Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Software De Gravação para 78

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySex maio 29 2015, 19:41

Boas,

Já  algum tempo utilizo o Golden Records da NCH Software pelos simples motivo de conseguir reproduzir os discos de 78RPM. Para passagem de analógico para digital comecei pelo SoundForge e depois de usar o Golden já nem lembro que o tenho.

Uma das coisas que gosto do Golden é que para obter uma digitalização razoável não é preciso mexer muito, alterar frequências ou EQ. Não sou apologista, nem tenho paciência para ter discos de vinil, passar a digital e ouvi-los em mp3 ou Flac, para mim isso é um absurdo a não ser como no caso dos 78rpm que se deterioram com muita facilidade pelo uso 

Por isso agradeço não ter um giradiscos com 78 rotações e um software como o Golden.

Mesmo a nível de material estou pensar em comprar uma agulha que a Ortofon lançou para 78 que dão para as Concorde a Stylus 78.

Mais alguém tem experimentado outras formas, métodos...etc? Dicas?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySex maio 29 2015, 22:38

Fazes muito bem em passar os discos de shellac para digital. De facto esse material é mais susceptivel de se deteriorar com o uso do que o vinil.
Esse software deve ser porreiro. No entanto fico ceptico em relação ao facto de rodares um disco de 78 a 45rpm e depois isso fazer a conversão no domínio digital...(é assim, não?)
Mas para fazeres isso bem feito devias usar uma célula mono. estas conseguem retirar a informação de uma forma diferente de uma stereo.
http://ortofon.com/hi-fi-newsletter-2014-09-web

Eu estou a construir um sistema mono puro :
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t8690-consideracoes-em-mono?highlight=mono
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySex maio 29 2015, 23:01

Olá Milton

Converte de 33 para 78. Já estive a pensar comprar a stylus 78 da ortofon que é mesmo para esses discos e funciona com a cápsula concorde.

Consegui passar um Lathe Cut "á pancada" com o selo Orpheu. Esse disco tem uma gravação de publicidade das conservas "La Rose" muito engraçada.

Obrigado vou seguir esse topic, super interessante. Na natureza não ouvimos em stereo...

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySex maio 29 2015, 23:28

salsapica escreveu:
Olá Milton

Converte de 33 para 78. Já estive a pensar comprar a stylus 78 da ortofon que é mesmo para esses discos e funciona com a cápsula concorde.


Mas sendo a concorde uma capsula stereo ela vai captar mais ruido do que uma mono pura...
Mas sim, é preferível isso do que tocar esses discos com uma agulha qualquer...
Software De Gravação para 78 22692
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySeg Jun 01 2015, 10:30

Bom dia,

Referente a este tema, tenho lido que os discos de Shellac ao colocar a tocar a 33rpm tanto agulha como o disco sofrem menos.

78RPM é uma velocidade "brutal" que provoca mais aquecimento e desgaste, assim como as agulhas recentemente fabricadas (segundo tenho lido tambem) não aguentam...pifan pela velocidade e pelas imperfeições ou eventuais riscos e/ou marcas que estes discos possam ter, além da fragilidade própria do material.

Ja mandei vir uma Ortofon stylus 78 para experimentar, foi bastante barata o que já me deixou a pulga atrás da orelha...custam entre 65 e 90 eur novas e esta apanhei por 17.50GBP já com envio...agora a rezar.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptySeg Jun 01 2015, 11:29

Nunca tinha pensado nisso nessa perspetiva....interessante.

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptyTer Jun 09 2015, 08:08

Boas,

A nova stylus 78 chegou ontem. Já experimentei e a diferença de captação é bastante boa, superou as minhas expectativas.Na caixa estava marcado o preço real (40 £) foi uma compra exelente. O diamante é ligeiramente maior e encaixa bem na cápsula Concorde Pro. Estou a pensar abrir um blog e ir postando imagens e samplers dos discos Software De Gravação para 78 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 EmptyTer Jun 09 2015, 10:10

salsapica escreveu:
Boas,

A nova stylus 78 chegou ontem. Já experimentei e a diferença de captação é bastante boa, superou as minhas expectativas.Na caixa estava marcado o preço real (40 £) foi uma compra exelente. O diamante é ligeiramente maior e encaixa bem na cápsula Concorde Pro. Estou a pensar abrir um blog e ir postando imagens e samplers dos discos Software De Gravação para 78 491368

Software De Gravação para 78 22692

É uma excelente ideia !!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Software De Gravação para 78 Empty
MensagemAssunto: Re: Software De Gravação para 78   Software De Gravação para 78 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Software De Gravação para 78
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Root Labs software
» Comentário do software Sonata em Audiostream
» software para capa de cd´s digitais
» Gravação de cassetes
» Gravação de Som

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas :: Gravação e técnicas de captação-
Ir para: