Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 33 e 45 rotações?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySex Nov 29 2013, 22:59





Caros amigos,
continuo na transformação radical do meu L75 e estou indeciso na activação de mais que uma rotação. Não vejo a utilidade de ter o "45" com qualidade sonora, o que acho impossível obter, devido à forma da gravação no próprio vinil (linha quebrada para poupar espaço, enquanto o disco 33 tem linha sinuosa, falo do trilho da gravação).
Gostava que me dessem a vossa opinião, devo ou não deixar o "45"? Será que desvaloriza o aparelho funcionar somente a "33"?
Obrigado mais uma vez pela vossa atenção.
Painter

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySex Nov 29 2013, 23:06

PAINTER escreveu:




Caros amigos,
continuo na transformação radical do meu L75 e estou indeciso na activação de mais que uma rotação. Não vejo a utilidade de ter o "45" com qualidade sonora, o que acho impossível obter, devido à forma da gravação no próprio vinil (linha quebrada para poupar espaço, enquanto o disco 33 tem linha sinuosa, falo do trilho da gravação).
Gostava que me dessem a vossa opinião, devo ou não deixar o "45"? Será que desvaloriza o aparelho funcionar somente a "33"?
Obrigado mais uma vez pela vossa atenção.
Painter


Muitas edição e reedições audiófilas de grande qualidade são a 45rpm, eu deixava ficar essa rotação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  33 e 45 rotações? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySex Nov 29 2013, 23:24

António José da Silva escreveu:
PAINTER escreveu:




Caros amigos,
continuo na transformação radical do meu L75 e estou indeciso na activação de mais que uma rotação. Não vejo a utilidade de ter o "45" com qualidade sonora, o que acho impossível obter, devido à forma da gravação no próprio vinil (linha quebrada para poupar espaço, enquanto o disco 33 tem linha sinuosa, falo do trilho da gravação).
Gostava que me dessem a vossa opinião, devo ou não deixar o "45"? Será que desvaloriza o aparelho funcionar somente a "33"?
Obrigado mais uma vez pela vossa atenção.
Painter

Muitas edição e reedições audiófilas de grande qualidade são a 45rpm, eu deixava ficar essa rotação.

António, em tempos, alguém me disse que o 45 não faz bem à saúde de uma boa agulha... devido às linhas quebradas sucessivas da gravação, o que implica um desgaste mais rápido da agulha. Se isto é verdade ou não, tem alguma lógica. Desde então deixei de utilizar esse disco pequeno.
Se calhar vou deixar ficar as duas rotações, embora eu não tenha nenhum vinil de 45 rotações e nem faço tensões de ter!
Obrigado pela sua opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySex Nov 29 2013, 23:31

Mas eu não falo de singles, mas sim de LP´s a 45. E eu e muita gente, toca-os há anos sem qualquer desgasto extra das células.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  33 e 45 rotações? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySáb Nov 30 2013, 00:19

33 e 45 rotações? 317942 
António José da Silva escreveu:
Mas eu não falo de singles, mas sim de LP´s a 45. E eu e muita gente, toca-os há anos sem qualquer desgasto extra das células.
33 e 45 rotações? 317942  desconhecia por completo!!!
lol lol lol então fica mesmo 33 e 45 !!! lol lol lol
Ir para o topo Ir para baixo
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: 33 ou 45 ou música?   33 e 45 rotações? EmptySáb Nov 30 2013, 10:44

Bom dia!

Sem qualquer tom pejorativo aproveitar apenas o tópico e o que aqui li para vos suscitar uma questão.

Não será esta opinião demonstrativa da submissão da escuta da música aos ditames dos aparelhos que a reproduz e a consequente inversão da lógica normal da relação música-electrónica?  

E aqui só estamos a falar na questão da agulha, porque há também a questão da qualidade das prensagens, qualidade das gravações. Muitos melómanos que conheço, que não são simultaneamente audiófilos achariam tudo isto ridículo. Seria como deixar de escutar o Miles ou um qualquer músico de eleição ao vivo no caso de  tocarem com instrumentos de 2ª.

Naturalmente que se compreende o cuidado com as agulhas e julgo ser por isso mesmo que alguns audiófilos têm pratos com 2 ou mais braços ou 2 ou 3 pratos.

Pessoalmente recusar-me-ei sempre a deixar de ouvir música que gosto em função dos equipamentos ou de qualquer outra questão técnica. Tenho uma vasta colecção de vinil em todos os formatos e estão cá para rodar. Acontece que há inúmeras edições especiais, raridades e remixes em formatos que não o LP a 33rpm e são muitas dessas edições que incrementam o interesse de uma colecção e permitem o contacto com edições e música alternativa.

O fim é a música o resto são essencialmente adereços. No limite dispensaria todos os "gadgets" e só escutaria música ao vivo.


Obrigado e os melhores cumprimentos audiófilos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? EmptySáb Nov 30 2013, 16:09

E faz muito bem dar a sua opinião! Estamos aqui mesmo para isso. Eu pedi a opinião de todos, e não daqueles que me agradam, aliás, nem tinha preferência, uma vez que estava indeciso. E como viu, a conversa foi proveitosa, fiquei a saber que existem LPs de 45 rotações. Ignorava mesmo.
Sabe, impossível agradar a gregos e a troianos.
Agradeço a sua observação e de todos. É salutar debater as nossas opinões/convicções, e pelos vistos, eu estava errado no meio da minha ingenuidade!
Bom fim-de-semana e muita música!!!
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Maxi Single   33 e 45 rotações? EmptySáb Fev 04 2017, 21:52

Smile ola a Todos!

No meu tempo nas discotecas havia discos do tamanho dos LP que tocavam as 45 rpm eram os famosos Maxi-Single.

Aqui fica este apontamento vintage 33 e 45 rotações? 933723

Cordiais cumprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 64
Localização : Maia

33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: single a 33 rpm   33 e 45 rotações? EmptyQui Abr 05 2018, 20:16

Smile Ola a Todos,

Numa feira de antiguidades vi um single com gravação de canario de canto Hartz. Como gosto de canarios comprei. Quando coloquei a tocar fiquei surpreendido pois o single (disco pequeno) tocava nas 33 rpm.

Conclusão o tamanho não importa o que conta é a indicação das rotações que consta na etiqueta central do disco.

Cordiais cumprimentos a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





33 e 45 rotações? Empty
MensagemAssunto: Re: 33 e 45 rotações?   33 e 45 rotações? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
33 e 45 rotações?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rotações
» Rotações Thorens TD 160
» Problema nas rotações
» Rotaçoes inverteram
» Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner (não funciona 33 e 16 rotações

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: