Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Questões acerca de limpeza

Ir para baixo 
+2
Denon DL-103R
miguelfcp
6 participantes
AutorMensagem
miguelfcp




Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/06/2016

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptySáb Ago 31 2019, 18:08

Boas malta.

Tenho algumas questões que gostaria de colocar aos experts de cá.

Eu comprei um kit de limpeza de discos destes https://www.fnac.pt/VINYL-STYL-Vinyl-Styl-72331-Record-Cleaning-System-with-Fluid-Merchandising-Acessorios/a931642#int=S:%C3%9ALTIMOS%20ARTIGOS%20VISITADOS|Home-Gene|NonApplicable|931642|BL1|L1

É porreiro remove sujidade e fica brilhante o disco vinil. A minha questão é de quanto em quanto tempo devo aplicar o liquido para limpeza? Tenho que aplicar sempre gotas sempre que for passar num disco ou aquilo dura lá na esponja?

Outra questão, é possível as escovas anti estáticas riscarem os discos vinil? Como se pode limpar as mesmas, água destilada?

Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptySáb Ago 31 2019, 21:39

Olá Miguel, normalmente esse tipo de material tem a mesma dureza (ou inferior) que o material do dico Vinyl (PVC), logo não há chance de riscar.

Relativamente ao Kit comprado, no meu entender isso deixa o disco brilhante e nada mais, não faz uma limpeza profunda com remoção da estática. Se queres ter uma melhor ideia acerca de limpeza de discos dá uma olhada nos tópicos  que já falam sobre isso, como por exemplo:

A importancia da higiene "intima" do vinil
Ir para o topo Ir para baixo
miguelfcp




Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/06/2016

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyDom Set 01 2019, 02:50

Denon DL-103R escreveu:
Olá Miguel, normalmente esse tipo de material tem a mesma dureza (ou inferior) que o material do dico Vinyl (PVC), logo não há chance de riscar.

Relativamente ao Kit comprado, no meu entender isso deixa o disco brilhante e nada mais, não faz uma limpeza profunda com remoção da estática. Se queres ter uma melhor ideia acerca de limpeza de discos dá uma olhada nos tópicos  que já falam sobre isso, como por exemplo:

A importancia da higiene "intima" do vinil

Por acaso esse liquido que comprei removeu a estática que tinha e a escova é porreira, tira bastante pó dela. Tanto é que após tocar um disco que limpei a agulha conseguiu retirar lixo/pó do vinil, tendo até que tirar o mesmo da agulha com a escova anti estática. Até acredito que na próxima vez que tocar tenha melhor som. Senão posso sempre entornar água destilada e limpar com a escova para tirar mais sujidade e estática do mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyDom Set 01 2019, 06:26

Olá novamente Miguel,

Então, eu comecei como tu nas lides das impezas, com um liquido e uma escova e não fiquei nada satisfeito (talvez porque a agulha que uso seja muito sensível). Depois comprei uma Knosti e realmente já comecei a notar alguma diferença a nivel da estática e ainda assim não estava completamente satisfeito. Optei por adquirir uma Okki Nokki para ter aspiração dando uma pré lavagem primeiro com a Knosti, o que me fez parar por aqui (pelos bons resultados obtidos). Há também a lavagem por ultrassons...

Tem algures por aqui (não consigo encontrar onde) um link onde compara os diferentes tipos de lavagem (através de miscroscópio electronico), desde a limpeza com liquido e escova, passando por máquina tipo Knosti, aspiraração e finalmente Ultrassons e era realmente impressionate a diferença na limpeza dos sulcos da primeira opção até a ultima, em que a primeira opção se verificou que apenas limpa a superfície e na ultima opção (a de ultrassons) verifica-se a maior remoção de particulas. Talvez será por isso que tens esse lixo todo na agulha, porque esse tipo de lavagem não actua dentro dos sulcos e a agulha quando passa nos mesmos vai agarrando essa sujidade. Este fenómeno não é bom porque esse remover de sujidade dos sulcos com a agulha provoca um efeito chamado de "drag" (arrasto), que influencia negativamente na reprodução do disco...

Espero que tenha feito entender o meu ponto de vista, e que é isso mesmo, um ponto de vista e não uma verdade obsoluta, até porque tem muita gente que dá uma importância extrema a limpeza como se fosse um ritual (eu próprio me incluo) e depois tem outros que não ligam ou não acham tão importante assim...

Mais uma observação, quando faço a lavagem completa (com a devida troca do inner sleeve), noto que o disco se mantem livre de estática e sujidade por umas 40 a 50 rodagens...
Ir para o topo Ir para baixo
miguelfcp




Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/06/2016

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyDom Set 01 2019, 10:27

Denon DL-103R escreveu:
Olá novamente Miguel,

Então, eu comecei como tu nas lides das impezas, com um liquido e uma escova e não fiquei nada satisfeito (talvez porque a agulha que uso seja muito sensível). Depois comprei uma Knosti e realmente já comecei a notar alguma diferença a nivel da estática e ainda assim não estava completamente satisfeito. Optei por adquirir uma Okki Nokki para ter aspiração dando uma pré lavagem primeiro com a Knosti, o que me fez parar por aqui (pelos bons resultados obtidos). Há também a lavagem por ultrassons...

Tem algures por aqui (não consigo encontrar onde) um link onde compara os diferentes tipos de lavagem (através de miscroscópio electronico), desde a limpeza com liquido e escova, passando por máquina tipo Knosti, aspiraração e finalmente Ultrassons e era realmente impressionate a diferença na limpeza dos sulcos da primeira opção até a ultima, em que a primeira opção se verificou que apenas limpa a superfície e na ultima opção (a de ultrassons) verifica-se a maior remoção de particulas. Talvez será por isso que tens esse lixo todo na agulha, porque esse tipo de lavagem não actua dentro dos sulcos e a agulha quando passa nos mesmos vai agarrando essa sujidade. Este fenómeno não é bom porque esse remover de sujidade dos sulcos com a agulha provoca um efeito chamado de "drag" (arrasto), que influencia negativamente na reprodução do disco...

Espero que tenha feito entender o meu ponto de vista, e que é isso mesmo, um ponto de vista e não uma verdade obsoluta, até porque tem muita gente que dá uma importância extrema a limpeza como se fosse um ritual (eu próprio me incluo) e depois tem outros que não ligam ou não acham tão importante assim...

Mais uma observação, quando faço a lavagem completa (com a devida troca do inner sleeve), noto que o disco se mantem livre de estática e sujidade por umas 40 a 50 rodagens...

Antes demais muito obrigado pela explicação, já aprendi mais alguma coisa Smile

O problema dessas máquinas é que são caras e não tenho intenção de gastar esse dinheiro todo agora. :/

Por isso vou ter de me manter por agora com isto que tenho. Em piores casos posso sempre passar numa casa de som e fazer lá a lavagem.

Com o cenas que comprei, quantas vezes recomendas por o liquido e passar?
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyDom Set 01 2019, 12:43

Caro Miguel
Esse kit como disse o Denon só serve para tirar o pó exterior
E se não colocares inners novos e limpos é a mesma coisa q não lavares e terás que o fazer com muita frequência o que não te compensa tendo em conta o preço/quantidade  do produto
Uma knosti é barata e para te iniciares é fundamental
Knosti no OLX
Mas essencial tb é comprar inners para substituires as que vem com os discos e aquelas tem que ser de qualidade. O investimento inicial é um pouco elevado mas compensa pois conservas os discos de uma maneira duradoura e de forma correta. Deste modo não precisas de fazer novas limpezas. Tenho discos q lavei há anos e nunca mais os limpei e estão sem estática.
As capas melhores são deste tipo:
Nagaoka inners - penso que a Fnac tem mas não na loja on-line

Estas outras são ainda melhores
MoFi inners
Ir para o topo Ir para baixo
miguelfcp




Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/06/2016

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyDom Set 01 2019, 14:58

anibalpmm escreveu:
Caro Miguel
Esse kit como disse o Denon só serve para tirar o pó exterior
E se não colocares inners novos e limpos é a mesma coisa q não lavares e terás que o fazer com muita frequência o que não te compensa tendo em conta o preço/quantidade  do produto
Uma knosti é barata e para te iniciares é fundamental
Knosti no OLX
Mas essencial tb é comprar inners para substituires as que vem com os discos e aquelas tem que ser de qualidade. O investimento inicial é um pouco elevado mas compensa pois conservas os discos de uma maneira duradoura e de forma correta. Deste modo não precisas de fazer novas limpezas. Tenho discos q lavei há anos e nunca mais os limpei e estão sem estática.
As capas melhores são deste tipo:
Nagaoka inners - penso que a Fnac tem mas não na loja on-line

Estas outras são ainda melhores
MoFi inners

Obrigado pelas sugestões Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Cmfernandes
Membro AAP



Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/08/2019
Idade : 56
Localização : Tavira

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyQui Set 05 2019, 12:03

Bom dia Miguel, pode sempre tentar este método ( que me deixou aparvalhado).
https://youtu.be/_gyvipBs6Vs

César
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyQui Set 05 2019, 12:48

Cmfernandes escreveu:
Bom dia Miguel, pode sempre tentar este método ( que me deixou aparvalhado).
https://youtu.be/_gyvipBs6Vs

César
Já experimentei
Não compensa o trabalho que dá e o tempo gasto, além de que não senti diferença para os métodos com aspiração ou a knosti
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyQui Set 05 2019, 18:15

Por experiência própria, repito o conselho já aqui deixado: comprar um Knosti.


Para começar, a Knosti fará o trabalho e poderá usar o líquido que vem com a máquina ou uma das fórmulas que a malta daqui usa.
Pode ler aqui: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas?highlight=dr++wack


Nós lavamos umas centenas de discos com uma Knosti e a maioria deles continua a tocar lindamente, mesmo tendo em conta que já mudamos de casa algumas vezes e os discos andam atrás de nós...

No caso de discos muito sujos (mesmo novos!), por vezes é necessário recorrer a uma segunda lavagem, mas nada que não se faça num instante: lava-se de manhã, escuta-se à tarde ou noitinha. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
miguelfcp




Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/06/2016

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyQui Set 05 2019, 19:43

José Miguel escreveu:
Por experiência própria, repito o conselho já aqui deixado: comprar um Knosti.


Para começar, a Knosti fará o trabalho e poderá usar o líquido que vem com a máquina ou uma das fórmulas que a malta daqui usa.
Pode ler aqui: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas?highlight=dr++wack


Nós lavamos umas centenas de discos com uma Knosti e a maioria deles continua a tocar lindamente, mesmo tendo em conta que já mudamos de casa algumas vezes e os discos andam atrás de nós...

No caso de discos muito sujos (mesmo novos!), por vezes é necessário recorrer a uma segunda lavagem, mas nada que não se faça num instante: lava-se de manhã, escuta-se à tarde ou noitinha. Wink

Obrigado pelo feedback.
A cena é que é um investimento um pouco elevado e não tenho assim tantos discos vinil de momento.
Para casos mais drásticos acho que prefiro levar a lavar numa loja Hi-Fi relativamente perto da minha casa que faz as lavagens por 3.5€ com capa anti estática incluida.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyQui Set 05 2019, 19:59

Em menos de 20 discos tem a Knosti paga, mas saberá melhor do que ninguém o que pretende - pense para lá do imediato, é o meu conselho no caso de querer comprar muitos usados. Wink

Quando compramos uma tínhamos menos de duzentos discos, usamos várias técnicas, mas a Knosti ajuda muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza EmptyTer Nov 12 2019, 08:01

Bom dia,

Reforço o comentário do José e Luciana.
Eu também lavava os discos á mão, com um pincel e água morna com uma gotinha de fairy (bons resultados, já agora) mas a knosti compensa imenso pela rapidez e facilidade.

Abraço,
Rafael
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Questões acerca de limpeza Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca de limpeza   Questões acerca de limpeza Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Questões acerca de limpeza
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dr. Wack CW 1:100
» Questões de um newbie
» O meu kit de limpeza
» DUAL CS 505-3 - Questões/Dúvidas
» Limpeza de Lps

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: