Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Questão: tipo de material para isolar vibrações

Ir para baixo 
+10
limiano
João da Bernarda
luis carrilho
António José da Silva
Fernando Mota
greytear
Stereo
ricardo onga-ku
Milton
Manuel Victorino
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Manuel Victorino
Membro AAP
Manuel Victorino


Mensagens : 153
Data de inscrição : 13/05/2012
Idade : 54
Localização : Alcácer do Sal

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 19:34

Boa tarde,
Uma simples pergunta, que deve ter resposta simples.
Que tipo de Base (material) posso colocar debaixo de uma coluna que está no chão, de modo a que eu continue a usufruir do som das colunas mas minimize um pouco as vibrações através do chão para o andar de baixo?

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 19:44

Manuel Victorino escreveu:
Boa tarde,
Uma simples pergunta, que deve ter resposta simples.
Que tipo de Base (material) posso colocar debaixo de uma coluna que está no chão, de modo a que eu continue a usufruir do som das colunas mas minimize um pouco as vibrações através do chão para o andar de baixo?


Uma base de pedra e spikes nas colunas deve atenuar qualquer coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 21:23

Manuel Victorino escreveu:
Boa tarde,
Uma simples pergunta, que deve ter resposta simples.
Que tipo de Base (material) posso colocar debaixo de uma coluna que está no chão, de modo a que eu continue a usufruir do som das colunas mas minimize um pouco as vibrações através do chão para o andar de baixo?


Eu utilizava uns apoios de borracha granulada para máquina de lavar a roupa e obtinha bons resultados mas na 2ª feira comprei um apoio de joelhos para jardinagem no Continente igual a este, que cortei em oito quadrados iguais:

Questão: tipo de material para isolar vibrações Garden-Kneeling-Pad

O apoio de joelhos é mais macio/flexível e em teoria penso que deverá ser mais eficaz na absorção de vibrações; pode também comprar um colchão de ginástica mas é mais caro ou uns ainda mais caros apoios em Sorbothane:

http://www.ebay.co.uk/sch/Sound-Vision-/293/i.html?_from=R40&_nkw=Sorbothane&_sop=16

Se as colunas tiverem uma base pequena pode seguir o conselho do Milton e colocar um destes materiais borrachosos debaixo da pedra para desacoplar o conjunto do pavimento.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 21:27

Milton escreveu:
Manuel Victorino escreveu:
Boa tarde,
Uma simples pergunta, que deve ter resposta simples.
Que tipo de Base (material) posso colocar debaixo de uma coluna que está no chão, de modo a que eu continue a usufruir do som das colunas mas minimize um pouco as vibrações através do chão para o andar de baixo?


Uma base de pedra e spikes nas colunas deve atenuar qualquer coisa...

Tanto os spikes como a base de pedra são materiais com grande rigidez e como tal bons transmissores de vibração.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 21:29

Um pedaço de alcatifa virado ao contrário também deve ser eficaz mas convém que a coluna seja pesada e a pedra de dimensões generosas para garantir a estabilidade do conjunto.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 22:51

Melhor que o material que temos a felicidade de ter por cá em abundância - a cortiça? Não sei...
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 44
Localização : Aveiro

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQua maio 15 2013, 22:54

E que tal desacoplar a coluna do chão com sacos de areia? Desde que seja mantido o equilíbrio e estabilidade das colunas, tem tudo para resultar....

Adendum: com sacos de areia refiro-me pequenos sacos, de forma quadrada (aí com uns 5 cm de aresta, por exemplo), preenchidos com areia da praia devidamente seca
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 00:05

Nos estúdio utilizam-se suportes em espuma rígida:



Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 20:29

É experimentar, eu vou fazer uns suportes para as minhas monitor com uma base em granito de 40 mm com Spikes por baixo, mas depois posso tirar os spikes e por uma espuma densa que tenho, que é utilizada nos bastidores do tiro com arco. Depois vejo a diferença e comento aqui.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 20:31

Esqueci-me de dizer que os meus suportes depois de finalizados vão ter um peso na casa dos 30Kg, pois por cima da pedra vai levar duas hastes cromadas utilizadas para fazer cilindros hidráulicos. Questão: tipo de material para isolar vibrações 317942
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 21:55

fernando3728 escreveu:
Esqueci-me de dizer que os meus suportes depois de finalizados vão ter um peso na casa dos 30Kg, pois por cima da pedra vai levar duas hastes cromadas utilizadas para fazer cilindros hidráulicos. Questão: tipo de material para isolar vibrações 317942




affraid

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 22:04

Vamos ver é se com o peso mais o alto e bom som não vai para a casa do meu vizinho de baixo. Ele ainda deve de se lembrar das minhas JBL LX500 a tocar AC/DC Questão: tipo de material para isolar vibrações 265963
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyQui maio 16 2013, 23:33

fernando3728 escreveu:
Vamos ver é se com o peso mais o alto e bom som não vai para a casa do meu vizinho de baixo. Ele ainda deve de se lembrar das minhas JBL LX500 a tocar AC/DC Questão: tipo de material para isolar vibrações 265963
O pior é capaz de ser o vizinho de cima,as vibrações sonoras têm tendencia a subir pelas paredes acima. Questão: tipo de material para isolar vibrações 933723
Não te esqueças é depois de mostrar isso quando estiver feito. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 08:43

Após muitas experiências tive óptimos resultados com bolas de golf! Smile Sim bolas de golf Smile Não custa nada experimentar...
Duas bolas á frente ,que é onde está o centro de gravidade e uma atrás ! Só resulta em colunas pesadas ! Mandem-me mensagem a comentar!
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 09:01

Pode estar satisfeito com os resultados "sónicos" mas dada a sua composição/estrutura eu duvido que uma bola de golf seja boa para desacoplar as colunas do pavimento (isolar vibrações)...

R
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 09:41

O resultado é muito bom dá-me ideia que a elasticidade da bola para além de absorver resunâcia chuta-a para fora do espetro audível melhorando todo o som . Um bocado ao estilo dos betuminosos dynamat . Experimentem e comentem.
Ir para o topo Ir para baixo
limiano
Membro AAP



Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/12/2011

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 12:51

Boa tarde

Mais uma visita ,mais uma voltinha pelos temas do som
Interessante este tema porque para alêm de tudo pode chaterar os vizinhos
Andei na net a lêr umas coisas e sem perceber nada do assunto ás vezes até posso parecer um mestre e ainda não sei fazer copy past Laughing
Ao que parece o isolamento acústico tem a ver com as frequencias ,massas e tipo de estruturas condutoras ( acho que já me estou a mandar para fora de pè)
Para maquinas industriais existem amortecedores tipo sinoblocos de borracha ,mola ou conjuntos hibridos.No caso dos nossos sistemas os amortecedores de borracha funcionam embora dependenda da dureza em função da gama de frequencia a atenuar
Os spikes embora de materiais duros funcionam por reduç~~ao de supreficie de contacto e garante maior estabildade neste caso das colunas.
As bolas de golfe tambem poderão funcionar pelo mesmo principio embora tenha que ter cuidado com a estabilidade das colunas Os subortanos são muito bons mas não suportam grandes pesos ,pelo menos os do mercado
Mas claro que tudo isto é impirico e os niveis de potencia que se usam em casa não muito grandes
Já os miudos que têm baterias em casa chateiam os vizinhos
Uma boa experiencia que deixo á consideração dos mais aventureiros,é usarem quatro ovos todos do mesmo tamanho e sem fraturas.O som apresenta uma qualidade mais organica e maior detalhe .Mas atenção verifiquem que não estão galados senão têm a protecção dos animais á perna Laughing

Um bem haja
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 13:27

João da Bernarda escreveu:
O resultado é muito bom dá-me ideia que a elasticidade da bola para além de absorver resunâcia chuta-a para fora do espetro audível melhorando todo o som . Um bocado ao estilo dos betuminosos dynamat . Experimentem e comentem.

Se não estou em erro a camada exterior de uma bola de golf é rígida pelo que não compreendo como pode absorver vibrações...a meu ver transmite-as ao pavimento.

Porque não experimenta uma bola de squash ou racketball?

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 13:37

limiano escreveu:
Ao que parece o isolamento acústico tem a ver com as frequencias ,massas e tipo de estruturas condutoras ( acho que já me estou a mandar para fora de pè)
Para maquinas industriais existem amortecedores tipo sinoblocos de borracha ,mola ou conjuntos hibridos.No caso dos nossos sistemas os amortecedores de borracha funcionam embora dependenda da dureza em função da gama de frequencia a atenuar

Os motores estão apoiados em silent blocks para reduzir a transmissão de vibrações ao chassis:

http://lmgtfy.com/?q=silent+block

limiano escreveu:
Os spikes embora de materiais duros funcionam por reduç~~ao de supreficie de contacto e garante maior estabildade neste caso das colunas.

Os spikes não isolam mas ligam ou acoplam as colunas ao pavimento, transmitindo toda a energia/vibrações produzida pela coluna a este último.
A sua utilização apenas faz sentido se o pavimento absorver essa energia, o que não acontece em soalho tradicional de madeira com caixa de ar que é o meu caso.
Mas, se não estou em erro, quando o pavimento é rígido isso irá fazer com que a coluna vibre a uma frequência mais elevada criando uma ressonância numa parte do espectro mais audível, ou onde somes mais sensíveis.
Penso que esta é a razão porque muita gente afirma que os spikes aumentam a resolução/claridade, o que é um erro/ilusão.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 13:38

Este artigo aborda o assunto com seriedade:

Spikes and Cones – What’s the point?

http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 14:28

As bolas de golf são realmente "elásticas". O seu interior é feito em borracha, umas borracha enrolada e outros uma borracha mais sólida.



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
limiano
Membro AAP



Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/12/2011

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 14:39

Caro ricardo,sobre os spikes dou-lhe razão ,má interpretação da minha parte,no entanto tinha percibido que se tratava de desacopulamento
No caso silent bloks,é mesma coisa que sino blocos ,a versão portuguesa .Destinham a isolar por.exp. motores do chassi cujo chassi está assente numa estrutura.Caso dos geradores ,disel e outras maquinas como os motores de carros disel ,alguns casos têm isoladores de oleo
muito obrigado pela sua resposta

Bem haja ,com bom isolamento Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 15:46

António José da Silva escreveu:
As bolas de golf são realmente "elásticas". O seu interior é feito em borracha, umas borracha enrolada e outros uma borracha mais sólida.

Elásticas mas muito pouco flexíveis, especialmente se comprarmos com neoprene, sorbothane ou borracha.
Experimenta deixar cair uma no chão da casa de banho e vais ver que o som é o de um material rígido.

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 16:33

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
As bolas de golf são realmente "elásticas". O seu interior é feito em borracha, umas borracha enrolada e outros uma borracha mais sólida.

Elásticas mas muito pouco flexíveis, especialmente se comprarmos com neoprene, sorbothane ou borracha.
Experimenta deixar cair uma no chão da casa de banho e vais ver que o som é o de um material rígido.

R


Lá rijas são, não gostaria de levar com uma na tola, lol! mas foi só para mostrar que também têm borracha. Seria interessante medir os resultados com as bolas de golf debaixo de uma coluna para ver se faz realmente diferença.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 16:56

Sabem porque é que as bolas de golf têm aquelas reentrancias em toda a superficie ?
Por estranho que possa parecer é para terem melhor tragetoria e irem mais distante do que se fosse lisa...
Quem sabe se isso aplicado ao audio e às frequencias tambem não terá os seus beneficios ?

Questão: tipo de material para isolar vibrações Golf-ball
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 17:05

Talvez os gajos da Well Tempered saibam algo que nós não sabemos.....
Questão: tipo de material para isolar vibrações 447836
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 18:06

No WTL a bola não está imersa num fluído, deslocando-se nesse mesmo fluído?

A questão dos buracos da bola só me parece relevante se existir movimento, dado que se muda a camada de separação com a introdução dos buracos que formam turbulência nos mesmos. No caso de usar como suportes, acho que não. Parece-me que a ideia neste caso é não deixar a energia ir para o chão.

A minha dúvida está nos pés com elasticidade. Divagando um pouco e com certeza introduzindo erros. Quando estamos a introduzir vibrações nos elásticos, fazemos com que aquilo se mexa, certo? Se não se mexer é que dissipa sob a forma de calor. Assim, parece-me que idealmente gostávamos de ter qualquer coisa em sandwich:

Material que transmite vibrações
Material que vibra
Material que não transmite vibrações.


Alguém valida o que escrevi?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 18:10

tfonseca escreveu:
Quando estamos a introduzir vibrações nos elásticos, fazemos com que aquilo se mexa, certo? Se não se mexer é que dissipa sob a forma de calor. Assim, parece-me que idealmente gostávamos de ter qualquer coisa em sandwich:

Material que transmite vibrações
Material que vibra
Material que não transmite vibrações.


Alguém valida o que escrevi?

Nesse aspeto, e seguindo o raciocínio, a bola de golf pode ter alguma lógica.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 18:11

Para mim teorias são sempre teorias e valem o que valem. Por isso mesmo estou como o João da Bernarda - -não há como experimentar.
Claro que tudo deve ser tomado em conta, desde o tipo de materiais e igualmente as ressonâncias... mas igualmente as condições, ou seja, o peso do objecto, o espaço, etc. Seja como for, eu gosta de fazer as minhas experiências. Questão: tipo de material para isolar vibrações 491368
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 18:19

Lembrei-me agora que a Via Blue tem qualquer coisa parecida. Não sei o que terá lá dentro... Vejam aqui:

http://www.imaedia.de/technik/test-viablue-quattro-base-2-8-absorbing-system/

Claro que um DIY fica mais em conta.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 18:22

tfonseca escreveu:
Lembrei-me agora que a Via Blue tem qualquer coisa parecida. Não sei o que terá lá dentro... Vejam aqui:

http://www.imaedia.de/technik/test-viablue-quattro-base-2-8-absorbing-system/

Claro que um DIY fica mais em conta.


Vou ler e analisar. Questão: tipo de material para isolar vibrações 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 19:39

Stereo escreveu:
Para mim teorias são sempre teorias e valem o que valem. Por isso mesmo estou como o João da Bernarda - -não há como experimentar.
Claro que tudo deve ser tomado em conta, desde o tipo de materiais e igualmente as ressonâncias... mas igualmente as condições, ou seja, o peso do objecto, o espaço, etc. Seja como for, eu gosta de fazer as minhas experiências.

Eu também sou apologista da experimentação mas esta tem de ser controlada recorrendo a um método que permita determinar se os objectivos estão a ser atingidos e se existem efeitos colaterais.
Não tenho a certeza mas julgo que é possível medir as vibrações com um iPhone...se alguém que o tenha quiser experimentar?

R
Ir para o topo Ir para baixo
Duarte Rosa
Membro AAP
Duarte Rosa


Mensagens : 2033
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 48
Localização : Abrantes

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 19:42

Milton escreveu:
Sabem porque é que as bolas de golf têm aquelas reentrancias em toda a superficie ?
Por estranho que possa parecer é para terem melhor tragetoria e irem mais distante do que se fosse lisa...
Quem sabe se isso aplicado ao audio e às frequencias tambem não terá os seus beneficios ?

Questão: tipo de material para isolar vibrações Golf-ball

E sabias que isso facto foi descoberto por acaso?

Antigamente, os caddys como não tinham dinheiro para comprar equipamento para jogar golf, jogavam com as bolas velhas que ninguém queria, ou seja, com as bolas com buracos, e com marcas profundas, com o tempo repararam que os caddys com as bolas velhas chegavam bem mais longe que os jogadores de golf que material novinho em folha.

Depois de alguma investigação chegaram a essa conclusão, outra coisa interessante, é o facto do numero de concavidades nas bolas e as dimensões dessas concavidades estar normalizada.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 19:42

ricardo onga-ku escreveu:
Stereo escreveu:
Para mim teorias são sempre teorias e valem o que valem. Por isso mesmo estou como o João da Bernarda - -não há como experimentar.
Claro que tudo deve ser tomado em conta, desde o tipo de materiais e igualmente as ressonâncias... mas igualmente as condições, ou seja, o peso do objecto, o espaço, etc. Seja como for, eu gosta de fazer as minhas experiências.

Eu também sou apologista da experimentação mas esta tem de ser controlada recorrendo a um método que permita determinar se os objectivos estão a ser atingidos e se existem efeitos colaterais.
Não tenho a certeza mas julgo que é possível medir as vibrações com um iPhone...se alguém que o tenha quiser experimentar?

R


Já instalei no meu telefone com Android. Chama-se Vibration Meter. A ver se experimento.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Duarte Rosa
Membro AAP
Duarte Rosa


Mensagens : 2033
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 48
Localização : Abrantes

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 19:47

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Stereo escreveu:
Para mim teorias são sempre teorias e valem o que valem. Por isso mesmo estou como o João da Bernarda - -não há como experimentar.
Claro que tudo deve ser tomado em conta, desde o tipo de materiais e igualmente as ressonâncias... mas igualmente as condições, ou seja, o peso do objecto, o espaço, etc. Seja como for, eu gosta de fazer as minhas experiências.

Eu também sou apologista da experimentação mas esta tem de ser controlada recorrendo a um método que permita determinar se os objectivos estão a ser atingidos e se existem efeitos colaterais.
Não tenho a certeza mas julgo que é possível medir as vibrações com um iPhone...se alguém que o tenha quiser experimentar?

R


Já instalei no meu telefone com Android. Chama-se Vibration Meter. A ver se experimento.

Vou procurar essa APP Questão: tipo de material para isolar vibrações 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 19:57

tfonseca escreveu:
No WTL a bola não está imersa num fluído, deslocando-se nesse mesmo fluído?

A questão dos buracos da bola só me parece relevante se existir movimento, dado que se muda a camada de separação com a introdução dos buracos que formam turbulência nos mesmos. No caso de usar como suportes, acho que não. Parece-me que a ideia neste caso é não deixar a energia ir para o chão.

A minha dúvida está nos pés com elasticidade. Divagando um pouco e com certeza introduzindo erros. Quando estamos a introduzir vibrações nos elásticos, fazemos com que aquilo se mexa, certo? Se não se mexer é que dissipa sob a forma de calor. Assim, parece-me que idealmente gostávamos de ter qualquer coisa em sandwich:

Material que transmite vibrações
Material que vibra
Material que não transmite vibrações.


Alguém valida o que escrevi?

Não me parece que seja necessária uma sandwich.

Curiosamente as colunas desenvolvidas pela BBC utilizam uma técnica de dissipação de energia que consiste em utilizar contraplacado de espessura reduzida (nas faces que não suportam altifalantes) de modo a que as vibrações sejam de baixa frequência e se dissipem rapidamente, contraplacado esse ao qual é colada uma folha de material betuminoso para absorver as vibrações.

Questão: tipo de material para isolar vibrações Plywoodbitumen

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:00

Duarte Rosa escreveu:
Milton escreveu:
Sabem porque é que as bolas de golf têm aquelas reentrancias em toda a superficie ?
Por estranho que possa parecer é para terem melhor tragetoria e irem mais distante do que se fosse lisa...
Quem sabe se isso aplicado ao audio e às frequencias tambem não terá os seus beneficios ?

Questão: tipo de material para isolar vibrações Golf-ball

E sabias que isso facto foi descoberto por acaso?

Antigamente, os caddys como não tinham dinheiro para comprar equipamento para jogar golf, jogavam com as bolas velhas que ninguém queria, ou seja, com as bolas com buracos, e com marcas profundas, com o tempo repararam que os caddys com as bolas velhas chegavam bem mais longe que os jogadores de golf que material novinho em folha.

Depois de alguma investigação chegaram a essa conclusão, outra coisa interessante, é o facto do numero de concavidades nas bolas e as dimensões dessas concavidades estar normalizada.

Repara na superfície do chassis do meu leitor de CDs:

Questão: tipo de material para isolar vibrações Pd3000bottom

R


Última edição por ricardo onga-ku em Sex Jun 07 2013, 20:06, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:00

António José da Silva escreveu:
tfonseca escreveu:
Quando estamos a introduzir vibrações nos elásticos, fazemos com que aquilo se mexa, certo? Se não se mexer é que dissipa sob a forma de calor. Assim, parece-me que idealmente gostávamos de ter qualquer coisa em sandwich:

Material que transmite vibrações
Material que vibra
Material que não transmite vibrações.


Alguém valida o que escrevi?

Nesse aspeto, e seguindo o raciocínio, a bola de golf pode ter alguma lógica.


O problema da bola de golf é ser esférica e coberta de um material bastante rígido que irá acoplar ou ligar a coluna ao pavimento.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:05

tfonseca escreveu:
Lembrei-me agora que a Via Blue tem qualquer coisa parecida. Não sei o que terá lá dentro... Vejam aqui:

http://www.imaedia.de/technik/test-viablue-quattro-base-2-8-absorbing-system/

Claro que um DIY fica mais em conta.

Mais barato e mais eficaz.

800 euros por um par! affraid
É um produto tipicamente audiófilo... Rolling Eyes

R
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:11

ricardo onga-ku escreveu:
tfonseca escreveu:
Lembrei-me agora que a Via Blue tem qualquer coisa parecida. Não sei o que terá lá dentro... Vejam aqui:

http://www.imaedia.de/technik/test-viablue-quattro-base-2-8-absorbing-system/

Claro que um DIY fica mais em conta.

Mais barato e mais eficaz.

800 euros por um par! affraid
É um produto tipicamente audiófilo... Rolling Eyes

R


Granda barrete!

Um cobertor dobrado faz melhor efeito. What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:13

Está a gozar mas um pedaço de alcatifa do tamanho da base das colunas com os pêlos virados para baixo produz um bom isolamento. Wink

R
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 20:22

ricardo onga-ku escreveu:
Está a gozar mas um pedaço de alcatifa do tamanho da base das colunas com os pêlos virados para baixo produz um bom isolamento. Wink

R


Não estou não... e concordo plenamente. Qualquer material textil de forma bem pensada, faz a melhor absorsão possivel a seguir á agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 23:17

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Stereo escreveu:
Para mim teorias são sempre teorias e valem o que valem. Por isso mesmo estou como o João da Bernarda - -não há como experimentar.
Claro que tudo deve ser tomado em conta, desde o tipo de materiais e igualmente as ressonâncias... mas igualmente as condições, ou seja, o peso do objecto, o espaço, etc. Seja como for, eu gosta de fazer as minhas experiências.

Eu também sou apologista da experimentação mas esta tem de ser controlada recorrendo a um método que permita determinar se os objectivos estão a ser atingidos e se existem efeitos colaterais.
Não tenho a certeza mas julgo que é possível medir as vibrações com um iPhone...se alguém que o tenha quiser experimentar?

R


Já instalei no meu telefone com Android. Chama-se Vibration Meter. A ver se experimento.

Um vibrador? Questão: tipo de material para isolar vibrações 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 23:18

Stereo escreveu:


Um vibrador? Questão: tipo de material para isolar vibrações 265963



Não senhora Questão: tipo de material para isolar vibrações 57537 um detetor de vibração o que é bem diferente. Questão: tipo de material para isolar vibrações 271350

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Questão: tipo de material para isolar vibrações 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySex Jun 07 2013, 23:20

Não sei porquê, mas continuo a pensar na cortiça! Questão: tipo de material para isolar vibrações 933723
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySáb Jun 08 2013, 09:41

A cortiça é um bom isolante.
Só não a utilizo porque apenas encontrei placas compactadas que me pareceram demasiado rígidas e de espessura insuficiente.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptySáb Jun 08 2013, 09:47

Três ou quatro fatias de igual espessura de um destes "chouriços" também devem dar um isolante eficaz:

Questão: tipo de material para isolar vibrações Poolnoodles

R
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyDom Jun 09 2013, 19:36

Bem, estive a ler até agora este tópico e como ainda não tenho os meus suportes das colunas feitos, ainda não fiz muitas experiências. Uma coisa que observei com os suportes antigos que tinha e que tenho por agora, enquanto não tenho os outros, é que fazem muita ressonância devido a serem totalmente em ferro e que os três tubos que soldei às bases de aço são ocos, e quando as colunas estão a trabalhar sinto muito a vibração nesses mesmos tubos quando os agarro, o que vai modificar o som que transmite e que eu não gosto. Até por acaso tenho spikes nas bases e por baixo pus uma tábua de madeira com aqueles isoladores que se montam nos pés das cadeiras e o som não é bom.
Se calhar também tema a ver com a acústica da sala não ser a ideal.
Questão: tipo de material para isolar vibrações Img0497qj
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyDom Jun 09 2013, 19:43

Boas ,espuma de poliuretano , areia do rio bem seca ou esferas de chumbo dentro dos tubos e adeus vibraçoes ...
Granulado de borracha prensado por baixo das bases e uma lage de granito de 3 cm de espessura a completar a coisa devem ficar uns suportes bastante inertes
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações EmptyDom Jun 09 2013, 19:49

Quanto aos suportes que eu vou fazer, têm uma base de pedra "Basalto preto, pois não havia o granito que eu queria", com 4 cm de espessura, onde vou assentar duas hastes de crómio duro de diâmetro de 6 ou 6.5 cm aparafusadas em baixo com parafusos de 8 mm e por cima também mas a uma base metálica de espessura de 4 mm, essa mesmo tem furos para aparafusar às colunas, pois as colunas têm duas roscas de 8 mm para aparafusar a elas. Só ainda não sei qual o material que vou meter entre a base metálica e a base da coluna, estou mais inclinado para pôr uma base de cortiça fininha para não estar o metal em contacto directo com a madeira da coluna.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty
MensagemAssunto: Re: Questão: tipo de material para isolar vibrações   Questão: tipo de material para isolar vibrações Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Questão: tipo de material para isolar vibrações
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Rookie
» Material e esquemas para a construção de colunas
» Material e equipamento para DIY
» Lojas de material para DIY
» Plataformas Isoladoras para GD - Que material?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: