Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O PRÉ DEFINITIVO?!...

Ir para baixo 
+3
Milton
MCA. HiFi
Stereo
7 participantes
AutorMensagem
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySáb Nov 07 2015, 11:08

Depois desta bela aventura https://www.audioanalogicodeportugal.net/t184p150-pre-pt-um-pre-do-caracas ando há já bastante tempo à volta de um projecto do nosso amigo Manuel (MCA). Não só tem a amabilidade de me oferecer o seu projecto, como a pachorra de me aturar!...
Este projecto, apesar de se encontrar dependente de um transístor que já não é produzido, pelo menos em termos de confiança de qualidade... vale a pena pelo que se pode aproveitar de algum componente que ainda possa ser usado. De qualquer modo, o projecto não se cinge ao dito transístor e poderá mesmo evoluir ainda. O caso do do Manuel nem utiliza o transístor, mas uma outra válvula...
É um cascata que conta com uma série de exclusivos do amigo Manuel. Um é já conhecido por alguns - os transformadores de saída. Conta com umas placas que regulam a HT, além da regulação básica, incluindo filamentos.
Definitivo? Há já muitos anos, havia duas marcas de tabaco: os Provisórios e os Definitivos. Então costumavam dizer os meus tios que, «enquanto houvesse Provisórios, não se fumava Definitivos»... Mas a ideia começa a ganhar «definitivamente» consistência. Mas não sei como isto irá de verdade acabar.
Já tenho até as caixas em início de projecto. Mas... veremos. Muita coisa ainda me povoa a cabeça. Por exemplo, penso até fazer uma segunda tábua, em certa medida, para uma ou outra experiência. Mas isso não invalida a hipótese de montar já o que tenho numa caixa.
Para já fica esta introdução a um projecto cujo conteúdo não posso revelar, pois o projecto não é meu. Apenas partilho a aventura e a satisfação. E aproveito para deixar o meu apreço ao amigo Manuel. O PRÉ DEFINITIVO?!... 754215
Deixo-vos estas imagens da tábua.

O PRÉ DEFINITIVO?!... 6gbwx1
O PRÉ DEFINITIVO?!... 107we9e
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyDom Nov 08 2015, 21:00

Viva Fernando,

Nada há a agradecer, foi com consideração que te ofereci o projeto resultante de muitas horas de experiencias e acertos, até essa versão que tu chamas de definitiva.

Bem contigo é difícil de saber o que é definitivo ou o que é efémero. Pelo menos nunca estás quieto e já queres fazer mais tábuas. Por vezes o resultado é voltar às origens para reparação, bom mas é bom sinal, é sinal que estás vivo.

Tenho que te corrigir, ou melhor, acrescentar informação, quando dizes que foi instalado um transistor, na realidade trata-se de um FET.
No Fabricante original na realidade já não é continuado, existem sim uns por aí que nem marca têm (chinesada certamente). Esse FET era muito utilizado por Allen R nos seu circuitos híbridos. Trata-se de um FET absolutamente normal, no entanto havia uma razão ... era a sua baixa capacidade de entrada. É bastante notória a musicalidade comparando com os atuais ou mesmo os fabricados actualmente.

O pré é composto por um circuito principal, que considero ser o melhor circuito para audio, a cascata. Seguido de um semicondutor que tem o papel de baixar a impedância de saída da cascata (que é alta para saída de pré ou para atacar esses transformadores de saída).

Esse pré está excelente, dificilmente poderás obter mais resultados. Recomendo-te a substituição dessa aberração de potenciômetro, porque na realidade a qualidade desse circuito merece um potenciômetro de resistências fixas.

Mas como todos os circuitos de audio, se não for bem alimentado, nada feito. Não há milagres e que tens aí é uma maravilha de alimentação, bem rectificada e bem filtrada (mas não basta), tens ainda da minha autoria, umas porreirissímas placas reguladoras de tensão que além de estabilizarem a tensão, servem de desacoplamento da filtragem para o circuito.

Na filtragem e rectificação, mesmo com bons diodos e bons condensadores, a passagem de corrente alterna para continua, não é pacifica. É uma guerra dos diabos com as cargas e descargas dos condensadores de filtragem, entre outros intervenientes na guerra.
Essas placas reguladoras de tensão, através de um FET de potência comandado por um circuito estabilizador de comando, "desligam" o circuito de audio dessa "guerra infernal" que se passa na filtragem e rectificação.

O PRÉ DEFINITIVO?!... 28btjrm


Tudo contribui para o requinte e qualidade do som, de nada adianta fazer um circuito muito bom de audio se se desprezar a alimentação e os seu cuidados. Normalmente tenho mais preocupações com o circuito de alimentação do que propriamente com o de audio. Conseguem-se melhores resultados com um circuito muito simples (SE por exemplo) com uma boa alimentação do que com um circuito de audio muito elaborado com uma alimentação simplista.

Infelizmente é o que se vê por aí nos mercados. Os construtores fazem questão de fazer una circuitos XPTO, por vezes até inventam uns nomes muito pomposos para aquelas sucatas e depois metem uma alimentação que é uma miséria. Enfim é o negócio !!!!

MCA O PRÉ DEFINITIVO?!... 22692



Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyDom Nov 08 2015, 21:31

O PRÉ DEFINITIVO?!... 754215

Parabéns ao "Mestre" e ao "Aprendiz" !

Isso deve ser algo de muito bom mesmo !
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySeg Nov 09 2015, 10:00

Olá

O PRÉ DEFINITIVO?!... 4019496139

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySeg Nov 09 2015, 10:20

Obrigado.
De facto, o desejo tende a ultrapassar a razão... e se o passo é maior que a perna, a coisa pode não resultar muito bem. Normalmente tenho a tendência para querer fazer muita coisa, mas não tenho nem tempo nem espaço e muito menos dinheiro para tudo! Enfim, mas tenho que fazer por me conter e fazer os possíveis por ir fazendo as coisas dentro do possível. Infelizmente ultimamente as coisas não têm corrido muito bem e os ânimos são de difícil gestão, mas tenho amigos como o Manuel, que me ajudam. O PRÉ DEFINITIVO?!... 22692
Não me atrevo sequer em «falar» de regulação com leds nem em aventuras com válvulas... pois isso seria já exigir demais de mim próprio e não faria sentido envolver outros nestas coisas... O importante é ir andando conforme se pode. E com o que se tem já nem sequer há razão para se inventar... pois o mais importante é mesmo tentar optimizar e curtir. Por isso, conto apenas uma ou outra pequena mudança, como o caso do potenciómetro. O PRÉ DEFINITIVO?!... 936335

Bem haja, pessoal!
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Nov 12 2015, 00:31

Olá Fernando

Fazes bem em não te meteres em aventuras que não dominas. É na verdade importante nós sermos um pouco ambiciosos no conhecimento. Também é verdade que para aprender é necessária a prática e claro o conhecimento teórico.
Ora tratando-se de peças muito caras (Transformadores de audio, placas reguladoras de tensão, etc) terá que haver algum cuidado em avaliarmos se estamos em condições de fazer alterações ou experiencias no circuito, quando não dominamos bem o assunto.
Bom ... nestas coisas cada um sabe de si e da forma como brinca com o dinheiro.

Na realidade só te aconselhava mudar essa rosca de potenciômetro e já agora, completar o valor da capacidade de deiacopolamento do transformador parafeed à massa (+-30uf), salvo erro apenas tens 22 uf.

Quanto ao resto, apenas arranjava uma caixa á altura e montava nas calmas todo o material.

Depois tens que ouvir musica, muita musica e esquecer os leds, os fios, os condensadores, as resistências, etc. OUVE AGORA MUITA MUSICA, só assim podes fazer justiça a esse maravilhoso pré !!!!

cat
MCA
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Nov 12 2015, 01:08

MCA. HiFi escreveu:


Depois tens que ouvir musica, muita musica e esquecer os leds, os fios, os condensadores, as resistências, etc. OUVE AGORA MUITA MUSICA, só assim podes fazer justiça a esse maravilhoso pré !!!!

cat
MCA


Ora ai está uma verdade incontestável.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O PRÉ DEFINITIVO?!... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Nov 12 2015, 21:20

António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:


Depois tens que ouvir musica, muita musica e esquecer os leds, os fios, os condensadores, as resistências, etc. OUVE AGORA MUITA MUSICA, só assim podes fazer justiça a esse maravilhoso pré !!!!

cat
MCA


Ora ai está uma verdade incontestável.

Palavras para quê?!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyTer Nov 17 2015, 18:59

Então FMstereo ????

Estás muito calado Shocked Shocked Shocked não me parece bom sinal !!!! Question Question Question Question

Será que já andás-te a fazer "up-grad's" e o pré passou a funcionar como um trombone em notas baixas ???? Question Question Question Shocked Shocked Shocked

Ou melhor seguiste o conselho do pessoal e ainda não parás-te de escutar musica O PRÉ DEFINITIVO?!... 96146 scratch scratch

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyTer Nov 17 2015, 19:53

MCA. HiFi escreveu:
Então FMstereo ????

Estás muito calado Shocked Shocked Shocked não me parece bom sinal !!!! Question  Question  Question  Question

Será que já andás-te a fazer "up-grad's" e o pré passou a funcionar como um trombone em notas baixas ???? Question Question Question Shocked Shocked Shocked

Ou melhor seguiste o conselho do pessoal e ainda não parás-te de escutar musica O PRÉ DEFINITIVO?!... 96146 scratch scratch



Musica, ele já nem se lembra do que isso é. O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O PRÉ DEFINITIVO?!... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyTer Nov 17 2015, 22:05

António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Então FMstereo ????

Estás muito calado Shocked Shocked Shocked não me parece bom sinal !!!! Question  Question  Question  Question

Será que já andás-te a fazer "up-grad's" e o pré passou a funcionar como um trombone em notas baixas ???? Question Question Question Shocked Shocked Shocked

Ou melhor seguiste o conselho do pessoal e ainda não parás-te de escutar musica O PRÉ DEFINITIVO?!... 96146 scratch scratch



Musica, ele já nem se lembra do que isso é. O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963

É só más línguas! O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774
Agora é ouvir música!... Orquestra Até tenho medo de mexer na coisa! smedley
Agora não há pressas para mexer... Quando poder mando vir uma ou outra coisita para deixar isto na caixinha e não mexer mais!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 491368
Uma coisa que ainda me dai dar algum trabalho é fazer o soft-start. Mas isso não é pressa. O importante é a tábua merecer!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQua Nov 18 2015, 15:10

Grande Campeão

Assim é que é !!!!

Mas diz lá a que conclusão chegas-te. Agora que decorreu algum tempo e os componentes estão mais acomodados.

Supera tudo o que já fizes-te ou não Question Question Question Question

Já vi que andas-te a "estudar" qualquer coisa.

Diz lá o que é o soft-start Question Question Question sei a tradução, mas como é que isso funciona, mais propriamente que configuração é essa para esse pré.

Tem cuidado que isso funciona com transformadores de desacoplamento. confused confused

Pode passar a ser "off - start" drunken drunken

Cumprimentos
MCA
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQua Nov 18 2015, 22:35

MCA. HiFi escreveu:
Grande Campeão

Assim é que é !!!!

Mas diz lá a que conclusão chegas-te. Agora que decorreu algum tempo e os componentes estão mais acomodados.

Supera tudo o que já fizes-te ou não  Question  Question  Question  Question

Já vi que andas-te a "estudar" qualquer coisa.

Diz lá o que é o soft-start Question Question Question sei a tradução, mas como é que isso funciona, mais propriamente que configuração é essa para esse pré.

Tem cuidado que isso funciona com transformadores de desacoplamento.  confused  confused

Pode passar a ser "off - start" drunken  drunken

Cumprimentos
MCA

Um pouco mais de suspense...Vou ouvir um pouco mais e depois conto mais coisas. O PRÉ DEFINITIVO?!... 933723

O soft-start é usado precisamente para dar tempo ao filamento para que aqueça bem antes de ligar a HT. Já uso no outro pré há muito. Utiliso também nos powers, mas aí são diferentes. No pré uso um com relé... e é desse género que vou construir um. A ver se meto a lupa a jeito para ver bem as soldaduras!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963 Tenho que procurar o projecto... Acho que tenho o material todo... se faltar alguma coisa, não será grave. Mas para já, ouve mais um pouco assim mesmo, só com os interruptores... Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQua Nov 18 2015, 23:05

Olá FMstereo

Pronto é suspense .... já lhe chamaram tanta coisa O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963

Arranjas cada nome para um interruptor temporizado, que até me deixas intrigado.

Pelo nome até pensei que seria uma subida soft das tensões. Mas afinal é um temporizador ligado a um interruptor ou relé.

Ligando inicialmente os filamentos e atrasar a entrada da HT poupa as valvulinas 10X mais. Não explico porque .... um pouco mais de suapense... O PRÉ DEFINITIVO?!... 707387

O esquema que está instalado é perfeito, funciona como o soft-start, só não é automático é mais ...(como é moda dizer-se agora) Retro. O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963

Diverte-te

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Nov 19 2015, 06:57

MCA. HiFi escreveu:
é mais ...(como é moda dizer-se agora) Retro. O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963



Já diziam os antigos e com razão, vai de Retro Satanás. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O PRÉ DEFINITIVO?!... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Nov 19 2015, 21:05

António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
é mais ...(como é moda dizer-se agora) Retro. O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963



Já diziam os antigos e com razão, vai de Retro Satanás. lol!

Eh pá! Vocês só me gozam! O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774


Bom, vamos lá a mais uma pequena abordagem da coisa. Começo por falar dos powers, pois sem eles também não seria grande a avaliação. Isto para não falar das colunas... Os A5, como devem saber já, são feitos ponto-a-ponto, logo a história começa aqui. Depois, devo dizer que a situação que andava ainda a experimentar aqui, que era a escolha dos condensadores, já acabou. A opção recaiu sobre os Nichicon KZ. Aqui não mexo mais.
O pré ainda vai melhorar, com o atenuador e uma ou outra coisa. Mas para já digo-vos, que é como o Toyota «veio para ficar»!
Ainda agora estive a ouvir um pouco e está uma maravilha! O outro, o Pre-PT já era um pré maravilhoso, mas este é em tudo superior! A grandeza do próprio som é superior. Sem qualquer exagero, o som sai perfeito. Naturalmente com os limites que possam existir. Por exemplo, o pré de phono, que já é muito bom, mas eu critico ainda algum limite de abertura... pelo que eu espero ainda um dia por este projecto a funcionar mas em ponto-a-ponto, pelo menos está bem melhor com este pré! O PRÉ DEFINITIVO?!... 675116

Estive à procura do esquema para o soft start e não o encontrei. Não sei onde o pus. Mas um destes dias hei-de encontrar o bicho! Já cá tenho o material para o construir. Por isso, já não falta tudo. O PRÉ DEFINITIVO?!... 933723
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySex Nov 20 2015, 00:18

Pronto já vi tudo Smile Smile Smile

Queres começar pelo fim Evil or Very Mad Idea Surprised O problema é o soft-start. Se poderes esperar uns dias arranjo-te um excelente de fábrica todo montadinho e a um bom preço.

Há mas é em CI e tu, até para contar tempo, preferes ponto por ponto ... Question Question Question albino

Numa encomenda que fiz, mandei vir um potenciômetro para ti, com resistências de superfície, 23 pontos e 100K o ideal para o circuito de entrada, cascata. Chegou hoje, depois dá-me um toque.

Na tua "detalhada" apreciação nem sei bem a conclusão a que chego, falas neste e no outro e eu acabo por não saber quantos prés te refere, julgo serem três e a caminho de quatro, desculpa se me enganei, se assim for corrige. Idea Question Rolling Eyes Rolling Eyes

Um pouco de humor é muito importante, não consideres "que só te gozam" smedley o bom humor ajuda o som a ficar melhor dvil ...vai por mim 2cclzes

O PRÉ DEFINITIVO?!... 4019496139







Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySex Nov 20 2015, 08:05

Stereo escreveu:
... Eh pá! Vocês só me gozam! O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774 ...

O Diy é uma actividade apaixonante, gratificante e pode ser mesmo elevadora... mas, para os que não a praticam ela pareçe obsedante, senil e desrazoàvel... pois ouvir condensadores, resistências e suportes de vàlvulas pareçe do exterior algo de anormal e de patético e é por isso que te gozam, mas é sò para brincar e tu sabes !...

Bravo pelo novo projecto e retira muito gozo, prazer e boas escutas !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySex Nov 20 2015, 21:05

TD124 escreveu:
Stereo escreveu:
...   Eh pá! Vocês só me gozam! O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774     ...

O Diy é uma actividade apaixonante, gratificante e pode ser mesmo elevadora... mas, para os que não a praticam ela pareçe obsedante, senil e desrazoàvel... pois ouvir condensadores, resistências e suportes de vàlvulas pareçe do exterior algo de anormal e de patético e é por isso que te gozam, mas é sò para brincar e tu sabes !...

Bravo pelo novo projecto e retira muito gozo, prazer e boas escutas !!!

cheers


Eu sei... Eu também estou a brincar! O PRÉ DEFINITIVO?!... 22692
Obrigado TD. Tu és uma inspiração! O PRÉ DEFINITIVO?!... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySex Nov 20 2015, 21:16

MCA. HiFi escreveu:
Pronto já vi tudo Smile Smile Smile

Queres começar pelo fim  Evil or Very Mad  Idea  Surprised  O problema é o soft-start. Se poderes esperar uns dias arranjo-te um excelente de fábrica todo montadinho e a um bom preço.

Há mas é em CI e tu, até para contar tempo,  preferes ponto por ponto ... Question Question Question albino

Numa encomenda que fiz, mandei vir um potenciômetro para ti, com resistências de superfície, 23 pontos e 100K o ideal para o circuito de entrada, cascata. Chegou hoje, depois dá-me um toque.

Na tua "detalhada" apreciação nem sei bem a conclusão a que chego, falas neste e no outro e eu acabo por não saber quantos prés te refere, julgo serem três e a caminho de quatro, desculpa se me enganei, se assim for corrige. Idea  Question  Rolling Eyes  Rolling Eyes

Um pouco de humor é muito importante, não consideres "que só te gozam"  smedley o bom humor ajuda o som a ficar melhor  dvil ...vai por mim  2cclzes

O PRÉ DEFINITIVO?!... 4019496139


O que tenho no Pre-PT também comprei já montado. Mas assim não é barato. Por isso já comprei os componentes. Montar isto será coisa de uma ou duas horas nada mais.

Então não conheces os prés? O Pre-PT é o primeiro projecto, que entre ti e o TD124 me proporcionaram. O andar de phono em causa é o Cornet 2 que já ouviste. E o outro é este. Não há mais. Eu falei foi de outras coisas que estão ligadas, para uma tentativa de explicação, para que de alguma forma pudessem perceber o que está em causa, apesar de ainda assim o que posso estar a ouvir e o que possam perceber seja subjectivo. Os powers são um exemplo que interfere na qualidade. Se fossem uma bosta o pré por muito bom que fosse não se revelaria. Os cabos idem... Enfim, tudo conta.

Afinal parece que não só não percebeste a minha análise, como não percebeste o meu humor! O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963

Ok. Depois dou um toque.
Fica bem.
 





Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySáb Nov 21 2015, 00:02

Tens razão 2cclzes

Tudo conta ... há mais de 40 anos, quando iniciei estas andanças pelo HIFI com a compre de um QUAD 22- II, o que normalmente se designava ao que atualmente chamamos "equipamento", era uma cadeia de Hifi. Era um nome bem português e penso que seria muito abrangente, entendia-se assim que o som só seria bom, se a cadeia não tivesse elos fracos.

Com o aparecimento das revistas ditas "audiofilas" Question Question Question Question (não sei bem o que isso é) começaram a introduzir-se os termos ingleses, não fossem os artigos traduzidos das revistas originais inglesas, cópias...

Infelizmente aconteceu o mesmo em inúmeros termos, por exemplo: Uma deliciosa merenda, passou a designar-se por "lanche de sandwiches" Shocked smedley enfim ...

Agora com essa explicação já entendo quantos prés tens, afinal estava a exagerar O PRÉ DEFINITIVO?!... 21181 mas na verdade, também tive dificuldade em entender a tua analise O PRÉ DEFINITIVO?!... 21181 agora já entendi. Devagar lá vai dvil

Fazes muito bem em manter o PTphones, ou PTpré, como dizes, pois assim tens sempre uma referencia do circuito original para poderes certificar se há evolução ou não, concordas ??? O PRÉ DEFINITIVO?!... 1290056511
E esse pré também começa a tornar-se um clássico. farao já lá vão uns anitos ...

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySeg Nov 23 2015, 23:06

MCA. HiFi escreveu:
Tens razão 2cclzes

Tudo conta ... há mais de 40 anos, quando iniciei estas andanças pelo HIFI com a compre de um QUAD 22- II, o que normalmente se designava ao que atualmente chamamos  "equipamento", era uma cadeia de Hifi. Era um nome bem português e penso que seria muito abrangente, entendia-se assim que o som só seria bom, se a cadeia não tivesse elos fracos.

Com o aparecimento das revistas ditas "audiofilas" Question Question Question Question (não sei bem o que isso é) começaram a introduzir-se os termos ingleses, não fossem os artigos traduzidos das revistas originais  inglesas, cópias...

Infelizmente aconteceu o mesmo em inúmeros termos, por exemplo: Uma deliciosa merenda, passou a designar-se por "lanche de sandwiches" Shocked smedley  enfim ...

Agora com essa explicação já entendo quantos prés tens, afinal estava a exagerar O PRÉ DEFINITIVO?!... 21181  mas na verdade, também tive dificuldade em entender a tua analise O PRÉ DEFINITIVO?!... 21181  agora já entendi. Devagar lá vai dvil

Fazes muito bem em manter o PTphones, ou PTpré, como dizes, pois assim tens sempre uma referencia do circuito original para poderes certificar se há evolução ou não, concordas ??? O PRÉ DEFINITIVO?!... 1290056511
E esse pré também começa a tornar-se um clássico. farao já lá vão uns anitos ...


Sim... Eu sempre tive o cuidado de tentar filtrar o que nas revistas diziam. Isto quando as comprava, mas às tantas deixou de me interessar. O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774

Sim, o que é bom, bom é... e não há nada a acrescentar. Existe o ideal, o bom, óptimo... Mas eu não ligo muito a rótulos. Para mim, a exigência não se encaixa nessa perspectiva. As marcas não me satisfazem nem a preço algum. Muitas vezes, vejo-me a procurar coisas que nem existem no mercado, e isto não é para ser diferente, nem uma questão de sair da zona de padrões, mas uma exigência pessoal. A alma não se engana, pode é ter dificuldades na sensibilidade, para perceber as coisas. O HIFI é um pouco isso... de forma que há quem diga que o que uns gostam, outros odeiam», só que isso nem HIFI é, mas antes limites, como acontece com as diferentes sensibilidades auditivas, onde se «personifica» o gosto de cada um. HIFI é fidelidade e isto nem sequer é um argumento descritivo de hipotética sonoridade que possa passar por uma análise de «especialistas» de revista, mas algo que se pode encontrar e isto depende de muita coisa, mas no fundo, não é um determinado som que uma aparelhagem pode revelar, mas o que a gravação tem para revelar. Portanto, o limite do HIFI está no potencial do suporte.
Por isso é que muitas vezes ouvia um CD num leitor XPTO e depois ouvia o mesmo álbum em vinilo e na mesma aparelhagem e tinha então uma espécie de sensação de alívio e prazer, tal é a diferença de suporte e também de leitura! drunken

Como já tinha dito antes, o Pre -PT é algo que veio para ficar. Mas este nem se fala! Isto não são aparelhos apenas, são algo de que não consigo encontrar valor para eles... e serão os meus meninos!... Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyDom Dez 13 2015, 18:35

Mais uma volta e pronto... a coisa nunca mais fica definitiva! O PRÉ DEFINITIVO?!... 317942
Na linha dos filamentos, antes da separação regulada, era para lhe pôr um bicho de 10 000uf, mas como não encontrava O PRÉ DEFINITIVO?!... 317942  meti-lhe um de 2 200uf Philips. Agora que estou a escrever é que me dei conta de onde estão e tenho ainda 3 iguais aos que tenho colocado antes da resistência - Nichicon! O PRÉ DEFINITIVO?!... 809774
Regulei novamente a alimentação dos filamentos e deixei nos 6.34v.

Como podem ver na foto, o novo potenciómetro é pequeno mas, como se costuma dizer, o valor não se mede pelo tamanho! Há quem diga que o tamanho também conta, mas não estamos a falar de coisas que aqui não interessa, não é verdade?!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 265963
Este menino revela-se com qualidade! Ainda está em processo de queima com certeza... mas já mostra grande potencial! O PRÉ DEFINITIVO?!... 491368
Esta parte também não sei se será definitiva, mas promete! O PRÉ DEFINITIVO?!... 447836

Agora, tenho é que ir curtindo uma musiquinha! Orquestra

O PRÉ DEFINITIVO?!... 2hy8odc
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyDom Dez 13 2015, 23:03

Olá

Ao que me parece estás a colocar um condensador, para compensar a resistencia do fio que liga a fonte de filamentos ao pré.

Segundo me apercebi, tens a fonte mais que filtrada, inclusive utilizas uma filtragem de filamentos com bobine em Pi.

Neste caso necessitas de compensar problemas da distancia em fio que liga a fonte ao pré e para tal não necessitas de 10 000 Uf (que exagero), basta um condensador de 1000 uf. Já que tens um de 2200 porreiro, não mexas mais.

Quanto ao potenciômetro, eu estou a conhecer isso de algum lado. Trata-se de um potenciômetro de resistências fixas com 21 pontos, portanto 21 resistências e funciona em série.
Ele apenas é pequeno porque as residências que foram utilizadas são SMD. Se utilizasse resistências de 1/4W tinha o triplo do tamanho.
As resistencias SMD, são consideradas de superior desempenho em audio, isto pelo facto de não terem soldaduras internas, fios de pontas ou colas de fixação dos contactos, técnicas utilizadas nas resistências ditas normais. Alem do tamanho claro ...que é muito mais compacto.

O potenciômetro que lá tinhas (Alps azul) é do mais vulgar que existe, com diferenças dentre canais que chegam a 20%, o desempenho sónico é bem pior que os potenciometros de carvão vulgares. Não compreendo que estejas à espera das chamas do inferno para "queimar" esse excelente potenciometrp de resistências fixas, para chegar à conclusão que em tudo é superior.

Queima isso mais uns dias, mas cuidado não adormeças O PRÉ DEFINITIVO?!... 707387 ao lume porque podes deitar fogo à casa::__:: .
Um abraço




Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptySeg Dez 14 2015, 09:30

[quote="MCA.


Queima isso mais uns dias, mas cuidado não adormeças O PRÉ DEFINITIVO?!... 707387 ao lume porque podes deitar fogo à casa::__:: .
Um abraço




[/quote]

Por vezes acontece... o cansaço vence um gajo e... O PRÉ DEFINITIVO?!... 317942 Mas até à data não houve crise!... O PRÉ DEFINITIVO?!... 933723
Fica bem.
Ir para o topo Ir para baixo
diplomata

diplomata


Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/01/2014
Idade : 50

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQua Dez 16 2015, 09:50

MCA. HiFi escreveu:


Quanto ao potenciómetro, eu estou a conhecer isso de algum lado. Trata-se de um potenciómetro de resistências fixas com 21 pontos, portanto 21 resistências e funciona em série.

O potenciômetro que lá tinhas (Alps azul) é do mais vulgar que existe,


Viva

Alguém me pode identificar este potenciómetro? É que eu ainda sou do tempo do "-(Alps azul) é do mais vulgar que existe-"..... Embarassed

fiquem bem

carlos barata
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQua Dez 16 2015, 22:54

É um DACT para pobres... O PRÉ DEFINITIVO?!... 933723 Mas o MCA é que sabe exactamente qual é. Eu não tenho a referência. O PRÉ DEFINITIVO?!... 675116
Ir para o topo Ir para baixo
diplomata

diplomata


Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/01/2014
Idade : 50

O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... EmptyQui Dez 17 2015, 12:20

Viva

Obrigado na mesma, sabendo a marca já consigo identificá-lo..... O PRÉ DEFINITIVO?!... 1213685197
talvez quando tiver t€mpo eu substitua o Alps azul...mas neste momento ficou em 3º na minha lista de prioridades... O PRÉ DEFINITIVO?!... 2613325421

fiquem bem

carlos barata
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty
MensagemAssunto: Re: O PRÉ DEFINITIVO?!...   O PRÉ DEFINITIVO?!... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O PRÉ DEFINITIVO?!...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Guia Definitivo para fones de ouvido
» Venda - Rega P5 + PSU Rega

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: