Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Evolução de colunas ao longo dos anos

Ir para baixo 
+8
fredy
Fernando Salvado
galvaorod
resolectric
TD124
José Miguel
Ghost4u
nbaptista
12 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySex Dez 27 2019, 21:55

As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso?Em que sentido têm evoluído?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySex Dez 27 2019, 22:35

Para começar, evoluiu o preço. Evolução de colunas ao longo dos anos 491368
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySex Dez 27 2019, 22:39

E para além do preço? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySex Dez 27 2019, 22:47

A evolução não acompanha o preço. Será o oposto? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 10:15

nbaptista escreveu:
As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso?Em que sentido têm evoluído?

As colunas evoluíram pelo caminho do melhor domínio da técnica, mesmo que elas hoje utilizem peças/tecnologias semelhantes, a diferença no resultado final é notório.

Outra coisa que mudou, e muito, foi a forma de pensar o som como resultado e é aqui que me parece que a conversa poderá ser interessante para quem quer escolher colunas (do passado ou do presente).

Por exemplo, há tweeters de ribbon, metal dome, silk soft-dome, ...

Há drivers de papel, cerâmica, kevlar, fibra de carbono, ...

Há colunas monitoras pequenas, médias, grandes, ...

Há colunas de chão...

Há colunas mono-via...

Há...


Cada coluna e, muito importante, cada elemento da coluna vai promover um resultado diferente e cabe a quem quer escolher perceber isso.

Para uma dada sala, o que se espera de uma coluna?

Tridimensionalidade e imagem de palco?
Talvez umas monitoras com um belo tweeter capaz de "esculpir" a imagem - neste campo as colunas mais recentes são as tais, a evolução neste campo deu-se muito pelo tipo de som que se procura.

Profundidade e impacto?
Talvez umas colunas de maior dimensão, mesmo que sejam monitoras, seguir pelas três vias sacrificando um pouco a imagem/palco.

Um som "redondinho"?
Talvez umas colunas de tweeter macio (soft-dome) ou até de outros tempos... as ditas "vintage" podem perder em imagem/palco, podem perder em transparência e neutralidade, mas têm aquele som que embala e nos toca, que não cria fadiga... Que é algo romântico.


Claro que as colunas não existem por si só e o casamento com o amplificador pode mudar muita coisa, ainda assim atenuar não será mudar a natureza da coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 13:02

nbaptista escreveu:
As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso? Em que sentido têm evoluído?

A electroacustica teve uma evolução importante a partir dos anos 90, sobretudo na capacidade a produzir grave com caixas mais pequenas e nos preços que são mais democraticos (Kef, B&W e outros téem fàbricas na china e os exemplares de entrada são mais baratos do que no passado)...

Os novos materiais de cone (Kevlar, fibra de carbono ou aluminio ...) permitem de obter pressões mais altas, com menos distorção e uma melhor extensão no grave ...

As caixas fabricadas em "folding" são mais rigidas, mais neutras acusticamente e mais duradouras ...

A utilisação dos corpos de altifalantes em liga de aluminio (raro no passado) permite uma melhor transparência e um melhor impacto ...

Democratisação de algumas tecnologias caras como o altifalante coaxial. Hoje todas as Kef são coaxiais ...

Eis apenas alguns exemplos de evolução nos ultimos trinta anos ... mas que mudam tudo !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 13:28

Nos últimos anos há marcas a apostar muito na fatia de mercado -1000$... E há modelos para todos os gostos e feitios.

Agora a Magnepan lançou as LRS... O Paulo já as ouviu?

Dessa marca apenas ouvimos as MG3, mas passou tanto tempo que hoje apenas resta a memória de que soavam muito bem com vozes. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 16:43

nbaptista escreveu:
As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso?Em que sentido têm evoluído?

Respondendo à questão inicial, sim, houve (e há) uma clara evolução nos sistemas de colunas ao longo dos anos.
Mesmo considerando unicamente o período de tempo que pode ser incluído no "aparecimento da Hi-Fi" (anos 50) e considerando só os sistemas estereofónicos, a construção de colunas tem sofrido enormes alterações.

Alguns sistemas e técnicas vieram para ficar durante algum tempo:
. nas caixas, o uso de MDF e de madeiras chapeadas de alta densidade por substituição das madeiras maciças ou dos aglomerados.
. a utilização de caixas com formas irregulares (pentagonais, hexagonais e outros poliedros)
. o abandono dos condensadores de papel nos crossovers e o abandono dos componentes de crossover ligados ponto-a-ponto.
. altifalantes com cones em materiais sintéticos.
. estruturas de suspensão dos cones em materiais compostos que só existem há "meia-dúzia" de anos.
. o "ferrofluido".
. o Neodímium.

Devido a estes factores (e não só) têm surgido colunas com maior rendimento por Watt (dB por Watt) e com respostas em frequência mais alargadas.
Também é expectável que alguns dos altifalantes modernos sejam mais duradouros devido ao uso de alguns materiais sintéticos, por oposição ao uso regular do papel em cones de altifalantes mais antigos.

Pelo caminho surgiram uma série de inovações ou de "riscos" corridos por alguns fabricantes. Algumas dessas opções mais "arriscadas" ainda se mantêm no mercado mas nunca se tornaram "lugar comum", como por exemplo, os sistemas de altifalantes electrostáticos, os "leaf tweeters", os "ribbon tweeters", os altifalantes planos com "honeycomb" no interior, etc. etc.
São sistemas que ainda existem, que se mantêm no mercado e que ocasionalmente aparecem em algumas colunas ou mesmo em monitores de estúdio mas que, ainda assim, não suplantam em popularidade os sistemas de colunas com altifalantes cónicos ou de membrana dinâmica.

Uma bobine e uma membrana continuam a ser "rainhas" dos sistemas de som.

Com esta descrição note que não estou a elogiar ou a apontar vantagens sonoras a nenhuma das inovações que refiro.
Muitas delas representam claro prejuízo para o ouvinte, outras representam um prejuizo não tão claro e outras poderão ser (como tudo o que envolve uma apreciação estética) um progresso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 21:20

nbaptista escreveu:
As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso?Em que sentido têm evoluído?
Um amigo meu tem umas Pioneer SCA-50 restauradas de 1969 e o som é fantástico, acima de muita coisa que eu ouvi nos últimos anos supostamente "topo de gama". Adorava ter essas colunas e fico a pensar se as colunas dos anos 60 e 70 de qualidade, não serão melhores que a esmagadora maioria das colunas de consumo que temos por aí.

moreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 21:58

galvaorod escreveu:
Um amigo meu tem umas Pioneer SCA-50 restauradas de 1969 e o som é fantástico, acima de muita coisa que eu ouvi nos últimos anos supostamente "topo de gama". (...) fico a pensar se as colunas dos anos 60 e 70 de qualidade, não serão melhores que a esmagadora maioria das colunas de consumo que temos por aí.

Pois. Quiçá...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySáb Dez 28 2019, 23:52

galvaorod escreveu:
... e fico a pensar se as colunas dos anos 60 e 70 de qualidade, não serão melhores que a esmagadora maioria das colunas de consumo que temos por aí.

Ghost4u escreveu:
...Pois. Quiçá...

Intima convicção, simples convicção, desejo, saudosismo, gosto Question ... respeito esse pensar, apesar que ele esteja em desacordo com a simples realidade, tanto no nivel comercial, que técnicamente ou subjectivamente Wink

Tudo não é mau no mundo moderno ... e pouco o é no passado, é mesmo por isso que o moderno existe Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Colunas, altifalantes, crossovers...   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 03:40

Resolectric escreveu :
"Uma bobina e uma membrana continuam a ser rainhas "

No que diz respeito aos tweeters, tenho opinião diferente pois considero os tweeters inventados pelo Dr. Oscar Heil ( AMT ) como o expoente de naturalidade, que é para mim o mais importante...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 09:54

Fernando Salvado escreveu:
... considero os tweeters inventados pelo Dr. Oscar Heil ( AMT ) como o expoente de naturalidade, que é para mim o mais importante...

Se um dia tiver a oportunidade escute um tweeter ionique como estes do Ernest Spiteri, são o suprasumo !!!...
Evolução de colunas ao longo dos anos Ti10

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 10:51

Fernando Salvado escreveu:
   Resolectric escreveu :
  "Uma bobina e uma membrana continuam a ser rainhas "

No que diz respeito aos tweeters, tenho opinião diferente pois considero os tweeters inventados pelo Dr. Oscar Heil ( AMT ) como o expoente de naturalidade, que é para mim o mais importante...

E como o colega Fernando Salvado poderá constatar lendo o meu "post" do início até ao fim, não referi materiais nem tecnologias empregues nas colunas por defender ou preferir esta ou aquela em detrimento de qualquer outra.
Como, aliás, digo claramente no final do meu "post".

Refiro que a bobine e a membrana são rainhas pois são, ainda, os sistemas mais frequentes nos altifalantes das colunas actuais.
Estávamos a falar de evolução de colunas e não de qualidade técnica ou de preferências sonoras.

Se fosse esse o assunto então o colega Fernando Salvado permitir-me-á que, ainda assim, discorde de si. Os melhores tweeters, na minha opinião e de entre todos os que ouvi (não posso julgar os que não ouvi) são os Leaf Tweeters da Panasonic.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 10:54

Olá

As colunas têm vindo a ter evolução ao longo dos anos??? Evolução de colunas ao longo dos anos 447836

Sim penso que sim mais que não seja a nível dos materiais usados, quer nas caixas, quer nos drivers, crossover, cablagem...
A questão que se põe é que se essa evolução foi positiva ou negativa, vai haver quem diga que sim e quem diga que não, é como tudo no audio e como costumo dizer...
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Naquilo que tenho ouvido ao longo dos anos já cheguei à conclusão (opinião própria apenas) que prefiro colunas mais antigas do que mais modernas, com isto não quero dizer que apenas o vintage é que é bom... apenas para o meu gosto pessoal é mais fácil encontrar uma colunas antigas de que gosto da sonoridade do que novas, e a maioria das vezes prende-se com o pormenor de para mim haver excesso de detalhe (gosto pessoal) na maioria das colunas novas.
De certeza que este pormenor do qual eu não gosto deve ser a delícia de muitos, mas é mesmo assim...
...uns adoram... outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 11:51

fredy escreveu:
Olá

As colunas têm vindo a ter evolução ao longo dos anos??? Evolução de colunas ao longo dos anos 447836

Sim penso que sim mais que não seja a nível dos materiais usados, quer nas caixas, quer nos drivers, crossover, cablagem...
A questão que se põe é que se essa evolução foi positiva ou negativa, vai haver quem diga que sim e quem diga que não, é como tudo no audio e como costumo dizer...
...

Bom, de facto a questão que se pôs foi meramente técnica.
Essa questão é completamente diferente e ainda assim, como também disse o colega TD124, é fácil encontrar colunas actuais, com avanços tecnológicos, que ultrapassam a qualidade ou as performances de colunas antigas.

Claro que estas opiniões dependem daquilo que cada um ouviu e em que condições o ouviu e não querendo assumir o papel de "advogado do diabo", defendendo algo com que não concordo "cegamente", creio que qualquer pessoa que defende incondicionalmente as colunas "antigas" deveria ouvir um par de monitores ATC ou umas Lipinsky para mudar de ideias. Definitivamente.

Mais uma vez acentuo que não pretendo assumir uma defesa cega e incondicional das colunas/monitores modernos pois os meus sistemas de som estão equipados com colunas ou monitores relativamente antigos: as colunas principais na minha Hi-Fi são de 1979 e os monitores mais recentes no meu estúdio são um modelo dos anos 70 fabricado em 1989.

Mas existe melhor e mais eficaz em modelos modernos de colunas e monitores? Sim. Sem dúvida.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 12:17

Olá

Citação :
resolectric escreveu...
Claro que estas opiniões dependem daquilo que cada um ouviu e em que condições o ouviu e não querendo assumir o papel de "advogado do diabo", defendendo algo com que não concordo "cegamente", creio que qualquer pessoa que defende incondicionalmente as colunas "antigas" deveria ouvir um par de monitores ATC ou umas Lipinsky para mudar de ideias. Definitivamente.

Tenho um amigo que no seu sistema teve a sorte e felicidade de ter a oportunidade (pois é técnico) de experimentar dezenas de colunas... mais recentes e mais antigas... de preços exorbitantes por vezes.
E até ver está rendido a umas Sanyo com 40 anos... até ver (ouvir), mas já lá vão 2 anos+- e vontade de trocar... nenhuma.

Se achava que definitivamente as colunas evoluiram para melhor para quê abrir o tópico perguntando o que os outros acham... abria o tópico expressando a sua opinião e então aí haveria alguém a contestar... ou não

Com o que acabei de dizer não estou criticá-lo mas sim a expressar a minha opinião.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 13:01

fredy escreveu:
Olá

Citação :
resolectric escreveu...
Claro que estas opiniões dependem daquilo que cada um ouviu e em que condições o ouviu e não querendo assumir o papel de "advogado do diabo", defendendo algo com que não concordo "cegamente", creio que qualquer pessoa que defende incondicionalmente as colunas "antigas" deveria ouvir um par de monitores ATC ou umas Lipinsky para mudar de ideias. Definitivamente.

Tenho um amigo que no seu sistema teve a sorte e felicidade de ter a oportunidade (pois é técnico) de experimentar dezenas de colunas... mais recentes e mais antigas... de preços exorbitantes por vezes.
E até ver está rendido a umas Sanyo com 40 anos... até ver (ouvir), mas já lá vão 2 anos+- e vontade de trocar... nenhuma.

Se achava que definitivamente as colunas evoluiram para melhor para quê abrir o tópico perguntando o que os outros acham... abria o tópico expressando a sua opinião e então aí haveria alguém a contestar... ou não

Com o que acabei de dizer não estou criticá-lo mas sim a expressar a minha opinião.

Fredie

Caro colega Fredy: eu não abri o tópico.
Respondi ao colega que abriu o tópico e que perguntou exactamente isto:
"As colunas têm evoluído muito nestes últimos anos, ou nem por isso?Em que sentido têm evoluído?".

Como o colega Fredy poderá constatar, a resposta à questão inicial (a de abertura do tópico) é que sim, as colunas têm evoluído muito nestes últimos anos.
Como também poderá verificar, a minha resposta e a de alguns dos outros colegas foi esclarecedora e correcta. Referimos materiais e tecnologias que têm sido aplicadas no desenvolvimento e construção de colunas e que são sinónimo de evolução.

Eu, pessoalmente, abstive-me de comentar e opinar sobre se seriam melhores ou piores em aspectos de "estética do som" pois essa é uma questão filosófica.
Em aspectos técnicos, mensuráveis, um grande número de colunas modernas, onde as referidas inovações são aplicadas, apresentam resultados impossíveis de alcançar com os sistemas mais antigos ou tradicionais.

Mais uma vez, não estou a falar de gosto ou de preferências estéticas sobre o som mas sim de aspectos concretos, técnicos e mensuráveis.

Aliás, como eu também disse mas o colega não deve ter lido (até pensava que eu tinha aberto o tópico) as colunas que uso em Hi-Fi e profissionalmente são todas "antiquadas".
Portanto, a opinião do seu amigo "técnico" (será um meu colega de profissão?) sobre as colunas Sanyo com 40 anos, não me surpreende.
Eu gravo música profissionalmente há 40 anos e também uso colunas e monitores "antiquados".

Mas não duvido que, num piscar de olhos, optaria pelas Lipinski ou pelas ATC que tenho ouvido. Modernas, que beneficiaram de avanços tecnológicos no fabrico e desenho de colunas e altifalantes.

Leia o tópico com atenção para não confundir as opiniões e aquilo que foi dito e por quem.


Última edição por resolectric em Dom Dez 29 2019, 13:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 13:08

TD124 escreveu:
galvaorod escreveu:
... e fico a pensar se as colunas dos anos 60 e 70 de qualidade, não serão melhores que a esmagadora maioria das colunas de consumo que temos por aí.

Ghost4u escreveu:
...Pois. Quiçá...

Intima convicção, simples convicção, desejo, saudosismo, gosto Question ... respeito esse pensar, apesar que ele esteja em desacordo com a simples realidade, tanto no nivel comercial, que técnicamente ou subjectivamente Wink

Prezado TD124,

Não é convicção, nem desejo, muito menos saudosismo ou gosto. Desde a minha primórdia intervenção neste tópico, me limito a evasivas para colocar em funcionamento as Caixas Idiotas Instruídas (cérebro). Com facilidade, reconheço que evoluiu o trajecto de concepção de Meninas Falantes, quer no uso de materiais nas unidades e nas caixas, quer na técnica e tecnologia aplicada na construção. Porém, a evolução em nada significa que colunas de outros tempos (décadas de 80 e 90) sejam inferiores/superiores a modelos do corrente século. Tudo depende da preferência do ouvinte e da primazia concedida à forma de escuta que se pretende obter. Por conseguinte, em nada estranho a preferência do companheiro fredy pelas Sanyo, pois pessoalmente, retratando-me ao fabricante B&W e, pese embora  a multidão de apreciadores da série Nautilus com sucessivos upgrades ao longo dos anos, a minha preferência recai nas antigas DM6 (o modelo que considero mais coerente e linear alguma vez produzido por esse construtor britânico). Mas também não estranho, apesar de desgostar, quem prefira os novos modelos da Epos ou Rega (apenas exemplos)...

Concluo, cimentando que nem sempre as minhas intervenções são sim-sim/não-não. Prefiro colocar o meu semelhante em reflexão sobre conceitos, preconceitos e sobre as suas próprias incógnitas.

Grato pela compreensão,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 13:13

fredy escreveu:
...Se achava que definitivamente as colunas evoluiram para melhor para quê abrir o tópico perguntando o que os outros acham... abria o tópico expressando a sua opinião e então aí haveria alguém a contestar... ou não   ...

Olà Fredie, não foi o colega "resolectric" que abriu este topico mas o "nbaptista" e efectivamente na questão original sò aparece a noção de evolução. Se a primeira reacção é de pensar na "evolução" técnica, também é verdade que podemos pensar em "evolução subjectiva" (escuta), ambas as vertentes podem ser abordadas ...
Evolução de colunas ao longo dos anos 2150_110

Uma coluna antiga pode soar bem evidentemente e estas Elipson 4240 dos anos 60 com mais de 50 anos de idade podem perturbar um auditor moderno exigente, as LS3/5a téem uma corte de admiradores no mundo inteiro e ném falo das JBL 4313 ou 4343 que continuam a dar cartas nalguns parâmetros de escuta a muitas colunas modernas ... isto por si prova que algumas colunas antigas ainda são pertinentes actualmente !!!...

Mas dizer isto seria esqueçer que as colunas são o elo mais fraco de um sistema e desde sempre, pior do que o gira-discos. Pareçe-me obvio então que seja o elo que mais evoluiu no tempo afim de compensar as suas multiplas deficiências. Hoje em dia as colunas modernas continuam a ser o elo fraco, mas comparadas aos modelos equivalentes antigos, elas possuém menos distorção, mais banda por volume, melhor eficiência, mais resistência à potência, menos colorações e são mais fiàveis ... isto são factos!

A escuta é outra coisa e cada um vai encontrar o seu paraiso aonde quizer ... isso é pessoal, mas não é um facto!

Abraço e Boas Festas
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 13:45

Ghost4u escreveu:
...Com facilidade, reconheço que evoluiu o trajecto de concepção de Meninas Falantes, quer no uso de materiais nas unidades e nas caixas, quer na técnica e tecnologia aplicada na construção. Porém, a evolução em nada significa que colunas de outros tempos (décadas de 80 e 90) sejam inferiores/superiores a modelos do corrente século. Tudo depende da preferência do ouvinte e da primazia concedida à forma de escuta que se pretende obter. ...

Amigo fantasma, a questão tal que foi exprimida pelo amigo "nbaptista" e apesar de ambigua pelas duas vertentes em que se compõe (técnica/escuta) sò apela a uma resposta que é SIM!!!

Que seja uma coluna, um carro, um computador ou um aspirador ... eles são todos mais evoluidos hoje do que eram antes. Isto não impede uma pessoa de preferir uma velha Wharfedale E70, ou um Porsche 356, ou um Atari ST ... mas aqui não hà nada a discutir ném a exercer as "Caixas Idiotas Instruídas", pois os gostos não se discutem  Wink

Uma pergunta objectiva apela respostas objectivas ... uma pergunta ambigua cria ambiguidades também! Como disse ao Fredie, a evolução técnica das colunas modernas em relação às antigas é um facto ... quanto a saber se a escuta evoluiu proporcionalmente deixo a cada um de decidir, mas pessoalmente direi como outrora o Galileo Galilei "e apesar de tudo, elas são melhores hoje..."  Laughing

Abraço e Boas Festas
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 17:05

Realmente eu queria saber se a evolução realmente existe,ou se ás vezes é marketing...Sei que no digital a evolução é constante.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 19:36

Olá
Lamento a minha confusão sobre quem abriu o tópico lol! , no entanto como ressalvei logo não estou a criticar ninguém... mas apenas a dar a minha opinião pessoal.

Fredie

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 20:49

Mais do que evoluírem as novas colunas adaptaram-se às novas fontes. Hoje são muito mais reveladoras. Se isso quer dizer que dão mais prazer na audição, não sei!

Mas acho que existiu enorme evolução técnica e nos novos materiais e até no fabrico hoje temos peças elaboradas em impressoras de 3D, que lhes conferem uma qualidade impar.

Por isso a resposta é sim, mas maior evolução não quer dizer que se tenha mais prazer de audição!
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 21:23

O Fórum AAP devia ter uma função de "Gosto" semelhante à do Facebook.
Já li aqui várias coisas que gostei de ler (não só neste tópico) e que às vezes não vale a pena citar só para se dizer "Gostei de ler! Concordo!".

Pronto, não existindo, queria deixar só o meu apreço pelo prazer de leitura que o Fórum me tem proporcionado, a mim, que sou recém-chegado.
Concordando ou discordando do que leio, gosto da forma como quase todos os colegas do AAP se expressam.

Cordialidade na internet, entre desconhecidos, é coisa rara.
Respeito, ainda mais.
É bonito.
Obrigado.

Continuem e desculpem a interrupção off-topic.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 23:14

Gostava que me tirassem uma dúvida...Como tenciono manter o meu Planar 2, qual o tipo de coluna em euros mais apropriada?Quero com isto dizer que tenho a ideia que uma coluna de 1000€ por exemplo provavelmente vai expôr a fragilidade do Planar 2, enquanto uma de 600€ o sistema ficaria mais equilibrado, penso eu.Tenho razão, ou nem por isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 23:23

Nem por isso. O antigo Rega Planar 2 é um bom gira-bolachas, equipado com braço RB250.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 23:26

Sim, mas o meu é o Planar 2016.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyDom Dez 29 2019, 23:55

Aí está um exemplo da minha preferência. Nutro simpatia pelo antigo, porquanto efectuei várias experiências com o Planar 2 e o P2, equipados com a mesma célula; aliás, o proprietário do P2, desfez-se desse exemplar para manter o antigo. Contudo, mantenho a opinião que quer dispense pouco mais de meio milhar de "euricos" ou um milhar na aquisição de Meninas Falantes, a prestação do seu gira-bolachas não será alvo de mácula. Agora, aguarde pelo parecer dos entendidos...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Evolução de colunas   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySeg Dez 30 2019, 02:19

Obrigado ao"Resolectric" e ao Paulo (TD 124) pela "janela" que me abriram acerca dos tweeters que indicaram.
Foi muito pouco o que consegui pesquisar sobre o Leaf tweeter da Panasonic que infelizmente nunca ouvi e cuja tecnologia me é desconhecida; se souber onde posso pesquisar alguma informação relevante...agradeço.
Quanto ao tweeter ionique de Ernst Spiteri, creio, pelo que li, tartar-se de um tweeter semelhante ao utilizado pelas colunas alemãs Accapela que eu ouvi demoradamente em todos os audio shows da Alemanha e que curiosamente vão agora começar a ser comercializadas em Portugal. Infelizmente nunca consegui adquirir uns tweeters, ditos de plasma, dado não haver à venda para ...curiosos.
Já quanto aos tweeters do tipo AMT, adquiri vários da Elac, Precide e mundorf , com os quais " brinquei" bastante e de que realmente gostei sempre. Claro que houve evolução desde os "velhos" Heil Motion Tweeters da ESS atá aos mais recentes Precide que equipam as colunas Aulos e sobretudo Khitara, que são muito do meu agrado.
Os altifalantes evoluiram, as colunas estão sempre a evoluir, os amplificadores iden...só os meus ouvidos é que têm regredido significativamente...mas, continuo ouvindo e desfrutando desse enorme prazer que é a música.
Obrigado a ambos.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySeg Dez 30 2019, 07:59

Fernando Salvado escreveu:
Obrigado ao"Resolectric" e ao Paulo (TD 124) pela "janela" que me abriram acerca dos tweeters que indicaram.
...
Obrigado a ambos.

A partilha é a coisa mais bonita num forum ... pois aprendemos todos!!!

Obrigado a si amigo Fernando 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySeg Dez 30 2019, 11:59

Fernando Salvado escreveu:
(...) houve evolução desde os "velhos" Heil Motion Tweeters da ESS até aos mais recentes Precide que equipam as colunas  Aulos e sobretudo Khitara (...)
Evolução de colunas ao longo dos anos Coluna12
Suponho que o companheiro se refira ao tweeter que equipa este exemplar...
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySeg Dez 30 2019, 13:37

nbaptista escreveu:
Realmente eu queria saber se a evolução realmente existe,ou se ás vezes é marketing...Sei que no digital a evolução é constante.

É 69% marketing !!!!!

Como aliás quase tudo no Hi-Fi.

Os restantes 31% padecem de SID (Síndrome da Importância Duvidosa).

Lamento (ou talvez não) a falta de ciência lol!



Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Altifalantes e crossovers   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptySeg Dez 30 2019, 18:17

Já vejo que o amigo " Fantasma" tem umas Aulos da Precide. Pois o tweeter é esse mesmo; nas Khitara é substituido por um médio/tweeter ainda maior e melhor.
Pelos vistos, conhece o José Pestana da Pestanaudio da Costa da Caparica...Ele tem lá umas Khitara.
Um abraço, que torno extensivo a todos do AAP com votos de Feliz 2020 com muitas e boas compras.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 12:04

nbaptista escreveu:
Gostava que me tirassem uma dúvida...Como tenciono manter o meu Planar 2, qual o tipo de coluna em euros mais apropriada?Quero com isto dizer que tenho a ideia que uma coluna de 1000€ por exemplo provavelmente vai expôr a fragilidade do Planar 2, enquanto uma de 600€ o sistema ficaria mais equilibrado, penso eu.Tenho razão, ou nem por isso?

Bom dia!

Esta questão passou despercebida a quase toda a gente, mas parece-me que ela é a verdadeira razão da abertura do tópico - não será??

Parece que desse lado há duas peças que levantam dúvidas de forma constante, as Colunas e a Célula. Segundo a minha experiência, as colunas serão a peça que maior diferença farão quando substituídas.

Na minha primeira intervenção levantei algumas questões, elas só poderão ser respondidas por si e eu apenas o vejo fazer perguntas em vez de escrever/partilhar possíveis respostas.

Volto a questionar:
Que tipo de som procura?
Que características procura nas colunas? (para um preço até 1000 euros, as colunas não vão fazer tudo bem...)


O seu gira-discos vai aguentar-se bem, as colunas poderão perdoar menos imperfeições, mas isso vai acontecer com a melhoria do sistema no sentido do detalhe. Caso queira um som mais "redondo", as colunas não vão revelar fraquezas...

Eu não conheço as suas Epos, mas já perguntou pelas Kef LS50, que serão certamente mais brilhantes, mais precisas na imagem e palco, menos profundas nos graves, mas talvez mais rápidos e com "punch".

Isto é um exemplo, apenas um exemplo do trabalho de reflexão que tem que fazer para finalmente se decidir.

Deixo uma referência que poderia ser uma experiência para si: https://www.vilasound.pt/oportunidades/
As ATC SCM7 são uma coluna pequena, de caixa fechada, bem construída e com bons drivers. O som será certamente diferente das suas Epos, o tweeter não é demasiado agressivo, mas tem bom detalhe; ao nível dos graves elas não descem até abanar o chão, mas onde chegam apresentam de forma precisa, rápida e com "punch". Elas são capazes de criar um bom palco, principalmente se o amplificador estiver à altura.


Já se sabe que tecnologicamente as colunas evoluíram, mas o tipo de som também evoluiu e é neste campo que a decisão se toma... digo eu!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 12:14

José Miguel escreveu:
...Já se sabe que tecnologicamente as colunas evoluíram, mas o tipo de som também evoluiu e é neste campo que a decisão se toma... digo eu!

Quando disse e digo; que jà percebeste tudo mas finges não saber nada ... 2cclzes

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 12:21

José Miguel escreveu:

...
As ATC SCM7 são uma coluna pequena, de caixa fechada, bem construída e com bons drivers.
...

Pois, ATC.
Obrigado, colega José Miguel, por ter referido também a marca que eu referi (por duas vezes neste tópico) como uma das que alia o progresso tecnológico aos excelentes resultados sonoros.

Só queria salientar um ponto: tenho notado que se referiu algumas vezes uma ideia de que as melhores colunas mais antigas soariam melhor com fontes sonoras "da sua época" tal como as colunas mais recentes soarão melhor com fontes sonoras mais recentes.

Permitam-me afirmar que colunas boas, que soam bem num determinado sistema em determinada sala, soarão bem com qualquer fonte correctamente adaptada a esse sistema.
Antigas ou modernas, com fontes tradicionais (vinil?) ou modernas (DSD?).
Bom é sempre bom e se uma coluna "antiga" não apresentar correctamente uma fonte digital (por exemplo) então a mesma coluna não pode apresentar bem uma fonte analógica antiga.
Se isso acontece o problema está na fonte sonora ou na sua adaptação ao sistema e não na coluna.
A coluna deve ser igualmente fiel para qualquer fonte.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 12:35

Fernando Salvado escreveu:
Obrigado ao"Resolectric" e ao Paulo (TD 124) pela "janela" que me abriram acerca dos tweeters que indicaram.
Foi muito pouco o que consegui pesquisar sobre o Leaf tweeter da Panasonic que infelizmente nunca ouvi e cuja tecnologia me é desconhecida; se souber onde posso pesquisar alguma informação relevante...agradeço.
...
Obrigado a ambos.
Não tem de quê. É um prazer trocar conhecimentos e opiniões.

Quanto ao Leaf Tweeter da Panasonic de facto não existe muita informação disponível.
Aparecem alguns para venda no mercado de usados e a informação técnica é escassa e repetitiva de site para site.
O sistema é diferente do utilizado nos tweeters de fita (Ribbon) e este, da Panasonic, apresenta uma resposta até 125 KHz (cento e vinte cinco).
Por curiosidade, foram utilizados por cientistas/entomólogos nas tentativas de contacto/interacção com insectos, para a reprodução dos ultrasons que alguns insectos produzem.

Musicalmente, é extraordinário.
Ouço-os diariamente nas minhas Technics SB-10 que uso para Masterização.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 13:14

Caro José Miguel,
Realmente a célula do P 2 levantava algumas dúvidas, mas como o conceito do Planar 2 é plug and play...quero com isto dizer que a Carbon por enquanto fica.Qual o som que procuro?Queria um tipo de som mais atual ou moderno,acho os tweeters da M 15 um pouco brilhantes por serem de metal, creio eu.Nesse aspeto as K1 têm um som mais “redondo”.As ATC são umas colunas a investigar, receio que as Epos K1 sejam apenas um passo para o lado e não uma evolução.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 13:43

Honestamente, não compreendo esse argumento sobre o Rega P2... Contudo compreendo que não troque de célula.

Não pense que o P2 não merece melhor (nem vou fapar do pré de phono...), mas a troca de célula não é para aqui chamada, eu referi para perceber melhor as suas questões.

A VilaSound tem as Epos e tem essas ATC, nunca ouvi as Epos... Mas podem ser testadas.


As suas dúvidas sobre o som que procura revelam que precisa de mais experiências, porque se essas Epos que tem são brilhantes (não conheço!), imagino que perante esse tal som "moderno" se possa:

1. No primeiro instante e minutos seguintes ficar boquiaberto com o detalhe, imagem, palco, definição, ...

2. Passado uns bons minutos ou horas poderá encontrar o céu...

3. Ou poderá encontrar a fadiga.


O que eu quero dizer com isto é: cuidado com o momento de testar, porque é possível encontrar o tal som "moderno" sem fadiga, mas é preciso saber o que realmente ele representa e gostar.

Tente experimentar e caso se decida a ir a Vila do Conde, leve o seu amplifocador e pré de phono, o Rega P2 anda por lá.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyTer Dez 31 2019, 14:02

Porque o Planar 2 não tem anti skating, e no momento de se trocar a célula não é simples a afinação ...
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 00:57

José Miguel escreveu:

Deixo uma referência que poderia ser uma experiência para si: https://www.vilasound.pt/oportunidades/
As ATC SCM7 são uma coluna pequena, de caixa fechada, bem construída e com bons drivers. O som será certamente diferente das suas Epos, o tweeter não é demasiado agressivo, mas tem bom detalhe; ao nível dos graves elas não descem até abanar o chão, mas onde chegam apresentam de forma precisa, rápida e com "punch". Elas são capazes de criar um bom palco, principalmente se o amplificador estiver à altura.
José Miguel,
Já tinha visto essas colunas na Vilasound, e já ouvi falar muito bem das ATC.Penso que vou telefonar ao Gustavo, ele dá sempre opiniões sensatas, a mim parece-me que as ATC são mais “completas” que as K1!Mas as ATC pelo que tenho lido são um pouco difíceis de amplificar, o que me diz?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 01:38

nbaptista escreveu:
... a mim parece-me que as ATC são mais “completas” que as K1!Mas as ATC pelo que tenho lido são um pouco difíceis de amplificar, o que me diz?

Caro "nbaptista", mesmo se a questão não me é dirigida, estamos na alba do ano 2020 e (como se diz por aqui) hà que ser sincéro nestes dias:

Qualquer verdadeira "boa coluna" é dificil de atacar, simplesmente porque a noção de boa coluna induz que ela é capaz de fazer, muitas e boas coisas. Ora, para que ela faça isso é necessario um amplificador igualmente capaz de fazer muitas e boas coisas ... que evidentemente sairam de uma fonte que foi capaz de extrair as muitas e boas coisas do disco !!!...

Um sistema de qualidade é feito de aparelhos de qualidade ... ora que um sistema excepcional é feito de aparelhos excepcionais !!!...

Um aparelho de qualidade acoplado com um aparelho excepcional vai dar um resultado de qualidade ... um sistema é sempre limitado pelo elo mais fraco, sempre e sém excepção ... gosto à parte evidentemente !!!...

Então, antes de se questionar sobre as futuras colunas, questione-se sobre o que possui hoje e o seu valor objectivo e subjectivo em relação à escuta que pretende. Essa reflexão vai lhe dar os elementos necessarios para a escolha das colunas ... e de todos os outros elementos ou passos a seguir Wink

Um sistema feito sém intenção predeterminada é uma pura associação de aparelhos sém objectivo concréto ... e se eles funcionam bem juntos, então é obra da boa sorte e tal não vai se reproduzir, fora nova boa sorte  dvil

Feliz Ano de 2020 com musica, saude, paz e amor cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 01:49

TD124 escreveu:


Então, antes de se questionar sobre as futuras colunas, questione-se sobre o que possui hoje e o seu valor objectivo e subjectivo em relação à escuta que pretende. Essa reflexão vai lhe dar os elementos necessarios para a escolha das colunas ... e de todos os outros elementos ou passos a seguir Wink


Feliz Ano de 2020 com musica, saude, paz e amor cheers
Compreendo a sua questão, no entanto estamos a falar de colunas semelhantes em preço, embora as ATC sejam um pouco mais caras, mas comprando em 2 mão...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 09:16

Bom dia!!

Caro "nbaptista", o que o Paulo disse vai ao encontro do que aqui disse desde que escrevi pela primeira vez, pode parecer um caminho mais longo, mas não tenha dúvidas que será o mais correcto - tem que saber o que quer ou ninguém, nem a pessoa mais entendida do mundo, vai conseguir ajudar.

Para que o seu sistema seja coerente não é preciso gastar uma fortuna, mas é preciso pensar no caminho a seguir e escolher as peças certas para que ele represente o melhor de si.

A sua última intervenção revela que não entendeu a sugestão/conselho, porque acaba a reduzir duas colunas muito diferentes ao preço... Não pode!

Já disse que quer um som mais "moderno", mas repare que dependendo das marcas, "moderno" vai soar diferente: acha mesmo que as Epos K1 só porque estão na mesma faixa de preço soam iguais às ATC SCM7? Ou que as Monitor Audio soam semelhantes às Dali Zensor 3?


Isto são apenas exemplos, mas que revelam que há muitos caminhos possíveis. Wink

Levar o seu amplificador (Densen, ceto?) para qualquer experiência é "obrigatório", apesar de falarmos de colunas de preços acessíveis, ninguém quer que compre amanhã e pense em trocar no dia seguinte.


Um conselho, leia sem preconceitos estes tópicos:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t4982-sistemas-longinquos?highlight=Sistemas

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11808-tabula-rasa?highlight=Tabula

Há mais, mas repare como se pode ter um sistema personalizado e que realiza...

Poderia dar o nosso caminho como exemplo, mas esses são melhores e mais completos.


Se ficar com a ideia que as pequenas Proac são boas, a culpa não é minha. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 11:17

Porque se fala de evolução das colunas, partilho um vídeo com uma perspectiva interessante sobre a importância da sala e do tratamento que esta pode/deve ter:


Que a sala muda o som de um sistema, disso não tenho dúvidas (experimentamos isso com a mudança de Viseu para Espinho), tratar a sala ainda não se deu... Ainda que procuremos sempre a posição que melhor nos parece.

Pode dar que pensar na hora da troca de colunas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 12:21

José Miguel escreveu:
Bom dia!!


A sua última intervenção revela que não entendeu a sugestão/conselho, porque acaba a reduzir duas colunas muito diferentes ao preço... Não pode!

Já disse que quer um som mais "moderno", mas repare que dependendo das marcas, "moderno" vai soar diferente: acha mesmo que as Epos K1 só porque estão na mesma faixa de preço soam iguais às ATC SCM7? Ou que as Monitor Audio soam semelhantes às Dali Zensor 3?


Smile
Bom dia,
Eu sei que as Epos ou ATC serão muito diferentes. A redução ao preço surge devido aos outros componentes do sistema,penso que a ideia de perseguir um sistema equilibrado exigirá não gastar demasiado em colunas. É para aí onde quero ir...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 12:32

Se me permite, não pense tanto no dinheiro, ou seja, não pense pela via do dinheiro dessa forma.

Defina um orçamento e dentro dele existirão várias possibilidades: novas ou usadas, de stand ou de chão, duas ou mais vias, ... que tipo de som e que características prefere ver/ouvir mais evidenciadas.

Quando comprou o Rega P2 poderia ter comprado outro no mercado de usados e por alguma razão escolhei o P2... Neste caso não é diferente, mas pense bem no que quer para não encontrar limites nos dias seguintes à compra.


Para terminar, tem a certeza que o caminho para um sistema equilibrado passa pela troca de colunas?

Elas são um elemento capaz de mudar muito o som, mas mudar não significa melhor ou equilíbrio.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 14:08

OK, obrigado a todos pelos conselhos. Penso que terei que reflectir um pouco para onde quero ir, e o que esperar das colunas!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos EmptyQua Jan 01 2020, 14:19

Experimente ouvir coisas diferentes, sem experiências não há solução - ler sobre o tema é bom (leia os tópicos que referi, porque os sistemas por melhores que sejam não fazem tudo bem e cada um deve saber o que privilegia mais - até aqui já foram dados testemunhos diferentes e há quem procure "a" e quem procure "b"), mas coleccionar referências é melhor solução. Wink

Caso vá a Vila do Conde, leve o seu amplificador e escute atentamente, talvez descubra pistas sobre o caminho a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Evolução de colunas ao longo dos anos Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Evolução de colunas ao longo dos anos
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» THE GREAT LEAP FORWARD - Como o equilíbrio tonal mudou ao longo dos anos
» Evolução lógica
» colunas bipolares MC-audio B3
» evolução do homem...
» Colunas até 250€

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: