Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens

Ir para baixo 
+8
Fernando Mota
fredy
Ferpina
António José da Silva
FBatista
Mário Franco
nbunuel
Fpaz
12 participantes
AutorMensagem
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 12:50

Viva,

Estou no processo de escolher um tapete para o meu Thorens TD 166.

Tenho visto várias recomendações de tapetes rígidos - de acrílico, vinil, grafite e até metal - e gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

Em princípio procuro um de 5mm para ajudar na regulação do VTA, questão que já coloquei noutro tópico.

Há de facto vantagens, sobretudo sobre um prato metálico como o do Thorens?

Obrigado!

Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 13:04

Que mal tem o original??
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 13:10

nbunuel escreveu:
Que mal tem o original??

É relativamente baixo para o ajuste ao VTA que pretendo (com um braço RB300). Quero um tapete com 5mm.

Além disso, há o factor curiosidade... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 14:11

Fpaz escreveu:
Viva,

Estou no processo de escolher um tapete para o meu Thorens TD 166.

Tenho visto várias recomendações de tapetes rígidos - de acrílico, vinil, grafite e até metal - e gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

Em princípio procuro um de 5mm para ajudar na regulação do VTA, questão que já coloquei noutro tópico.

Há de facto vantagens, sobretudo sobre um prato metálico como o do Thorens?

Obrigado!


Nunca percebi se são perceptíveis as diferenças entre acrílico, vinil, grafite etc.

Em relação ao VTA, posso estar enganado mas creio que a inserção de uma pequena placa entre a célula e a shell resolve o problema (no fundo o objectivo é ter a shell paralela à superfície do disco e a superfície superior da célula paralela com a superfície  da shell) scratch scratch  grande confusão. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 14:21

nbunuel escreveu:
Que mal tem o original??

Boa pergunta!
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 15:39

FBatista escreveu:
nbunuel escreveu:
Que mal tem o original??

Boa pergunta!

Por acaso o meu até tem um mal - falta-me o adaptador de 45rpm no centro para o ajustar no sítio. Wink

Isso resolvia-se facilmente. Smile

MAS, além da maior facilidade em ajustar o VTA com um tapete que eleve o disco em relação ao braço, tenho mesmo curiosidade relativamente às diferenças entre tapetes moles e rígidos...


Última edição por Fpaz em Sex Fev 05 2016, 15:51, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 15:45

Mário Franco escreveu:


Nunca percebi se são perceptíveis as diferenças entre acrílico, vinil, grafite etc.


Pois - entre rígidos a diferença, a existir, deve ser muito pequena. Mas entre moles e rígidos?

E rígidos sobre pratos metálicos?...

Dúvidas, dúvidas, dúvidas.... Wink

(Sim, acho que vou acabar por experimentar algum tipo de espaçador entre a cabeça e a shell, mas antes vou explorar a elevação do prato e o rebaixamento do braço.)

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 16:27

Muito bem acabados, num material fantástico que parece "sugar" o disco, e com espessuras á vontade do freguês.


http://herbiesaudiolab.net/ttmat.htm

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 17:31

António José da Silva escreveu:
Muito bem acabados, num material fantástico que parece "sugar" o disco, e com espessuras á vontade do freguês.


http://herbiesaudiolab.net/ttmat.htm


Hm... muito boa pinta! Mas com portes + impostos vai para mais de 100 euros Razz

Parece-me demasiado por um tapete (mesmo que seja excelente, como estes são certamente).

Dentro dessa gama também tenho lido coisas muito boas sobre estes:
http://www.analogueseduction.net/turntable-mats/funk-firm-achromat.html


MAS, a minha grande dúvida é se os mats rígidos são adequados a pratos metálicos como os Thorens. Será que funcionam bem (como muita gente diz), ou serão preferíveis materiais relativamente moles?  

- Se eu fosse mais destemido mandava vir um destes:
http://www.acrylteller.com/epages/es122814.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/es122814_acrylteller/Categories/PLATTENTELLERAUFLAGEN/3mm

...e usava com algo como isto por baixo:

http://srm-tech.co.uk/epages/4c008923-2265-416e-a207-cc9dd8b06028.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/4c008923-2265-416e-a207-cc9dd8b06028/Products/SPM1

Ou seja, silicone (ou material mole semelhante) a fazer o acoplamento entre as duas superfícies rígidas, sendo que a que entra em contacto com o disco é acrílico, com as propriedades (teóricas) de que tanto se fala.

...será que alguém aqui usa um mat rígido sobre prato metálico?...

Obrigado! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 17:40


_________________
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Signat10
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Vu-1_z10 Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 17:59

Ferpina escreveu:
Dá uma olhadela a este tópico

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1323-absorbmat-produzido-na-confraria-do-vinil-by-manfers

E até é aí perto de ti  Wink


Obrigado pela dica Wink

Fiquei curioso...

Quando/se houver notícias eu partilho.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 18:09

Fpaz escreveu:
Ferpina escreveu:
Dá uma olhadela a este tópico

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1323-absorbmat-produzido-na-confraria-do-vinil-by-manfers

E até é aí perto de ti  Wink


Obrigado pela dica Wink

Fiquei curioso...

Quando/se houver notícias eu partilho.

Há membros aí do norte que têm o nº de telefone. Penso que o zaratustra o tem, vi-o há pouco tempo num tópico qualquer. Envia-lhe PM.

_________________
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Signat10
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Vu-1_z10 Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 18:19

Ferpina escreveu:


Há membros aí do norte que têm o nº de telefone. Penso que o zaratustra o tem, vi-o há pouco tempo num tópico qualquer. Envia-lhe PM.

Heh! Ainda não tenho pontos suficientes para enviar mensagens privadas.

Mas obrigado pela dica - quando puder tento comunicar com ele.

Fiquei com a pulga atrás da orelha Wink

Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 21:42

Olá

O Mat???
Mais um daqueles upgrades??? demoníacos... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  936335
Já tive e experimentei diversos Mat's...
já fiz com alguns colegas aqui do forum um comparativo... entre um Mat de cortiça, 2 de borracha diferentes, um de grafite... e a opinião não foi unânime...
mais uma daquelas vezes em que aquilo que eu levo a vida a dizer se mantém inalterado...

No audio o que uns adoram outros detestam...

No meu Panasonic vou alternando entre o de Grafite e o original do prato...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 22:02

fredy escreveu:
Olá

O Mat???
Mais um daqueles upgrades??? demoníacos... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  936335
Já tive e experimentei diversos Mat's...
já fiz com alguns colegas aqui do forum um comparativo... entre um Mat de cortiça, 2 de borracha diferentes, um de grafite... e a opinião não foi unânime...
mais uma daquelas vezes em que aquilo que eu levo a vida a dizer se mantém inalterado...

No audio o que uns adoram outros detestam...

No meu Panasonic vou alternando entre o de Grafite e o original do prato...

Fredie

Hehe... pois. É difícil arranjar tema mais subjectivo.

Mas desconfio que a maioria dos utilizadores de GD com prato metálico tende a preferir mats moles (cortiça, borracha, cortiça+borracha, silicone, couro, feltro)...

Para ti a grafite funciona bem então? Qual a espessura do mat?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 22:03

fredy escreveu:
Olá

O Mat???
Mais um daqueles upgrades??? demoníacos... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  936335
Já tive e experimentei diversos Mat's...
já fiz com alguns colegas aqui do forum um comparativo... entre um Mat de cortiça, 2 de borracha diferentes, um de grafite... e a opinião não foi unânime...
mais uma daquelas vezes em que aquilo que eu levo a vida a dizer se mantém inalterado...

No audio o que uns adoram outros detestam...

No meu Panasonic vou alternando entre o de Grafite e o original do prato...

Fredie

E!!!!!!!!!!!!
Afinal qual é a tua opinião?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 22:06

Amanhã vou novamente ter o trabalho de pôr o Mat de Gel da Gold Note no Pro-Ject, a ver se confirmo novamente se fica atrás do de Grafite
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 22:08

Fernando Mota escreveu:
fredy escreveu:
Olá

O Mat???
Mais um daqueles upgrades??? demoníacos... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  936335
Já tive e experimentei diversos Mat's...
já fiz com alguns colegas aqui do forum um comparativo... entre um Mat de cortiça, 2 de borracha diferentes, um de grafite... e a opinião não foi unânime...
mais uma daquelas vezes em que aquilo que eu levo a vida a dizer se mantém inalterado...

No audio o que uns adoram outros detestam...

No meu Panasonic vou alternando entre o de Grafite e o original do prato...

Fredie

E!!!!!!!!!!!!
Afinal qual é a tua opinião?

A opinião do Fredy é aquela que está claramente evidenciada e competentemente vertida no seu post... dvil

P.S. - Mas na verdade acho que ainda não tem opinião definida...Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  447836
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 22:11

Olá
No meu Panasonic aquele que gosto mais é do original...
Não é que não convivesse bem com o de grafite, aliás em quase todos os aspectos foi o melhor mat que já ouvi mas tem para mim o senão de não ter o grave que o mat original tem e quando faço a comparação entre prós e contras prefiro o original por dar outro corpo à musica em detrimento de um palco sonoro superior  mais detalhado do mat de grafite, já sei que há quem goste do contrário, e não sou eu ou os outros que estamos certos ou errados... é tudo uma questão de gosto...

No audio o que uns adoram outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 05 2016, 23:02

Eu tenho 2 tapetes, um em pele mais fino e o da Confraria do Vinil... eu gostava muito do de pele mas o da confraria também é muito bom, apesar de não o poder ter testado muito bem devido a falta de ajuste de VTA no meu antigo braço (algo que irei resolver em breve)...


Última edição por Denon DL-103R em Sáb Fev 06 2016, 04:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySáb Fev 06 2016, 00:45

Denon DL-103R escreveu:
Eu tenho 2 tapetes, um em pele mais fino e o da Confraria do Vinil... eu gostava muito do de pele mas o da confraria também é muito bom, apesar de não o poder ter testado muito bem devido a falata de ajuste de VTA no meu antigo braço (algo que irei resolver em breve)...

O tapete da Confraria do Vinil era demasiado alto ou damasiado baixo? Qual é o prato/braço em que o usaste?

Pergunto porque estou precisamente a considerar experimentar um desses (se ainda arranjar um ) Wink

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySáb Fev 06 2016, 01:45

Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySáb Fev 06 2016, 01:58

Experimenta um que não é barato nem fácil de encontrar mas que diziam dar bons resultados nos Thorens e em geral nos GDs suspensos...

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  $_57
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Image

geek

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySáb Fev 06 2016, 04:51

Fpaz escreveu:
Denon DL-103R escreveu:
Eu tenho 2 tapetes, um em pele mais fino e o da Confraria do Vinil... eu gostava muito do de pele mas o da confraria também é muito bom, apesar de não o poder ter testado muito bem devido a falata de ajuste de VTA no meu antigo braço (algo que irei resolver em breve)...

O tapete da Confraria do Vinil era demasiado alto ou damasiado baixo? Qual é o prato/braço em que o usaste?

Pergunto porque estou precisamente a considerar experimentar um desses (se ainda arranjar um ) Wink

Obrigado

Tentei num Pro-Ject RPM1 com o braço que veio de origem (acho que nem vale a pena considerar testes neste gira discos). O tapete ficava um pouco alto.
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptyDom Fev 07 2016, 20:51

António José da Silva escreveu:
Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

Hehe!

Ora aqui está uma dose de sinceridade refrescante Smile

Este é o tipo de afirmação que não tenho "ouvido" com frequência neste universo do audio.

Também não descarto a possibilidade de as diferenças residirem mais no poder da sugestão do que em fundamentos físicos.

(Mas ainda assim fui buscar um absorbmat da confraria do vinil neste FDS. Hoje vou finalmente poder experimentar. Depois digo coisas.)

Obrigado


Última edição por Fpaz em Dom Fev 07 2016, 20:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptyDom Fev 07 2016, 20:53

reirato escreveu:
Experimenta um que não é barato nem fácil de encontrar mas que diziam dar bons resultados nos Thorens e em geral nos GDs suspensos...

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  $_57
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Image

geek

king

Obrigado pela sugestão. Para já tenho um rígido (o absorbmat da confraria do vinil) para experimentar.

Dependendo de como correr a coisa, poderei continuar a investigação ou não Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 13:07

António José da Silva escreveu:
Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

Então, para mim, não estás a fazer a comparação como deve de ser.
Primeiro não acredito que tenhas feito uma comparação de vários Mat's nas condições ideais (regulação exacta do VTA consoante a altura do Mat).
Se fizeste, tenho a certeza absoluta que existiu diferenças no som consoante os materiais diferentes utilizados nos Mat's, se não identificas-te as diferenças, andas com problemas na tua audição, pois acredito que se utilizares então um microfone próprio para analisar o som, vais ver que o som é diferente de Mat para Mat.
Eu tenho uma enorme pena de não ter um braço com uma boa e fácil regulação do VTA, para demonstrar e desmitificar aquilo que afirmas da tua opinião, pois até tinha o prazer de apostar o meu ordenado em demonstrar como estás enganado.
Um abraço
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 13:11

Fernando Mota escreveu:
António José da Silva escreveu:
Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

Então, para mim, não estás a fazer a comparação como deve de ser.
Primeiro não acredito que tenhas feito uma comparação de vários Mat's nas condições ideais (regulação exacta do VTA consoante a altura do Mat).
Se fizeste, tenho a certeza absoluta que existiu diferenças no som consoante os materiais diferentes utilizados nos Mat's, se não identificas-te as diferenças, andas com problemas na tua audição, pois acredito que se utilizares então um microfone próprio para analisar o som, vais ver que o som é diferente de Mat para Mat.
Eu tenho uma enorme pena de não ter um braço com uma boa e fácil regulação do VTA, para demonstrar e desmitificar aquilo que afirmas da tua opinião, pois até tinha o prazer de apostar o meu ordenado em demonstrar como estás enganado.
Um abraço
2cclzes


Falei dos meus testes e nos meus giras sem generalizar como tu estás as a fazer.
Tu ouves diferenças no teu e podem haver razoes para isso o que não quer dizer que seja assim em qualquer combinação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 13:24

António José da Silva escreveu:
Fernando Mota escreveu:
António José da Silva escreveu:
Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

Então, para mim, não estás a fazer a comparação como deve de ser.
Primeiro não acredito que tenhas feito uma comparação de vários Mat's nas condições ideais (regulação exacta do VTA consoante a altura do Mat).
Se fizeste, tenho a certeza absoluta que existiu diferenças no som consoante os materiais diferentes utilizados nos Mat's, se não identificas-te as diferenças, andas com problemas na tua audição, pois acredito que se utilizares então um microfone próprio para analisar o som, vais ver que o som é diferente de Mat para Mat.
Eu tenho uma enorme pena de não ter um braço com uma boa e fácil regulação do VTA, para demonstrar e desmitificar aquilo que afirmas da tua opinião, pois até tinha o prazer de apostar o meu ordenado em demonstrar como estás enganado.
Um abraço
2cclzes


Falei dos meus testes e nos meus giras sem generalizar como tu est as a fazer.
Tu ouves diferenças no teu e podem haver razoes para isso o que não quer dizer que seja assim em qualquer combinação.

Atenção que eu não estou a dizer mal da tua afirmação, como sabes era engraçado podermos fazer essa simulação num sistema onde o Gira Discos tivesse um Braço com uma óptima regulação do VTA, e aí sim ias com certeza notar as diferenças. Mas como sabes os gostos de cada um são diferentes, pois o Mat que eu gosto, e tenho, há pessoas que não gostam.
Um abraço
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 14:32

Fernando Mota escreveu:
António José da Silva escreveu:
Dos vários mats que tive (e tenho), nunca ouvi alteração alguma em relação ao som. Opinião sincera de quem com sinceridade tentou comparar mats diferentes.

Então, para mim, não estás a fazer a comparação como deve de ser.
Primeiro não acredito que tenhas feito uma comparação de vários Mat's nas condições ideais (regulação exacta do VTA consoante a altura do Mat).
Se fizeste, tenho a certeza absoluta que existiu diferenças no som consoante os materiais diferentes utilizados nos Mat's, se não identificas-te as diferenças, andas com problemas na tua audição, pois acredito que se utilizares então um microfone próprio para analisar o som, vais ver que o som é diferente de Mat para Mat.
Eu tenho uma enorme pena de não ter um braço com uma boa e fácil regulação do VTA, para demonstrar e desmitificar aquilo que afirmas da tua opinião, pois até tinha o prazer de apostar o meu ordenado em demonstrar como estás enganado.
Um abraço
2cclzes

Sô Fernando,
VTA?! Ele sabe lá o que é isso... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  933723

As diferenças captadas pela medições por vezes convencem-nos que as mesmas são audíves... o que nem sempre acontece.

Atenção que não estou a dizer que não existem diferenças pois também eu tenho (ou já tive...) a mania dos mats, cabos e cabinhos...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 14:58

Mister W escreveu:


Sô Fernando,
VTA?! Ele sabe lá o que é isso... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  933723



lol!


Felizmente não só é simples como uma afinação relativamente rápida de se fazer.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySeg Fev 08 2016, 15:16

António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:


Sô Fernando,
VTA?! Ele sabe lá o que é isso... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  933723


lol!

Felizmente não só é simples como uma afinação relativamente rápida de se fazer.

Agora que vais ter um "braço" á homem, sabias que:

nos braços longos o efeito de um VTA "incorrecto" assume um papel menos relevante? E existe mesmo a "teoria" de que deve ser afinado pelo ouvido e não por escantilhões ou outros acessórios.

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  21181 Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  369139
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptyTer Fev 09 2016, 02:02

Mister W escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:


Sô Fernando,
VTA?! Ele sabe lá o que é isso... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  933723


lol!

Felizmente não só é simples como uma afinação relativamente rápida de se fazer.

Agora que vais ter um "braço" á homem, sabias que:

nos braços longos o efeito de um VTA "incorrecto" assume um papel menos relevante? E existe mesmo a "teoria" de que deve ser afinado pelo ouvido e não por escantilhões ou outros acessórios.

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  21181 Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  369139

Para isso era preciso ter ouvido.... Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  707387
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySex Fev 12 2016, 23:58

Agora que já tive tempo para ouvir vários discos e amadurecer as ideias, posso confirmar que - no meu sistema - o mat rígido da Confraria do Vinil (Absorbmat) trouxe vantagens claras relativamente ao(s) mat(s) que tenho utilizado.

A principal diferença é a definição dos graves e médios graves. Passei a ouvir com muito mais clareza as linhas de baixo, por exemplo. Como se fossem melhor tocadas, com mais definição e mais "corda". Fiquei impressionado.

A nível de médios também notei uma clara diferença para melhor, ainda que não tão óbvia como no caso dos graves. O timbre de trompetes, sax, guitarras, vozes, etc. ficou mais definido e natural.

O resultado disto é um som mais cativante no geral. Passei um bom bocado a ouvir novamente vários discos que conheço bem e a descobrir alguns pormenores que me têm passado ao lado - por exemplo, o som/timbre do baixo incrível no álbum New York do Lou Reed; o reverb no Electric Mud do Muddy Waters; a sensação de proximidade/afastamento do microfone em discos da Nina Simone e Etta James; o "palco" no Made in Japan dos Deep Purple; o arranhar do fuzz na guitarra do Tommy Iommi no Masters of Reality... Razz

A nível de ruído de fundo, transmissão de ruídos mecânicos etc. não notei melhoria, mas também não sentia qualquer problema desses.

Resumindo, fiquei cliente destes mats rígidos. Pelo menos no meu sistema, e quando comparados com os mats que usava (para comparação, utilizei apenas um mat Pathe Wings de cortiça+borracha com uma cobertura de feltro (3mm) e o tapete original de borracha do Thorens (um de cada vez Wink ) .

Não sei a que se deve, mas suspeito que também está relacionado com a (muito) ligeira curvatura da bolacha (que faz com que o mat fique desacoplado do prato uma fracção de milímetro na periferia (e suponho que gradualmente menos até ao centro). O disco cola-se ao mat como uma lapa.

Ah, e fica muito bonito no prato Wink

Parabéns à Confraria do Vinil e ao Eng. Soares por um bom produto a um preço realista!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  EmptySáb Fev 13 2016, 06:25

Tudo está bem quando acaba bem. Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens    Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mat/tapete de acrílico para Thorens
» Tapete para GR
» THORENS - Tapete (mate)
» Almofada de ar entre vinil e tapete!!??
» Tapetes para gira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: