Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 DIY Single end 211 triode

Ir para baixo 
+2
Milton
jsmartins
6 participantes
AutorMensagem
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptySeg maio 09 2016, 22:36

Boa noite a todos,

Já há algum tempo que me dedico apenas por gozo à construção de amplificadores Single end baseados exclusivamente com tríodos de aquecimento direto em todas as etapas. Embora reconheça que é mais complicado e dispendioso construir os amplificadores com estes tríodos antigos devido aos cuidados a ter com a alimentação dos filamentos, para os meus ouvidos e daquilo que tenho experimentado, acabo sempre por gostar mais do resultado final quando todas as etapas são amplificadas com este tipo de válvulas.
Deixo aqui algumas fotografias de um dos meus amplificadores a válvulas que construi há algum tempo com os tríodos 211.
Este é um amplificador de potência estéreo com topologia “Single end” tendo como válvulas de drivers os tríodos 801A e na etapa de entrada, um transformador de sinal da Lundalh.
Na altura experimentei outros DHT a excitar as 211, mas o som resultante da combinação das 801A com as 211 é absolutamente fantástico.
A fonte de alimentação é separada com retificação independente a válvulas para a alta tensão da etapa de potência e de driver, sendo que, as válvulas retificadoras para a alta tensão das 211 são as 866A de vapor de mercúrio e para a etapa de driver a 5Z3.
Como normalmente não utilizo condensadores eletrolíticos nas fontes de alta tensão dos meus projetos, este amplificador não podia fugir à regra e são utilizados apenas condensadores de papel em óleo na filtragem em ambas as alimentações em modo LCLCLC.
A fonte tem dois transformadores de alimentação fabricados à medida e encapsulados em Portugal pela Edonion, um para as altas tensões e o segundo apenas para as tensões dos filamentos das válvulas.
Os filamentos das válvulas são alimentados por módulos específicos da TentLabs que garantem um nível de ruido extremamente baixo. Com altifalantes toda a banda da AER com 105dB de sensibilidade mesmo com o ouvido encostado ao cone, não se houve praticamente ruído.
Os transformadores de saída e de interligação foram fabricados à medida pela Eletrapint.
Com tanto ferro, só a fonte pesa mais de 40Kg e o amplificador não anda muito atrás.

Brevemente irei publicar mais algumas fotografias de outros projetos meus, já que em geral por aqui normalmente não se vêm muitos projetos SE, embora saiba que por cá há mais quem se dedique a estas aventuras.
Boas audições



DIY Single end 211 triode  15drp0  DIY Single end 211 triode  1fager
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptySeg maio 09 2016, 22:50

Parabéns pelos resultados e pelo look que ficou bem bonito !!
DIY Single end 211 triode  754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptySeg maio 09 2016, 23:57

A velha questão dos SE. Odiados por uns, amados por outros, pouco eficientes, maior distorção, mas por incrível que pareça, conseguem resultados mágicos. Vá lá um gajo entender isto. DIY Single end 211 triode  524928826

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DIY Single end 211 triode  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptyTer maio 10 2016, 00:07

Que belos aparelhos, Parabéns
DIY Single end 211 triode  22692
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptyTer maio 10 2016, 00:16

E venham mais fotos que isto aqui é uma cambada de voyeuristas... lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DIY Single end 211 triode  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptyTer maio 10 2016, 10:12

jsmartins escreveu:
(...)
Já há algum tempo que me dedico apenas por gozo à construção de amplificadores Single end baseados exclusivamente com tríodos de aquecimento direto em todas as etapas.
(...)
Brevemente irei publicar mais algumas fotografias de outros projetos meus, já que em geral por aqui normalmente não se vêm muitos projetos SE, embora saiba que por cá há mais quem se dedique a estas aventuras.   ...

Penso que o amigo Palmas vai ficar contente de ver que hà outras pessoas que gostam da fabricação de SE's e creio que o João da Bernarda também é um aficionado de SE's. Eu fiz uns quantos mas era por curiosidade, mas actualmente estou a cogitar num SE hibrido para um segundo sistema com Full-Range... vai ser giro a fazer !!! cheers

PS: Não conhecia o fabricante de transformadores Edonion, e pareçem ser profissionais competentes !
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  EmptyTer maio 10 2016, 11:05

Um dos projectos que ainda está em fase de sonho é também um SE de tubos! DIY Single end 211 triode  707387
Para já os meus projectos SE são sólidos. Um feito, o outro à espera...

Parabéns pelo projecto! DIY Single end 211 triode  754215
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DIY Single end 211 triode  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY Single end 211 triode    DIY Single end 211 triode  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
DIY Single end 211 triode
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema Triode Mono
» 33 e 45 rotações?
» European Triode Festival 2018
» DIY Single end 45
» European Triode Festival 2015

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: