Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....

Ir para baixo 
+7
Alexandre Vieira
reirato
Ghost4u
fredy
TD124
José Miguel
francisco1962
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 17:51

Pergunta para o caro TD124: já sei que a valvula el84 é uma das suas preferidas. Eu já montei tb varios amps com essa valvula . Alguns deles da defunda LED. O meu filho tem mesmo um dos que montei e está satisfeto com ele. A minha questão prende-se com o seguinte: nunca montou essa valvulas em pse (parallel single-ended) ? Pergunto isso porque li um teste de um aparelho da audio note que tinha esse disposição e o som era fantástico. Seja lá o que isso queira dizer...
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 17:55

Tenho o circuito de alimentação (carregamento e manutenção) para as baterias feito ,mas nunca trabalhou com as baterias.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 18:04

Quando ouviu o "le monstre" lembra-se com que colunas trabalhou e com que pre? Imagino que tenha sido com algum idealizado pelo sr Hiraga...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 18:46

francisco1962 escreveu:
Pergunta para o caro TD124: já sei que a valvula el84 é uma das suas preferidas. Eu já montei tb varios amps com essa valvula . ... A minha questão prende-se com o seguinte: nunca montou essa valvulas em pse (parallel single-ended) ? Pergunto isso porque li um teste de um aparelho da audio note que tinha esse disposição e o som era fantástico. Seja lá o que isso queira dizer...

Não sei como sabe isso mas efectivamente a EL84, a 6C33C e a 6C41C são as minhas vàlvulas de potência preferidas, das que conheço! Nunca a montei em PSE ném mesmo em SE, serà para quando estiver reformado! As unicas vàlvulas que montei em PSE foram as KT88 e as 6C41C e estive contente dos resultados...
A EL84 em classe A e em ultralinear jà é tão compléta que ném vale a pena se complicar a vida ... mas sém experimentar são sò palavras e intuições  Wink

francisco1962 escreveu:
Quando ouviu o "le monstre" lembra-se com que colunas trabalhou e com que pre? Imagino que tenha sido com algum idealizado pelo sr Hiraga...

As colunas eram as "Voice of the theater (VOTT)" com cornetas 16 sectores da Westrex que eram as colunas do Hiraga utilisadas pela Nouvelle Revue du Son e o préamplificador era um hibrido meu o Théorème!...

PS: Era o Théorème ou o Atlantis também hibrido e meu ... agora hesito e a memoria falta-me scratch

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 18:49

É que no meu espólio de amps tenho um Beard BB100 com 12 el84 alem de 4 ecc81 e 2 ecc82. Ao todo 18 válvulas num único amp. está a meter um trafo de alimentação pois o anterior ...foi-se.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 18:54

Estou a imaginar colunas de corneta...comtodo o seu rendimento.Pode ser que um dia me dê vontade de ir por aí. Afinal temos que ter sempre um sonho a realizar!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 19:06

Um amigo teve um Beard BB100, ao qual lhe prestei ouvidos várias vezes. Gostei e considerei que era um eficiente aquecedor.Smile Passados alguns anos, prescindiu desse amplificador, devido à despesa pelo número elevado de válvulas.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 19:11

Tenho o meu à mais de 30 anos e ainda só lhe troquei as valvulas 1 vez e pelos vistos porque o trafo tratou algumas delas, mal. Foi o meu primeiro amp a valvulas, oferecido pela minha cara-metade. E aida por cá anda.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 05 2021, 19:44

francisco1962 escreveu:
Tenho o meu à mais de 30 anos e ainda só lhe troquei as valvulas 1 vez e pelos vistos porque o trafo tratou algumas delas, mal. Foi o meu primeiro amp a valvulas, oferecido pela minha cara-metade. E aida por cá anda.

A EL84 é quase indestructivel ... acho que nunca vi nenhuma se apagar scratch
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySáb Mar 06 2021, 10:55

Um mono-vàlvula hibrido de 10Watts com transformadores Tango e alimentação 100% polipropileno ... este soa muito bem e possui belas qualidades "dinamicas" e de "transparência". São blocos Mono e foram feitos antes do 300B ... o andar de saida é em ultralinear Wink

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Damien10

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 12:36

Mais um belo exemplo de um amp muto bem elaborado. Qual a valvula que utilizou na entrada? Não costuma utilizar nesta configuração , a 6sn7?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 12:49

francisco1962 escreveu:
Mais um belo exemplo de um amp muto bem elaborado. Qual a valvula que utilizou na entrada? Não costuma utilizar nesta configuração , a 6sn7?

Utilisei uma ECC83 acoplada directamente a dois transistores Fet e Bipolar em compound buffer o que me permite de obter um grande ganho (100) e uma impedância de saida muito baixa! Assim a KT88 é atacada até à corrente de grelha sém oscilação! Excepcionalmente pois não gosto, a cablagem foi em ponto por ponto ... tanto este como o 300B são aparelhos sém realimentação negativa global Wink
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 14:22

Daí a sua predileção por híbridos. Entendo, embora essa tecnologia implique, para mim, demasiada novidade. Quando falou que uma das sua vulvulas preferidas è a 6c41,procurei diagramas com essa valvula em SE, e embora os graficos sejam "benéficos" nãoi encontrei muita coisa. Peço-lhe, se não for abuso , que me diga qual a impedância ideal para esta valvula.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 14:30

francisco1962 escreveu:
Daí a sua predileção por híbridos. Entendo, embora essa tecnologia implique, para mim, demasiada novidade. Quando falou que uma das sua vulvulas preferidas è a 6c41,procurei diagramas com essa valvula em SE, e embora os graficos sejam "benéficos" nãoi encontrei muita coisa. Peço-lhe, se não for abuso , que me diga qual a impedância ideal para esta valvula.

Os russos utilizam-a "ao rubro" com uma impedância primaria de 1Kohm ... mas numa utilisação mais "relaxada" pode utilisar 1.2K ou 1.3Kohm! È uma vàlvula fantàstica Wink
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 14:55

Estou ansioso por experimentar, por várias razões, pelo vistos pelo som, pela durabilidade, pelo preço , pela facilidade de aquisição...
Quando montei o EAR a valvula escolhida foi a el509. Já montou algo com ela? Tenho o meu amp á 15 anos e na altura comprei 2 pares de valv ulas suplentes, mas parece que me precipitei. Ainda são as de origem e parece que esstão para durar. O amp quando foi afinado "entregava" 13 w . Pelo vistos são valvulas tb com muitas horas de duração.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 15:22

francisco1962 escreveu:
... Quando montei o EAR a valvula escolhida foi a el509. Já montou algo com ela? ... O amp quando foi afinado "entregava" 13 w . Pelo vistos são valvulas tb com muitas horas de duração.

Nunca utilisei essa vàlvula ... mas, muitas das vàlvulas industriais quando bem utilisadas téem uma grande duração! Basta pensar que as vàlvulas que eram mergulhadas no oceano para os repetidores telefonicos tinham uma vida minima de 50 anos, acesas dia e noite!!!
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 15:29

Também penso que sim, se uma valvula foi montada dentro das suas linhas caracteristicas deveré funcionar muitas horas. O mercado é que "faz" com que muitas delas tenham uma vida util bem curta. Lembro-me por exemplo, das 300b. Com a tecnologia actual nada justifica tempos de vida tão curtos. E preços tão altos...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 15:40

francisco1962 escreveu:
... O mercado é que "faz" com que muitas delas tenham uma vida util bem curta. Lembro-me por exemplo, das 300b. Com a tecnologia actual nada justifica tempos de vida tão curtos. E preços tão altos...

A 300B é uma vàlvula dificil a fabricar e é quase impossivel de copiar as qualidades da 300B da Western Electric em longevidade e som! Mas hoje a vàlvula é tão mitica que o preço actual é muitas vezes puramente especulativo ... eu bem disse, isto de fazer amplificadores a vàlvulas é uma paixão cara, por vezes carissima Wink
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 16:06

Afinal como todas as paixões. Quem gosta de carros...paga caro, assim como quem gosta de caça ou de vinhos ou de futebol ou... paixão é mesmo assim. Gosta-se E ponto final. No meu caso, eu nem fumo. O dinheiro poupado em tabaco uso-o em transformadores. Isto, no fim, é fazer-nos de algum modo felizes.

subdias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 16:25

Mais uma pergunta, oedido de opinião:
e nas fontes de alimentação, o que sugere; valvulas retificadoras e/ou diodos? Condensadores de grande capacidade ou choke?
E choke ; bobine ou electrónica, (com trasistor)?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 21:56

francisco1962 escreveu:
Mais uma pergunta, oedido de opinião:
e nas fontes de alimentação, o que sugere; valvulas retificadoras e/ou diodos? Condensadores de grande capacidade ou choke?
E choke ; bobine ou electrónica, (com trasistor)?

Caro francisco1962 ... vasto tema que daria conversa para uma semana! Tenho tendência a dizer que a alimentação não se escolhe a melhor ... é o circuito que escolhe a melhor para ele!

Para resumir diria que as vàlvulas rectificadoras vão bem com os triodos com aquecimento directo e os diodos rapidos para o resto ... mas não é uma lei!

Eu gosto das choke em cabeça da alimentação (antes do primeiro condensador) mas téem de ser de alta qualidade senão vibram e fazém barulho ... mas também não é uma lei!

Gosto das choke electronicas nos phonos ou nas entradas em cascodo ou mu-follower e geralmente gosto de muitos condensadores de fraca capacidade ... mas também não é uma lei!

È dificil de responder simplesmente a questões complicadas ... cada circuito é diferente e deve ser pensado como um todo. O que é bom de um lado pode ser mau do outro  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 07 2021, 23:51

Grande TD124, obrigado. é com trocas de conselhos com aqueles que não têm formação ,mas intensão aprendem ,sempre, muito . Um bem haja. È que nem toda agente partilha experiências e conhecimentos assim.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 11:57

Pequenas /grandes ajudas. Realmente , já tive de todo o tipo de resultados com as diferentes filosofias de alimentação. O unico que ,ainda, não experimentei foi a colocação do choke antes do primeiro cap. Mais um ponto de partido para um proximo amp, ou preamp.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 12:14

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Apollo10

Este foi feito hà mais de vinte anos atràs ... é um Push Pull de EL34 muito complexo com alimentações reguladas e um desfasador Van Scoyoc com compensação activa da distorção. Uma particularidade muito rara é o facto de os ecrans (ultralinear) terem uma bobinagem independente do primario de placa permitindo de regular a tensão de ecrã! Um aparelho que levou tempo a imaginar, a fabricar e a afinar pois isto oscilava por todo o lado quando nasceu ... no final foi um dos mais belos aparelhos no som que tive, tenho saudades dele às vezes Wink

A caixa em madeira tinha sido feita por um fabricante de guitarras acusticas com incrustações, era bonito!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 12:18

francisco1962 escreveu:
... O unico que ,ainda, não experimentei foi a colocação do choke antes do primeiro cap. Mais um ponto de partido para um proximo amp, ou preamp.

Essa técnica permite de regular melhor a alimentação em função das variações da carga ... ganha-se em dinamica subjectiva! Mas atenção, a choke tém de ser de alta qualidade e com as bobinagens impregnadas sob vazio ... senão ela vai vibrar e fazer barulho, pode aqueçer e mesmo quebrar a bobinagem Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:07

Cada vez há mais dificuldade em fazer as caixas (em metal). Ultimamente, também estou a fazer os meus aparelhos em madeira. Pelo menos as partes laterais. A tampa e a parte de baixo, tenho visto montagens com acabamentos muito bonitos. Como estou na terra da madeira, uma das mais importantes industrias é a do mobiliário, tenho algumas facilidades na aquisição de madeiras assim como tratamentos e acabamentos . Só ainda não me decidi sobre se a tanta há-de ser em metal, por causa do calor das valvulas de saida ou se em madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:12

E tabém faz a montagem numa platine, sub-chassis. também prefiro assim porque vêem-se muito menos parafusos ,dá um ar bem mais arrumado.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:13

Que transformadores de saida utilizou? Fabrico próprio?
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:29

Os chokes da toroidy cumprem esse requisitos?
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:47

[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img_2013[/img]
Voigt pipe, triangle,castel sonus faber (sub woofer) e atras, preamp de linha, andar de phono com alimentação exterior, e em baixo o "le monstre" tb com alimentação externa.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 13:57

francisco1962 escreveu:
Que transformadores de saida utilizou? Fabrico próprio?

Não, são transformadores feitos pelo maior artesão aqui em França que era o Chrétien mas que faleceu antes do ano 2000! Era um dos melhores especialistas e os seus transformadores eram caros mas excepcionais...

francisco1962 escreveu:
Os chokes da toroidy cumprem esse requisitos?

Se lhes pedir para que sejam impregnados por vazio como eu faço, penso que sim!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 14:00

francisco1962 escreveu:
[img]
Voigt pipe, triangle,castel sonus faber (sub woofer) e atras, preamp de linha, andar de phono com alimentação exterior, e em baixo o "le monstre" tb com alimentação externa.

Seis colunas nesse espaço é muito ... é melhor curto-circuitar as colunas que não funcionam para evitar um empolamento dos graves e baixo médio Wink

Hà material por todo o lado por ai cheers
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 14:10

É mesmo apenas uma foto. Trabalham apenas e só um par de cada vez. A sala é pequena por isso não posso torna-la ainda mais pequena. Em relação aos chokes, e vai perdoar a minha ignorância, o que quer dizer "impregnados por vazio"?
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 14:12

São colunas que passaram por cá , mas que seguiram viagem. As voigt pipe continuam por cá, as triangle foram trocadas/vendidas e as castle o meu filho "adoptou-as".
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 14:20

francisco1962 escreveu:
É mesmo apenas uma foto. Trabalham apenas e só um par de cada vez. A sala é pequena por isso não posso torna-la ainda mais pequena. Em relação aos chokes, e vai perdoar a minha ignorância, o que quer dizer "impregnados por vazio"?

Quer dizer que uma vez que o choke foi bobinado, vai ser metido numa maquina que por aspiração (vazio) vai impregnar todas as espiras da bobine até ao nucleo com uma resina antivibração que depois serà secada num forno! È a tecnica que utiliso para todos os meus transformadores e chokes (bobinagens) e que qualquer construtor sério faz por uma soma modica ... entre 5 e 10€! Assim tratadas as bobinagens deixam de fazer ruido mesmo dezenas de anos mais tarde, também protege o vernis do cobre e da humidade residual Wink


Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 16:04

Prezado francisco1962,

O seu filho fez muito bem em adoptar as Castle.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 17:06

Conheço o metodo, não conhecia a terminologia. A qua d utilizava, penso, esse tratamento nos trafos do 405, só que, penso , era com alcatrão ou algo parecido.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 20:09

[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Dscn1415[/img]
apenas mais uma foto de mais alguns aparelhos:
EAR859,
HYPEX180
ONGAKU
EM CIMA MICHELL GIRODEK COM A ALIMENTAÇÃO POR BAIXO
POR BAIXO DOS AMPS CLONE,ALIAS COMO TODOS OS AMPS DO AUDIO NOTE M7
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 20:21

[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 20201010[/img][img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 20201011[/img][img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 20201012[/img]
Interior do 300b se
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 20:24

[img][img:f3e4]https://i.servimg.com/u/f33/20/[img][url=https://servimg.com/view/20310535/35]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 20201014[/img]31/05/35/20201013.jpg[/img:f3e4][/url][/img]
E mais
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 20:31

[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img_2014[/img]
Andar de entrada do ongaku
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 20:34

ghost4u: conhece esta marca de colunas? O que pensa delas?
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySeg Mar 08 2021, 21:12

[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Kk_bmp10[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyTer Mar 09 2021, 21:03

Conheço bem a marca Castle. Além do acabamento de excelência, gosto dos modelos Avon e Harlech, assim como das monitoras Eden.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 12 2021, 17:21

Boa tarde a quem eventualmente "cair" neste forum:
se houver alguem que tenha vontade /coragem de se meter a fazer um clone do onkaku ou do se 300b do Andrea Ciuffoli, que faça chegar essa vontade, posso colocar todo o projecto, desde dimesões dea caixa até á disposição de compenentes. dos dois projectos, penso que o do 300b é mais completo, pois é mais rcente. É que com o tempo vamos melhorando alguns pormenores.
Fica aqui o aviso/desafio.
Francisco1962
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 12 2021, 17:58

francisco1962 escreveu:
Boa tarde a quem eventualmente "cair" neste forum:
se houver alguem que tenha vontade /coragem de se meter a fazer um clone do onkaku ou do se 300b do Andrea Ciuffoli, que faça chegar essa vontade, posso colocar todo o projecto, ... Francisco1962

Caro Francisco1962 aqui é sò calões e no melhor dos casos maus DiY'ers, os unicos que soldam componentes aqui é voçê e eu ... não vale de nada de pedir ajuda cheers

Deixo um projecto que jà tém 20 anos ... blocos mono de 100Watts, isto começa a ser pesado affraid

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Ultimo10
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 12 2021, 18:57

Prezados francisco 1962 e TD124,

O companheiro Ferpina também é excelente soldador. Recordo que em tempos, afirmou pretender construir um Ongaku; quiçá, avance para a clonagem...

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 12 2021, 19:01

Boa tarde, caro TD124,a ideia é apenas a partilha do gosto pelo diy. Como sou novo (aqui nos foruns) esperava ver outros projectos e as soluções encontradas para resolver os problemas que vão surgindo. paciência, fica a ideia. poder ser que um dia... pode ser, quem sabe?
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptySex Mar 12 2021, 19:19

Bonito conjunto de mono blocos. Com a qualidade que já começo a conhecer. Parabens.
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 14 2021, 15:45

Em vez
Código:
[img][url=https://servimg.com/view/20310535/38][img]https://i33.servimg.com/u/f33/20/31/05/35/img-2010.jpg[/img][/url][/img][img][url=https://servimg.com/view/20310535/39][img]https://i33.servimg.com/u/f33/20/31/05/35/img_1210.jpg[/img][/url][/img]
do 300b vou tentar com o Ongaku...
Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 EmptyDom Mar 14 2021, 15:48

diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img-2011
diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img-2011
[img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img-2011[/img][img]diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Img_1211[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....   diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais.... - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
diy valvulas preamplificadores, amplificadores e mais....
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificadores a válvulas / híbridos
» Construção de amplificadores a válvulas
» Esquemas de conhecidos Amplificadores a Válvulas
» Grelhas superiores para amplificadores a válvulas!
» Ligar vários pares de colunas a um ou mais amplificadores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: