Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Discos mono em célula stereo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 18:56

Meus caros,

Preciso de uma ajuda dos mais entendidos.
Tenho um numero razoável de discos mono(+-200) e que até agora os tenho ouvido com muito prazer, com células stereo (ex. Stanton 681 EEE e Shure M75 EJ).

Tenho um Receiver Mcintosch que permite comutar para mono, daí não estar a pensar num sistema dedicado.
Na vossa opinião, para ter um melhor resultado, deveria utilizar uma célula mono ou pelo contrario continuar a usar as stereo?

Todas as opiniões são bem vindas.

Obg.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 18:58

José Carvalho escreveu:
Meus caros,

Preciso de uma ajuda dos mais entendidos.
Tenho um numero razoável de discos mono(+-200) e que até agora os tenho ouvido com muito prazer, com células stereo (ex. Stanton 681 EEE e Shure M75 EJ).

Tenho um Receiver Mcintosch que permite comutar para mono, daí não estar a pensar num sistema dedicado.
Na vossa opinião, para ter um melhor resultado, deveria utilizar uma célula mono ou pelo contrario continuar a usar as  stereo?

Todas as opiniões são bem vindas.

Obg.

Boas

Acho que não deve gastar dinheiro com mais nada, porque o investimento não se irá traduzir num melhor som. Discos mono em célula stereo 22692

E parabéns por esses discos, que não são nada comuns nos dias que correm! Discos mono em célula stereo 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 19:53

Eu também estou prestes a albergar umas centenas de discos mono e porque também tenho células mono estou a construir um sistema dedicado ao mono puro.
Os discos mono podem ser tocados com células stereo, mas o resultado é inferior ao duma célula mono.
E todo o sistema também deveria ser mono, com um amp mono e apenas uma coluna.
A Ortofon explica aqui porque é que os discos mono devem reproduzidos com uma célula verdadeiramente mono :
http://ortofon.com/hifi/products/cartridges/2m-series/2m-mono-se

Podes ler aqui outras opiniões acerca do mono :
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t8690-consideracoes-em-mono?highlight=mono
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 19:54

Quando surgiu o estéreo, foi dada atenção a que as células fossem compatíveis com a leitura dos mono que na altura existiam em grande quantidade. Portanto, a leitura é possível mas......não é ideal.
Se tens muitos mono, e gostas deles, uma célula mono dedicada vai ser uma musica completamente diferente para melhor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 20:03

Discos mono em célula stereo %3Ca%20href=Discos mono em célula stereo Mono_s10" />

Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.


Um cartucho de estéreo será capaz de reproduzir discos estéreo e mono, porque mono é uma versão especial do estéreo onde os canais direito e esquerdos são idênticos.


Enquanto um cartucho estereofónico pode tocar registros mono, não pode conseguir o mesmo sinal de precisão entre os dois canais. Um cartucho mono produz um sinal que é direcionado para os dois canais no sistema ou preferencialmente para um só. Um cartucho mono a tocar um disco mono produz uma imagem mais forte e estável com um som mais cheio, mais impactante.


Outra grande vantagem em usar um cartucho mono para tocar discos mono é a ausência de resposta ao movimento vertical. Isto significa que um cartucho mono é basicamente imune ao "efeito de beliscar", que entra em ação quando a agulha é empurrada verticalmente para cima nas grooves muito estreitas. Também a resposta à poeira, sujeira e desgaste é reduzida substancialmente. O resultado final será uma reprodução limpa e silenciosa do registro mono
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 20:49

Se os "chefes" dizem que existe melhoria então vai por eles!  Discos mono em célula stereo 22692

Eu honestamente não gastava um cêntimo para obter ganho em mono...  Discos mono em célula stereo 317942

Mas se calhar é porque ainda não ouvi um bom sistema mono!  Discos mono em célula stereo 447836

Fiz agora uma pesquisa e pelo que escreveu o António irás ter um ganho em termos de silêncio, na leitura do disco.

Ora assim sendo, em face do que li nestes tópico, que até faz sentido, o melhor é adquirir mesmo uma célula específica. Discos mono em célula stereo 491368

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7357-mono-cartdriges


Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 21:01

Milton escreveu:
Discos mono em célula stereo %3Ca%20href=Discos mono em célula stereo Mono_s10" />

Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.


Um cartucho de estéreo será capaz de reproduzir discos estéreo e mono, porque mono é uma versão especial do estéreo onde os canais direito e esquerdos são idênticos.


Enquanto um cartucho estereofónico pode tocar registros mono, não pode conseguir o mesmo sinal de precisão entre os dois canais. Um cartucho mono produz um sinal que é direcionado para os dois canais no sistema ou preferencialmente para um só. Um cartucho mono a tocar um disco mono produz uma imagem mais forte e estável com um som mais cheio, mais impactante.


Outra grande vantagem em usar um cartucho mono para tocar discos mono é a ausência de resposta ao movimento vertical. Isto significa que um cartucho mono é basicamente imune ao "efeito de beliscar", que entra em ação quando a agulha é empurrada verticalmente para cima nas grooves muito estreitas. Também a resposta à poeira, sujeira e desgaste é reduzida substancialmente. O resultado final será uma reprodução limpa e silenciosa do registro mono

Excelente artigo Discos mono em célula stereo 754215 Discos mono em célula stereo 754215 Discos mono em célula stereo 754215

Obrigado Milton Discos mono em célula stereo 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 21:58

Alexandre Vieira escreveu:
Se os "chefes" dizem que existe melhoria então vai por eles!  Discos mono em célula stereo 22692

Eu honestamente não gastava um cêntimo para obter ganho em mono...  Discos mono em célula stereo 317942

Mas se calhar é porque ainda não ouvi um bom sistema mono!  Discos mono em célula stereo 447836

Fiz agora uma pesquisa e pelo que escreveu o António irás ter um ganho em termos de silêncio, na leitura do disco.

Ora assim sendo, em face do que li nestes tópico, que até faz sentido, o melhor é adquirir mesmo uma célula específica.  Discos mono em célula stereo 491368

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7357-mono-cartdriges



Eu pessoalmente optava por uma célula mono.

Discos mono em célula stereo 491368
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 22:43

Estes meus discos são dos finais dos anos 50 e princípios dos anos 60, daí que a optar por uma célula mono terá que ser por uma verdadeiramente mono e essas têm um preço, para mim, proibitivo.
No entanto, estou aberto a sugestões.

Discos mono em célula stereo 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 22:45

http://www.ebay.at/itm/Audio-Technica-AT-Mono-3-LP-System-Cartridge-NEU-/390218481555?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item5adad57f93


Não sei se é uma boa solução...
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 23:06

Alexandre Vieira escreveu:
http://www.ebay.at/itm/Audio-Technica-AT-Mono-3-LP-System-Cartridge-NEU-/390218481555?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item5adad57f93


Não sei se é uma boa solução...

Arre, viva o stereo

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 23:17

Isto deve ser o suprassumo da batata :

http://www.ebay.at/itm/Denon-DL-102-Mono-High-Output-MC-Cartridge-DL102-/261843798205?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cf71b48bd

Mas isto também não deve ser nada mau e tenho cá duas...

http://www.ebay.at/itm/Vintage-General-Electric-GE-VR-Variable-Reluctance-Dual-Tip-Mono-Phono-Cartridge-/351390263709?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item51d07de99d
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 23:23

Bolas, se é para te "amandares", que seja de cabeça.


http://www.needledoctor.com/Lyra-Kleos-Mono-Phono-Cartridge



dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 23:30

António José da Silva escreveu:
Bolas, se é para te "amandares", que seja de cabeça.


http://www.needledoctor.com/Lyra-Kleos-Mono-Phono-Cartridge



dvil

Milton in fire cherry dvil
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptySeg maio 04 2015, 23:31

Milton escreveu:
Isto deve ser o suprassumo da batata :

http://www.ebay.at/itm/Denon-DL-102-Mono-High-Output-MC-Cartridge-DL102-/261843798205?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cf71b48bd

Mas isto também não deve ser nada mau e tenho cá duas...

http://www.ebay.at/itm/Vintage-General-Electric-GE-VR-Variable-Reluctance-Dual-Tip-Mono-Phono-Cartridge-/351390263709?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item51d07de99d

E não serve? numa primeira fase desenrascas-te com essas.

Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 12:12

Milton escreveu:
Isto deve ser o suprassumo da batata :

http://www.ebay.at/itm/Denon-DL-102-Mono-High-Output-MC-Cartridge-DL102-/261843798205?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cf71b48bd

Mas isto também não deve ser nada mau e tenho cá duas...

http://www.ebay.at/itm/Vintage-General-Electric-GE-VR-Variable-Reluctance-Dual-Tip-Mono-Phono-Cartridge-/351390263709?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item51d07de99d

Meus caros,

A optar por uma solução destas, tenho que ter pelo menos um Gira dedicado ao Mono.
Tenho na arrecadação um Teac TN- 80C com um braço SME 3009, acham uma boa solução?

Milton, a Denon- DL-102 que recomendas é uma MC, como tal preciso de um Pré de Phono MC, certo?

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 12:17

Também tens esta que funciona em amp MM.


http://www.turntableneedles.com/Grado-ME-Prestige-Mono-Cartridge-_p_4054.html

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 12:53

José Carvalho escreveu:
Milton escreveu:
Isto deve ser o suprassumo da batata :

http://www.ebay.at/itm/Denon-DL-102-Mono-High-Output-MC-Cartridge-DL102-/261843798205?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cf71b48bd

Mas isto também não deve ser nada mau e tenho cá duas...

http://www.ebay.at/itm/Vintage-General-Electric-GE-VR-Variable-Reluctance-Dual-Tip-Mono-Phono-Cartridge-/351390263709?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item51d07de99d

Meus caros,

A optar por uma solução destas, tenho que ter pelo menos um Gira dedicado ao Mono.
Tenho na arrecadação um Teac TN- 80C com um braço SME 3009, acham uma boa solução?

Milton, a Denon- DL-102 que recomendas é uma MC, como tal preciso de um Pré de Phono MC, certo?

Abraços

É uma mc high output e por isso pode ser ligada a um pre mm
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 13:36

Milton,

Na tua opinião, já que está com um projecto mono em mãos, este meu gira Teac TN-80C com o braço 3009 II pode ser
uma boa solução dedicada ao mono ou recomendas outro braço/gira?
Obg.
1ab.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 14:52

José Carvalho escreveu:
Milton,

Na tua opinião, já que está com um projecto mono em mãos, este meu gira Teac TN-80C com o braço 3009 II pode ser
uma boa solução dedicada ao mono ou recomendas outro braço/gira?
Obg.
1ab.
O melhor é comprares outro com os 100€ que te dou por esse teaczito... dvil

Ps:
Isso até é mal empregado....
Discos mono em célula stereo 491368
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyTer maio 05 2015, 23:45

Milton escreveu:
José Carvalho escreveu:
Milton,

Na tua opinião, já que está com um projecto mono em mãos, este meu gira Teac TN-80C com o braço 3009 II pode ser
uma boa solução dedicada ao mono ou recomendas outro braço/gira?
Obg.
1ab.
O melhor é comprares outro com os 100€ que te dou por esse teaczito... dvil

Ps:
Isso até é mal empregado....
Discos mono em célula stereo 491368

Se queres que te diga também acho mal empregue o teu Philips num equipamento mono.

E claro podes comprar outro pelos 20€ que te dou pelo Philips. cherry dvil
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:09

Muita gente contradiz essa teoria. Existe aliás que tenha milhares de discos estéreo e mono, e equipamento de topo para ambos, e que prefere mil vezes o mono.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:14

António José da Silva escreveu:
Muita gente contradiz essa teoria. Existe aliás que tenha milhares de discos estéreo e mono, e equipamento de topo para ambos, e que prefere mil vezes o mono.

Ok, cada um na sua onda, eu cá prefiro de longe o Stereo, por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.

Nunca os ouvi mas estão como novos.



Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:22

ducar escreveu:
...por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.

Nunca os ouvi mas estão como novos.



 


Mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de mono em vinil e não mono em shellac.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:26

António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
...por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.

Nunca os ouvi mas estão como novos.



 


Mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de mono em vinil e não mono em shellac.

Chama-lhe lá o que quiseres mas para mim esse assunto é terreno desconhecido, por isso não posso opinar. deixo isso para que percebe da coisa.

Discos mono em célula stereo 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:29

ducar escreveu:
...deixo isso para que percebe da coisa.

Discos mono em célula stereo 491368


É o que eu faço, mas não nego à partida algo que desconheço quando tantos falam maravilhas. Discos mono em célula stereo 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos mono em célula stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:33

António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
...deixo isso para que percebe da coisa.

Discos mono em célula stereo 491368


É o que eu faço, mas não nego à partida algo que desconheço quando tantos falam maravilhas. Discos mono em célula stereo 491368

Não me dá pica
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:41

Milton Isto interessa-te?

http://jelabs.blogspot.pt/2011_06_01_archive.html

http://jelabs.blogspot.pt/2011/03/november-2009-hi-fi-show.html
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 00:48

Esta malta levo o mono muito a sério.



Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 11:35

ducar escreveu:
Milton Isto interessa-te?

http://jelabs.blogspot.pt/2011_06_01_archive.html

http://jelabs.blogspot.pt/2011/03/november-2009-hi-fi-show.html
Discos mono em célula stereo 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5179
Data de inscrição : 11/11/2010

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQua maio 06 2015, 13:07

Milton escreveu:
ducar escreveu:
Milton Isto interessa-te?

http://jelabs.blogspot.pt/2011_06_01_archive.html

http://jelabs.blogspot.pt/2011/03/november-2009-hi-fi-show.html
Discos mono em célula stereo 22692

Porreiro Pá
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQui maio 07 2015, 07:29

[quote="Milton"]Discos mono em célula stereo %3Ca%20href=Discos mono em célula stereo Mono_s10" />

Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.
[/quot.

Tenho uma dúvida e não me levem a mal se for um perfeito disparate.
Olhando para a imagem acima, se usar uma agulha cônica/esférica aproxima-se mais de um "som" mono?
Outra questão, estas duas células que tenho (stanton 681EEE e Shure M75 EJ) permitem usar agulhas cônica/esféricas?
Obg.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo EmptyQui maio 07 2015, 10:03

José Carvalho escreveu:
Milton escreveu:
Discos mono em célula stereo %3Ca%20href=Discos mono em célula stereo Mono_s10" />

Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.
[/quot.

Tenho uma dúvida e não me levem a mal se for um perfeito disparate.
Olhando para a imagem acima, se usar uma agulha cônica/esférica aproxima-se mais de um "som" mono?
Outra questão, estas duas células que tenho (stanton 681EEE e Shure M75 EJ) permitem usar agulhas cônica/esféricas?
Obg.
Nao estou certo.
Julgo que antigamente os perfis eram apenas esfericos. Mas penso que o estilete de corte nao seria. Penso por isso que uma agulha eliptica consiga retirar mais informaçao...
Mas uma coisa é certa, uma esferica boa consegue resultados fantasticos.
Julgo que ha agulhas esfericas para essas celulas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discos mono em célula stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Discos mono em célula stereo   Discos mono em célula stereo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discos mono em célula stereo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Porque 45RPM Mono é mais preciso do que 33,3RPM Stereo
» ORT e Rui Borges na Mono and Stereo Magazine
» Mono Vs stereo um artigo interessante
» Como mudar a agulha/célula do gira discos
» Onde montam e afinam a célula do vosso gira-discos?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: