Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Sanyo JCX 2250KZ

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Sanyo JCX 2250KZ Empty
MensagemAssunto: Sanyo JCX 2250KZ   Sanyo JCX 2250KZ EmptyQui Mar 21 2019, 00:39

Quando comprei o meu Sanyo JCX 2250KZ um dos canais não funcionava. Levei a um técnico que me substituiu um dos STK. Os de origem eram os 078 mas, agora, o de substituição é o 086.
Sanyo JCX 2250KZ Img_2043
Sanyo JCX 2250KZ Img_2045

Ontem fui à Mouser da Av. do Brasil e comprei lá umas lâmpadas axiais de 6,5 V e de 150mA. O meu receiver Sanyo JCX 2250KZ estava com uma lâmpada fundida, outra com o perno partido, e daí eu me ter decidido por substituir aquilo tudo de uma só vez! Não optei por led's por duas razões: a primeira foi por querer manter-me o mais próximo possível perto do original; a segunda foi porque - pelo que vi - é necessário, por vezes, colocar nos led's algo mais (resistências) e daí ter optado pelo mais simples.
Sanyo JCX 2250KZ 31c303ebcdea1f10ea5f45198322fb48_017-0215

A régua de suporte das lâmpadas tinha estes resíduos do tempo. Como sou um pouco esquisito nestas coisas, não quis colocar as novas sem dar ali uma volta. Ainda pensei em lixar e pintar mas, depois, com um pouco de desoxidante e uma faca de plástico retirei a ferrugem. Ficou lá a zona sem a tinta mas também não se vê.
Sanyo JCX 2250KZ Img_2051

Sanyo JCX 2250KZ Img_2047

As lâmpadas originais tinham um revestimento verde plastificado (poliamida?) mas as novas foram colocadas lá sem revestimento nenhum. Fará diferença? Por acaso tenho para aqui fita poliamida âmbar com que reparei um ferro de soldar e uma pistola de cola há uns tempos. Será aconselhável colocar fita à volta da lâmpada?
Sanyo JCX 2250KZ Img_2049
Sanyo JCX 2250KZ Img_2050

Já com as lâmpadas colocadas, eis que o meu receiver brilha em todo o seu esplendor no meio das trevas!
Sanyo JCX 2250KZ Img_2053
Sanyo JCX 2250KZ Img_2054
Sanyo JCX 2250KZ Img_2052

Agora o meu problema está a ser com o sintonizador: de facto, entre o que é mostrado na escala e o que é sintonizado, há um desvio de mais 3,4 MHz acima! Por exemplo, os 103,4 MHz da Renascença - Monsanto são sintonizados com o ponteiro do quadrante a apontar para os 100 MHz. Ora já tentei mexer no encaixe da roldana do fio com o capacitor variável - à semelhança do que havia feito num sintonizador Sharp que tive - e tentei até deslocar a posição do ponteiro no próprio fio. Nada feito! Se mexesse no capacitor, o ponteiro não passava de certo ponto da escala. Por outro lado, o ponteiro está "soldado" ao fio por derretimento do plástico. Portanto não é ponteiro fora do sítio nem nada de mecânico. Nas fotos abaixo há algum ponto onde possa mexer para rectificar esta situação?
Sanyo JCX 2250KZ Img_2046
Sanyo JCX 2250KZ Img_2044

Falta-me, por último, descobrir porque carga de água, por vezes, em FM, o sintonizador não apanha uma única estação sequer. Acontece quando estou algum tempo sem ligar o aparelho, voltando as estações a conseguirem ser sintonizadas uns tempos depois de ter o aparelho ligado. Aponto mais para uma solda fria qualquer na parte das ligações da antena.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sanyo JCX 2250KZ
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Giradiscos Sanyo TP 625UM e Receiver Sanyo DCX 2300L
» Sanyo SX 551
» Sanyo P 55
» Sanyo TP 30
» Sanyo Plus Q25

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: