Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas (crossover) é normal?

Ir para baixo 
+2
MicroGruas
Pierre
6 participantes
AutorMensagem
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 14:41


Tenho por aqui umas colunas vintage que pertenciam a uns elementos da Dual. Penso que os altifalantes sejam wharfedale (pelo menos era o que dizia um selo colado ao próprio), no entanto, pergunto aos mais entendidos se é normal existir somente estes dois condensadores a separar as três vias (crossover??) e ainda por cima não haver nenhuma indicação de potência, impedância ou qualquer outra caracteristica sobre os altifalantes.

No caso de querer mudar os drivers deverá ser à toa a escolha de caracteristicas?!

Colunas (crossover) é normal? Img4292w




Colunas (crossover) é normal? Img4293a

Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 20:23

muito normal!!

Criou-se a ideia que muito componente la dentro é que é bom, sejam colunas, amplificadores etc. lembro-me de umas Akai que tenho lá para casa e que eram do meu avô que tabem só tinham 2 condensadores.
As colunas actuais é que tem um carrinho de compras do jumbo cheio de condensadores e afins. Não que seja bom ou mau. Não minha opiniao é juntar complexidade e componentes no caminho do sinal!

Como sabes ate existe uma corrente da simplicidade extrema. Drivers crossoverless. As Single driver full range!
Amp ---»»»crossover---»» coluna
ou entao
Amp. ----»» altifalante

Alias os olhos tambem comem, como se costuma dizer! e por vezes tb vende um crossover cheio de condensdores e afins.
Basta ler alguns reviews e frases do tipo "...já viram este crossover!?!?" em ar de espanto

Mas, sim é normal uma coluna ter apenas 1 ou dois componentes de divisor de frequencias. quanto mais baixa a frequencia de corte e grau de atenuação (slopes - 6, 12, 18, 24, 48 ..dBs) mais complexo pode ser o divisor de frequencia

Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 20:48

Pierre escreveu:
... No caso de querer mudar os drivers deverá ser à toa a escolha de caracteristicas?!

[

Há largos anos, mais de 30, tive uma colunas de chão CORAL, modelo não sei, que eram montadas cá em Portugal, não me lembro por quem. Acho que CORAL seria as iniciais do montador ou de quem fazia as caixas. Os Kits vinham não sei de onde (Japão?). Eram colunas com quatro altifalantes e depois de abertas via-se um interior forrado a esponja, não era lã de vidro, para aí com 2 cm de espessura e uns condensadores muito parecidos com esses. Népia de crossover como estamos habituados a ver. Mas aquilo até tocava... pelo menos eu pensava que sim, o "Disco Sound" da altura.
No entanto, a percepção que tenho, é que quanto menos "quinquilharia" no trajecto do sinal, melhor!

Quanto à tua pergunta, acho que não deverá ser à toa a escolha da substituição de altifalantes, uma vez que cada marca/modelo de altifalante terá o seu "range" de frequências e esses condensadores estão lá para fazer o "corte" em determinada altura.

Mas haverá aqui entendidos na matéria que te poderão ajudar melhor.

_________________
Colunas (crossover) é normal? Signat10
Colunas (crossover) é normal? Vu-1_z10 Colunas (crossover) é normal? Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 21:44


Bom parece que nesse caso, se colocar um Woofer, um midrange e um tweeter todos com a mesma impedância e potência, só tenho de recolocar/soldar novos condensadores a condizer...

correcto?

Colunas (crossover) é normal? 447836
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 21:50

Bom!

Não é bem assim!
Podes verificar a impedancia, sim! mas mais importante é a gama de frequencias que o driver funciona, slopes aconselhados sensiblidades, consumos, Q factor ...............................
Colunas (crossover) é normal? 524928826
enfim,não é fácil

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 22:02

Simplificando muito, as bobinas (ou indutores) em série actuam como filtros passa-baixo (atenuam as frequências acima de um dado valor), os condensadores em série como filtros passa-alto (atenuam as frequências abaixo de um dado valor) e as resistências atenuam toda a gama.
Dadas as diferentes características (parâmetros Thiele/Small) de cada altifalante é ainda necessário ter em conta as diferenças de impedância e de fase.
Como tal, para integrar os altifalantes de uma coluna de duas vias são necessários uma bobina para o woofer e um condensador para o tweeter.
Neste exemplo temos uma unidade de médios que precisa de um filtro para limitar o seu funcionamento em ambos os extremos que utiliza um condensador e uma bobina:

Colunas (crossover) é normal? Bandpass




P.S.:

Há uns bem bonitos:

Colunas (crossover) é normal? Lsxoveralone640
Abbingdon Music Research


Última edição por ricardo onga-ku em Ter Out 09 2012, 22:48, editado 9 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 22:04

Ferpina escreveu:
Há largos anos, mais de 30, tive uma colunas de chão CORAL, modelo não sei, que eram montadas cá em Portugal, não me lembro por quem. Acho que CORAL seria as iniciais do montador ou de quem fazia as caixas. Os Kits vinham não sei de onde (Japão?).

Alguma informação sobre a Coral: http://audio-heritage.jp/CORAL/index.html


Última edição por ricardo onga-ku em Ter Out 09 2012, 22:40, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 22:39

Eu tenho umas com resistência e bobine, e outras sem nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyTer Out 09 2012, 23:16

Está aqui um Kît da Coral, vendido na altura, 3 vias e 3 drives. Sem o crossover à maneira!

http://diyparadise.com/web/home-mainmenu-1/29-coral/93-diy-paradise

_________________
Colunas (crossover) é normal? Signat10
Colunas (crossover) é normal? Vu-1_z10 Colunas (crossover) é normal? Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyQua Out 10 2012, 12:10

Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? EmptyQua Out 10 2012, 13:10

ricardo onga-ku escreveu:


Bastante simples e eficaz,

gostei do use your ears Colunas (crossover) é normal? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Colunas (crossover) é normal? Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas (crossover) é normal?   Colunas (crossover) é normal? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas (crossover) é normal?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alterar Crossover de colunas proac studio 110
» crossover
» Crossover electrónico
» Restauração crossover LX4-1, do Jbl Lancer 99
» Introdução ao desenho de um crossover sem medições nem cálculos complexos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: