Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Liquido para limpeza de Vinil

Ir para baixo 
+13
Ricardo Pereira
Fran
Ferpina
Joca_2302
Pierre
brasas
Luis Filipe Goios
Jorge Ferreira
BVG
aliens
António José da Silva
luis lopes
fredy
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP



Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyTer Jan 24 2012, 06:18

Joca_2302 escreveu:
então... como funciona?
Temos de organizar tudo com o Magnifico? Como fazemos isso? Como entramos em contacto com ele?
(desculpa lá, mas ainda sou novo por estas bandas)


Mais uns dias de atividade no fórum e já poderás enviar mensagem privada. Depois basta uma pm ao ferpina e combinar com ele um café na zona de Algés e já está. Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyTer Jan 24 2012, 08:15

António José da Silva escreveu:
Joca_2302 escreveu:
então... como funciona?
Temos de organizar tudo com o Magnifico? Como fazemos isso? Como entramos em contacto com ele?
(desculpa lá, mas ainda sou novo por estas bandas)

Mais uns dias de atividade no fórum e já poderás enviar mensagem privada. Depois basta uma pm ao ferpina e combinar com ele um café na zona de Algés e já está. Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 491368

Exatamente ou exactamente Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 491368

_________________
Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Signat10
Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Vu-1_z10 Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyTer Jan 24 2012, 11:04

Boas,
Sôr Ferpina, moras em Algés?
Eh pá, isso é pertíssimo de Paço d' Arcos, que é onde vou ficar (em principio fico no Jota, conheces!?) quando for aí no dia 3 de Fevereiro.
Ainda tens dessa droga boa, para me passares uma amostra, ou isto é só "agarrados" e já passaste tudo?

Vá, diz coisas, a ver se existe a possibilidade de nos encontrarmos (ainda que seja só por meia dúzia de minutos) e conhecermo-nos.

Abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyTer Jan 24 2012, 11:31

Fran escreveu:
Boas,
Sôr Ferpina, moras em Algés?
Eh pá, isso é pertíssimo de Paço d' Arcos, que é onde vou ficar (em principio fico no Jota, conheces!?) quando for aí no dia 3 de Fevereiro.
Ainda tens dessa droga boa, para me passares uma amostra, ou isto é só "agarrados" e já passaste tudo?

Vá, diz coisas, a ver se existe a possibilidade de nos encontrarmos (ainda que seja só por meia dúzia de minutos) e conhecermo-nos.

Abçs

Sim, moro em Algés, concelho de Oeiras, presidido pelo Exmº Dr. Isaltino de Morais Orquestra

Lamento, mas não conheço o Jota. Que é isso?

Claro que exite essa possibilidade de nos encontrarmos, para te dar um pouco de poção mágica, desde que tragas para troca enchidos e queijos da região. Também nos podemos encontrar para um cafézinho ou um almoço e igualmente dar-te um pouco de poção mágica.

_________________
Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Signat10
Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Vu-1_z10 Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyTer Jan 24 2012, 12:11

Ferpina escreveu:
Fran escreveu:
Boas,
Sôr Ferpina, moras em Algés?
Eh pá, isso é pertíssimo de Paço d' Arcos, que é onde vou ficar (em principio fico no Jota, conheces!?) quando for aí no dia 3 de Fevereiro.
Ainda tens dessa droga boa, para me passares uma amostra, ou isto é só "agarrados" e já passaste tudo?

Vá, diz coisas, a ver se existe a possibilidade de nos encontrarmos (ainda que seja só por meia dúzia de minutos) e conhecermo-nos.

Abçs

Sim, moro em Algés, concelho de Oeiras, presidido pelo Exmº Dr. Isaltino de Morais Orquestra

Lamento, mas não conheço o Jota. Que é isso?

Claro que exite essa possibilidade de nos encontrarmos, para te dar um pouco de poção mágica, desde que tragas para troca enchidos e queijos da região. Também nos podemos encontrar para um cafézinho ou um almoço e igualmente dar-te um pouco de poção mágica.
Eu vivi em Paço d' Arcos, durante 40 anos, e sei bem que é esse "bandido" que "gere" esse concelho, pois trabalhei na CMO, ou seja, "para ele".

O Jota, é o Jota-Pimenta em Paço d' Arcos ... nunca ouviste falar?
Quanto mais não seja, por ter sido um dos primeiros bairros (se não mesmo o primeiro), com prédios enormérrimos, e depois, pela má fama, que teve nos anos 70 e 80, em que era um bairro, com uma vivência muito própria, muito independente, muita "drogaria", muita porrada, que tanto podia estar localizado em Paço d' Arcos, como no Minho ou no Algarve, já que "tinha vida própria" ... agora, já está muito diferente, felizmente. Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 843159

Ok, a ver se acertamos para um coffee (de preferência perto da estação de comboios), que eu vou "passar" por Lisboa numa visita relâmpago, já que nem 48 horas vou ficar, ou seja, é o chamado, "toca-e-foge".

Enviar-te-ei uma MP.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Pereira
Membro AAP
Ricardo Pereira


Mensagens : 44
Data de inscrição : 28/12/2017
Idade : 44
Localização : Chaves

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 12:59

Peço desculpa se estou a fazer algo que ainda não posso, uma vez que, sou novo aqui no fórum mas, gostaria de colocar uma questão, eu adquiri recentemente (antes de aderir ao forum) uma série de produtos para limpar a coleção de discos de vinil que possuo e, adquiri esses produtos separadamente para fazer uma mistura que vi no youtube.

Li aqui sobre uma mistura idêntica e gostaria de confirmar se poderei fazer essa mistura e ter um resultado razoavelmente bom.
Possuo uma máquina Knosti (pretendo adquirir uma máquina por aspiração ou uma máquina de ultrassons, logo que seja possível, e haja uma compra conjunta aqui no fórum).

A solução criada seria:

Para 1 litro:
800ml àgua destilada
200 ml àlcool isopropilico
5ml de ilford ilfotol
3 gotas de DR.Wack

Podem ajudar-me para saber se estou a proceder bem?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 16:14

O método mais usado para/com a Knosti é:
- água destilada;
- 1/300 de Dr. Wack.


Esta simples solução resulta para nós faz tempo, seguimos o príncipio de menos ser mais... (também pensamos em usar álcool e tal, mas deixamos cair isso...) Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Pereira
Membro AAP
Ricardo Pereira


Mensagens : 44
Data de inscrição : 28/12/2017
Idade : 44
Localização : Chaves

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 17:16

José Miguel escreveu:
O método mais usado para/com a Knosti é:
- água destilada;
- 1/300 de Dr. Wack.


Esta simples solução resulta para nós faz tempo, seguimos o príncipio de menos ser mais... (também pensamos em usar álcool e tal, mas deixamos cair isso...) Wink

E em relação ao tempo de secagem? Não seria produtivo usar algo tipo o Ilfotol para secarem mais rápido?
Desculpa colocar a dúvida mas, é mesmo só isso, uma dúvida face ao que vi no tal video do youtube.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 17:27

Quando lavamos discos não estamos com pressa, por isso... O "estendal" da Knosti permite colocar 15 (creio que é este o número) discos, enquanto esses secam, outros rodam.


Como disse antes, seguimos apenas o princípio "menos é mais", tem funcionado. Wink


Existem vários tópicos sobre este assunto e poderá encontrar com facilidade mais opiniões já registadas. Pelo que li, julgando pelos testemunhos, o uso desses outros produtos não fará mal... Se melhora!?! Não sei. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Pereira
Membro AAP
Ricardo Pereira


Mensagens : 44
Data de inscrição : 28/12/2017
Idade : 44
Localização : Chaves

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 19:44

Obrigado pela informação, vou fazer algumas tentativas, uma vez que tenho aqui os produtos e darei o feedback logo que consiga...

Obviamente que concordo com a opinião dada, no entanto, em relação a rapidez é mesmo necessária pois tenho na garagem para limpeza uns...1000????

TEnho de rentabilizar o tempo ao máximo...

Feedback será dado das minhas experiências...
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 20:45

Em minha opinião se usa o Dr. Wack não deve usar o álcool e o Ilfotol pois a função destes produtos já está presente no DR. Wack, ou usa o Dr. Wack ou o álcool + o Ilfotol.

Chamo a atenção que o Ilfotol pode deixar algum resíduo nos discos, nota-se quando tocar o disco a agulha fica com algum depósito branco na primeira audição, segundo os entendidos este depósito não tem problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySáb Dez 30 2017, 20:57

Embora seja uma proposta diferente, eis o detergente usado no Ilhéu Chão para a lavagem de bolachas: Nessie Vinylin (https://audioteam.pt/index_frame.html).
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQua Jun 27 2018, 14:07

Caros,

Pegando neste tópico recentemente activo sobre o tema "limpeza de discos" para lançar a seguinte questão:


  • Quais as contraindicações, se alguma, em limpar o disco usando a rotação do prato do GD, uns pingos de líquido adequado e uma esponja também ela adequada?


Muito obrigado
DO.MC
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQua Jun 27 2018, 18:07

Há quem use um gira-discos para ter o vinil a rodar - eu não usaria o único que temos, mas há quem use.

Que esponja específica é essa???


Normalmente, quem utiliza essa técnica da rotação, usa uma escova e aspiração. A esponja, líquido e a sujidade do disco não me parece boa ideia, em vez de limpar vai empurrar o lixo para os sulcos.


Veja aqui:


Esse senhor usa o seu belo Lenco todo alterado, mas... Como disse em cima, eu não usaria o nosso Lenco para o efeito.


Ah! No fundo essa é a técnica das máquinas de aspiração... A Knosti tem-nos valido, para já não sentimos falta de mais.
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQui Jun 28 2018, 11:12

José Miguel escreveu:
Que esponja específica é essa???

Talvez "esponja" não seja o termo mais adequado - eu já explico. Antes disso: a limpeza de um vinil tem necessariamente ser um "exercício de lavagem do soalho", como este senhor do vídeo parece estar a fazer? Só faltou atirar com um balde de água no fim! Wink.

José Miguel escreveu:
Ah! No fundo essa é a técnica das máquinas de aspiração... A Knosti tem-nos valido, para já não sentimos falta de mais.

Pois a ideia é essa. E passo a explicar a minha ideia de limpeza de um vinil (talvez pouco empenhada, reconheço): prato a rodar, vinil em cima, uma dúzia de gotas de um líquido de limpeza indicado sobre o vinil e passar depois a esponja/escova/pano multifibra enquanto o vinil roda. Isto pode ser feito com várias passagens, primeiro para tirar o sujo mais e no fim, com o disco seco, passando a escova anti-estática.

Isto porque, o que por vezes vejo, na minha opinião, é um "overkill". Procuro uma abordagem low-tech, simples, minimamente eficiente, sem que tenha de ter mais um - perdoem-me - "cangalho" em casa, sob a forma de máquinas de limpeza, aspirador ou utrasons do não sei quê. Razz

É minha visão da coisa, respeito todas as outras. Smile

DO.MC
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQui Jun 28 2018, 17:08

Nós quando começamos experimentamos várias técnicas, até a que usa um Museu no Brasil - torneira com água corrente para levar tudo... depois colocar na vertical a secar.

A questão da esponja ou pano com o disco na horizontal é que não me convence... Porque vai empurrar o lixo para os sulcos. O líquido vai libertar, mas o pano vai empurrar para baixo, daí a necessidade de aspirar quando se limpa na horizontal - digo eu.


A Knosti é baratinha (pelo menos nas compras conjuntas que se fazem aqui) e ajuda... não é perfeita, mas ajuda.


Experimente, use discos menos valiosos e encontre o método certo apara si. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQui Jun 28 2018, 19:31

José Miguel escreveu:
A questão da esponja ou pano com o disco na horizontal é que não me convence... Porque vai empurrar o lixo para os sulcos. O líquido vai libertar, mas o pano vai empurrar para baixo, daí a necessidade de aspirar quando se limpa na horizontal - digo eu."

A questão não é ser pano multifibra ou afim e sim horizontal ou vertical, segundo entendi. E faz-me sentido.

Para o líquido é que andam para aí todo o tipo de receitas e importações. No limite creio que o humilde liquido lavar loiça diluido deve ter algum efeito, mas vou ver se me entendo.

Obrigado José Miguel
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptyQui Jun 28 2018, 20:06

Sim, a questão está entre a posição horizontal do disco e a técnica aplicada, mas com as experiências lá chegará ao método certo.


Aconselho o Dr. Wack, ou similar que, se me lembro, vende o Lidl (pesquise aqui no fórum).

Fica muito barato, porque umas "gotas" dão para litros de água destilada - de preferêcia.


Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySex Jun 29 2018, 08:59

DOMC escreveu:
José Miguel escreveu:
A questão da esponja ou pano com o disco na horizontal é que não me convence... Porque vai empurrar o lixo para os sulcos. O líquido vai libertar, mas o pano vai empurrar para baixo, daí a necessidade de aspirar quando se limpa na horizontal - digo eu."

A questão não é ser pano multifibra ou afim e sim horizontal ou vertical, segundo entendi. E faz-me sentido.

Para o líquido é que andam para aí todo o tipo de receitas e importações. No limite creio que o humilde liquido lavar loiça diluido deve ter algum efeito, mas vou ver se me entendo.

Obrigado José Miguel

PS: Mas pelo sim, pelo não, ;-) onde é que eu compro uma Knosti? OLX? Ebay? Uma nova?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySex Jun 29 2018, 09:10

Agora são relativamente faceis de encontrar, mesmo por cá. Ainda ontem vi na Fnac...

A Imacustica também as vende e ainda pode espreitar esse antro de perdição e escutar um sistema daqueles. dvil


Onde comprar, para mim, depende do preço final, na Fnac está por 59,99€, mas a Fnac está sempre a fazer promoções. Agora resta comparar os preços e portes, depois escolher.
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 EmptySex Jun 29 2018, 10:07

José Miguel escreveu:
Agora são relativamente faceis de encontrar, mesmo por cá. Ainda ontem vi na Fnac...

A Imacustica também as vende e ainda pode espreitar esse antro de perdição e escutar um sistema daqueles. dvil


Onde comprar, para mim, depende do preço final, na Fnac está por 59,99€, mas a Fnac está sempre a fazer promoções. Agora resta comparar os preços e portes, depois escolher.

Thanks JM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Liquido para limpeza de Vinil   Liquido para limpeza de Vinil - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Liquido para limpeza de Vinil
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Líquido para limpeza
» Okki Nokki - Líquido para Lavagem/Limpeza
» liquido para limpar vinil
» Pro-Ject apresenta solução de limpeza para vinil
» Dr. Wack CW / a lavagem a bom preço...e outras mistelas.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: