Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Conjunto Célula + Headshell

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 18:52

Boas
preciso de uma ajuda a escolher um conjunto célula+headshell para um Denon DP-60L com braço S-shape.
Já li o que consegui encontrar por essa net fora, mas ainda tenho algumas dúvidas. Há quem aconselhe células denon, a 103 por exemplo, outros apostam na shure, outros na audio-technica , etc.
No manual diz o seguinte:

- Tonearm: straight and s-shaped type

- Effective length: 244mm

- Overhang: 14m

- Stylus force: 0 to 2.5g

- Cartridge weight: 4-10g (straight tube), 12-18g (s-shaped tube) (including headshell, fixing screws, spacer and nuts)

Tenho portanto uma margem de manobra entre 12/18 gramas para o peso total do conjunto.
Há quem aconselhe "low compliance cartridge" para o s-shape arm e "high compliance" para o straight arm. Não sei porquê visto que no manual também diz o seguinte:

"The tube is a replaceable S-shaped arm tube with standard 4P connector.
By replacing the low mass arm tube with the S-shaped tube, virtually all head shells or integrated cartridges can be utilized."

O meu pré é o McIntosh C2200 com com andar de phono MM, portanto à partida deveria ir para uma célula MM. Como já li por aí que as MCs são melhores, talvez valha a pena investir num pré de phono MC. Que dizem? Conjunto Célula + Headshell 447836
Do que li por aqui no forum estou virado para algo do género da Audio Technica AT-F7
e uma headshell tipo esta: Ortofon Headshell LH 8000
Creio que o encaixe é universal, ou estarei enganado? scratch

Obrigado pela paciência. Cool

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 19:41

Qual é o braço ou pelo menos o peso especifico dele?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conjunto Célula + Headshell 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 20:06

António José da Silva escreveu:
Qual é o braço ou pelo menos o peso especifico dele?

Escrevi tudo o que sei. É o braço S-shaped do DP-60L. Conjunto Célula + Headshell 21181
Não encontrei nenhuma referência pela net fora a um modelo em particular. O pessoal refere-se sempre ao braço por esta designação.

Nem no manual diz qual o modelo:

http://www.vinylengine.com/library/denon/dp-60l.shtml

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 20:24

O que tenho ouvido ultimamente, e em especial um teste que li na revista alemã LP, é de que as melhores células MM do momento pelo valor pedido são as Nagaoka. Tens a MP-110 por um valor muito jeitoso e depois vão por ai acima a nível de valores.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conjunto Célula + Headshell 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 21:20

Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 21:22

MJC escreveu:
Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia


Nesse caso, isso corrobora completamente aquilo que tenho ouvido malta de outras paragens a dizer.
E pode ser que o Mário saiba onde se compram ao melhor preço.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conjunto Célula + Headshell 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 23:22

Também preciso de uma head-shell. Ao que parece a que vem montada de origem é uma Denon PCL5 igual a esta.

http://www.hifido.co.jp/KWpcl+30/G0309/E/0-10/C11-59030-07710-00/

Creio que o encaixe é universal, não é assim?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptySeg Set 24 2012, 23:58

Manel escreveu:


Creio que o encaixe é universal, não é assim?


Sim, o encaixe é o SME.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conjunto Célula + Headshell 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyTer Set 25 2012, 00:38

MJC escreveu:
Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia

Foi esta a célula de que me falou hoje, certo?

Qual é a compliance dela? O que encontrei é que é à volta de 10 o que infelizmente é pouco para o meu braço. Parece que este Hadcock GH228 faz boa parelha com a, penso que defunta, Decca London que tem compliance de 15x10-6cm/Dyne e uma massa de 6.7g.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyTer Set 25 2012, 00:59

tfonseca escreveu:
MJC escreveu:
Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia

Foi esta a célula de que me falou hoje, certo?

Qual é a compliance dela? O que encontrei é que é à volta de 10 o que infelizmente é pouco para o meu braço. Parece que este Hadcock GH228 faz boa parelha com a, penso que defunta, Decca London que tem compliance de 15x10-6cm/Dyne e uma massa de 6.7g.

Bastante confuso por acaso. Já li por aí que é 10, 18 e até quem diga que é 20. Conjunto Célula + Headshell 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyTer Set 25 2012, 01:01

MJC escreveu:
Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia

Corroboro a ideia do Mário sobre a MP-110.
Já tive várias MMs (não confundir com M&M's) e de facto esta Nagaoka é das mais equilibradas, mesmo sem ser extremamente cara.

Tenho presentemente uma Goldring 1012GX bastante mais cara e não sinto que a Nagaoka seja inferior, como seria de esperar...
Também tive, até à bem pouco tempo, uma Ortofon 2M Red (de preço idêntico à MP-110) e a Nagaoka pareceu-me, mais uma vez, superior pois consegue um detalhe maior e um som mais natural.
Não conheço as demais células da série 2M da Ortofon (Blue, Bronze e Black) mas pelo seu elevado preço (principalmente a Bronze e a Black) devem ser excelentes opções.

No entanto, nestas questões não há nada como ouvir e de preferência no nosso próprio sistema.
Boa Sorte

P.S. Essa Headshell da Ortofon é um espectáculo!
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyTer Set 25 2012, 01:53

Mister W escreveu:
MJC escreveu:
Acho a Nagaoka MP-110 fantástica. E o preço que consegui é extraordinário

Cumprimentos,
Mário João Ceia

Corroboro a ideia do Mário sobre a MP-110.
Já tive várias MMs (não confundir com M&M's) e de facto esta Nagaoka é das mais equilibradas, mesmo sem ser extremamente cara.

Tenho presentemente uma Goldring 1012GX bastante mais cara e não sinto que a Nagaoka seja inferior, como seria de esperar...
Também tive, até à bem pouco tempo, uma Ortofon 2M Red (de preço idêntico à MP-110) e a Nagaoka pareceu-me, mais uma vez, superior pois consegue um detalhe maior e um som mais natural.
Não conheço as demais células da série 2M da Ortofon (Blue, Bronze e Black) mas pelo seu elevado preço (principalmente a Bronze e a Black) devem ser excelentes opções.

No entanto, nestas questões não há nada como ouvir e de preferência no nosso próprio sistema.
Boa Sorte

P.S. Essa Headshell da Ortofon é um espectáculo!

Boas

Sim, o ideal seria ouvir no nosso sistema. Alguns acessórios, cabos por exemplo, ainda vá que não vá. Agora células. Uma coisa tão sensível!!!! Não deve ser fácil.
Uma coisa que ainda não me responderam, embora tenha quase a certeza. O encaixe da headshell é universal? Pelo que consegui averiguar dá para todos os braços SME.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyTer Set 25 2012, 10:37

António José da Silva escreveu:
Manel escreveu:


Creio que o encaixe é universal, não é assim?


Sim, o encaixe é o SME.

Manel escreveu:

Uma coisa que ainda não me responderam, embora tenha quase a certeza. O encaixe da headshell é universal? Pelo que consegui averiguar dá para todos os braços SME.



Já tinha respondido mais acima, mas como não reparastes, sim, é encaixo SME também conhecido como universal.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell EmptyQua Set 26 2012, 01:51

António José da Silva escreveu:
António José da Silva escreveu:
Manel escreveu:


Creio que o encaixe é universal, não é assim?


Sim, o encaixe é o SME.

Manel escreveu:

Uma coisa que ainda não me responderam, embora tenha quase a certeza. O encaixe da headshell é universal? Pelo que consegui averiguar dá para todos os braços SME.



Já tinha respondido mais acima, mas como não reparastes, sim, é encaixo SME também conhecido como universal.

Pois foi. Distração minha Conjunto Célula + Headshell 2613325421

Thanks António. Conjunto Célula + Headshell 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conjunto Célula + Headshell Empty
MensagemAssunto: Re: Conjunto Célula + Headshell   Conjunto Célula + Headshell Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conjunto Célula + Headshell
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alinhamento de célula numa headshell.
» Vendo célula SHURE, M75 MG, Type 2 !!! Com célula N75 G2!!!
» Conjunto Pioneer
» Conjunto de spikes
» Conjunto da Sansui

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: