Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)

Ir para baixo 
+6
LauGalvao
FBatista
António José da Silva
luis lopes
Milton
pistollero
10 participantes
AutorMensagem
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 09:52

Bom dia a todos, após varias pesquisas e dicas na net, tive ontem a calibrar o braço do meu gira discos,
mas tenho uma duvida que tem a ver com o anti-skating que é a seguinte:
calibrei o contra peso para 3 grs e meti o anti-skating a 3 e com um disco liso de um dos lados meti a agulha
em cima com o disco a rodar e ela para no meio do disco (até aqui tudo bem), mas se meter agulha no inicio do disco ela foge para o meio do disco....
a minha questão é porque é que isto acontece??? tenho algum problema no braço?
se meter o anti-skating a menos de 3 ela já não para no meio.. dirige-se logo para o centro do disco.
esqueci-me de mencionar que nivelei o gira discos ante de qualquer procedimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 10:44

pistollero escreveu:
Bom dia a todos, após varias pesquisas e dicas na net, tive ontem a calibrar o braço do meu gira discos,
mas tenho uma duvida que tem a ver com o anti-skating que é a seguinte:
calibrei o contra peso para 3 grs e meti o anti-skating a 3 e com um disco liso de um dos lados meti a agulha
em cima com o disco a rodar e ela para no meio do disco (até aqui tudo bem), mas se meter agulha no inicio do disco ela foge para o meio do disco....
a minha questão é porque é que isto acontece??? tenho algum problema no braço?
se meter o anti-skating a menos de 3 ela já não para no meio.. dirige-se logo para o centro do disco.
esqueci-me de mencionar que nivelei o gira discos ante de qualquer procedimento.
Segundo dizem os entendidos, é um erro recorrente calibrar o antiskating com um disco liso.
Isto porque não é só a força centripeda que está em jogo, como tambem e talvez mais importante a força de modulação ou tração que a espira do disco exerce, e essa modulação é diferente consoante a musica.
Normalmente usa-se uma força de antiskating identica ao VTF, por isso se tens 3grm de peso(VTF) é espectável que 3grm de AS seja correto e o facto de parar no meio do disco é um bom sinal.
Por muito confuso que te possa parecer, a força que está em jogo e que o antiskating tenta contrariar, é a força centripeda(e não centrifuga), por isso é normal que o braço deslise para o centro(se não tiver AS ou este estiver mal calibrado)
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 10:56

olá milton,
então qual é a maneira melhor de calibrar o antiskating sem um disco liso?
o que se passa é o seguinte se eu o largar no meio do disco... ele fica a pairar no meio (acho que está ok).
mas se eu o largar no inicio do disco ele vai para o meio... e é isso que me preocupa porque pelo o que li o ele deve pairar em qualquer sitio do disco, certo?.
assim como está toca bem... só tenho medo que o braço tenha qualquer coisa que não esteja bem...
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 11:00

quando digo "meio do disco" é entre o inicio e o final do disco...não é o centro do disco.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 11:06

pistollero escreveu:
olá milton,
então qual é a maneira melhor de calibrar o antiskating sem um disco liso?
o que se passa é o seguinte se eu o largar no meio do disco... ele fica a pairar no meio (acho que está ok).
mas se eu o largar no inicio do disco ele vai para o meio... e é isso que me preocupa porque pelo o que li o ele deve pairar em qualquer sitio do disco, certo?.
assim como está toca bem... só tenho medo que o braço tenha qualquer coisa que não esteja bem...
E se o largares mais para fim, ele fica ou deslisa para o meio ?
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 11:12

se o largar mais perto do final ele tem tendência a ir em direcção ao centro do disco (final do disco).
ou seja onde ele pára mesmo é no meio do disco... tanto no inicio como no fim ele tem tendencia a ir para o centro (final do disco).
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 11:44

Assim à distancia parece-me que tens um problema com o AS, mas é como disse, esse teste talvez não deva ser feito com um disco liso. Há discos de teste próprios.
Estás a usar essa agulha DJ e por isso os 3grm ?
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 11:54

Milton escreveu:
Assim à distancia parece-me que tens um problema com o AS, mas é como disse, esse teste talvez não deva ser feito com um disco liso. Há discos de teste próprios.
Estás a usar essa agulha DJ e por isso os 3grm ?
sim estou, mas quero ver se compro uma headshell technics, e uma agulha, mas isso só no inicio do mes que vem... entretanto em relação ao som, gosto bastante.. tive a comparar com o meu dac (que é um metrum octave com um conversor audiophilleo spdif que me custaram uma fortuna).. e a mesma musica soa mt melhor no tecnhics. E possivelmente ainda pode melhorar muito com afinações etc. estou mt contente...acho que vou vender o dac e investir esse dinheiro no vinil...o computador é pratico mas o vinil é melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 20:43

.o computador é pratico mas o vinil é melhor.
ora aqui está uma frase com sentido.
technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 20:51

posso dizer que já gastei mt dinheiro em dacs... e colunas amplificadas...
mas esta tt com um simples receiver antigo kenwood... soa-me mt melhor....
enfim.... mais vale tarde que nunca...
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 20:54

as coisas belas da vida,... são simples.
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 21:02

luis lopes escreveu:
as coisas belas da vida,... são simples.
e vem ao nosso encontro por caminhos que não são geralmente os que procuramos...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 23:40

Vamos lá por partes. O Milton já abordou os aspetos principais e só vou recalcar novamente o seguinte.

O que provoca o skating, é o off-set angle da cabeça (célula) em relação à tangencial em conjunto com a modulação do disco. Um disco liso não diz nada nem é teste algum.

Uma maneira boa de testar a funcionalidade do anti-skating do braço, é um disco de teste.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySex Out 25 2013, 23:58

António José da Silva escreveu:
Vamos lá por partes. O Milton já abordou os aspetos principais e só vou recalcar novamente o seguinte.

O que provoca o skating, é o off-set angle da cabeça (célula) em relação à tangencial em conjunto com a modulação do disco. Um disco liso não diz nada nem é teste algum.

Uma maneira boa de testar a funcionalidade do anti-skating do braço, é um disco de teste.
obrigado pela dica.. vou pesquisar sobre o disco de teste....
entretanto andei no youtube e encontrei este video...
https://www.youtube.com/watch?v=Lq2Rk7_i6hQ

fiz o teste e está ok...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 00:03

Mas isso não é um teste ao skating mas sim ao bom funcionamento dos rolamentos do braço. São coisas diferentes apesar de acreditar que o teu anti-skating funciona bem.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 00:30

Caro pistollero tens a certeza que o disco liso está "mesmo liso". Não estará viciado a meio, resultante de tentativas sucessivas ou agulhas gastas ?
Essas faixas lisas são muito sensíveis a agulhas menos conservadas pelo que podem riscar e influenciar negativamente os testes seguintes.

Num disco normal o assentamento é cónico (seja em célula elíptica ou esférica), o peso regulado do braço, distribui-se ao longo do sulco em V.
Num disco liso o peso regulado do braço assenta TOTALMENTE na ponta da célula, daí a possibilidade de riscar a face lisa fácilmente.

Não é normal nas posições inicial e final o braço comportar-se da mesma maneira, indo para o centro. E ficando inerte a meio do disco, daí a minha suspeita que o disco liso esteja afinal viciado algures a meio da face.

Também estou em processo (contínuo) de restauro do meu Torentino (thorens) e tanto afino o AS pelo valor do VTF, como pelo disco liso ou através do osciloscopio. Vai dar aproximadamente tudo ao mesmo (felizmente).

Algo está a escapar nessa gira. Está tudo ok do resto dos ajustes? Azimutes, avanço da célula, VTA ? O peso é o recomendado para a célula em questão ?

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 11:35

FBatista escreveu:
Caro pistollero tens a certeza que o disco liso está "mesmo liso". Não estará viciado a meio, resultante de tentativas sucessivas ou agulhas gastas ?
Essas faixas lisas são muito sensíveis a agulhas menos conservadas pelo que podem riscar e influenciar negativamente os testes seguintes.

Num disco normal o assentamento é cónico (seja em célula elíptica ou esférica), o peso regulado do braço, distribui-se ao longo do sulco em V.
Num disco liso o peso regulado do braço assenta TOTALMENTE na ponta da célula, daí a possibilidade de riscar a face lisa fácilmente.

Não é normal nas posições inicial e final o braço comportar-se da mesma maneira, indo para o centro. E ficando inerte a meio do disco, daí a minha suspeita que o disco liso esteja afinal viciado algures a meio da face.

Também estou em processo (contínuo) de restauro do meu Torentino (thorens) e tanto afino o AS pelo valor do VTF, como pelo disco liso ou através do osciloscopio. Vai dar aproximadamente tudo ao mesmo (felizmente).

Algo está a escapar nessa gira. Está tudo ok do resto dos ajustes? Azimutes, avanço da célula, VTA ? O peso é o recomendado para a célula em questão ?

FBatista
Olá Fbatista,
obrigado pelas dicas...
o disco é novo.. tenho de ver o resto dos ajustes.. pq ha algo que me esta a escapar aqui...
a célula pede 3 grs... tentei por o peso para 2,5 grms mexo no antiskate mas ele tem tendendia a ir para o meio do disco..ha algo que me esta a escapar aqui..
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 12:03

Faz a seguinte experiencia :
Metes o AS a zero e peso VTF a zero, e por isso com a agulha a pairar sobre o disco sem lhe tocar.
Verifica se o braço tem tendencia a "ir" para algum lado ou fica em qualquer ponto onde o coloques.
Se ele não ficar verifica se a mesa onde está o gira discos está perfeitamente nivelada.
Se ele ficar onde o metes é bom sinal.
Depois mete-lhe uma fora de AS de 2 grm e verifica se ele viaja até ao inicio.
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 13:43

Ele há coisas, que nem de propósito technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 265963 

Para os que se lembram q eu andava com dúvidas entre comprar um rega rp6 ou um 1210, aproveito para dizer que na realidade consegui comprar os 2, dado que apanhei o 1210 num bom leilão do ebay =D

O technics vem com uma Shure Premier, e segundo o que vi no vinylengine a tracking force aceitável estará entre as 0,75 e 1,5 gramas. Estando eu a calibrar a coisa para +- 1,13 g, surgiu-me precisamente esta questão do anti-skating. É aqui que as maravilhas das coincidências entram, dado que aparece ontem aqui no fórum mais alguém com exatamente a mesma dúvida =D=D

Anyway, eu neste momento nem um disco "grooveless" tenho, mas de facto o que li pela net (não muito...) não era consensual. Havia quem aconselhasse esse tipo de discos para calibrar o anti-skate e outras pessoas que não.

O que também me pareceu é que havia uma ideia generalizada que o valor do AS não deverá ser exatamente o mesmo da tracking force.

Vou lendo o que vocês irão escrever por aqui =)

António José da Silva escreveu:
Uma maneira boa de testar a funcionalidade do anti-skating do braço, é um disco de teste.
E um disco de teste será por exemplo este trackability test record da Shure?

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Audio_obstacle_1_1024x1024
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 13:49

LauGalvao escreveu:

E um disco de teste será por exemplo este trackability test record da Shure?

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Audio_obstacle_1_1024x1024

Também tenho esse mas não me lembro se tem teste para o anti-skating.

Tenho aqui um outro da Shure, (An Audio Obstacle Course) e a faixa 4 do lado A é para o anti-skating, por isso imagino que esse também tenha.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 13:56

Olá
1º desmanchas o gira todo... lol! 
2º não marcas as peças para nunca mais o poderes montar technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 265963 

Agora a sério... segue o conselho do Milton para despistares qualquer avaria...

Citação :
Faz a seguinte experiencia :
Metes o AS a zero e peso VTF a zero, e por isso com a agulha a pairar sobre o disco sem lhe tocar.
Verifica se o braço tem tendencia a "ir" para algum lado ou fica em qualquer ponto onde o coloques.
Se ele não ficar verifica se a mesa onde está o gira discos está perfeitamente nivelada.
Se ele ficar onde o metes é bom sinal.
Depois mete-lhe uma fora de AS de 2 grm e verifica se ele viaja até ao inicio.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 13:58

António José da Silva escreveu:

Também tenho esse mas não me lembro se tem teste para o anti-skating.

Tenho aqui um outro da Shure, (An Audio Obstacle Course) e a faixa 4 do lado A é para o anti-skating, por isso imagino que esse também tenha.
Mas o nome é o mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 14:01

LauGalvao escreveu:

Mas o nome é o mesmo?

A capa é diferente e esse depois diz Era III e este não diz nada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySáb Out 26 2013, 14:17

Ok. Obrigado. De qualquer forma, sendo este assunto do anti-skating uma coisa que me parece sensível, não creio que tenham removido o teste noutras edições do disco (pelo menos na minha cabeça não faz sentido neste momento lol)

Entretanto, creio que também irei aproveitar e fazer o teste que o Milton sugeriu. Assim pelo menos ficarei a saber se não tenho problemas no AS.
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 15:53

Ora que raio... O teste não está a correr muito bem para estes lados. Com o AS e a VTF a zero, a agulha apenas se mantém estática num ponto a cerca de 1/2 cm do limite do prato... Quando a coloco em zonas próximas do centro, a tendência é deslocar-se para o lado do descanso do braço No
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 15:54

LauGalvao escreveu:
Ora que raio... O teste não está a correr muito bem para estes lados. Com o AS e a VTF a zero, a agulha apenas se mantém estática num ponto a cerca de 1/2 cm do limite do prato... Quando a coloco em zonas próximas do centro, a tendência é deslocar-se para o lado do descanso do braço No

E está tudo nivelado?

Mesmo assim, não me parece que isso tenha grande gravidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 15:56

Esaa tendência é normal.
Digamos que é um pré carga de anti skating
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 15:59

Ora bem, o meu nível não será o mais fiável de todos (aplicação android). Mas como calibrei a aplicação pelo chão da casa, creio que estará com um baixo nível de erro!

FBatista escreveu:
Esaa tendência é normal.
Digamos que é um pré carga de  anti skating
Então mas não seria de supor que com este teste todos os pontos se comportassem da mesma forma?

Pensando um pouco adiante, isto poderá por outro lado significar que na realidade, quando o braço estiver devidamente calibrado, o ajuste do A/S ficará alguns pontos abaixo da VTF, correto?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 16:12

O que parece é que mesmo com o anti-skating a 0, ele continua a exercer um pouco do seu efeito e puxa um pouco o braço para fora, o que não me parece grave.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 16:23

Laugalvao : a forca de anyi-skating não é constante. É linear com a posição do braço.
Da mesma forma que a força centripeta não é constante ao longo da reprodução.

Por mim, estás no bom caminho. É importante o nivelamento de toda a unidade em ambos os eixos. E que o braço esteja perfeitamente livre em todo o movimento em todos os eixos.
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 16:43

O setup do braço do technics está descrito, passo a passo, no manual do utilizador.
Está explicado de forma muito clara e acessível com figuras e tabelas para cada um
dos parâmetros a afinar.
O valor do anti-skating é igual ao valor do peso da célula; se o peso da célula foi
fixado em 1,75 gr, então o AS deverá ser posicionado a 1,75 através do respectivo
botão citcular com escala.
Se o braço estiver em condições então tudo estará bom. Naturalmente falo com
conhecimento de causa, pois tenho um GD desses à 30 e tal anos.

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 16:57

stardrake escreveu:
O setup do braço do technics está descrito, passo a passo, no manual do utilizador.
Está explicado de forma muito clara e acessível com figuras e tabelas para cada um
dos parâmetros a afinar.
O valor do anti-skating é igual ao valor do peso da célula; se o peso da célula foi
fixado em 1,75 gr, então o AS deverá ser posicionado a 1,75 através do respectivo
botão citcular com escala.
Se o braço estiver em condições então tudo estará bom. Naturalmente falo com
conhecimento de causa, pois tenho um GD desses à 30 e tal anos.

Mário
Pois, na realidade aqui o problema não é o setup. Esse é de facto simples, até para alguém a iniciar-se, como eu =)

O que se trata é mesmo perceber se o braço está em condições e se o comportamento dele quando está tudo a "0" é o normal=)

De qualquer forma, o user FBatista acabou por me descansar um pouco.. é que em alguns vídeos de calibração do technics que vi, de facto o braço não se mexia qualquer que fosse o ponto do prato onde "flutuava".

Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 22:37

Milton escreveu:
Faz a seguinte experiencia :
Metes o AS a zero e peso VTF a zero, e por isso com a agulha a pairar sobre o disco sem lhe tocar.
Verifica se o braço tem tendencia a "ir" para algum lado ou fica em qualquer ponto onde o coloques.
Se ele não ficar verifica se a mesa onde está o gira discos está perfeitamente nivelada.
Se ele ficar onde o metes é bom sinal.
Depois mete-lhe uma fora de AS de 2 grm e verifica se ele viaja até ao inicio.
Boa noite Milton,
fiz o teste e ele tem tendência a parar um pouco despois do inicio do disco... confirmei a mesa esta nivelada...
depois meti as de 2 grm e ele viaja até ao inicio...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 22:46

pistollero escreveu:
Milton escreveu:
Faz a seguinte experiencia :
Metes o AS a zero e peso VTF a zero, e por isso com a agulha a pairar sobre o disco sem lhe tocar.
Verifica se o braço tem tendencia a "ir" para algum lado ou fica em qualquer ponto onde o coloques.
Se ele não ficar verifica se a mesa onde está o gira discos está perfeitamente nivelada.
Se ele ficar onde o metes é bom sinal.
Depois mete-lhe uma fora de AS de 2 grm e verifica se ele viaja até ao inicio.
Boa noite Milton,
fiz o teste e ele tem tendência a parar um pouco despois do inicio do disco... confirmei a mesa esta nivelada...
depois meti as de 2 grm e ele viaja até ao inicio...
"Carga" nisso ! Mete-lhe uns disquinhos que é o que ele está a pedir...technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 491368 technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Out 27 2013, 23:05

LauGalvao escreveu:
Ora que raio... O teste não está a correr muito bem para estes lados. Com o AS e a VTF a zero, a agulha apenas se mantém estática num ponto a cerca de 1/2 cm do limite do prato... Quando a coloco em zonas próximas do centro, a tendência é deslocar-se para o lado do descanso do braço No
mas para 1/2 cm dentro do disco?
se for assim esta como meu...alias o meu é a 1 cm do inicio para dentro do disco...
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySeg Out 28 2013, 10:06

pistollero escreveu:
LauGalvao escreveu:
Ora que raio... O teste não está a correr muito bem para estes lados. Com o AS e a VTF a zero, a agulha apenas se mantém estática num ponto a cerca de 1/2 cm do limite do prato... Quando a coloco em zonas próximas do centro, a tendência é deslocar-se para o lado do descanso do braço No
mas para 1/2 cm dentro do disco?
se for assim esta como meu...alias o meu é a 1 cm do inicio para dentro do disco...
Sim, é isso. Mais ou menos 1/2 cm desde o limite do disco para o centro;) Obá, pode ser um bom sinal, então =D
Ir para o topo Ir para baixo
pistollero
Membro AAP
pistollero


Mensagens : 235
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 45
Localização : Pinhal de frades, Seixal

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySeg Out 28 2013, 10:42

LauGalvao escreveu:
pistollero escreveu:
LauGalvao escreveu:
Ora que raio... O teste não está a correr muito bem para estes lados. Com o AS e a VTF a zero, a agulha apenas se mantém estática num ponto a cerca de 1/2 cm do limite do prato... Quando a coloco em zonas próximas do centro, a tendência é deslocar-se para o lado do descanso do braço No
mas para 1/2 cm dentro do disco?
se for assim esta como meu...alias o meu é a 1 cm do inicio para dentro do disco...
Sim, é isso. Mais ou menos 1/2 cm desde o limite do disco para o centro;) Obá, pode ser um bom sinal, então =D
Pois eu acho que sim... ontem a noite andei as pesquisar nuns forums e encontrei um rapaz entendido que dizia que tinha de parar no 1º 1/3 do disco que é exactamente isso que acontece... no entanto estou a ver
se descubro um manual de utilização e serviço...
Ir para o topo Ir para baixo
LauGalvao
Membro AAP
LauGalvao


Mensagens : 159
Data de inscrição : 27/02/2013
Localização : Grande Porto

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptySeg Out 28 2013, 11:36

pistollero escreveu:

Pois eu acho que sim... ontem a noite andei as pesquisar nuns forums e encontrei um rapaz entendido que dizia que tinha de parar no 1º 1/3 do disco que é exactamente isso que acontece... no entanto estou a ver
se descubro um manual de utilização e serviço...
Isso arranjas facilmente no VinylEngine Wink. Tens de te registar, se ainda não o fizeste.
Technics sl-1210
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: 1210   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Dez 22 2013, 10:37



O meu com o VTF a 0 e antiskating também a o fica parado onde o colocar com askating a +2 volta para o suporte
pelo que presumo esteja bom!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Dez 22 2013, 11:56

antpaubarcar escreveu:


O meu com o VTF a 0 e antiskating também a o fica parado onde o colocar com askating a +2 volta para o suporte
pelo que presumo esteja bom!


É assim que teoricamente deve de ser.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Dez 22 2013, 12:13

Convem observar se o cantilever se mantem alinhado com a cabeça pois antiskate a mais ou a menos puxa-o para os lados
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) EmptyDom Dez 22 2013, 13:58



Aparentemente mantem- se inalterado! Costumo usar 1,5 g e 1,1 a 1,2 de antiskating.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty
MensagemAssunto: Re: technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)   technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
technics 1210 - calibraçao do tonearm (duvida)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» technics 1210 Sl MK II
» Agulha Technics Sl 1210 MkII
» Technics SL 1210 Ressuscitado
» Technics SL-1200 / SL-1210
» P I O N E E R *** PLX 1000 = O "anti" Technics 1210

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: