Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Q-Damping... .

Ir para baixo 
+3
António José da Silva
Mário Franco
PAINTER
7 participantes
AutorMensagem
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 11:53

Há dias recebi um JVC QL-Y5F e fiquei desde logo surpreendido com o som. Não acreditava que fizesse tanta diferença com a mesma agulha, como tenho referenciado. Só hoje reparei num pormenor/função que o aparelho tem, o Q-Damping. Tentei averiguar... e finalmente foi deslindado o mistério daquele som fabuloso. Pois é, o Q-Damping altera ao nosso gosto as vibrações da agulha, acentuando para mais ou para menos os graves e agudos.
Não entendo porque só a DENON e a JVC usaram o Q-Damping.

CURIOSIDADE: Pormenor curioso deste JVC, e realmente muito prático, o que nunca tinha visto. O Anti-Skating e o Tracking-Force são regulados no mesmo botão, correctíssimo, pois os valores graduados são similares. Este braço, electrónicamente faz a pressão sobre agulha, confirmei com a balança e não falha uma décima da grama. Desligando o aparelho, o braço fica em suspenso, a 0 gramas.

 Q-Damping... . 22692 

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 15:21

PAINTER escreveu:
Há dias recebi um JVC QL-Y5F e fiquei desde logo surpreendido com o som. Q-Damping... . 22692 

Bem vindo à terra do leite e do mel. Q-Damping... . 468604 

Muito se teoriza sobre a teoria da caganita dos GD's mas nas minhas modestas explorações tenho chegado à conclusão de que mais do que os anti skate ou os graus de inclinação da agulha (para cuja medição ainda não encontrei um transferidor apropriado) e outras filosofias conceituadas, a questão do controle do peso é sobremaneira importante (penso eu de que)

Na verdade fui constatando que algumas carcassas velhas lá de casa tinham uma boa performance  cheers  independentemente da cabeça utilizada.  scratch  scratch  scratch 

Volta práqui volta práli e vejo que o ponto comum dos bichinhos é que todos tinham braços balanceados.  Q-Damping... . 3832313845 

Não há volta a dar  Basketball 

Ora no meu modesto entendimento os braços balanceados devem melhorar o tracking porque mantêm a agulha coladinha às espiras do disco e depois isso reflecte-se no som  Laughing 

Ora esse teu aparelho com o seu controle electrónico do braço joga ainda mais eficazmente nesse campeonato e daí vem a inefável fruição frutuosa do fruto  sunny 

Bem vindo ao grupo também sou um incondicional dos JVC vintage, ainda hà dias me fugiu um igual a esse mas fico contente com a tua aquisição porque está em boas mãos!

Abraço

Post Scriptum: Tenho um JVC Nivico SRP 471, de 1963, com braço balanceado e a cabeça original (agulha SD-16, cónica 0.7) que também é uma delícia auditiva  cheers e um mais sofisticado, o B44, que apesar de mais bonito não é tão musical (este último não tem braço balanceado).
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 16:15

Viva Mário,
eu vi o anúncio deste QL-Y5F e falei aqui. Mal eu sabia que dias depois vinha parar a minha casa através do recém comprador angustiado (desde sempre andou na mira num dos meus TD-166..., fiquei palerma ao ver o JVC, e fizemos troca). Obviamente, fiquei hipnotizado pelo JVC, mais ainda quando começa a tocar com a cabeça do TEAC TN-80... superou de longe! Não queria acreditar como fazia tanta diferença o som e a mesma agulha (a velhinha ORTOFON FF15X MkII).
Só que... não entrava bem na minha compreensão esta diferença de som, não entendia mesmo. Hoje, estava com os óculos postos e a ver pormenores quando fiquei baralhado de todo ao reparar que o botão do TRACKING-FORCE é tb o ANTI-SKATING (?). Então o outro botão é o quê? Q-DAMPING??? Informei-me... imediatamente a fazer experiências! EUREKA! aqui está a diferença no som!!! É impressionante porque consegue-se quase o som aproximado e possante do TEAC.

É esta a história do JVC... nada arrependido ter feito a troca por um THORENS.  Q-Damping... . 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 16:36

PAINTER escreveu:
É esta a história do JVC... nada arrependido ter feito a troca por um THORENS.  Q-Damping... . 22692 

Ora nem mais, o Thorens para quem gosta e os outros para quem aprecia, tens aí um bijou , mais uma vez parabéns e fogo à peça.

Atenção que não é para queimar no Santo António, é mais no sentido do fogo de artilharia  lol!

Dá gosto ver estas coisas a sair da poeira e a cair nas mãos de quem lhes atribui o devido valor  Q-Damping... . 754215


Última edição por Mário Franco em Ter Mar 18 2014, 17:05, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 16:52

O homem está mesmo apaixonado.  Q-Damping... . 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:04

António José da Silva escreveu:
O homem está mesmo apaixonado.  Q-Damping... . 491368 

E com razão mas o mais engraçado é que há mesmo por aí valores esquecidos  Q-Damping... . 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:18

Mário Franco escreveu:
António José da Silva escreveu:
O homem está mesmo apaixonado.  Q-Damping... . 491368 

E com razão mas o mais engraçado é que há mesmo por aí valores esquecidos  Q-Damping... . 22692 


Não duvido nada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:25

Foi por pouco que esse JVC não veio aqui parar...por muito pouco mesmo...
Só não fiquei com ele porque isso obrigava-me a ir a Carcavelos...
Fico muito , mesmo muito, satisfeito em saber onde foi parar !

Já agora, satisfaz-me a curiosidade, tiveste que meter um transformador para 220V , já que ele era 120V/60Hz...e a nova frequência de 50Hz não teve influencia nas rotações ?
Essa variável foi determinante para eu abortar o "projeto Carcavelos"...

Ainda estive tentado nas colunas(JVC sx3) que me parecem muito boas....
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:26

Milton escreveu:
Foi por pouco que esse JVC não veio aqui parar...por muito pouco mesmo...
Só não fiquei com ele porque isso obrigava-me a ir a Carcavelos...
Fico muito , mesmo muito, satisfeito em saber onde foi parar !

Já agora, satisfaz-me a curiosidade, tiveste que meter um transformador para 220V , já que ele era 120V/60Hz...e a nova frequência de 50Hz não teve influencia nas rotações ?
Essa variável foi determinante para eu abortar o "projeto Carcavelos"...

Ainda estive tentado nas colunas(JVC sx3) que me parecem muito boas....


É um DD e a corrente continua. A frequência não conta.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:27

António José da Silva escreveu:
O homem está mesmo apaixonado.  Q-Damping... . 491368 

lol lol paixões...
se bem me lembro, o gira que mais gostei de ver até hoje foi o DD100, duma sobriedade e beleza invulgar. Aliás, inconfundível! Já digo como dizia o meu pai: "Não hei-de morrer sem ter um Mercedes"  e eu é um Micro DD100.

O B44 também é lindo, sim senhor! Esse braço parece-me ser um Jelco, muito parecido com o que saquei de um LEAK 3001. Um braço elegante e eficaz, muito superior ao SME 3009, na minha opinião. É o que irá equipar o LENCO L75... qualquer dia.


Última edição por PAINTER em Ter Mar 18 2014, 17:31, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 17:30

Milton escreveu:
Foi por pouco que esse JVC não veio aqui parar...por muito pouco mesmo...
Só não fiquei com ele porque isso obrigava-me a ir a Carcavelos...
Fico muito , mesmo muito, satisfeito em saber onde foi parar !

Já agora, satisfaz-me a curiosidade, tiveste que meter um transformador para 220V , já que ele era 120V/60Hz...e a nova frequência de 50Hz não teve influencia nas rotações ?
Essa variável foi determinante para eu abortar o "projeto Carcavelos"...

Ainda estive tentado nas colunas(JVC sx3) que me parecem muito boas....

Não faz qualquer efeito secundário, trabalha às mil maravilhas. Só não gosto de ver o transformador a aquecer quando não é utilizado o prato...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 21:13

Independentemente daquilo que diz na traseira do JVC ele talvez possa ser selecionado para outras voltagens :

In some markets the voltage of the JVC QL-Y5F is selectable, between 110/120/220/240V, through a screw adjuster under the platter, at the rear right hand side. There’s information about it in the service manual, available here http://www.vinylengine.com/library/jvc/ql-y5f.shtml . I have the same thing on my QL-Y3F, which although it’s an Australian market one, with 240V marked as the voltage, actually has the adjuster, so it may be on all of them. It just changes a tapping on the transformer primary to set the voltage.
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyTer Mar 18 2014, 21:41

Milton escreveu:
Independentemente daquilo que diz na traseira do JVC ele talvez possa ser selecionado para outras voltagens :

In some markets the voltage of the JVC QL-Y5F is selectable, between 110/120/220/240V, through a screw adjuster under the platter, at the rear right hand side. There’s information about it in the service manual, available here http://www.vinylengine.com/library/jvc/ql-y5f.shtml . I have the same thing on my QL-Y3F, which although it’s an Australian market one, with 240V marked as the voltage, actually has the adjuster, so it may be on all of them. It just changes a tapping on the transformer primary to set the voltage.

Na traseira e por baixo é completamente liso, sem indicações. Possivelmente no interior haja essa possibilidade de alterar a voltagem. Ainda não me deu para abrir o "animal"... por enquanto está em fase de testes. Quero ver se mudo os cabos de origem, e então se verá o que se segue.
 Q-Damping... . 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 10:08

PAINTER escreveu:
Milton escreveu:
Independentemente daquilo que diz na traseira do JVC ele talvez possa ser selecionado para outras voltagens :

In some markets the voltage of the JVC QL-Y5F is selectable, between 110/120/220/240V, through a screw adjuster under the platter, at the rear right hand side. There’s information about it in the service manual, available here http://www.vinylengine.com/library/jvc/ql-y5f.shtml . I have the same thing on my QL-Y3F, which although it’s an Australian market one, with 240V marked as the voltage, actually has the adjuster, so it may be on all of them. It just changes a tapping on the transformer primary to set the voltage.

Na traseira e por baixo é completamente liso, sem indicações. Possivelmente no interior haja essa possibilidade de alterar a voltagem. Ainda não me deu para abrir o "animal"... por enquanto está em fase de testes. Quero ver se mudo os cabos de origem, e então se verá o que se segue.
 Q-Damping... . 22692 

Eu não mudava nada  Q-Damping... . 57537 

E se tivesse a ousadia de mudar, concerteza que o deus dos gira discos me enviava para os infernos por toda a eternidade  Q-Damping... . 524928826 

Então aquelas cabecinhas pensadoras concebiam tão engenhosamente a pecinha e não iam escolher um materialzinho de qualidade à medida dos "qui pro quo" do aparelho ?

Penso eu de que  Q-Damping... . 447836 

Então não há confiança no Império do Sol Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 12:33

Mário Franco escreveu:
PAINTER escreveu:
Milton escreveu:
Independentemente daquilo que diz na traseira do JVC ele talvez possa ser selecionado para outras voltagens :

In some markets the voltage of the JVC QL-Y5F is selectable, between 110/120/220/240V, through a screw adjuster under the platter, at the rear right hand side. There’s information about it in the service manual, available here http://www.vinylengine.com/library/jvc/ql-y5f.shtml . I have the same thing on my QL-Y3F, which although it’s an Australian market one, with 240V marked as the voltage, actually has the adjuster, so it may be on all of them. It just changes a tapping on the transformer primary to set the voltage.

Na traseira e por baixo é completamente liso, sem indicações. Possivelmente no interior haja essa possibilidade de alterar a voltagem. Ainda não me deu para abrir o "animal"... por enquanto está em fase de testes. Quero ver se mudo os cabos de origem, e então se verá o que se segue.
 Q-Damping... . 22692 

Eu não mudava nada  Q-Damping... . 57537 

E se tivesse a ousadia de mudar, concerteza que o deus dos gira discos me enviava para os infernos por toda a eternidade  Q-Damping... . 524928826 

Então aquelas cabecinhas pensadoras concebiam tão engenhosamente a pecinha e não iam escolher um materialzinho de qualidade à medida dos "qui pro quo" do aparelho ?

Penso eu de que  Q-Damping... . 447836 

Então não há confiança no Império do Sol Shocked

 Q-Damping... . 21181  tem toda a razão!
Verifiquei de novo o cabo de origem, é ligeiramente mais grosso que o habitualmente vinham equipados na época e tem fichas RCA doiradas!!!
A questão do transformador, deixo ficar assim.
Resumindo: O aparelho tem trabalhado impecavelmente durante esta última semana, abusei mesmo nos testes de resistência e nem uma falha (horas seguidas, chegou a estar 16 horas sem interrupção).

JVC QL-Y5F -  Q-Damping... . 2441895546  e mai'nada!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 13:37

PAINTER escreveu:


JVC QL-Y5F -  Q-Damping... . 2441895546   e mai'nada!

JVC QL-Y5F Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159 

Só não estou a perceber bem a questão do transformador.

Então se fosse de 110 não teria queimado?  scratch  scratch  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 14:15

Mário Franco escreveu:
PAINTER escreveu:


JVC QL-Y5F -  Q-Damping... . 2441895546   e mai'nada!

JVC QL-Y5F Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159  Q-Damping... . 843159 

Só não estou a perceber bem a questão do transformador.

Então se fosse de 110 não teria queimado?  scratch  scratch  scratch

O JVC é de 110 volts/60 Hz, dos EUA, e por isso veio fornecido pelo ex-dono com um transformador de corrente de 220 para 110. Remotamente, abrirei o aparelho para certificar-me se tem alternador de corrente no interior, o que duvido.
Tecnicamente, não farei nada ao aparelho. A nível estético, mandar polir a tampa bem conservada mas meio fosca. O verniz do plinth está intacto sem riscos, como o resto do aparelho. Era bem estimado, e muito.
 Q-Damping... . 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 14:49

Vê lámazé se metes aqui umas fotos do animal !!!!
Senão....
 Q-Damping... . 249412 Q-Damping... . 2912087259 
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 16:10

Milton escreveu:
Vê lámazé se metes aqui umas fotos do animal !!!!
Senão....
 Q-Damping... . 249412 Q-Damping... . 2912087259 

Como não estou para me aborrecer... com o meu portátil!!! Vou enviar as fotos para o teu PM. Não consigo colocar as fotos aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 19:44

PAINTER escreveu:
Milton escreveu:
Vê lámazé se metes aqui umas fotos do animal !!!!
Senão....
 Q-Damping... . 249412 Q-Damping... . 2912087259 

Como não estou para me aborrecer... com o meu portátil!!! Vou enviar as fotos para o teu PM. Não consigo colocar as fotos aqui.
 Q-Damping... . 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:30

E aqui vão as fotos do magnifico JVC :

Q-Damping... . Jvcql_10

Q-Damping... . Jvcql_11

Q-Damping... . Jvcql_12

Q-Damping... . Jvcql_13


Última edição por Milton em Qua Mar 19 2014, 21:33, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:31

Milton escreveu:
E aqui vão as fotos do magnifico JVC :



 Q-Damping... . 447836 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:34

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
E aqui vão as fotos do magnifico JVC :



 Q-Damping... . 447836 

abre os olhos... Shocked 

 Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:35

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
E aqui vão as fotos do magnifico JVC :



 Q-Damping... . 447836 

abre os olhos... Shocked 

 Laughing 


 Q-Damping... . 265963 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:40

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
E aqui vão as fotos do magnifico JVC :



 Q-Damping... . 447836 

abre os olhos... Shocked 

 Laughing 

O director viu a Diana... ficou cego  Q-Damping... . 265963 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:50

Milton escreveu:
E aqui vão as fotos do magnifico JVC :

Q-Damping... . Jvcql_10

Q-Damping... . Jvcql_11

Q-Damping... . Jvcql_12

Q-Damping... . Jvcql_13
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:58

Parabéns Painter!!!

O gira é lindo!!!

Mas confesso que por momentos fiquei preocupado a pensar que o Milton tinha trocado o Thorens...  Q-Damping... . 317942 

Depois de ter estado tanto tempo à espera da sua segunda vida
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyQua Mar 19 2014, 21:59

Alexandre Vieira escreveu:
Parabéns Painter!!!

O gira é lindo!!!

Mas confesso que por momentos fiquei preocupado a pensar que o Milton tinha trocado o Thorens...  Q-Damping... . 317942 

Depois de ter estado tanto tempo à espera da sua segunda vida

Podes crer que me custou resistir.... Q-Damping... . 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 15:41

Hoje tive a pachorra de ver por dentro o QL-Y5F...

Interior:

- Desprovido de comutador de corrente 120/240. Como se tem portado lindamente com o transformador externo, e com a existência de 34 anos sem ser mexido, não farei qualquer acrescento/modificação.

Exterior:

- A construção do plinth é muito resistente e em perfeito acabamento de madeira envernizada/piano.

- Os pés isoladores grandes e reguláveis em altura.

- O cabo de interligação é largo e grosso, terminando em RCAs doiradas.

- O braço é regulável em altura manualmente, através de uma simples rosca de aperto.

- A tampa funciona muito bem a qualquer altura, mesmo deixada suspensa a 0,5 cm do plinth, não descai. O acrílico precisará de ser polido.

 Q-Damping... . 22692  5 estrelas!
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 18:40

Alexandre Vieira escreveu:
Parabéns Painter!!!

O gira é lindo!!!

Mas confesso que por momentos fiquei preocupado a pensar que o Milton tinha trocado o Thorens...  Q-Damping... . 317942 

Depois de ter estado tanto tempo à espera da sua segunda vida

Meu amigo, eu tive 3 THORENS,(dois 166 e um 160). Os 166 já foram embora, porque o TEAC TN-80 e este JVC conseguem superar em todos os aspectos, sem comparação possível. Fiquei com o 160, genuinamente dos primeiros totalmente em metal, é um ex-libris do vinil, o qual será muito difícil desfazer-me. Não estou nada arrependido!
Os japoneses além de serem bons, são mais raros que os THORENS.  Q-Damping... . 22692
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 19:33

PAINTER escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Parabéns Painter!!!

O gira é lindo!!!

Mas confesso que por momentos fiquei preocupado a pensar que o Milton tinha trocado o Thorens...  Q-Damping... . 317942 

Depois de ter estado tanto tempo à espera da sua segunda vida

Meu amigo, eu tive 3 THORENS,(dois 166 e um 160). Os 166 já foram embora, porque o TEAC TN-80 e este JVC conseguem superar em todos os aspectos, sem comparação possível. Fiquei com o 160, genuinamente dos primeiros totalmente em metal, é um ex-libris do vinil, o qual será muito difícil desfazer-me. Não estou nada arrependido!
Os japoneses além de serem bons, são mais raros que os THORENS.  Q-Damping... . 22692
Isso dá uma barretada a um TD124 na desportiva.. como diria o meu pai "Anda muita gente a dançar com a mais feia" e ainda bem Q-Damping... . 317942 
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 20:56

Já estive para comprar um JVC desses.

No entanto optei pelo Kenwood KD 7010, por causa da complexidade do JVC, mais especificamente do braço  servo electro dinamico, e a possível dificuldade em arranjar uma eventual avaria neste braço... Q-Damping... . 424293 


" While they are working, they are the best way of damping resonance in tonearms, and tests from the time, by independent testing engineers, revealed that they had a positive effect on the sound, and reduced resonance by a large amount. The only disadvantage is that they are complex, and after 25 or more years, electronic components can fail, and too few people know how to fix such complex systems these days. Some of the people who will be servicing them won't have seen or used a turntable before, and so will announce that they can't be fixed, in order to hide their sad lack of knowledge."


However, if the arm does need replacing, then it depends what you want to spend. You could buy something new, such as one of the Rega tonearms, but it’ll cost you quite a bit. If you want to go for a used, good quality Japanese arm similar to the JVC unit, then there are plenty of them out there. The cheapest method may be to buy a junk turntable which has something else wrong, and steal its tonearm
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 21:07

afonso escreveu:
Já estive para comprar um JVC desses.

No entanto optei pelo Kenwood KD 7010, por causa da complexidade do JVC, mais especificamente do braço  servo electro dinamico, e a possível dificuldade em arranjar uma eventual avaria neste braço... Q-Damping... . 424293 


" While they are working, they are the best way of damping resonance in tonearms, and tests from the time, by independent testing engineers, revealed that they had a positive effect on the sound, and reduced resonance by a large amount. The only disadvantage is that they are complex, and after 25 or more years, electronic components can fail, and too few people know how to fix such complex systems these days. Some of the people who will be servicing them won't have seen or used a turntable before, and so will announce that they can't be fixed, in order to hide their sad lack of knowledge."


However, if the arm does need replacing, then it depends what you want to spend. You could buy something new, such as one of the Rega tonearms, but it’ll cost you quite a bit. If you want to go for a used, good quality Japanese arm similar to the JVC unit, then there are plenty of them out there. The cheapest method may be to buy a junk turntable which has something else wrong, and steal its tonearm

Sim, é um facto. Se avaria... não é problema nenhum!!! Dá para acoplar um bom braço.
Até lá... há-de tocar mais 34 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptySáb Mar 22 2014, 21:15

Sim, mas sem o "damping ressonance"...


Q-Damping... . Th_8144380421ce24e0a2f9b1debec262af_zpsd5c3e36f
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyDom Mar 23 2014, 11:40

afonso escreveu:
Sim, mas sem o "damping ressonance"...


Q-Damping... . Th_8144380421ce24e0a2f9b1debec262af_zpsd5c3e36f

Corro esse risco, de um dia avariar. E mesmo assim, há bons técnicos e conceituados no nosso meio que poderão "dar a volta"... Isto é como tudo, há riscos e riscos.
Por enquanto, este JVC tem-me dado muito prazer, que nunca tinha tido até hoje. Tomara muitos giras de renome e caríssimos fazerem o que este faz, pode crer. Felizmente não vou atrás do que os outros dizem, mas sim do que o meu ouvido sente (e os olhos tb).
 Q-Damping... . 22692 

PS - Se me pedissem 2 THORENS por este JVC, tal como sei hoje, trocava sem vacilar.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyDom Mar 23 2014, 11:47

A minha grande duvida em relação a todo e qualquer sistema reativo de correção (seja do que for), é sempre a mesma.....é ser reativo. Tem que ocorrer um erro para que um sistema eletrónico/mecânico reaja.
Não duvido que seja bem construido e que até possa tocar bastante bem, mas nunca me pareceu o método correto de abordar um qualquer erro. Para mim, o método correto é sempre a tentativa de evitar que o erro ocorra.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Q-Damping... . 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . EmptyDom Mar 23 2014, 15:22

António José da Silva escreveu:
A minha grande duvida em relação a todo e qualquer sistema reativo de correção (seja do que for), é sempre a mesma.....é ser reativo. Tem que ocorrer um erro para que um sistema eletrónico/mecânico reaja.
Não duvido que seja bem construido e que até possa tocar bastante bem, mas nunca me pareceu o método correto de abordar um qualquer erro. Para mim, o método correto é sempre a tentativa de evitar que o erro ocorra.

Concordo plenamente contigo, mas é uma tentação na prática! E sabe bem quando tudo (?) está controlado.
Não é por acaso que já não me desfaço do TEAC TN-80, o inverso do JVC. Q-Damping... . 843159

O meu próximo passo com este JVC é adquirir uma boa agulha MC, isso sim! Até lá, tenho que ouvir emprestadas... Neste momento, tenho uma ORTOFON MC200, um desastre e é nova! (veio juntamente com uns dos giras que adquiri para restauro/venda).
Estou a falar de uma agulha Moving Coil porque segundo os entendidos, dizem ser superiores às Moving Magnetic (sem qualquer experiência, não posso basear-me sobre a que referi há pouco). Quero ver e ouvir primeiro algumas, depois então decidirei.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Q-Damping... . Empty
MensagemAssunto: Re: Q-Damping... .   Q-Damping... . Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Q-Damping... .
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Damping factor
» Cabos de interconexão/
» Audio Origami Pure Silicon Damping Fluid Kit

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Braços-
Ir para: