questão, logo no inicio quando culpei os americanos parece que ficou tudo escandalizado , mas por detrás desde conflito há sim um dedo americano, um dedo quer dizer um braço.

A Nato nunca cumpriu com nada, tem feito guerras atrás de guerras, esteve mais calma na era Obama e Trump e mas este Biden ele entrou logo com o discurso da guerra fria.

É certo e sabido que Russia e Ucrania são o mesmo povo, muitos ucranianos são pró-russo, tambem é certo e sabido que sempre houve divergência entre russos e ucranianos, chegando mesmo a muitos ucranianos aplaudirem a invasão das tropas de Hitler durante a 2GM .

Mas esta guerra nestes moldes tão violentos não é coincidência ter começado na era Biden, e esse Zelensky que tambem critiquei , queria as armas da Nato na Ucrania apontadas á Russia, e quando isso parecia certo, a guerra começou, coincidência? obviamente que não.!

Sem o papel da Nato e desse Zelensky o mais certo era esta guerra nem existir.

Alias uma das regras impostas por Putin para a guerra acabar de imediato, é a Ucrânia alterar a Constituição para nunca fazer parte da Nato, regras que Zelensky não aceitou e prefere obrigar o povo ucraniano a lutar até á morte num orgulho cego para ficar recordado na história como um herói ou se morrer tambem um mártir , mas isto ás custas da destruição de um país e de milhares ou milhões de mortos.

Daí a minha critica a estas 2 figuras.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 09:42

Imaginemos que os nossos vizinhos espanhóis nos fazem um ultimato do género:

Somos povos irmãos mas eu sou o irmão maior e mais forte. Vocês passam todos a hablar español e, para além disto, exigimos poder construir uma base naval nas Berlengas e ver consagrada, na vossa horrível e desactualizada Constituição, a soberania da Grande Espanha. Se não aceitarem no prazo de 30 dias, invadimos a xxxxxx do vosso país, que por acaso não tem o direito de existir desde 1640, e partimos a vossa loiça toda.

É disto que estamos a falar?

analog_sa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 10:21

agorgal escreveu:
Imaginemos que os nossos vizinhos espanhóis nos fazem um ultimato do género:

Somos povos irmãos mas eu sou o irmão maior e mais forte. Vocês passam todos a hablar español e, para além disto, exigimos poder construir uma base naval nas Berlengas e ver consagrada, na vossa horrível e desactualizada Constituição, a soberania da Grande Espanha. Se não aceitarem no prazo de 30 dias, invadimos a xxxxxx do vosso país, que por acaso não tem o direito de existir desde 1640, e partimos a vossa loiça toda.

É disto que estamos a falar?

Julgo que não.  

Essa não foi uma exigência para a guerra parar de imediato.

Mas eu coloco a imaginação noutro exemplo:  

imagina que Portugal e Espanha estavam fora da Nato , e tinham uma relação meio hostil e um governo espanhol meio louco e com ar de ser capaz de tudo..., e de repente os espanhois colocavam todo o seu exercito apontado a Portugal, e fossem pedir á NATO , para fornecer armamento e misseis todos apontados a Portugal.

Ou o exemplo 2

Imagina a Venezuela pedir ajuda a Russia e esta colocar todos os seus misseis apontados aos EUA... como reagiriam os americanos.? (já aconteceu algo parecido em Cuba e ia dando mau resultado)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 11:00

Não tarde estamos a debater se os cabos fazem ou não real diferença... Shocked

Em casos como este convém estabelecer princípios simples e deixar as teorias e análises históricas para depois. Como alguém já disse, não se trata de validar quem tem (toda a) razão, trata-se de validar valores maiores como o de Liberdade.

O chorrilho de análises historico-ciscunstanciais que leio podem entreter as mentes de quem quer chegar a onde já ninguém está (Passado), contudo não justificam o ataque à Liberdade de uma nação e povo soberano (Presente).


Estamos mergulhados num mar de desinformação e propaganda (de todos os lados, métodos ancestrais), a realidade será sempre o que nela colocarmos (e nós mergulhados nesse mar colocaremos sempre o possível), pelo que em temas como este convém ter os dois pés no chão e ideias muito simples. A análise da história dica para depois, pois o que parece hoje pode não ser amanhã.

analog_sa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 12:09

José Miguel escreveu:
Não tarde estamos a debater se os cabos fazem ou não real diferença... Shocked

Em casos como este convém estabelecer princípios simples e deixar as teorias e análises históricas para depois. Como alguém já disse, não se trata de validar quem tem (toda a) razão, trata-se de validar valores maiores como o de Liberdade.

O chorrilho de análises historico-ciscunstanciais que leio podem entreter as mentes de quem quer chegar a onde já ninguém está (Passado), contudo não justificam o ataque à Liberdade de uma nação e povo soberano (Presente).


Estamos mergulhados num mar de desinformação e propaganda (de todos os lados, métodos ancestrais), a realidade será sempre o que nela colocarmos (e nós mergulhados nesse mar colocaremos sempre o possível), pelo que em temas como este convém ter os dois pés no chão e ideias muito simples. A análise da história dica para depois, pois o que parece hoje pode não ser amanhã.


Pois, José Miguel, muito se tem escrito por aqui, muitas vezes esquecendo os valores que deveriam prevalecer neste século XXI:
Liberdade (aqui englobo as liberdades individuais e as colectivas enquanto povos ou etnias - repugna-me falar de raças e etnias culturais estereotipadas, conceitos ultrapassados, típicos do século XIX).
Soberania (o direito das nações, legalmente reconhecidas pela ONU, a única entidade - porque reúne (quase) todos os países do mundo - que o pode fazer, a decidir o seu futuro, a manter a integralidade das suas fronteiras, a optar pelas alianças que muito bem entenderem).
Paz (o direito dos povos viverem em segurança, investindo os recursos no seu próprio bem estar).

O século XX foi, a exemplo dos anteriores, um século medieval no que diz respeito a estes valores. Seria expectável que o século XXI fosse, pelo menos, um pouco melhor. Vinte e dois anos passados após o seu início constata-se que tudo continua na mesma.

Nem seis meses passados sobre a tragédia do Afeganistão, desenhada um ano antes no acordo de Doha, três ou quatro anos passados sobre a tragédia da Síria, meia dúzia de anos passados sobre a tragédia do Iraque, mais alguns anos passados sobre as tragédias da Chechenia, Geórgia, Nagorno-Karabakh (que ainda dura), Palestina (idem), Somália (idem), Etiópia (idem) e muitas outras pelo mundo fora, temos agora, e pelas dimensões adivinhadas (dadas as nações envolvidas), a tragédia da Ucrânia.

Há quem fale apenas dos contextos político-militares e justifique com isso o injustificável. E o injustificável é, mais uma vez: A tua etnia cultural é incompatível com a minha, logo vou passar todos os da tua etnia pelo fio da minha espada, e isto enquanto resistirem. E todos aqueles que resistirem serão assassinos do seu próprio povo, apenas porque resistem ao meu desígnio divino de normalizar todas as etnias culturais à minha métrica de sociedade, de pensamento, de religião e de "democracia".

Duas questões:

Um pequeno pormenor que nunca vi questionado na imprensa nem justificado pelos políticos de Moscovo:
Se o povo russo é só um, se os ucranianos russófonos pretendem a integração na Grande Rússia, porque criar e reconhecer duas repúblicas, territorialmente adjacentes e culturalmente iguais (ao que dizem), as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk? Porquê duas e não apenas uma, como seria lógico num processo político de redesenhar de fronteiras coerente?

Porque é que leio neste tópico, fielmente reproduzidas, ideias e opiniões retiradas do Pravda, do Izvestia e dos discursos do Putin, ideias e opiniões estas vigorosamente defendidas?





Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 13:07

agorgal escreveu:



Liberdade (aqui englobo as liberdades individuais e as colectivas enquanto povos ou etnias - repugna-me falar de raças e etnias culturais estereotipadas, conceitos ultrapassados, típicos do século

Atenção que isso existe, a ideia de estereotipos culturais existiu e existe, e não se podem ignorar, cada povo é diferente não somos iguais, mesmo dentro da lusofonia temos tribos sem nenhuma influencia ocidental hoje em Angola e no Brasil, estas tribos vivem como viviam há seculos atrás não fazem parte do coletivo social destes paises, o Estado desses paises sabe da existencia delas mas elas não fazem parte da sociedade ativa, vivem em estado "selvagem" alienado do resto da sociedade.

Portanto há regras e esteotipos sociais , se não houve seriam todos rigorosamente iguais em tudo, incluindo nas estatisticas de tudo de cada povo.







Citação :

Porque é que leio neste tópico, fielmente reproduzidas, ideias e opiniões retiradas do Pravda, do Izvestia e dos discursos do Putin, ideias e opiniões estas vigorosamente defendidas?

Penso que isso é que originou aqui alguma indignação.... hoje vivemos numa sociedade estupidificada em que se tornou polarizada de ideias radicais, não ha meio terno nem discussão, há radicalismo preto ou branco, visões únicas de cada tema, existe um fascismo ideológico de opinão.

Logo nestes moldes radicais "eu" ter dito que a Nato , EUA , EU e o presidente da Ucrania terem culpas, leva a crer que estou a aplaudir o Putin, ou a achar que o que ele está a fazer é correto.

Nada mais falso, na verdade Putin é um psicopata, um perigo essa é a verdade, eu apenas disse que esse perigo foi potenciado por outros, não estou de forma nenhuma a justifica-lo.


é que eu ter um vizinho muito perigoso....mas passo por ele e dou-lhe bom dia, outra coisa é eu passar na porta dele e dar um pontapé, ou seja o vizinho é perigoso, mas eu tambem vou potênciar a ira dele.







Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 13:52

PedroH escreveu:
... a ideia de estereotipos culturais existiu e existe, e não se podem ignorar, cada povo é diferente não somos iguais


Resistência - Página 2 Mn10

















Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 15:07

Citação :

...hoje vivemos numa sociedade estupidificada em que se tornou polarizada de ideias radicais, não ha meio terno nem discussão, há radicalismo preto ou branco, visões únicas de cada tema, existe um fascismo ideológico  de opinão.


Extraordinário!!!

Se eu vivesse em Moscovo e se escrevesse o que tenho escrito, mesmo que apenas numa mensagem de telemóvel enviada a apenas um amigo, acabava preso ou envenenado ou sovado e abandonado numa esquina. Se eu vivesse em Moscovo apenas tinha acesso a meia-dúzia de jornais, todos eles reproduzindo a voz do dono. Se eu vivesse em Moscovo apenas podia ver meia-dúzia de canais de televisão todos reproduzindo a voz do dono. Se eu vivesse em Moscovo não podia dizer nem escrever a palavra "guerra" porque não há guerra nenhuma, diz a voz do dono. Se eu vivesse em Moscovo não podia parar junto ao Kremlin e acender uma vela em memória dos soldados russos mortos numa guerra que "não existe" porque, diz a voz do dono, isso é anti-patriótico. Se eu vivesse em Moscovo...

Radicalismo preto ou branco? Visões únicas? Fascismo ideológico?
Dou-lhe toda a razão! Só que se equivocou no lado que acusa.

Deste lado, o nosso (pondo as coisas nestes termos para simplificar), pode escrever tudo o que lhe vier à cabeça, fazer discursos "contra-corrente" ou politicamente incorretos, pode exprimir a sua opinião contrariando a da maioria, pode deturpar a verdade e distorcer a realidade. Pode efabular sobre mitos e mitologias. E isto tudo apenas lhe custa críticas, comentários jocosos aqui e ali, mas nunca um tiro na cabeça.


Última edição por agorgal em Sex Mar 11 2022, 15:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 15:11

PedroH escreveu:
Ora aí está o cerne desta questão,  logo no inicio quando culpei os americanos parece que ficou tudo escandalizado ,  mas por detrás desde conflito há sim um dedo americano, um dedo quer dizer um braço.

Conversa como apontar o dedo ao tipo que fez o piropo a uma mulher, a mulher piscou-lhe o olho e o namorado não gostou e deu-lhe uma sova! Mas a culpa é do tipo que fez o piropo.

PedroH escreveu:
A Nato nunca cumpriu com nada, tem feito guerras atrás de guerras, esteve mais calma na era Obama e Trump e mas este Biden ele entrou logo com o discurso da guerra fria.

O Putin tem cumprido os acordos todos, não invadiu a Georgia, não invadiu a Tchetchenia, não invadiu a Crimeia, não tem colocado fantoches nos goverrnos, não tem colocado russos noutros territórios para depois alegar que esses mesmos russos estão querem independência... E o Trump nem alinhou nas jogadas do Putin.

PedroH escreveu:
É certo e sabido que Russia e Ucrania são o mesmo povo, muitos ucranianos são pró-russo, tambem é certo e sabido que sempre houve divergência entre russos e ucranianos, chegando mesmo a muitos ucranianos aplaudirem a invasão das tropas de Hitler durante a 2GM.


Mas são o mesmo povo ou não? Assim como nós e os espanhóis também somos o mesmo povo? Visto do outro lado da europa, eles devem até achar que Portugal, Espanha, França, Bélgica, itália, "é tudo o mesmo povo" Rolling Eyes

PedroH escreveu:
Mas esta guerra nestes moldes tão violentos não é coincidência ter começado na era Biden, e esse Zelensky que tambem critiquei , queria as armas da Nato na Ucrania apontadas á Russia, e quando isso parecia certo, a guerra começou,  coincidência? obviamente que não.!

Sem o papel da Nato e desse Zelensky o mais certo era esta guerra nem existir.


Claro que não havia... provavelmente a Ucrânia teria lá um ditadorzeco do estilo do Lukashenko e estava tudo feliz! Mad


PedroH escreveu:
Alias uma das regras impostas por Putin para a guerra acabar de imediato, é a Ucrânia alterar a Constituição para nunca fazer parte da Nato, regras que Zelensky não aceitou e prefere obrigar o povo ucraniano a lutar até á morte num orgulho cego para ficar recordado na história como um herói ou se morrer tambem um mártir , mas isto ás custas da destruição de um país e de milhares ou milhões de mortos.

O Zelensky já aceitou retirar a ideia da NATO, dizendo que a própria NATO nem está interessada na adesão da Ucrânia. Mas para o Putin isso claro que não chega - ele quer a rendição, para tirar de lá este governo e meter lá o seu fantoche. Até já anda a dizer que os ucranianos andam a desenvolver armas químicas, que andam a bombardear os seus civis, hoje até vem nas notícias que os russos já andam a disparar da Ucrânia para dentro da Bielorrússia para justificar a entra deste país no conflito.

Mas a culpa é do Biden e do Zelensky
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 15:53

miguelbarroso escreveu:


Mas a culpa é do Biden e do Zelensky

Como potenciadores sim e ainda falta a o outro elemento a UE.

E não sou eu apenas que digo, toda a gente com olhos vê, alias a própria UE já disse que pela 1 vez vai financiar armas.

Imaginem verem 2 vizinhos á porrada em vez de irem separar e acalmar as coisas , vão lá o oferecem uma arma a um deles... é o que a UE está a fazer.

Não sou eu que digo, imensa gente tem a mesma opinião , que a Nato, e UE estão a deitar "lenha para a fogueira"

https://sicnoticias.pt/mundo/pcp-defende-fim-da-guerra-mas-acusa-ue-de-estar-a-deitar-gasolina-para-a-fogueira/

https://www.publico.pt/2022/03/06/mundo/noticia/china-pede-eua-nao-lancem-achas-fogueira-1997770


Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 15:58

galvaorod escreveu:
PedroH escreveu:
... a ideia de estereotipos culturais existiu e existe, e não se podem ignorar, cada povo é diferente não somos iguais


Resistência - Página 2 Mn10


Se fossemos todos iguais comiamos todos de faca e garfo, mas não uns comem de garfo, outros de pauzinhos e outros com as mãos...  felizmente somos todos diferentes culturalmente um dos outros , caso contrário faziamos uma viagem e todo era rigorosamente igual a todos os níveis.

Sermos diferentes não é o mesmo de exterminar quem é diferente, ou me achar superior a quem é diferente, por isso esse exemplo é absurdo e enquadra-se no radicalismo acima referido.

















Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 16:49

PedroH escreveu:
miguelbarroso escreveu:


Mas a culpa é do Biden e do Zelensky

Como potenciadores sim e ainda falta a o outro elemento a UE.

E não sou eu apenas que digo, toda a gente com olhos vê, alias a própria UE já disse que pela 1 vez vai financiar armas.

Imaginem verem 2 vizinhos á porrada em vez de irem separar e acalmar as coisas , vão lá o oferecem uma arma a um deles... é o que a UE está a fazer.

Não sou eu que digo, imensa gente tem a mesma opinião , que a Nato, e UE estão a deitar "lenha para a fogueira"

https://sicnoticias.pt/mundo/pcp-defende-fim-da-guerra-mas-acusa-ue-de-estar-a-deitar-gasolina-para-a-fogueira/

https://www.publico.pt/2022/03/06/mundo/noticia/china-pede-eua-nao-lancem-achas-fogueira-1997770



Gosto sempre de ver alguém de direita alinhado com o PCP e com a China Resistência - Página 2 1290056511
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 17:27

miguelbarroso escreveu:
PedroH escreveu:
miguelbarroso escreveu:


Mas a culpa é do Biden e do Zelensky

Como potenciadores sim e ainda falta a o outro elemento a UE.

E não sou eu apenas que digo, toda a gente com olhos vê, alias a própria UE já disse que pela 1 vez vai financiar armas.

Imaginem verem 2 vizinhos á porrada em vez de irem separar e acalmar as coisas , vão lá o oferecem uma arma a um deles... é o que a UE está a fazer.

Não sou eu que digo, imensa gente tem a mesma opinião , que a Nato, e UE estão a deitar "lenha para a fogueira"

https://sicnoticias.pt/mundo/pcp-defende-fim-da-guerra-mas-acusa-ue-de-estar-a-deitar-gasolina-para-a-fogueira/

https://www.publico.pt/2022/03/06/mundo/noticia/china-pede-eua-nao-lancem-achas-fogueira-1997770



Gosto sempre de ver alguém de direita alinhado com o PCP e com a China Resistência - Página 2 1290056511

Se há coisa que admiro no PCP é nunca se influenciar pelo sistema, sistema que afinal é a nossa comunicação social comprada pelo sistema e a formatação da opinião publica.


Por acaso neste assunto da guerra a posição do PCP tem sido a que tenho achado mais coerente , e a nivel de chefes de Estado mundiais a do Presidente do Brasil.


Sei que o sistema radicalizou para variar a opinião do PCP achando que eles estavam a de acordo com a ofensiva de Putin, mas não foi isso que defendem.

E já agora merecem respeito, vivemos numa democracia onde o PCP eram os "humanistas" agora são tratados como radicais , só falta os "democratas" manda-los novamente para o Tarrafal ou para o Forte de Peniche, já nada me surpreende num país onde os candidados eleitorais são recebidos á pedrada e a a tiro pelos "democráticos"

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 18:33

agorgal escreveu:
Imaginemos que os nossos vizinhos espanhóis nos fazem um ultimato do género:...

É disto que estamos a falar?

Não amigo agorgal, não estamos a falar disso e ao mesmo tempo sim pois... estamos a falar de tudo! A indignação é sincéra, a empatia é real e a desilusão roça o absurdo indizivel... por isso disse que hà algo de indecente nestas conversas de ocidentais que olham a guerra na televisão com um hamburger da McDonald's na mão e uma bejeca na outra. No ultimo domingo fui à manifestação pela Ucrânia e olhando para alguns cartazes e ouvindo algumas frases decidi voltar para casa... na volta passei pela associação franco-russa e também não me senti no meu lugar, fiquei triste. Talvez não haja lugar intelectualmente decente quando as ideias não se acompanham dos actos necessarios. Sim, estamos a falar... disso e doutras coisas, apenas a falar para tentar atenuar a impotência e a tristeza deste absurdo, é assim...

miguelbarroso gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 20:27

TD124 escreveu:

...apenas a falar para tentar atenuar a impotência e a tristeza deste absurdo, é assim...

Tentar...

O circo mediático à volta deste assunto é tremendo. Mas será circo?

Olho para a história dos últimos 150 anos com a lupa da fotografia, a minha profissão/paixão durante muitos anos:
No início (Guerra de Secessão - pela primeira vez que um conflito ficou registado com enorme detalhe, o fotográfico) estabeleceu-se um certo pudor na publicação de fotografias de guerra - das suas consequências. A morte e a ruína não deveriam passar para o grande público. Isso estragaria a imagem romântica que se pretendia da guerra: herois, os vencedores e também os vencidos, mas, e citando Eça, sob o manto diáfano da fantasia. Na primeira e na segunda guerra mundial esta filosofia manteve-se quase intocada. Robert Capa e as suas reportagens para a Life abalaram mas não o suficiente.
Chegou o Vietname, os repórteres/fotógrafos de guerra atiraram para as primeira páginas dos jornais americanos (e de todo o mundo) a realidade da frente de combate. Atiraram-na à cara do mundo sentado confortavelmente nos seus sofás a comer pipocas. Foi grande o abanão, tão grande que virou a opinião pública americana. E esta obrigou a guerra a acabar.

É por saber o que escrevi (de forma redutora, é certo) nos parágrafos anteriores, que compreendo a censura férrea que Putin imprime à liberdade de expressão. Se o povo russo soubesse a verdade...

E também aqui reside o sentimento de impotência. Não só por quem sofre, recém-nascidos, crianças. jovens, adultos e velhos, mas também por quem, na ignorância a que as ditaduras obrigam, não sabe porque não vê, não acredita porque lhe contam outra estória e não reage porque as ditaduras são céleres em eliminar a resistência.
Não foi por acaso que escolhi "Resistência" e não "Ucrânia".
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 11 2022, 21:01

Já lá vão 32 anos, tinha metade da idade que tenho hoje, tempo livre e dinheiro no bolso. Saudoso de tempos revolucionários decidi revivê-los. E fui, por essa Europa fora, procurar revoluções, procurar a História a acontecer.

E assisti a um muro a cair com estrondo:

Resistência - Página 2 Berlin10

E assisti a um povo sentir-se livre pela primeira vez em muitos anos:

Resistência - Página 2 Bucare10

Resistência - Página 2 Bucare12

E acreditei, não no "fim da história" do Francis Fukuyama, mas que a Europa, pelo menos a Europa, passaria a viver em paz.
Acreditei que jamais voltariam as cortinas de ferro e os muros a dividir os povos.

Mas, hoje, sinto cortinas cada vez mais espessas e vejo muros cada vez mais altos.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 00:02

agorgal escreveu:


E assisti a um povo sentir-se livre pela primeira vez em muitos anos:
.

A liberdade vs o poder, li varios pensamentos de liberdade e poder, uns dizia que que serve a liberdade se não tivermos poder? outros diziam que alguem teria 2 escolhas, ser pobre e ter liberdade ou ser rico e não ter liberdade qual preferir? outros diziam que tem é rico e tem poder tem sempre liberdade. Enfim narrativas que dão que pensar.

Uma vez um colega meu Ucraniano ha uns anos, disse-me que a Ucrania como país ficou teoricamente livre mas mais pobre do que era, não sei se é bem assim , mas há uns tempos li que a Ucrânia é o país mais pobre da Europa, não sei se será verdade, mas a ser explica porque muitos ucranianos são pró russo, ou melhor pró soviético.



Falou-se que todos se identificam com a "Tatiana"

No Brasil ha pelos vistos um deputado oposição de Bolsonaro com o nome Arthur do Val que tambem se "identificou" com as "Tatianas" , o caso está a ser escandaloso e a ser bem criticado , pois uma conversa privada veio a publico.





Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 09:38

The Afghanistan invasion brought in the end of the USSR. The Ukraine invasion may bring the end of Russia. Something to hope for.

There are reports that Stalin era tactics of special battalions shooting army deserters and not allowing retreat have been resurrected. Great for army morale Cool

Putin's last hope is on the mujahedin fighters arriving soon to help with his war against the infidels.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 12:19

agorgal escreveu:
... O circo mediático à volta deste assunto é tremendo. Mas será circo?
...
É por saber o que escrevi (de forma redutora, é certo) nos parágrafos anteriores, que compreendo a censura férrea que Putin imprime à liberdade de expressão. Se o povo russo soubesse a verdade...

Depende do que quer dizer por circo... mas que o jornalismo não é algo de anódino pareçe-me uma evidência!
Resistência - Página 2 1_010

Como amador de fotografia ou foto-reportagem voçê deve conheçer esta por cor... ela recebeu um Pulitzer e conduziu ao suicidio do seu autor! Esta foto mostrou até que ponto a interação entre a opinião publica e a realidade concreta é complexa pois tendo o idealismo lirico como pano de fundo. Talvez uma foto possa mudar o mundo, sim uma foto pode criar a paz, sim uma foto pode criar a guerra, sim uma foto é uma arma... neste ultimo caso a sua utilisação deve ser reglementada afim de não tornar o fotografo em assassino. Voçê falou de circo amigo agorgal, eu acho que o circo mediático é uma arena aonde os ideais contraditorios se enfrentam e tocam o chão, a areia quente da morte... e nòs o publico aplaudimos como outrora os nossos atepassados romanos faziam pois a morte brutal (Circo) foi sempre um espéctàculo entusiasmante, e rentàvel...

Quanto ao povo russo não se inquiéte, eles conheçem a realidade... desssa guerra pelo menos! De cada lado dessa fronteira são irmãos, cunhados, primos, amigos ou tios que vivem e que se telefonam quotidianamente para saber como vai a familia e o que se passa realmente...

No fundo volto a repetir o que jà disse durante as minhas primeiras intervenções. A guerra na Ucrânia nada tém de diferente em relação às outras guerras presentes ou do passado, é a guerra! O povo Russo vive-a como viveram o Afeganistão, a Tchétchénia ou a Siria... o povo Russo vive-a como todos os povos ocidentais viveram o Afeganistão, a Siria, o Iraque, a Jugoslavia, Palestina, Libano... ou a Libia. Não é necessario ver as imagens da Ucrânia pois são absolutamente idênticas a todas as outras que cito e as mortes também... a menos de considerar que todas as vidas não téem o mesmo valor e que o agressor é diferente consoante a sua bandeira. Como diz o José Miguel é importante ter os pés na terra... os meus pés não se sentiram à vontade na manifestação pela Ucrânia, também não se sentiram bem na associação franco-russa então tento participar com a independência da minha consciência e jà disse ao presidente da camara do meu burgo que tenho um quarto para acolher uma familia, jà o tinha feito para os sirios! Nunca votei e não sou um idealista qualquer... talvez seja isto a verdadeira liberdade nmho Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 17:51

agorgal escreveu:
... E assisti a um muro a cair com estrondo:
...
E assisti a um povo sentir-se livre pela primeira vez em muitos anos:
...
E acreditei, não no "fim da história" do Francis Fukuyama, mas que a Europa, pelo menos a Europa, passaria a viver em paz. ...

Esse sonho também o Roger Waters o teve em 1983...
Resistência - Página 2 11937910

E muitos outros o tiveram antes, depois, hoje... de certeza amanhã! Lembro que dois anos apòs a queda do muro de Berlim começava a guerra da Jugoslavia que durou 10 anos... a paz neste continente pareçe ser uma utopia Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 18:43

TD124 escreveu:
agorgal escreveu:
... E assisti a um muro a cair com estrondo:
...
E assisti a um povo sentir-se livre pela primeira vez em muitos anos:
...
E acreditei, não no "fim da história" do Francis Fukuyama, mas que a Europa, pelo menos a Europa, passaria a viver em paz. ...

Esse sonho também o Roger Waters o teve em 1983...
Resistência - Página 2 11937910

E muitos outros o tiveram antes, depois, hoje... de certeza amanhã! Lembro que dois anos apòs a queda do muro de Berlim começava a guerra da Jugoslavia que durou 10 anos... a paz neste continente pareçe ser uma utopia Rolling Eyes

Estamos a pensar demasiadas vezes nesse álbum de 1983. Não é bom sinal, significa que nada mudou nestes últimos 40 anos, bem pelo contrário.

Nessa altura andava eu ainda próximo do estado de espírito "antes vermelho que radioactivo". Três anos depois apareceu nas salas um belíssimo filme de animação realizado por Jimmy Murakami, "When the Wind Blows". Um casal já reformado e de vida pacata, vai comentando a ocupação do Afeganistão pela União Soviética e a instabilidade que isto criou num mundo bipolar. Neste entretanto um míssil balístico com ogiva nuclear atinge o coração de Inglaterra. A banda sonora, como não podia deixar de ser, tem a mão de Roger Waters. E uma perninha de David Bowie.

Resistência - Página 2 When_t10


TD124 escreveu:


Amigo agorgal, se tiver o veiculo adequado pode-me dar boleia sff...


Obviamente que sim, amigo TD124.
Mas quanto a veículo, e por agora, só vislumbro um deste género:

Resistência - Página 2 Passar10


Serve? (Não ligue à bandeira que, como qualquer bandeira, pode ser substituída por outra mais amigável)
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 12 2022, 21:13

TD124 escreveu:

(...)

Depende do que quer dizer por circo... mas que o jornalismo não é algo de anódino pareçe-me uma evidência!
(...)

Pois é, o "quarto poder" sofre, agora, do que o primeiro, o segundo e o terceiro vêm a sofrer à muito tempo e que se poderá chamar "orgia do poder".

Longe estamos de um jornalismo com ética. Ou seja, jornalistas pela verdade dos factos e não pela "verdade" das ideias.
Lembro-me de quando dois jornalistas derrubaram, com a sua narrativa cuidadosamente construída (mas não inventada), um presidente norte-americano. Mas já lá vai muito tempo.
Hoje, nesta sociedade hiper-mediatizada, o jornalismo mudou. Tanto que qualquer um o pode ser. Qualquer um pode registar um determinado acontecimento (o facto) mas, e pondo de lado essa factualidade, o pode interpretar à sua maneira, segundo a sua tendência ideológica. E divulgar a notícia (o facto registado mas já sem factualidade) por todo o mundo numa fracção de segundo. E todos os que a recebem a vão re-interpretar e re-enviar para outros tantos. Isto é perigoso? Claro que é. Mas, e porque estamos a falar da condição humana, temos que ter a consciência que tudo o que o ser humano toca pode ser transformado num objecto de vida ou num objecto de morte. Depende apenas do lado para que está virado.

O fotógrafo, autor da imagem que mostra, suicidou-se passados ano e meio do dia em que captou o momento. Eu não aguentaria tanto.
No início dos anos 90 dei uma "voltinha" com o foto-jornalismo (como fotógrafo independente). Depressa desisti. Não tinha estômago para olhar o que tinha que olhar, a minha imparcialidade não era imparcialidade nenhuma, o testemunho frio e distante exigido transformava-se em participação activa e militante. Convivi com alguns foto-jornalistas - desses que percorrem os conflitos do mundo, na altura a Jugoslávia e Angola - e, (o que vou dizer a seguir é um elogio, um sincero e enorme elogio), nenhum batia bem da bola!
Porque se batessem bem da bola já não tinham bola nenhuma! Talvez essa a razão do suicídio de Kevin Carter.

Continuo a olhar o jornalismo como um dos pilares das democracias. Reconheço que nem sempre funciona como gostaria. Concordo consigo que, numa espécie de excesso de zelo, transforma as grandes crises num circo, num jogo de futebol. Mas isso não é culpa do jornalismo, é apenas o reflexo de uma sociedade tão consumista que até a guerra (com toda a sua morte e a sua ruína) se transformou num objecto de consumo.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 10:06

agorgal escreveu:
...Estamos a pensar demasiadas vezes nesse álbum de 1983. Não é bom sinal, significa que nada mudou nestes últimos 40 anos, bem pelo contrário...

TD124 escreveu:
...
Desta vez vamos abordar uma obra que é um dos patinhos feios do Rock. (...) Isto é uma obra sobre a ruptura, a decepção, a traição, a impotência na mudança, o fim dos ideais. È finalmente no fim da obra que a implacàvel ambiguidade dos sentimentos revelados nos leva a considerar o contexto no qual este disco foi criado. O The Final Cut é finalmente ambiguo pelo contexto e pelo conteudo... simplesmente porque a sua implacàvel mensagem é por demasiado dolorosa. Nesta velha e belicosa europa aonde os conflitos armados foram um elemento constituinte de cada uma das nações nada mudou e nada mudarà nunca, a guerra é o nosso passado, presente e futuro... 

Hà uns anos atràs escrevi isto na apresentação desse album no topico De Bestas a Bestiais... o que devia ser apenas um pequeno manifesto de lirismo desencantado tornou-se profético, não era o desejado Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 11:39

agorgal escreveu:
...O fotógrafo, autor da imagem que mostra, suicidou-se passados ano e meio do dia em que captou o momento. Eu não aguentaria tanto. (...) Continuo a olhar o jornalismo como um dos pilares das democracias. ...

Voçê deve conheçer esta definição do Scoop: Se um cão morde um homém não é um scoop, mas se um homém morde um cão, isso sim é um scoop! A busca do scoop tornou-se em algo de essencial, é um dos santo graal do jornalismo mediatico...

Ao mesmo tempo, aqui em França pelo menos, toda a (grande) prensa escrita, televisão ou radio pertençe aos maiores industriais do pais, a informação é uma arma politica. O salàrio de um jornalista varia entre 3000 e 12000 euros... os prémios pela informação são opacos e desconhecidos pelo grande publico. Tudo isto torna o jornalismo tendencioso, ném sequer estou a falar da guerra actual mas de toda a informação...

O publico quer ser informado... mas até que ponto està preparado para receber a informação? Ele quer ver a realidade crua e sém rodeios ou prefere uma realidade adoçicada, mais soft? As imagens das crianças mortas nos braços dos pais ou estendidas numa praia do mediterraneo jà não se vendem, são banais... é preciso ir buscar novos simbolos da informação que sejam choque, mas não demasiado brutais pois queremos digerir o cozido sém vomitar durante o telejornal. Jà nos habituàmos a ver o horror indizivel e ném sequer nos damos conta...

O jornalismo independente, neutro e desinteressado pode ser um dos pilares de base da democracia, estou complétamente de acordo consigo!...
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 11:52

Os jornalistas e politicos são os responsáveis pela nossa formatação ideológica por sinal cada vez mais assustadora.

Vivemos tudo de forma exagerada,  durante 2 anos foi o covid, depois passou para temas futeis como durante uma semana a "violencia psicotica de Bruno Carvalho, e agora a tema dos refugiados,    refugiados sempre houve e eu sou como já disse neto de um, a diferença é o fanatismo, num país onde centemas de milhares de sem abrigos e onde não ha solução agora aparecem soluções habitacionais rapidas,  num país onde e nem sou eu que digo mas sim na tv a Joana Amaral Dias, há 60 mil bebés  para adoptar , agora foram adoptados uma carrada de bebés ucranianos...   será que os português resolveram as coisas por modas?

Quando digo modas , estou a ser brando, diria até que este país está mergulhado num fanatismo


Ontem aqui no Seixal onde vivo, há uns anos fizeram uma rotunda com uma chaimite, um simbolo da nossa história da nossa liberdade e até democracia.

Resistência - Página 2 D1acf510


ontem passei lá e deparo com este ato de vandalismo  Resistência - Página 2 57537  Resistência - Página 2 424293

Resistência - Página 2 27577010


Tornamo-nos um país de fanáticos selvagens, onde tudo virou moda fanática , onde tudo é para destruir, pior que Bidens Putins e afins o verdadeiramente mais me assusta são mesmo os portugueses, esses sim os maiores tarados que não precisam de nada para se destruirem Resistência - Página 2 865586
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 15:43

Não enxergo vandalismo nenhum. Afinal são as cores da bandeira do município do Seixal a que acrescenta um símbolo da paz com origem nos anos 60.... antes este que um enorme Z! E isto numa Chaimite, o emblemático veículo da revolução de Abril.
É bom saber que a velhinha Chaimite continua a ser útil!


Última edição por agorgal em Dom Mar 13 2022, 16:39, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 16:23

TD124 escreveu:
[

... mas se um homém morde um cão, isso sim é um scoop![/i] A busca do scoop tornou-se em algo de essencial, é um dos santo graal do jornalismo mediatico...

(...)

O jornalismo independente, neutro e desinteressado pode ser um dos pilares de base da democracia, estou complétamente de acordo consigo!...


Claro que conheço o homem que morde o cão... assim como sei que um morto no prédio do lado, dois mortos na freguesia do lado, 5 mortos na cidade vizinha e um milhão de mortos do outro lado do mundo ocupam o mesmo número de linhas na folha de capa de um jornal

Mais uma vez a condição humana e as suas contradições a funcionarem. É verdade que os grandes grupos económicos se apoderaram dos meios de comunicação. Mas também é verdade que, pelo menos alguns, fazem os possíveis por manter uma distância ou independência em relação aos poderes do país ou aos poderes económicos. Um equilíbrio tremendamente difícil mas que tem funcionado com alguma eficácia.

Por uma questão de defesa (ou de procura de uma verdade que estará sempre algures entre duas opiniões opostas) eu procuro ler jornais das variadas tendências e origens. A internet facilita esta postura. Leio e retiro, de tudo o que leio, material para reflectir. E desta reflexão sai o que penso de determinado assunto.

Se, na sua forma, todas as guerras são iguais e provocam o mesmo nível de sofrimento e destruição, esta última tem uma particularidade. Não, não é por ser na Europa, é apenas porque foi a última a acontecer. Mas há uma outra particularidade a que dou "alguma" importância: dadas as circunstâncias e os intervenientes em questão esta guerra pode assumir uma dimensão inimaginada à uns meses atrás: um dia poderemos ver, pelo retrovisor do carro em que fugimos e para além do sol no seu ocaso, um enorme cogumelo avermelhado... (Eis um regresso a The Final Cut: Two Suns in the Sunset). Deixa de ser a lírica de um disco com 40 anos para se transformar numa realidade atroz.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 17:03

TD124 escreveu:


(...)
Nesta velha e belicosa europa aonde os conflitos armados foram um elemento constituinte de cada uma das nações nada mudou e nada mudarà nunca, a guerra é o nosso passado, presente e futuro...




Estávamos exatamente a 19 de setembro de 2020 e o nosso amigo TD124 escreveu o que citei antes. 2cclzes

Esta velha e belicosa Europa!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 20:51

agorgal escreveu:
Não enxergo vandalismo nenhum. Afinal são as cores da bandeira do município do Seixal a que acrescenta um símbolo da paz com origem nos anos 60.... antes este que um enorme Z! E isto numa Chaimite, o emblemático veículo da revolução de Abril.
É bom saber que a velhinha Chaimite continua a ser útil!


A Chaimite deixou de ser util há vários anos ao ser substituída por outro blindado mais moderno,   hoje a Chaimite é peça de museu, é HISTÓRIA,   e a história deve e tem de ser respeitada e preservada,  e pintar a trincha um simbolo da nossa história com cores sejam do seixal ,da ucrania ou do lgbt ou outra treta qualquer é vandalizar sim!

A Chaimite como veiculo blindado deve ter as cores do exercito, a Chaimite com o simbolo da Liberdade usada por Salgueiro Maia era verde e não esta palhaçada.


Um povo que não respeita a sua história é um povo sem presente nem futuro,  é um povo ignorante sem moralismo, na verdade nem deve saber o que é o 25 de Abril , nem deve saber o que é uma chaimite ou Salgueiro Maia, é um povo que enaltece a mediocridade e que se ofusca com os heróis, neste caso até os heróis da Liberdade e que no 25 de Novembro deram origem á democracia,  portanto nem democracia este povo sabe o que é, a prova disso é que me vai votar como prova as elevadas taxas de abstenção , é o povo que se tornou burro e globalista, e fez do país uns dos mais pobres da UE .

Este tipo de vandalismo é digno de um povo anarco niilista, sem respeito por nada, que vive de modas e fanatismo.

Quem pintar , pintem a cara, a vossa casa, o vosso carro, não simbolos nacionais que são de todos e merecem respeito.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 22:31

Ainda sobre jornalistas, curioso que desde que a guerra começou, parece deixaram de falar dos neonazis ucranianos, antes da guerra era uma constante... atenção que nem é opinião minha é que se escrevia, davam a Ucrânia como o "ninho" dos neo-nazis"

https://www.publico.pt/2020/06/21/mundo/noticia/ucrania-campo-treino-militar-extremadireita-mundial-1921065

https://tvi.iol.pt/noticias/videos/internacional/neonazis-participam-em-campanha-de-regeneracao-de-neonazis/546cc5050cf287b4a1667a7a/22


Tambem isto explique o porquê de os neonazis , Mario Machado e companhia quererem ir e pelos vistos parece que vão mesmo para a Ucrânia

https://expresso.pt/guerra-na-ucrania/2022-03-08-neonazi-mario-machado-anuncia-que-vai-combater-para-a-ucrania--e-espera-que-o-juiz-altere-a-medida-de-termo-de-identidade-e-residencia-


E são neo-nazis sim!, pelo menos tem suásticas tatuadas nos braços e não como erradamente como ás vezes os jornalistas dizem que são "nacionalistas" , um nacionalista português luta e defende a sua nação e não vai para a guerra de outros nem muito menos usa suásticas.

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyDom Mar 13 2022, 23:15

E no meio de tantas opiniões sobre a guerra , há uma pessoa que parece que é das poucas com lucidez para falar deste assunto, foi a opinião da luso angolanda Ossanda Liber, escreveu ela no seu tweeter



"Face à 1 inimigo s/ escrúpulos, o Presidente
@ZelenskyyUa
é nesta fase o único protagonista q poderá salvar o povo Ucraniano de 1 catástrofe maior. Com a tomada iminente das grandes cidades Ucranianas, é altura de
@ZelenskyyUa
passar p/ ao seu acto mais patriótico: deixar o país." Ossanda Liber


Por estas e por outras eu sou um grande admirador desta mulher que só recentemente ganhou a nacionalidade portuguesa mas tem um visão e um patriotismo que se os portugueses nativos tivessem metade este país já estaria num patamar bem mais á frente.




Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySeg Mar 14 2022, 21:01

Um ponto de vista interessante, vindo de um meio de comunicação que me habituei a respeitar...

miguelbarroso gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQua Mar 16 2022, 12:39

O grande pianista russo Boris Berezovsky pediu ontém na televisão que os russos acelerem a guerra cortando a electricidade e que deixem de evitar fazer demasiadas perdas civis... é sempre triste de constatar que um grande artista não é obrigatoriamente um grande humano Mad
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptyQua Mar 16 2022, 14:34

TD124 escreveu:
O grande pianista russo Boris Berezovsky pediu ontém na televisão que os russos acelerem a guerra cortando a electricidade e que deixem de evitar fazer demasiadas perdas civis... é sempre triste de constatar que um grande artista não é obrigatoriamente um grande humano Mad

Essa constatação e mais uma outra: que a "operação especial" é, afinal, uma guerra sem tréguas à vista, dito, às claras, num dos principais canais de televisão russos. Dias depois do cartaz a dizer "não acreditem na propaganda, estamos a mentir-vos"...
Estará a ruir a construção da "verdade" vinda do Kremlin?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySex Mar 18 2022, 13:08

https://www.politico.com/news/magazine/2022/03/17/why-journalists-love-war-00018137
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 EmptySáb Mar 19 2022, 17:45

agorgal escreveu:
https://www.politico.com/news/magazine/2022/03/17/why-journalists-love-war-00018137
(...) Journalists may love war, but so does the audience.

Uns por interesse e os outros por voieurismo... é assim Resistência - Página 2 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Resistência - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Resistência   Resistência - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Resistência
Ir para o topo 
Página 2 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Off Topic-
Ir para: