Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Contra-peso torto, é mau?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptySeg Jun 30 2014, 15:44

Pessoal,

No outro dia, andava a ver fotos de braços parecidos com o do DENON Dp-37f e pareceu-me que o contrapeso estava torto: ligeiramente virado para dentro e para baixo, isso é mesmo assim? Ou pode ser mau para a saúde dos discos e ou da agulha? (Lembrem-se que o contra-peso está antes dos 2 apoios do braço)


Obrigado,

cabb
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptySeg Jun 30 2014, 16:32

Viva

Em principio a leitura dos discos só lhes causará algum dano nas seguintes situações:

-Agulha parcialmente partida em que uma aresta viva possa funcionar como "ferro de corte" (o som seria muito distorcido)

-Agulha (cantilever) torta alterando a posição da agulha face a espira do disco (como estava a tua nas fotos que postaste noutro tópico)

-Tracking force muito exagerada estilo colocar uma moeda em cima da celula e coisas no genero (mas isso danificava o cantilever etc a menos que fosse tipo um prego numa grafonola)

-Abuso estilo scratching

Tirando estas situações não estou a ver nada que possa estragar o disco numa leitura normal.

Claro que se não tivermos cuidado e evitarmos dedadas, riscos, falta de cuidado no manuseamento e limpeza é natural que o disco se danifique mas isso nunca será culpa do giradiscos (a menos que seja um daqueles antigos e rústicos sem contrapeso)

O contrapeso do Denon estar torto pode nao interferir com o som. Claro que o facto dele estar torto deve ser averiguado. Em principio as ligações costumam ser rigidas e o estar torto pode ser indicio de ter sido forçado. Os braços, rolamentos, cumes, etc são peças relativamente frágeis e devem ser tratados como tal sob pena de haver danos. Inclusivamente quando o GD é transportado pode ser recomendável desmontar o contrapeso para evitar esses danos.
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptySeg Jun 30 2014, 16:47

JCF escreveu:
Viva

Em principio a leitura dos discos só lhes causará algum dano nas seguintes situações:

-Agulha parcialmente partida em que uma aresta viva possa funcionar como "ferro de corte" (o som seria muito distorcido)

-Agulha (cantilever) torta alterando a posição da agulha face a espira do disco (como estava a tua nas fotos que postaste noutro tópico)

-Tracking force muito exagerada estilo colocar uma moeda em cima da celula e coisas no genero (mas isso danificava o cantilever etc a menos que fosse tipo um prego numa grafonola)

-Abuso estilo scratching

Tirando estas situações não estou a ver nada que possa estragar o disco numa leitura normal.

Claro que se não tivermos cuidado e evitarmos dedadas, riscos, falta de cuidado no manuseamento e limpeza é natural que o disco se danifique mas isso nunca será culpa do giradiscos (a menos que seja um daqueles antigos e rústicos sem contrapeso)

O contrapeso do Denon estar torto pode nao interferir com o som. Claro que o facto dele estar torto deve ser averiguado. Em principio as ligações costumam ser rigidas e o estar torto pode ser indicio de ter sido forçado. Os braços, rolamentos, cumes, etc são peças relativamente frágeis e devem ser tratados como tal sob pena de haver danos. Inclusivamente quando o GD é transportado pode ser recomendável desmontar o contrapeso para evitar esses danos.

Obrigado JCF

Vocês já sabem a minha mania de que os discos podem ser estragados... e lá ouvi umas 5 vezes a última música e pareceu-me que não houve um estrago evidente, ou audível nas última espiras, há um perder de definição no disco, mas isso parece-me mais um problema do próprio formato (vinil) e da célula não ser de topo. A Denon DL-110, vem a caminho, vamos ver agora como canta o menino, se como um rouxinol ou um corvo engasgado. eh eh eh
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptyTer Jul 01 2014, 00:47

Mete aí umas fotos disso...
A Denon já chegou a Algés...
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptyTer Jul 01 2014, 09:55

Milton escreveu:
Mete aí umas fotos disso...
A Denon já chegou a Algés...

Obrigado,

Vou lá buscá-la no final da tarde.  Contra-peso torto, é mau? 22692  Fotos só logo ou amanhã, estou longe do pássaro cantante.... Contra-peso torto, é mau? 936335
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptyQui Jul 03 2014, 09:37

Prometi fotos, não foi?

Aqui vão elas:

Contra-peso torto, é mau? 5mbpjk

e

Contra-peso torto, é mau? 4j591c

e ainda (ao velho estilo do 1,2,3)

Contra-peso torto, é mau? 3448rr9

Como podem verificar, ele está para aí um a dois milímetros para dentro do gira e apontar para baixo.

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptyQui Jul 03 2014, 15:52

Isso deve ser alguma borracha que perdeu as propriedades.
A borracha serviria para amortecer alguma vibração espúria..
Tenta retirar o contrapeso e verifica isso...
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptyQui Jul 03 2014, 16:18

Milton escreveu:
Isso deve ser alguma borracha que perdeu as propriedades.
A borracha serviria para amortecer alguma vibração espúria..
Tenta retirar o contrapeso e verifica isso...


Deus queira que sim!!!  Contra-peso torto, é mau? 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? EmptySeg Jul 07 2014, 10:30

Boas,

Facilmente se retira o contra-peso, basta rodar e ele sai, no fundo não é mais do que um "anel" bastante pesado que fica encaixado neste "varão" não vi lá borracha nenhuma, mas também não quis ir mais dentro do braço, porque aí acho que é para quem sabe e não quero estar a estragar o gira.

Fica a foto do braço sem o contrapeso (parece-me mesmo que o varão é que está ligeiramente torto, agora se é assim mesmo, ou foi algum toque... o gira continua silencioso e ontem ao ouvir o Phil Collins de 1982, fiquei admirado como se consegue aperceber se o ataque na tarola ou nas congas é feito mais dentro ou fora, nada que já não ouvisse noutros gira-discos, mas acho que é uma referência que o som até tem informação/silêncio entre notas, continuei a ouvir as músicas mais dentro dos discos e SE com mais 4 ou 5 passagens houve perdas, elas não são nada comparáveis com as que a célula Huco faz no Technics - tenho mesmo dificuldades em aperceber-me se houve):

Contra-peso torto, é mau? 2rpr242

Peço desculpa pela baixa resolução da foto acima.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Contra-peso torto, é mau? Empty
MensagemAssunto: Re: Contra-peso torto, é mau?   Contra-peso torto, é mau? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Contra-peso torto, é mau?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Contra-peso para technics SL-D202 e para Dual 521
» Máquina de passar a "ferro"
» O tigre contra a cobra-real...
» Antenas- Proteção contra raios
» Rega 250 contra Helius standard

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Braços-
Ir para: