Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Quantas vezes é preciso ouvir um disco...

Ir para baixo 
+6
Alexandre Vieira
Pierre
António José da Silva
greytear
Milton
afonso
10 participantes
AutorMensagem
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 21:38


Quantas vezes é preciso em média ouvir um disco jazz desconhecido para se gostar muito dele ( ou não ) ?

Comigo costuma ser no minimo menos três vezes...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 21:49

Essa é uma questão interessante...
Será necessário "enfiarmos" a musica à força para passarmos a gostar dela ?
Ou será que passamos a compreender melhor a mesma?
O facto de não ouvirmos uma musica ou genero musical à muito tempo , pode fazer com que ao retomarmos essa musica/genero a mesma nos pareça "estranha"..?
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 44
Localização : Aveiro

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 21:52

Na minha humilde opinião, não haverá uma resposta consensual e genérica, já que muitos são os factores envolvidos, nomeadamente:
* a disponibilidade emocional do ouvinte
* os níveis de concentração envolvidos
* o estado de espírito do ouvinte
* os pré-conceitos

quantas vezes se redescobrem discos ouvidos um milhão de vezes, e quantas vezes o nosso disco favorito (aquele que dizemos conhecer de fio a pavio) nos soa, a dada altura, diferente pela negativa?

Apenas os meus dois cêntimos..
Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 21:54

Nem todas as obras se "entende" à primeira e ás vezes é necessário mais do que uma audição até ouvirmos a sua beleza. E normalmente, são depois os que perduram mais e que obtêm um cantinho especial na gaveta das nossas paixões.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:00

Ainda ontem na estreia do "Música Maestro" na RTP, a explicação dada à melodia da sinfonia Nº40 de Mozart, leva-nos certamente a descobrir e a redescobrir certas obras. Por vezes basta um clic de contexto e tudo é esclarecido em forma de música.
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:02


As vezes nem é uma questão de ouvir a musica " a força", mas sim ouvir uns dias depois da primeira audição para que a mesma musica começe a agradar.

Mas concordo que esta materia não dá para generalizar.

Se fosse tudo a preto e branco certamente a musica não nos encantaria... Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 936335
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:05

Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... JohnColtraneLiveattheVillageVanguardAgain_zps591df6ef

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:08

António José da Silva escreveu:
Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... JohnColtraneLiveattheVillageVanguardAgain_zps591df6ef


Tenho esse álbum... é de dificil digestão, aquela fase em que o John Coltrane e o Sanders "zurram"!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:09

Para mim eternamente...

Não consigo apreciar Jazz por aí além. E até oiço formas de música que acho bastante mais complexas e menos agradáveis à maioria.

Continuo achar que o Jazz na sua forma mais purista, é como o Sushi, ninguém gosta, mas se comer muito do mesmo, fica com o paladar condicionado de tal forma que gosta.


* P.S: odeio Sushi e toda a "coltura" sushiana que alguns fazem do peixe crú...porque quanto Jazz, porque o já ainda se ouve qualquer coisa
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySex Mar 22 2013, 22:44

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 22692
António José da Silva escreveu:
Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... JohnColtraneLiveattheVillageVanguardAgain_zps591df6ef


O Coltrane não é nada facil...

mas temos algumas versõs da analogue productions que ajudam a digerir melhor a musica deste grande mestre. Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySáb Mar 23 2013, 20:35

por vezes ESTRANHA-SE,...
e depois ENTRANHA-SE.
existem musicas que são amor á primeira audição,...
mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei
a apreciar o jazz á bem pouco tempo.
diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções
estranhas.
ou talvez utilizar a famosa frase:
-SILENCIO que se vai cantar o fado.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptySáb Mar 23 2013, 21:24

talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira.

Normalmente no jazz se não gosto á primeira, é porque não gosto.

mas uma obra que aprendi a gostar é o Akira do Geinoh Yamashirogumi

Como alguem escreveu atraz

O estado de espirito ajuda a assimilar a musica. e depois temos dias para o Jazz, dias para rock etc

Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.

Num ambiente destes ja ensinei alguns amigos a apreciar o Bird, Chet baker.....
Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptyDom Mar 24 2013, 00:16

microseiki escreveu:
Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.

Ora isso é que é falar e a acompanhar o charuto uma boa aguardente velha em balão aquecido.

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptyDom Mar 24 2013, 00:20

Jorge Ferreira escreveu:
microseiki escreveu:
Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.

Ora isso é que é falar e a acompanhar o charuto uma boa aguardente velha em balão aquecido.

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 22692


Já me está a crescer a água na boca. Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 1213685197

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Quantas vezes é preciso ouvir um disco... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptyDom Mar 24 2013, 11:29

microseiki escreveu:
talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira.

Grande sortudo! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... EmptyDom Mar 24 2013, 12:05

luis lopes escreveu:
por vezes ESTRANHA-SE,...
e depois ENTRANHA-SE.
existem musicas que são amor á primeira audição,...
mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei
a apreciar o jazz á bem pouco tempo.
diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções
estranhas.
ou talvez utilizar a famosa frase:
-SILENCIO que se vai cantar o fado.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Muitos portugueses não conseguem apreciar de um prato caril ou de sushi à primeira, mas com o tempo e a persistência acabam por aprender a gostar, e a música, tal como as outras formas de arte, não é diferente.
Claro que é natural optarmos pelo "caminho" mais fácil e conhecido — um livro do Gabriel Garcia Marques ou do José Saramago pode parecer um desafio enfadonho e irrealizável — mas esse nem sempre é o mais rico ou intelectualmente estimulante.

Mas é óbvio que dentro dos diversos géneros musicais haverá músicas e estilos que nos agradam e outros que nem tanto.
Eu sou um apaixonado pelo período Romântico mas não sinto qualquer atração pela maior parte da música composta depois dos anos 20 do século passado.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty
MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quantas vezes é preciso ouvir um disco...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: