Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Conselhos para começar...

Ir para baixo 
+4
Ajgarcia
António José da Silva
JP
MF
8 participantes
AutorMensagem
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 10:52

Caros foristas,

Preciso dos vossos conselhos e opiniões... Apesar de ter um sistema montado com base num leitor de CD e num DAC ligado ao iTunes, queria trazer de volta à vida umas Sonus Faber Concertino Home que têm estado escostadas às boxes. Há uns anitos ouvi-as com um PL Prologue One e gostei bastante da combinação, por isso tenho pensado em "emparelhá-las" com um amplificador a válvulas. Contudo, a minha experiência com estes equipamentos é nula (tirando audições esporádicas em eventos áudio)...
Dentro de um orçamento semelhante e depois de ler muitos comentários, juntei os seguintes nomes que pretendo ouvir com as SF:

- PL Prologue One
- Pure Sound A30
- JP Viriatus

E, noutro campeonato, o Dynavox (que muitos falam muito bem e outros tantos muito mal).
A quem conhece ou já ouviu, o que vos parece? Defeitos e qualidades para um iniciado nas válvulas? Outras propostas?

Muito obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 13:44

Nao conheço os restantes amplificadores mas conheço o dynavox. O dynavox tem um pequeno grande defeito que sao os transformadores de saída e a fonte que podia ser melhor. Também pelo preço a que eram vendidos, nao se podia exigir muito.
Para um dinavox tocar BEM, convém alterar algumas coisitas que nao são simples
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 14:45

JP escreveu:
Nao conheço os restantes amplificadores mas conheço o dynavox. O dynavox tem um pequeno grande defeito que sao os transformadores de saída e a fonte que podia ser melhor. Também pelo preço a que eram vendidos, nao se podia exigir muito.
Para um dinavox tocar BEM, convém alterar algumas coisitas que nao são simples

Obrigado JP!
Já li várias opiniões sobre essas modificações... E cada cabeça sua sentença Neutral
Para além do TubeDude, quem se dedica a fazê-las? E em quanto costumam orçar (claro que dependerá do tipo de alterações)?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 15:52

Bem vindo ao mundo das lâmpadas mágicas e seu som de encantar. É um assunto que dá pano para mangas e com muitos caminhos como sempre acontece neste nosso hobby.

A muito a equacionar na aquisição de um valvulado. A qualidade de som é uma questão e a qualidade de componentes e execução que irão assegurar a sua longevidade são outra.
Penso que com o andar deste tópico, poderemos esmiuçar alguns destes pormenores.

Se a ideia é comprar um valvulado bem em conta que toca bem, o dynavox VR70 é uma boa solução. Se é para gastar mais, os que mencionas acima são do agrado de muita gente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conselhos para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 18:16


Dos três amplificadores referidos já ouvi dois, o Pure Sound e o Jp Viriatus, do que me lembro, o Jp viriatus pareceu-me superior.
Poderá haver outras opções interssantes, por ex: o conjunto da Dynavox, prévio tpr-1 + monoblocos Vr-80.
Também poderia optar por colocar no fórum, no espaço apropriado, que procura um amp a válvulas até um determinado preço...etc.
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 16 2012, 18:26

MF escreveu:
JP escreveu:
Nao conheço os restantes amplificadores mas conheço o dynavox. O dynavox tem um pequeno grande defeito que sao os transformadores de saída e a fonte que podia ser melhor. Também pelo preço a que eram vendidos, nao se podia exigir muito.
Para um dinavox tocar BEM, convém alterar algumas coisitas que nao são simples

Obrigado JP!
Já li várias opiniões sobre essas modificações... E cada cabeça sua sentença Neutral
Para além do TubeDude, quem se dedica a fazê-las? E em quanto costumam orçar (claro que dependerá do tipo de alterações)?

Eu modifiquei um VR70 de um bom amigo meu, para ir também de encontro ao gosto pessoal dele. Nao se deve dizer que uma alteração seja uma operação de melhoria. Deve-se encarar uma alteração como um upgrade ou downgrade de forma a que o resultado faça o gosto de quem ouve e nao por uma questao de "status" .
Se o tubedude é quem estou a pensar (é de aveiro) é uma pessoa super bem entendida na matéria e trabalha muito bem o audio. É uma pessoa competente.
Acima de tudo, antes de andar a escolher componentes x.y ou z é preciso saber o que se pretende com a modificação.
Pode-se fazer de tudo desde o mais básico ao mais complexo desde trocar só as válvulas até alterar todo o circuito e periféricos.
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptyTer Jul 17 2012, 08:57

António José da Silva escreveu:
Bem vindo ao mundo das lâmpadas mágicas e seu som de encantar. É um assunto que dá pano para mangas e com muitos caminhos como sempre acontece neste nosso hobby.

A muito a equacionar na aquisição de um valvulado. A qualidade de som é uma questão e a qualidade de componentes e execução que irão assegurar a sua longevidade são outra.
Penso que com o andar deste tópico, poderemos esmiuçar alguns destes pormenores.

Se a ideia é comprar um valvulado bem em conta que toca bem, o dynavox VR70 é uma boa solução. Se é para gastar mais, os que mencionas acima são do agrado de muita gente.

Bom dia António,

Quanto ao som, irei ouvi-los com as minhas colunas para poder formar a minha própria opinião. Quanto aos componentes, são conhecimentos que não tenho Neutral Quais os aspectos principais a ter em consideração?
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptyTer Jul 17 2012, 09:08

Ajgarcia escreveu:

Dos três amplificadores referidos já ouvi dois, o Pure Sound e o Jp Viriatus, do que me lembro, o Jp viriatus pareceu-me superior.
Poderá haver outras opções interssantes, por ex: o conjunto da Dynavox, prévio tpr-1 + monoblocos Vr-80.
Também poderia optar por colocar no fórum, no espaço apropriado, que procura um amp a válvulas até um determinado preço...etc.

Muito obrigado por partilhar a sua opinião! A combinação prévio/amp não é para mim tão prática como um integrado, apesar de ser claramente mais flexível e poder ter vantagens técnicas... Quanto aos usados, claro que são uma possibilidade, se bem que limitam mais as comparações porque dependemos das ofertas disponíveis no momento.

JP escreveu:
Eu modifiquei um VR70 de um bom amigo meu, para ir também de encontro ao gosto pessoal dele. Nao se deve dizer que uma alteração seja uma operação de melhoria. Deve-se encarar uma alteração como um upgrade ou downgrade de forma a que o resultado faça o gosto de quem ouve e nao por uma questao de "status" .
Se o tubedude é quem estou a pensar (é de aveiro) é uma pessoa super bem entendida na matéria e trabalha muito bem o audio. É uma pessoa competente.
Acima de tudo, antes de andar a escolher componentes x.y ou z é preciso saber o que se pretende com a modificação.
Pode-se fazer de tudo desde o mais básico ao mais complexo desde trocar só as válvulas até alterar todo o circuito e periféricos.

Eu percebo que esse é o caminho lógico: modificações de acordo com o resultado pretendido. O problema é que para isso é preciso conhecer muito bem os equipamentos, os seus componentes, e o resultado das mudanças de cada um deles, o que está completamente fora do meu alcance! A solução mais simples parece-me ser ouvir um equipamento idêntico com as alterações e tentar perceber se se nota diferenças e se sim, se são para melhor! Smile Pelo que o JP disse, as possibilidades de modificações são infindáveis...
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 44
Localização : Aveiro

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptyTer Jul 17 2012, 09:40

Não conheço a sonoridade dos outros dois amplificadores mencionados, mas ouvi, no meu sistema, um Dynavox alterado pelo TubeDude. Não sei como toca o Dyna antes de qualquer modificação, mas, para os meus ouvidos, o que ouvi agradou-me sobremaneira.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptyTer Jul 17 2012, 19:43

Dos três amplificadores referidos já ouvi dois, o Pure Sound e o Jp Viriatus, do que me lembro, o Jp viriatus pareceu-me superior.


Já não é o primeiro que diz bem do JP Viriatus. Eu ainda não o ouvi, por isso, resta-me Lembrar que o Prologue One não é aquele que merece ser comparado, mas o Two. Este sim, é digno de comparação; e este conheço bem, pois tenho um. Portanto, só posso aconselhar que os ouçam, para que não fiquem dúvidas.
Eu cá ainda espero ouvir o Viriatus. Conselhos para começar... 491368
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySex Jul 20 2012, 07:41

Stereo escreveu:
Já não é o primeiro que diz bem do JP Viriatus. Eu ainda não o ouvi, por isso, resta-me Lembrar que o Prologue One não é aquele que merece ser comparado, mas o Two. Este sim, é digno de comparação; e este conheço bem, pois tenho um. Portanto, só posso aconselhar que os ouçam, para que não fiquem dúvidas.

É interessante porque já li opiniões de foristas que preferem o som de amplificadores com válvulas EL34 do que com KT88 Conselhos para começar... 447836 A quem já fez estas comparações, o que achou? A repercussão destas diferentes válvulas na sonoridade do amp é muito grande?
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySex Jul 20 2012, 10:41


"Teoricamente" o som das el34 é tido como mais "quente" ou mais "doce" do que o som das kt 88, das 6l6, 6v6 ou qualquer outra válvula de feixes dirigidos. O som destas válvulas é, digamos, mais "linear". De qualquer modo o tipo de válvula por si só, não define o som de um amplificador, pode haver amplificadores com kt 88 com um som mais "doce" do outros com el 34. O que não há dúvida é que as kt88 são mais potentes do que as el34 e isso pode ser, ou não, importante.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySex Jul 20 2012, 10:56

Se é que ajuda, posso enumerar algumas das características que me parecem importantes e das quais fui tendo conhecimento com o passar do tempo e depois das explicações dadas pelo criador do meu Viriatus e que me levou a ver e saber coisas que até há pouco desconhecia.


Circuito de soft start para uma maior (eu diria, muito maior) longevidade das válvula.

Componentes de qualidade, que no caso do meu são de especificação militar russa o que garante uma durabilidade dos mesmos mantendo as características originais.

Componentes que suportem altas temperaturas, o que muitas vezes é descorado pelos fabricantes com as consequências que se conhecem.

Componentes arrumados seguindo um estudo prévio que faz com que o sinal áudio seja mantido o mais curto possível.

Componentes medidos e emparelhados de modo a que a estabilidade do circuito seja conseguido. No caso do meu, o bias de afinação manual é tão estável que passado muitos meses a afinação se mantém algo que em muitos não acontece.


Claro que acima de tudo, uma pessoa tem que ouvir e gostar do que ouve.

Posso dizer que me acho uma pessoa de sorte de ter encontrado um amp que reúne todas estas característica num aparelho só.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conselhos para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptyDom Jul 22 2012, 10:23

Posso também sugerir uma vista de olhos no tópico: Para além de Dynaos, primalunas,etc.

Um abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 08:13

Ajgarcia escreveu:

"Teoricamente" o som das el34 é tido como mais "quente" ou mais "doce" do que o som das kt 88, das 6l6, 6v6 ou qualquer outra válvula de feixes dirigidos. O som destas válvulas é, digamos, mais "linear". De qualquer modo o tipo de válvula por si só, não define o som de um amplificador, pode haver amplificadores com kt 88 com um som mais "doce" do outros com el 34. O que não há dúvida é que as kt88 são mais potentes do que as el34 e isso pode ser, ou não, importante.

As comparações que tinha lido iam também nesse sentido. Quanto à potência, não sei se no meu caso particular fará uma diferença muito grande. Como sempre usei as Sonus Faber com amplificadores a transistores (excepto numa curta audição com o PrimaLuna) Conselhos para começar... 447836

António José da Silva escreveu:
Posso dizer que me acho uma pessoa de sorte de ter encontrado um amp que reúne todas estas característica num aparelho só.

Caro António, pelos vistos é fã do Viriatus Smile Quanto às características que enumera, muitas delas são muito difíceis de serem reconhecidas num dado equipamento por alguém que é leigo no assunto... Mas, como diz, acima de tudo temos que gostar do que ouvimos!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 08:45

MF escreveu:
... Mas, como diz, acima de tudo temos que gostar do que ouvimos!


O áudio é um longo caminho com altos e baixos. Felizmente que os áltos sao normalmente mais do que os baixos e há sempre alguém disposto a ajudar e aconselhar. Mas em última instancia, somos nós que temos que conviver com o som e é a nós que ele tem que agradar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Conselhos para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 10:40

seven escreveu:
Posso também sugerir uma vista de olhos no tópico: Para além de Dynaos, primalunas,etc.

Um abraço,

Seven

Obrigado, Seven! Já tinha estado a vê-lo antes de decidir abrir este tópico... Claro que as opções são imensas. O que acontece por vezes é haver marcas onde não é fácil ouvir antes de comprar e outras em que os preços são muito altos (CJ, Jadis, etc). Para um principiante como eu acaba por ser mais fácil começar por ouvir os equipamentos mais mainstream...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 21:51

MF escreveu:
Stereo escreveu:
Já não é o primeiro que diz bem do JP Viriatus. Eu ainda não o ouvi, por isso, resta-me Lembrar que o Prologue One não é aquele que merece ser comparado, mas o Two. Este sim, é digno de comparação; e este conheço bem, pois tenho um. Portanto, só posso aconselhar que os ouçam, para que não fiquem dúvidas.

É interessante porque já li opiniões de foristas que preferem o som de amplificadores com válvulas EL34 do que com KT88 Conselhos para começar... 447836 A quem já fez estas comparações, o que achou? A repercussão destas diferentes válvulas na sonoridade do amp é muito grande?

Mas a comparação não passa sequer por isso, pois o que está em causa é mesmo o que está por dentro dos aparelhos em causa. O Prologue também pode levar as EL34, assim como outras.
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 22:04

Stereo escreveu:

Mas a comparação não passa sequer por isso, pois o que está em causa é mesmo o que está por dentro dos aparelhos em causa. O Prologue também pode levar as EL34, assim como outras.

E que diferenças mais significativas identificaste na comparação entre o Prologue One e o Two?
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 22:16

MF escreveu:
Stereo escreveu:

Mas a comparação não passa sequer por isso, pois o que está em causa é mesmo o que está por dentro dos aparelhos em causa. O Prologue também pode levar as EL34, assim como outras.

E que diferenças mais significativas identificaste na comparação entre o Prologue One e o Two?

Daquilo que ouvi, pode ser uma descrição basica, mas enquanto o One soava estridente e pouco musical, ao contrário, o Two soa sempre e agradavelmente musical. Este pode-se juntar qualquer leitor ou colunas (desde que as consiga dirigir) e cabos... e ele mostra todo o potencial que tais peças podem revelar. Esta é a melhor discrição que pode dar e não é pouco. Quase parece que estou a falar de um aparelho perfeito. Não! Mas veja-se o que outros dizem na net e logo se percebe do que estou a falar. Conselhos para começar... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... EmptySeg Jul 23 2012, 22:29

Stereo escreveu:

Daquilo que ouvi, pode ser uma descrição basica, mas enquanto o One soava estridente e pouco musical, ao contrário, o Two soa sempre e agradavelmente musical. Este pode-se juntar qualquer leitor ou colunas (desde que as consiga dirigir) e cabos... e ele mostra todo o potencial que tais peças podem revelar. Esta é a melhor discrição que pode dar e não é pouco. Quase parece que estou a falar de um aparelho perfeito. Não! Mas veja-se o que outros dizem na net e logo se percebe do que estou a falar. Conselhos para começar... 22692

É uma excelente descrição, Stereo! Obrigado!
E já agora, uma outra questão... Pelo menos nas especificações, a diferença de potência entre ambos não é muito grande, mas notaste-a? Conselhos para começar... 447836
Ir para o topo Ir para baixo
ANTONIO CARLOS ROQUE




Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Dynaco   Conselhos para começar... EmptySáb Ago 25 2012, 01:27

Tenho dois power´s MKIII. Eles tiveram modificações, terminais RCA, CXs, fonte de Alimentação e circuito gerador e Bias. Gosto muito do que escuto e fiquei particularmente impressionado com este quase cinquentão. abrçs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conselhos para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos para começar...   Conselhos para começar... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conselhos para começar...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: