Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyTer Jul 09 2013, 10:57

Boas,

Como o proprio nome indica ando á "caça" de cassetes para o NAK CR-2. Qual as melhores para o deck em questão ou seja quais as aconselhadas tendo em conta a afinação de fabrica.

Já gravei  TDK SA e Sony UX-S e pareceu-me bem, comprei uma Sony UX-pro mas ainda não testei. As UX-pro tenho possibilidade de arranjar mais umas quantas mas não sei se se darão bem com os NAK.

E ando á procura no ebay pelas TEAC ou BASF que parecem R2R mas são caras e como é para usar custa-me das tantos euros por uma cassete.

Onde se pode ainda encontrar á venda cassete desmagnetizadora para deck's?

Cumps,
Artur


Última edição por Balthar em Ter Jul 09 2013, 14:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Novo pedido)
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 13:26

Acho que me vou ficar pelas UX-Pro (já vem mais 60 a caminho)

Quanto ao desmagnetizador será mesmo necessario? Há quem diga na net que num deck de 2 cabeças ao gravar a cabeça fica desmagnetizada.

Vi no entanto uma cassete de desmagnetização que além de desmagnetizar a cabeça também desmagnetiza o " capstan", uma discwasher DMAG que me fica +/- a 30€ vinda dos estados unidos, valerá a pena?

Tenho receio de comprar um desmagntizador de mao e dar cabo do deck e algo mais.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 14:00

Em relação a cassetes, as TDK SA-X são muito boas, praticamente ao nível das de Metal.

Quanto aos desmagnetizadores, e apesar de ter uma cassete dessas, eu nunca a uso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 16:10

António José da Silva escreveu:
Em relação a cassetes, as TDK SA-X são muito boas, praticamente ao nível das de Metal.

Quanto aos desmagnetizadores, e apesar de ter uma cassete dessas, eu nunca a uso.

Não usa casseste desmagnetizadora ou nenhum tipo de desmagnetizador? A minha duvida é se realmente será necessario desmagnetizar e se a cassete será suficiente?.

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 16:11

Balthar escreveu:
António José da Silva escreveu:
Em relação a cassetes, as TDK SA-X são muito boas, praticamente ao nível das de Metal.

Quanto aos desmagnetizadores, e apesar de ter uma cassete dessas, eu nunca a uso.

Não usa casseste desmagnetizadora ou nenhum tipo de desmagnetizador? A minha duvida é se realmente será necessario desmagnetizar e se a cassete será suficiente?.

Cumps,


Pessoalmente, nunca vi essa necessidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 18:50

António José da Silva escreveu:
Em relação a cassetes, as TDK SA-X são muito boas, praticamente ao nível das de Metal.

Quanto aos desmagnetizadores, e apesar de ter uma cassete dessas, eu nunca a uso.

A What Hi-Fi? dizia o melhor dessas cassetes e realmente eram muito boas (penso que ao nível do crómio eram consideradas "do best!" Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 22692  ) - parecem ter uma fita muito neutra, poderá ser um bom casamento (aliás era a mesma revista que tb defendia que a Nakamichi era... "do best!" Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 22692  (hoje estou muito repetitivo!) Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 317942  ). As Sony Metal XR, vendiam-se muito nos hipermercados e tinham uns bons graves!

Em quase todos os decks a TDK SA-X, dava muito bons resultados (ouvi gravações feitas em Marantz, Sony, DENON (se bem que com o DENON, tv gostasse mais de o ouvir com a Sony Metal XR)) e dizia-se que esta fita era a que permitia o deck ter que mexer menos no bias, pois ela aproximava-se muito do standard.
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 12 2013, 21:24

Pessoalmente e da minha experiência gosto muito das sony UX-Pro
aconselho a leitura
http://www.pentium100.com/Audio%201990%2088-Tape%20Comparison.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 13 2013, 09:25

Com TDK SA-X ainda não experimentei, também só tenho uma selada, e essa não a abro. E comprar cassetes decentes hoje em dia é de doidos tendo em conta os preços pedidos na maioria das vezes, dai ter aproveitado e comprado +/- umas 90 UX PRO que ficaram a 1.85€ cada.

Claro que gostaria de experimentar umas de Metal, mas essas ainda conseguem pedir preços mais loucos que as melhores cromio.

150€ ou mais por uma cassete é para loucos, nesta ordem valores preferia comprar um R2R e respectivas bobines.


Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyDom Jul 14 2013, 11:20

Balthar escreveu:
Com TDK SA-X ainda não experimentei, também só tenho uma selada, e essa não a abro. E comprar cassetes decentes hoje em dia é de doidos tendo em conta os preços pedidos na maioria das vezes, dai ter aproveitado e comprado +/- umas 90 UX PRO que ficaram a 1.85€ cada.

Claro que gostaria de experimentar umas de Metal, mas essas ainda conseguem pedir preços mais loucos que as melhores cromio.

150€ ou mais por uma cassete é para loucos, nesta ordem valores preferia  comprar um  R2R e respectivas bobines.


Cumps



Sinceramente e talvez me chamem maluco, mas se se fizesse (com a tecnologia e conhecimento em Engenharia dos Materiais) hoje em dia uma linha com uns 2 ou 3 modelos de decks e 2 ou 3 modelos de cassettes e exportassem para todo o mundo estilo Amazon.com, acho que ia ter muita procura, mas enfim... eles é que sabem.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyDom Jul 14 2013, 15:56

cabb escreveu:

Sinceramente e talvez me chamem maluco, mas se se fizesse (com a tecnologia e conhecimento em Engenharia dos Materiais) hoje em dia uma linha com uns 2 ou 3 modelos de decks e 2 ou 3 modelos de cassettes e exportassem para todo o mundo estilo Amazon.com, acho que ia ter muita procura, mas enfim... eles é que sabem.

Não te chamo maluco porque tenho aqui um espelho...lol! 
O problema das fitas é que os grandes estudios ainda vão recusando o retorno ao analógico.
O digital ainda está de pedra e cal nesses grandes estudios.
É uma tecnologia muito mais simples de operar e armazenar do que o analogico.
A mecanica dos RtR e K7 é muito complexa, e o fabrico de fitas tambem.
E nem sei se neste momento ainda é produzida fita magnetica.
Ninguem quer apostar num formato cujo suporte não se fabrica...
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyDom Jul 14 2013, 23:00

Já não bastava andar a percorrer feiras a procura de vinis agora também fiquei com a pancada das K7's, para mais estas conseguem-se a preços excelentes, já o vinil chegam a pedir preços ridiculos por discos completamente arruinados, principalmente no meu genero favorito (Hard Rock /Metal).

Mas também lá se vai arranjando umas pechinchas em vinil. A ultima foi o Blow my Fuse dos KIX. A musica cold blood, simplesmente ficou-me na cabeça após ter sacado umas compilações em FLAC e quando vi o disco a 5€ em excelente estado nem pensei duas vezes.

Hoje consegui umas 11  k7's entre as quais 6 de ZZ Top ( primeiros albuns) tudo por 5€ e aparentemente todas em muito bom estado Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 22692 .

O pior mesmo é arranjar tempo para ouvir tudo.

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 15 2013, 18:47

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 933723 
Milton escreveu:
cabb escreveu:

Sinceramente e talvez me chamem maluco, mas se se fizesse (com a tecnologia e conhecimento em Engenharia dos Materiais) hoje em dia uma linha com uns 2 ou 3 modelos de decks e 2 ou 3 modelos de cassettes e exportassem para todo o mundo estilo Amazon.com, acho que ia ter muita procura, mas enfim... eles é que sabem.

Não te chamo maluco porque tenho aqui um espelho...lol! 
O problema das fitas é que os grandes estudios ainda vão recusando o retorno ao analógico.
O digital ainda está de pedra e cal nesses grandes estudios.
É uma tecnologia muito mais simples de operar e armazenar do que o analogico.
A mecanica dos RtR e K7 é muito complexa, e o fabrico de fitas tambem.
E nem sei se neste momento ainda é produzida fita magnetica.
Ninguem quer apostar num formato cujo suporte não se fabrica...

Calms lá, caro colega maluco como eu Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 317942 , perdão! forista! O facto dos estúdios se recusarem, ainda aceito, agora o preço das fitas... então e o preço de fazer um vinyl? O preço de uma agulha de 2500 euros? Acho que há é poucos malucos para se justificar o retorno aos decks, além da tecnologia complexa do deck de cassettes, podíamos inventar várias formas de conseguir chegar a uma música (até já há decks que demoram 45 segundos a rebobinar 30 minutos...) Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 15 2013, 18:52

cabb escreveu:
... podíamos inventar várias formas de conseguir chegar a uma música  
Já foi inventado...o meu Revox tem...
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 15 2013, 19:39

Milton escreveu:
cabb escreveu:
... podíamos inventar várias formas de conseguir chegar a uma música  
Já foi inventado...o meu Revox tem...

pois... o teu demora kto tempo?

é o que tem 4 motores com 2 controlado a quartz no cabestrante?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 15 2013, 19:56

cabb escreveu:
Milton escreveu:
cabb escreveu:
... podíamos inventar várias formas de conseguir chegar a uma música  
Já foi inventado...o meu Revox tem...

pois... o teu demora kto tempo?

é o que tem 4 motores com 2 controlado a quartz no cabestrante?
Sim é um desses, é o B215S.
http://www.audio-extasa.eu/popup_add_image.php?pID=1113
Não sei quanto tempo demora,é rápido,mas nunca vi interesse nesses pormenores.
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 15 2013, 20:00

Milton escreveu:
cabb escreveu:
Milton escreveu:
cabb escreveu:
... podíamos inventar várias formas de conseguir chegar a uma música  
Já foi inventado...o meu Revox tem...

pois... o teu demora kto tempo?

é o que tem 4 motores com 2 controlado a quartz no cabestrante?
Sim é um desses, é o B215S.
http://www.audio-extasa.eu/popup_add_image.php?pID=1113
Não sei quanto tempo demora,é rápido,mas nunca vi interesse nesses pormenores.
 
Bolas, tudo tem decks excelentes e eu só tenho bons... Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 424293
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyTer Jul 16 2013, 19:49

Já experimentei algumas das pre-gravadas e o som está muito bom.

Algumas das mesmas ( 2 até agora e de chromio) deixam-se uma especie de goma branca( mais parece fita de corretor) nas cabeças, mas sai bem com alcool isopropilico. Não parece acontecer com as tipo I ( todas as de ZZ Top são tipo I). Mesmo as que deixam residuo tocam bem.

Estou a ver que tenho de arranjar um deck barato para testar as cassetes antes de as por no deck principal.

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyQua Jul 17 2013, 17:20

Balthar escreveu:
Já experimentei algumas das pre-gravadas e o som está muito bom.

Algumas das mesmas ( 2 até agora e de chromio) deixam-se uma especie de goma branca( mais parece fita de corretor) nas cabeças, mas sai bem com alcool isopropilico. Não parece acontecer com as tipo I ( todas as de ZZ Top são tipo I). Mesmo as que deixam residuo tocam bem.

Estou a ver que tenho de arranjar um deck barato para testar as cassetes antes de as por no deck principal.

Cumps,

Agora percebo o preço barato... estás em Portugal? Sim, se calhar o melhor é arranjares um deck baratucho para essas "avarias".
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyQua Jul 17 2013, 19:34

[/quote]

Agora percebo o preço barato... estás em Portugal? Sim, se calhar o melhor é arranjares um deck baratucho para essas "avarias".[/quote]

Como as dos ZZ Top não deixam residuos ( experimentei 2 de 6) acaba por ter sido bem barato á mesma. Pelos vistos as de chromio pre-gravadas têm tendencia a deteriorar-se com o tempo. É sempre um risco comprar cassetes usadas tal como vinil, mas quando o preço é baixo caso corra mal não se perde muito.

Ja testei uma UX Pro e estão boas não deixando quaisquer residuos (são novas e seladas).

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 19 2013, 16:29

Confirma-se o facto de as k7's pre-gravadas de cromio deixarem um residuo branco nas cabeças. Já as de ferro tocam bem e não deixam qualquer residuo.

A partir de agora só compro pre-gravadas de ferro tipo I, assim pelo menos o risco de deixarem residuos e menor.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 19 2013, 19:19

Balthar escreveu:
Confirma-se o facto de as k7's pre-gravadas de cromio deixarem um residuo branco nas cabeças. Já as de ferro tocam bem e não deixam qualquer residuo.

A partir de agora só compro pre-gravadas de ferro tipo I, assim pelo menos o risco de deixarem residuos e menor.

Cumps,
Artur

Este tópico é muito interessante, pelo menos para mim, porque no meu caso, eu estava convencido que as de Ferro I é que eram as cassettes problemáticas, isto talvez se deva ao facto de ter umas de 1970 e poucos (ou nem isso!) da National (ainda vinham dentro de uma caixa em cartão!) e nos anos 90 começaram a sujar as cabeças do deck e algumas até se soltou a fita transparente da fita magnética a fita adesiva que as unia, descolou-se!

E com as de crómio nunca tive essa problema, mas tb as que tinha eram de 1988 para a frente! Agora em 2013, veio-me acontecer outra: o "menino de ouro" lá da casa - Pioneer CT-95 (até ter a sorte de ter dinheiro e oportunidade de comprar outro peso pesado) - gravou uma cassette da Fuji de crómio e esta, passado umas 5 vezes pelo deck do carro, começou a perder agudos, a tal ponto que eu tinha que desativar o dolby! Mui estranho! Limpei as cabeças do deck do carro e melhorou! Mas tive a sensação que me sujou a cabeça. E as Fuji de crómio nunca mais teve os seus agudos de 3 ou 4 leituras atrás.

E eu que abri um tópico a queixar-me e os colegas foristas a oferecerem-se para limpar o autor das gravações e desmagnetizá-lo (Pioneer), afinal ele n tinha a culpa.

Mas atenção que já estive a ler num tópico da Nak que isto de ter calibração automática, pode nem sempre ser a solução melhor, isto porque ele faz testes em frequências específicas e há cassettes mais estranhas que têm picos em algumas freq. Agora imaginem que ele faz teste às 15.000Hz e a cassete tem um pico nesta zona, o deck baixa o nível de agudos (afinando por ex o bias), e depois à volta desses 15000Hz há uma cova e o som fica muito abafado, porque o deck ainda vai descer mais, se eu fizer uma calibração manual, ia ouvir o som como um todo e já poderia tentar arranjar um compromisso entre o exagero de fábrica nos 15000Hz da cassete e a falta deles à volta. Daí entendo o pessoal preocupar-se em encontrar a cassette ideal para o seu deck, até porque às vezes os defeitos do deck (exagero e/ou falta de resposta linear na frequencia) pode ser compensado pelos defeitos de determinada cassete, ou seja, os defeitos de um anulam o do outro. Assim fossem as relações humanas. Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 19 2013, 19:59

O que vale é que o Nak CR-2 tem ajuste do bias manual.

Quanto ás cassetes e pelo que li em alguns foruns o problema deve-se ao "agente lubrificante" que as cassetes tem e que provavelmente são diferente de marca para marca.

O que aparecia no meu está explicito neste post:

http://www.tapeheads.net/showthread.php?t=20376

Já as UX-Pro virgens não deixam qualquer residuo. Deve ser da formulação usada.

Como medida de precaução as que comprei de chromio foram para o lixo (prefiro perder 1.50€ do que eventualmente estragar as cabeças).

Hoje estive a ouvir uma de REM pre-gravada e não deixou qualquer residuo ( é tipo I)
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 19 2013, 22:42

Atenção... quando um deck começa a perder os agudos pode ser sintoma de desgaste da cabeça de leitura...  !


Última edição por nbunuel em Sáb Jul 20 2013, 08:29, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySex Jul 19 2013, 23:33

nbunuel escreveu:
Atenção... quando um deck começa a perder os agudos pode ser sintoma de desgaste das cabeças de leituras...  !
Ou magnetizadas...
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 11:20

Milton escreveu:
nbunuel escreveu:
Atenção... quando um deck começa a perder os agudos pode ser sintoma de desgaste das cabeças de leituras...  !
Ou magnetizadas...

A cabeça do carro está com bons agudos... ainda ontem até com o Dolby ligado tem agudos a mais (a culpa foi minha, quando fui à aldeia gravei a Smooth FM numa Maxell de crómio e exagerei a diminuir o Bias com receio que as cabeças do deck do carro e do da casa não estivessem no mesmo azimute, a verdade é que isso pode contornar-se um pouco nos decks com auto-reverse porque estes raramente ficam com o azimute igual quando a cabeça começa a ler do outro lado, joga-se com isso e coloca-se a ler o lado pretendido da cassete, no lado do deck que dá mais agudos).

P.S.: Vocês desculpem-me estas explicações de caracacá, mas a verdade é que ainda tenho a esperança que venham cá tipos que sejam iniciados nisto e precisem de alguma explicação mais acessível. Mais uma vez, as minhas desculpas aos séniores.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 16:11

No meu caso pessoal, as cassetes de Chrome e Metal são aquelas que menos sujam as cabeças e por essa razão, são as únicas que uso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 16:31

António José da Silva escreveu:
No meu caso pessoal, as cassetes de Chrome e Metal são aquelas que menos sujam as cabeças e por essa razão, são as únicas que uso.

Virgens e seladas também só tento usar de chromio dai ter adquirido uma carrada de UX-Pro.

Quando me refero a pre-gravadas são as "originais", e no meu caso as 3 de chromio todas sujaram as cabeças, já as de ferro testei umas 4 e nada de residuos. No link que pus mais atras umas BASF para gravar também de cromio pareciam sofrer do mesmo mal.

Ando de olho justamente num segundo deck para poder testar as cassestes antes de as por no Nak, não vá aparecer alguma que me lixe as cabeças do nak, além disso vao sempre ficando residuos dentro do proprio deck.

Ando de olho num Yamaha kx-580 SE (+/- 70€ já com portes) que se o conseguir a bom preço talvez venha fazer companhia ao Nak como 2º deck.

Também vi um Akai GX95 mas esse apesar de estar nos 80€ não me acredito que o preço não suba por ai acima.

Cumps,
Artur
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 16:48

Balthar escreveu:
António José da Silva escreveu:
No meu caso pessoal, as cassetes de Chrome e Metal são aquelas que menos sujam as cabeças e por essa razão, são as únicas que uso.

Virgens e seladas também só tento usar de chromio dai ter adquirido uma carrada de UX-Pro.

Quando me refero a pre-gravadas são as "originais", e no meu caso as 3 de chromio todas sujaram as cabeças, já as de ferro testei umas 4 e nada de residuos. No link que pus mais atras umas BASF para gravar também de cromio pareciam sofrer do mesmo mal.

Ando de olho justamente num segundo deck para poder testar as cassestes antes de as por no Nak, não vá aparecer alguma que me lixe as cabeças do nak, além disso vao sempre ficando residuos dentro do proprio deck.

Ando de olho num Yamaha kx-580 SE (+/- 70€ já com portes) que se o conseguir a bom preço talvez venha fazer companhia ao Nak como 2º deck.

Também vi um Akai GX95 mas esse apesar de estar nos 80€ não me acredito que o preço não suba por ai acima.

Cumps,
Artur

Vou puxar a brasa à minha sardinha, porque tenho dois decks da marca, mas um da série 700 com 3 cabeças e duplo cabestrante, tem um som bastante bom, já experimentaste? Por 60/70 euros já compras...
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 20:54

[/quote]

Vou puxar a brasa à minha sardinha, porque tenho dois decks da marca, mas um da série 700 com 3 cabeças e duplo cabestrante, tem um som bastante bom, já experimentaste? Por 60/70 euros já compras...[/quote]

Estás a referir os Denon DRM, se sim , por acaso já tinha justamente pensado num Denon mais especificamente um DRM-800a, alem do mais tenho uma "pancada" pela Denon.

Vou ponderar bem a coisa visto que também queria adquirir um R2R (se bem que não para já) e o que não gastar no deck cassetes pode servir para o R2R.

O ideal seria um deck bem barato tipo 20/30€ mais para testar cassetes do que propriamente par obter um bom som, visto nesse campo o CR2 servir muito bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySáb Jul 20 2013, 23:44

Se é só para as experimentares, nada melhor que um walkman...
Ir para o topo Ir para baixo
Balthar
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 51
Localização : Abóboda (Cascais)

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptyDom Jul 21 2013, 15:28

Milton escreveu:
Se é só para as experimentares, nada melhor que um walkman...

Realmente não me tinha lembrado disso Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 317942 , ainda para mais tenho uns 4, visto gostar dos ditos e vou-os comprando quando os encontro bem baratinhos.

Visto bem as coisas não preciso de um segundo deck.
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 22 2013, 13:08

Balthar escreveu:
Milton escreveu:
Se é só para as experimentares, nada melhor que um walkman...

Realmente não me tinha lembrado disso Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 317942 , ainda para mais tenho uns 4, visto gostar dos ditos e vou-os comprando quando os encontro bem baratinhos.

Visto bem as coisas não preciso de um segundo deck.

Aí está uma solução boa e barata! Só tens é que ter um adaptador AC/DC ou pilhas à mão. Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 EmptySeg Jul 22 2013, 15:37

Balthar escreveu:
Milton escreveu:
Se é só para as experimentares, nada melhor que um walkman...

Realmente não me tinha lembrado disso Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 317942 , ainda para mais tenho uns 4, visto gostar dos ditos e vou-os comprando quando os encontro bem baratinhos.

Visto bem as coisas não preciso de um segundo deck.
Ora viste...eu tambem por vezes ando à procura dos oculos e acabo por os descobrir na cara....
lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2   Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual as melhores cassetes para um Nak CR-2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cassetes - Qual o preço justo?
» Qual o melhor programa para passar música do Youtube para cd, flac, wav...
» Qual celula para um Thorens TD 160 ?
» A lista das 500 melhores canções... para a Rolling Stone.
» 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: