Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145

Ir para baixo 
+3
Milton
taly
FBatista
7 participantes
AutorMensagem
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 22:39

Em virtude da revisão que estou a fazer ao meu Thorens procuro uma cartridge que dê mais vida a este modelo TD 145.
As cartridges que já teve até hoje foram Ortofon VMS 20E MK2 e Ortofon M15E Super (nova aberta a semana passada propositadamente para o teste).
Talvez não se note em música clássica que foi em grande parte o trabalho dele em 40 anos, mas quando veio para a minha mão achei este giradiscos sem vida, sem brilho, quase uma telefonia AM perdoem-me a franqueza.

Antes da revisão afinei-o algumas vezes para ambas as referidas cartridges e foi o mesmo que patinar na lama, sem chegar a lado algum. O mesmo sintoma acima descrito.
Agora na revisão, além da limpeza completa, já conta com o Kit do Joel, melhor separação de cabos de alimentação e sinal e estou disposto a trocar toda a cabelagem do braço e cabo de sinal.

Considero-me um newbie no vinil. Por mim, encostava o GD a um canto e continuava calmamente com a facilidade e qualidade do digital.
Mas decidi aderir ao desafio com seriedade, de procurar no vinil aquílo que muitos dizem ser melhor que o resto...
Da pesquisa que vou fazendo obtive respostas dispersas, exceptuando uma cartridge que não vou mencionar para não "introduzir ruído" no tópico.

Resumindo : queixo-me de falta de agudos, brilho e vida na leitura do Thorens.
Em termos de gosto musical : clássica, jazz, blues, ligeira, algum rock de refª e alternativo.
Não conheço nada do que há no Mercado em Cartridges. Logo, é um tiro no escuro comprar sem ouvir outros utilizadores de Thorens de preferência do mesmo braço TP16 e cabeça TP60.

O Thorens está ligado a um Quad 33 e 405. E já o testei num Rotel RA-11 com andar de phono interno. O problema persiste em ambos os casos.

Peço a vossa ajuda
FBatista


Última edição por FBatista em Sáb Abr 13 2013, 22:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 22:43

Boas
Partindo do principio que essa falta de frequências, está motivada com a escolha da célula, tem várias hipóteses...
Já pensou num pré de phono, se calhar resolvia o problema, antes de pensar em células, pois estas não fazem milagres...acho eu Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 936335


Última edição por taly em Sáb Abr 13 2013, 22:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 22:45

Bem apontado, caro taly, já editei o tópico inicial.

"O Thorens está ligado a um Quad 33 e 405. E já o testei num Rotel RA-11 com andar de phono interno. O problema persiste em ambos os casos."

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 22:50

Eu tenho um TD 160 com um braço igual ao seu, e até comprar um pré, não só tinha falta de agudos, como principalmente de som, e mais do que tudo, dinâmica, a célula da altura era uma Ortofon MC Turbo 1 ( preço acessivel ), mas quando mudei para um pré de jeito tudo mudou...
Mas o expert em Thorens é o Td124, embora o AJS , ou mesmo o Ferpina, Milton e outros lhe possam indicar outro tipo de solução.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:03

O que voçê me está a dizer é interessante, mas : o QUAD 33 tem um pré de phono específico, configurável para 2 ganhos. Não seria suficiente ?

Pela sua experiência vejo que não: pode explanar melhor ? QUal é o pré-phono ? Ainda usa a MC Turbo 1 ? Qual é o pré do seu sistema ?

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:13

FBatista escreveu:
O que voçê me está a dizer é interessante, mas : o QUAD 33 tem um pré de phono específico, configurável para 2 ganhos. Não seria suficiente ?

Pela sua experiência vejo que não: pode explanar melhor ? QUal é o pré-phono ? Ainda usa a MC Turbo 1 ? Qual é o pré do seu sistema ?

FBatista
No meu caso , mudei para a MC3, mas porque alguém cá em casa resolveu estragar-me a MC1, no caso do pré, optei por um Tom Evans Microgroove, mas existem no mercado prés mais acessíveis. Anteriormente estava ligado ao pré de um Audiolab 8000A.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:15

Penso que o teu problema não é das celulas que usas, e que eu acho bastante boas.
Três perguntas :
Em que entrada do 33 ligaste o rotel ?
Qual é a placa de fono que o 33 tem, a M1 ou a M2 ?
Notas um nivel de som, com o gira, mais baixo do que com o tuner ?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:16

Percebi agora que o Rotel não era um pre de fono.
Mantenho a segunda pergunta.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:27

Olá Milton,

A VMS 20 produz cerca de 5mV de ganho. A placa do 33 está seleccionada para um ganho de 5,7mv - penso ser o lado M1, se não estou em erro.

O Rotel RA-11 é o integrado de 40W com entrada MM para phono.

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:44

Depreendi pelo que disseste acima que o som do cd não tem esse carater "anemico" e sem vida, certo?
E de certo essa "anemia" se faz notar com todos os teus discos, correto?
E tambem depreendi que tens discos nos mais variados estilos musicais..

Tendo em conta tudo isso, e tambem que já ligaste o gira ao rotel com as colunas que usas, tudo aponta para o giradiscos de facto...o que é estranho....
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:44

Taly O pré do Audiolab 8000A era capaz ? Ou seria esse "o antes" e o Microgroove "o depois", mais dinâmico etc ?!
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Abr 13 2013, 23:55

Milton escreveu:
Depreendi pelo que disseste acima que o som do cd não tem esse carater "anemico" e sem vida, certo?
E de certo essa "anemia" se faz notar com todos os teus discos, correto?
E tambem depreendi que tens discos nos mais variados estilos musicais..

Tendo em conta tudo isso, e tambem que já ligaste o gira ao rotel com as colunas que usas, tudo aponta para o giradiscos de facto...o que é estranho....

Sim, em quaisquer dos sistemas Quad ou Rotel, quaisquer outras fontes são correctamente reproduzidas.

Essa "anemia" do Thorens é notável em todos os discos que tenho, mas não tenho muitos discos e a maioria é de clássica. Para testar o Thorens tal e qual estava, com um estilo musical mais enérgico, comprei há tempos um duplo dos "AC/DC Ironman2 "em promoção na FNAC. E francamente preferi uma K7 com mais de 15 anos que ainda tenho desta banda.

Bem o AAP é pródigo nisto : e as vossas rápidas resposta são a prova disso. Estou satisfeitíssimo com o que vislumbro por agora.

Fiquei de pé atrás com a questão do Pré de Phono!
Não me lembro agora do valor de saturação da entrada "DISC" do Quad 33. Mas lembro-me perfeitamente que o Rotel RA-11 tem de sensibilidade de ganho 2,5mv, com sobre-ganho de até 180mV. Ou seja está dimensionado para poder ser intercalado com um pré externo, como refere o taly.

É estranho que duas cartridges diferentes sejam mediocres em dois amplificadores diferentes, eu agora estou mais virado para testar um pré-de-phono externo antes de mexer nas cartridges como referes Milton; parece-me o melhor antes de emitir injustamente mandado de captura às Ortofon. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 57537

Obrigado pela vossa ajuda. Tiraram-me um peso de cima, e acrescentaram outro, diferente ..... Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 265963

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 00:45

Só pra dizer que estou a usar o meu Rega com o Pré do Rotel e não falta dinamica nem vivacidade no som,muito pelo contrario. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 491368
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 00:46

luis carrilho escreveu:
Só pra dizer que estou a usar o meu Rega com o Pré do Rotel e não falta dinamica nem vivacidade no som,muito pelo contrario. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 491368

Já me tinha lembrado de tiLuis Carrilho.
Obrigado pela informação ! Qual é o modelo desse pré ?
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 00:50

FBatista escreveu:
luis carrilho escreveu:
Só pra dizer que estou a usar o meu Rega com o Pré do Rotel e não falta dinamica nem vivacidade no som,muito pelo contrario. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 491368

Já me tinha lembrado de tiLuis Carrilho.
Obrigado pela informação ! Qual é o modelo desse pré ?
O pré é o interno do amplificador,Rotel RA-1520,a celula é uma Audio Techica AT-120E e ólha que isto está a tocar bem. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 01:55

Atenção que há gravações e há Gravações....
Tenho aqui discos que soam uma bosta mas os outros compensam e muito !
Esse disco que compraste não é o mais indicado.
E tambem há discos de classica que soam assim mesmo, não é defeito, é feitio.

Segundo estive a ver no manual a posição M1 da placa é para celulas que têm uma saida compreendida entre 0,5mV e 2mV, e a posição M2 é para celulas compreendidas entre 1,5mV e 6mV.
Deves assegurar-te que tens a placa certa !

Qual é o nivel de saida da M15e ?
Não encontro nada fidedigno na net com as specs desta celula...


Outro facto que pode contribuir para esse fenomeno é a carga de impedancia dessa etapa de fono.
Segundo diz no manual é de 67Kohms, em qualquer das posições M1 ou M2.
E o "normal" costuma ser 47Kohms

Tens aqui o manual do 33/303
http://n-1.nl/audio/quad/quad303/Q33-303manual.pdf

As specs da vms20e
http://www.vinylengine.com/library/ortofon/vms-20.shtml


Última edição por Milton em Dom Abr 14 2013, 02:18, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 02:15

Orquestra
Caríssimo FBatista, eu não tive a benesse de ouvir os Quad 33 (Pré do Ken) e o 405 (Radiador), mas na década de 70 eram máquinas conceituadas. Contudo conheci bem a VMS 20E MkII, e rodou num amplificador de 1979 das séries DC coupled que eram moda e já tinha um som bem distante dos amps de 1976, mas mesmo muito distante; uma entrada de phono com desvio de 0,25db da curva RIAA e todo discreto. Isto serve para dizer que a Ortofon tinha agudos e presença dinâmica até dizer basta numa máquina com timbre bem macio para a altura. Esse conjunto Quad é do meio da década de 70 e a Ortofon não deveria tocar esmorecida. Tem a certeza que não queimou os tweeters quando ouviu uma fonte digital pela última vez?
smedley

Brincadeira aparte, algo muito estranho se passa!!!
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 447836
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 02:30

Milton escreveu:

Outro facto que pode contribuir para esse fenomeno é a carga de impedancia dessa etapa de fono.
Segundo diz no manual é de 67Kohms, em qualquer das posições M1 ou M2.
E o "normal" costuma ser 47Kohms

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 438006128

Mas os 67KOhms de carga só deviam dar alegria e brilho à apresentação...

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 02:37

PALUSE escreveu:
Milton escreveu:

Outro facto que pode contribuir para esse fenomeno é a carga de impedancia dessa etapa de fono.
Segundo diz no manual é de 67Kohms, em qualquer das posições M1 ou M2.
E o "normal" costuma ser 47Kohms

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 438006128

Mas os 67KOhms de carga só deviam dar alegria e brilho à apresentação...

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 22692
O que adensa o misterio....

Ás tantas foram mesmo os tweeters que deram o berro.... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 08:34

Se poderes, pede um ou outro pré de phono dedicados a amigos e experimenta para ver se a coisa se altera. Outra questão é ver se as ligações da shell ao braço (e célula) estão corretos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 08:48

FBatista escreveu:
Taly O pré do Audiolab 8000A era capaz ? Ou seria esse "o antes" e o Microgroove "o depois", mais dinâmico etc ?!
Eu tinha o problema que o milton te colocou, uma boa sonoridade nas outras fontes, e uma má no pré do Audiolab, assim que mudei, o meu velhinho Thorens, poe o resto num chinelo... Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 848499
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 10:11

FBatista escreveu:


Essa "anemia" do Thorens é notável em todos os discos que tenho, mas não tenho muitos discos e a maioria é de clássica. Para testar o Thorens tal e qual estava, com um estilo musical mais enérgico, comprei há tempos um duplo dos "AC/DC Ironman2 "em promoção na FNAC. E francamente preferi uma K7 com mais de 15 anos que ainda tenho desta banda.


FBatista

Eu também comprei esse disco.
A qualidade é aceitável no meu sistema e não será razão para soar pior que um CD.

Mas para ouvir o melhor que o vinil tem para dar, à outros discos melhores Smile

Boa sorte com o Thorens
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 10:47

António José da Silva escreveu:
Outra questão é ver se as ligações da shell ao braço (e célula) estão corretos.
Ontem esqueci-me deste ponto muito importante !
Se tiveres um multimetro, verifica as continuidades mas vê tambem se as ligações até à celula estão corretas
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 23:31

Olá a todos, obrigado pelas vossas respostas e ajuda.

Vou tentar responder a todos e "arrumar a casa".

Luis carrilho
No meu Rotel RA-11 tenho que puxar o volume a 70 quase 3/4 do volume total para a intensidade ser "interessante" sem estar própriamente alto.

Milton
Tenho os manuais de ambas as Ortofon. Os ganhos são :
VMS 20E MK2 = 5mv/5cm/segundo @1Khz
M15E Super = 0,8mV/cm/segundo @1Khz a que equivale 4mV/5cm/segundo @1Khz

Depois de revisto o Quad 33 está ainda regulado na M1 que ganho regulado no intervalo [0,5-2]mV com input máximo nos 40mV.
Quando veio para a minha mão estava regulado na M2, mas o problema era exactamente o mesmo.


PALUSE
Não consigo responder-lhe sem primeiro perguntar-lhe : voçê tem mesmo 93 anos ? Se sim, dou-lhe os parabéns. Admiro imenso pessoas que conseguiram a proeza de atravessar (ou quase) toda a loucura que foi o século XX. Como costumo dizer : "..isto, já não são pessoas, são instituições !"
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 317942 Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 22692 Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 754215
Perante o seu testemunho vivo, já tenho a certeza que a VMS 20MK2 canta como um violino a acompanhar um rouxinol.
O Quad 33 tem de resposta em frequência 30-20.000Hz +/-0,5dB sob qualquer input e output.
Tenho a certeza que não queimei nenhum tweeter ! Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 57537
E não gosto de agudos intensos Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 809774

Neste momento estou a desconfiar do cabo. Não das ligações, mas do cabo em si, pois lógicamente era o mesmo na ligação ao Quad 33 e ao Rotel RA-11.
Não acredito que seja das ligações, pois isso nunca foi mexido. Mas não custa verificar e é o que farei.

Poderá é haver alguma "manigância" na capacitância total, do cabo + a entrada Phono que esteja a "comer" o espectro superior.

António José da Silva
Caro ilustre, intercalar um pré de phono : se puder é o que farei ! Não querendo ver para já solução nisto, estou muito curioso.

Rui Mendes
Obrigado pelo testemunho. Tenho o célebre AC-DC Live de 1992 em K7 e é absolutamente de reprodução espectacular. Atendendo ao estilo e às edições que vêm no duplo vinil do "IronMan2" pensei logo que fosse uma boa forma de testar os agudos Thorens/Ortofon, quando o vi na FNAC do Colombo a uns meros 5euros.

Mas de uma forma geral, tento não pegar sequer nos discos que tenho, pois além de não saber em que estado estão (por serem mais velhos que eu), desconheço as gravações originais.
Tanto quanto conheço, levo em consideração os aspectos : época, edição, prensagem; para não julgar mal o equipamento.
Evito assim, alvitrar feito tonto : "esta gravação é uma trampa", ouvindo por exemplo um disco de Robert Johnson. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 317942

________________

E neste momento estou neste pé : vou dando continuidade à revisão e assim que haja novidades colocarei aqui.
As vossas respostas são uma preciosa ajuda.

FBatista


Última edição por FBatista em Seg Abr 15 2013, 14:47, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 23:51

Olá Batista,
Eu falei em dinamica e vivacidade do som e não em pressão sonora,que são coisas diferentes,de qq modo 3/4 de volume pra se ter uma pressão aceitavel,parece-me um exagero,no meu o volume raramente passa das 11h e nunca passou das 12 e isto com vinil,se fôr com o leitor de CD como fonte 9/10h já é um berreiro dos Diabos,é verdade que o teu RA-11 é um pouco menos potente que o meu,mas 3/4 de volume???... affraid
Eu sou um perfeito principiante nestas lides do vinil,mas não sei porquê fico com a sensação que o problema não está no pré interno do Rotel,está a montante e desconfio que será a celula marada ou alguma ligação dela,mas como digo é só uma sensação minha,como já disse desta coisa dos pratos percebo muito pouco. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 317942
Espero que descubras origem do problema e consigas solucionar isso. Wink
Um forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 23:54

luis carrilho escreveu:
Olá Batista,
Eu falei em dinamica e vivacidade do som e não em pressão sonora,que são coisas diferentes,de qq modo 3/4 de volume pra se ter uma pressão aceitavel,parece-me um exagero,no meu o volume raramente passa das 11h e nunca passou das 12 e isto com vinil,se fôr com o leitor de CD como fonte 9/10h já é um berreiro dos Diabos,é verdade que o teu RA-11 é um pouco menos potente que o meu,mas 3/4 de volume???... affraid
Eu sou um perfeito principiante nestas lides do vinil,mas não sei porquê fico com a sensação que o problema não está no pré interno do Rotel,está a montante e desconfio que será a celula marada ou alguma ligação dela,mas como digo é só uma sensação minha,como já disse desta coisa dos pratos percebo muito pouco. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 317942
Espero que descubras origem do problema e consigas solucionar isso. Wink
Um forte abraço.

Exactamente luis! Eu não continuei o raciocínio por se tornar confuso. Mas devido às diferenças de potencia etc...tu tocaste neste aspecto essencial que é : a diferença de 20w não deveria levar a uma diferença no potenciometro tão grande entre os 2 modelos Rotel. O problema está mesmo a montante dos pres Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 22692


Última edição por FBatista em Seg Abr 15 2013, 14:49, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptyDom Abr 14 2013, 23:59

FBatista escreveu:

Milton
Tenho os manuais de ambas as Ortofon. Os ganhos são :
VMS 20E MK2 = 5mv/5cm/segundo @1Khz
M15E Super = 0,8mV/cm/segundo @1Khz a que equivale 4mV/5cm/segundo @1Khz

Depois de revisto o Quad 33 está ainda regulado na M1 que ganho regulado no intervalo [0,5-2]mV com input máximo nos 40mV.
Quando veio para a minha mão estava regulado na M2, mas o problema era exactamente o mesmo.

FBatista
Se o problema se verifica tanto com o Quad como com o Rotel, só pode ser um problema entre a celula e a ficha DIN...
Isso devia estar com a M2 e tocar lindamente.

Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 00:03

Até com a M1 devia portar-se bem !

Estou neste momento a verificar o cabo.

Como sabem há cabos atenuadores de sinal. Ficava cá com uma cabeçorra de jerico se fosse disso ! Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 936335

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 00:09

FBatista escreveu:
Até com a M1 devia portar-se bem !

Estou neste momento a verificar o cabo.

Como sabem há cabos atenuadores de sinal. Ficava cá com uma cabeçorra de jerico se fosse disso ! Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 936335

Com a M1 pode saturar o sinal...
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 00:25

Milton escreveu:
FBatista escreveu:
Até com a M1 devia portar-se bem !

Estou neste momento a verificar o cabo.

Como sabem há cabos atenuadores de sinal. Ficava cá com uma cabeçorra de jerico se fosse disso ! Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 936335

Com a M1 pode saturar o sinal...

Vou explanar aqui porque é que penso que não satura.

Por ex: a VMS 20E MK2 tem de ganho 5mV/5cm/seg. Para enquadrar o valor 5mV é necessário dividir por 5 para se obter mV/cm/seg. Ora neste caso dá 1 mV/cm/seg.
E então sim, se pode optar pelos ganhos M1 ou M2 do Quad 33. Daí ter escolhido o ganho M1 [ 0,5 - 2 ]mV/cm/seg como é referenciado no manual do Quad 33.

Ou seja só se comparam valores nas mesmas unidades especificadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 00:32

FBatista escreveu:
Milton escreveu:
FBatista escreveu:
Até com a M1 devia portar-se bem !

Estou neste momento a verificar o cabo.

Como sabem há cabos atenuadores de sinal. Ficava cá com uma cabeçorra de jerico se fosse disso ! Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 936335

Com a M1 pode saturar o sinal...

Vou explanar aqui porque é que penso que não satura.

Por ex: a VMS 20E MK2 tem de ganho 5mV/5cm/seg. Para enquadrar o valor 5mV é necessário dividir por 5 para se obter mV/cm/seg. Ora neste caso dá 1 mV/cm/seg.
E então sim, se pode optar pelos ganhos M1 ou M2 do Quad 33. Daí ter escolhido o ganho M1 [ 0,5 - 2 ]mV/cm/seg como é referenciado no manual do Quad 33.

Ou seja só se comparam valores nas mesmas unidades especificadas.
Ok, Obrigado pela explicação porque não me tinha apercebido dessas unidades de medida.
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 22692
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 00:45

Não tem de quê !

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 03:51

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Images?q=tbn:ANd9GcTbUSeNtM4ADIJneXLvpzLLtZ5v0dhu5TlqmZapzTcfEqbn7w7VNA
Problema aparentemente resolvido : cabo phono Thorens original.

Como disse estava de volta do Gira a fazer um cabo phono para testar eventual defeito do cabo original Thorens que acompanha o TD 145. Mas demorei mais, porque já tinha tirado fora a placa de comando do auto-stop para fazer re-cap. Logo tive de fazer pontas novas e soldar tudo de novo para ter o gira pronto a testar.

Gira a funcionar, com a M15E Super, com a ultima afinação que a propósito da montagem desta cartridge e toca de escutar os discos :

Comemorativo dos 150 anos da Valentim de Carvalho (de 1974) com obras de Fernando Lopes Graça, Luís de Freitas Branco e A. Vitorino D'Almeida.
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Img4964copyb
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Img4965copy

Os "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky e o "Bolero" de Ravel
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Img4967copy

E por último o já referido "IronMan 2" dos AC/DC
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Img4968copy

Teste feito com o Rotel RA-11 na sua entrada de Phono limitada a 13Khz. Muito Satisfatório! Já tem brilho, mais detalhe, mais agudos que beneficiam também a separação de canais.
Depois experimentei numa entrada de linha do mesmo Rotel, propositadamente para ouvir a saída de agudos sem a correcção RIAA da entrada Phono. Porque a sensibilidade ao ganho das entradas de linha é muito superior, tive de colocar o volume no máximo para conseguir ouvir alguma coisa. Está tudo lá !

Estou em pulgas para experimentar no Quad 33/405. Mas só lá para 6ªfeira é que o vou poder fazer !

Entretanto falta um outro teste, que é trocar a M15E Super pela VMS 20E MK2. Ambas possuem uma resposta de frequência de 20-20.000Hz.
Mas o manual da M15E diz que na amplitude +/- 1dB o intervalo passa a ser de 20-10.000Hz. Ou seja um decaimento considerável na banda superior, à conta de -1dB.

Não tenho esse dado específico, mas espero que com a VMS 20E MK2 este decaimento seja mais moderado. O testemunho vivo do PALUSE assim o sugere.

Naquílo que já ouvi desde a troca do cabo, acredito plenamente que agora se vá comportar como deve ser no QUAD.
Também deve ser interessante ligar um pre para poder beneficiar das entradas de Linha.


Portanto agradeço a todos mais uma vez a ajuda. E o título do tópico agora é ajuda na "escolha de cabo Phono para Thorens TD 145.


Fazei-vos ouvir!
um grande bem-haja

FBatista


Última edição por FBatista em Seg Abr 15 2013, 14:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 07:56

FBatista escreveu:
E o título do tópico agora é ajuda na "escolha de cabo Phono para Thorens TD 145.




Parece-me que isto responde na perfeição à tua busca. Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 491368


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t4933-cabo-phono-de-alta-qualidade

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Abr 15 2013, 12:31

Ajuda com certeza !

O objectivo é arranjar um cabo de diâmetro que caiba na altura dos pés do Thorens, uma vez que pretendo manter a soldadura original por baixo do pilar do braço e não furar a plinth do Gira com 2 tomadas RCA - e que na minha opinião não é vantajoso em termos de qualidade de sinal.

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySeg Set 30 2013, 00:05

Depois de apreciar este tópico, numa fase que já passou (e o que entretanto já se passou depois do problema do cabo), venho re-acender o tópico para agora sim : procurar sugestões para uma cartridge nova.

Ambas as VMS20 e M15 estão para "abate". Gostava de iniciar uma cartridge 0km, coisa que não aconteceu com as 2 Ortofon referidas.

O GIRA continua a ser o TD145 da Thorens e sofreu uma revisão profunda que sucintamente descrevo : recap da placa do auto-stop, lubrificação do veio, braço, e mecânica dos botões de comando. Lubrificação interna do motor. Aplicação de espelho do "kit do Joel" (funciona mesmo!), cabo do braço novo (cardas) e único da cartridge ao pilar do braço (ou seja foi removida a tomada e as pequenas pontas que fazem a ligação à cartridge), cabo phono novo Klotz MC5000 (como sugerido por alguém num outro tópico), correia nova (powered by Joel), ajuste azimute do motor, massa viscosa no Cue, afinação da suspensão e novo cabo de massa do chassis ao subchassis.

No fim de contas : bastante completa e como manda o figurino (manual de serviço específico deste modelo)
A plinth é a mesma e o prato ainda precisa ser polido (é algo tão intelectualmente desinteressante que prevejo que não o faça a breve trecho)
Devo referir que não notei diferenças sonoras, excepto depois de instalar o novo cabo do braço. Talvez maior espaço, "possibilidades acústicas". Deu-me a sensação de "arejamento ou espaço musical".


Por hora restam alguns pequenos pendentes e definitivamente aguarda uma nova cartridge.
Tenho como uma opção a Grado Gold 1.
E como limite máximo 180e.

Queiram por favor botar faladura neste assunto.
Agradeço desde já!

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Out 26 2013, 00:47

Caro amigos,

problema resolvido já há coisa de 15 dias.

A escolha recaiu numa Goldring 1012Gx.
Estou plenamente satisfeito com o desempenho desta cabeça.
A cabeça revelou-se excepcional logo à partida com extremos bastante generosos (graves e agudos).
Já em casa, a rodagem decorreu sem problemas, com white noise durante coisa para 4 ou 5 horas onde constatei inequívocamente a abertura do restante espectro. Hoje agrada-me muito o seu desempenho.

Apesar de não ter sido instalada por mim, acabei por ter de a re-instalar devido a problemas no VTA, manifestado por sibilâncias. E que já no meu burgo, dias depois fui afinando meticulosamente até chegar a um equilíbrio sónico interessante.

Agora está 5*! E só pede para ser "tocada" LOOOL
Como diria a "poetisa musical" Samantha Fox,..."touch me touch me....."

Quem se porta mal no meio disto tudo, são algumas edições novas que circulam em lojas por aí e que são um verdadeiro chiqueiro. Uma pessoa está a desembalar o disco e já o está a lavar antes de o ouvir pela primeira vez. Enfim : correrias na produção dos tempos modernos.

Done!
Abraços,
FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 EmptySáb Out 26 2013, 01:46

FBatista escreveu:

Como diria a "poetisa musical" Samantha Fox,..."touch me touch me....."
E que enorme poetisa que ela era nos meus tempos de adolescência.lol! 

Parabéns pela aquisição. Agora, é touch me para a frente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty
MensagemAssunto: Re: Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145   Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Opiniões precisam-se para Cartridge para Thorens TD145
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cartridge e agulha para Thorens TD145
» Opiniões precisam-se
» Marantz 1060 - opiniões precisam-se
» Thorens TD160 (pequena intervenção)
» Problema com Thorens TD145

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: