Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Fita Analógica vs. Digital

Ir para baixo 
+3
Milton
PALUSE
ricardo onga-ku
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQui Jan 15 2015, 14:20

Analogue Tape vs. Digital

Demonstração muito interessante e educativa sobre as características sónicas do som da fita analógica.


No primeiro vídeo compara-se o som digital puro com o som da fita:




Neste segundo vídeo o autor utiliza dois plug-ins (simulação de fita e compressão) para tornar o som da gravação digital semelhante ao da fita:



Última edição por ricardo onga-ku em Qui Jan 15 2015, 14:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQui Jan 15 2015, 14:23

É interessante perceber como as distorções produzidas pela fita transformam um som "puro" em algo mais interessante de um ponto de vista artístico, quase como se o técnico de som estivesse a pintar.
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQui Jan 15 2015, 22:35

Fita Analógica vs. Digital 265963
Boas. Só se um gajo for surdo.
A gravação em bobine é a segunda:
1. Tem ruido de fundo audível. Com uma unidade Dolby externa, escusava de saturar tanto a  fita e perder extensão no topo
2. Tem menos extensão de agudos e menos "definição".
3. Como já critiquei o som, parece-me que o "rapazinho" não afinou o deck para a fita ("Bias"), ou modelou em excesso para disfarçar o ruído branco: tem demasiada quebra nos "médios altos". Lamento, mas só ouvi com auscultadores no PC, por isso a questão dos graves fica sem reflexão.

Gosto da aproximação que ele faz; tenta ser honesta. Na minha opinião é completamente honesta.

Contudo opino que o TEAC fez fraca figura em muitos aspetos. IMHO acho que faz melhor figura desmagnetizado, lavado e afinado. Se tivesse gravado uma TDK Audua a 38cm/s, o ruido era muito baixo.
smedley Fita Analógica vs. Digital 3832313845
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 00:20

Esse TEAC é muito parecido com o meu Tascam 44...
Este a 15ips tem pouco hisss, menos do que se houve no vídeo.
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 00:38

Milton escreveu:
Esse TEAC é muito parecido com o meu Tascam 44...
Este a 15ips tem pouco hisss, menos do que se houve no vídeo.

Fita Analógica vs. Digital 447836
Também acho. Ou o tipo tem "vodoo" no bobines ou então a dinâmica é bem maior do que a malta está habituada no "circuito comercial". Se assim for o ruído nota-se bem.
Fita Analógica vs. Digital 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 01:33

No meu, o hiss é imperceptível. A nao ser que se meta a cabeça encostado á coluna. Mas isso nunca experimentei nem é meu hábito. Razz

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 03:54

António José da Silva escreveu:
No meu, o hiss é imperceptível. A nao ser que se meta a cabeça encostado á coluna. Mas isso nunca experimentei nem é meu hábito. Razz
Fita Analógica vs. Digital 265963
Ah pois; já me esquecia... os "tweeters" queimados ou "bicablagem" com 3 condutores!
Fita Analógica vs. Digital 310490
lol!
Os equipamentos "antigos", os semicondutores e os "tweeters" de cúpula metálica dão mais evidencia na banda média (5KHz). Quem tem válvulas, tweeters soft dome ou ribbon  é capaz de conseguir uma distribuição "espectral" mais conveniente para o "couratito"
A realidade é que ou foi gravado a baixo nível médio (VU) devido à dinâmica real (Picos bem extensos), ou o tipo tem algum problema com o "bobines" ou a entrada de linha do conversor "analógico -  digital" está "marafada".Lembrem-se, para quem ouviu que a transfer da fita tem "hmm" presente, o que poderá ser problema com os potencias de terra do TEAC e do Focusrite/Mac.
Exemplo real: LP Vimana dos Nova. Picos de +7db (+4 referente ao "Dolby Level") e nível de VU entre os -10db e os -7 db, com algumas raras investidas a -5db (VU). Mesmo com uma TDK SA e Dolby B, o ruído de fundo marcava a sua "gloriosa" presença.
Fita Analógica vs. Digital 317942
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 08:42

O tipo tem a guitarra a um palmo do microfone e não efectuou compressão dinâmica, parece-me natural que a gama dinâmica seja muito maior do que aquilo que nos chega por via comercial...

Mas o segundo vídeo parece-me mais interessante já que desdobra a coloração produzida pela fita analógica em diversas das suas variáveis...o tal "calor" analógico.

R
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 10:16

ricardo onga-ku escreveu:
O tipo tem a guitarra a um palmo do microfone e não efectuou compressão dinâmica, parece-me natural que a gama dinâmica seja muito maior do que aquilo que nos chega por via comercial...

Mas o segundo vídeo parece-me mais interessante já que desdobra a coloração produzida pela fita analógica em diversas das suas variáveis...o tal "calor" analógico.

R

Orquestra
O segundo vídeo parece-me uma variação interessante, mas não o tomo por bitola.
Não há dúvida que o registo digital tem o "edge" em termos de detalhe e dinâmica, mas parece-me um pouco "frio". Se as entradas de Mic da Focusrite são tão boas como anunciam, isso já não sei. O facto é que a clivagem é exagerada. O TEAC também não me parece no pico do desempenho, até a "panorâmica" ou "balanço de canais" do deck varia exageradamente relativamente ao digital.
Fita Analógica vs. Digital 447836
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 10:23

No primeiro video essa diferença no equilíbrio tonal é bastante óbvia (atenuação dos extremos, "reverberação", acentuar do médio-baixo/"calor").
Não tenho experiência suficiente para atribuir tão grande diferença a uma má afinação do TEAC...

Mas o interessante é que ele aprecia de tal modo desse som do TEAC ao ponto de o emular ou mimetizar com os plug-ins, incluindo o wow e a compressão dinâmica.

R
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 10:45

ricardo onga-ku escreveu:
No primeiro video essa diferença no equilíbrio tonal é bastante óbvia (atenuação dos extremos, "reverberação", acentuar do médio-baixo/"calor").
Não tenho experiência suficiente para atribuir tão grande diferença a uma má afinação do TEAC...

Mas o interessante é que ele aprecia de tal modo desse som do TEAC ao ponto de o emular ou mimetizar com os plug-ins, incluindo o wow e a compressão dinâmica.

R
Fita Analógica vs. Digital 57537
O que eu refiro é o desvio da panorâmica do som, que num deck de bobines, supostamente a 38cm/s é muito óbvia. Pode ser mal ajuste da entrada, cabeças sujas ou desajuste interno; ainda mais com "humm" perfeitamente audível. Acho que o meu gira tem menos "humm" que o deck...
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 11:13

Confesso que não dei atenção ao balaço dos canais...
Mas a curva de resposta de frequências "arredondada", a "reverberação" e o maior "calor" são bastante audíveis, mesmo com uns headphones baratuchos ligados à placa de som do PC.

R
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 11:21

ricardo onga-ku escreveu:
Confesso que não dei atenção ao balaço dos canais...
Mas a curva de resposta de frequências "arredondada", a "reverberação" e o maior "calor" são bastante audíveis, mesmo com uns headphones baratuchos ligados à placa de som do PC.

R
Fita Analógica vs. Digital 933723
Isso é efeito "Placebo".
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 11:23

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
RMD audio
Membro AAP
RMD audio


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2014

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 14:07

Estive a ouvir com o meu dac RMD Audio Design 24\384, amplificação feita por mim  e painéis electrostáticos Soundlab com grave activo.

O digital neste sistema soa mais verdadeiro ao som de uma guitarra ao vivo. Os pequenos micro-detalhes e harmónicos do dedilhar são audíveis enquanto o RTR arredonda e empastela o som e apaga os pequenos detalhes para uma imagem global mais cheia e colorida.

A imagem stereo criada pela técnica de captação era mais delineada no digital. percebia melhor a mão esquerda e direita. Fiquei bastante bem impressionado por esta técnica de captação, mesmo a tocar pelo youtube.

Os microfones Russos(oktava) já sabia que eram muito bons mas reforçou a minha opinião e não são escandalosamente caros.

A versão tratada é uma bela m...@... A mania dos técnicos de "tratarem o som" só piora. Tanto o digital como o analógico directo é muito melhor! Um pouco de reverb chegava, mas ele tem os plug-ins todos, tem dos usar...

Quanto à afinação do RTR seguramente ficava melhor mas ficava mais parecido ao digital, e ele quer aquilo é para distorcer e arredondar. É mais um plug-in mas com umas coisas a rodar...


Última edição por RMD audio em Sex Jan 16 2015, 14:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 14:23

RMD audio escreveu:
Estive a ouvir com o meu dac RMD Audio Design 24\384, amplificação feita por mim  e painéis electrostáticos Soundlab com grave activo.

O digital neste sistema soa mais verdadeiro ao som de uma guitarra ao vivo. Os pequenos micro-detalhes e harmónicos do dedilhar são audíveis enquanto o RTR arredonda e empastela o som e apaga os pequenos detalhes para uma imagem global mais cheia e colorida.

A imagem stereo criada pela técnica de captação era mais delineada no digital. percebia melhor a mão esquerda e direita. Fiquei bastante bem impressionado por esta técnica de captação, mesmo a tocar pelo youtube.

Os microfones Russos(oktava) já sabia que eram muito bons mas reforçou a minha opinião e não são escandalosamente caros.

A versão tratada é uma bela m...@... A mania dos técnicos de "tratarem o som" só piora. Tanto o digital como o analógico directo é muito melhor! Um pouco de reverb chegava, mas ele tem uns plug-ins todos, tem dos usar...

Quanto à afinação do RTR seguramente ficava melhor mas ficava mais parecido ao digital, e ele quer aquilo é para distorcer e arredondar. É mais um plug-in mas com umas coisas a rodar...

Conclusão: é por essas e por outras que se um sistema é muito revelador, depois o sinal à entrada, se não for de qualidade, dá vontade de pegar naquilo e meter tudo no lixo! Fita Analógica vs. Digital 317942 Interpretei-vos bem?
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 15:30

cabb escreveu:

Conclusão: é por essas e por outras que se um sistema é muito revelador, depois o sinal à entrada, se não for de qualidade, dá vontade de pegar naquilo e meter tudo no lixo! Fita Analógica vs. Digital 317942  Interpretei-vos bem?

Orquestra
É de facto um risco previsível.
Nunca fui apologista de sistemas muito elaborados que só conseguem "soar bem" com gravações do "Pireto*".
Não me esqueço das edições do álbum "Give it up to love" do Mighty Sam McClain. O Ampex kitado é de uma "beleza" Dalinesca.

* Material do Pireto - Famosa oficina artesanal situada na Rua Escura em Almada. Conhecida marca pelos saleiros em aço com "H" reforçado na base para poderem suportar altas temperaturas.
Infelizmente a empresa não sobreviveu até aos dias do consórcio Airbus, pois teriam a possibilidade de se tornarem a única firma Portuguesa a fornecer material para a Airbus!
O termo "Pireto" designa em linguagem vernácula, "Algo com altissíma qualidade".
dvil

Cheers
Fita Analógica vs. Digital 22692
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 16:47

E se tirarmos o Youtube do meio ?
Nunca consegui achar um som via YT parecido com a realidade ...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 16:53

lore escreveu:
E se tirarmos o Youtube do meio ?
Nunca consegui achar um som via YT parecido com a realidade ...

Eu acho o som do Utube em HD mais do que suficiente para este propósito mas podes fazer o download das faixas aqui:

http://chordsoforion.com/2014/11/analog-tape-vs-digital-shootout/

R
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 16:58

Se nao puseres o gravador como fonte ,directamente no sistema , nao chegas a conclusao nenhuma .
Gravador analogico como fonte no sistema nao é necessariamente igual a gravaçao digital de gravador analogico ...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 18:45

lore escreveu:
Se nao puseres o gravador como fonte ,directamente no sistema , nao chegas a conclusao nenhuma .
Gravador analogico como fonte no sistema nao é necessariamente igual a gravaçao digital de gravador analogico ...

A gravação digital a 24/96 é (audivelmente) transparente mas para o caso (comparar diferenças óbvias) "bacalhau basta" (leia-se Utube).

R
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySex Jan 16 2015, 23:58

ricardo onga-ku escreveu:
lore escreveu:
E se tirarmos o Youtube do meio ?
Nunca consegui achar um som via YT parecido com a realidade ...

Eu acho o som do Utube em HD mais do que suficiente para este propósito mas podes fazer o download das faixas aqui:

http://chordsoforion.com/2014/11/analog-tape-vs-digital-shootout/

R
Orquestra
Ok. Saquei os WAV. Agora o ruido de fundo do TEAC parece-me mais "realista", mas o balanço de canais continua "baldado". Acho que o canal esquerdo não tem tanta largura de banda; cabeças com sujidade provavelmente, pois o canal direito aparenta ter mais ruido de fundo e consequentemente o detalhe e a panorâmica são afetados.
Não detetei "humm" nos Wav. A amostragem é de 48kHz.
Amanhã segue uma audição com o iDSD nano.
Fita Analógica vs. Digital 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 19:18

Orquestra
Buenas. Acabou por ser no Domingo. Via colunas, o ruido de fundo do TEAC revelou-se menos invasivo, mas fiquei com a impressão que algo de estranho se passa com o deck, ou com o ADC.O som tem o tom da fita mas o detalhe e a panorâmica (palco) estão deveras comprometidas. IMHO são perdas demasiado elevadas para um deck  a rodar a 38cm/s. Fiz um teste com o CR-4 numa XL-IIS (Dolby C) do "meio" dos anos 80 e (lamento dizer) a cópia do "digital" no CR-4 saiu melhor que a cópia digital do TEAC...
Fita Analógica vs. Digital 2613325421  Question  study
WTF
Fita Analógica vs. Digital 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 19:41

E apesar disso o homem gosta do som do TEAC... silent
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 20:20

ricardo onga-ku escreveu:
E apesar disso o homem gosta do som do TEAC... silent

Fita Analógica vs. Digital 447836
Epá, estou um bocado cético, mas pode acontecer que o artista desconheça o desmagnetizador, cotonetes e álcool para manter e limpar o deck ou os cabos de ligação do deck ao ADC sejam tão beras que o "transfer" vai para as Berlengas.
Tudo isto são ideias paras justificar o que se calhar é injustificável. Eu nunca ouvi uma fita Ampex ou Maxell em bobines, mas tenho boas "referencias" da TDK e da LPR35.
Não posso adivinhar mais...
Fita Analógica vs. Digital 43034


Última edição por PALUSE em Dom Jan 18 2015, 21:26, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 21:07

PALUSE escreveu:

Não posso adivinhar mais...
Fita Analógica vs. Digital 43034


Eu vou ajudar. Um teste claramente "quinado" para fazer um vídeo "inclinado". dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 21:25

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:

Não posso adivinhar mais...
Fita Analógica vs. Digital 43034


Eu vou ajudar. Um teste claramente "quinado" para fazer um vídeo "inclinado". dvil
Fita Analógica vs. Digital 2441895546
António, já estava a achar estranho o teu silencio.
Quase que podia detetar a energia psíquica em completa acumulação potencial para conseguir aceleração suficiente  para provocar uma faísca...
Pronto, agora tens o condensador descarregado!
Fita Analógica vs. Digital 933723
Fita Analógica vs. Digital 447836
O que eu questiono é de facto a engrenagem analógica no global; mas se os Mics entraram bem, porque não a saída de linha do deck?!. Ficam os cabos de ligação e o deck para lançar a dúvida.
Eu continuo a acreditar na honestidade do homem... a ver vamos, como diria o cego.
study
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 21:38

PALUSE escreveu:

António, já estava a achar estranho o teu silencio.
Quase que podia detetar a energia psíquica em completa acumulação potencial para conseguir aceleração suficiente  para provocar uma faísca...
Pronto, agora tens o condensador descarregado!


Fantástica análise. Fita Analógica vs. Digital 265963


Mas a fita é tão má, que forneceu as melhores gravações da história da musica gravada. Fita Analógica vs. Digital 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 21:38

Eu acho que o tipo gosta das colorações produzidas pelo gravador.
E eu até concordo que para certos géneros musicais essas colorações têm utilidade como condimentos criativos a adicionar à caldeirada...perdão, à mistura.

R
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 22:53

António José da Silva escreveu:


Mas a fita é tão má, que forneceu as melhores gravações da história da musica gravada. Fita Analógica vs. Digital 933723

Fita Analógica vs. Digital 933723
Eu concordo que a "fita dele" é um mau exemplo. Depois do que ouvi com a gravação da master digital na XL-IIS temperada com o Dolby C...
Fita Analógica vs. Digital 675116
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 23:17

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyDom Jan 18 2015, 23:30

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 00:49

Mesmo no "merdoso" som do computador, as diferenças são evidentes.

E fica o desejo de ter um Studer desses. Fita Analógica vs. Digital 424293

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 03:53

Milton escreveu:
Fita Analógica vs. Digital 754215
De 9,5 cm/s para 19 cm/s tem mais clivagem do que 19cm/s para 38 cm/s, mas a 38cm/s fica muito perto da fonte digital.
Fita Analógica vs. Digital 271350
smedley
A 9,5 cm/s nota-se bem a inconsistência nos pratos. Possível velhice da fita.
Se a fonte foi o DVD-A da classic records, de nada serve se for verdade que a master é digital a 16bits/44,1kHz com upscalling para 24bits /192kHz.
De qualquer forma há inconsistências com a sequencia do som no clip no utube. No Foobar o som do DVD-A é mais calmo e tem um balanço de canais (panorâmica) mais para o lado direito.
Os álbuns "I Robot" e "A Turn Of A Friendly Card" tem masters análogicas.
Fita Analógica vs. Digital 27zlszq
affraid
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 11:59

Milton escreveu:

Eu fico de boca aberta com a capacidade do RTR aumentar e diminuir a velocidade! Que precisão! Realmente parece-me um salto maior das 9,5 para as 19 do que das 19 para as 38. A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 12:27

cabb escreveu:

A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso.
Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 12:31

Milton escreveu:
cabb escreveu:

A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso.
Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.

A velocidade pode ser vergonhosa, o resultado consegue ser glorioso. Fita Analógica vs. Digital 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 13:48

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
cabb escreveu:

A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso.
Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.

A velocidade pode ser vergonhosa, o resultado consegue ser glorioso. Fita Analógica vs. Digital 491368

Pena tenho eu não terem dado mais 10 ou 20 anos para os decks compact cassette, terem evoluido! Já devíamos ir em respostas dos 10...30.000Hz +-2dB e com ruidos da ordem dos 86dB ou mais! Rebobinar de cassetes 60minutos em 30 segundos... lol
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptySeg Jan 19 2015, 15:10

cabb escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
cabb escreveu:

A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso.
Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.

A velocidade pode ser vergonhosa, o resultado consegue ser glorioso. Fita Analógica vs. Digital 491368

Pena tenho eu não terem dado mais 10 ou 20 anos para os decks compact cassette, terem evoluido! Já devíamos ir em respostas dos 10...30.000Hz +-2dB e com ruidos da ordem dos 86dB ou mais! Rebobinar de cassetes 60minutos em 30 segundos... lol

Fita Analógica vs. Digital 933723
Isso parece que esteve para acontecer, não fosse o digital ter tomado conta do mercado doméstico. As fitas de metal evaporado, que chegaram ao vídeo, por o pouco que consegui apurar naquele tempo, necessitavam de dupla camada (double coating) para se conseguir ter graves e a banda de médios logo a seguir. Estava-se a ver uma fita a 4,75 cm/s a exibir problemas parecidos com as fita a 76cm/s, que necessitam de cabeças magnéticas "elaboradas de forma diferente" para conseguir registar graves nessas velocidades.
Mas esta informação sobre o "Metal Evaporado", necessita de confirmação...
smedley
P.S. Neste link http://www.physics.okayama-u.ac.jp/~kohmoto/paper.htm
Ponto 30, existe uma referencia à fita de áudio M.E. Parece que existiram mesmo...
Fita Analógica vs. Digital 2900351820
E vindo da década de 80, afinal existiram, a Panasonic Angrom DU, fita de áudio com metal evaporado, que funciona como fita tipo II (CrO2).
Fita Analógica vs. Digital Xqhvf6
dvil
Neste link podem ver o resto da coleção Angrom Du que, afinal de contas, tem fitas para quase todas as posições (III Fe-Cr não tem).
http://vintagecassettes.com/matsushita/matsushita_files/j85national.htm  
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyTer Jan 20 2015, 23:51

Fita Analógica vs. Digital 843159
Descobri uma "Alma gémea"...

...pelo menos em alguns dos "gostos áudio".
Fita Analógica vs. Digital 693932
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 00:28

PALUSE escreveu:
Fita Analógica vs. Digital 843159
Descobri uma "Alma gémea"...

...pelo menos em alguns dos "gostos áudio".
Fita Analógica vs. Digital 693932


Expoente máximo do que a humanidade fez a nível de som humano.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 00:59

António José da Silva escreveu:

Expoente máximo do que a humanidade fez a nível de som humano.
Qual? O Studer ou o Korg??
Fita Analógica vs. Digital 933723
Censored
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 01:06

PALUSE escreveu:
António José da Silva escreveu:

Expoente máximo do que a humanidade fez a nível de som humano.
Qual? O Studer ou o Korg??
Fita Analógica vs. Digital 933723
Censored
smedley


Fita Analógica vs. Digital 271350



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 01:32

Orquestra
Este é capaz de ser um bocadito melhor que as soluções da Korg.
http://www.merging.com/solutions/dsd256-dxd-music
Fita Analógica vs. Digital 3832313845

Ricardo...Ricardo?
O que é que achas dos Pyramix 9 com o DSD256 do Horus?
farao
Fita Analógica vs. Digital 317942
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 01:41

PALUSE escreveu:
Orquestra
Este é capaz de ser um bocadito melhor que as soluções da Korg.
http://www.merging.com/solutions/dsd256-dxd-music
Fita Analógica vs. Digital 3832313845



Tudo isso é clinicamente mau e sem piada. Fita Analógica vs. Digital 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 01:56

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:
Orquestra
Este é capaz de ser um bocadito melhor que as soluções da Korg.
http://www.merging.com/solutions/dsd256-dxd-music
Fita Analógica vs. Digital 3832313845



Tudo isso é clinicamente mau e sem piada. Fita Analógica vs. Digital 491368

Orquestra
Poderá ser "cinicamente mau" e consequentemente sem piada, mas achei interessante o argumento comercial elaborado pela Merging para promover o Pyramix 9.
A questão é: Está ao nível do desafio? Para os tipos o fazerem e visto serem soluções profissionais, é bem possível que esteja.
Fita Analógica vs. Digital 675116
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 01:58

PALUSE escreveu:
...é bem possível que esteja.
Fita Analógica vs. Digital 675116



Com mais de 30 anos de atraso do Stauder. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 02:27

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:
...é bem possível que esteja.
Fita Analógica vs. Digital 675116



Com mais de 30 anos de atraso do Stauder. dvil
RIP
Quem faz máquinas analógicas multipista e de 2 pistas para ambiente profissional com eletrónica e mecânica desenvolvida e melhorada até os dias atuais?
E as fitas? Parece que se estacou nas Ampex/BASF (RMG/Pyral) com as fórmulas de há mais de 20 anos. Há um tipo novo no bloco  a "ATR", mas baseado em que tecnologia?
Nem a Studer tem decks de bobines neste momento e os últimos eram digitais.
A Otari tem é cabeças novas para manter o mercado que ainda existe a funcionar com os decks deles.  
Achas que vão voltar a fabricar decks analógicos para estúdio?
São caros, são enormes, pesados e muito possivelmente já não há mercado. Conheces algum fabricante que ofereça decks analógicos? Se conheceres, eles tem a evolução tecnológica referente a um intervalo de 20 anos?
RIP
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 10:21

PALUSE escreveu:
António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:
...é bem possível que esteja.
Fita Analógica vs. Digital 675116



Com mais de 30 anos de atraso do Stauder. dvil
RIP
Quem faz máquinas analógicas multipista e de 2 pistas para ambiente profissional com eletrónica e mecânica desenvolvida e melhorada até os dias atuais?
E as fitas? Parece que se estacou nas Ampex/BASF (RMG/Pyral) com as fórmulas de há mais de 20 anos. Há um tipo novo no bloco  a "ATR", mas baseado em que tecnologia?
Nem a Studer tem decks de bobines neste momento e os últimos eram digitais.
A Otari tem é cabeças novas para manter o mercado que ainda existe a funcionar com os decks deles.  
Achas que vão voltar a fabricar decks analógicos para estúdio?
São caros, são enormes, pesados e muito possivelmente já não há mercado. Conheces algum fabricante que ofereça decks analógicos? Se conheceres, eles tem a evolução tecnológica referente a um intervalo de 20 anos?
RIP


Isso é lógico, não me referi a esse aspeto. O que quis dizer foi que o "melhor", já foi inventado há muito. O resto, foi meramente para simplificar, economizar, massificar e tornar a manipulação mais simples, com os resultados que todos conhecemos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Fita Analógica vs. Digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital EmptyQua Jan 21 2015, 11:20

E que são excelentes. cyclops

R
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fita Analógica vs. Digital Empty
MensagemAssunto: Re: Fita Analógica vs. Digital   Fita Analógica vs. Digital Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fita Analógica vs. Digital
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo = Fita de cobre 1/4", auto-adesiva, para a extremidade da fita magnetica = Vendo
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Microfones de fita
» Fita Estragada
» FITA MASTER

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas :: Gravação e técnicas de captação-
Ir para: