Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Converter Cassetes em CD

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 21:06

Boa noite

Alguem me poderia indicar como converter cassetes em cd, desde o hardware utilizado, até ao software mais
adequado?

Obrigado pela vossa atenção
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 21:22

quem és tu? Suspect
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 21:25

Acabei de me registar agora mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:03

o método mais simples, seria
a compra de um leitor/gravador cdś
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:16

Tive a ver uns videos no you tube, que pelos vistos não tenho permissão para postar, e eles
ligam diretamente o leitor de K7 a um PC, atraves de uma cabo RCA com uma saida jack, e utilizam
como programa o Wavepad.

O que acha deste método?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:19

pela maneira analogica ainda lá vou,...
agora por via do digital....??
mas deves precisar de um interface para ligar
o leitor K7 ao pc.
e pelo preço compras um leitor/gravador....
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:24

Essa interface resume-se a um cabo RCA com saida jack, para ligar á entrada do micro do PC.

Também vi outro video que utilizavam o seguinte dispositivo:

ION Video 2 PC Analog To Digital USB Video Converter

Está a venda no ebay

Estes métodos garantem alguma qualidade sonora?


Última edição por SubZero12 em Sex Ago 07 2015, 22:26, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:25

Devem ligar o leitor de cassetes atraves da entrada de microfone...não acredito que fique bem nem lá perto.
Para o efeito deves comprar um dac com entrada de fono e saida usb, como este por exemplo :
http://www.thomann.de/pt/behringer_ucontrol_uca_222.htm
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:30

Mas o DAC apenas converte um sinal digital em algo analógico, certo?
Eu gostaria de fazer o inverso, é possivel com o DAC?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:32

essa behringer faz as duas funções,
envia do pc e envia para o pc
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:32

Peço desculpa porque pensei ter lido que querias passar vinil para cd....
Mas o aparelho que precisas é parecido mas sem as entradas de fono, e apenas com entrada de linha analogica
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:35

Noutro tópico , também pedi ajuda para converter vinil em cd

De qualquer modo o que acha deste dispositivo?

ION Video 2 (apenas o encontro no ebay)

Pelos visto permite converter vinil, VHS, K7, para o PC
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:38

a behringer dá-te para as duas situações.
essa ion não têm entrada de phono.
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:41

Ok, e esse da behringer é competente, ou se poder gastar mais, posso adequerir algo melhor?
Se sim qual?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:44

a behringer é bastante competente.
(tenho 2)
no entanto existem mais caras, e melhores.
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:45

E que programa utilizas?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:48

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t9113-usb-audio-interfaces

eu só utilizo as behringer para ouvir nos phones,
e a outra para ouvir nas colunas
não tenho pachorra para gravações...
p.s. vê esse tópico
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySex Ago 07 2015, 22:56

Foi bastante esclarecedor.

Obrigado pela vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySáb Ago 08 2015, 21:22

Olá,

Só vi agora este tópico. Se serve dalguma coisa:

Tenta primeiro fazer um "levantamento" do material que tiveres para fazer o trabalho e vais vendo o que precisas. As Berihnger aqui faladas, utilizei uma até bem pouco tempo e acabei por fazer um upgrade que valeu a pena.

Quando se embarca numa aventura dessas, de passar analógico (Tapes, Vinil, etc) há uma série de princípios básicos que são importantes pelo menos conhecer.

Primeiro tens o suporte que queres passar, é importante avaliar o estado do mesmo, fitas tortas ou com humidade (k7, tapes), discos com riscos e sujos por exemplo podem dificultar o trabalho, tem-se que arranjar métodos e soluções caso a caso.

Depois a fonte, isto é o leitor para o suporte: gira+preamp, deck para k7, etc...no caso do gira que funcione bem, sem problemas ou mínimo de problemas com ruídos ou mecânicos, com toda a 'parafernália' inerente :agulhas, peso certo etc...

Depois a interface para ligar a fonte ao computador que podem ser várias, mas o resultando influi na mesma...

E por último: Software, Brainware e Earware...

Vivemos num mundo de facilidades e rapidez, queremos tudo já, agora e que funcione logo.

Referente ao software por exemplo existem uma série de situações que se podem melhorar ou resolver por essa via, mas convêm minimizar qualquer tipo de problemas tendo uma boa captação (Agulha,Fonte e cabos)....e não falo em perfeição, o melhor que conseguires porque trabalhar com software de som pode ser um bocadinho complicado e tarda seu tempo corrigir certas imperfeições...

Um setup básico, sem contar com gira ou deck de k7 poderia ser:

A tal placa usb da Berihnger que cá se arranja até nas lojas de instrumentos musicais e custam a volta de 35 eur. No caso do Deck a ligação é directa, no caso do gira...preamp, embora conheço um Software que não precisarias de preamp, mas com preamp é melhor a coisa...

E bom mais ou menos isso...qualquer coisa que precisares por cá andamos e espero que não desistas, pode parecer complicado mas vale a pena,,,dá gozo quando nos propomos uma meta e conseguimos realizar-la Converter Cassetes em CD 491368
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptyDom Ago 09 2015, 00:30

Mas no caso do Berihnger, se quiser ligar o gira discos, ligo os cabos RCA a ele, em vez do amp, e o cabo da terra(GND) ligo a onde?
E em relação ao tal upgrade que realizaou, pode-me dizer qual foi?
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptyDom Ago 09 2015, 19:21

No caso Behringer podes ligar o fio da terra ao mesmo...

http://www.behringer.com/EN/Products/UFO202.aspx

E já é preamp...há outros anteriores como o que utilizei que precisava de Pre e eu tanto utilizava um da marca Vivanco sem ligação à terra que resolvi ligando o fio a um parafuso da caixa do pre...ou uma mesa de mistura com pre já interno.

O upgrade que fiz incluiu os mais diversos pingarelhos, entre os quais um interface usb..

este: http://artproaudio.com/artcessories/turntable_preamps/product/usb_phono_plus-ps/

Este último têm um detalhe importante que para alguns é fundamental, no meu caso não tanto por causa do tipo de material que digitalizo....é 16 bit e não 24 bit o que em muitos casos pode bem marcar diferença...optei por 16bit por diversos motivos de diversa ordem...uma parte das coisa que ando a digitalizar são anteriores a 1960...a mais antiga até agora uma gravação de 1928...pelo que 16 bit parece-me razoável...

Tenta calcular o interesse e valor para ti do que queres passar para digital e o grau de exigência sonoro que pretendes, com base nisso montas a coisa, digo eu...mas tu é que sabes...é só meu ponto de vista.
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptySeg Ago 10 2015, 02:22

Achei bastante interessante o da project, mas pelo que li no manual a taxa de amostragem máxima que
consegue é de 16 bit a 44.1 kHz ou 48 kHz. Que no fundo é a mesma de um cd audio -R (16 bits por 44Khz).
Para mim já é suficiente, vai ser o meu proximo investimento, não adianta gravar a 20 bits por 44khz e ter uma especie de HDCD, algo que o meu leitor cds não lé, apenas lé CD-R
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5133
Data de inscrição : 11/11/2010

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptyQui Ago 13 2015, 13:51

Eu uso para esse tipo de gravações uma simples placa de som dedicada da Creative 24 bits no PC, claro que não é o ultimo grito no que toca a placas de som mas já tenho bons resultados, o ficheiros ficam enormes.

Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD EmptyQui Ago 13 2015, 14:15

ducar escreveu:
...o ficheiros ficam enormes.


E caso se queira passar depois para cd é preciso fazer dither...dithering ao ficheiro...

Nada que um disco "terabático" não resolva. Mas caso se queira passar depois para cd, sim 24bit, dithering & co.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Converter Cassetes em CD Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Cassetes em CD   Converter Cassetes em CD Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Converter Cassetes em CD
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: