Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptyQui Dez 19 2013, 18:31

Boas meus Caros,
a Music Matters acabou este mês a sua Série de reedições da Blue Note em duplos a 45rpm.

Foi durante 5 anos, desde 2008 até ao final de 2013 que a Music Matters reeditou 2 títulos quase todos os meses, totalizando 112 titulos da Blue Note diferentes.

Os derradeiros dois titulos sairam este mês ("The Jazz Messengers At The Café Bohemia Vol. 1 e Vol. 2).

Este foi um dos maiores e melhores projectos em vinyl de que há memória,
desde a qualidade do som das Masters Originais Analógicas remasterizados pelo Kevin Gray a 45rpm com uma transparência e um groove brutal!!!

Passando pela qualidade inigualável das capas Gatefold com cartão grosso laminado,
com as capas originais por fora e por dentro as famosas fotos a preto e branco das próprias sessões de gravação tiradas por Francis Wolff (um dos dois sócios fundadores da Blue Note).

Foram reedições fantásticas nunca igualadas antes como um todo e nem acredito que o venham a ser no futuro.

Agora é ver o valor dos exemplares numerados a subir (há muito esgotados) e os exemplares não numerados também a esgotar...

A Music Matters fez 1000 exemplares numerados de cada titulo seguida de outra prensagem de mais 1500 não numerados.

E agora o Futuro da Music Matters a curto prazo :

Agora a Music Matters prepara-se para lançar já no final de Janeiro outra Série Nova também com 2 títulos por mês.

Esta nova Série será mais Barata ($35 cada um em vez dos $50),
vão ser inicialmente apenas 12 títulos da Blue Note,
todos em Lp's simples a 33rpm mas igualmente com as capas gatefold com as fotos no interior,
sendo que nenhum destes exemplares será numerado.

Tenho muitas dúvidas que estes sejam feitos a partir das Masters Analógicas Originais apesar de a Music Matters dizer que sim,
serão certamente feitos com a melhor source digital de alta resolução disponível nos arquivos da Blue Note essa sim feita a partir das Masters Originais, estes discos serão igualmente remasterizados pelo Kevin Gray mas desta vez em Lp's simples a 33rpm.

Os titulos são dos melhores Blue Note's de sempre sem sombra de dúvida, senão vejamos :

BLP- 1577 John Coltrane - Blue Train
BST- 84154 Grant Green - Idle Moments
BST- 84031 Hank Mobley - Soul Station
BST- 84123 Kenny Burrell - Midnight Blue
BST- 84041 Tina Brooks - True Blue
BST- 84112 Dexter Gordon - Go!
BST- 84140 Joe Henderson - Page One
BST- 84003 Art Blakey And The Jazz Messengers - Moanin'
BST- 84157 Lee Morgan - The Sidewinder
BST- 84059 Kenny Drew - Undercurrent
BST- 81588 Sonny Clark - Cool Struttin'
BST- 81595 Cannonball Adderley - Somethin' Else


Vejamos se serão quase tão bons como os 45rpm...


Cumprimentos, Feliz Natal para todos e respectivas Familias e claro sempre com Boas Audições,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptyQui Dez 19 2013, 19:13

Excelentes noticias. Se eles dizem que é das Masters Originais, eu acredito e se é em 33, isso é mesmo a minha praia.  Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptySex Mar 07 2014, 14:00

Meus Amigos,
já estão disponíveis os primeiros dois títulos da nova série a 33rpm de Blue Notes reeditados pela Music Matters.

Atenção, não confundir com as novas reedições a 33rpm que a própria Blue Note se prepara para reiniciar (mais baratas e feitas pela Universal).

Voltando aos Music Matters a 33rpm, no fim de semana passado abri um exemplar para mim de cada um dos dois primeiros titulos a 33rpm da Music Matters.

E meus amigos, a experiência merece uma partilha aqui neste forum!

Começando pelo preço, nos U.S.A. são $35, na Europa os preços variam entre os 47€ e os 52€,
não sendo própriamente baratos (para apenas um LP a 33rpm), ainda assim são mais baratos que os duplos a 45rpm da Music Matters e Analogue Productions.

Estes 33rpm da Music Matters têm capas Gatefold de cartão grosso laminado, com as fotos de Francis Wolff da própria sessão de gravação no interior, ou seja, exactamente o mesmo tipo de capas fabulosas que os Music Matters duplos a 45rpm também têm.

A grande vantagem destes 33rpm da Music Matters é que não temos de andar a levantar o rabinho para trocar ou virar os discos em cada duzia de minutos...
Existem pessoas que não se incomodam com exercicio físico, mas existem outras que pura e simplesmente não têm pachorra...

Mas uma coisa é certa, os 45rpm vão ler mais informação nas espiras dentro do mesmo instante de tempo, são leis da física e ponto final.
e por isso permitem um som com mais resolução, mais detalhe e mais cheio que enche mais a sala toda.

Mas com a qualidade de som que os 33rpm da Music Matters têm,
posso já adiantar que a diferença na qualidade de som é mínima em relação aos melhores 45rpm.

Sendo assim torna-se bem mais relevante na escolha outros dois factores que não o da qualidade de som,
que são os factores preço e comodidade!

O som destes Music Matters a 33rpm é similar ao tipo de som dos Music Matters a 45rpm.


John Coltrane "Blue Train" 2 LP's 45rpm (STEREO) ANALOGUE PRODUCTIONS
versus
John Coltrane "Blue Train" LP 33rpm (MONO) MUSIC MATTERS


O tipo de som dos Blue Notes da Analogue Productions é bem diferente do tipo de som dos Music Matters (quer a 33 quer a 45).

Ou seja, aqui aparece outro factor importante na escolha que não é própriamente a qualidade do som mas sim o tipo de som,
a forma como ele nos é apresentado, a sua alma, a sua assinatura.

Em relação a esta questão posso adiantar que fiz um comparativo também interessante de partilhar.

Como tenho também na minha coleção pessoal a reedição do John Coltrane "Blue Train" em duplo a 45rpm Stereo da Analogue Productions,
comparei essa reedição com o LP a 33rpm MONO da Music Matters.

O tipo de som da reedição da Analogue Productions é mais audiófilo, mais trabalhado, mais refinado, mais agradável, mais suave, mais calmo,
claro que no caso do comparativo do "Blue Train", aqui o STEREO tem separação de canais que o MONO não tem...

Os Music Matters (quer a 33 quer a 45) têm um som mais dinâmico, mais transparente, mais viciante, mais agitado, os timbres mais correctos com menos equalização e menos colorações,
estão mais próximos do som das Master Tapes e mais fieis à mensagem que os músicos pretendiam transmitir.
O "Blue Train" MONO da Music Matters não tem separação de canais mas tem uma adrenalina do caraças!!!

Ainda ao ouvir o "Blue Train" da Music Matters, dei por mim a levantar o volume de som...e mais...e mais...ouvi musica com um gozo que há muito não tinha,
simplesmente viciante, aquelas colunas levaram pancada de meia noite!!!

Felizmente as minhas colunas não se podem queixar, porque se pudessem...
Nesta altura eu estaria a responder por violência doméstica da mais brutal que existe!

Mas tal como certas mulheres que gostam de homens brutos,
eu acho que no fundo as minhas colunas também gostam de levar pancada com o meu Brutus vitaminado com suplementos alimentares Music Matters.

o trompete é claramente um trompete nunca se confunde com o saxofone que por sua vez também nunca se confunde com o trombone,
já em relação à reedição da Analogue Productions essa diferença também é notória mas não tão clara.

Não é apenas a transparência e os timbres é também a dinâmica do ataque!

A reedição da Analogue Productions é sem dúvida mais "agradável", tão agradável que até chateia...mas falha no sentido da música, não é música é som, é para Audiófilos!

A reedição da Music Matters é sem dúvida mais visceral, ninguém pode ficar indiferente, é alucinante,
faz-nos levantar, pois entra pelos ouvidos e sai pelos pés e pelo estalar dos dedos, é mais do que som é música,
é para quem quer perceber a mensagem dos músicos, é para Melómanos!


Em relação ao titulo do Grant Green "Idle Moments"

Este já é STEREO o único desta série da Music Matters a 33rpm que é MONO é apenas o "Blue Train" do John Coltrane.

O disco da Grant Green também tem um excelente som, um som muito transparente e com timbres muito fieis aos timbres dos instrumentos.

Nesta reedição deste clássico a 33rpm gostei muito do som da guitarra do Grant Green e do som do saxofone do Joe Henderson,
mas muito especialmente do som do vibrafone de Bobby Hutcherson, Fabuloso!

O album é bem mais calminho que o "Blue Train" portanto não dá tanto nas vistas, mas é também uma excelente reedição,
excelente som com mais uma capa magnifica com fotos inéditas.

Moral da história,
quer conduzir um Ferrari ?

Não faça isso meu caro amigo, olhe que estamos em tempos de crise,
baixe um bocadinho essas rotações e em vez disso compre um "Blue Train" Music Matters a 33rpm.

É igualmente alucinante e viciante, mas bastante mais barato e dá menos problemas,
quer dizer...tirando os problemas que vai ter com os vizinhos!


Cumprimentos e Boas Audições,
Jorge Ferreira


Última edição por Jorge Ferreira em Sex Mar 07 2014, 16:43, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptySex Mar 07 2014, 14:21

Excelente apresentação de álbuns que vou tentar adquirir.  Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's 754215 

Se tivesses que escolher só um, qual desses dois seria?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptySex Mar 07 2014, 16:42

António José da Silva escreveu:
Excelente apresentação de álbuns que vou tentar adquirir.  Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's 754215 
Se tivesses que escolher só um, qual desses dois seria?

Boas meu Caro Amigo,
a resposta já está dada na quantidade de palavras que eu dediquei ao "Blue Train", está simplesmente brutal!

Mas tal como eu disse,
quem prefere aquele som mais audiófilo vai preferir na mesma as reedições da Analogue Productions a 45rpm.

E depois também depende dos discos que a pessoa já tem, se a pessoa já tiver uma boa reedição do "Blue Train" e ainda não tiver o "Idle Moments" nesse caso deve comprar o do Grant Green que também é um dos melhores Blue Notes de sempre e esta reedição também está excelente embora cause menos impacto que o "Blue Train".

Abraço,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 394
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's EmptySáb Mar 08 2014, 12:52

Como já anteriormente tínhamos falado.
Guarda-me para já um Blue Train para mim.
Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty
MensagemAssunto: Re: Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's   Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novidades da Music Matters e das suas reedições de Blue Note's
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Onde comprar as reedições de Blue Note's da Music Matters ?
» Novidades e Reediçoes em Vinyl
» As melhores edições/reedições de Blue Note's de Jazz
» Reedições Get Back
» Vinil reedições

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: