Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 célula nova...

Ir para baixo 
+2
anibalpmm
metahz
6 participantes
AutorMensagem
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 02:31

...até €250

quais vos parecem as melhores para um braço leve como o do meu RPM5, e tendo em conta que os discos que tenho são na grande maioria pressings modernos.


Obrigado

Vasco
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 11:31

depende do que chamas um braço leve
consulta este site

vinylengine


e este tópico que é de uma cabeça MM barata e altamente recomendável

shure m75
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 11:35

os braços em fibra de carbono da pro-ject são considerados leves não é?

vou verificar isso da shure, obrigado pela dica Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 18:28

metahz escreveu:
os braços em fibra de carbono da pro-ject são considerados leves não é?

vou verificar isso da shure, obrigado pela dica Smile
Nesse tópico da m75 tb tem essa informação do q é considerado um braço leve, médio é pesado
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 18:30

metahz escreveu:
os braços em fibra de carbono da pro-ject são considerados leves não é?

vou verificar isso da shure, obrigado pela dica Smile
Pelo q vi no vinylengine São mais para o médio mas depende do modelo do braço
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 19:01

célula nova... Project-9c-Tonearm


é este.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 19:11

Olá

Até 250€ existe muita variedade de células... para todos os gostos...
Aconselhar células não é fácil, pois o que agrada a uns não agrada a outros...
No meu caso já usei muita coisa... algumas detestei outras adorei...
Se são compatíveis com esse braço não sei mas aqui vão algumas das que eu gosto...

Audio Technica AT 120E
Audio Technica AT 432
Audio Technica AT 3200
Goldring Electra
Shure M75 mas apenas com agulha Naber Nadeln
Shure M91 mas apenas com agulha Naber Nadeln
Shure M95
Technics EPC 270C

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 21:16

metahz escreveu:
célula nova... Project-9c-Tonearm


é este.
não consigo perceber mas parece ser este
http://www.vinylengine.com/library/pro-ject/12.shtml
a ser é um braço de massa média - 11,5g

utiliza esta ferramenta para perceber qual a melhor combinação para com a célula
http://www.vinylengine.com/cartridge_resonance_evaluator.php?eff_mass=11.5&submit=Submit
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:10

é parecido com esse mas é o 9c. segundo o vynil engine tem 11 gramas.

Em príncipio não terá problemas com qualquer célula da série 2m da ortofon, a pearl da sumiko, etc.

a at120 deverá precisar de colocar um peso por ter uma compliance tão baixa. Obrigado pela dica, não sabia nada destas ressonâncias.

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:16

metahz escreveu:
é parecido com esse mas é o 9c. segundo o vynil engine tem 11 gramas.

Em príncipio não terá problemas com qualquer célula da série 2m da ortofon, a pearl da sumiko, etc.

a at120 deverá precisar de colocar um peso por ter uma compliance tão baixa. Obrigado pela dica, não sabia nada destas ressonâncias.

Smile

é fundamantal para combinar bem a célula e o braço
se bem que a shure m75 é para braços mais leves (6-9g de massa) ela funcionou relativamente bem com o meu que anda nos 10-11g de massa
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:20

pois para a shure não encontrei dados sobre a compliance.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:24

metahz escreveu:
pois para a shure não encontrei dados sobre a compliance.

http://www.vinylengine.com/cartridge_resonance_evaluator_results.php?m=Shure+M-75&cm=6&dc=25&search=search
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:44

obrigado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyDom Mar 15 2015, 22:47

metahz escreveu:
obrigado Smile
sempre às ordens célula nova... 843159
Ir para o topo Ir para baixo
PAUCA SED BONA

PAUCA SED BONA


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/09/2013
Idade : 20
Localização : CASAL DE CAMBRA

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptySeg Mar 16 2015, 21:35

Metahz,

uma Ortofon 2M-Blue ou uma Nagaoka MP-150 são duas apostas seguras.

Ainda possuo um 9c (com pequenas alterações) que uso como ferramenta para demonstrar alguns dos gira-discos AVID. Já passaram por ele uma boa dezena e meia de cabeças diferentes, pelo que, o conheço muito bem.

A MP-150 era a que eu tinha montada no 9CC com o Ingenium, no Audio Show, do ano passado. Quem por lá passou parece ter gostado.

Na HI-FI Choice de setembro de 2013 tens um comparativo de células bastante interesante. Audio-Tecnica 440MLa ; Clearaudio concept V2 ; Goldring 1012GX ; Grado Prestige Gold 1 ; Nagaoka MP-150 ; Ortofon 2M-Blue.

Se quiseres escutar a Nagaoka a tocar no Pro-ject 9C, é só uma questão de combinarmos.

Cumprimentos

João Gouveia
Ir para o topo Ir para baixo
http://psb@paucasedbona.pt
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 11:17

Muito obrigado pelas dicas e pela disponibilidade João. Daquilo que vi a Nagaoka sai um pouco acima do meu orçamento. Em relação à Ortofon estou a pensar se não valerá a pena 'perder a cabeça' e atirar-me para uma 2M Bronze... ainda ando a pesquisar sobre todas Smile

Obrigado

Vasco
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 11:34

Olá

No Audio o que uns adoram outros detestam...

Já tive diversas células Ortofon e apenas gostei de uma, a 310, não conheço nem a Bronze nem a Blue, já ouvi a Red que não desgostei mas não a comprava, claro que como disse anteriormente é sempre difícil escolher uma célula, a compatibilidade com o braço é algo muito descurado mas fundamental...

Tenho uma AT 432 que adoro no Technics SL 6 e no Panasonic SL H 401, no Pioneer PLL 1000 detesto-a...

Com isto está tudo dito sobre a dificuldade de acertar na célula, se tiveres hipótese de experimentar no teu gira era o ideal.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 11:53

Pois, tem sempre algo de lotaria... estou a pesquisar tudo o que é review, e pessoas q experimentaram as várias células num gira-discos igual ao meu, não tendo a possibilidade de o fazer no meu. Daí o feedback aqui no fórum ser muito importante.

A 2m red já escutei em vários setups e pareceu-me bastante boa, o que me leva a sentir alguma segurança com toda a série 2M.

a procura continua Smile

Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 14:30

Viva

Pegando no post do João Gouveia...

Já tive várias células nos meus giras, nomeadamente a Nagaoka MP-110, a Goldring 1012GX, Ortofon OM 20, AT-120E, AT-440MLa e agora uma 2M Blue.

Gostei da Nagaoka, som dinamico, boa nivel de saida mas alguma falta de resolução. Talvez a 150 tenha uma agulha melhor mas nem sei qual o preço.

Da Goldring gostei, som aberto, bom nível de saida mas a tender para a agressividade e não gostava completamente do timbre. Cansei-me dela...

As AT também são boas mas a tender para o brilhante, têm uma sonoridade propria. A resolução na 440 ée bastante boa mas a dinamica não me convenceu completamente.

A que tenho agora e sinceramente não estou a pensar trocar é a 2M Blue. Boa saida, boa resolição e bom timbre. Para os 150 euros que me custou sem montagem acho uma das melhores opções. Dependerá do gosto individual e do sistema mas nao deixaria de a ouvir.
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 14:41

na thakker a nagaoka 150 custa cerca de €285, na amazon um pouco menos (isto sem portes). Pena não terem representante cá.

interrogo-me acerca da 2m bronze pq oferece a possibilidade de upgrade futuro, além de possuir uma agulha teoricamente superior.

a blue está definitivamente na lista.
Ir para o topo Ir para baixo
PAUCA SED BONA

PAUCA SED BONA


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/09/2013
Idade : 20
Localização : CASAL DE CAMBRA

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 20:45

Olá de novo,

o pessoal está tão habituado a que na net é que o serviço é bom e os preços melhores que por vezes escapa-lhes que conseguem comprar a melhor preço ou idêntico, por cá, e com atendimento personalizado. Acontece o mesmo por exemplo com a AVID e a Pure Sound.

A Nagaoka tem importador em Portugal. A MP-110 está marcada a 95,00 e a MP-150 (que em absoluto ganhou o referido teste) a 255,00. Metahz , penso que tinhas dado como tecto do teu orçamento 250,00 pelo que estará dentro do teu orçamento. Como já referi conheço bem esse braço 9C (tive-o num RPM 9) e o 9cc também.

Tanto as Ortofon como as Nagaoka exigem algum cuidado e precisão na sua montagem. Não se compadecem com "meia bola e força". Mas quando correctamente alinhadas presenteiam-nos com um som delicioso.

Se tiveres dificuldades em arranjar, quer Ortofon, quer Nagaoka, diz.

Cumprimentos

João Gouveia
Ir para o topo Ir para baixo
http://psb@paucasedbona.pt
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptyTer Mar 17 2015, 20:53

Infelizmente, muitas vezes as marcas são as suas próprias inimigas... referi que não tinha importador porque no site da nagaoka não está nenhuma menção e o amigo google também não deu resultados. Andam escondidos Razz

mais uma vez obrigado pela disponibilidade joão

vasco
Ir para o topo Ir para baixo
metahz




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/03/2015

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptySeg maio 25 2015, 22:20

Boas noites, finalmente a busca pela célula terminou, e a eleita foi uma ortofon super OM 30, que consegui em 2ª mão por um preço bastante razoável.

Estive hoje na Audioteam a instalar a célula e nas poucas horas de audição posso dizer que estou bastante satisfeito.

Obrigado a todos pelas dicas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Correia
Membro AAP
Pedro Correia


Mensagens : 91
Data de inscrição : 15/07/2012
Idade : 65
Localização : SINTRA

célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... EmptySáb Jan 09 2016, 17:16

Boa tarde

Eu tenho uma Audio Técnica AT7V que deve andar por esses valores e toca muito bem, não sei se com esse braço mas....

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





célula nova... Empty
MensagemAssunto: Re: célula nova...   célula nova... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
célula nova...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo célula SHURE, M75 MG, Type 2 !!! Com célula N75 G2!!!
» Vendo célula SHURE M91 ED - Nova NOS/NIB, com Célula Shure
» Célula
» AT95N ou OM5E
» Célula Altair

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: