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António José da Silva
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MensagemAssunto: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQua Out 15 2014, 17:21

Este artigo (ou white paper) da JE Audio enaltece os amplificadores a válvulas balanceados, ou seja, amplificadores que não recorrem a um divisor de fase para alimentar a secção de alimentação push-pull, dado receberem o sinal balanceado (via cabo {+, -, ground} e fichas XLR, oriundo de um pré-amplificador com saída balanceada).

http://www.je-audio.com/admin/documents/files/2719/White%20paper.pdf

As vantagens aqui referidas parecem fazer todo o sentido e não percebo porque não há mais amplificadores a válvulas balanceados, atrevendo-me a adivinhar que seja pela compatibilidade com pré-amplificadores sem saída balanceada, que é a maioria. Ou seja, um amplificador balanceado tem à partida um mercado mais limitado.

Há, ainda assim, algumas marcas conceituadas que nos seus modelos de topo só usam esta aproximação, como a Audio Research.

Já agora deixo aqui duas belas imagens de um pré-amp e um power da JE Audio, responsável pelo artigo:
Balanced Push-pull 20090728-133635_VM60_photo_3_l
Balanced Push-pull 20090601-140500_VL20_photo_12_l

http://www.je-audio.com/eng/home.asp
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQua Out 15 2014, 17:28

Poderei estar errado, mas nunca entendi bem a vantagem do balanceado e sempre tive duvidas que surta efeito audível, mas...

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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 03:30

Neste meu sistema de Inverno é tudo balanceado, desde as fontes pre de phono e leitor de CD, passando ao pre de linha e ao power e estes dois últimos  esclusivamente XLR, nem  usam, pre ou power, quaisquer fichas RCA ...

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Salvo erro e se mal  não recordo o Viktor Komenko resume assim a topologia destes amplificadores, "single-ended balanced push-pull" ...

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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 08:23

Digital Man escreveu:
... As vantagens aqui referidas parecem fazer todo o sentido e não percebo porque não há mais amplificadores a válvulas balanceados, ...

Um amplificador balanceado (simétrico), obriga o préamplificador a o ser e isto multiplica a complexidade (e o preço) do pré. Economisar no amplificador para ter que gastar no préamplificador, é um calculo que pode explicar a raridade dessa topologia... pràticamente inutil no audio domestico !!!

António José da Silva escreveu:
Poderei estar errado, mas nunca entendi bem a vantagem do balanceado e sempre tive duvidas que surta efeito audível, mas...

O balanceado (ou simétrico), é uma técnica ou norma professional que permite de realiser ligações longas (entre 10 e 60 metros) sém perturbação externa. Como os dois sinais de cada canal estão desfaseados, se uma perturbação (poluição ou parasitagem) apareçer esta sera anulada no momento da soma dos dois sinais... mas em audio, com cabos entre 50 e 150 cm!!!... não vejo a necessidade !!!

È mais uma mania do audio !!!...
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 08:34

TD124 escreveu:


O balanceado (ou simétrico), é uma técnica ou norma professional que permite de realiser ligações longas (entre 10 e 60 metros) sém perturbação externa. Como os dois sinais de cada canal estão desfaseados, se uma perturbação (poluição ou parasitagem) apareçer esta sera anulada no momento da soma dos dois sinais... mas em audio, com cabos entre 50 e 150 cm!!!... não vejo a necessidade !!!

È mais uma mania do audio !!!...


Sim, eu sei que é usado no áudio profissional e devido ás distancias, mas no áudio doméstico onde os IC's tem normalmente 1m de comprimento, não vejo a lógica da coisa. Mas posso estar enganado.

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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 08:40

António José da Silva escreveu:
Sim, eu sei que é usado no áudio profissional e devido ás distancias, mas no áudio doméstico onde os IC's tem normalmente 1m de comprimento, não vejo a lógica da coisa. Mas posso estar enganado.

Somos dois a não perceber !...
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 08:43

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Sim, eu sei que é usado no áudio profissional e devido ás distancias, mas no áudio doméstico onde os IC's tem normalmente 1m de comprimento, não vejo a lógica da coisa. Mas posso estar enganado.

Somos dois a não perceber !...


Mas no meu caso, é normal não entender. Balanced Push-pull 491368

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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 11:16

TD124 escreveu:
Digital Man escreveu:
...  As vantagens aqui referidas parecem fazer todo o sentido e não percebo porque não há mais amplificadores a válvulas balanceados, ...

Um amplificador balanceado (simétrico), obriga o préamplificador a o ser e isto multiplica a complexidade (e o preço) do pré. Economisar no amplificador para ter que gastar no préamplificador, é um calculo que pode explicar a raridade dessa topologia... pràticamente inutil no audio domestico !!!

António José da Silva escreveu:
Poderei estar errado, mas nunca entendi bem a vantagem do balanceado e sempre tive duvidas que surta efeito audível, mas...

O balanceado (ou simétrico), é uma técnica ou norma professional que permite de realiser ligações longas (entre 10 e 60 metros) sém perturbação externa. Como os dois sinais de cada canal estão desfaseados, se uma perturbação (poluição ou parasitagem) apareçer esta sera anulada no momento da soma dos dois sinais... mas em audio, com cabos entre 50 e 150 cm!!!... não vejo a necessidade !!!

È mais uma mania do audio !!!...

Relativamente à complexidade, sem dúvida que assim é, mas com base no equipamento que fui ouvindo acredito que compensa o investimento.
No pré-amplificador diferencial temos quase dois amplificadores paralelos, para processar cada um dos sinais em oposição de fase, o que aumenta o custo de construção. O mesmo acontece no conversor digital - analógico (não os que têm saídas balanceadas, mas os que são balanceados desde a origem e convertem um sinal digital balanceado).
Mas isto também levanta automaticamente outra questão: se tivermos um conversor balanceado e o ligarmos a um pré-amplificador não balanceado, estaremos a desperdiçar metade do conversor e o mesmo se ligarmos um pré-amplificador balanceado a um amplificador não balanceado - estaremos a desperdiçar "metade do pré-amplificador". Para além de ser um desperdício de hardware e de metade do que a máquina está a fazer, estamos também a desperdiçar ganho e a transmissão de qualidade, mas no caso do amplificador push-pull a válvulas, para além desses três desperdícios, estamos a introduzir um componente não ideal - o divisor de fase.

Relativamente aos benefícios, posso falar-vos da minha experiência, onde as diferenças são claras. Não sei se será por o ganho ser maior (nível do sinal) ou pelo tratamento diferencial do sinal...
Usando ao longo da cadeia apenas equipamento balanceado, a começar nas fontes (são muito raras as fontes balanceadas e muito caras), verifiquei sempre ganhos inequívocos em dinâmica, extensão, e definição e profundidade dos baixos, do que usar o mesmo equipamento em modo não balanceado (aproveitando apenas o sinal +). Com vários tipos de equipamento o resultado foi sempre o mesmo - Mark Levinson, Audio Research, Pass Labs, e até com equipamento não-audiófilo de PA verifiquei o mesmo. Nunca usei cabos com mais de 1 metro, exceto nos microfones, pelo que a diferença não podia vir daí.

Já a minha experiência com falsos balanceados é a oposta, ou seja, equipamento que tem entradas e/ou saídas balanceadas e não é diferencial puro. Experimentei vários ao longo dos tempos, como os Denon e Sony, e o sinal fica menos transparente quando se utilizam as ligações balanceadas nestes falsos-balanceados.  Talvez porque introduzem mais lixo no sinal - na unificação dos sinais e na sua separação em duas fases. Quanto menos passivos e ativos no caminho do sinal melhor!

No caso do amplificador push-pull a válvulas, fazer com que ele seja balanceado não é mais caro (exceto na eventual necessidade do emparelhamento cuidado de poucos componentes, que pode obrigar a comprar vários para depois encontrar os pares), e até fica mais puro.

O facto de ser balanceado não significa que não possa também ter entradas single-ended. A Audio Research na metade superior da gama só têm entradas balanceadas nos powers, como se achassem que introduzir o divisor de fase mancharia a reputação do aparelho, mas imagino que não seria sacrilégio introduzir as duas ligações em paralelo e um comutador externo para o utilizador selecionar o tipo de entrada...

Agora, se a fonte não for balanceada (como a maioria dos conversores (ou leitores de CD integrados) e também o caso dos gira-discos), não sei até que ponto se manterão todas as vantagens...
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 11:31

reirato escreveu:
Neste meu sistema de Inverno é tudo balanceado, desde as fontes pre de phono e leitor de CD, passando ao pre de linha e ao power e estes dois últimos  esclusivamente XLR, nem  usam, pre ou power, quaisquer fichas RCA ...

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Salvo erro e se mal  não recordo o Viktor Komenko resume assim a topologia destes amplificadores, "single-ended balanced push-pull" ...

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Só não é 100% balanceado porque a ligação entre a fonte e o pré-amplificador de phono não é balanceada.

Um fenómeno que não consigo perceber é porque é que num sistema totalmente balanceado quando alimento o conversor com um sinal digital balanceado o som fica mais coerente e transparente do que quando uso a ligação não-balanceada. Será uma questão de protocolo? Impedâncias? Precisão de transmissão do sinal digital? O phase splitter? ... scratch
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 17:10

Digital Man escreveu:
... Agora, se a fonte não for balanceada (como a maioria dos conversores (ou leitores de CD integrados) e também o caso dos gira-discos), não sei até que ponto se manterão todas as vantagens...  

È o que eu disse em relação à necessidade ou não dos circuitos simétricos no mundo da Alta fidelidade. esses circuitos (ou técnica para ser exacto), foi criada para imunisar as ligações das perturbações exteriores no dominio professional e somente para isto. Os microfones (como as colunas) não são simétricos, simplesmente eles possuém um transformador ou "inversor activo" integrado afim que a ligação seja protegida. E mesmo o sinal digital não é simétrico na sua essência, ele é desdobrado (splitted) para atacar dois dac's diferentes ou é simetrisado à saida de um dac estereo.

Existe sempre um momento aonde o sinal é desdobrado no mundo professional, mas é uma necessidade concréta. Ora que no mundo da alta fidelidade, o sinal é asimétrico de origem que seja num vinilo, radio ou no codigo binàrio de um CD!... então deixà-lo como é parece-me logico, sabendo que ele sera "desfaseado" num push a vàlvulas ou num push a transistor "não complementar", como os japoneses gostam muito!... ou não o serà no caso de um amplificador Single-ended a vàlvulas ou transistores!

Nada é perfeito no audio, mas o remédio é muitas vezes pior que a doença. Quando se sabe a dificuldade que consiste de preserver idêntico o desempenho (medida) entre os dois canais de um aparelho a vàlvulas com o desgaste e envelhecimento destas num circuito asimétrico (classico)..., imagine o que dà com circuitos duplicados e duas vezes mais vàlvulas (caso do préamplificador)!!! È evidente que no caso de um aparelho a transistors a situação é diferente, pois os transistors téem uma estabilidade temporal muito superior às vàlvulas, então neste caso porque não !!!

Os aparelhos a vàlvulas balanceados (como a Audio Research), téem que recorrer a circuitos com realimentações locais importantes (feedback), alimentações reguladas para cada vàlvula e circuitos de compensação de deriva, o que se torna no fim em "esgoto do lixo"!... pois é complicar demasiado (a vàlvulas é claro), o problema para que a solução possa ser interessante no dominio musical... e a aparente dinamica do balanceado é ligada ao facto de o sinal ter o dobro do nivel (amplitude), na maioria dos casos ...

È por isso que os construtores profissionais sérios como a Studer ou a Nagra e mesmo a EMT no passado, preférem a utilisação de transformadores (nos préamplificadores de microfone a vàlvulas) para balancear e desbalancear, mas amplificam o sinal em tipologias asimétricas (single ended)...

Então no audio "caseiro", audiofilo ou não a simetria das ligações não "me" pareçe uma necessidade !

E para uma pessoa que gosta dos single-ended, gostar dos balanceados é como defender o Push-Pull! pois os detractores do "balanced" criticam (entre outras coisas) a presença de demasiadas harmonicas impares nessa técnica ...  como no Push-Pull !!!  lol!
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyQui Out 16 2014, 18:48

TD124 escreveu:

Os aparelhos a vàlvulas balanceados (como a Audio Research), téem que recorrer a circuitos com realimentações locais importantes (feedback), alimentações reguladas para cada vàlvula e circuitos de compensação de deriva, o que se torna no fim em "esgoto do lixo"!... pois é complicar demasiado (a vàlvulas é claro), o problema para que a solução possa ser interessante no dominio musical... e a aparente dinamica do balanceado é ligada ao facto de o sinal ter o dobro do nivel (amplitude), na maioria dos casos ...

Não contesto a teoria mas contesto o resultado. Os equipamentos balanceados da Audio Research são superiores sonicamente aos modelos de entrada. É verdade que os preços são exagerados, mas estão noutro patamar. Não é só mais dinâmica (e não é ilusória) é tudo melhor. Talvez a dinâmica ajude a melhorar o realismo musical... Outra explicação pode ser a qualidade dos componentes usados nesse equipamento de topo, que é efetivamente superior, a começar pela qualidade dos transformadores e a acabar nos condensadores exóticos...

Mas como justificar então que um sistema totalmente balanceado (a transístores) em modo balanceado tem mais dinâmica, coerência e realismo? São os mesmos circuitos!

Dividir um sinal digital em dois sinais de fase oposta é diferente de dividir um sinal analógico porque está-se num patamar de segurança totalmente diferente, além disso (imagino) que o conversor ao receber o sinal digital balanceado poderá mais facilmente corrigir erros temporais? São só bits mas o som fica mais holográfico e transparente. Porquê?! É um quebra-cabeças!  scratch

TD124 escreveu:

È por isso que os construtores profissionais sérios como a Studer ou a Nagra e mesmo a EMT no passado, preférem a utilisação de transformadores (nos préamplificadores de microfone a vàlvulas) para balancear e desbalancear, mas amplificam o sinal em tipologias asimétricas (single ended)...

Então no audio "caseiro", audiofilo ou não a simetria das ligações não "me" pareçe uma necessidade !

E para uma pessoa que gosta dos single-ended, gostar dos balanceados é como defender o Push-Pull! pois os detractores do "balanced" criticam (entre outras coisas) a presença de demasiadas harmonicas impares nessa técnica ...  como no Push-Pull !!!  lol!

A malta dos estúdios, incluindo dos mais reputados, escolhem os microfones e pré-amplificadores essencialmente pelo seu som e não as medições laboratoriais, logo o termo "sério" é um conceito com um significado diferente do que se pode pensar à partida. Aliás, tal como os guitarristas escolhem os amplificadores, e estamos a falar dos dois grupos mais consumidores de válvulas no audio.

A amplificação diferencial reduz comprovadamente as harmónicas pares, sendo que essa redução em alguns casos torna o som menos belo (ainda que mais preciso), razão pela qual esses construtores (efetivamente sérios) procuram as técnicas que mais favorecem o resultado (ou som) que os clientes procuram.

A redução das harmónicas pares num amplificador 100% diferencial deve-se ao facto das harmónicas ímpares reterem a polaridade, enquanto as harmónicas pares são sempre positivas, pelo que quando é tirado o diferencial, as pares tendem a cancelar-se.
Há vários testes com chips que demonstram atenuações das harmónicas pares da ordem dos 6dB, enquanto as harmónicas ímpares são exatamente iguais às do mesmo amplificador em modo SE.

Logo a última afirmação do amigo TD124 induz em erro. Não há demasiadas harmónicas ímpares. Há as mesmas que no mesmo circuito em SE. Efetivamente o som pode parecer menos belo, mas tal deve-se à diminuição de harmónicas pares, que quanto muito estavam a "encobrir" as harmónicas ímpares. Curiosamente os pré-amplificadores ARC balanceados ganham prémios em todos os continentes por terem um som preciso, que aos meus ouvidos parece mais próximo de um bom pré-amplificador a transístores balanceado do que um bom pré-amplificador a válvulas single-ended. Isto é bom e mau. Em algumas gravações podem dar dores de ouvido, mas noutras transmitem o realismo da gravação.

Voltando aos valvulados SE e PP concordo que ambos têm as suas virtudes e defeitos e logo ambos terão o seu espaço e aplicabilidade.
Desconfio no entanto, que uma solução PP balanceada poderá permitir resultados interessantes se enquadrado num sistema integralmente balanceado. Vou tentar ouvir mais sistemas no futuro para despistar este palpite.
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySex Out 17 2014, 10:07

Digital Man escreveu:
... Não contesto a teoria mas contesto o resultado. Os equipamentos balanceados da Audio Research são superiores sonicamente aos modelos de entrada. É verdade que os preços são exagerados, mas estão noutro patamar. Não é só mais dinâmica (e não é ilusória) é tudo melhor. Talvez a dinâmica ajude a melhorar o realismo musical... Outra explicação pode ser a qualidade dos componentes usados nesse equipamento de topo, que é efetivamente superior, a começar pela qualidade dos transformadores e a acabar nos condensadores exóticos...

Penso que a resposta esteja ai mesmo, pois nos modelos de topo uma marca mete os melhores components e estructura global... então não creio que seja a tecnologia balanceada. Basta ver o SP10 da Audio Research (e para mim um dos maiores préamplificadores), que não é balanceado e que em muitos planos é superior à série "reference" actual!!!...

Mas como justificar então que um sistema totalmente balanceado (a transístores) em modo balanceado tem mais dinâmica, coerência e realismo? São os mesmos circuitos!

A dinamica como jà expliquei é ligada ao nivel (amplitude do sinal) superior desta técnica, então é ilusoria pois nivel e dinamica não são as mesmas coisas. Quanto à coerência e realismo, não partilho esse ponto de vista e não corresponde à minha experiência, aonde a estructura balanceada tém tendência a aumentar a precisão mas com desiquilibrio na coerência harmonica e nos timbres altos..., mas é certamente ligado à estrutura dos aparelhos e não sò ao balanceado é certo!

Dividir um sinal digital em dois sinais de fase oposta é diferente de dividir um sinal analógico porque está-se num patamar de segurança totalmente diferente, além disso (imagino) que o conversor ao receber o sinal digital balanceado poderá mais facilmente corrigir erros temporais? São só bits mas o som fica mais holográfico e transparente. Porquê?! É um quebra-cabeças!  scratch
...
A malta dos estúdios, incluindo dos mais reputados, escolhem os microfones e pré-amplificadores essencialmente pelo seu som e não as medições laboratoriais, logo o termo "sério" é um conceito com um significado diferente do que se pode pensar à partida. Aliás, tal como os guitarristas escolhem os amplificadores, e estamos a falar dos dois grupos mais consumidores de válvulas no audio.

A amplificação diferencial reduz comprovadamente as harmónicas pares, sendo que essa redução em alguns casos torna o som menos belo (ainda que mais preciso), razão pela qual esses construtores (efetivamente sérios) procuram as técnicas que mais favorecem o resultado (ou som) que os clientes procuram.

A redução das harmónicas pares num amplificador 100% diferencial deve-se ao facto das harmónicas ímpares reterem a polaridade, enquanto as harmónicas pares são sempre positivas, pelo que quando é tirado o diferencial, as pares tendem a cancelar-se.
Há vários testes com chips que demonstram atenuações das harmónicas pares da ordem dos 6dB, enquanto as harmónicas ímpares são exatamente iguais às do mesmo amplificador em modo SE.

Logo a última afirmação do amigo TD124 induz em erro. Não há demasiadas harmónicas ímpares. Há as mesmas que no mesmo circuito em SE. Efetivamente o som pode parecer menos belo, mas tal deve-se à diminuição de harmónicas pares, que quanto muito estavam a "encobrir" as harmónicas ímpares. Curiosamente os pré-amplificadores ARC balanceados ganham prémios em todos os continentes por terem um som preciso, que aos meus ouvidos parece mais próximo de um bom pré-amplificador a transístores balanceado do que um bom pré-amplificador a válvulas single-ended. Isto é bom e mau. Em algumas gravações podem dar dores de ouvido, mas noutras transmitem o realismo da gravação.

Atenção, eu não fiz uma afirmação, apenas brinquei utilisando um dos argumentos dos que são contra a ligação balanceada, o que eu não sou! Como jà disse, penso que ela não tém utilidade em audio domestico e que não faz avançar o problema,... mas no campo de ação para a qual foi criada ela é fantàstica!!!... quanto ao seu argumento harmonico, voçê têm razão mas o resultado é o mesmo, pois no fim o espectro harmonico tém predominantemente distorsões impares... o que em si não é o fim do mundo!

Voltando aos valvulados SE e PP concordo que ambos têm as suas virtudes e defeitos e logo ambos terão o seu espaço e aplicabilidade.
Desconfio no entanto, que uma solução PP balanceada poderá permitir resultados interessantes se enquadrado num sistema integralmente balanceado. Vou tentar ouvir mais sistemas no futuro para despistar este palpite.

O inversor de fase (phase splitter), é para muitos designeres a parte mais complexa e mais apaixonante no desenho de um amplificador Push, e ainda estamos a correr atràs do inversor perfeito a vàlvulas, pois mesmo os inversores Van Scoyoc dos Audio Research não são perfeitos. Efectivamente o balanceado retira uma pedra do sapato, mas mete outra no outro pé!... então é andar à volta na minha opinião... mas reconheço que existem aparelhos balanceados de alta qualidade e penso que a melhor utilisação do balanceado é a BAT do nosso amigo Reirato, citada aqui no topico. Mas os russos sabem muito bem conceber aparelhos e dão cartas nesse dominio...

Até+
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySex Out 17 2014, 11:41

TD124 escreveu:

O inversor de fase (phase splitter), é para muitos designeres a parte mais complexa e mais apaixonante no desenho de um amplificador Push, e ainda estamos a correr atràs do inversor perfeito a vàlvulas, pois mesmo os inversores Van Scoyoc dos Audio Research não são perfeitos. Efectivamente o balanceado retira uma pedra do sapato, mas mete outra no outro pé!... então é andar à volta na minha opinião... mas reconheço que existem aparelhos balanceados de alta qualidade e penso que a melhor utilisação do balanceado é a BAT do nosso amigo Reirato, citada aqui no topico. Mas os russos sabem muito bem conceber aparelhos e dão cartas nesse dominio...

Excelente sintetização do problema, embora com pendor um pouco excessivo a favor do phase splitter vs. solução balanceada... tongue

Pelo menos no caso em que o phase splitter opera inteiramente no domínio digital, estou convencido sobre a qualidade da solução balanceada.
Não me posso pronunciar sobre os pré-amplificadores de phono balanceados porque nunca ouvi nenhum, mas imagino que não sejam ideais porque têm que ter um phase splitter analógico.

Relativamente ao BAT VK-60, gostei sempre do ouvir, embora os pré-amplificadores de entrada me pareceram estar uns bons degraus abaixo dos Audio Research Reference mais modernos (nunca ouvi o REX nem o VK-53).
Não fossem as dimensões do VK-60 (a profundidade elevada tornava impossível a sua acomodação no meu espaço da altura) e o facto de usar umas válvulas menos comuns, teria comprado um porque a relação qualidade/preço era fabulosa.
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyDom Out 19 2014, 11:25

Digital Man escreveu:
... embora com pendor um pouco excessivo a favor do phase splitter vs. solução balanceada... tongue

Não veja a coisa assim, pois como disse não tenho absolutamente nada contra a "técnica balanceada", e se sò tivesse avantagens seria o primeiro a pronà-la pois não sou ném partisão de uma ném da outra, mas do melhor "em cada caso"!!!... e como disse e a metafora é valida, tirar uma pedra de um sapato e meter no outro, não me pareçe ser uma solução interessante...

Pelo menos no caso em que o phase splitter opera inteiramente no domínio digital, estou convencido sobre a qualidade da solução balanceada.
Não me posso pronunciar sobre os pré-amplificadores de phono balanceados porque nunca ouvi nenhum, mas imagino que não sejam ideais porque têm que ter um phase splitter analógico.

Sim, a inversão no dominio digital resolve muitos problemas. No dominio dos phonos, não hà desfasagem activa, pois a técnica consiste a "criar" uma massa fluctuante no phono e a receber os dois fios da célula como se fossem o "+hot" e "-cold" que se encontram então desfaseados (é uma bobina) em relação a essa massa artificial. Não existe então necessidade de phase splitter no préamplificador de phono...


Relativamente ao BAT VK-60, gostei sempre do ouvir, embora os pré-amplificadores de entrada me pareceram estar uns bons degraus abaixo dos Audio Research Reference mais modernos (nunca ouvi o REX nem o VK-53).
Não fossem as dimensões do VK-60 (a profundidade elevada tornava impossível a sua acomodação no meu espaço da altura) e o facto de usar umas válvulas menos comuns, teria comprado um porque a relação qualidade/preço era fabulosa.

A Audio Research tém uma grande experiência em préamplificadores de excepção tanto a vàlvulas como hibridos, assim que nas alimentações reguladas a alta velocidade. Pelo momento, esse patrimonio permite-lhes de conservar em relação à BAT, um avanço subjectivo real, mas que perdem um pouco todos os anos e hoje a AR jà està ultrapassada objectivamente por "alguns" dos novos produtos...
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MensagemAssunto: balanceados ou não   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 10:45

Depois de tudo o que li, e concordando de muito do que foi dito, venho acrescentar os meus Cts50:

1º- porquê balanceado? apenas para reduzir o ruido induzido nos cabos. Excelente para cabos longos e necessário para zonas de grandes interferencias.

2º - como balanceado? quando bem feito tudo começa na fonte, balanceada de origem (DAC, célula phono, etc). Quando a fonte não é verdadeiramente balanceada, a forma de a "inventar" tem muitas soluções (op-amp inversor, transformador, inumeras topologias com tubos ou transistores, etc...) Agora adivinhem qual a mais simples e barata? a inclusão de um op-amp inversor, que altera um pouco o sinal de uma das fases, atrasa um pouco esse sinal, limita a banda passante um pouco, e assim.

2º como se mantém o balanceado ao longo de toda a cadeia? com amplificadores balanceados de vez em quando e o resto com amplificação duplicada (seja na fonte, no pré, no power). Os amps diferenciais em principio têm a mesma banda passante e o mesmo ganho para os dois sinais, os outros podem ter ou não.

3º porque usar balanceado em amps push-pull? porque esses amps precisam desse sinal no andar final (leia-se transformador de saida no caso dos tubos que não OTL).

Resumindo, o balanceado, sobretudo para ser feito correctamente, deverá usar amps push-pull e ter circuitos devidamente escolhidos e implementados. São mais caros que os SE, mas não soam necessáriamente melhor.
Esta questão do SE/Balanceado já se me colocou inumeras vezes, mas mais para poder testar os meus aparelhos contra outros "que só tocam bem em balanceado" ou que não têm outras entradas/saidas que não XLR. Os resultados são mistos, por vezes gosto mais dos balanceados, outras SE, mas a verdade é que soam quase sempre diferentes.

O meu conselho é que se não precisam de balanceado, usem o SE, é mais barato e consegue resultados pelo menos tão bons...
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 14:39

Estaremos todos de acordo que introduzir balanceamento numa cadeia single-ended não contribui positivamente para o resultado final, e suponho que isto seja verdade mesmo no caso do pré-amplificador de phono dado que recebe um sinal SE e tem que o desdobrar e inverter.
O mais provável é que a maioria dos equipamentos balanceados que por aí andam estejam a ser usados com divisores de fase algures no caminho do sinal, até porque alguns dos equipamento com entradas e saídas balanceadas tem um lá dentro! Logo também é negativo usar essas entradas balanceadas dos falsos-balanceados que embora possam aumentar o ganho, poluem o sinal.

Agora, algo diferente é balanceamento integral com equipamento verdadeiramente simétrico e nas minhas experiências usando equipamento diferencial de uma ponta à outra (usando a saída digital balanceada do transporte para o DAC) o resultado é superior ao mesmo equipamento usando apenas o +, como já descrevi anteriormente. A amostra é pequena mas as diferenças são grandes.
Concordo completamente com a perspectiva do Palmas - para isto funcionar a construção e escolha dos componentes é crítica e encarece radicalmente o preço. Por exemplo, o meu conversor DAC custava cerca de 7K€. Parece caro mas, por exemplo, os PCM1704 são dos chips mais caros do mercado (cerca de $50 cada) e a escolha dos 4 que vão para dentro da máquina é feita com matching de um lote que terá algumas dezenas de chips. O DIYselfer tradicional não irá comprar 40 PCM1704 ($2000) para retirar 4 chips...

Deixem-me colocar agora esta questão em abstrato: Imaginem que têm um sistema 100% diferencial (com fonte digital) até ao pré-amplificador, mas falta-vos os amplificadores de potência e pretendem optar por amplificadores push-pull a válvulas. Optariam por um push-pull balanceado?
As diferenças são essencialmente duas no balanceado:
- Dobro do sinal à entrada
- Inexistência de divisor de fase

(como é possível ver nos diagramas do white paper no início do tópico)
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 14:48



Deixem-me colocar agora esta questão em abstrato: Imaginem que têm um sistema 100% diferencial (com fonte digital) até ao pré-amplificador, mas falta-vos os amplificadores de potência e pretendem optar por amplificadores push-pull a válvulas. Optariam por um push-pull balanceado?
As diferenças são essencialmente duas no balanceado:
- Dobro do sinal à entrada
- Inexistência de divisor de fase
[/quote]

Sim, optava por balanceado
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 14:58

Palmas escreveu:

Sim, optava por balanceado


Estamos então também de acordo neste ponto!

Olhando para os diagramas do white paper, fico com a ideia que converter um push-pull com entradas single-ended num amplificador balanceado não é um processo complexo nem dispendioso... Ou não será bem assim? scratch

Suponho que o espaço interno não seja um problema, e com sorte as fichas XLR cabem no lugar das single-ended...
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 15:01

Num amp a tubos com espaço? fácil. Qual o amp? há esquema?
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 15:23

Palmas escreveu:
Num amp a tubos com espaço? fácil. Qual o amp? há esquema?

Ainda não sei qual o amp! O primeiro passo seria identificar as características de um bom candidato.

- O candidato seria então uma peça (ou monoblocos) com abundante espaço interno e idealmente até espaço para colocar as fichas XLR ao lado das RCA sem as retirar. Por exemplo, os amplificadores de caixa fechada têm muito espaço.

- Há algo a favor ou contra ter 2 ou 4 válvulas por canal?

- Quanto ao esquema, é um aspeto importante a considerar? Não é fácil fazer reverse engineering nos amplificadores a válvulas com ligação ponto a ponto?
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 15:35

Duas ou quatro válvulas depende das válvulas e da potencia pretendida, não há desvantagens em ser mais de um par, salvo se não se puder regular o bias independentemente, sendo necessário comprar válvulas emparelhadas.

Na ligação ponto-a-ponto é muito mais fácil, pois alterar num pcb é mais dificil e arriscado.

Em que zona do país está?
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 15:59

Nas imediações de Lx. A potência mínima seriam 20W RMS reais.

Olhando para o esquemático que vem nesta página, a transformação não parece ser elementar neste amplificador (que usa PCB). Grande parte da secção antes do andar push-pull teria que ser substituída/parcialmente duplicada...  scratch

http://www.ankaudiokits.com/EL34-MonoBlock-C-Core-Power-Tube-Amplifier.html

Talvez o amplificador melhor candidato a ser transformado em balanceado seja uma máquina legacy barata...  Twisted Evil
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 16:37

esse amp usa o mesmo tubo para a amplificação de entrada (parte pentodo do ECF80) e a parte triodo para a concertina (fase spliter), e tudo isto em circuito impresso. E bastante dificil usar o pcb e alterar a entrada para balanceado. Eu diria que mais fácil usar outros. Há usados no mercado, muito bons e balanceados. è procurar
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 18:38

Palmas escreveu:
esse amp usa o mesmo tubo para a amplificação de entrada (parte pentodo do ECF80) e a parte triodo para a concertina (fase spliter), e tudo isto em circuito impresso. E bastante dificil usar o pcb e alterar a entrada para balanceado. Eu diria que mais fácil usar outros. Há usados no mercado, muito bons e balanceados. è procurar

Exato - era um exemplo pela negativa!

Os powers balanceados a válvulas comerciais são relativamente escassos, especialmente nos segmentos médios. Há alguns no segmento alto mas os preços são elevados... mesmo naqueles que não usam componentes exóticos (transformadores, condensadores, resistências e cablagem Ag pura).

Eis um exemplo de um projeto DIY, PP diferencial usando 300B:

http://www.southampton.ac.uk/~apm3/diyaudio/PP300B/KK_PP300B.html
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptySeg Out 20 2014, 18:41

Sobre este assunto, retirei esta citação do manual dos meus amps pois parece ser interessante.

Citação :
The SNAPPER’s circuitry contains many subtle and overt refinements that promote uncolored and revealing musical
reproduction of the input signal. Of foremost significance is the all-balanced and self-balancing conveyance of the
musical signal as it travels through the amplifier, from input jacks up to and including the speaker terminals. This
approach aids in cancelling the undesirable interaction between the audio signals flowing through a given amplifier
stage and the power supply energy biasing that stage. One result of this approach is the rock-steady stabilization of
the input and driver stages, whose performance remains undisturbed regardless of signal dynamics or power supply
voltage fluctuations. Indeed, the two quantities here termed ‘power supply’ and ‘signal’ are locked into a nearly
perfect orthogonal isolation from one another, in spite of the fact that the signal is utterly dependent on the presence
of energy from the power supply, on which the signal rides. Put another way, the audio signal is restricted to
travelling in a west-to-east direction, while each stage’s power supply energy flow confined to a north-to-south
direction. This kind of isolation is very much the exception in other tube-based audio amplifier designs.
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyTer Out 21 2014, 11:01

Digital Man escreveu:
Palmas escreveu:
esse amp usa o mesmo tubo para a amplificação de entrada (parte pentodo do ECF80) e a parte triodo para a concertina (fase spliter), e tudo isto em circuito impresso. E bastante dificil usar o pcb e alterar a entrada para balanceado. Eu diria que mais fácil usar outros. Há usados no mercado, muito bons e balanceados. è procurar

Exato - era um exemplo pela negativa!

Os powers balanceados a válvulas comerciais são relativamente escassos, especialmente nos segmentos médios. Há alguns no segmento alto mas os preços são elevados... mesmo naqueles que não usam componentes exóticos (transformadores, condensadores, resistências e cablagem Ag pura).

Eis um exemplo de um projeto DIY, PP diferencial usando 300B:

http://www.southampton.ac.uk/~apm3/diyaudio/PP300B/KK_PP300B.html


Se fosse mais perto levava dois pares de PP "full ballanced" para testar. Uns monoblocos Lumley e o outro com os GU50.
Se por acaso for a Coimbra ou Porto, diga.
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyTer Out 21 2014, 11:07

Manel escreveu:
Sobre este assunto, retirei esta citação do manual dos meus amps pois parece ser interessante.

Citação :
The SNAPPER’s circuitry contains many subtle and overt refinements that promote uncolored and revealing musical
reproduction of the input signal. Of foremost significance is the all-balanced and self-balancing conveyance of the
musical signal as it travels through the amplifier, from input jacks up to and including the speaker terminals. This
approach aids in cancelling the undesirable interaction between the audio signals flowing through a given amplifier
stage and the power supply energy biasing that stage. One result of this approach is the rock-steady stabilization of
the input and driver stages, whose performance remains undisturbed regardless of signal dynamics or power supply
voltage fluctuations. Indeed, the two quantities here termed ‘power supply’ and ‘signal’ are locked into a nearly
perfect orthogonal isolation from one another, in spite of the fact that the signal is utterly dependent on the presence
of energy from the power supply, on which the signal rides. Put another way, the audio signal is restricted to
travelling in a west-to-east direction, while each stage’s power supply energy flow confined to a north-to-south
direction. This kind of isolation is very much the exception in other tube-based audio amplifier designs.

Parece efetivamente estar a aumentar o número de fabricantes de amplificadores a válvulas que apostam nos amplificadores diferenciais, para além de algumas marcas de maior renome como a Audio Research, BAT, Cary, Mcintosh, VTL.
Os fabricantes que o fazem (grandes, médio ou pequenos) defendem o balanceado como uma solução superior com ganhos nas medições e na audição. Dado que são comerciantes, temos que dar um desconto, mas o certo é que pelo que ouço nos transístores acredito que têm razão.

Fora dos big players, da Manley, JE Audio, mais um exemplo: Glow Master Series KT-88 True Balanced Push-Pull Amplifier.
Balanced Push-pull AmpNewGlowmasterKT88-8
http://www.sacthailand.com/AmpNewGlowMasterKT88.html

Na amplificação a transístores o segmento de topo (highend) é balanceado.
Talvez nas válvulas a tendência progressiva no highend seja seguir o mesmo caminho dos transístores, exceto naturalmente os amplificadores SE e PSE que continuarão a ter o seu espaço, dado que fazem algo que os PP não fazem (e vice-versa).
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyTer Out 21 2014, 11:28

Palmas escreveu:

Se fosse mais perto levava dois pares de PP "full ballanced" para testar. Uns monoblocos Lumley e o outro com os GU50.
Se por acaso for a Coimbra ou Porto, diga.

ok, agradeço o convite e comunicarei assim que surja a oportunidade!  Cool

Lumley... eis uma marca que não conhecia!

De acordo com a wikipedia as GU50 são uma cópia soviética das alemãs Telefuken LS-50 possivelmente feitas através de engenharia inversa de radios/equipamento militar alemão capturado durante a guerra! Cool
A wikipedia refere ainda que existe uma grande quantidade de NOS, o que é bom.
Só foi recentemente explorada pelos audiófilos, em projetos audio DIY. Não sei se existe algum amplificador comercial a usa-las.

Os chineses têm a sua própria versão, chama-se FU-50. Têm um "chapéu" metálico. Podem ver-se neste amplificador ($400):
http://www.diytrade.com/china/pd/4261447/D_2020A_FU_50_Tube_Amplifier.html

E neste SE... $228 c/ MM, MP3, USB!  Shocked
http://www.diytrade.com/china/pd/5293232/NEW_Multi_Function_Sweet_Peach_FU50_Single_Ended_tube_amplifier_MM_MP3_USB.html
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyTer Out 21 2014, 11:51

As GU50 são baratas, muito boas e robustas. Todas vêm com um "chapeu" metálico com um parafuso e porca de baquelite, usado para as segurar nos sockets militares à prova de choque. Normalmente retiro essas partes e ficam bem mais bonitas.

Também nunca vi um projecto comercial com GU50, mas deverá haver.
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MensagemAssunto: Re: Balanced Push-pull   Balanced Push-pull EmptyTer Out 21 2014, 17:30

Os fabricantes seguem mais as tendências e andam normalmente à volta das "suspeitas do costume", salvo algumas exceções.
Parece também haver modas. Por exemplo, as 845 estão na moda, assim como as KT120/KT150 que terminam a anterior moda das 6550. Bom, talvez as 300B pela sua gama média única estejam sempre na moda...
Já no domínio do DIY/FVM vêm-se projetos com um leque mais abrangente de válvulas.

Página sobre a GU50: http://www.jogis-roehrenbude.de/Verstaerker/LS50.htm

Onde também se encontra este projeto PP, 4GU50/ch. 120W!
Balanced Push-pull Amp_4xGU50
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