Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 valvulas por atacado - o que fazer com elas?

Ir para baixo 
+5
Milton
carlosjgribeiro
António José da Silva
Carlos Gomes
MicroGruas
9 participantes
AutorMensagem
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Ago 20 2012, 21:22

Pergunta aos Doutos Sapientes deste Forum.
Desta miriade de Tubos Termionicos, alguma utilidade para um pre de Headphones ou PhonoAmp?



PCF802

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0641r

PCL86

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0644kv

DY 802
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0645bw
PFL200
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0647sk

PCL88

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0648yd

PCC89
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Img0649a

PCC



Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 03 2012, 22:15

microseiki escreveu:
Pergunta aos Doutos Sapientes deste Forum.
Desta miriade de Tubos Termionicos, alguma utilidade para um pre de Headphones ou PhonoAmp?

microseiki, aqui vai uma orientação sobre as tuas valvulas.

PCF802 - Triodo Pentodo desenhado para funções de gerador de frequência de linha em Televisores e tambem
pode ser utilizado em radiofrequência.
valvulas por atacado - o que fazer com elas? PCF802


PCL86 -Triodo Pentodo desenhada para a etapa de amplificação audio dos televisores, optima
para construir um pequeno amplificador valvulado.
valvulas por atacado - o que fazer com elas? PCL86


DY 802- Rectificadora Alta tensão
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Dy802

PFL200- Duplo pentodo para amplificação de video em televisão.
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Images?q=tbn:ANd9GcSzg_JhdYjBWbOWBEuy2jfjCgQAe88cIrImzKbd0OItuCkY5W7hOg&t=1


PCL88- Triodo Pentodo ????

PCC89- Duplo triodo de amplificação de alta frequência para televisores.
valvulas por atacado - o que fazer com elas? PCC88

PCC???

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 03 2012, 22:39

Uma ajuda valiosa. É sempre bom ter malta que sabe e não se importa de partilhar ajudando e dando o seu tempo por bem empregue. valvulas por atacado - o que fazer com elas? 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  valvulas por atacado - o que fazer com elas? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 03 2012, 23:39

Obrigado Douto Carlos Gomes

assim só tenho que encontrar uns esquemasitos para as PCL86

e depois ponho a Philips 5C22 no meio delas com um bruto dum caixote de transformador e lá vou eu para a feira de audio vender mais um Mau Audio
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 265963 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 265963

Carlos, as PCL 86 davam um bonsito Phone Amp?

estou um puco preguisoso
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 00:17

microseiki escreveu:
Obrigado "Douto" lol! Carlos Gomes
Carlos, as PCL 86 davam um bonsito Phone Amp?

estou um puco preguisoso
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511

As PCL86 não estão propriamente desenhadas para ser um simples triodo de amplificação,
pois esta valvula é "dupla", isto é, para além do triodo que serve de pré, tambem tem um
Pentodo que serve de amplificação. Uma unica valvula "ataca e amplifica", o que são ideais para
um "mini" amplificador de baixa potencia.
Tambem é possivel servirem para "atacar" um par de colunas de grande sensibilidade, e terem
um circuito para escutar por phones.

Para um Phono amp sugeria a utilização das miticas duplo triodo ECC83/12AX7, num circuito
concebido para o acopulamento a phones, ou outro duplo triodo da classe de amplificação.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
carlosjgribeiro
Membro AAP
carlosjgribeiro


Mensagens : 294
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 70
Localização : rio tinto gondomar

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 10:43

microseiki escreveu:
Obrigado Douto Carlos Gomes

assim só tenho que encontrar uns esquemasitos para as PCL86

e depois ponho a Philips 5C22 no meio delas com um bruto dum caixote de transformador e lá vou eu para a feira de audio vender mais um Mau Audio
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 265963 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 265963

Carlos, as PCL 86 davam um bonsito Phone Amp?

estou um puco preguisoso
valvulas por atacado - o que fazer com elas? 1290056511

tem razão,respondi ao tópico,mas para tirar duvidas fui procurar nos meus livros

passo a esclarecer valvula PCL86 é um triodo e um pentedo (o triodo faz préamplificação e pentodo amplificação,potência max. 5 w alimentado a 6,5 volt )

junto esquema,bem fácil de montar,se arranjar transformadores

[img]valvulas por atacado - o que fazer com elas? Cxamplificadasmallsize [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 10:50

Se tiver interesse ....

http://www.drtube.com/datasheets/ecl86-telefunken1961.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
carlosjgribeiro
Membro AAP
carlosjgribeiro


Mensagens : 294
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 70
Localização : rio tinto gondomar

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 11:26

Milton escreveu:
Se tiver interesse ....

http://www.drtube.com/datasheets/ecl86-telefunken1961.pdf

obrigado eu tenho manuais da philips e rca com todas as valvulas

já agora tem habilidade para soldar ?

papinha já pronta para montar ao preço da china

visite http://www.enovaz.it/

Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 16:36

carlosjgribeiro escreveu:


tem razão,respondi ao tópico,mas para tirar duvidas fui procurar nos meus livros

passo a esclarecer valvula PCL86 é um triodo e um pentedo (o triodo faz préamplificação e pentodo amplificação,potência max. 5 w alimentado a 6,5 volt )

junto esquema,bem fácil de montar,se arranjar transformadores

[img]valvulas por atacado - o que fazer com elas? Cxamplificadasmallsize [/img]

A PCL86 difere da ECL86 na tensão de alimentação do filamento.
Para a PCL86 o valor é de 14,5Volts a 300mA
Para a ECL86 o valor é de 6,3 Volts a 660mA
Ambas têm uma tensão nominal de 230V para as placas do Pentodo


Ir para o topo Ir para baixo
carlosjgribeiro
Membro AAP
carlosjgribeiro


Mensagens : 294
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 70
Localização : rio tinto gondomar

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 17:42

Carlos Gomes escreveu:
carlosjgribeiro escreveu:


tem razão,respondi ao tópico,mas para tirar duvidas fui procurar nos meus livros

passo a esclarecer valvula PCL86 é um triodo e um pentedo (o triodo faz préamplificação e pentodo amplificação,potência max. 5 w alimentado a 6,5 volt )

junto esquema,bem fácil de montar,se arranjar transformadores

[img]valvulas por atacado - o que fazer com elas? Cxamplificadasmallsize [/img]

A PCL86 difere da ECL86 na tensão de alimentação do filamento.
Para a PCL86 o valor é de 14,5Volts a 300mA
Para a ECL86 o valor é de 6,3 Volts a 660mA
Ambas têm uma tensão nominal de 230V para as placas do Pentodo




sim está correto,enganei-me na voltagem

visitou o site vale apena
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 17:44

As PCL/ECL86 Funcionam bem com 7Kohm de carga mas só rendem cerca de 4w de potencia sem distorsão.

São válvulas muito limitadas para usar em hifi, quando montadas em single-ended, e dependem muito da capacidade do transformador de saida.

Com duas em push-pull, já a conversa é outra.. mas ainda assim é uma válvula com algumas limitaçoes já para nao falar que é a tipica "economica" 2 em 1..
Ir para o topo Ir para baixo
carlosjgribeiro
Membro AAP
carlosjgribeiro


Mensagens : 294
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 70
Localização : rio tinto gondomar

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 04 2012, 18:01

JP escreveu:
As PCL/ECL86 Funcionam bem com 7Kohm de carga mas só rendem cerca de 4w de potencia sem distorsão.

São válvulas muito limitadas para usar em hifi, quando montadas em single-ended, e dependem muito da capacidade do transformador de saida.

Com duas em push-pull, já a conversa é outra.. mas ainda assim é uma válvula com algumas limitaçoes já para nao falar que é a tipica "economica" 2 em 1..

sim são limitadas,mas para préamplificador são jeitosas pois com 2 valvulas resolvemos a questão (2 triodos + 2 pentodos )o pior são os transformadores

quanto guito......

o site que coloquei é italiano eles tem kit baratinhos,a minha duvida é se traz o material todo

tem dois kits a 70 e 100 euros

enviei-lhes um mail a ver o dizem,estou aguardar
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyDom Set 23 2012, 00:27

JP escreveu:
As PCL/ECL86 Funcionam bem com 7Kohm de carga mas só rendem cerca de 4w de potencia sem distorsão.

São válvulas muito limitadas para usar em hifi, quando montadas em single-ended, e dependem muito da capacidade do transformador de saida.

Com duas em push-pull, já a conversa é outra.. mas ainda assim é uma válvula com algumas limitaçoes já para nao falar que é a tipica "economica" 2 em 1..

Já agora que falamos em SE com tão baixa potencia, mas que afinal parece que vai fazendo uma perninha, nas delicias
de muitos apreciadores de um bom som, com a ajuda de boas gravações; queria deixar uma pergunta para os entendidos
e mais experimentados, neste tipo de amplificadores.

Que par de colunas se deve escolher, para trabalhar com um SE desta natureza? Que caracteristicas?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 24 2012, 12:10

Carlos Gomes escreveu:
JP escreveu:
As PCL/ECL86 Funcionam bem com 7Kohm de carga mas só rendem cerca de 4w de potencia sem distorsão.

São válvulas muito limitadas para usar em hifi, quando montadas em single-ended, e dependem muito da capacidade do transformador de saida.

Com duas em push-pull, já a conversa é outra.. mas ainda assim é uma válvula com algumas limitaçoes já para nao falar que é a tipica "economica" 2 em 1..

Já agora que falamos em SE com tão baixa potencia, mas que afinal parece que vai fazendo uma perninha, nas delicias
de muitos apreciadores de um bom som, com a ajuda de boas gravações; queria deixar uma pergunta para os entendidos
e mais experimentados, neste tipo de amplificadores.

Que par de colunas se deve escolher, para trabalhar com um SE desta natureza? Que caracteristicas?

Cumprimentos

Para trabalhar com SE de baixa potencia (entre 5 a 10w, normalmente), e falo por experiência, o melhor são altifalantes/colunas bastante sensíveis e se possível full-range. Logicamente que aqui, já o gosto varia de pessoa para pessoa. Há opções actuais no mercado para este tipo de topologia mas pessoalmente gosto de usar unidades vintage, desde que "escolhidas a dedo".

Também há topologias SE bem mais potentes, mas falando do caso das ECL86, como se falou em cima, o melhor é mesmo altifalantes full range e de elevado desempenho.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 24 2012, 14:54

obrigado Carlos pelo esquema. peço desculpa pelo atraso, mas tenho estado um pouco ocupado para vir aqui com mais atenção.

Já esta guardo nas minhas pastas.

não se fostu tu ou o JP que perguntaram se me ajeitava com o Ferro de soldar. Tenho dias. Parece como estacionar o carro. temos dias que vai logo á 1ª, outros insistimos e insistimos e só sai asneira. mas acontece quando quero fazer tudo de uma vez e não deixo o ferro aquecer o suficiente ou porque tomei 20 cafés.

mas até me ajeito.

se calhar ate espero pelo regresso a portugal e encontramonos para discutir umas ideias.

estou a pensar estar por ai em meados de outubro.

valvulas por atacado - o que fazer com elas? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 24 2012, 15:55

Carlos Gomes escreveu:
JP escreveu:
As PCL/ECL86 Funcionam bem com 7Kohm de carga mas só rendem cerca de 4w de potencia sem distorsão.

São válvulas muito limitadas para usar em hifi, quando montadas em single-ended, e dependem muito da capacidade do transformador de saida.

Com duas em push-pull, já a conversa é outra.. mas ainda assim é uma válvula com algumas limitaçoes já para nao falar que é a tipica "economica" 2 em 1..

Já agora que falamos em SE com tão baixa potencia, mas que afinal parece que vai fazendo uma perninha, nas delicias
de muitos apreciadores de um bom som, com a ajuda de boas gravações; queria deixar uma pergunta para os entendidos
e mais experimentados, neste tipo de amplificadores.

Que par de colunas se deve escolher, para trabalhar com um SE desta natureza? Que caracteristicas?

Cumprimentos

Sei onde estão umas AN, entrada de gama,duas vias, sensibilidade de 94DB e já as ouvi tocar com um SE de 3W.Porque
são unidades de demonstração poderás negociar com o vendedor o respectivo preço.Caso venhas a Lisboa podes ouvi-las
com o teu Amp.
Se te interessar manda-me PM e dou-te os contactos

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 24 2012, 19:08

Obrigado JP pela explicação sobre este assunto.

Não querendo ser chato sobre este assunto, gostaria de lhe perguntar que valor de sensibilidade
poderemos considerar para esta questão dos pequenos amplificadores SE, já que a maioria dos
pares altifalantes/colunas rondam entre os 89 e 91 db /W (1m).

Cumprimentos e boas audições.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptySeg Set 24 2012, 23:09

Carlos Gomes escreveu:
Obrigado JP pela explicação sobre este assunto.

Não querendo ser chato sobre este assunto, gostaria de lhe perguntar que valor de sensibilidade
poderemos considerar para esta questão dos pequenos amplificadores SE, já que a maioria dos
pares altifalantes/colunas rondam entre os 89 e 91 db /W (1m).

Cumprimentos e boas audições.

tens de ter em conta outros factores como a area da sala, distancia das colunas ( a grosso modo perderas 2 ou 3 dBs por metro de afastamento do autifalante se me lembro bem).

mas para uns 6/8 watts d por exmplo de um 300B nunca usaria menos de 92/93 dBs. e de preferencia com colunas que nao fossem abaixo dos 6/7 Ohms se a impedancia nominal fosse de 8Ohms.

É diferente 90dBs a 8Ohms e 90Ohms a 16Ohms

e existem outros factores - Output transformers ( o JP explica melhor) a variaçoes de impedancias nas colunas não são nada amigas das valvulas
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 00:05

Vamos considerar que este pequeno amplificador SE, tem funções de "degustação" diária musical
num gabinete ou escritório lá de casa, e que a área do mesmo não ultrapassa os 12m^2.

As colunas não ficam afastadas do amplificador, mais que um metro, e que a impedância nominal
se vai considerar de 8 Ohms no secundário do transformador de saída.

Um par de colunas com 89 db /w (metro)(8 ohms) são adequadas para um amplificador de pequena potência SE, ou
um par de maior sensibilidade?
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 11:33

As colunas são "comilonas"? a curva de impendancia varia muito? desce muito abaixo dos 8Ohms?

Qual o volume de audição?

Não se pode esperar grandes dinamicas com essa sensiblidade!

Tenho Umas Sonus Faber Concerto (86dBs/1m) e ja tocaram com um Amp com Valvulas KT88 em SE (12 watts) e a um volume baixo (ate um quarto do volume) não saia um mau som. mas esquece as dinamicas!

som constrangido.

mas para musica ambiente ate gostava.

eu, com um SE usava drivers mais sensiveis. como referi atras, a rodar os 92/93 dBs e que nunca baixassem dos 6/7 Ohms.

Preferencialmente Full Range (single driver) apesar das limitações que lhe são inerentes.
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 11:54

microseiki escreveu:
Carlos Gomes escreveu:
Obrigado JP pela explicação sobre este assunto.

Não querendo ser chato sobre este assunto, gostaria de lhe perguntar que valor de sensibilidade
poderemos considerar para esta questão dos pequenos amplificadores SE, já que a maioria dos
pares altifalantes/colunas rondam entre os 89 e 91 db /W (1m).

Cumprimentos e boas audições.

tens de ter em conta outros factores como a area da sala, distancia das colunas ( a grosso modo perderas 2 ou 3 dBs por metro de afastamento do autifalante se me lembro bem).

mas para uns 6/8 watts d por exmplo de um 300B nunca usaria menos de 92/93 dBs. e de preferencia com colunas que nao fossem abaixo dos 6/7 Ohms se a impedancia nominal fosse de 8Ohms.

É diferente 90dBs a 8Ohms e 90Ohms a 16Ohms

e existem outros factores - Output transformers ( o JP explica melhor) a variaçoes de impedancias nas colunas não são nada amigas das valvulas

ouvi dizer que também não morrem de amores pelos transístores

valvulas por atacado - o que fazer com elas? 936335


Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 12:53

Ainda hei-de de tentar perceber porque fazem colunas que são autenticas cargas de contentor para os amplificadores.

Para justificar amplificadores com cavalos de potencia?

Porque não se fazem colunas com impedancias de 16Ohms a 8Ohms? e sensiblidades de 95dBs a 105 dBs? não são exigentes para os powers e permite ter força de reserva sem ser necessário ir para potencias das centenas de Watts.

e serão em principio mais baratos!
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 13:43

microseiki escreveu:
Ainda hei-de de tentar perceber porque fazem colunas que são autenticas cargas de contentor para os amplificadores.

Para justificar amplificadores com cavalos de potencia?

Porque não se fazem colunas com impedancias de 16Ohms a 8Ohms? e sensiblidades de 95dBs a 105 dBs? não são exigentes para os powers e permite ter força de reserva sem ser necessário ir para potencias das centenas de Watts.

e serão em principio mais baratos!
em forma de resumo:
Colunas de baixa sensibilidade ocupam pouco espaço na sala, sendo este o argumento maior para a adopção da fórmula dominante.
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 14:18

Sim, de facto as colunas de alta sensibilidade têm o "inconviniente" de serem grandes, a não ser que exista tecnologia para as fabricar em tamanho mais comedido.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 22:15

Ajgarcia escreveu:
Sim, de facto as colunas de alta sensibilidade têm o "inconviniente" de serem grandes, a não ser que exista tecnologia para as fabricar em tamanho mais comedido.



Mas não é só a sensibilidade que conta. a Carga/impedancia que colocam no lado do amplificador tambem tem de se ter em conta.

e na minha perspectiva é muito mais importante que a sensibilidade. ou seja uma coluna com baixa sensibilidade, mas que não exija esforço ao amplificador é mais facil de trabalhar. não perde dinamicas e não entrará em clipping tão cedo.

As rogers Ls3/5a, que tem um sensibilidade de 81 ou 83 dBs tem uma impedancia de 11 Ohms ( as originais tinham se não me engano 15 Ohms), muito faceis de trabalhar.

Um dos sons mais musicais e bonitos que ouvi foi com umas Ls3/5a acompanhas por uns Shindo WE300B (7watts) e a sala tinha cerca de 10/12m2.

quanto as dimensões das colunas, ás vezes a realidade é mito enganadora. A maioria das colunas actuais, seja monitoras ou Torre (nao me lembro do nome correcto) tem de ser colocadas a 0,50m a 1m das paredes e precisam de espaço em volta para "respirar". quantos m2 estamos a falar de espaço numa sala para elas trabalharem convenientemente?

Os monstros das colunas de alta sensibilidade (normalmente Horns) sao para ser colucadas junto as paraedes - nao me refiro as Avangard e outros modelos mais recentes - tais como JBL, Altec, Tannoy.........

este tipo de coluna projecta mais o som ( dai trabalharem bem com a "doçura das valvulas - 300B, 2A3 e outras), e são menos sensiveis aos objectos de uma sala. são mais direccionais nos medios e altos - nas baixas freq. como sao omnidireccionais não se coloca este problema.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 22:23

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Logo-jac-sm

What's in a Watt?

Last modified 07/14/2012 15:09:50

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Klipsch-150pix


Why do people build amplifiers with only 2.5 Watt per channel?

Have you ever made the experience that a larger amplifier sounded really nice at the higher loudness it was made for, only this loudness was too loud? Sure it sounds better at high loudness, but latest after 5 minutes, you turn it back to normal and then the sound gets "sterile". Do you recognize the situation? When yes, you are ready for a Low-Watt Triode amplifier. Those amplifiers deal with this phenomena, and for technicians it can be put into numbers as well. There are two things you need to give attention to:


  • Rule #1. A tube amplifier sounds best when the tubes have something to do, like at least 10% of maximum.
  • Rule #2. Only high efficiency speakers will give a tube amplifier it's required dynamics.

We'll do a simple calculation in two cases, and you will understand it quickly.















valvulas por atacado - o que fazer com elas? AVANTG1

+

valvulas por atacado - o que fazer com elas? A-06-7-150

=

?

Avantgarde Uno


Yamamoto A06


Case 1. Amplifier 2x 50 Watt, Speakers 96 dB.

This is a common case. Now let's see what that is going to mean for a normal user. First we need to define the loudness you want to have. Any terms like "loud" or "very loud" are not so clear to express what that means. So we describe the loudness by comparing it to sounds you know, and then we talk about the same. Suppose we can describe the loudness like this "Loud TV, playing action movie", that is relatively clear what that means. If you ever been inside a discotheque, you will recognise the meaning of "idiot sound level" as well. So check this table to see some more examples of sound levels, and how many dB that is.

We take as an example 90dB loudness. That is the kind of loudness, where your neighbour in the appartment next door can hear when you're at home, listening to some music, but without being disturnbed by it. What does it require for the equipment to produce this loudness (we mean 90dB). For that you go into the table, where 90dB loudness crosses 96dB speaker efficiency. You will see in the box: 0.25Watt. This is all takes to produce this loudness. Remember this number, while reading the rest..

Now what happened with rule #1? (read above, in case you forgot Wink The amplifier is running at only 0.5% of it's maximum output power. It is much below the level where the amplifier starts to sound good, and it is now sounding sterile. So this user will not be happy with the amplifier, and eventually starts looking for "better sounding" tubes for his amplifier, and go the wrong way with that. In some extreme cases, the amplifier owner will even like some older (worn out) tubes better, and complain the worn out tubes sound better than the new ones. Well that is logical, because the new tubes will produce more output power. Before we come to the solution of this problem, we go to case Nr.2

Case 2. Amplifier 2x 50 Watt, Speakers 108 dB.

This is also nothing very unusual, but actually this combination is a concept mistake. Nevertheless, we see this often. Let's take the table again. Suppose this customer likes it louder, because he has very "loud" speakers. He likes a sound level that is described in the table as: "Loud music. Neighbor will complain". So that's 99dB sound pressure. With his 108dB speakers that requires 0,13 Watt only. Engineers call that 130 miliWatt. That is less energy as you need to make a small indicator lamp burn. As you see, the power relation between what the amplifier can do, and what it only needs to do, is quite extreme now. The volume control is close to zero, at which point it may have some non linearity between the channels. A natural reaction is, to set the pre-amp such that is will produce lower output signal. But... no matter how you do it, in the end you will be producing 0,130 Watt from a 50 Watt per channel amplifier, and this means the tubes need to do almost nothing. As a negative side effect, the amplifier noise and hum will probably get audible too.

The Solution.


  1. A hard one, but a working one, is a power soak. It means you give the amplifier something to do again, like let it produce 5 Watt. The output signal is connected to a resistor devider, with power resistors. From the devider you tap 5...10% of the signal. Like this the amplifier needs to generate more power then the speaker needs, and the amplifier is not running close to idle any more.
  2. There is a better solution is, as you already expected what we are getting at here: Use a lower power amplifier from the beginning. For speakers like the Avantgarde, of which many types have 106dB, amplifiers of 2x 2,5 Watt give more than enough power. Let's use the table again, but now in another way, and let's see how the table applies to Avantgarde 106dB loudspeakers. We have to take 105dB, because 106dB is not in the table. So on the left (the red numbers) you find the number 105dB. From there you go horizontal, until you find the box with "1" written in it. This means 1Watt. From there you go vertical, and you read 105dB loudness (the orange line). Read at the bottom what that means: "Extreme loud music. Neighbor calls police". Now that is at 1 Watt, and the amplifier will give this power freely without distortion. Still, it must do something for it. When you take an amplifier with Type 45 tubes, it gives 2x 2,5 Watt maximum. So this is a total of 5 Watt. What will the loudness be from 5 Watt? This loudness is found (in the table again),when you go further to the right in the box where it says "4Watt". Go up from there and you read 111 dB which means "Discotheque at normal idiot sound level" at 4 Watt. Actually we have 5 Watt, so it is even a little bit more.
  3. Also with 96dB speakers 2x 2,5Watt is more than enough. Now we won't explain the table any more, you have to use it yourself. When you do so, we come somewhere above 99dB (say 100dB), and that is described as: "Very Loud music. Neighbor will complain"
  4. We close with a non working example. Suppose you have normal efficiency speakers like 87db types. You want real loudness for instance like in the above example: 111dB as we produced so easily with the Avantgardes, with just a few Watt. So how many Watt does 111dB loudness that need? To find that out, you pick from the red numbers on the left, the number 87. From there you go horizontal and look at the numbers in the orange line. At 111dB you stop. Now you read from the box 256Watt. This means 2x128 Watt Stereo, and when you expect low distortion at 2x128 Watt you need to come up with a 2x200 Watt tube amplifier. So even the 2x50 Watt amp we did the calculations with, does not even come close to it.

I hope these explanations will take away some of the confusion. Please try to understand the above examples, and understand each of them. This is the only real way to understand yourself what you are doing. You don't need to get this wisdom from Forums, or by asking so experts. With the help of this table anyone can make a good decision himself.

If the table is giving you difficulties, try to understand this table first. It shows what 1 Watt will do. (1 Watt is a 2x =0,5 Watt Stereo)

Conclusion: It is easier to get high loudness by means of high efficiency speakers, than by means of big size amplifiers.




valvulas por atacado - o que fazer com elas? Klipsch



These are some of the smaller Klipsch Horns, efficiency around 100dB. These are no corner horns, like the famous "klipschhorn". A corner horn uses the walls of a room corner + floor as part of the horn system. See below.




valvulas por atacado - o que fazer com elas? Klipschorn1




2x 0.5 Watt amplifier output power will blow your ears of with this speaker.

This is THE reference Horn loudspeaker designed by Paul Wilbur Klipsch. It has 106dB with an all passive construction.

Inside the famous Klipschhorn are only speakers and passive filters. First build in the 1960's. It was the most revolutionary at it's time. Basically unchanged today and still for sale by the Klipsch company.

About PWK
Paul Wilbur Klips is one of the true legends of early HiFi industry, and a most interesting person. He has a whole list of patents on his name, starting with ballistics. Then later he choose for more piecefull things and he had several patents on how to find minerals in the ground, by the use of specially designed (tube) equipment that investigates the way the soil responds to it. He had some signal filtering electronics for that, which still today makes you wonder how nice he did that. After the mining busines, he started up a loudspeaker company, and flew his own company airplane. He got 98 years old, and never gave up his principles, that first you must have the ultimate solution for a technical problem, and only after that you should produce it.





Subscribe or unsubscribe our Mailing List
©️www.jacmusic.com All Rights Reserved
valvulas por atacado - o que fazer com elas? Logo-jac-sm

http://www.jacmusic.com/
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Gomes
Membro AAP
Carlos Gomes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Localização : Marinha Grande

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyTer Set 25 2012, 23:28

microseiki valvulas por atacado - o que fazer com elas? 22692

Obrigado por estas transcrições. Gostei da leitura e tirei as minhas conclusões.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? EmptyQua Set 26 2012, 00:19

Carlos Gomes escreveu:
microseiki valvulas por atacado - o que fazer com elas? 22692

Obrigado por estas transcrições. Gostei da leitura e tirei as minhas conclusões.

Cumprimentos

Eu não quis complicar as coisas, mas as vezes estas coisas não são tão lineares quanto parece.

em conversa com o srº da Jacmusic ( Herr jac), ele alertou-me tb para outras coisas. nomeadamente a perca de dBs por metro de distancia, o que releva não é tanto a area de superficie mas sim o volume da sala.

Se as colunas se encontram apontadas aos ouvidos não tem tanta importancia o volume e area da sala (salvo nas baixas frequencias por vezes) mas sim a distancia a que elas se encontram.

por isso é dificil á distancia dar conselhos acertados. As variaveis são algumas.

valvulas por atacado - o que fazer com elas? 22692 valvulas por atacado - o que fazer com elas? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty
MensagemAssunto: Re: valvulas por atacado - o que fazer com elas?   valvulas por atacado - o que fazer com elas? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
valvulas por atacado - o que fazer com elas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fazer um (bom) amplificador a válvulas não é fácil...
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Amplificador HIFI VMP ST35 (100% valvulas)+Valvulas dos 50's/60's+ Larsen prelist disco mixer
» Válvulas 6N30P-DR (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Válvulas 6N30P-EV (SOVTEK), as tais super-válvulas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: