Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Teste gravação CD Nakamichi CR2

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyDom Jan 12 2014, 22:40

Boa noite.

No seguimento de um outro assunto tomei a iniciativa de testar uma gravação de cd (Dark Side of the moon) em cassete no referido deck.

Pelo menos aos meus ouvidos soa-me igual ao CD, pelo que o Deck estará em bom estado e até "grava muito bem". Em 4 anos deve ser a 5ª cassete que grava ( o tempo para gravar e ouvir é curto) e as restantes tinham sido todas de vinil.

Ao efetuar estes testes ouvindo com auscultadores diretamente do Deck k7 verifiquei que o som fica muito mau após algum tempo o que nunca me tinha acontecido ao ouvir diretamente auscultadores pelo amplificador.

Conlcui após alguns testes de tira e mete cabo, liga e desliga aparelhos, que ao ouvir auscultadores pelo deck se desligar (ou em stand by) o amplificador o som piora bastante mas volta ao normal ao ligar o amplificador, no entanto se tiver o amplificador desligado mas desconectar os cabos rca de leitura do deck o som também volta ao normal.

Concluo portanto que tendo tudo ligado ao deck algo distorce severamente o som quando desligo o amplificador e os cabos rca de leitura continuam ligados ao deck ( os de gravação tanto faz tarem ligados ou desligados).

Mais alguem sofre de algo semelhante? O que poderá provocar isto?

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyDom Jan 12 2014, 22:46

Após alguns minutos com o amplificador desligado o som do deck volta também ao normal.

Poderá ser algo a ver com os campos magneticos emitidos pelos transformadores do amplificador?

Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySeg Jan 13 2014, 00:08

Orquestra 
Boas Balthar.
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 317942 
Bem, de inicio entendi mal o discurso. Se o amplificador desligado "estraga" o sinal do deck, pode ser alguma alteração na impedância de carga da entrada que se altera. É conveniente saber se o amplificador tem "standby" ou se desliga eletricamente  por completo, como os da velha guarda; interruptor manual ao circuito do primário do transformador, conhecer o circuito de entrada e o sistema de comutação.
Para o CR2 ficar abananado pode ser baixa impedância de carga ou sinal invasor a entrar na saída do deck, proveniente do amplificador.
Boa sorte...
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySeg Jan 13 2014, 10:57

Realmente é estranho, mas após 1/2 minutos em standby o som do deck volta ao normal.

Quando uso o deck com o amplificador está tudo OK.

Este facto so se verifica com auscultadores, e quer desligue o amplificador totalmente ou em standby passa-se o mesmo. Só se é algo a ver com as tomadas de alimentação, mas o que é certo é que se tiver os RCA's desligados não acontece nada.

Medi um dos canais no amplificador com multimetro e ligado tem +/- 0.3v, assim que desligo passa para +/- 0.1v

De resto com o amplificador ligado tudo está ok.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySeg Jan 13 2014, 17:32

Testei noutra entrada do Amplificador e faz o mesmo. Quer ponha em standby ou desligue no botao frontal do Amp. Se desligar o cabo de corrente do amplificador não faz nada. Ao ligar o Amp novamente no cabo de corrente ouve-se um muito breve "estremecer" do som.

Deve ser feitio e não defeito.

Siga mas é para ouvir musica em vez de tentar encontrar "fantasmas".

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySeg Jan 13 2014, 17:38

Mas se bem entendi, com tudo ligado o funcionamento é coreto. É assim?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySeg Jan 13 2014, 17:59

António José da Silva escreveu:
Mas se bem entendi, com tudo ligado o funcionamento é coreto. É assim?

Sim correto. Apenas quando desligo (no botao ou em standby) o amp o som baixa o volume e distorce um pouco mas passado 1/2 minutos com o amp desligado volta o som ao normal.

Ouvindo nas colunas com o amplificador ligado nunca notei algo estranho.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyTer Jan 14 2014, 01:03

Balthar escreveu:
Testei noutra entrada do Amplificador e faz o mesmo. Quer ponha em standby ou desligue no botão frontal do Amp. Se desligar o cabo de corrente do amplificador não faz nada. Ao ligar o Amp novamente no cabo de corrente ouve-se um muito breve "estremecer" do som.

Deve ser feitio e não defeito.

Siga mas é para ouvir musica em vez de tentar encontrar "fantasmas".

Cumps,
Artur

 Teste gravação CD Nakamichi CR2 317942 
Ok, segue para bingo; parece que o problema existe quando o amplificador liga ou desliga e deve-se ao período de estabilização da fonte e descarga completa da mesma fonte, que afetam a voltagem presente na entrada selecionada e consequentemente interfere com o opamp dos auscultadores do CR-2. Não deve chegar a incomodar a saída de linha do CR-2 que é suportada diretamente pelo IC de Dolby e o sinal está desacoplado com um condensador de 10uF/25V em serie com a linha de saída que vão de encontro ao controle de "volume" do deck. Desse ponto seguem para a saída em RCA e assiste a entrada do opamp dos auscultadores com uma resistência de 47KOhms. Mas como a impedância de entrada do opamp NJM4556 é especificada como sendo 5MOhms, o opamp vai sentir os 0,3V DC na entrada e consequentemente enviar para a saída os 0,3V  DC  ou um pouco mais. A montagem é a de um buffer e só deve adaptar a impedância de carga para uso com auscultadores. De qualquer modo é uma possibilidade válida que o comportamento da entrada do amplificador provoque a deficiência temporária na saída do CR-2, seja no eatágio de amplificação dos auscultadores ou seja na saída de linha do circuito Dolby.
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 10:42

Neste momento estou a usar Sony UX-Pro 90 para gravar (comprei uma carradas valentes), mas fiquei curioso sobre as de metal que nunca usei nem no tempo que gravava montes de cassetes numa "hi-fi" tudo em 1 da AIWA (provavelmente teria sido um desperdicio de cassete em tal deck).

Será que no meu deck vou notar a diferença de uma cassete de metal para as UX-Pro?

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 12:24

Balthar escreveu:
Neste momento estou a usar Sony UX-Pro 90 para gravar (comprei uma carradas valentes), mas fiquei curioso sobre as de metal que nunca usei nem no tempo que gravava montes de cassetes numa "hi-fi" tudo em 1 da AIWA (provavelmente teria sido um desperdicio de cassete em tal deck).

Será que no meu deck vou notar a diferença de uma cassete de metal para as UX-Pro?

Cumps,
Artur
Pessoalmente acho essas sony UX-Pro melhor que 80% das K7 de metal... são fabulosas!
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 12:34

nbunuel escreveu:
Balthar escreveu:
Neste momento estou a usar Sony UX-Pro 90 para gravar (comprei uma carradas valentes), mas fiquei curioso sobre as de metal que nunca usei nem no tempo que gravava montes de cassetes numa "hi-fi" tudo em 1 da AIWA (provavelmente teria sido um desperdicio de cassete em tal deck).

Será que no meu deck vou notar a diferença de uma cassete de metal para as UX-Pro?

Cumps,
Artur
Pessoalmente acho essas sony UX-Pro melhor que 80% das K7 de metal... são fabulosas!

Ainda bem porque devo ter comprado +/- 150 delas mas ainda só gravei 2 Sad.

A ver se sobra mais tempo para lhes dar uso.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 12:38

Aproveito este topico para perguntar uma vez que sou leigo no assunto, como se define se um deck de cassetes tem bom som ou não?

Isto deixando de lado questoes de fiabilidade, design, etc, apenas tendo em conta o som quer a gravar quer a reproduzir.

Obviamente que o resto do sistema também influencia, mas apenas restringindo ao Deck em si como se pode avaliar do seu bom desempenho a nivel sonoro.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 14:34

Eu tive alguns gravadores (não muitos), e é uma questão de reproduzir fielmente uma gravação.
No meu gravo normalmente discos que não possuo, emprestados por amigos, e normalmente a gravação tem a mesma qualidade que o disco que gravei, e ás vezes quase que jurava que ainda ficou melhor.
Depois temos a questão do ruído de fundo que num bom deck (com boa cassete), é praticamente inaudível.
Também temos o pormenor de que num bom deck o wow and flutter é inaudível e num mau deck é muitas vezes bastante evidente.

Enfim, existem mais alguns parâmetros, mas estes parece-me os mais importantes.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Qua Jan 15 2014, 22:38, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 22:35

Balthar escreveu:
Aproveito este topico para perguntar uma vez que sou leigo no assunto, como se define se um deck de cassetes tem bom som ou não?

Artur

 Orquestra 

Epá, oh Artur, convém que tenha um transporte estável, responda "convictamente" nos extremos da banda audível útil, +/- (60Hz a 14KHz), não seja desnecessariamente exuberante na banda média, o que contribui para desconforto na audição e ruído de fundo percetível e incomodativo. Convém que mantenha a apresentação dimensional  do original, mas temos que aceitar que nenhum gravador analógico consegue ser imparcial; todos eles fazem o seu quadro do trabalho apresentado. Pode ficar um "Dali", um "Michelangelo Simoni", uma prancha do Relvas ou um "imenso borrão", que é o mais usual.
 smedley 

As UX-Pro tem boa captação dimensional e respondem bem nos extremos. Não as graves acima dos +2db, ou com um toque muito esporádico nos +4db (2 leds acima do 0db).

 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692 
Inté


Última edição por PALUSE em Qua Jan 15 2014, 22:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 22:47

Por falar em qualidade das K7 não consigo deixar de recomendar este grande comparativo

http://www.pentium100.com/Audio%201990%2088-Tape%20Comparison.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQua Jan 15 2014, 22:55

nbunuel escreveu:
Por falar em qualidade das K7 não consigo deixar de recomendar este grande comparativo

http://www.pentium100.com/Audio%201990%2088-Tape%20Comparison.pdf

 Teste gravação CD Nakamichi CR2 754215 
Granda moka Nbubuel; um super teste de k7s.

Apenas por curiosidade...
Teste gravação CD Nakamichi CR2 5c57



Esta é a resposta em frequência que obtive a 0db (Dolby level) com e sem Dolby C numa TDK AR-X C60 no meu CR-4.


Baril
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptyQui Jan 16 2014, 19:02

Estou neste momento a gravar uma colectanea (Best Of Jazz Audiophile Voices) e lá tive que comecar de novo "Não as graves acima dos +2db", estava a deixa-las ir aos 6db.

Mas mesmo assim ouvi um pouco e parece estar excelente (mesmo para quem até não é grande apreciador de jazz).

Vou começar de novo não deixando passar muito dos 2db. Calculo que o motivo deste limite será para não existir mais distorção?

Cumps,
Artur.
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 00:17

Balthar escreveu:
Estou neste momento a gravar uma colectanea (Best Of Jazz Audiophile Voices) e lá tive que comecar de novo "Não as graves acima dos +2db", estava a deixa-las ir aos 6db.


 Orquestra 
Boas Artur.

Eu mandei a moeda ao ar. Sabendo que estás a rodar uma máquina de 2 cabeças e muito possivelmente sem o Dolby activo, aconselho os +4db muito esporádicos para evitar compressão; mas se bater +6db uma ou outra vez não vem mal ao mundo. Fiz um registo do album "The Wall" edição Mofi numa Maxell XLII-S da série "Black Magnetite" e tinha um pico de +8db e acredita que não me lembro de um a +6db pelo meio; Mofi rules! Também confesso que uso o Dolby C, mas essa XLII-S com o "The Wall" tinha um nivel médio de 0db!!! e foi gravada com Dolby B.
Além disso convém analisar o conteúdo musical e a forma como foi gravado. Geralmente a malta que não usa Dolby atira-se para modulações bem altas e o resultado é um som "amarfanhado" nas partes mais altas. Depois, quando a música acaba o sacana do ruido de fundo continua lá e por muito aceitável que seja  existe na casa dos -60db, relativamente aos 0db.
-60db nota-se bem, -70db passa ao lado nas calmas. -60db ou um pouco melhor relativo aos 0db é usual nas máquinas de bobines a rodar a 19cm/s, mas nesse campeonato nós podemos agredir na modulação...
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 3832313845  smedley


Última edição por PALUSE em Sex Jan 17 2014, 01:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Falha de informação no texto.)
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 12:01

PALUSE escreveu:
Balthar escreveu:
Estou neste momento a gravar uma colectanea (Best Of Jazz Audiophile Voices) e lá tive que comecar de novo "Não as graves acima dos +2db", estava a deixa-las ir aos 6db.


 Orquestra 
Boas Artur.

Eu mandei a moeda ao ar. Sabendo que estás a rodar uma máquina de 2 cabeças e muito possivelmente sem o Dolby activo, aconselho os +4db muito esporádicos para evitar compressão; mas se bater +6db uma ou outra vez não vem mal ao mundo. Fiz um registo do album "The Wall" edição Mofi numa Maxell XLII-S da série "Black Magnetite" e tinha um pico de +8db e acredita que não me lembro de um a +6db pelo meio; Mofi rules! Também confesso que uso o Dolby C, mas essa XLII-S com o "The Wall" tinha um nivel médio de 0db!!! e foi gravada com Dolby B.
Além disso convém analisar o conteúdo musical e a forma como foi gravado. Geralmente a malta que não usa Dolby atira-se para modulações bem altas e o resultado é um som "amarfanhado" nas partes mais altas. Depois, quando a música acaba o sacana do ruido de fundo continua lá e por muito aceitável que seja  existe na casa dos -60db, relativamente aos 0db.
-60db nota-se bem, -70db passa ao lado nas calmas. -60db ou um pouco melhor relativo aos 0db é usual nas máquinas de bobines a rodar a 19cm/s, mas nesse campeonato nós podemos agredir na modulação...
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 3832313845  smedley


Pois é, lembro-me das chatices dos Dolby B e C... e já lá vão uns 15 anos. O meu V-2RX é impecável no sistema DBX, nada que se pareça com o Dolby, e ainda hoje não entendo porque não singrou... Porque obrigatoriamente tem de ser lido com o DBX? Só sei que nem um rasto de fundo se ouve com o volume no máximo, e a clareza dos sons mais puros que os originais do vinil. De lembrar que o meu TEAC tem equalizador-paramétrico, regulador de BIAS, além da habitual selecção de tipo de fita como qualquer gravador tem. Foram mais de 10 anos à procura de um gravador de cassetes decente.
Qualquer dia desfaço-me dele, já não tenho pachorra para fitas.
Quanto ao db que regista a mais na gravação, suponho que tem afinação por um técnico. Atenção às cassetes de marca para marca, variam muito mesmo sendo do mesmo tipo de fita, penso que nas fitas de bobine aconteça o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 15:02

No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 15:24

António José da Silva escreveu:
No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

Se satisfaz o som, acho bem. Agora aponte-me um Dolby sem ruído de fundo...  Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
Bem me parecia, não disse nada de mais.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 15:33

PAINTER escreveu:
António José da Silva escreveu:
No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

Se satisfaz o som, acho bem. Agora aponte-me um Dolby sem ruído de fundo...  Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
Bem me parecia, não disse nada de mais.


Não entendi a questão?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 16:17

António José da Silva escreveu:
PAINTER escreveu:
António José da Silva escreveu:
No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

Se satisfaz o som, acho bem. Agora aponte-me um Dolby sem ruído de fundo...  Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
Bem me parecia, não disse nada de mais.


Não entendi a questão?


Peço desculpa António, mas a minha observação está um tanto quanto insolente, reparei agora.  Teste gravação CD Nakamichi CR2 865586 

Voltando ao assunto, eu referia-me à preocupação da filtragem com o DOLBY, seja B, ou C, ou outro qualquer, achei sempre muito fraco e sempre com ruído de fundo. Quando tive pela primeira vez contacto com o DBX, fiquei palerma com o silêncio total, nem com o volume no máximo do amp se ouve!
Sim, também fazia isso mesmo, gravava sem Dolby para ouvir no carro. Em casa, dava-me prazer ouvir a pureza do DBX, sem exagero, mais claro que o próprio vinil a tocar.
Eu quis fazer um reparo ao PALUSE sobre os db nas gravações. De renome, a TDK era/é a que obedece melhor a leitura/gravação, coisa que eu nunca tive essa sorte com o TEAC, não sei porquê. E algumas vezes, dentro da mesma marca, acontecia ter um canal mais baixo que outro no acto da gravação (deduzo que alguma percentagem de humidade, ou até mesmo deficiência da fita magnética). A MAXWELL era a fita que melhor se dava com o TEAC, e a SONY tb (ambas metal ou crómio).
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 16:20

Nunca tentei gravar com o dbx visto que o silencio de fundo já é enorme, mas hei-de fazer essa experiência para ver o que acontece.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 16:30

António José da Silva escreveu:
Nunca tentei gravar com o dbx visto que o silencio de fundo já é enorme, mas hei-de fazer essa experiência para ver o que acontece.

Atenção que terás de ouvir com DBX... senão não percebes nada!!! Parece um disco de 78 rotações a tocar o que gravaste. E depois grava em silêncio (entre faixas) e aumenta o volume, verás que não tem rasto. Eu fiquei abismado, a sério.
Anos depois... aparece o leitor-CD, e nunca mais lidei com as cassetes. Há dias estive para ir buscar o TEAC arrumado numa caixa na garagem, mas estou sem paciência.
Agrada-me mais a ideia da coleção dos vinis.  Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 17:08

PAINTER escreveu:
António José da Silva escreveu:
Nunca tentei gravar com o dbx visto que o silencio de fundo já é enorme, mas hei-de fazer essa experiência para ver o que acontece.

Atenção que terás de ouvir com DBX... senão não percebes nada!!! Parece um disco de 78 rotações a tocar o que gravaste. E depois grava em silêncio (entre faixas) e aumenta o volume, verás que não tem rasto. Eu fiquei abismado, a sério.
Anos depois... aparece o leitor-CD, e nunca mais lidei com as cassetes. Há dias estive para ir buscar o TEAC arrumado numa caixa na garagem, mas estou sem paciência.
Agrada-me mais a ideia da coleção dos vinis.  Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692 

  Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
Sobre os db's estou a referir-me a duas maquinas da mesma marca e da mesma série CR-2 e CR-4. As cassetes de ajuste na fábrica são as mesmas e o indicador de modulação também.

Sobre o DBX, só posso aconselhar a tirar o deck da garagem e usá-lo, visto o DBX conferir mais pureza ao som gravado do vinil, como o Painter referiu. Censored 
Sobre o império Dolby, só posso dizer que minou tudo e todos e pouca gente pode opinar sobre o High-Com II da Telefunken. Não devia ser mau, pois a Nakamichi comercializou uma unidade externa antes de se "vender" ao Dolby C.
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 17:13

António José da Silva escreveu:
No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

 Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
DBX no teu Sony?
Como que lá apareceu?
Abriste o deck e puseste lá uma semente?
Teste gravação CD Nakamichi CR2 G8d4


 Teste gravação CD Nakamichi CR2 933723 
Ou tens uma unidade exterior?
 lol! 
Que também serve para o bobines.
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 17:16

PALUSE escreveu:
António José da Silva escreveu:
No meu Sony tenho Dollby B,C e S para além do DBX, mas eu gravo sem nada, visto que o som é ótimo e sem ruído de fundo.

 Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 
DBX no teu Sony?
Como que lá apareceu?
Abriste o deck e puseste lá uma semente?
Teste gravação CD Nakamichi CR2 G8d4


 Teste gravação CD Nakamichi CR2 933723 
Ou tens uma unidade exterior?
 lol! 
Que também serve para o bobines.
 Teste gravação CD Nakamichi CR2 22692

Agora estás-me a baralhar. Não é no meu Sony? Tenho que ir confirmar, pensava que tinha. Na volta tinha o Denon que eu tinha cá em UK. Vou ver onde está o erro. Teste gravação CD Nakamichi CR2 447836 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 17:19

Afinal tem isto....Dolby: B, C, S, HX-Pro

E um MPX (?) filter, seja lá o que for.

Sendo assim, não posso então fazer a tal experiência e afinal era o Denon que tinha (espero não estar enganado nesta parte, ou seria também o HX-Pro?)

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Jan 17 2014, 17:26

Fica aqui a explicação do hx-pro. Parece-me que vou passar a usar.


Dolby HX/HX-Pro

Dolby HX-Pro[9] was invented in 1980 and patented in 1981 (EP 0046410) by Jørgen Selmer Jensen[10] of Bang & Olufsen.

B&O immediately licensed HX-Pro to Dolby Laboratories, stipulating a priority period of several years for use in consumer products, to protect their own Beocord 9000[11] cassette tape deck.

Magnetic tape is inherently non-linear in nature due to hysteresis of the magnetic material. If an analogue signal were recorded directly onto magnetic tape, its reproduction would be extremely distorted due to this non-linearity.

To overcome this, a high frequency signal, known as bias, is mixed in with the recorded signal, which "pushes" the envelope of the signal into the linear region.

If the audio signal contains strong high frequency content, in particular from percussion instruments such as a high-hat, this adds to the constant bias causing magnetic saturation on the tape. Dolby HX Pro automatically reduces the bias signal in the presence of strong high frequency signals, making it possible to record at a higher signal level, leading to its name: HX = Headroom eXpansion.

HX-Pro only applies during recording; the improved signal to noise ratio is available no matter which tape deck the tape is played back on, and therefore HX-Pro is not a noise-reduction system, in the same way as Dolby A, B & C.

HX-Pro was widely used on pre-recorded cassette tapes, and is the main reason these sound better than cassette tapes recorded on consumer equipment.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Teste gravação CD Nakamichi CR2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 EmptySex Fev 28 2014, 19:06

Após breve experimentar do "novo" TC-k808ES acontece o mesmo fenomeno estranha de piorar momentaneamente o som ao ouvir auscultadores após desligar o Amplificador. Ou seja o fenomeno é provocado pelo amplificador.

Enfim parecem aqueles bruxedos informaticos que nunca se chega a descobrir a razao e que só se resolvem com uma boa formatação do disco.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste gravação CD Nakamichi CR2   Teste gravação CD Nakamichi CR2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Teste gravação CD Nakamichi CR2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual o melhor: Nakamichi 700ZXL ou Nakamichi ZX-7?
» Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT
» CDs de Teste
» Teste audição
» Disco de teste

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: