Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro do Akai GX635 - PArte 1

Ir para baixo 
+2
António José da Silva
rcarreira
6 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:13

Após uma semana de trabalho no Akai, acho que a parte da limpeza está quase terminada. É inacreditavel a porcaria que ia dentro daquele aparelho e a trabalheira que está a dar limpar tudo aquilo, ao ponto de ter de desoldar os comutadores, desmontar, lavar, limpar os contactos, lubrificar (como deve de ser!) e montar de novo.

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0882



A "nojeira" que ia lá por dentro

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0885i



[IMG=https://2img.net/r/ihimg/a/img7/9875/dsc0899b.jpg][/IMG]



Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0900bm



Não faço a menor ideia do que é aquela trampa encarnada que cobre tudo, mas é extremamente dificil de limpar e no fim transforma-se numa especie de terra castanha.

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0903ow



Os comutadores estavam nesta linda miséria por dentro

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0906td



E os potenciometros nesta desgraça, antes e depois de limpos.

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Dsc0909k



Agora ainda tenho 4 comutadores para limpar, estou à espera que cheguem os condensadores electrolíticos e os transistores (pelo que li, nestes aparelhos os transistores de audio avariam-se sempre) para os trocar. Também já tenho uma placa de acrilico preto de 3mm e 4 belas fichas RCA de boa qualidade para substituir a montagem original que tem o plastico partido, uma RCA estragada e as pistas onde estavam soldadas estão soltas. Vou soldar as novas fichas à placa usando cabos e esta vai ser a unica alteração ao modelo original, apenas porque é impossível manter o material original...
Depois meto mais fotos.

Ricardo



Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:17

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 754215

Muito bem, isso e que e ser um menino bem comportado. Restauro do Akai GX635 - PArte 1 491368 É necessária uma boa dose de paciência, coisa que já não tenho, mas olhando para o aparelho, bem que merece. Restauro do Akai GX635 - PArte 1 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do Akai GX635 - PArte 1 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:25

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 22692 Restauro do Akai GX635 - PArte 1 754215
Que também deve dar um prazer do caraças, lá isso deve!
Lindo esse Akai. Akai era a marca do meu primeiro e saudoso amp.
Parabéns pela linda "peça"
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:36


Sempre gostei de trabalhos de paciencia, desde o tempo em que pintava soldadinhos à escala de 1/72... ISto está a dar um gozo enorme, que espero que seja acompanhado no fim de muitas horas a ouvir musica... Senão fico com uma bela peça decorativa na sala Wink

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:40

rcarreira escreveu:

Sempre gostei de trabalhos de paciencia, desde o tempo em que pintava soldadinhos à escala de 1/72... ISto está a dar um gozo enorme, que espero que seja acompanhado no fim de muitas horas a ouvir musica... Senão fico com uma bela peça decorativa na sala Wink

Ricardo


Desejo-te toda a sorte e no caso de teres alguma dificuldade nessa tua tarefa Titanica, há por aqui quem saiba e poda ajudar. Restauro do Akai GX635 - PArte 1 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do Akai GX635 - PArte 1 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyTer Out 23 2012, 13:43



Obrigado António, acho que mais para o fim vou precisar de certeza...

Ricardo

Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySex Out 26 2012, 17:12


Com mais umas horinhas de trabalho, já troquei todos os electrolíticos por uns novos e os transistores 2sc458 por 2sc2240. Tinha lido em foruns que estes transistores costumam dar problemas, mas não fazia ideia até que ponto. Em 20 estavam 4 estragados, distribuidos uniformemente por todos os circuitos, daí ele parecer "morto".
Como tinha comprado 20 2sc2240, dei-me ao trabalho de os emparelhar, não sei se vai ter algum resultado "audivel", mas foi meia hora bem passada.
O próximo passo será fazer um novo painel para as RCA (o original está partido) e começar a montar tudo de novo. Ainda bem que tomei nota de tudo e marquei os fios todos, queria evitar que sobrem peças....

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySex Out 26 2012, 17:15

rcarreira escreveu:

Com mais umas horinhas de trabalho, já troquei todos os electrolíticos por uns novos e os transistores 2sc458 por 2sc2240. Tinha lido em foruns que estes transistores costumam dar problemas, mas não fazia ideia até que ponto. Em 20 estavam 4 estragados, distribuidos uniformemente por todos os circuitos, daí ele parecer "morto".
Como tinha comprado 20 2sc2240, dei-me ao trabalho de os emparelhar, não sei se vai ter algum resultado "audivel", mas foi meia hora bem passada.
O próximo passo será fazer um novo painel para as RCA (o original está partido) e começar a montar tudo de novo. Ainda bem que tomei nota de tudo e marquei os fios todos, queria evitar que sobrem peças....

Ricardo


Até da gosto ler. Restauro do Akai GX635 - PArte 1 754215 Quanto ao emparelhar, mesmo que não tenha diferença audível, não custa fazer bem feito.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do Akai GX635 - PArte 1 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySex Out 26 2012, 18:02

rcarreira escreveu:

Com mais umas horinhas de trabalho, já troquei todos os electrolíticos por uns novos e os transistores 2sc458 por 2sc2240. Tinha lido em foruns que estes transistores costumam dar problemas, mas não fazia ideia até que ponto. Em 20 estavam 4 estragados, distribuidos uniformemente por todos os circuitos, daí ele parecer "morto".
Como tinha comprado 20 2sc2240, dei-me ao trabalho de os emparelhar, não sei se vai ter algum resultado "audivel", mas foi meia hora bem passada.
O próximo passo será fazer um novo painel para as RCA (o original está partido) e começar a montar tudo de novo. Ainda bem que tomei nota de tudo e marquei os fios todos, queria evitar que sobrem peças....

Ricardo

Por curiosidade, como é que fez para os "aparelhar"?
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySex Out 26 2012, 18:18



Por curiosidade, como é que fez para os "aparelhar"?

Acho que fez bem em usar as aspas em "emparelhar", pois eu limitei-me a medir o hFE em cada transistor em formar pares a partir daí. Sei que um circuito bem concebido será mais ou menos imune a diferenças no ganho entre dispositivios, porque mesmo em transistores iguais pode haver diferenças apreciaveis. Mas como tinha 20 num saquinho e um multimetro, sempre é melhor do que os montar aleatoriamente... Seja como for isto despertou-me a curiosidade para aprofundar o tema para próximos projectos.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySex Out 26 2012, 18:58

rcarreira escreveu:


Por curiosidade, como é que fez para os "aparelhar"?

Acho que fez bem em usar as aspas em "emparelhar", pois eu limitei-me a medir o hFE em cada transistor em formar pares a partir daí. Sei que um circuito bem concebido será mais ou menos imune a diferenças no ganho entre dispositivios, porque mesmo em transistores iguais pode haver diferenças apreciaveis. Mas como tinha 20 num saquinho e um multimetro, sempre é melhor do que os montar aleatoriamente... Seja como for isto despertou-me a curiosidade para aprofundar o tema para próximos projectos.

Ricardo

muito bem, para as funções que eles vão desempenhar, esse teste é mais do que suficiente, e vai tudo correr bem de certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptySáb Out 27 2012, 20:19


Estou aqui com uma dúvida que espero que me consigam ajudar. Não sei se há aqui alguém familiarizado com as intrincancias dos AKAI GX635, mas aqui vai a minha melhor descrição do problema...
Na placa de audio, onde estão os amplificadores de leitura e gravação há duas bobinas variaveis (daquelas paralelipipedicas com um parafuso em cima) instaladas de forma a que só se podem afinar com o aparelho desmontado (as outras bobinas, potenciometros e condesnadores variaveis têm um buraco na placa por baixo deles para que possam ser afinados com o gravador em funcionamento) que na lista de peças vêm como sendo de 1mH (L1 no esquema), mas em lado nenhum vem o procedimento para as afinar como deve de ser. Ora eu sou capaz de apostar que o dono anterior lhes deve ter metido a chave (tal como em tudo o resto) e já que estou a ter todo este trabalho, gostava que o aparelho ficasse afinado em condições. Alguém me pode dizer o que se faz? Será que eles querem mesmo que as bobines tenham exactamente 1mH e afinaram-nas antes de as montarem? Se for assim posso fazer um pequeno circuito LR, com o multimetro, o gerador de sinais e a maquina de calcular (e paciencia) consigo afinar as ditas, mas se são para afinar com o aparelho ligado, não faço a menos ideia como, porque no manual não dizem nada.
Se for preciso eu envio o manual por mail, é um PDF e não dá para por aqui de forma que se veja.

Obrigado Smile
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
chicosta
Membro AAP
chicosta


Mensagens : 1076
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 53

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyQui Nov 01 2012, 01:31

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 1213685197
Tou a babar-me... Esses RtR tiram-me do sério!

Tenho pena de não ter os conhecimentos técnicos que me permitam uma aventura dessas! De qualquer forma, também não teria a paciência Restauro do Akai GX635 - PArte 1 524928826

Esse Akai é lindíssimo, e de certeza que no fim vai ser recompensado por muitas horas de prazer!

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyQui Nov 01 2012, 09:05

isto é que é tratar bem dos aparelhos! Restauro do Akai GX635 - PArte 1 1213685197 Força nisso! Restauro do Akai GX635 - PArte 1 754215 Restauro do Akai GX635 - PArte 1 22692
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyQui Nov 01 2012, 11:07


Olá a todos Smile
Obrigado pelo encorajamento, sabe bem quando se tem uma máquina daquele tamanho basicamente "feita em peças" em cima da bancada (e em todos os espaços em volta...).
Já fiz a primeira versão da placa das RCA, chamo-lhe primeira versão porque não a vou poder usar, comprei umas RCA cheias de bom aspecto, mas são grandes demais e ficam com a porca a tocar no metal do painel posterior do gravador, além disso o berbequim "fugiu" ligeiramente num dos furos e uma das RCA ficou desalinhada. Como o meu pai tem uma daquelas geringonças que seguram o berbequim na vertical para fazer furos certos, vou lá fazer essa parte do trabalho e a pintura dos paineis pretos, porque usar latas de spray num apartamento não deve ser das coisas mais inteligentes... Há uns anos "pintei" um estacionamento enorme de rosa fluorescente ao pregar uma partida a uma colega de trabalho, pintando-lhe o PC de rosa choque. O pó da tinta agarrou-se às paredes e a uma certa distancia a garagem do trabalho parecia toda rosa...
Já sei para que servem as L1, no Tape Heads explicaram-me que servem para afinar a EQ de gravação uns poucos dB acima dos 15 kHz. Primeiro afina-se o deck como vem no manual e depois verifica-se a resposta nestas frequencias, mas ainda falta um bocado para chegarmos aí... Uma coisa de cada vez.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 EmptyQui Nov 01 2012, 12:04

rcarreira escreveu:

Olá a todos Smile
Obrigado pelo encorajamento, sabe bem quando se tem uma máquina daquele tamanho basicamente "feita em peças" em cima da bancada (e em todos os espaços em volta...).
Já fiz a primeira versão da placa das RCA, chamo-lhe primeira versão porque não a vou poder usar, comprei umas RCA cheias de bom aspecto, mas são grandes demais e ficam com a porca a tocar no metal do painel posterior do gravador, além disso o berbequim "fugiu" ligeiramente num dos furos e uma das RCA ficou desalinhada. Como o meu pai tem uma daquelas geringonças que seguram o berbequim na vertical para fazer furos certos, vou lá fazer essa parte do trabalho e a pintura dos paineis pretos, porque usar latas de spray num apartamento não deve ser das coisas mais inteligentes... Há uns anos "pintei" um estacionamento enorme de rosa fluorescente ao pregar uma partida a uma colega de trabalho, pintando-lhe o PC de rosa choque. O pó da tinta agarrou-se às paredes e a uma certa distancia a garagem do trabalho parecia toda rosa...
Já sei para que servem as L1, no Tape Heads explicaram-me que servem para afinar a EQ de gravação uns poucos dB acima dos 15 kHz. Primeiro afina-se o deck como vem no manual e depois verifica-se a resposta nestas frequencias, mas ainda falta um bocado para chegarmos aí... Uma coisa de cada vez.

Ricardo


Gosto de ver o entusiasmo e dedicação que estás a dedicar e esse projeto. Acho que merecia uma foto de todas as peças espalhadas para ver a caldeirada em que te metestes. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do Akai GX635 - PArte 1 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do Akai GX635 - PArte 1   Restauro do Akai GX635 - PArte 1 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro do Akai GX635 - PArte 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Akai GX635 - Fim da primeira parte
» Akai GX635 - Continuação
» Restauro Akai 635D
» Restauro de um Akai AA-6600
» Perfect Sound Forever - part 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: