Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A importancia da higiene "intima" do vinil

Ir para baixo 
+26
takeooff
taunus
Ferpina
Alexandre Vieira
Ghost4u
luis lopes
TD124
António Teixeira
Denon DL-103R
Joao Carlos Lages
slpinto
Petrus
WamaKota
Riscofino
Luis Filipe Goios
mango
Sp3c
Stereo
zaratustra
MJC
RuiSousa
Milton
BVG
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
vlopes
António José da Silva
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Petrus
Membro AAP



Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Set 20 2016, 09:53

Riscofino escreveu:
Olá estou a pensar comprar uma Knosti,acham que 35€ é um bom preço em 2ª mão.
podiam-me dar a vossa opiniao.
Obrigado desde já.

Bom dia, vai depender do estado dela em si, nomeadamente o estado das escovas. Se o antigo dono depois de cada lavagem se deu ao trabalho de limpar muito bem a máquina e secar bem as escovas para não apodrecerem, acredito que esteja apta para continuar o serviço. Mas nada como fazer um teste se tiveres oportunidade. Posso-te dizer que a minha já tem 7 anos como muito serviço e continua a deixar os discos muito bem limpos.
Espero ter ajudado...
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto
Membro AAP
slpinto


Mensagens : 103
Data de inscrição : 05/08/2016
Idade : 63
Localização : Lisboa/Almada

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Set 20 2016, 10:23

Boas malta

Comprei uma ontem por 15€ (um achado aqui no forum do OLX )

Está impecável de tudo, só o líquido é que já está a 1/4..

Vamos ver se me ajeito com ela


Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Higiene íntima do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Set 20 2016, 10:34

Obrigado pela informação, mas depois de ler os comentários e também de ter de comprar o maravilhoso líquido recomendadissimo pelo nosso expert António José Silva optei por mandar vir da Amazon de.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Riscofino
Membro AAP



Mensagens : 64
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 53
Localização : Cacem

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Set 20 2016, 10:36

Tu foi aí que vi mas estava a pedir 35€.
Um bom negócio
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Carlos Lages
Membro AAP
Joao Carlos Lages


Mensagens : 39
Data de inscrição : 05/11/2016
Idade : 55

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Nov 22 2016, 12:28

okki resulta mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySeg Dez 05 2016, 16:33

Boas, como a tarde está convidativa e posso escutar o som bem alto no meu sistema, decidi reservar este tempo para escutar uns discos de Dead Can Dance (Box Set I e Box Set II). Achei vergonhoso que 2 Box Set que custam um preço elevadíssimo (hoje em dia só se arranja acima de 200€ cada Box Set) não tenham o media com tratamento de luxo que merecem, o que no mínimo seriam umas Inner Sleeves antiestáticas. Os discos estavam todos carregados de restos de papel das Inner Sleeves de cartão onde vieram (que teem bom aspecto estético mas contribuem para um mau desempenho quando os discos vão ao castigo). Eu pergunto-me hoje em dia se não deveria de haver o bom senso dos fabricantes incluirem logo uma Inner sleeve básica antiestática junto com os media. Bem, felizmente que há solução para isso e foi uma lavagem completa com  bom do Dr. Wach (3ml para 1lt de água destilada) e assim que secarem já tenho ali umas "cuecas" novas para finalmente os discos voltarem a ter o estatuto que merecem...

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 29go9d1
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Dez 27 2016, 20:43

Olá,
Queria aproveitar este tópico e o seguimento da mensagem anterior para tentar esclarecer uma dúvida.
Acabei de gastar algumas centenas de euros na compra de um conjunto de vinis novos que já há muito desejava e, de facto também constatei o que foi relatado no post anterior.
Pior ainda é que 2 deles, além disso, também chegaram carregados de impurezas (pó e sei lá o que mais), pois, ao ouvi-los pela primeira vez a agulha ficou carregada de lixo e, consequentemente o som completamente distorcido!
À vista desarmada nem se notava! Com brilho e aparentemente limpos. Puro engano.
Assim sendo, a minha dúvida é: qual a melhor forma de limpar/lavar discos novos?
Tenho a knosti que utilizo com o líquido que vem junto, mas está a começar a ficar com alguma sujidade. Está a custar-me meter lá o novos.
E tenho lido tanta informação aqui no fórum a respeito da limpeza/lavagem de discos, que ainda não consigo saber qual será de facto a melhor forma para o fazer.
Parece não haver muitas dúvidas que a lavagem por ultrasons será a mais eficaz, mas não sei se justifica um amador investir numa peça dessas!?
Knosti com o próprio líquido ou Dr. Wack, ou misturas de outros componentes, ou aspiração???
Neste fórum há experts. Como será melhor.
Já agora, também me tem acontecido o que tenho lido noutros posts, de a agulha ficar carregada de lixo após a leitura de discos já lavados na knosti.
Se for possível algumas dicas, muito obrigado.
Boa noite
António
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 29 2016, 16:11

António José da Silva escreveu:
... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 675116 É um pequeno mundo de pequenos truques. ...

Não é que o sujeito me interesse muito, mas aprendi algumas coisas neste post ... nomeadamente a afirmação altamente esotérica do amigo Antonio que citei acima ... e que me deixou altamente curioso e mesmo perplexo !!!... scratch

Efectivamente lavar os discos é um mundo...  dvil  

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 29 2016, 16:38

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 675116 É um pequeno mundo de pequenos truques. ...

Não é que o sujeito me interesse muito, mas aprendi algumas coisas neste post ... nomeadamente a afirmação altamente esotérica do amigo Antonio que citei acima ... e que me deixou altamente curioso e mesmo perplexo !!!... scratch

Efectivamente lavar os discos é um mundo...  dvil  

lol!



Fizestes-me recuar 6 anos de posts para ir ler o contexto da coisa. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 271350

Sim, como em tudo, há maneiras e maneiras de fazer as coisas e nem todas têm os mesmos resultados.

Mas qualquer que seja a forma de lavar é bem melhor do que aqueles que ouvem discos cagados. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 249412

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 29 2016, 17:38




A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 29 2016, 21:52

António José da Silva escreveu:
(...) discos cagados.

Os cágados também cantam e gravam discos Question scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Dez 30 2016, 15:23

[quote="António José da Silva"]
TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 675116 É um pequeno mundo de pequenos truques. ...

:

Isto entra manifestamente no dominio da filosofia. Esta frase muda para mim toda a tematica relativa à lavagem. Quanto mais a leio mais esclarecido fico... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Dez 30 2016, 19:20

Alexandre Vieira escreveu:
António José da Silva escreveu:
... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 675116 É um pequeno mundo de pequenos truques. ...

Isto entra manifestamente no dominio da filosofia. Esta frase muda para mim toda a tematica relativa à lavagem. Quanto mais a leio mais esclarecido fico... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 754215

Pois... duas vezes na mesma frase o substantivo feminino que segundo o inquestionável dicionário do Francisco Torrinha quer dizer "acto ou efeito de sugar" e quando se referem "pequeno mundo de pequenos truques", confesso que fiquei a pensar "naquilo"... Censored

Sorry pelo A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 369139

_________________
A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Signat10
A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Vu-1_z10 A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Dez 30 2016, 19:48

Ferpina escreveu:
... Pois... duas vezes na mesma frase o substantivo feminino que segundo o inquestionável dicionário do Francisco Torrinha quer dizer "acto ou efeito de sugar" e quando se referem "pequeno mundo de pequenos truques", confesso que fiquei a pensar "naquilo"...

O mistério està resolvido !!!... Obrigado Fernando A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 843159

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Dez 30 2016, 23:35

Ferpina escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
António José da Silva escreveu:
... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 675116 É um pequeno mundo de pequenos truques. ...

Isto entra manifestamente no dominio da filosofia. Esta frase muda para mim toda a tematica relativa à lavagem. Quanto mais a leio mais esclarecido fico... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 754215

Pois... duas vezes na mesma frase o substantivo feminino que segundo o inquestionável dicionário do Francisco Torrinha quer dizer "acto ou efeito de sugar" e quando se referem "pequeno mundo de pequenos truques", confesso que fiquei a pensar "naquilo"... Censored

Sorry pelo A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 369139


Confesso que fiquei a pensar no mesmo...É muita sucção...

Mas não me meto no modo ou meio em que cada um ganha ou defende os seus valores!

Mas sei que jamais terei uma máquina de sucção sucção aqui em casa! Não quero que os meus lp´s fiquem mal habituados. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 12:23

No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins.

Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou???

Discos a cantar que é uma maravilha A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 14:11

taunus escreveu:
No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins.

Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou???

Discos a cantar que é uma maravilha A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 22692

E a maioria da estática desapareceu?
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 14:21

takeooff escreveu:
taunus escreveu:
No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins.

Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou???

Discos a cantar que é uma maravilha A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 22692

E a maioria da estática desapareceu?

Quase tudo, ficaram a tocar que nem rouxinóis. E tenho quase a certeza que se me tivesse dado ao trabalho de os passar por água destilada no final ficariam perfeitos. Mas querem saber francamente? O trabalho adicional não compensaria o atingir a quase perfeição.
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 14:23

Fantástico!!

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 874774
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 15:11

takeooff escreveu:
Fantástico!!

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 874774

E até não é difícil de fazer. Arranjei um daqueles tupperware rectangulares, cerca de 30*10cm, encho cerca de 3/4 com água morna e as gotas de fairy, e posso pousar o disco que ele fica devidamente apoiado e sem molhar a etiqueta. Depois vou rodando e limpando com o pincel. Roda o disco e toca o mesmo A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 317942

Voilá, está a faxina feita A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 15:18

Muito bom
Forma simples e acessível.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 16:02

A minha opinião e conselho de há já muitos anos a esta parte é sempre a mesma, não lavar é que é mesmo sacrilégio e com discos por lavar o vinil nem faz muito sentido.

Os métodos, uns sem duvida melhores que outros, uns muito mais práticos que outros e ainda bem mais baratos ou caros, esses existem muitos. Mas por favor, lavar é fundamental.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 16:26

António José da Silva escreveu:
lavar é fundamental.

Bem lavadinha (a bolacha) até o cheirinho é diferente... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 16:27

taunus escreveu:
António José da Silva escreveu:
lavar é fundamental.

Bem lavadinha (a bolacha) até o cheirinho é diferente... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 265963


Bem lavadinho é logo outra coisa. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 16:28

António José da Silva escreveu:
e com discos por lavar o vinil nem faz muito sentido.

Mas por favor, lavar é fundamental.

Concordo na totalidade. Quando estão muito sujos nem os oiço. Ficam logo de parte para lavar.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: dúvidas    A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Mar 10 2017, 23:01

Na verdade nunca percebi qual o melhor método de limpeza, ja usei várias "receitas" que fui retirando aqui do fórum mas os resultados são sempre diferentes. Sim eles ficam limpinhos e alguns cheirosos mas ha estalinhos que me na minha modesta opinião em muito se deve à impressão do disco ou o tipo de música que nele está gravada!!! Tenho discos novos em que nada resulta e alguns velhinhos com som limpinho. .... é isto que torna o analógico um verdadeiro quebra cabeças A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Joaor100
Membro AAP
Joaor100


Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/09/2016

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySáb maio 20 2017, 18:49

Então fica aqui o meu regime:

Uma primeira passagem com algodão embebido em álcool isopropílico (99%). Passando vários discos (dequeles desmaquilhantes) até que saiam absolutamente brancos.
Antes que o álcool evapore completamente passar uma solução de Água destilada com Dr. Wack. Deixar entre 30segundos e uma tarde inteira, dependendo da quantidade de lixo entranhado.
Com uma escova de nylon esfregar para levantar os resíduos. Aspirar (com a minha "máquina" DIY)

Depois disto tudo passar pela máquina de ultra-sons do waclaw com o liquido que ele recomenda (4l água destilada, 700ml isopropílico, 10cl fomatol)

Para finalizar, uma segunda (última) passagem com água filtrada pelos ultra-sons.

Deixar secar ao ar e voilá! 98% dos discos soam tão calmos como qualquer fonte digital.
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySáb maio 20 2017, 20:39

Cá por casa está a acontecer uma lavagem geral a muitos vinil que estavam "parados". Os novos que chegam entram na fila da lavagem. Um borrifador com água destilada e álcool isopropilico, nas proporções 1/5. Uma escova da Clearaudio AC015, panos de microfibra e um sistema DIY manual com uma base rotativa. Ficam impecáveis, claro que alguns (poucos) não abdicam dos pequenos estalidos, mas faz parte do vinil. Lavar vinil é essencial para novos e usados.

Boas audições.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySáb Jun 03 2017, 13:17

Està aqui uma reçeita de liquido de lavagem / limpeza que pareçe eficaz e economico !!!

https://londonjazzcollector.wordpress.com/for-audiophiles/home-brew-cleaner-for-vacuum-rcms/
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Set 08 2017, 01:10

Viva!

Dia de lavagem com a mais recente aquisição (Okki Nokki MKII). Pré lavagem na Knosti com o bom do Dr. Wack + água destilada (3,5ml para 1L respectivamente). Depois passo para a Okki Nokki com umas gotas também da formula anterior e lavo em zig zag com a escova fornecida. Depois, a respectiva aspiração. O resultado foi muito bom, transformou discos insuportáveis (que apenas com a Knosti não consegui recuperar) em discos perfeitamente audíveis.

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 File10
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Set 08 2017, 11:03

Tendo sido proprietário de uma Okki Nokki, confirmo que cumpre bem a função.
Experimentou efectuar a lavagem prescindindo da pré-lavagem na Knosti?
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Set 08 2017, 15:18

Não experimentei sem a pré lavagem, no entanto a pré lavagem no meu entender serve só para tirar o resíduo mais "grosseiro", tendo notado que a Okki Nokki deixa os discos mesmo impecáveis, além de limpos sem qualquer estática.
Agora é só inventarem uma maquineta para reparar os riscos nos discos que não foram tratados com o cuidado devido pelos antigos donos...
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySex Set 08 2017, 15:33

Denon DL-103R escreveu:
(...) Agora é só inventarem uma maquineta para reparar os riscos nos discos que não foram tratados com o cuidado devido pelos antigos donos...

É melhor... A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 36892804821_9d1023e559 Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 21 2017, 15:47

Estou com dificuldade para limpar este disco.
Alguém aqui sabe como posso resolver o problema?

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_2046
A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_2047
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 21 2017, 18:00

Isso só um bom ourives é que pode resolver. A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyQui Dez 21 2017, 18:31

Isto toca nas horas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySáb Dez 23 2017, 09:44

Para tocar assim, certamente será um relógio de cuco de pulso... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptySáb Dez 23 2017, 09:53

Além disdo o braço está desalinhado.
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 EmptyDom Jan 21 2018, 11:04

Domingo Domingueiro.... Chegaram sexta feira 200 AnalogueWorks 80GSM Record Inner Sleeves + 200 Vinyl Guru 12" 450 Gauge Outer Sleeves. Toca a trabalhar... Orquestra

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_1111

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_1112

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_1113

A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Img_1114
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil   A importancia da higiene "intima" do vinil - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A importancia da higiene "intima" do vinil
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» A higiene dos sistemas...
» Vinil... O Hip Hop em vinil - uma breve história.
» Vinil é melhor que CD? Comparação entre CD e Vinil - Qual é melhor?
» Rei do Vinil
» 41 discos só para despachar por 20 euritos a levantar no Porto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: