Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Potencia do amplificador

Ir para baixo 
+6
rkixa
Manel
Patolas
Bernardo Gonçalves
luis lopes
Tankado
10 participantes
AutorMensagem
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:05

Boa noite a todos.

Ao escolher um amplificador tenho que ter atenção à sua potencia?
Isto é, eu sei que um amplificador que alimente umas colunas com menos potencia que a indicada corre o risco de estragar as mesmas. Mas e ao contrario?

Se eu tiver um amplificador capaz de uma potencia bem superior que o indicado pelas colunas corro o risco que as danificar mesmo sem exagerar no volume?

Eu ainda não possuo nem colunas nem amp, estou a perguntar isto para não fazer asneira ao comprar o amplificador (que vou comprar em primeiro lugar).

Cumprimentos, Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:27

o que têns de te preocupar entre colunas e amp. é:
as colunas podem ter mais OHMS que o amp. nunca o contrario, pois provoca sub aquecimento
Ir para o topo Ir para baixo
Bernardo Gonçalves
Membro AAP
Bernardo Gonçalves


Mensagens : 116
Data de inscrição : 04/02/2016

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:34

Tankado escreveu:
Boa noite a todos.

Ao escolher um amplificador tenho que ter atenção à sua potencia?
Isto é, eu sei que um amplificador que alimente umas colunas com menos potencia que a indicada corre o risco de estragar as mesmas. Mas e ao contrario?

Se eu tiver um amplificador capaz de uma potencia bem superior que o indicado pelas colunas corro o risco que as danificar mesmo sem exagerar no volume?

Eu ainda não possuo nem colunas nem amp, estou a perguntar isto para não fazer asneira ao comprar o amplificador (que vou comprar em primeiro lugar).

Cumprimentos, Rafael Silva

Vê as especificações no manual das colunas, eu por exemplo, tenho umas jbl e-80, no manual está indicado que não devo usar uma amplificador com potencia superior a 200W.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:36

200W isso dá para:
Potencia do amplificador 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
Bernardo Gonçalves
Membro AAP
Bernardo Gonçalves


Mensagens : 116
Data de inscrição : 04/02/2016

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:39

luis lopes escreveu:
200W isso dá para:
Potencia do amplificador 438006128
mas as colunas tem só 100W, acho!
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 22:49

se ouvirmos 4, 5 watts já é muito,...
Ir para o topo Ir para baixo
Patolas
Membro AAP
Patolas


Mensagens : 180
Data de inscrição : 14/05/2015
Idade : 38
Localização : Quinta do Conde

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:04

Convém ver os ohms das colunas e dos amplificadores quanto mais for esse valor maior será a potência a que o ampliador produzirá. Geralmente nas fichas das colunas tem os valores de potência recomendado e máximos.
Se for um amp a válvulas menos potente podes precisar de olhar para o valor da sensibilidade que vai afetar o volume.

Mas o mais importante de tudo é ouvir o sistema a tocar junto, pois o casamento amp e colunas nem sempre é bom.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:14

luis lopes escreveu:
o que têns de te preocupar entre colunas e amp. é:
as colunas podem ter mais OHMS que o amp. nunca o contrario, pois provoca sub aquecimento

E isso é mau??? Potencia do amplificador 447836
Ir para o topo Ir para baixo
rkixa
Membro AAP
rkixa


Mensagens : 47
Data de inscrição : 06/01/2016
Localização : Coimbra

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:29

Manel escreveu:
luis lopes escreveu:
o que têns de te preocupar entre colunas e amp. é:
as colunas podem ter mais OHMS que o amp. nunca o contrario, pois provoca sub aquecimento

E isso é mau??? Potencia do amplificador 447836

Subaquecimento até um certo ponto é bom! Porém neste caso penso que o que o @luis lopes quis dizer foi sobreaquecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:39

rkixa escreveu:
Manel escreveu:
luis lopes escreveu:
o que têns de te preocupar entre colunas e amp. é:
as colunas podem ter mais OHMS que o amp. nunca o contrario, pois provoca sub aquecimento

E isso é mau??? Potencia do amplificador 447836

Subaquecimento até um certo ponto é bom! Porém neste caso penso que o que o @luis lopes quis dizer foi sobreaquecimento.

Ah foi??? Então está bem. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:41

Patolas escreveu:
Convém ver os ohms das colunas e dos amplificadores quanto mais for esse valor maior será a potência a que o ampliador produzirá. Geralmente nas fichas das colunas tem os valores de potência recomendado e máximos.
Se for um amp a válvulas menos potente podes precisar de olhar para o valor da sensibilidade que vai afetar o volume.

Mas o mais importante de tudo é ouvir o sistema a tocar junto, pois o casamento amp e colunas nem sempre é bom.

Ora aqui está um bom conselho.    Potencia do amplificador 22692

Tankado, não te preocupes tanto com a questão da potência do amplificador verso potencia admissível das colunas. Potência não é sinónimo de qualidade e os dados dos fabricantes nem sempre correspondem à verdade.
Preocupa-te sim em ouvir o mais possível e encontrar um conjunto cuja sonoridade te agrade.
Depois de estares inclinado para alguma escolha então já te podemos ajudar com mais clareza.


Última edição por Manel em Ter Fev 09 2016, 23:53, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyTer Fev 09 2016, 23:44

Muito obrigado a todos pelas respostas Smile

Uma outra pergunta que gostava de fazer mas que não queria estar a abrir um tópico propositadamente por causa dela.


Então é assim, eu estou para montar o meu sistema...
Mas não posso comprar tudo de uma vez, gira discos, amplificador e colunas.


Inicialmente a minha ideia era comprar um pré de phono e um gira discos e ligar às minhas colunas activas do computador, creative i trigue 3600. Depois no futuro comprava em conjunto amplificador e colunas.

Contudo desaconselharam-me a fazer isso e a comprar logo um amplificador com phono integrado e gira discos. Deixando as colunas para o fim sozinhas.

A questão é, não corro o risco de queimar nada se ligar Gira-amplificador-colunas activas? Eu não posso mesmo comprar tudo junto pelo que terei que optar por um destes dois caminhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 00:09

Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 00:20

Manel escreveu:
Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.

A questão é que ao comprar amplificador com pre-phono integrado (pelo menos daqueles que vi) o equipamento tem a entrada de phono e depois a saida tem que ser forçosamente amplificada. Como as minhas colunas são activas, o sinal vai ser amplificado duas vezes... estava com medo que me queimasse as colunas por causa disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Patolas
Membro AAP
Patolas


Mensagens : 180
Data de inscrição : 14/05/2015
Idade : 38
Localização : Quinta do Conde

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 10:27

Tankado escreveu:
Manel escreveu:
Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.

A questão é que ao comprar amplificador com pre-phono integrado (pelo menos daqueles que vi) o equipamento tem a entrada de phono e depois a saida tem que ser forçosamente amplificada. Como as minhas colunas são activas, o sinal vai ser amplificado duas vezes... estava com medo que me queimasse as colunas por causa disso.

Não sei se estou a perceber bem.... mas deixa cá ver..

Tu pretendes comprar um gira-discos e um amplificador integrado que tenha pré-amp de phono, contudo as tuas colunas actuais são activas não precisando de amplificação de potência porêm o integrado ia ser útil para quando decidires alterar as colunas, é isto não é??

Se for assim é uma questão de veres se o modelo em questão tem uma saída pré-out, que é uma saída do andar de pré-amplificação que não passa pelo andar de potência, permitindo a ligação a amplificadores de potência.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1325
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 10:35

Tankado escreveu:
Manel escreveu:
Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.

A questão é que ao comprar amplificador com pre-phono integrado (pelo menos daqueles que vi) o equipamento tem a entrada de phono e depois a saida tem que ser forçosamente amplificada. Como as minhas colunas são activas, o sinal vai ser amplificado duas vezes... estava com medo que me queimasse as colunas por causa disso.

O sinal de um gira-discos é sempre amplificado duas vezes, a primeira pelo chamado pré-phono (aí atinge o nível das outras entradas ditas "line" (CD, Tuner, Tape, Aux.) Depois é amplificado pelo andar de potência para as saídas de colunas.

Se ligar as colunas amplificadas a uma saída de linha (por ex. Tape out) não tem problemas. Mas não ligue as colunas amplificadas à saída para colunas.

Quanto à potência do amplificador, é melhor que ele seja um pouco mais potente que as colunas. Se for um amplificador pouco potente e entrar em "clipping", ou seja se lhe for pedida mais potência do que aquela que ele pode debitar as colunas podem ser danificadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:00

Patolas escreveu:
Tankado escreveu:
Manel escreveu:
Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.

A questão é que ao comprar amplificador com pre-phono integrado (pelo menos daqueles que vi) o equipamento tem a entrada de phono e depois a saida tem que ser forçosamente amplificada. Como as minhas colunas são activas, o sinal vai ser amplificado duas vezes... estava com medo que me queimasse as colunas por causa disso.

Não sei se estou a perceber bem.... mas deixa cá ver..

Tu pretendes comprar um gira-discos e um amplificador integrado que tenha pré-amp de phono, contudo as tuas colunas actuais são activas não precisando de amplificação de potência porêm o integrado ia ser útil para quando decidires alterar as colunas, é isto não é??

Se for assim é uma questão de veres se o modelo em questão tem uma saída pré-out, que é uma saída do andar de pré-amplificação que não passa pelo andar de potência, permitindo a ligação a amplificadores de potência.

É exactamente isso, percebeste bem Smile
Os que até agora vi não possibilitam passar apenas no pré de phono... tenho que procurar mais ou talvez voltar à ideia de comprar só um andar de phono por agora.

agorgal escreveu:
Tankado escreveu:
Manel escreveu:
Queimar pode sempre acontecer. Até os melhores sistemas do mundo avariam.
Agora diz-me uma coisa. As colunas da creative não foram feitas para ouvir música? O sinal vindo do PC ou de um pré de phono, desde que não exceda os limites, tanto faz.
Tens que ter atenção é ao pré de phono que vais usar.

A questão é que ao comprar amplificador com pre-phono integrado (pelo menos daqueles que vi) o equipamento tem a entrada de phono e depois a saida tem que ser forçosamente amplificada. Como as minhas colunas são activas, o sinal vai ser amplificado duas vezes... estava com medo que me queimasse as colunas por causa disso.

O sinal de um gira-discos é sempre amplificado duas vezes, a primeira pelo chamado pré-phono (aí atinge o nível das outras entradas ditas "line" (CD, Tuner, Tape, Aux.) Depois é amplificado pelo andar de potência para as saídas de colunas.

Se ligar as colunas amplificadas a uma saída de linha (por ex. Tape out) não tem problemas. Mas não ligue as colunas amplificadas à saída para colunas.

Quanto à potência do amplificador, é melhor que ele seja um pouco mais potente que as colunas. Se for um amplificador pouco potente e entrar em "clipping", ou seja se lhe for pedida mais potência do que aquela que ele pode debitar as colunas podem ser danificadas.

Então deixe ver se eu entendi...
No caso deste amplificador:
Potencia do amplificador FyOruTz

Terei que ligar o gira discos em "1" e depois de "2" para estas colunas utilizando a peça ou cabo em baixo apresentados.
Potencia do amplificador O0zTsCi
Potencia do amplificador PuI1UCt
Potencia do amplificador Rca_minijack
Assim não terei problemas?

Obrigado pela ajuda... eu sou um nabo nisto.
Ir para o topo Ir para baixo
Patolas
Membro AAP
Patolas


Mensagens : 180
Data de inscrição : 14/05/2015
Idade : 38
Localização : Quinta do Conde

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:14

Normalmente não passa só pelo pré de phono passa pelo pré-completo... Estas a estudar os A400, parecem-me excelentes opções.
Potencia do amplificador 22692

A saída do tape não sei como funciona, mas penso que será no REC em que o amplificador envia o sinal para ser gravado.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:30

Patolas escreveu:
Normalmente não passa só pelo pré de phono passa pelo pré-completo... Estas a estudar os A400, parecem-me excelentes opções.
Potencia do amplificador 22692

A saída do tape não sei como funciona, mas penso que será no REC em que o amplificador envia o sinal para ser gravado.

Estou a ponderar várias opções que já vi sugeridas por vocês, optarei pelo melhor negocio Wink

Isto sem a vossa ajuda era mesmo complicado porque eu apesar de me esforçar para entender as coisas, é tanto equipamento novo, tanta alternativa e conceito que uma pessoa perde-se...


Lembrei-me agora, se utilizar a saída para headphones também não devo ter problema ou não?

EDIT: Numa pesquisa que fiz no google, encontrei casos idênticos ao meu em que também houve membros a sugerir o Tape output

Patolas, tens razão... teria que ser no record: "You can connect the powered speakers to the headphone jack or to the Record Outs on the back (the record outs bypass the volume and tone controls)"
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1325
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:46

Tankado escreveu:



Então deixe ver se eu entendi...
No caso deste amplificador:
Potencia do amplificador FyOruTz

Terei que ligar o gira discos em "1" e depois de "2" para estas colunas utilizando a peça ou cabo em baixo apresentados.
Potencia do amplificador O0zTsCi
Potencia do amplificador PuI1UCt
Potencia do amplificador Rca_minijack
Assim não terei problemas?

Obrigado pela ajuda... eu sou um nabo nisto.

Exactamente!
Ir para o topo Ir para baixo
Patolas
Membro AAP
Patolas


Mensagens : 180
Data de inscrição : 14/05/2015
Idade : 38
Localização : Quinta do Conde

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:52

Boa, assim já ficas com um sistema, que permite ires fazendo upgrades por partes!

Potencia do amplificador 22692

O volume é que é chato mas faz sentido !
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptyQua Fev 10 2016, 11:56

Patolas escreveu:
Boa, assim já ficas com um sistema, que permite ires fazendo upgrades por partes!

Potencia do amplificador 22692

O volume é que é chato mas faz sentido !

Faz bypass ao controlo de volume do amplificador, mas uma vez que as minhas colunas são activas fico com o controlo de volume que tenho agora... penso eu de que.
Exactamente, assim poderei fazer como queria, que era fazer o upgrade das colunas só mais tarde Smile

Obrigado a todos Potencia do amplificador 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Medeiros




Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/01/2018
Idade : 41
Localização : Açores - São Miguel

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptySex Jan 12 2018, 17:15

Estava com as mesmas dúvidas e fiquei totalmente esclarecido!

Obrigado a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptySex Nov 27 2020, 11:48

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador EmptySáb Nov 28 2020, 22:59

Mário Franco escreveu:

É isso mesmo que importa.
O meu amplificador tem "apenas" cerca de 6 W de potência mas as colunas andam pelos 96-98 dB. Com 0,5 W já toca muito alto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Potencia do amplificador Empty
MensagemAssunto: Re: Potencia do amplificador   Potencia do amplificador Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Potencia do amplificador
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sanyo TP-1005U
» Pré amplificador e a amplificador de potência vintage Akai
» Marantz 140 amplificador e Marantz 3200 pré amplificador
» This is MYSPACE...
» Amplificador DIY

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: