Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 11:53

Boas,

Pois é, não sabia que havia tanta coisa para aprender no mundo do vinyl, já troquei de gira, já troquei de célula e agora aprendi mais uma: o valor do gira-discos estar bem nivelado: o sistema automático faz cair o braço no sítio certo (antes era muito cedo nos LPs (naquela zona em que se ouve uma série de estalinhos até a célula entrar no silencio e começa a música) e muito tarde no single, quase mesmo a começar a música) e parece-me o som mais uniforme até ao fim. Mas o mais engraçado é que foi só meter a bolha do nível ainda mais central - ela já estava dentro das marcas, mas num dos lados quase no limite.

Conclusão: estas máquinas (gira-discos) são mesmo sensíveis!

Pergunta: queria tb ter a certeza que a cabeça do braço está nivelado, alguém sabe onde comprar aquelas bolinhas pequeninas que dão para colocar em cima da célula? E já agora: nivelar com a ajuda do contra-peso e depois fazer o ajuste do anti-skating?

Obrigado,

cabb
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 16:34

Comprei a minha aqui
http://www.audioorigami.co.uk/for-sale/

Em relação à pergunta primeiro ajustar o VTF ( para isso tem q ser nivelada a primeiro com o contrapeso) e só depois regular o anti skating
Ou seja por ordem de prioridade:
1º nivelar o braço já com a célula completa
2º regular o VTF
3º ajustar anti skating
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 16:51

Que é o VTF? No manual do gira só dizem para nivelar o braço c o contrapeso e depois ajustar o Q Damping e o Anti-skating c o mesmo valor e que é recomendado na célula, no meu caso Denon Dl-110 = 1,8g
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 17:33

cabb escreveu:
Que é o VTF? No manual do gira só dizem para nivelar o braço c o contrapeso e depois ajustar o Q Damping e o Anti-skating c o mesmo valor e que é recomendado na célula, no meu caso Denon Dl-110 = 1,8g

VTF é a sigla para Vertical Tracking Force, ou seja a força que a célula aplica para a leitura do disco
que é regulada no braço
existem várias maneiras de o fazer de acordo com determinado braço e/ou fabricante
pelo que escreveste parece-me a mim que o fabricante do teu braço chama Q Damping será o VTF uma vez que de um modo geral e como regra o anti skating é muitas vezes ajustado com o mesmo valor do VTF

agora quando fazes o nivelamento do braço ele já deverá ter a célula montada (se é uma mm deverá ter a agulha colocada) e sem os protetores amovíveis da agulha e o VTF deve estar a zero assim como o antiskating
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 17:33

Já agora; essa bolhinha de nível ao ser colocada em cima da Shell, é centrada no descanço ou quando a célula estiver no disco?
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 17:36

anibalpmm escreveu:
cabb escreveu:
Que é o VTF? No manual do gira só dizem para nivelar o braço c o contrapeso e depois ajustar o Q Damping e o Anti-skating c o mesmo valor e que é recomendado na célula, no meu caso Denon Dl-110 = 1,8g

VTF é a sigla para Vertical Tracking Force, ou seja a força que a célula aplica para a leitura do disco
que é regulada no braço
existem várias maneiras de o fazer de acordo com determinado braço e/ou fabricante
pelo que escreveste parece-me a mim que o fabricante do teu braço chama Q Damping será o VTF uma vez que de um modo geral e como regra o anti skating é muitas vezes ajustado com o mesmo valor do VTF

agora quando fazes o nivelamento do braço ele já deverá ter a célula montada (se é uma mm deverá ter a agulha colocada) e sem os protetores amovíveis da agulha e o VTF deve estar a zero assim como o antiskating

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? 22692

Andaste a ler o meu manual! (Estou a brincar! É que a DENON diz para afinar exactamente como descreveste à excepção do pormenor da célula ser mm ou não)
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 18:00

Vai lendo este tópico
é possível que a breve trecho o TD124 aborde estes assuntos

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7923-o-guia-completo-da-leitura-vinilo
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? EmptyTer Set 30 2014, 18:04

Pierre escreveu:
Já agora; essa bolhinha de nível ao ser colocada em cima da Shell, é centrada no descanço ou quando a célula estiver no disco?
o que eu faço é colocar o nível para a headshell quando ainda não está no disco, ou seja qundo o braço esta levantado/apoiado, depois baixo e com ele apoiado no disco faço a elevação e/ou o abaixamento do Vertical Tracking Angle (VTA) conforme a minha necessidade (atenção que nem todos os braços fazem isto com facilidade)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?   Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Onde comprar a famosa bolhinha de nível cá em Portugal?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» onde comprar ?
» spikes/ pés - onde comprar ou Diy
» knosti, onde comprar?
» onde comprar cassetes?
» Valvulas - onde comprar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Braços-
Ir para: